Вы находитесь на странице: 1из 13

A MSICA NO MOVIMENTO ARMORIAL Ariana Perazzo da Nbrega*

RESUMO: Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa de mestrado em Msica (Viola) realizada na UFRJ, sob orientao da Prof.a Dr.a Vanda Freire. Este trabalho tem como objetivo a construo e o registro da Histria da Msica Armorial, realizando uma sistematizao das caractersticas musicais do Movimento e estabelecendo uma relao entre as concepes de nacionalismo e culturas brasileiras apresentadas pelos msicos do Movimento e pela literatura especializada. Foi feita nesta pesquisa uma reviso de literatura e discogrfica, levantamento biogrfico dos compositores, registro fotogrfico e entrevistas. Com esse estudo, percebe-se que a Msica Armorial, a partir de uma valorizao da cultura popular, concretiza uma circularidade e democratizao cultural no pas, mais precisamente na regio Nordeste, sintetizando manifestaes musicais de diversos estratos sociais e influenciando outras atividades artsticas. PALAVRAS-CHAVE: Msica Armorial; Msica Nordestina; Movimento Armorial. ABSTRACT: This paper presents the results of a research conducted at Federal University of Rio de Janeiro during a Master of Music program in performance (viola), under the supervision of Professor Doctor Vanda Freire. The research focused on the gathering and recording of information in order to elaborate a concise history of Armorial music. During the process the musical features of the Armorial movement were systematized, and a relation between conceptions concerning nationalism and Brazilian cultures (popular, erudite, mass, creative) were established taking as reference some specialized literature and some reports from Armorial musicians. Revision of the available field literature and discography, biographical survey of the composers, interviews with musicians and photographical documentation were some of the means used to conduct the research. The study made possible to verify that Armorial music, in emphasizing the popular culture, promotes cultural democratization in Brazil, particularly in the northeast region, gathering musical manifestations from diverse social classes and influencing other musical activities. KEYWORDS: Armorial Music; Northeastern Music; Armorial Movement.

INTRODUO O Nacionalismo A busca de uma expresso nacionalista no Brasil registrada pelo menos desde o sculo XIX, quando se observa uma ntida preocupao com a construo de uma identidade nacional. O incio do sculo XX destaca-se como uma fase de pesquisa de novos caminhos estticos. Essa busca teve um momento de culminncia na Semana da Arte Moderna, realizada em fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de So Paulo. A Semana da Arte Moderna representou um movimento contra o tradicionalismo, atualizando recursos tcnicos e revisando conceitos estticos. Objetivando a incorporao da msica brasileira no contexto internacional, procurou-se estabelecer uma nova maneira de "relacionamento" entre o erudito e o popular. A discusso a respeito da nacionalidade no Brasil na perspectiva da Semana est relacionada ao folclore, buscando, atravs deste, uma independncia cultural fundamentada nas ricas manifestaes folclricas existentes no pas, criando, assim, subsdios para formar uma tradio musical no Brasil. Wisnik (1977) acredita que a implantao do nacionalismo artstico tem relao com a solidificao de uma conscincia nacional, dos direitos de uma classe sobre o resto da nao, envolvendo uma questo esttico-social, sintetizando e estabilizando uma expresso musical, tendo como base a msica popular. Mrio de Andrade, alm de lder do movimento modernista, foi considerado o mentor intelectual dos compositores adeptos ao nacionalismo.
*

Violista graduada pela Universidade Federal da Paraba e Mestra pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora de Viola do Departamento de Msica da UFPB. E-mail: ariperazzo@yahoo.com.br

O Movimento Armorial As primeiras idias do Movimento j estavam sendo discutidas desde os anos 40, atravs de artigos e reflexes sobre a msica e estudos realizados por um grupo de intelectuais em Pernambuco, onde Ariano Suassuna era fundador e organizador desse movimento. Essas reunies tinham a finalidade de propor uma arte brasileira, tendo, como base, as razes populares, procurando resgatar uma cultura nacional, dando continuidade aos ideais defendidos pelo movimento nacionalista. Muitos foram os movimentos culturais e escolas artsticas no Recife que antecederam o Movimento Armorial, buscando uma valorizao da cultura popular, a fim de atingir uma expresso nacional, como, por exemplo, a Escola do Recife (final do sc. XIX e incio do XX), o Movimento Regionalista de 1926, a Sociedade de Arte Moderna do Recife em 1948 e o Movimento de Cultura Popular em 1961. O Movimento Armorial encontra suas razes principais nas manifestaes regionalistas da Escola de Recife e modernista da Semana da Arte Moderna de So Paulo. O Movimento Armorial foi iniciado oficialmente no dia 18 de outubro de 1970, com um concerto realizado na Igreja So Pedro dos Clrigos em Recife, pela Orquestra Armorial de Cmara, ao mesmo tempo em que acontecia uma exposio de artes plsticas. O Movimento Armorial une a cultura popular com a erudita, numa interligao com a msica, pintura, escultura, literatura, teatro, gravura, arquitetura, cermica, dana, poesia, cinema e tapearia, utilizando-se do material popular para a recriao e a transformao em diferentes prticas artsticas. Para isso, recorreu a um modelo: o folheto de cordel. No Jornal da Semana de 20 a 26/05/73, CPM, Ariano Suassuna explica:
O folheto possui trs tipos de arte ligadas a ele. Em primeiro, a arte plstica que a gravura da capa. Por a a gente achava que a gravura popular fornecia o caminho para a pintura, talha, gravura, cermica, e tapearia. Ento, era o primeiro tipo de arte. Depois, tinha a poesia narrativa, que foi de abrir caminho para a literatura e para outras artes narrativas como o Cinema e o Teatro. Do mesmo jeito que me baseei no Enterro de Cachorro que era um soneto. E ainda tinha outra, que era a msica. Ento, ns todos considervamos o folheto como canto e por a que se liga tradio do violeiro, do repentista que nem sempre toca viola.

O Movimento expressou-se inicialmente atravs da msica de Antonio Jos Madureira, Guerra-Peixe, Cussy de Almeida, Jarbas Maciel e Capiba; na pintura de Francisco Brenand; do teatro de Ariano Suassuna, do romance de Maximiano Campos; da poesia de Janice Japiassu, ngelo Monteiro e Marcus Accioly; da gravura de Gilvan Samico; do desenho de Fernando Jos Torres Barbosa; do cinema de George Jonas; da escultura de Fernando Lopes e da arquitetura de Arthur Lima Cavalcanti, tendo como mentor Ariano Suassuna. Segundo Ariano Suassuna (1974), o Movimento Armorial, que surgiu com a finalidade de lutar contra o processo de descaracterizao da cultura brasileira, pretendia tambm criar uma arte erudita, partindo das razes populares e com influncias ibricas, fundamental na construo da nacionalidade, reunindo o popular com o erudito, investigando e recuperando melodias barrocas preservadas pelo romanceiro popular, os sons de viola, dos aboios, e das rabecas dos cantadores. Baseando-se nesses elementos musicais, o Movimento Armorial realizava a sua recriao da msica popular atravs do desenvolvimento dos elementos eruditos j contidos nela: msicas tradicionais dos romances ibricos, freqentemente compostas por msicos da Corte que posteriormente foram assimiladas pela voz popular, msica religiosa introduzida pelos jesutas. A regio Nordeste, em especial o serto, privilegiada no Movimento como espao geogrfico que manteve as caractersticas "puras e definidoras" da cultura brasileira, segundo Suassuna (1974).

Ariano Suassuna divide o Movimento Armorial em trs fases: uma fase preparatria, de 1946 a 1969, uma fase experimental, de 1970 a 1975 e uma fase romanal, a partir de 1976.

1 - METODOLOGIA Esta pesquisa teve como suporte metodolgico uma reviso de literatura e discogrfica, registro fotogrfico, levantamento biogrfico dos compositores e realizao de entrevistas. A tcnica de Histria Oral foi adotada nas entrevistas, visto que o contato direto com alguns participantes do Movimento Armorial tornou-se de fundamental importncia, consistindo na principal fonte de dados para a caracterizao musical e ideolgica do Movimento, tendo, em vista, o pouco material registrado em fontes escritas. Foi estabelecido nesta pesquisa um plano de trabalho, tendo, como orientao, os autores Thompson (1992), Alberti (1990) e Tragtenberg (1997), que subsidiaram a preparao das entrevistas, com o objetivo de recolher informaes para uma melhor realizao destas.

2 - A MSICA ARMORIAL Na rea musical, destacaram-se inicialmente Antonio Jos Madureira, Clvis Pereira, Cussy de Almeida e Jarbas Maciel, tendo recebido ainda a adeso de Capiba, Guerra Peixe, Marlos Nobre e Camargo Guarnieri. Outros msicos tambm participaram desse trabalho, como: Sebastio Vila Nova, Benhy Wolkoff, Jos Tavares do Amorim e os pesquisadores Generino Luna e Jos Maria Tavares de Andrade, que realizaram pesquisa sobre temas musicais nordestinos gravados nos arquivos sonoros do Departamento de Extenso Cultural (DEC) da Universidade Federal de Pernambuco. Com a ajuda do DEC, eram trazidos do interior por Ariano rabequeiros, violeiros e ternos de pfanos, e eles selecionavam esses temas que as pessoas apresentavam, gravando e escolhendo o que prestava e o que no prestava, como descreve uma matria de jornal:
Os temas eram gravados e passados para o papel. Procurou-se conseguir uma seqncia meldica e harmnica, baseada nesses temas e que, uma vez ordenada, preservassem suas caractersticas. Assim, Cussy de Almeida no violino, Jarbas na viola, Clvis Pereira com o papel de msica e Ariano no assobio e policiamento estilstico realizaram esse trabalho (Dirio de Pernambuco 30 de novembro de 1972, CPM).

Na opinio dos msicos do Movimento, o contato direto com os msicos populares foi fundamental, influenciando-os diretamente na maneira de compor e de interpretar. Diante das formas populares, Suassuna observou trs caminhos para o compositor:
Partindo da simples imitao das formas populares, passar ela (a superao do popular) por uma fase de transposio para chegar finalmente recriao, sua forma mais alta. A imitao , no caso, o campo do compositor popular; a recriao, a do erudito; e a transposio, o de uma espcie intermediria, importantssima para a criao de uma msica nacional (SUASSUNA, 1951, p.44-45).

Segundo Antonio Madureira (depoimento pessoal autora, Recife, 2000), o nome Armorial distingue um novo posicionamento relacionado msica nordestina. Para ele, havia, sim, uma msica tradicional do Nordeste, mas o que Ariano denominava Armorial era uma outra viso de msica nordestina. Antonio Madureira esclarece a diferena entre msica

erudita, partindo dos princpios do nacionalismo, e msica erudita do Movimento Armorial, na viso de Ariano:
Na msica, Ariano Suassuna teve um papel muito importante, porque, para mim, mostrou qual a diferena da msica erudita do movimento nacionalista e o que seria uma msica erudita partindo das razes populares do Nordeste. A nacionalista parte de uma estrutura j estabelecida, europia, levando elementos da cultura popular. A armorial o inverso: mergulha na msica autntica do Nordeste e traz alguns elementos da cultura erudita para si (Dirio de Pernambuco, Recife, 16 de junho de 1997, CPM).

A presena de Ariano, para alguns msicos armoriais, assemelha-se de Mrio de Andrade durante o nacionalismo. As principais caractersticas da Msica Armorial foram definidas nessa pesquisa com base nos depoimentos realizados com alguns msicos do Movimento, sendo organizadas nos seguintes tpicos: melodia, forma e textura, ritmo, harmonia, afinao e timbre.

Melodia A melodia da Msica Armorial apresenta-se modal, com uso muito freqente de escalas com quarto grau aumentado e a stima abaixada, de cordas duplas e de melodias curtas, contendo fragmentos que se repetem. Antonio Madureira em depoimento pessoal autora (Recife, 2000), como exemplo, considera a pea Tor1 quase que minimalista, sendo de durao curta e constituda de elementos musicais que se repetem, alternam-se e se intercalam, no existindo desenvolvimento temtico. Outra caracterstica muito comum, observada nos primeiros compassos da msica Tor, a nota rebatida, como denomina Antonio Madureira (depoimento pessoal autora, Recife, 2000) que so notas ligadas de duas em duas em grupos de semicolcheias, tendo sempre uma que se repete para ligar a seguinte. Essa caracterstica tambm observada com freqncia em gneros musicais nordestinos como forr, repertrio de sanfona e de rabeca, segundo Madureira. E no apenas o uso da ligadura, essa clula tem uma acentuao bem caracterstica, prpria do estilo, ressalta Antonio Madureira. So acentuaes que esto fora dos tempos. Esse exemplo se encontra nos primeiros compassos do Tor:

Exemplo 1

um termo genrico, que est presente em muitas tribos indgenas, cada uma com suas caractersticas prprias, podendo ser uma dana, um ritual, uma festa e um instrumento musical. Essa msica tambm encontrada nas bandas de pfano. Existe um tema muito popular nessas bandas que tocam Tor. Foi a partir dessa melodia que Madureira construiu essa composio para o Quinteto Armorial, aproveitando apenas o motivo dessa melodia, que inclusive tem uma letra. Ento, o que fez foi a partir desse tema, dessa rtmica do Tor africano com as tradies dos caboclinhos pernambucanos (Depoimento pessoal autora, Recife, 2000).

Forma e Textura Segundo Jarbas Maciel, a Msica Armorial segue o modelo formal das msicas barrocas nas composies, dizendo que o Armorial o barroco nordestino dos sculos XVI e XVII ligado s manifestaes culturais populares. A repetio de fragmentos meldicos constante, apresentando-se em diferentes instrumentos, sobrepondo com uma variedade de material rtmico. Muitas vezes, o material meldico surge em superposio de teras paralelas, tcnica essa freqente na msica popular e na polifonia europia (falso-bordo) e acompanhada de nota-pedal. O uso de pedais, muito comum, encontrado com nota sustentada como ostinato, podendo tambm ser rtmico, observado no violo nos compassos 31 ao 36 e 55 e 56 do Tor:

Exemplo 2

Exemplo 3

No exemplo 4, observa-se o coco A Burra do Cavalo Marinho de Bayeux (NBREGA, 1998), onde aparece no pandeiro uma variao do mesmo ritmo:

Exemplo 4

A maneira de tocar dos rabequeiros, segundo Clvis, refletia na forma como orquestrava para os instrumentos de corda. Ele diz que a vivncia e observaes com grupos populares, pesquisas de campo e orientaes realizadas com Guerra-Peixe influenciaram diretamente a sua forma de compor. A pesquisa e a incorporao de elementos barrocos e ritmos relacionados a esse estilo na msica nordestina, tais como a embolada2 e o martelo3, eram mencionados por Edino Krieger, compositor e regente, como uma das intenes bem aproveitadas pelo Movimento Armorial. Em relao nomenclatura nas composies, Cussy de Almeida comenta que era freqente o movimento presto (rpido) ser denominado chamada, e o lento, aboio.

Ritmo Em relao ao ritmo, a presena das sncopes constante, acentuao nos tempos fracos, polirritmia, clulas anacrsticas e acfalas, pedal sonoro e rtmico e uso de semicolcheias repetidas mesma altura ou ligadas duas a duas em grupos. A presena das semicolcheias enfatizada no repertrio armorial uma caracterstica das melodias do coco4 nordestino, em especial o coco-embolado, na cantoria5 e no baio6. No exemplo abaixo, observa-se um coco, ilustrando essa semelhana rtmica (Andrade, 1984, p.79).

Exemplo 5

No exemplo 6 (compassos 65 ao 66 do Tor), a flauta faz uma improvisao sobre o mesmo motivo, lembrando a inbia, e o restante dos instrumentos (violino, violoncelo e violo) assumem o papel de instrumentos de percusso, tocando um dos ritmos caractersticos

Manifestao de poesia oral cantada nordestina, podendo ser improvisado ou no, utilizando instrumentos de percusso como o pandeiro e o ganz. Tem, como caracterstica, alm da sextilha, o refro tpico. Quando danada, chama-se coco de embolada. 3 Verso de dez slabas, com 6, 7, 8, 9 e 10 linhas. 4 Cantiga para danar na forma estrofe e refro (solo e coro) com acompanhamento instrumental e em ritmo binrio com o seguinte padro de acentuao: uma colcheia pontuada, uma semicolcheia, e duas colcheias simples; ou variaes do mesmo, marcadas pela batida do pandeiro. 5 Forma potico-musical muito comum nos sertes nordestinos baseada no improviso, em que dois repentistas realizam uma disputa potica. A nfase dada poesia, sendo a msica, de perfil modal, pouco varivel e sem acompanhamento instrumental durante o canto. 6 Dana popular muito comum no Nordeste do Brasil. Conserva clulas rtmicas e meldicas do coco.

do Toque de Caboclinho chamado Toque de Guerra7, demonstrando o emprego de ritmos populares na Msica Armorial.

Exemplo 6

Clvis Pereira, em depoimento pessoal autora (Recife, 2000), comenta que uma das maiores dificuldades dos msicos na execuo do repertrio armorial foi o emprego das sncopas. Complementa dizendo que raramente se encontra um instrumentista de corda que saiba tocar bem as sncopas no Brasil, geralmente se toca de uma forma "matemtica", sem balano. Ele atribui essa dificuldade ao direcionamento do ensino da msica brasileira nas escolas de Msica e conservatrios, onde o repertrio predominante de compositores estrangeiros, no havendo uma vivncia, um conhecimento da msica popular. Clvis Pereira explica, por exemplo, que h determinadas notas pontuadas, pontos de aumento, que, durante a execuo numa obra, no obedecem ao tempo escrito na partitura. Uma nota que se prolonga at o compasso seguinte no precisa ser necessariamente cumprida. Ele percebe que os msicos que tm formao musical em escolas de msica apresentam mais dificuldade para entender essa questo em relao aos msicos que tocam de ouvido. Guerra-Peixe, em uma entrevista realizada por Vieira (1985), comenta que o que est escrito em uma partitura no o suficiente para interpretar uma obra. Ele acha que deve existir uma tradio de interpretao, assim como h de composio. A intimidade com as "falas" das nossas culturas, seus acentos, ritmos, entre outros aspectos musicais, so essenciais interpretao das nossas msicas.

Afinao Antonio Madureira relata que o uso de instrumentos populares com eruditos no resultava em nenhuma dificuldade de afinao, os instrumentos populares eram afinados de acordo com os eruditos, tendo Guerra-Peixe uma opinio contrria a essa juno. Para Fernando Farias, o pfano era o instrumento que apresentava maior problema de afinao em relao aos outros.

Simboliza o momento em que os caboclos esto guerreando.

Harmonia

Em relao harmonia, Clvis diz que os compositores procuravam compor principalmente nas tonalidades de R maior e L maior. muito freqente a escala no modo maior com a stima abaixada ou, s vezes, com a stima abaixada e a quarta aumentada, provocando alteraes que no resultam em modulaes, evitando tambm o uso da sensvel e dos encadeamentos seguindo os moldes europeus. Clvis utilizou os seguintes parmetros para harmonizar as Msicas Armoriais:
A tnica seria o acorde perfeito maior, R I grau, a subdominante funcionaria como IV grau, como no clssico, o acorde de II grau como dominante da dominante, ou seja, usado o acorde de Mi maior sem provocar modulao por causa da quarta aumentada.Pode-se usar melodicamente a escala de R com a stima abaixada e o II grau com sol#, estando harmonicamente a escala com a quarta aumentada, mesmo que melodicamente no aparea. Ento, talvez a escala fosse um misto de r - mi e f# - sol - sol# - l - sib - si - d - nunca d#. Nunca havia a sensvel, sempre havia acordes alterados que no provocavam modulaes, contrariando o modo clssico, que quando tem uma nota alterada tem de modular. Portanto, quando aparecia a dominante da dominante, ela no resolvia, voltava para a tnica como se fossem dois plos contrrios, ficando a tnica no centro, a dominante um grau acima para a esquerda e uma subdominante um grau para baixo. Usava o stimo grau do lado de c, o II grau alterado do lado de c e a tnica, agora a dominante europia, no aparecia, o que seria o V grau de l com d#, porque d# estava proibido de usar para no aproximar com a tonalidade europia (depoimento pessoal autora, Recife, 2000).

Em relao aos elementos da tcnica popular, Antonio Madureira tentou absorver todo o material meldico e harmnico, tais como duetos e pedais rtmicos, e relata ter acrescentado esses elementos ao seu conhecimento adquirido da msica erudita, embora no utilizando princpios harmnicos tradicionais europeus e modulaes. Madureira procura, nas suas composies, uma harmonia esttica e critica compositores que escrevem msicas nordestinas utilizando acordes alterados, aproximando-as, desta forma, musica romntica e impressionista. Como exemplo, na pea Tor, ele no utiliza nenhuma modulao. uma msica modal, e ele diz ter procurado preservar a caracterstica esttica das composies modais, no saindo do seu centro. No Tor utiliza-se o modo mixoldio em mi (mi - f# - sol# - l - si - do# - re - mi), terceiro grau maior e stimo abaixado, porm apresentando o quarto grau ora justo, ora aumentado, nos compassos 72 a 78, podendo caracterizar dois modos, o mixoldio e a escala com o quarto grau aumentado e o stimo grau abaixado:

Exemplo 7

Na verso do Quarteto Romanal do Tor, na entrada do violoncelo surge um bloco de teras paralelas. Madureira relata que tambm muito comum em alguns benditos cantados a superposio em teras, no havendo preocupao se os acordes so paralelos. Essa forma de harmonizao tambm foi muito utilizada por Debussy, segundo ele. Harmonizar usando quintas e teras paralelas era uma prtica proibida na harmonia tradicional. Ele justifica a utilizao dessa prtica, porque entende que uma modulao no requer preparao. Segundo ele, o que estava sendo evitado na harmonia tradicional era uma sonoridade primitiva, sendo toda msica mais antiga cantada em quintas. Para ele, uma pea romntica utilizando esse recurso no soa bem. O procedimento de tocar em linhas de quintas paralelas tambm foi observado por John Murphy entre rabequeiros no Estado de Pernambuco (MURPHY, 1997).

Timbre A referncia com cantadores nordestinos e, principalmente, com rabequeiros marcante na caracterizao do timbre. O som rebuscado, o som fil, no era utilizado. Procurava-se um timbre anasalado8, um som mais agressivo, com pouco vibrato, cordas soltas, pizzicato, efeitos percussivos nos instrumentos de corda e pouco arco, sendo geralmente utilizado na metade superior como mostra a figura abaixo:

Figura 1

Jarbas Maciel, em depoimento pessoal autora (Recife, 2000), relata que essas caractersticas eram acrescidas, pelos msicos do Movimento, tcnica instrumental j adquirida em escolas de Msica (tcnica ocidental). No Movimento, foram realizados estudos dos sons populares, associando-os aos sons de instrumentos eruditos, permitindo apenas instrumentos que tivessem correspondentes similares na arte popular, mantendo uma linguagem nordestina. O violino e a viola passam a representar a rabeca de som mais grave e mais agudo; os violoncelos e o contrabaixo, a dar profundidade ao som. Para representar o pfano da cultura popular, utilizaram a flauta. O Quinteto Armorial procurou uma maior variedade de timbres com a formao de instrumentos no convencionais, introduzindo instrumentos populares juntamente com eruditos, ao contrrio da Orquestra Armorial, que buscou uma maior homogeneizao.

3 - FORMAES INSTRUMENTAIS DO MOVIMENTO A partir dos primeiros trabalhos de composio da Msica Armorial, formou-se o primeiro Quinteto, fundado por Ariano Suassuna em 1969, cuja estrutura era baseada no terno de Mestre Ovdio, composto de dois pfanos e duas rabecas. Esse Quinteto era composto por duas flautas, por causa dos dois pfanos do terno, um violino e uma viola de arco, por causa das duas rabecas e percusso por lembrar o zabumba da msica popular. Em seguida a esse grupo, formou-se a Orquestra Armorial e o Quinteto Armorial.

O timbre anasalado, spero, usado por rabequeiros, tambm observado nos cantadores nordestinos.

As apresentaes da Orquestra eram feitas por Ariano Suassuna fazendo comentrios sobre o Movimento. Os concertos se realizaram sob a direo das maiores expresses da msica no Brasil, como: Isaac Karabtchevsky, Eleazar de Carvalho, Camargo Guarnieri, Diogo Pacheco, Mrio Tavares, Guerra-Peixe, entre outros. Cussy, que se apresentava com um violino Stradivarius, comentou que foi atravs da Orquestra Armorial que a msica nordestina teve um reconhecimento nacional. A Orquestra completou 2 anos, com 67 apresentaes em dez capitais brasileiras, tendo vrios convites para apresentaes no exterior. Foi aplaudida de p na Sala Ceclia Meireles no Rio de Janeiro e considerada a melhor Orquestra de Cmara do Brasil pelo maestro Isaac Karabtchevsky, declarando ainda que o Movimento Armorial foi o que aconteceu de mais importante pela cultura brasileira depois da Semana de Arte Moderna. Camargo Guarnirei, aps reger a Orquestra em dezembro de 1970, comentou que a Msica Armorial representava uma regenerao da msica brasileira. Para Eleazar de Carvalho, o Movimento Armorial estava atrasado h 100 anos: se h 100 anos houvesse iniciado algo semelhante, hoje no estaramos mais esperando pelos prximos 20 anos, que quando comearemos a ver os frutos disso tudo (Dirio de Pernambuco, s/d). O trabalho do Quinteto Armorial na opinio de Ariano (SUASSUNA, 1974), foi o mais importante na rea musical do Movimento. O Quinteto tambm teve uma grande repercusso pelo pas recebendo vrios prmios, como: prmios de melhor disco do ano em 1974 (pela revista Veja e o Jornal do Brasil) e em 1976 (pelo Jornal do Brasil), bem como o de melhor conjunto instrumental de 1974, pela APCA, Associao de Crticos de Arte. Uma crtica feita pelo Dirio de Pernambuco no ano de 1974 falando do primeiro LP do Quinteto Armorial, reconhece a qualidade do disco e estabelece uma relao entre a Msica Armorial, a obra de Villa-Lobos e msicos nacionalistas. Considera uma contradio entre o trabalho do Quinteto e as posies tericas do Movimento, apesar de no entrar em detalhes. Sua principal crtica relacionada ao elitismo: (...) servir da seiva popular para alimentar uma msica de elite, recusando o verdadeiro popular. Criticava a idia de cultura popular como seiva, acusando o Movimento de utilizar valores da msica popular nordestina, reelaborando-os para um pblico erudito, distanciando-se dos valores que fundamentaram a arte Armorial. Posteriormente Orquestra e ao Quinteto, foram formados a Orquestra Romanal Brasileira, o Quinteto Itacoatiara, o Quarteto Romanal e a Camerata Armorial, esses trs ltimos ainda em atividade nos dias atuais. Entre os msicos que se iniciaram no Movimento e deram continuidade concepo musical proposta pelo Armorial, destacam-se Antnio Carlos Nbrega e Antlio Madureira. Danilo Guanais e grupos instrumentais como o Quinteto da Paraba, o Gesta e o Armorial Marista tiveram o Armorial como referncia nos seus trabalhos. Em Recife, outros grupos se formaram, possuindo tambm uma vertente popular e podendo ser relacionados, direta ou indiretamente, ao Movimento Armorial. So eles: Sa Grama, Quinteto Violado, Banda de Pau e Corda, Orquestra Retratos do Nordeste, Mestre Ambrsio, Cho e Chinelo, Cascabulho, Comadre Florzinha e Cordel do Fogo Encantado, entre outros. Movimento musical como o Mangue Beat, pode tambm, de alguma forma, ser relacionado ao Movimento Armorial. Instrumentos populares como a rabeca, gaita, pfano, viola nordestina, tambor, zabumba, matraca, caixa, ganz, marimbau (recriado no Movimento) e berincelo (criado a partir do Movimento) foram agregados aos eruditos na busca de uma sonoridade brasileira, conforme preconizava Mrio de Andrade.

4 - CULTURAS BRASILEIRAS A cultura brasileira no homognea, ela tem um carter plural, resultado de um processo de interaes entre culturas, decorridas em diferentes momentos histricos, classificada, segundo Bosi (1993), em cultura erudita (centralizada no sistema educacional escolas e universidades); cultura popular (simbolizada pelo homem geralmente iletrado, rstico, sertanejo e interiorano); cultura criadora (representada pelos intelectuais como escritores, compositores, artistas plsticos, cineastas, no estando necessariamente dentro de uma universidade) e cultura de massa (ligada ao sistema de produo e ao mercado de bens de consumo). O Movimento Armorial une a cultura oral e popular com a escrita e erudita, numa interligao com a msica, as artes plsticas, o teatro e a literatura. formado por artistas cultos e no populares, utilizando-se do material popular para recriao e transformao em diferentes prticas artsticas. Observa-se, nos seus desdobramentos, uma inter-relao e uma circularidade entre as culturas popular, erudita, de massa e criadora. A cultura popular, vista entre seus participantes como uma expresso mais autntica da cultura no pas, era o ponto de partida para a criao de uma msica erudita. A cultura de massa, apesar da oposio do Movimento contra a sociedade industrial e contra as idias cosmopolitas, tambm foi utilizada para a divulgao do Movimento atravs dos meios de comunicao de massa. A relao entre o popular e o erudito levanta a questo da diversidade social e cultural existente numa sociedade e o preconceito que a envolve, como o caso da cultura popular. Alguns autores do Movimento ainda a consideram uma arte simplista e primitiva, fortalecendo uma viso elitista e evolucionista da arte.

CONCLUSO O Movimento Armorial, assim como o Movimento Nacionalista do incio do sculo XX, procurou estabelecer o resgate da tradio na realizao de uma arte erudita. Considerando que a msica reflete as caractersticas de um determinado povo, seus valores, atitudes e crenas, a anlise cuidadosa da msica em si e a observao de sua articulao scio-cultural so informaes essenciais para os compositores e intrpretes da msica brasileira, evitando-se toc-la com sotaque estrangeiro, como dizia Guerra-Peixe (citado por GUERREIRO,1997). Conclui-se que uma viso restrita partitura pode distorcer particularidades da msica, influenciando diretamente na interpretao. Apesar de o Movimento Armorial ser praticamente ignorado na literatura da msica brasileira, o Movimento continua influenciando a msica erudita e a popular, sendo referncia para vrios grupos musicais do pas e objeto de estudo de vrias pesquisas cientficas em diferentes reas, proporcionando, desta maneira, um maior conhecimento e divulgao da msica brasileira, em especial, da nordestina, a partir de uma valorizao da cultura popular. A realizao dessa pesquisa contribui de modo significativo, ao elaborar uma construo e um registro da Histria da Msica Armorial, realizando, a partir dos depoimentos dos participantes, uma sistematizao das caractersticas musicais do Movimento e ao buscar refletir sobre elas, enfocando questes essenciais, como o conceito de nacionalismo e a concepo de troca entre culturas brasileiras.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ANDRADE, M. Aspectos da Msica Brasileira. Belo HorizonteRio de Janeiro: Villa Rica Editoras Reunidas, 1965. ________ Ensaio sobre a Msica a Brasileira. So Paulo: Martins, 1972. ________ Os cocos/ Mrio de Andrade; preparao, ilustrao e notas de Oneyda Alvarenga.So Paulo: Duas Cidades, (Braslia), 1984. ________ Dicionrio Musical Brasileiro. Belo Horizonte, Itatiaia, 1989. ALBERTI, V. Histria Oral: a experincia do CPDOC. Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas, 1989. BITTER, D. O Movimento Armorial, Ariano Suassuna e a gnese de uma arte de razes populares. Dissertao de Mestrado em Histria da Arte (Antropologia da Arte), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Belas Artes, 2000. BOSI, A. Cultura Brasileira. Temas e Situaes. So Paulo: Ed. tica, 1992. ________ Cultura Brasileira e Culturas Brasileiras. Dialtica da Colonizao. 3 ed. So Paulo: Companhia das Letras, 1993. GUERRA-PEIXE, C. Os cabocolinhos do Recife in: Mrio Souto Maior e Leonardo Dantas Silva. Antologia do carnaval do Recife. Recife: Fundao Joaquim NabucoEditora Massangana, 1991, p.88 115. GUERREIRO, A. E. Guerra-Peixe: Sua Evoluo Estilstica Luz das Teses Andradeanas. Dissertao de Mestrado. Rio de Janeiro: UNI-RIO, 1997. LANZILLOTTI, V. S. O Discurso Universitrio e a Questo Erudito/Popular na Msica. Rio de Janeiro. C.B.M. 1992. MADUREIRA, A. J. Iniciao Msica do Nordeste atravs dos seus instrumentos, toques e cantos populares. Projeto de pesquisa subvencionado pelo Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq). MORAES, M.T. D. Emblemas da Sagrao Armorial. Momentos do Movimento Armorial em Pernambuco 1970-76. Dissertao de Mestrado. So Paulo, PUC, 1994. MURPHY, J. P. The rabeca and its music, old and new, in Pernambuco, Brazil. Latin American Music Review. by University of Texas Press, Austin, 1997, p. 148-172. NEVES, J. M. Msica Contempornea Brasileira. So Paulo: Record, 1981. NBREGA, A. C. P. A rabeca no cavalo marinho de Bayeux, Paraba (um estudo de caso). Dissertao de Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1998.

________Texto de encarte do CD Cavalo Marinho da Paraba. Lisboa: Tradisom, 1998, Coleo Viagem dos Sons, v.12, p.15. ORTIZ, R. A Moderna Tradio Brasileira. So Paulo: Brasiliense, 1988. ________ Cultura Brasileira e Identidade Nacional. 5. ed.- So Paulo: Brasiliense, 1994. SANTOS, I. M. F. Em Demanda da Potica Popular. Ariano Suassuna e o Movimento Armorial. Recife, 1995 (Verso resumida e traduzida da Dissertao de doutorado defendida na Sorbone). SUASSUNA, A. O Movimento Armorial. Recife, Universidade Federal de Pernambuco, Ed. Universitria, 1974; 2. ed. separata da Revista Pernambucana de Desenvolvimento, 4 (1): p.39-65. Recife: Condepe, jan-jun, 1977. SUASSUNA, A; FERREIRA, A. de Toror. Rio de Janeiro: Casa do Estudante do Brasil, 1951. TRAVASSOS, E. Modernismo e msica brasileira.. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000. THOMPSON, Paul. A Voz do Passado: histria oral. So Paulo: Paz e Terra, 1992. TRAGTENBERG, Lucila. Intrprete-cantor. Processo Interpretativo em Reciprocidade Criativa com o compositor na msica contempornea atravs dos intrpretes da obra vocal de Luis Carlos Csek. Dissertao de Mestrado, UFRJ, 1997. VIEIRA, S. M. Caractersticas Instrumentais na Obra para Piano de Csar Guerra Peixe. Rio de Janeiro. UFRJ, 1985. Tese de Mestrado. WISNIK, J. M. O Coro dos Contrrios: a msica em torno da Semana de 22. So Paulo: Duas CidadesSecretaria de Cultura, Cincia e Tecnologia, 1977. ________O Som e o Sentido. So Paulo: Companhia das Letras, 1989. WISNIK, J. M.; SQUEFF, E. Getlio da Paixo Cearense - Villa Lobos e o Estado Novo. O Nacional e o Popular na Cultura Brasileira. So Paulo: Brasiliense, 1982.

Вам также может понравиться