Вы находитесь на странице: 1из 11

MBA 2012 FUNDAO GETULIO VARGAS

GESTO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA

WWW.IBS.EDU.BR
RESOLUO DO MEC: Os cursos de MBA Ps-Graduao Especializao da Fundao Getulio Vargas atendem aos requisitos da Resoluo CNE/CES n01, de 08/06/07.

MBA 2012 fundao getulio vargasGesto Financeira, Controladoria e Auditoria www.ibs.edu.br2Documento gerado em: 20/01/2012.

Prezado(a) Sr.(a.) Sheila Gusmo, Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeioamento profissional. Voc est recebendo o programa do curso de Gesto Financeira, Controladoria e Auditoria da Fundao Getulio Vargas. Nele, voc encontrar informaes detalhadas sobre o curso, alm de: perodo de realizao, horrio, local, valor de investimento e procedimentos para efetivao de sua matrcula. Na oportunidade gostaramos de ressaltar que o processo seletivo para os cursos de Ps-Graduao Lato Sensu da FGV Management compreende uma anlise curricular. Desta forma, solicitamos o envio de seu curriculum vitae atualizado juntamente com o Formulrio de Matrcula, devidamente preenchido. Aps a anlise curricular, caso seja necessrio, ser agendada uma entrevista.

Atenciosamente.

Ncleo de Admisso e Matrculas info@ibs.edu.br

MBA 2012 fundao getulio vargasGesto Financeira, Controladoria e Auditoria www.ibs.edu.br3Documento gerado em: 20/01/2012.

FUNDAO GETULIO VARGAS


Conhea a Fundao Getulio Vargas: lder na formao de Lderes, no por acaso. Criada h cerca de 60 anos como instituio voltada ao desenvolvimento intelectual, a Fundao Getulio Vargas composta por escolas de nvel superior e centros de pesquisa e documentao. Como centro de excelncia, a FGV preocupa-se permanentemente com a inovao e direciona suas atividades para reas estratgicas. Visando imprimir mais dinamismo ao desenvolvimento e distribuio de seus servios educacionais a FGV criou o Instituto de Desenvolvimento Educacional IDE, composto pelo programa FGV Management e sua rede conveniada nacional, pelo Programa de Ensino Distncia FGV Online e pelo FGV Cursos Corporativos, consolidando assim seu modelo inovador de educao executiva.

FGV Management A misso do FGV Management formar executivos, levando aos talentos de nosso pas o instrumental necessrio para desenvolver seu potencial e agregar valor s empresas onde atuam, estimulando o desenvolvimento de sua regio, nos mais diversos segmentos. IDE - Instituto de Desenvolvimento Educacional O IDE foi criado no final de 2003 com o objetivo de coordenar e gerenciar uma rede de distribuio nica para os produtos e servios educacionais produzidos pela FGV, atravs de suas Escolas e Institutos, distribudos por meio de Instituies Conveniadas. O Instituto composto pelo FGV Management, Programa de Ps-Graduao; pelo FGV Online, Programa de Ensino a Distncia; pelo FGV Cursos Corporativos, Programa de Cursos Customizados; pela Central de Qualidade e Inteligncia de Negcios, responsvel pela manuteno da qualidade e padro de excelncia FGV, em qualquer lugar do pas onde os programas do IDE estejam sendo oferecidos; e pela Certificao de Qualidade, que compartilha a qualidade do conhecimento e do ensino produzidos na FGV. Por intermdio de parcerias com diversas universidades da Europa e dos Estados Unidos, os alunos dos cursos administrados pelo IDE tm a possibilidade de participar de programas de curta, mdia ou longa durao em universidades estrangeiras.

IBS BUSINESS SCHOOL


Criada em 1993 por executivos, consultores e professores com ampla bagagem no meio empresarial mineiro e nacional, a IBS Business School de Minas Gerais, tornou-se uma grande parceira da FGV - Fundao Getulio Vargas, gerenciando e contribuindo para a formao de mais de 15 mil empresrios, executivos e profissionais liberais no estado de Minas Gerais.

A IBS, em convnio com a FGV, oferece cursos modelados para atender a diversos perfis e fases de desenvolvimento profissional de seus alunos, tais como os programas de Graduao, Ps-Graduao, MBA Executivo Internacional, Ps-MBA, Mestrado Internacional (MBA Pleno), entre outros.

A IBS responsvel por importantes programas internacionais da FGV, junto a renomada escola americana - Ohio University, viabilizando a participao de mais de trs mil de seus alunos nesses programas e possibilitando o acesso ao conhecimento global e a internacionalizao da rede de relacionamento.

Atualmente, a IBS conta com unidades em Belo Horizonte, Montes Claros e Governador Valadares. Trabalhando junto ao empresariado local, executivos, estudantes e formadores de opinio, a IBS prima pela qualidade na formao do conhecimento, da inovao e do empreendedorismo.

MBA 2012 fundao getulio vargasGesto Financeira, Controladoria e Auditoria www.ibs.edu.br4Documento gerado em: 20/01/2012.

ASCENSO ACADMICA
A IBS Business School e a Fundao Getulio Vargas cientes de que a educao continuada uma necessidade primordial aos executivos, criou uma estrutura que visa atender aos diversos perfis de profissionais, ao mesmo tempo em que lhes permite uma Ascenso Acadmica, de concepo indita: os crditos de algumas etapas podem ser eliminados na etapa seguinte.

CERTIFICAES 4 4 4
MBA Executivo Internacional (inclui participao em um dos mdulos internacional, nos EUA, com certificado inerente ao mdulo) + +

6 6

MBA Pleno - Fase Nacional - Certificado de Extenso (Foundations Courses) emitido pelo Ohio University - EUA. +

MBA Pleno - Master of Business Administration (certificado Ohio University - EUA).

MBA 2012 fundao getulio vargasGesto Financeira, Controladoria e Auditoria www.ibs.edu.br5Documento gerado em: 20/01/2012.

Sobre o Curso
O MBA em Gesto Financeira Controladoria da FGV tem seu foco voltado para as finanas internas da empresa. Durante o curso o aluno vai aprofundar em assuntos como oramentos, custos, contabilidade, controladoria, auditoria e vrios outros temas e pontos relativos s decises e procedimentos financeiros internos e o controle destes processos na empresa.

Diferenciais
O curso est atualizado de acordo com as determinaes do CPC (Comit de Pronunciamentos Contbeis) em convergncia com as IFRS.

Objetivos
q

Proporcionar aos participantes uma viso prtica do ponto de vista de mercado e correta do ponto de vista acadmico que sirva para formar profissionais capazes de desempenhar com pleno sucesso as atividades executivas do gestor financeiro e contbil, bem como do auditor; Possibilitar aos participantes enfocar os conceitos fundamentais de Contabilidade, Finanas e Auditoria sob um ponto de vista analtico e prtico, considerando o cenrio econmico-financeiro nacional e internacional; Oferecer instrumentos tcnicos para anlise e tomada de decises a respeito de aplicaes financeiras, projetos de investimentos e operaes financeiras em moeda nacional e estrangeira; Prover os participantes de informaes de Contabilidade, Finanas e Auditoria que lhes permitam tomar decises com base nas demonstraes financeiras.

Pblico Alvo
q q

Profissionais da rea financeira que buscam reciclagem e especializao Profissionais que esto ingressando na rea financeira e precisam adquirir os conhecimentos necessrios para o desempenho das novas funes. Profissionais graduados, em vias de assumir posies de comando em empresas e profissionais que atuam em outras reas, mas que percebem a importncia do conhecimento de Contabilidade, Finanas e Auditoria para o seu desenvolvimento profissional.

Corpo Docente
O corpo Docente e de Coordenadores da Fundao Getulio Vargas formado por pesquisadores, doutores, mestres e especialistas, titulados por grandes escolas nacionais e internacionais. Alm da formao acadmica, possuem larga experincia profissional relativa ao programa que se apresenta.

Coordenador
Prof. Jos Carlos Abreu, Dr.

DISCIPLINAS
Anlise Econmico-Financeira Auditoria das Demonstraes Financeiras Contabilidade Avanada Contabilidade Financeira Economia Empresarial Finanas Corporativas Oramento Empresarial e Fluxo de Caixa Gesto de Custos Planejamento Tributrio

MBA 2012 fundao getulio vargasGesto Financeira, Controladoria e Auditoria www.ibs.edu.br6Documento gerado em: 20/01/2012.

Matemtica Financeira Administrao de Capital de Giro Anlise de Projetos de Investimentos FGV Management Business Simulation (online) tica e Responsabilidade Social Controladoria Estratgia de Empresas

MDULO INTERNACIONAL
Este mdulo (opcional) composto de 40 h/a e ser desenvolvido com traduo simultnea e com o acompanhamento de um coordenador brasileiro. O Mdulo Internacional, desenvolvido na Ohio University, padro para todos os cursos de MBA ministrados pela FGV. O contedo do programa dinmico e a cada mdulo revisado, apresentando disciplinas em algumas das seguintes reas: e-commerce, thinking about the future, negotiation and conflict management skills for executives, organization change, business applications of automatic identification and data capture, corporate restructuring: a value based management approach, financial system architecture, the 18 immutable laws of corporate reputation and how marketing can help, leading high performance organization, inventory management, supply chain management, change management.

Aos alunos que conclurem o MBA Ps-Graduao Especializao (atendidos os requisitos previstos para aprovao) e o Mdulo Internacional ser concedido um certificado de MBA Executivo Internacional emitido pela Fundao Getulio Vargas e do Mdulo Internacional, pela Ohio University. Aos alunos que no optarem pelo Mdulo Internacional ser emitido um certificado de MBA Ps-Graduao Especializao da Fundao Getulio Vargas.

CERTIFICAO
Aos alunos que conclurem o MBA Ps-Graduao Especializao (atendidos os requisitos previstos para aprovao*) e o Mdulo Internacional ser concedido um certificado de MBA Executivo Internacional emitido pela Fundao Getulio Vargas e do Mdulo Internacional, pela Ohio University. Aos alunos que no optarem pelo Mdulo Internacional ser emitido um certificado de MBA Ps-Graduao Especializao da Fundao Getulio Vargas. *Sistema de Avaliao e Obteno do Certficado de Especializao a) frequentar, no mnimo, 75% de todas as atividades programadas; b) obter nota igual ou superior a 7 (sete), em cada uma das disciplinas; c) apresentar o TCC (Trabalho de Concluso de Curso), obtendo no mesmo, nota igual ou superior a 7 (sete).

REGULAMENTO
Os cursos de MBA Executivo Internacional da Fundao Getulio Vargas tm suas normas de funcionamento consolidadas no Regulamento Geral dos Cursos, entregue ao aluno no ato da matrcula junto com o Manual do Aluno

INFORMAES COMPLEMENTARES
Carga horria total: 432 h/a. MDULO INTERNACIONAL - EUA - 40h/a (opcional). Carga Horria Total: 472 h/a

EMENTA
- Anlise Econmico-Financeira Principais Usurios das demonstraes Financeiras. Analista Interno Versus Analista Externo. Preparao das demonstraes Financeiras Para Anlise e Seus Objetivos. Critrios de Anlise das demonstraes Contbeis. Anlise Vertical, Anlise Horizontal,

MBA 2012 fundao getulio vargasGesto Financeira, Controladoria e Auditoria www.ibs.edu.br7Documento gerado em: 20/01/2012.

Diferenas Absolutas e Quocientes. Principais Indicadores Econmico-Financeiros. Indicadores de Liquidez, Estrutura de Capital. Rentabilidade e ndices Operacionais de Giro do Estoque. Prazo Mdio de Pagamento e Prazo Mdio de Recebimento. A Importncia das Notas Explicativas. Relatrio da Diretoria e Parecer de Auditoria. - Auditoria das Demonstraes Financeiras Noes gerais sobre Auditoria. Normas relativas Pessoa do Auditor. Normas de Execuo do Trabalho. Planejamento e Superviso. Programas de Auditoria. Avaliao dos Controles Internos. Papis de Trabalho. Identificao das demonstraes Contbeis e Responsabilidade do Auditor. Adequao aos Princpios Contbeis. Tipos de Parecer de Auditoria: Limpo ou sem Ressalvas, Com Ressalva, Absteno de Opinio e Adverso. - Contabilidade Avanada Mtodos de Avaliao de Investimentos: Mtodo de Custo e Equivalncia Patrimonial. Critrios de Contabilizao do Resultado de Equivalncia Patrimonial. Conceito de Controladas, Coligadas e Equiparadas. Resultado no Realizado. Eliminao do Lucro nos Estoques, Investimentos e Imobilizado. Principais Aspectos da Instruo CVM 247. Consolidao das demonstraes Financeiras. - Contabilidade Financeira Conceitos Fundamentais de Contabilidade. Patrimnio.Patrimnio Lquido. Apurao de Resultado e o Levantamento do Balano. Perodo Contbil. Princpio da Realizao de Receitas. Princpio da Contraposio de Receitas e Despesas. Contabilizao de Receitas e Despesas. Diferena entre Despesa, Custo e Investimento. Apropriao Pr Rata Temporis. Receitas e despesas Financeiras. Depreciao. Estrutura e Elaborao de demonstraes Financeiras. Balano Patrimonial. Demonstrativo de Resultado. Demonstrativo das Mutaes Patrimoniais. Mtodos de Avaliao de Investimentos. Mtodo do Custo Corrigido. Mtodo de Equivalncia Patrimonial. Principais Alteraes da Lei 6.404. Novas demonstraes Financeiras. Critrios de Classificao. Atualizao Monetria de Balano. - Economia Empresarial Ciclo de Negcios: Tendncia de Longo Prazo e Desvios Conjunturais. PIB, PNB, Recesso, Expanso, Estabilizao. Modelos Econmicos. Ciclo de Negcios e a Inflao. Papel da demanda Agregada. Tipos de desemprego. Inflao Inercial e Equao da Inflao. Planos de Estabilizao Brasileiros. Balano de Pagamentos e cmbio. Decomposio de Pagamentos e Movimento de Reservas. Balano Comercial e seus determinantes. Conta de Capital e seus determinantes. Interao da Conta de Capital e do Balano Comercial. Moeda e Sistema Financeiro. Propriedade da Moeda e suas Funes. Regimes Monetrios. Moeda Bancria. Alavancagem dos Bancos. Papel do Banco Central. Crise Recente: PROER. O Modelo de Crescimento Harrod-domar: Equaes Bsicas. Papel de Poupana e de Eficincia. Exemplos Modernos: URSS, EUA, frica, China, Brasil. Modelo de Conjuntura. Fluxo Circular Produto-Renda-Despesa. Perturbaes de Fluxo Circular. Papel do BACEN. Monetaristas Versus Keynesianos. - Finanas Corporativas Viso Panormica de Finanas Corporativas: Papel e as Funes do Administrador Financeiro. Introduo a Anlise de Risco. Mercado Eficiente e Mercado Perfeito. Fontes de Financiamentos. Capital Prprio e de Terceiros. Curto e Longo Prazo. Custo de Capital. Risco e Retorno. O Beta e o Modelo CAPM. Custos do Capital Prprio e do Capital de Terceiros. CMPC. Endividamento e Beneficio Fiscal. Estrutura de Capital. Aes e Dividendos: Avaliao de Aes. Com e sem Reinvestimentos. Relevncia e Teorias sobre Polticas de Dividendos. Critrios para Classificao de Projetos. Taxa Mdia de Retorno Contbil. Payback Simples e descontado, TIR, VPL e ndice de Lucratividade. Capital de Giro e Estoques: Dimensionamento e Financiamento. Dimensionamento da Necessidade do Capital de Giro. Administrao de Estoques. - Gesto de Custos Conceitos Bsicos de Custos. Classificao dos Custos: Fixos e Variveis, Diretos e Indiretos. Departamentalizao e Rateio de Custos. Centros de Custos de Produo. Centros de Custos de Apoio. Critrios de Rateio. Sistema de Apurao de Custos por Absoro. Conceito e objetivo. Sistema simplificado. Custeamento por Centros de Custos. Sistema de Custeio por Atividade - ABC. Definio de Processos e Atividades. Procedimentos para coleta de dados. Atividades que agregam e no agregam valor. Rateio convencional e direcionamento de Custos. Roteiro de Implantao. Custeio Varivel/Direto. Margem de Contribuio. Ponto de Equilbrio. Alavancagem. Teoria das Restries. Despesas e Ganhos. Restries (Gargalos) Internos e Externos. Mix de Produo e Vendas. Formao de Preo de Vendas. Preo, Margem e Mark Up. Impostos Incidentes sobre o Preo. Preos e Custos Vista e Prazo. - Matemtica Financeira Juros Simples. Conceito de Juros Simples. Desconto de Duplicatas. Desconto de Ttulos. Valor de Face e Valor de Mercado. Juros Compostos. Conceito de Juros Compostos. Valor do Dinheiro no Tempo. Valor Presente e Valor Futuro. Valor Presente Lquido e Taxa Interna de Retorno. Taxa de desconto. Valor e Custo. Problemas da TIR. Equivalncia de Taxas de Juros. Perodos de Capitalizao. Taxas Anuais, Mensais e Dirias. Equivalncia de Fluxos de Caixa. Perpetuidades e Anuidades. Sistemas de amortizao. Tabela

MBA 2012 fundao getulio vargasGesto Financeira, Controladoria e Auditoria www.ibs.edu.br8Documento gerado em: 20/01/2012.

Price, SAC, SAM. - Oramento Empresarial e Fluxo de Caixa Conceito de Oramento. Finalidade do Oramento. Mecanismos Oramentrios. Implantao do Sistema Oramentrio. Elaborao do Oramento nas Diversas reas: Oramento de Vendas, Produo Operacional, Despesas Operacionais. Consolidao do Oramento: Balano Projetado, Resultado Projetado, Fluxo-de-Caixa Projetado. - Planejamento Tributrio Obrigao Tributria. Fato Gerador, Base de Clculos e Alquotas. Apurao dos Impostos e Pagamentos: COFINS, IPI, ICMS, ISS e Imposto de Renda. Dedutibilidade de despesas, Perdas no Recebimento de Crdito. Rendimentos no Exterior e Preos de Transferncia. - Administrao de Capital de Giro Determinao do capital de giro. Ciclo operacional e ciclo de caixa na empresa. Prazos mdios e rotao dos estoques. Contas a receber e contas a pagar. Fontes e necessidades de capital de giro. - Anlise de Projetos de Investimentos Anlise de Investimentos em condies de incerteza. Critrios de classificao de projetos de investimentos: VPL, TIR, Payback simples e descontado, ILL, Break Even, EVA e MVA. Estimativa dos resultados futuros esperados. Analise de viabilidade Economica. Seleo de Projetos de Investimento e Financiamento. Controles e ndices de rentabilidade. ndicadores do mercado P/L. - Estratgia de Empresas Globalizao. Impactos no Planejamento Estratgico das Organizaes. Evoluo do Planejamento. Planejamento e Gesto Estratgica. Metodologia de Implementao do Planejamento. Estratgia nas Organizaes. Produtos / Servios e Clientes. Viso Estratgica do Negcio. Misso Institucional. Filosofias Empresariais. Cenrios. Anlise do Ambiente Interno. Anlise do Ambiente Externo. Modelo das 5 Foras de Porter: Concorrentes, Substitutos, Novos Entrantes, Fornecedores e Compradores. Matriz de Oportunidades X Ameaas. Vantagens Competitivas. Viso do Futuro. Estratgias Competitivas. Parmetros de Avaliao. - Controladoria Funo da controladoria. Salvaguarda de ativos e passivos. Origens e aplicaes de recursos. Controles internos e suas funes. Procedimentos: compras, contas a pagar, pagamentos; vendas, contas a receber, recebimentos; estoque, tesouraria, controle patrimonial, folha de pagamentos. Mapas de acompanhamento e controle, sistemas de custeio. Poltica de dividendos. Administrao da liquidez. Ciclo financeiro versus ciclo operacional. - tica e Responsabilidade Social Os principais dilemas ticos nas organizaes brasileiras. O campo da tica. tica e moral. Dilemas ticos. Valores e virtudes. Sistemas de entendimento em conflitos ticos. Utilitarismo tico: o bem comum. A tica e o dever. Relativismo tico. Equacionamento de dilemas ticos. Identificao do problema tico. tica e credibilidade. tica e os valores humanos. tica utilitarista e a tica idealstica. O existencialismo. A tica e a sua influncia no modelo de gesto. A tica e a auto-realizao no trabalho. - FGV Management Business Simulation A simulao de negcios apresentada no FGV Mgm BS complexa, uma vez que envolve o participante em uma srie de situaes encontradas no mundo executivo de empresas de grande porte. Como diretor de uma empresa montadora de automveis, o participante ter de tomar decises em reas que abrangem produo, finanas, marketing, recursos humanos, entre outras. O processo decisrio no individual - mas sim de grupo. O consenso ter de ser procurado a todo o momento. Decises da equipe se confrontaro com as das demais equipes concorrentes. Definies quanto a preos, mercados, logstica, investimentos em propaganda, pesquisa e desenvolvimento, capacidade fabril, participao dos empregados nos lucros, entre tantas outras decises da equipe podem fazer daquela empresa um sucesso ou um fracasso. As equipes se comunicam com a administrao do FGV Mgm BS sempre pela internet. Sero simulados cerca de trs anos e meio de atividade, divididos em perodos equivalentes a trimestres. Os quatro primeiros trimestres simulados servem para testes das equipes e no influenciam o resultado final da disciplina.

METODOLOGIA DO TCC
Os alunos devero realizar, individualmente, o trabalho de concluso de curso, TCC. Tal trabalho ser um projeto empresarial a ser apresentado a possveis investidores, sob a forma de um plano de negcios. Dever ter carter de aplicabilidade dos assuntos apresentados no curso, aplicado realidade profissional dos alunos participantes. O trabalho ter acompanhamento (e apoio)

MBA 2012 fundao getulio vargasGesto Financeira, Controladoria e Auditoria www.ibs.edu.br9Documento gerado em: 20/01/2012.

distncia, via Internet, da coordenao acadmica do curso.

PRXIMAS TURMAS
Turma
GFCA 05

Previso de Turmas
03/03/2012

Dias de Aula
Mensais

Prova 1 Chamada
-

Prova 2 Chamada
-

DOCUMENTOS E CONDIES PARA MATRCULAS


- Preenchimento do Formulrio de Inscrio e Questionrio de Perfil (encontrado na ltima pgina do formulrio de inscrio) sendo necessrio preenchimento de todos os campos corretamente e legveis; - Currculo Profissional; - Pagamento da taxa de inscrio no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais); - Assinatura do Contrato de Prestao de Servios com a Instituio e pagamento da Matrcula do Curso - 1 mensalidade; - Original e cpia de Diploma de Nvel Superior ou cpia autenticada. Caso o candidato ainda no disponha do Diploma, poder apresentar original da Declarao de Concluso de Curso emitido pela Instituio onde o curso foi realizado; - Original e cpia de Identidade e CPF; - Cpia do RG, CPF e Comprovante de Renda do Interveniente (quando houver); - Comprovante de endereo do aluno e/ou responsvel pelo pagamento (quando houver); - Cpia da Carteira de Entidade de Classe ou Comprovante da Empresa; - Duas fotos coloridas 3x4 (recentes); - Diplomas estrangeiros devero ser acompanhados de histrico escolar, ambos com traduo juramentada. OBS: No sero aceitas inscries de portadores de Certificado de Cursos sequenciais na modalidade Complementao de Estudos. OBS: As matrculas estaro abertas enquanto houver vagas. No h reservas de vagas. IMPORTANTE: Conforme Clusula Primeira das Condies Gerais do Contrato de Prestao de Servio Educacional, a FGV se reserva o direito de alterar a data de incio do Curso ou de cancel-lo, na hiptese de no ser atingido o nmero mnimo de alunos necessrios cobertura dos custos envolvidos, sendo garantido ao () aluno (a), sem qualquer correo, a devoluo das quantias pagas. Adicionalmente, a FGV se reserva o direito de introduzir melhorias e/ou aperfeioamento no Curso, podendo, para tanto, alterar seu contedo e/ou ementa das disciplinas, desde que tais melhorias e/ou aperfeioamentos preservem o objetivo acadmico do Curso e no importem em nus adicional para o (a) aluno (a) ou na reduo da carga horria total.

VALOR NORMAL DE INVESTIMENTO


Opes
1 2 3 4

Forma de pagamento
1 Parcela 1 + 11 Parcelas Mensais 1 + 17 Parcelas Mensais 1 + 24 Parcelas Mensais

Valor
R$ 17.710,00 R$ 1.558,00 R$ 1.069,00 R$ 796,00

MBA 2012 fundao getulio vargasGesto Financeira, Controladoria e Auditoria www.ibs.edu.br10Documento gerado em: 20/01/2012.

MBA 2012 fundao getulio vargasGesto Financeira, Controladoria e Auditoria www.ibs.edu.br11Documento gerado em: 20/01/2012.

CONDIO ESPECIAL DE INVESTIMENTO


Opes
1 2 3 4

Forma de pagamento
1 Parcela 1 + 11 Parcelas Mensais 1 + 17 Parcelas Mensais 1 + 24 Parcelas Mensais

Valor
R$ 15.054,00 R$ 1.324,00 R$ 909,00 R$ 677,00

VALOR DE INVESTIMENTO - MDULO OHIO


Opes
1 2 3 4

Forma de pagamento
1 Parcela 1 + 11 Parcelas Mensais 1 + 17 Parcelas Mensais 1 + 24 Parcelas Mensais

Valor Curso
R$ 19.738,00 R$ 1.736,00 R$ 1.192,00 R$ 887,00

Parte R$
R$ 4.980,00 R$ 438,00 R$ 301,00 R$ 224,00

Parte US$
US$ 2.490,00 US$ 219,00 US$ 150,00 US$ 112,00

CONDIO ESPECIAL DE INVESTIMENTO - MDULO OHIO


Opes
1 2 3 4

Forma de pagamento
1 Parcela 1 + 11 Parcelas Mensais 1 + 17 Parcelas Mensais 1 + 24 Parcelas Mensais

Valor Curso
R$ 18.546,00 R$ 1.631,00 R$ 1.120,00 R$ 833,00

Parte R$
R$ 4.732,00 R$ 416,00 R$ 286,00 R$ 212,00

Parte US$
US$ 2.366,00 US$ 208,00 US$ 143,00 US$ 106,00

OBS: Os valores podem sofrer alteraes sem aviso prvio. SEU CONTATO NA IBS/FGV

Posso ajudar?
Sheila Gusmo Contato | (38) 3221-0112 sheila.gusmao@ibs.edu.br
INFORMAES Belo Horizonte Governador Valadares Montes Claros

De 9h s 18h De 9h s 18h De 9h s 18h Av. Prudente de Morais , 444 | Av. Jose Correa Machado , 1079 - Bloco D - 2 Andar - Shopping Av. Minas Gerais , 720 - 3 Andar | Centro Cidade Jardim Ibituruna Center | Ibituruna raphaelaferreira@ibs.edu.br fgv@ibs.edu.br vanessanarciso@ibs.edu.br (33) 3212-3472 | (33) 3271-6860 (31) 2122-3200 | (31) 3296-3232 (38) 3221-0112

Вам также может понравиться