Вы находитесь на странице: 1из 76

Apostila: Noes de Eletropneumtica

Contedo
CAPTULO 01 . PRODUO DO AR COMPRIMIDO 1.1 PROPRIEDADES DO AR COMPRIMIDO 1.2 - PRODUO DO AR COMPRIMIDO a - Compressores alternativos de pisto b - Compressores de parafusos CAPTULO 02 - PREPARAO DO AR COMPRIMIDO 2.1 - UMIDADE 2.2 RESFRIADOR POSTERIOR 2.3 - RESFRIADOR INTERMEDIRIO 2.4 - RESERVATRIO 2.4.1- Localizao 2.5 - DESUMIDIFICADORES DO AR (SECADORES) 2.6 - SECAGEM POR REFRIGERAO 2.6.1 Funcionamento 2.7 - SECAGEM POR ABSORCO 2.8 - SECAGEM POR ADSORO 2.9 - UNIDADE DE CONSERVAO 2.9.1 - Filtragem do ar 2.9.2 Drenos dos Filtros 2.9.3 - Reguladores de presso 2.9.4 - Lubrificao 2.9.5 - Manmetro CAPTULO 03 DISTRIBUIO DO AR COMPRIMIDO 3.1 - INTRODUO 3.1.1 - Formato a - Rede de distribuio em circuito fechado b Rede de distribuio em circuito aberto 3.2 TUBULAES 3.2.1 Unies entre os tubos 3.2.2 Curvatura em tubo 3.3 - INCLINAO E TOMADAS DE AR 3.4 - VAZAMENTOS CAPTULO 04 ELEMENTOS PNEUMTICOS DE TRABALHO 4.1. INTRODUO 4.2. CILINDROS a - Cilindros de simples ao

b - Cilindros dupla ao c - Cilindro de dupla haste ou haste passante d - Cilindro de mltiplas posies e - Componentes de um cilindro f - Velocidade de um cilindro 4.3 - ATUADORES ROATIVOS a - Motor pneumtico de engrenagem b- Motor de palhetas CAPTULO 05 - VLVULAS PNEUMTICAS 5.1 VLVULAS DE CONTROLE DIRECIONAL 5.1.1 - Nmero de Posies 5.1.2 - Nmero de conexes 5.1.3 - Tipos de acionamentos de vlvulas direcionais 5.1.4 - Acionamento por fora muscular (manual) 5.1.5 - Acionamento mecnico 5.1.6 Acionamento pneumtico 5.1.7 - Acionamentos combinados 5.1.8 - Acionamento eltrico ou por solenide CAPTULO 06 CIRCUITOS PNEUMTICOS 6.1 - VLVULA ALTERNADORA ELEMENTO "OU" 6.2 - VLVULA DE SIMULTANEIDADE - ELEMENTO "E 6.3 - VLVULA DE BLOQUEIO 6. 4 - VLVULA DE ESCAPE RPIDO 6.5 - VLVULAS CONTROLADORAS DE FLUXO CAPTULO 07 MTODOS DE CONSTRUO DE CIRCUITOS 7.1 INTRODUO 7.2 DIAGRAMA DE MOVIMENTOS 7.3 MTODO INTUITIVO OU MTODO DO MOVIMENTO 7.4 - MTODO CASCATA CAPTULO 08 - NOES DE ELETROPNEUMTICA 8.1 - DISPOSITIVOS DE COMANDO

a) Chave sem Reteno ou Impulso b) Chave com Reteno ou Trava c) Chave de Contatos Mltiplos com ou sem Reteno d) Chave Seletora e) Rel f) Contator g) Limitador de Curso (Micro-Switch) h) Rel de tempo com retardo na ligao i) Rel de tempo com retardo no desligamento j) Contador de impulsos eltricos 8.2 - DISPOSITIVOS DE PROTEO a) Fusvel b) Disjuntor Termomagntico c) Rel de Sobrecarga ou Trmico 8.3 DISPOSITIVOS DE REGULAGEM a) Potencimetro b) Reostato c)Transformador 8.4 DISPOSITIVOS DE SINALIZAO a) Indicador acstico b) Indicador Visual 8.5 - SENSORES ELTRICOS a) Sensor de Proximidade 8.6 - SENSORES PTICOS 8.7 - SENSORES DE PRESSO OU PRESSOSTATO 8.8 - SENSORES DE TEMPERATURA OU TERMOSTATO 8.9 SELO 8.10 - ALIMENTAO DO CIRCUITO 8.11 EXERCCIOS 8.12 QUADRO DE SOLENIDES

CAPTULO 01 PRODUO DO AR COMPRIMIDO


1.1 PROPRIEDADES DO AR COMPRIMIDO H milhares de anos, o homem j se utilizava do ar comprimido no auxilio de seus trabalhos. No velho testamento, so citados, alguns exemplos dessa utilizao, na fundio da prata, ferro, chumbo e estanho. Mas, o primeiro homem que a histria registra como pioneiro na utilizao do ar comprimido foi o grego KTESIBIUS, este, construiu uma catapulta a ar comprimido a mais de dois mil anos. A pneumtica pode tambm ser definida como o estudo da converso da energia do ar comprimido em energia mecnica. Esta converso possvel graas a algumas propriedades fsicas do ar. Estas propriedades so: a) Compressibilidade O ar, assim como todos os gases, tem a propriedade de ocupar todo o volume de qualquer recipiente, adquirindo seu formato, j que no tem forma prpria. Assim, pode-se encerr-lo num recipiente com volume determinado e posteriormente provocar-lhe uma reduo de volume usando uma de suas propriedades - a compressibilidade. Pode-se concluir que o ar permite reduzir o seu volume quando sujeito ao de uma fora exterior.

Figura 01 compresso do ar

b) Elasticidade Propriedade que possibilita ao ar voltar ao seu volume inicial uma vez extinto o efeito (fora) responsvel pela reduo do volume.

Figura 02 Expanso do ar

c) Difusibilidade Propriedade do ar que lhe permite misturar-se homogeneamente com qualquer meio gasoso que no esteja saturado.

Figura 03 Difuso do ar

d) Expansibilidade Propriedade do ar que lhe possibilita ocupar totalmente o volume de qualquer recipiente, adquirindo o seu formato.

Figura 03 Expansibilidade do ar

e) Lei Geral dos Gases Perfeitos As leis de Boyle-Mariotte, Charles e Gay Lussac referem-se a transformaes de estado, nas quais uma das variveis fsicas permanece constante. Geralmente, a transformao de um estado para outro envolve um relacionamento entre todas, sendo assim, a relao generalizada expressa pela frmula:

Figura 04 Efeito combinado entre P, V e T

1.2 PRODUO DO AR COMPRIMIDO O ar para ter utilizao industrial deve possuir uma determinada quantidade de energia em forma de presso e movimento. Essa energia fornecida ao ar no processo de compresso. Os compressores so mquinas trmicas que transformam energia mecnica em energia de fluxo, cintica, e pelo acmulo da massa deslocada: so responsveis pela produo do ar comprimido. Desse modo, so mquinas destinadas a comprimir continuamente o ar admitido nas condies atmosfricas e elev-lo a uma presso pr-determinada para utilizao. De acordo com o principio de trabalho, existem duas classificaes: Compressores de deslocamento positivo (volumtrico): funcionam com base na reduo de volume. O ar admitido em uma cmera Isolda do meio exterior e comprimido at certa presso em que se abre uma vlvula de descarga, ou ar simplesmente empurrado para a tubulao ou reservatrios. So os compressores alternativos de pistes, de palhetas, etc. Compressores de deslocamento dinmico: tm por principio de

funcionamento a transformao de energia cintica em energia de presso. Este ar acelerado, atingindo velocidades elevadas e consequentemente os impulsores transmitem energia cintica ao ar. Posteriormente, seu escoamento retardado por meio de difusores, obrigando a uma elevao na presso. O Difusor uma espcie de duto que provoca diminuio na velocidade de escoamento de um fluido, causando aumento de presso (equao de Bernoulli).

Figura 05 Classificao dos compressores

a) Compressores alternativos de pisto Compressor de simples efeito

assim chamado porque realiza a compresso do ar em apenas um lado do mbolo, isto , em uma nica cmara.

Compressor de duplo efeito

Dessa forma denominado porque admite e recalca nos dois lados do mbolo, possuindo duas cmaras onde ocorre simultaneamente a admisso em uma e a compresso em outra. Compressor de mltiplo estgio

Estgio de compresso significa o nmero de vezes que um compressor comprime a mesma massa de ar admitida. Portanto, em um compressor de duplo estgio a mesma massa de ar admitida comprimida duas vezes e que por isso ele tem uma melhor eficincia e garante uma limitao na elevao da temperatura. Este tipo de compressor possui uma cmara de baixa presso e uma de alta, existindo entre elas um inter-resfriador (INTERCOOLER).

Figura 06 esquema de compressores de simples efeito e duplo efeito

Figura 07 foto de um compressor de duplo estgio

b) Compressores de parafusos Este compressor dotado de uma carcaa onde giram dois rotores helicoidais em sentidos opostos. Um dos rotores possui lbulos convexos, enquanto o outro possui uma depresso cncava e so denominados, respectivamente, macho e fmea. Nas extremidades existem aberturas para admisso e descarga do ar. O ar presso atmosfrica ocupa o espao entre os rotores e, conforme eles giram, ele fica confinado e vai sendo comprimido medida que este volume diminui at atingir a descarga. Nela existe uma vlvula de reteno para evitar a inverso de giro do compressor quando ele estiver parado.

Figura 08 unidade de compresso de parafusos

A figura 09 abaixo mostra a construo tpica de um compressor de parafuso:

Figura 09 compressor de parafuso

Figura 10 compressor de parafuso (filtro de admisso do ar)

Os compressores de parafuso ainda so dotados de resfriador de ar, geralmente, arar. Ou seja, so trocadores de calor do tipo radiadores. H ainda os trocadores de calor ar-gua que so mais eficientes. A figura abaixo mostram a parte de um compressor de parafuso responsvel pela secagem do ar, atravs de trocador de calor do tipo radiador.

Figura 10 secador de ar do tipo radiador do compressor de parafuso

A figura abaixo mostra um esquema tpico de um compressor de parafuso com todos os seus componentes.

Figura 11- esquema de um compressor de parafuso

H diversos tipos de compressores, porm, neste captulo, foram vistos apenas dois e apenas seus princpios de funcionamento. Entretanto, o grfico abaixo orienta na escolha do tipo de compressor a ser usado numa rede de ar comprimido, em funo da relao entre a presso e a vazo requeridas.

Grfico 01 Escolha do tipo de compressor pela relao entre P e Q

CAPTULO 02 - PREPARAO DO AR COMPRIMIDO


O ar, aspirado pelos compressores, contm contaminantes de trs tipos bsicos: gua, leo e poeira. Sendo todos eles indesejveis para a utilizao, devido aos problemas que cada um ocasiona. 2.1 - Umidade A umidade (gua) penetra na rede pelo prprio compressor ao aspirar o ar atmosfrico. A quantidade de umidade varia em funo da umidade relativa do ar, que tambm varia de acordo com a temperatura e condies atmosfricas. Pode-se fazer uma analogia entre o ar atmosfrico e uma esponja: se ao passar uma esponja umas poucas vezes sobre um filete de gua, ela ir absorver a gua sem deixar pingar. A gua ficar retida entre os espaos vazios da esponja, isto , a esponja possui a capacidade de absorver certa quantidade de gua. Porm, se ao continuar a colocar gua, a esponja ir saturar, ou seja, ter a sua capacidade de absoro reduzida deixando a gua escoar. Algo anlogo ocorre com o ar atmosfrico, se a temperatura est alta, maior ser o espao entre as molculas dos gases que o compem e maior ser a capacidade de reter umidade, ocorrendo o contrrio na medida em que a temperatura do ar reduzida. Dessa forma a capacidade que o ar tem de reter a gua esta relacionada com a sua temperatura, assim, no ocorre a precipitao da gua no momento da compresso do ar, mas, quando o ar sofre um resfriamento como o caso das prprias linhas de distribuio. A essa temperatura em que comea a ocorrer a condensao d-se o nome de temperatura de ponto de orvalho. A presena desta gua causada pela diminuio de temperatura pode criar alguns problemas: - Oxidao das tubulaes; - Oxidao dos componentes pneumticos; - Reduo da vida til dos equipamentos pneumticos, causada pela destruio da pelcula lubrificante; - Maior freqncia de manuteno; Os motivos acima so mais que suficientes para que se entenda a importncia de se retirar do ar grande parte da gua, bem como, dos demais contaminantes para que no haja reduo na eficincia dos componentes pneumticos.

Figura 12- efeitos da contaminao do ar comprimido

2.2 - Resfriador posterior Vimos anteriormente como a gua (umidade), prejudicial e, por isso se faz necessrio, sua retirada ao mximo. Uma maneira eficaz na retirada inicial da umidade a utilizao de um Resfriador posterior (aftercooler) - Figura 13.

Figura 13- Trocador de calor e separador de condensado

A figura abaixo mostra um trocador de calor em corte, para se ter uma melhor idia de como ele funciona. A gua passa por fora dos tubos, resfriando-os, enquanto o ar quente, proveniente do compressor vai sendo esfriado medida que percorre o

interior dos tubos. Ao ser esfriado, parte do vapor de gua se condensa e vai para um separador, onde se separa do ar por gravidade.

Figura 14- Trocador de calor em corte

O resfriador posterior simplesmente um trocador de calor, colocado entre a sada do compressor e o reservatrio, utilizado para resfriar o ar comprimido. Atravs desse resfriamento tem-se uma retirada de cerca de 75% a 90% do vapor de gua contido no ar, bem como, a retirada de uma certa quantidade de leo proveniente do compressor. Pelo resfriamento evita-se tambm que a rede de distribuio venha a sofrer uma dilatao muito acentuada devido s altas temperaturas de descarga do ar. Normalmente um resfriador posterior, constitudo de duas partes: Um corpo cilndrico onde se alojam feixes de tubos, formando uma espcie de colmia; Um separador de condensado normalmente com dreno automtico ou manual. Funcionamento de um resfriador posterior

O ar vindo do compressor passa por dentro dos tubos, cujo sentido de fluxo contrrio ao do fluxo da gua de refrigerao. As placas defletoras melhoram a eficincia na dissipao do calor, pois fazem com que a gua circule por mais tempo dentro do resfriador, melhorando assim o resfriamento do ar. O separador de condensado encontra-se na sada do trocador de calor. Sua forma de cilindro vertical provoca a eliminao da gua condensada por diferena de densidade, ou seja, a gua deposita-se em seu fundo. O dreno que fica na sua parte inferior pode ser manual ou automtico, e, a gua escoada para a atmosfera, ou para uma tubulao para tratamento posterior.

Figura 15- Trocador de calor

2.3 - Resfriador intermedirio Est localizado entre os estgios de compressores de mltiplos estgios, resfriando o ar quando ele sai do estgio de baixa presso para entrar no estgio de alta presso, melhorando a eficincia de compresso. 2.4 - Reservatrio Um sistema de ar comprimido dotado de um ou mais reservatrios, que desempenham as seguintes funes no processo de produo: Armazenar o ar comprimido; Resfriar o ar; Auxiliar na eliminao do condensado; Compensar as flutuaes de presso em todo o sistema de distribuio; Manter a presso constante na linha de distribuio; Estabilizar o fluxo de ar; Controlar as marchas dos compressores, etc.

A figura abaixo mostra os elementos que constituem um reservatrio:

Figura 16- Reservatrio de Ar comprimido

Os reservatrios so construdos no Brasil conforme PNB 109 da ABNT que recomenda: Nenhum reservatrio deve operar com uma presso acima da Presso Mxima de Trabalho Permitida, exceto quando a vlvula de segurana estiver dando vazo; nesta condio a presso no deve ser excedida em mais de 6% do seu valor. 2.4.1 - Localizao Os reservatrios devem ser instalados de modo que todos os drenos, conexes e aberturas de inspeo sejam facilmente acessveis. Em nenhuma condio, o reservatrio dever ser enterrado ou instalado em local de difcil acesso; De preferncia os reservatrios devem ser instalados fora da casa dos compressores, na sombra, para facilitar a condensao da umidade e do leo contidos no ar comprimido; Os reservatrios devem possuir um dreno no ponto mais baixo para fazer a retirada deste condensado acumulado em cada 8 horas de trabalho. A melhor opo o dreno automtico. Os reservatrios so dotados ainda de manmetro, vlvulas de segurana, e so

submetidos a uma prova de presso hidrosttica, antes da utilizao. 2.5 - Desumidificadores do Ar (Secadores) Tornamos a afirmar que a presena de umidade no ar comprimido sempre prejudicial para as automatizaes pneumticas causando srios prejuzos ao sistema. necessrio eliminar ou reduzir ao mximo esta umidade. O ideal seria eliminar a umidade do ar comprimido de modo absoluto, o que impossvel. Ar seco industrial no aquele totalmente isento de gua; o ar que, aps um processo de desidratao, flui com um contedo de umidade residual que possa ser utilizado sem qualquer dano ao sistema pneumtico. A aquisio de um secador de ar comprimido pode significar no oramento de uma empresa um investimento de alto custo. Em alguns casos, verificou-se que um secador chegava a custar 25% do valor total da instalao de ar. Clculos efetuados mostraram tambm os prejuzos causados pelo ar mido: substituio peridica de tubulao, servios de manuteno, substituio de componentes pneumticos, filtros, vlvulas, cilindros danificados, impossibilidade de aplicar o ar em determinadas operaes como pinturas, etc. Concluiu-se que o emprego do secador tornou-se altamente lucrativo, sendo pago em pouco tempo de trabalho, considerando-se somente as peas que no eram mais refugadas pela produo. Os meios utilizados para secagem do ar so mltiplos. Sendo que os mais utilizados so os abaixo discriminados: 2.6 - Secagem por refrigerao O mtodo de secagem do ar comprimido por refrigerao consiste em submeter o ar a uma temperatura suficientemente baixa, a fim de que a quantidade de gua ainda existente seja retirada em grande parte e no prejudique de modo algum o funcionamento dos equipamentos. Como j foi mencionado, a capacidade do ar de reter umidade funo de sua temperatura. O processo de secagem por refrigerao, bastante simples como descrito a seguir:

Figura 17- Secagem por refrigerao

2.6.1 - Funcionamento O ar quente proveniente do compressor passa primeiro por um pr-resfriador (trocador de calor) onde se tem a diminuio de sua temperatura devido circulao do ar que sai frio e seco do separador. Chegando ao resfriador principal sua temperatura cai ainda mais, pois est em contato com um circuito de refrigerao que usa como refrigerante o gs FREON. Durante esta fase, a umidade contida no ar forma pequenas gotas de gua corrente, chamada condensado, dirige-se ao separador e deposita-se no seu fundo, de onde evacuada atravs de um dreno para atmosfera. No resfriador principal a temperatura do ar fica na faixa de 0,65 C a 3,20 C, controlada por um termostato que comanda o compressor do sistema de refrigerao. O ar seco volta novamente para o trocador de calor inicial (Pr-resfriador), causando o pr-resfriamento no ar mido de entrada, coletando parte do calor deste ar. O calor adquirido serve para recuperar sua energia e evitar o resfriamento por expanso que ocasionaria a formao de gelo, caso fosse lanado a uma baixa temperatura na rede de distribuio, devido alta velocidade. A Figura 16 mostra um esquema tpico de um sistema de tratamento do ar comprimido.

Figura 18 Esquema tpico de tratamento do ar

2.7 - Secagem por absorco Este processo tem por princpio a utilizao, em um circuito, de uma substncia slida ou lquida para absorver, por reao, outra substncia lquida ou gasosa. Este processo tambm chamado de Processo Qumico de Secagem, pois o ar conduzido no interior de um volume atravs de uma massa higroscpica, insolvel ou deliquescente que absorve a umidade do ar, processando-se uma reao qumica (Figura 17).

Figura 19.- Secagem por absoro

As substncias higroscpicas so classificadas como insolveis quando reagem quimicamente com o vapor d'gua, sem se liquefazerem. So deliquescentes quando, ao absorver o vapor d'gua, reagem e tornam-se lquidas. As principais substncias utilizadas so: Cloreto de Clcio, Cloreto de Ltio, Dry-oLite. Com a conseqente diluio das substncias, necessria uma reposio regular, caso contrrio o processo torna-se deficiente. A umidade retirada e a substncia diluda so depositadas na parte inferior do invlucro, junto a um dreno, de onde so

eliminadas para a atmosfera. 2.8 - Secagem por adsoro Trata-se do processo de depositar molculas (aderncia) de uma substncia (ex. gua) na superfcie de outra substncia, geralmente slida. (ex. SiO2). Este mtodo tambm conhecido por Processo Fsico de Secagem. Admite-se, em teoria, que na superfcie dos corpos slidos existem foras influenciando molculas lquidas ou gasosas atravs do fenmeno de atrao. O processo de adsoro regenerativo; a substncia adsorvente, aps estar saturada de umidade permite a liberao da gua quando submetida a um aquecimento regenerativo. Para secar o ar existem dois tipos bsicos de secadores: Torres duplas; Tipo rotativo. Torres Duplas: o tipo mais comum. As torres so preenchidas com xido de Silcio (Silicagel-Si02), Alumina Ativada (Al203 ), Rede molecular (NaAI02Si02) ou ainda Sorbead. Por intermdio de uma vlvula direcional, o ar mido orientado a passar atravs de uma torre, onde em contato com a substncia adsorvente se processar a sua secagem. No mesmo instante, no interior da outra torre estar ocorrendo a regenerao da substncia adsorvente, que poder ser feita por injeo de ar quente ou como na maioria dos casos por resistores e circulao de ar seco.

Figura 20- Secagem por adsoro

Fazendo-se o aquecimento da substncia, provocaremos a evaporao da umidade que, ento, arrastada pelo ar seco para atmosfera. Os dois trabalhos, de secagem e de regenerao so simultneos e temporizados, havendo dessa forma uma inverso na funo das torres; a torre que est tendo a sua substncia regenerada passa a secar o ar que est sendo comprimido e a outra passa a ter a sua substncia adsorvente regenerada. 2.9 - Unidade de Conservao Aps passar por todo o processo de produo, tratamento e distribuio, o ar comprimido deve sofrer um ultimo condicionamento, antes de ser colocado para trabalhar, a fim de produzir melhores desempenhos. Neste processo o ar sofre um beneficiamento que se constitui em trs etapas; filtragem, regulagem de presso e lubrificao, isto , introduo de certa quantidade de leo no ar para a lubrificao dos equipamentos pneumticos. A unidade de conservao de ar, uma unidade de servio indispensvel em todos os sistemas pneumticos, sejam eles simples ou complexos, pois permitem uma utilizao do ar em condies mais favorveis de servio como tambm prolonga a vida til dos componentes dos equipamentos.

Figura 21 Unidade de condicionamento

2.9.1 - Filtragem do ar Os sistemas pneumticos so sistemas abertos; o ar aps ser utilizado, tem escape para a atmosfera, enquanto que a alimentao aspira ar livre constantemente. Este ar, por sua vez, est sujeito a contaminantes e s impurezas procedentes da rede de distribuio. A maioria destas impurezas retirada, nos processos de preparao, mas as partculas pequenas ficam suspensas e so arrastadas pelo fluxo de ar comprimido, agindo como abrasivos nas partes mveis dos elementos pneumticos. A filtragem do ar consiste na aplicao de dispositivos capazes de reter as impurezas suspensas no fluxo de ar, e em suprimir ainda mais a umidade presente. O equipamento normalmente utilizado para este fim, o filtro de ar que atua de duas formas distintas: Pela ao da Fora centrfuga; Pela passagem do ar atravs de um elemento filtrante, de bronze sinterizado ou malha de nylon

Figura 22 filtros e elementos filtrantes

Funcionamento do filtro de ar

O ar entra no filtro pela conexo (E) e forado a ir de encontro ao defletor superior (D), cuja funo fazer com que o ar descreva um movimento circular descendente, aumentando assim sua velocidade e, atravs da fora centrfuga e do resfriamento que a expanso do mesmo causa, a gua condensada. As partculas slidas mais densas so jogadas de encontro s paredes do
Figura 23 seo de um filtro de ar comprimido

corpo do filtro (C), indo se depositar, juntamente com a gua no fundo do copo, por onde sero expulsos para a atmosfera atravs do dreno (A) manual ou automtico. O ar atinge ento o defletor inferior (B) onde haver uma certa eliminao da umidade e por onde o ar lanado para cima para ento passar atravs do elemento filtrante (F), que pode ser de malha de nylon ou bronze sinterizado e que reter as partculas micromtricas de impurezas. S ento, que o ar chegar conexo de sada (S). Os elementos de bronze sinterizados retm impurezas de 120 at 3m. A malha de nylon retm partculas de 30m.

2.9.2 - Drenos dos Filtros Drenos so dispositivos fixados na parte inferior dos copos, que servem para eliminar o condensado e impurezas, retidos pela ao de filtragem. Podem ser manuais ou automticos. Os drenos automticos so preferidos em locais de difcil acesso e sempre que possvel, pois eliminam a necessidade de um operador para retirar o condensado.

Figura 24 simbologia de drenos

2.9.3 - Reguladores de presso Um sistema de produo de ar comprimido atende demanda de ar para vrios equipamentos pneumticos que, normalmente, trabalham a presses diferentes. Deste modo, o regulador de presso ter como funo: manter a presso de trabalho constante na sua sada, mesmo que ocorra variao de presso na sua entrada, funcionar como vlvula de segurana e compensar o volume de ar requerido pelos equipamentos. Funcionamento O ar entra no corpo da vlvula pela conexo de entrada e s chegar sada se o obturador (A) der condies de passagem. A presso regulada por um diafragma (O) em que uma das faces est submetida presso de trabalho de uma mola.

Quanto mais se gira a manopla (B) mais se comprime a mola que, por sua vez, forar o diafragma contra o obturador que se desloca de sua sede dando ento condies de passagem de ar. Com o aumento da presso pelo lado da sada a membrana se movimenta contra a mola fazendo com que o obturador se aproxime de sua sede at o fechamento completo. Com o consumo de ar a presso diminui e a mola fora o diafragma que abre a vlvula. Entende-se ento que manter uma determinada presso consiste em um abrir e fechar de vlvula. Sobre o prato do obturador tem uma mola que tem a funo de servir como amortecedor de vibraes. Se a presso na sada crescer a um valor maior que o da mola, o diafragma ser forado para baixo, teremos ento escape de ar pelo orifcio de escape. Isso ocorre porque o diafragma possui um orifcio em que em condies de trabalho permanece fechado pela ponta de obturador. Com elevaes de presses ele se abre e permite um contra balanceamento de presso.

Figura 25 Esquema de um regulador de presso e smbolo

2.9.4 - Lubrificao Os sistemas pneumticos e seus componentes so constitudos de partes que possuem movimentos relativos que se sujeitam a desgastes mtuos e conseqente inutilizao. Para diminuir os efeitos desgastantes e as foras de atrito, a fim de facilitar os

movimentos, os equipamentos devem ser lubrificados sempre por meio do ar comprimido. A lubrificao consiste em misturar uma quantidade controlada de leo lubrificante ao ar comprimido, para que ele carregue as gotculas de leo em suspenso at s partes mecnicas internas e mveis dos equipamentos. O controle feito para no causar obstculos na passagem de ar, problemas nas guarnies, etc. O meio mais prtico de efetuar este tipo de lubrificao atravs do Lubrificador.

Funcionamento do lubrificador O funcionamento de um lubrificador baseia-se no princpio do Tubo de Venturi, ou seja, h uma restrio de seo em (A) que se comunica a um reservatrio de leo pressurizado por meio de um tubo (B). Quando h fluxo de ar naquela seo, a presso ali se torna menor que a do reservatrio e o leo forado a dirigir-se para aquela sada. Em contato com a corrente de ar transforma-se em gotculas e viaja naquela corrente at alcanar as partes mveis dos equipamentos.

Figura 26 Esquema de um lubrificador e smbolo

2.9.5 - Manmetro So instrumentos utilizados para indicar o ajuste de intensidade de presso. Existem dois tipos bsicos de manmetros: Tubo de Bourdon e Schraeder. Ser citado apenas o mais utilizado, que o manmetro tipo tubo de Bourdon. o tipo de elemento elstico mais utilizado em manmetros. Consta de um tubo metlico de seo transversal elptica, tendo uma de suas extremidades fechada e ligada a uma alavanca que aciona o mecanismo de indicao. A alavanca fixa ao tubo de Bourdon aciona uma outra alavanca dentada e essa, por sua vez, se move em torno

de um ponto fixo, transmitindo seu movimento ao ponteiro.

Figura 27 Esquema de um manmetro tipo Bourdon e smbolo

A presso ao entrar no tubo recurvado, tende a estic-Io e com isso o sistema de engrenagens movimenta o ponteiro, registrando a presso sobre a escala. Como fcil perceber, o movimento do tubo bastante pequeno, razo pela qual as engrenagens devem estar bem ajustadas sem jogo, nem atrito. Os metais e as ligas dos tubos de Bourdon, bem como o tratamento trmico a eles dado e as soldas efetuadas so de grande importncia. O tubo deve resistir mxima presso, mesmo por largo perodo e tambm fadiga de sucessivas solicitaes ou vibraes exteriores. Os materiais mais comuns em tubos so: Bronze fosforoso, ao liga, ao inoxidvel, etc. Por outro lado, o tubo pode ser repuxado ou bloqueado e as soldas podem ser de vrios tipos. De modo geral, os manmetros Bourdon apresentam-se com preciso de 1% da graduao mxima para qualquer ponto acima dos 5% iniciais da escala.

Obs.: Devido a elasticidade do material ser limitada, deve-se utilizar o manmetro dentro da faixa para o qual foi constitudo, afim de no deformar definitivamente o tubo de Bourdon. Por outro lado, o uso de presses muito abaixo de sua limitao provocar impreciso na indicao.

CAPTULO3 - DISTRIBUIO DO AR COMPRIMIDO


3.1 - Introduo Como nem sempre vantajoso aplicar um compressor para cada equipamento, ento faz-se o uso de uma rede de distribuio de ar que compreende as tubulaes que saem do reservatrio de ar, passam pelo secador e que unidas, guiam o ar at os pontos de utilizao.

3.2 - Formato As redes de distribuio podem adquirir formatos diferentes, de acordo com as montagens dos tubos. Os dois tipos mais utilizados industrialmente so as redes em circuito fechado e aberto, como mostra a figura abaixo.

Figura 28 redes de distribuio aberta e fechada

a) Rede de distribuio em circuito fechado o tipo de montagem que permite uma alimentao mais uniforme, auxiliando na manuteno de uma presso constante, pois o maquinrio alimentado por mais de um ponto. Isto dificulta na separao do condensado.

b) Rede de distribuio em circuito aberto o tipo de montagem em que temos um nico ponto de alimentao. Isto favorece a quedas de presso, mas pode separar melhor o condensado.

A figura abaixo mostra um esquema tpico de uma rede de ar comprimido em circuito fechado com tomadas de ar, purgadores, filtros coalescentes, separador de gua e leo, secador, reservatrio, etc.

Figura 29 Esquema de uma redes de distribuio de ar comprimido

3.2 - Tubulaes As tubulaes da rede de distribuio de ar devem ser escolhidas levando-se em conta alguns requisitos, tais como: Fcil manuseio; Fcil instalao; Resistncia oxidao; Resistncia corroso.

aconselhvel a construo da rede com tubos de ao preto, mas devido ao baixo custo e facilidade de compra, o mais utilizado o tubo de ao galvanizado.

3.2.1 - Unies entre os tubos Existem vrias maneiras de unir as tubulaes: Soldas; Roscas Flanges.

Obs.: Todas elas devendo apresentar uma vedao perfeita. Normalmente utiliza-se conexes rosqueadas para tubos com dimetro de at 3, acima desse valor usa-se unir por solda.

3.2.2 - Curvatura em tubo Para reduzir as perdas por turbulncia nas curvas, elas devem ser feitas com o maior raio de curvatura possvel.

Figura 30 raio de curvatura de um tubo

3.3 - Inclinao e tomadas de ar Devem ser sempre feitas pela parte superior da tubulao principal, para evitar os problemas de condensados j expostos. Recomenda-se ainda que no se realize a

utilizao direta do ar no ponto terminal do tubo de tomada. E no terminal deve-se colocar uma pequena vlvula de drenagem e a utilizao deve ser feito um pouco mais acima, onde o ar, antes de ir para mquina passa atravs da unidade de conservao. As tubulaes so montadas com uma pequena inclinao 0,5 a 2%, em funo do comprimento do tubo, para que haja um melhor recolhimento do condensado e tambm das impurezas.

Figura 31 inclinao da tubulao e pontos de utilizao

3.4 - Vazamentos

As quantidades de ar perdidas atravs de pequenos furos, acoplamentos com folgas, vedaes defeituosas, etc., quando somadas, alcanam elevados valores. A Importncia econmica dessa contnua perda de ar torna-se mais evidente quando comparada com o consumo de um equipamento e a potncia necessria para realizar a compresso. Dessa forma, um vazamento na rede representa um consumo consideravelmente maior de energia, que pode ser verificado na tabela a seguir.

Escape do Ar em Dimetro do Furo 588,36 kPa Tamanho Real mm 1 3 5 pol 3/64 1/8 3/16 m3/s 0,001 0,01 0,027 85 psi

Potncia Necessria para Compresso Cv 0,4 4,2 11,2 kW 0,3 3,1 8,3

c.f.m 2 21 57

10

3/18

0,105

220

44

33

Tabela 01 relao entre vazamento e consumo de energia

impossvel eliminar por completo todos os vazamentos, porm estes devem ser reduzidos ao mximo com uma manuteno preventiva do sistema, de 3 a 5 vezes por ano, sendo verificados, por exemplo: substituio de juntas de vedao defeituosa, engates, mangueiras, tubos, vlvulas, apertos das conexes, refazendo vedaes nas unies roscadas, eliminando ramais de distribuio fora de uso e outras que podem aparecer dependendo da rede construda.

CAPTULO 04 - ELEMENTOS PNEUMTICOS DE TRABALHO


4.1 - INTRODUO Os atuadores pneumticos so componentes que transformam a energia do ar comprimido em energia mecnica, isto , so elementos que realizam trabalho. Eles podem ser retilneos ou rotativos.

4.2 - CILINDROS Os atuadores retilneos so os chamados cilindros pneumticos, cuja funo converter a energia do ar comprimido em movimento linear, e podem ser classificados em cilindros de simples ao e cilindros de dupla ao.

A) Cilindros de simples ao So aqueles atuadores que realizam trabalho em um nico sentido e o seu retrocesso feito por uma mola ou por uma fora externa qualquer. Devido sua prpria construo, so utilizados onde o curso de trabalho pequeno ( 100 mm), para fixar, marcar, expulsar peas etc.

Figura 32 Esquema de um cilindro de simples ao e smbolo

A tabela abaixo mostra alguns smbolos de cilindros de simples ao. Tipo de cilindros retorno por mola avano por mola e retorno comprimido por ar Smbolo Tipo de cilindros retorno no especificado retorno por gravidade Smbolo

b) Cilindros dupla ao o tipo mais comum dos cilindros utilizados. So chamados de dupla ao porque o ar comprimido utilizado para executar trabalho em ambos os sentidos de movimento, tanto no avano como no retorno. Na pneumtica, a conexo que fica atrs do pisto definida pela letra A ou pelo nmero 4, e a conexo do lado haste definida pela letra B ou pelo nmero 2. As normas de nomenclatura de conexes sero vistas no captulo sobre vlvulas direcionais.

Figura 33 cilindro de dupla ao e smbolo

A tabela abaixo mostra alguns cilindros com amortecimento Tipo de Amortecimento dianteiro fixo traseiro fixo duplo amortecimento fixo Smbolo Tipo de Amortecimento dianteiro varivel traseiro varivel duplo amortecimento varivel Smbolo

c) Cilindro de dupla haste ou haste passante Este tipo de cilindro utilizado quando se deseja igualdade de foras que sua caracterstica principal ou quando as condies de utilizao exigir tal tipo de construo.

d) Cilindro de mltiplas posies Este tipo de cilindro formado de dois ou mais cilindros de dupla ao. Estes elementos esto unidos uns aos outros. Os cilindros movimentam-se, conforme os lados dos mbolos que esto sobre presso, individualmente.

Figura 34 Cilindro de mltiplas posies

Com dois cilindros de cursos diferentes obtm-se quatro posies.

e) Componentes de um cilindro 1- Cabeotes 2- mbolo 3- Haste 4- Camisa 5- Tirantes 6- Guarnies

f) Velocidade de um cilindro De acordo com o tipo de servio que o atuador vai executar, pode ser necessrio controlar sua velocidade. O ar possui as propriedades de elasticidade e compressibilidade que tornam praticamente impossvel um controle preciso da velocidade do cilindro. Este Controle de velocidade pode ser feito pela entrada de ar, como mostra a figura 21 (a). Neste caso o ar do interior no outro lado do atuador expulso para a atmosfera. Este mtodo no muito eficaz, pois permite um movimento irregular do pisto.

(a)

(b)

Figura 35 Formas de controle de velocidade

Quando se deseja um melhor grau de preciso, faz-se o controle pela sada do ar, como mostra a figura 32b), pois permite um movimento bem mais uniforme do pisto, porque cria uma contrapresso constante ao movimento de trabalho do atuador.

4.3 - Atuadores rotativos So tambm chamados motores pneumticos, pois transformam energia do fluxo de ar comprimido em rotao e torque. Os motores so opostos aos compressores; eles no fazem compresso do ar, mas transformam a energia do ar comprimido em energia mecnica para efetuar acionamentos.

a) Motor pneumtico de engrenagem constituda de duas engrenagens, uma apoiada nos mancais internos da carcaa e a outra ligada ao eixo motor. Adquirem movimento com a atuao do ar sobre os flancos dos dentes, forando a rotao das engrenagens, que podem ser de dentes retos ou helicoidais. As engrenagens helicoidais so mais silenciosas.

Figura 36 motor de engrenagens

b) Motor de palhetas So constitudos de um rotor, palhetas e eixo de transmisso. O rotor posicionado excentricamente carcaa e possui ranhuras onde se alojam s palhetas. O ar comprimido, ao entrar na carcaa, vai de encontro s palhetas, produzindo o giro do motor. A fora centrfuga mantm as palhetas de encontro s paredes internas do motor.

Figura 37 esquema de um motor de palhetas

CAPTULO 05 - VLVULAS PNEUMTICAS


Esto divididas em vlvulas direcionais, vlvulas de controle de fluxo, vlvulas lgicas, etc. 5.1 VLVULAS DE CONTROLE DIRECIONAL Sua funo direcionar o fluxo de ar para que os atuadores possam realizar um determinado trabalho. So representadas nos esquemas pneumticos por smbolos. Estes smbolos devem informar a quantidade de posies, o nmero de conexes e as formas de acionamentos que a vlvula possui.

5.1.1 - Nmero de Posies As vlvulas direcionais podem ter duas ou trs posies, que so representadas pela quantidade de quadrados, como mostra a figura abaixo:

Figura38 Quantidade de posies em uma vlvula direcional

5.1.2 - Nmero de conexes Uma vlvula pneumtica possui as conexes de presso, avano, retorno e escape. Elas podem variar de 2 a 5 conexes. Elas so representadas no interior dos quadrados e podem ser conexes de fluxo, quando so representadas por setas, como mostra a figura abaixo:

Figura 39 Conexes de fluxo

As conexes bloqueadas so representadas por traos transversais.

(a)

(b)

(c)

(d)

Figura 40 Conexes bloqueadas

A unio de vias representada por um ponto, como mostra figura 40 (d). Para melhor entendimento, considere como exemplo a vlvula da figura abaixo.

Figura 41 representao fsica de uma vlvula direcional

A vlvula da figura acima possui duas possibilidades de funcionamento. Em uma posio, est fechada, impedindo a passagem do ar. Na outra, est aberta, permitindo o fluxo de ar. Simbolicamente, esta mesma vlvula pode ser representada da seguinte maneira:

Figura 42 Smbolo de uma vlvula direcional de 2 posies e 2 conexes

O primeiro quadrado (esquerdo) representa a posio da vlvula acionada , que, no exemplo, aberta, e o segundo quadrado representa a posio de bloqueio da vlvula. As vias de escape so representadas por letras, nmeros ou por tringulos na parte inferior do quadrado, como mostra a figura abaixo.

Figura 43 Smbolos de escape

Na hidrulica, o leo que sai do cilindro ou motor, retorna para a vlvula direcional e dela vai para tanque. Na pneumtica, o ar que sai do cilindro ou motor, retorna para a vlvula direcional e dela lanado na atmosfera. Numa condio de avano da haste do cilindro de dupla ao, a conexo P comunica-se com A, enquanto a conexo B comunica-se com o escape S. A alimentao ou fonte de ar representada pelos smbolos abaixo:

Figura 44 Smbolo de alimentao de presso

A nomenclatura das conexes varia de acordo com a norma em uso, conforme mostra tabela abaixo:

Conexo Presso Utilizao Escape Pilotagem

Norma DIN 24300 P A R X B S Y C T Z 2 3

Norma ISO 1219 1 4 5 12 6 7 14

10

As figuras abaixo mostram alguns exemplos de nomenclaturas de vlvulas direcionais segundo ambas as normas.

Figura 45 exemplos de nomenclaturas de vlvulas direcionais

Nos exemplos acima, as vlvulas so acionadas pneumaticamente, conforme mostram as conexes de pilotagem.

Em ltimo caso, as vlvulas direcionais podem ser representadas simbolicamente, sem nenhuma letra ou nmero. Neste caso, preciso que se lembre a ordem em que as conexes aparecem, como nos smbolos acima. 5.1.3 - Tipos de acionamentos de vlvulas direcionais

As vlvulas, para mudarem suas posies de direcionamento de fluxo, necessitam que algo Ihes fornea uma fora capaz de deslocar seus componentes internos. Existem, para isso, os acionadores que se dividem em vrios grupos e tm os seus smbolos desenhados horizontalmente ao lado dos quadrados. Quanto forma de acionamento, ela pode ser manual, mecnico, pneumtico, eltrico, ou combinado, como mostra a figura abaixo.

Por boto Acionamento manual Por alavanca Por pedal

acionamento mecnico Por piloto hidrulico Por piloto pneumtico

Por solenide Figura 46 Tipos de acionamento de vlvulas direcionais

5.1.4 - Acionamento por fora muscular (manual): As vlvulas que possuem este tipo de acionamento so conhecidas como vlvulas de painel. Iniciam um circuito, findam uma cadeia de operaes e/ou proporcionam condies de segurana e emergncia.

Figura 47 Exemplos de acionamentos manuais

A mudana de posio da vlvula feita por comando de um operador.

5.1.5 - Acionamento mecnico: O comando da vlvula conseguido atravs de um contato mecnico sobre o acionamento, colocado estrategicamente ao longo de um movimento qualquer, para permitir o desenrolar de seqncias operacionais. Comumente, as vlvulas equipadas com este tipo de acionamento recebem o nome de vlvulas fim de curso.

Figura 48 exemplos de acionamentos mecnicos

Outra forma de acionamento mecnico feita por meio de mola.

Figura 49 exemplo de acionamentos por mola

5.1.6 Acionamento pneumtico: As vlvulas equipadas com este tipo de acionamento so comutadas pela ao do ar comprimido, proveniente de um sinal preparado pelo circuito e emitidos por outras vlvulas.

Destacam-se nos acionamentos pneumticos:

direto por acrscimo de presso: Figura 51 (a) direto por decrscimo de presso: Figura 51 (b) indireto por acrscimo de presso: Figura 51 (c) indireto por decrscimo de presso: Figura 51 (d)

(a)

(b)

(c)

(d)

Figura 51 formas de acionamentos pneumticos

5.1.7 - Acionamentos combinados: Por Solenide e Piloto Positivo - figura 51 (a) - o piloto da vlvula direcional interno. Quando o solenide energizado, o piloto causa o acionamento por pressurizao (a vlvula direcional que efetua a pilotagem acionada por solenide: servocomando).

(a)

(b)

(c)

(d)

(e)

(f)

(g)

Figura 52 formas de acionamentos combinados

Por Solenide e Piloto Negativo: Figura 52 (b) Por Boto e Piloto Positivo: Figura 52 (c) Por Solenide e Piloto Positivo - Figura 52 (d) - o piloto da vlvula acionado pelo solenide, causando pressurizao interna. Com a falta de energia eltrica, o acionamento pode ser efetuado pelo boto.

Por Solenide e Piloto Negativo: Figura 52 (e) Por Solenide e Piloto ou Boto: Figura 52 (f) Por Solenide ou Piloto Positivo: Figura 52 (g) - A vlvula pode ser acionada, independentemente, por qualquer um dos acionamentos.

O piloto dito positivo quando a sua pressurizao faz deslocar um pisto que acionar os mecanismos internos vlvula alterando sua condio inicial. A figura 53 mostra um exemplo de piloto positivo.

Figura 53 piloto positivo

A figura 54 abaixo, mostra um exemplo de uma vlvula de acionamento combinado, mecnico e pneumtico, com piloto positivo.

Figura 54 acionamento combinado (mecnico e pneumtico)

O piloto dito negativo quando os pistes que acionam a vlvulas so, naturalmente, pressurizados com o ar comprimido proveniente da alimentao. Um equilbrio de foras estabelecido na vlvula; ao se processar a despressurizao de um dos pistes, ocorre a inverso da vlvula.

Figura 55 vvula com duplo piloto positivo

A vlvula da figura 55 no tem a necessidade de manter o piloto pressurizado o tempo todo. Basta que a vlvula mude a posio de seus elementos internos, para iniciar um novo movimento da haste, e o piloto poder ser despressurizado, pois o carretel (elemento interno da vlvula) s se deslocar novamente quando o outro piloto for ativado, invertendo novamente o fluxo de ar. Vlvulas que no tm retorno por mola, guardam memria de sua posio, depois de cedido o sinal de comando.

5.1.8 - Acionamento eltrico ou por solenide A operao efetuada por meio de sinais eltricos, provenientes de chaves fim-decurso, pressostatos, temporizadores, etc. So de grande utilizao onde a rapidez dos sinais de comando fator importante; quando os circuitos so complicados e quando as distncias entre o local emissor e o receptor so longas.

Figura 56 exemplos de acionamentos por solenide e retorno mola e duplo solenide

Maiores detalhes sobre os aspectos construtivos de vlvulas direcionais, como tipo de assento, vedao, etc, podem ser encontradas em catlogos de fabricantes.

CAPTULO 06 CIRCUITOS PNEUMTICOS


Com as vlvulas estudadas no captulo anterior pode-se montar alguns circuitos. Exemplo 01: acionamento indireto de um cilindro de dupla ao.

Figura 57 cilindro de dupla ao

Figura 58 soluo do exemplo 1

Exemplo 02: comando bimanual para acionamento de cilindro de dupla ao. Considerando o mesmo cilindro da figura 57, deseja-se, neste caso, que tanto o avano quanto o retorno sejam feitos manualmente, usando duas vlvulas de acionamento por boto. O circuito da figura 59 mostra a soluo deste problema.

Figura 59 Soluo do exemplo 2

Para que se possa interpretar alguns circuitos faz-se necessrio acrescentar mais algumas vlvulas de controle de uso da pneumtica. 6.1 - Vlvula alternadora Elemento "OU" Dotada de trs orifcios no corpo: duas entradas de presso e um ponto de utilizao. Enviando-se um sinal por uma das entradas, a entrada oposta automaticamente vedada e o sinal emitido flui at a sada de utilizao. O ar que foi utilizado retorna pelo mesmo caminho. Uma vez cortado o fornecimento, o elemento seletor interno permanece na posio, em funo do ltimo sinal emitido. Havendo coincidncia de sinais em ambas as entradas, prevalecer o sinal que primeiro atingir a vlvula, no caso de presses iguais. Com presses diferentes, a maior presso dentro de uma certa relao passar ao ponto de utilizao, impondo bloqueio na presso de menor intensidade. Muito utilizada quando h necessidade de enviar sinais a um ponto comum, proveniente de locais diferentes no circuito.

Smbolo
Figura 60 Esquema de uma vlvula alternadora (OU) e seu smbolo

Exemplo 03: suponha que se queira enviar um comando de avano, para o pisto do cilindro da figura 57, usando um acionamento manual tanto por boto quanto por pedal. Deseja-se ainda que o retorno seja automtico, atravs de um fim de curso acionado mecanicamente por rolete.

Figura 61 Soluo do exemplo 3

6.2 - Vlvula de simultaneidade - elemento "E Assim como na vlvula de isolamento, tambm possui trs orifcios no corpo. A diferena se d em funo de que o ponto de utilizao ser atingido pelo ar, quando duas presses, simultaneamente ou no, chegarem s entradas. A que primeiro chegar, ou ainda a de maior presso, se autobloquear, dando passagem para o outro sinal. So utilizadas em funes lgicas E, bimanuais simples ou garantias de que um determinado sinal s ocorra aps, necessariamente, dois pontos estarem pressurizados.

Figura 62 vlvula de simultaneidade ou vlvula E

Smbolo
Figura 62 esquema de uma vlvula de simultaneidade (E) e seu smbolo

Exemplo 04: suponha que se queira, por questo de segurana, que o comando de avano do cilindro da figura 57 seja realizado utilizando-se ambas as mos. Ou seja, sero necessrio dois botes acionados simultaneamente para promover o avano da haste do cilindro 1A. Seu retorno ser automtico, como no exemplo anterior.

Figura 62 Soluo do exemplo 4

6.3 - Vlvula de bloqueio So vlvulas que impedem a passagem do ar em um sentido e permitem seu fluxo livre em sentido contrrio.

Figura 63 vlvula de reteno ou bloqueio

6. 4 - Vlvula de escape rpido utilizada quando se deseja uma sada livre e rpida do ar de dentro do cilindro, tornado o movimento do pisto mais rpido. Embora na pneumtica os movimentos sejam rpidos, eles sero ainda mais, quando se instalam escapes rpidos nas

conexes A e B do cilindro. Isto possvel, porque o ar no precisar percorrer o caminho do cilindro at a vlvula direcional para ser lanado atmosfera. A figura 64 mostra detalhes de funcionamento do escape rpido.

Figura 64 detalhes de funcionamento do escape rpido, foto e smbolo

Quando o ar entra em (1) ele segue o caminho 1 - 2, executando o trabalho. Quando h inverso da vlvula direcional cessando a presso em (1) o ar que retorna de (2), desloca o elemento de acionamento interno bloqueando (1) e abrindo 3, por onde o ar passa livre, praticamente sem resistncia. 6.5 - Vlvulas controladoras de fluxo

Serve para controlar (regular) a quantidade de ar que deve chegar para a utilizao em algum equipamento pneumtico, como por exemplo, regular o fluxo de ar que controla a velocidade de deslocamento da haste de um cilindro. A vlvula que possui reteno incorporada, na forma de by-pass, bloqueia o fluxo no sentido em que se deseja fazer o controle, passando apenas a quantidade de ar que foi determinada pela regulagem do parafuso regulador. Em sentido contrrio, o ar passa livre atravs de uma vlvula de reteno atravs do desvio (by pass). No caso da figura 65, uma membrana faz a funo de uma vlvula de reteno. Em um sentido ela se flexiona, permitindo o livre fluxo do ar comprimido, enquanto que no sentido contrrio, o ar a prende contra um assento, bloqueando sua passagem, conforme figura 65 (a). vantajosa e mais correta a montagem desses elementos o mais prximo possvel do componente a ser controlado.

(a)

(b) Figura 65 vlvula controladora de fluxo

Exemplo 05: para o circuito anterior deseja-se que o avano seja mais rpido que o normal e o retorno mais lento.

Figura 66 Soluo do exemplo 5

CAPTULO 07 MTODOS DE CONSTRUO DE CIRCUITOS


7.1 INTRODUO Os diagramas de funcionamento so utilizados para representar as sequncias funcionais, de comandos mecnicos, pneumticos, hidrulicos, eltropneumticos, eletrohidrulicos, eletrnicos, etc. O diagrama de funcionamento, , em muitos caso, a base para elaborao dos esqu3emas de funcionamento, conforme a Norma DIN 40719. 7.2 DIAGRAMA DE MOVIMENTOS A primeira etapa da construo de circuitos pneumticos consiste na determinao da sequncia de movimentos dos atuadores e da sequncia dos comandos de sinais. Tomando-se como exemplo a figura 01 abaixo:

Figura 67: transporte de pacotes

Neste exemplo, os pacotes que chegam por uma esteira transportadora de rolos so levantados e empurrados pelas hastes de dois cilindros pneumticos para outra esteira transportadora. Pode-se impor como condio do projeto: a haste do segundo cilindro s dever retornar aps a haste do primeiro ter retornado. H diversas formas de se descrever uma sequncia de movimentos: a) Sequncia cronolgica 1 - a haste do cilindro A avana e eleva a carga; 2 - a haste do cilindro B empurra a carga para a segunda esteira; 3 - a haste do cilindro A retorna a sua posio inicial;

4 - a haste do cilindro B retorna a sua posio inicial; b) Tabela A tabela uma forma tabulada de representao da sequncia cronologia, em que as informaes so dispostas em linhas e colunas, como na tabela 01 abaixo:
Movimento 1 2 3 4 Cilindro A Avana Parado Retorna Parado Cilindro B Parado Avana Parado Retorna

Tabela 02: descrio da sequncia de movimento dos atuadores

c) Indicao Vetorial O avano indicado por e o retorno indicado por . Neste caso, a sequncia vetorial ser descrita como mostrada abaixo: Cilindro A Cilindro B Cilindro A Cilindro B d) Diagramas de Movimentos So descritos atravs de duas coordenadas, e podem ser do tipo trajeto-passo, trajeto-tempo e diagrama de comandos. As retas inclinadas indicam movimento do atuador, enquanto as horizontais indicam atuador parado. Na forma de diagrama trajeto-passo, a sequncia fica assim representada

Figura 68: Diagrama trajeto-passo

Na forma de diagrama trajeto-tempo, a sequncia parecida com a anterior, entretanto, o eixo das abscissas representam o tempo gasto em cada movimento dos atuadores. Deste modo, o diagrama trajeto-tempo, para o caso anterior, pode ser assim representado:

Figura 69: Diagrama trajeto-tempo

e) Diagrama de comandos

Figura 70: circuito que descreve a sequncia A+B+A-B-

O diagrama de comandos lembra o diagrama de trajeto-passo, entretanto, ele referencia-se aos estados das vlvulas de introduo de sinais e de processamento de sinais (comando), sem considerar tempo de comutao, para cada movimento do atuador. Por outro lado, as retas indicam o estado do elemento de comando, ou seja: reta horizontal na posio inferior indica vlvula fechada, enquanto que uma reta

horizontal na posio superior indica vlvula aberta. O diagrama de comandos, em conjunto com o diagrama trajeto-passo ser representado como na figura 71 abaixo:

Figura 71: Diagrama de comandos

7.3 MTODO INTUITIVO OU MTODO DO MOVIMENTO um mtodo experimental ou intuitivo e aplica-se bem para circuitos que no contenham muitos movimentos e, principalmente, quando no h contrapresso de sinais. Ou seja, o cilindro 1 do circuito da figura 70. acionado pelos elementos de introduo de sinais 1.2 e 1.3, entretanto, desde que 1.2 no seja mantido pressionado, no haver concomitncia de sinais sobre a vlvula 1.1.

Exerccios
Exerccio 01 Monte um circuito pneumtico com acionamento de partida manual e retorno automtico por fim-de-curso.

Exerccio 02 Monte um circuito pneumtico com acionamento de partida manual (com trava) e que realize infinitos ciclos. A interrupo dos ciclos manter a haste retornada.

Exerccio 03 Monte um circuito pneumtico com acionamento de partida manual (com trava) e que realize infinitos ciclos. A interrupo dos movimentos no completa o ciclo (se a haste estiver avanando, termina o avano, caso contrrio, se ela estiver retornando, termina o retorno).

Exerccio 04 Monte um circuito pneumtico com acionamento de partida manual (com trava) e que tenha a opo de realizar um ciclo ou infinitos ciclos. A interrupo dos movimentos no completa o ciclo (se a haste estiver avanando, termina o avano, caso contrrio, se ela estiver retornando, termina o retorno).

7.4 - MTODO CASCATA um dos mtodos que se prope a resolver o problema de conflito de sinal, como citado anteriormente no mtodo intuitivo. Embora o primeiro mtodo consiga resolver problemas simples de conflito de sinal, mas para casos mais complexos ele se torna ineficiente. Um caso tipico de conflito de sinal, seria tentar montar a sequncia proposta pelo diagrama trajeto-passo da figura abaixo:
1 2 3 4 5=1

Cilindro A Cilindro B

1 0 1 0

Figura 72: Diagrama trajeto-passo da sequncia A+B+B-A-

Uma tentativa de resolver esta sequncia, no mtodo intuitivo, geraria um circuito com conflito de sinal, como mostrado na figura 73 abaixo.

Figura 73 conflito de sinal entre o boto start e 1S2 e entre 2S1 e 2S2

O Mtodo Cascata baseia-se na criao de linhas de presso para eliminar os conflitos de sinal. Ou seja, ao se encontrar o conflito, tira-se a presso daquela linha e pressuriza-se a prxima linha, para ento executar o prximo passo da sequncia proposta na montagem do circuito. Para entender o mtodo, importante a definio de alguns conceitos: Vlvula memria: so as vlvulas que ficam abaixo das linhas de presso; so responsveis pela mudana de presso de uma linha para outra. Recebem este nome porque guardam memria de sua posio, uma vez cedido o sinal que lhe foi enviado para mudar sua condio anterior. So vlvulas que no possuem retorno por mola. Conflito de sinal: ocorre quando um atuador provoca nele mesmo o prximo movimento. Caracteriza-se pela repetio de uma letra (que designa o nome do atuador) com sinal diferente do anterior. A figura 74 abaixo mostra um exemplo de conflito de sinal:

A+B+/B-AFigura 74 conflito de sinal na sequncia A+B+B-A-

Para montar um circuito, importante seguir os passos abaixo 01- separar os conflitos de sinal. Veja os exemplos abaixo: cada barra separa os conflitos da sequncias. Exemplo: a) A+B+/B-A-: 1 conflito de sinal b) A+B+/B-A-/A+/A-: 3 conflitos de sinal

Esta separao cria subsequncias da sequncia global. Cada linha de presso ficar responsvel por executar cada subsequncia. Ou seja, no primeiro exemplo, a linha de presso 1 executar A+B+, enquanto a linha de presso 2 executar B-A-. 02 contar a quantidade de linhas de presso. Ou seja, a quantidade de linhas de presso igual ao nmero de conflitos. 03 Definir a quantidade de vlvulas de memria. Ou seja, o nmero de vlvulas de memria igual a quantidade de linhas de presso menos 1. Assim, para os exemplos acima tem-se: a) A+B+/B-A-: 1 conflito de sinal 2 linhas de presso 1 vvlula memria

b) A+B+/B-A-/A+/A-: 3 conflitos de sinal 4 linhas de presso 3 vlvulas memria 04 Desenhar as linhas de presso e dispor as vlvulas de memria, conforme a figura abaixo:
P1 P2 P1 P2 P3
VM1

P1 P2 P3 P4
VM1

VM1

VM2

VM2

VM3

Figura 75 montagem de vlvulas memria para at 4 linhas de presso

Note que VM1 responsvel pela mudana de presso da linha 1 para a linha 2. Quando VM2 acionada, ela tira a presso da linha 2 e pressuriza a linha 3. Quando VM3 acionada, ela tira a presso da linha 3 e pressuriza a linha 4. Ou seja, a mudana de presso nas linhas acontece como um efeito cascata (de modo ordenado), da a razo do nome do mtodo em questo. Foram utilizadas vlvulas de 4 vias como vlvula memria, por uma questo didtica, porque as vlvulas de 5 vias so mais utilizadas, atualmente. Para efeito de entendimento, uma coisa no compromete a outra. 05 A mudana de presso de uma linha para outra ser feita por vlvulas direcionais (3/2 vias) acionadas pneumaticamente, com retorno por mola. So tambm denominadas de vlvulas de sinais. Dispor estas vlvulas logo abaixo das linhas de presso para facilitar as ligaes das linhas de presso para elas e delas para as vlvulas de memria.

Figura 76 Circuito A+B+B-A-

Uma outra montagem para o caso de 4 linhas de presso est mostrada figura 77 abaixo, em que as vlvulas de memria esto com as posies invertidas. Esta montagem interessante porque evita a sobreposia de linhas, facilitando o entendimento.
P1 P2 P3 P4
VM1

VM2

VM3

Figura 77 4 linhas de presso

Exerccio 01 monte a sequncia A+B+B-A -A+A-.

Figura 78 Exerccio 1

CAPTULO 08 - NOES DE ELETROPNEUMTICA


8.1 - DISPOSITIVOS DE COMANDO So elementos de comutao destinados ou no passagem da corrente eltrica entre um ou mais pontos de um circuito.
Chave impulso Desacionado Acionado

a) Chave sem Reteno ou Impulso um dispositivo que s permanece acionado enquanto houver uma fora incidindo sobre ele. Cessada a fora, o dispositivo retoma sua condio normal, que pode ser:
Chaves do Tipo Impulso. NF NA

Normalmente Aberto (NA) e Normalmente Fechado (NF)

Figura 79- chave sem reteno

Exemplo 01 Montar um circuito eletropneumtico, utilizando uma vlvula direcional 5/2 vias sem retorno por mola, de tal modo que ao se pressionar um boto sem trava o cilindro avana, e ao se pressionar outro semelhante, ele retorna.

b) Chave com Reteno ou Trava um dispositivo que uma vez acionado mantm essa condio at que seja feita uma nova ao sobre ele.
NA NF Chaves do Tipo Trava

Figura 80- chave com reteno

c) Chave de Contatos Mltiplos com ou sem Reteno Existem chaves com ou sem reteno de contatos mltiplos NA e NF. A figura ao lado mostra os dois modelos.
Chave Impulso Chave Trava 2NA +2NF 2NA + 1NF Contatos mltiplos

d) Chave Seletora um dispositivo que s permanece acionado enquanto houver uma fora incidindo sobre ele. Cessada a fora, o dispositivo retorna sua condio normal, que pode ser NA ou NF
C

NF NA

Chave impulso Chave trava 3 posies 2 posies Chaves seletoras

e) Rel um dispositivo do tipo impulso acionado por campo magntico. Esse dispositivo formado basicamente por uma bobina e por seus conjuntos de contatos. Ao ser energizada, a bobina K, ser feita a conexo do terminal C com os contatos NA. Enquanto a bobina permanecer energizada (efeito memria), os contatos permanecero nessa posio.
Rel

Figura 81- rel auxiliar

f) Contator Assim como o rel, o contator uma chave de comutao eletromagntica. O contator empregado, geralmente, para acionar mquinas e equipamentos eltricos de grande potncia, enquanto o rel usado em cargas de pequena potncia. Alm dos contatos principais, o contator possui ainda contatos auxiliares NA e NF de pequena capacidade de corrente que so utilizados para realizar o prprio comando do contator (auto-reteno), sinalizao e acionamento de outros dispositivos eltricos. g) Limitador de Curso (Micro-Switch) um dispositivo do tipo chave impulso, tambm denominado de "micro-switch", que quando
Micro Switch NA NF NF NA Limitadores de curso Desacionado Acionado Contator

acionado pode agir da mesma forma que um pressostato (liga, desliga ou liga-desliga). comumente utilizado como fim de curso dos atuadores lineares, servindo para comutar os solenides das vlvulas eletrohidrulicas.

Figura 82- micro switch

h) Rel de tempo com retardo na ligao Comuta os contados para a posio (C NA) aps um determinado tempo. A temporizao tem incio quando a alimentao do rel energizada.

Ao ligar a chave S, iniciada a contagem de tempo conforme foi ajustado no rel. Transcorrido o tempo ajustado, o rel comutar os contatos, ascendendo a lmpada.

i) Rel de tempo com retardo no desligamento Comuta os contados para a posio (C NA) aps um determinado tempo. A temporizao tem incio quando a alimentao do rel cessada. Ao ligar a chave S, a lmpada ligada. Ao desligar a chave S, inicia-se a contagem do tempo ajustado no rel. Cessado o tempo, o contato retorna posio (C NF). j) Contador de impulsos eltricos Dispositivo utilizado para realizar (disparar) um evento a partir de uma contagem progressiva de impulsos eltricos provenientes de sensores, chaves de impulso, etc. A comutao ocorre quando a contagem de impulso eltrico iguala-se ao valor previamente programado no contador. O reset do contador (zeragem da contagem) pode ser feito eletricamente, por meio de um impulso eltrico, ou pela ao manual.
Rels (smbolos eltricos)

A1 A2
Retardo na ativao

A1 A2
Retardo na desativao

A1 A2

R1 R2
Retardo na ativao Retardo na desativao

Contador

8.2 - DISPOSITIVOS DE PROTEO a) Fusvel um dispositivo que proporciona proteo contra correntes de curto-circuito. Deve ser dimensionado para uma corrente de 20% acima da corrente nominal.
Fusvel

b) Disjuntor Termomagntico um dispositivo que possui a funo de elemento de proteo e, eventualmente, de chave. Seu funcionamento (desarme) baseia-se no princpio do par bimetlico. Sobrecargas ou curtos-circuitos geram calor que deformam o par bimetlico, causando o desarme do disjuntor, devendo ento ser rearmado manualmente. So dimensionados da mesma forma que os rels. c) Rel de Sobrecarga ou Trmico um dispositivo que proporciona proteo contra correntes de sobrecarga. tambm baseado no princpio do par bimetlico. Possui: Um contato auxiliar (NA+NF) de comando da bobina do contato; Um boto de regulagem da corrente de desarme; Um boto de rearme de ao manual; Trs bimetais. 8.3 DISPOSITIVOS DE REGULAGEM So dispositivos eltricos, destinados a regular o valor de variveis de processo, tais como: velocidade, tempo, temperatura, presso, etc.

a) Potencimetro Dispositivo destinado a regular correntes de baixa intensidade nos circuitos eltricos e eletrnicos. Apresenta trs terminais acessveis e podem ser do tipo linear, ou logartmico.
Potencimetro

b) Reostato Possui a mesma finalidade que o potencimetro, porm destinado a regular correntes de alta intensidade.
Reostato

Transformador Dispositivo que permite elevar ou reduzir a tenso alternada de acordo com a necessidade de utilizao dela.
Transformador

8.4 DISPOSITIVOS DE SINALIZAO

a) Indicador acstico Seu propsito emitir sinais sonoros, tais como: alarmes de emergncia por superaquecimento, fogo, quebra de mquina,
Indicador acstico

trmino de processo, indicativo de cuidado por no fechamento de blindagem de proteo, etc. Pode ser do tipo buzina, sirene ou apito. Utilizado tambm onde a sinalizao visual difcil.

b) Indicador Visual Cumpre a mesma funo dos indicadores acsticos, informando por meio de cores diferenciadas o status do sistema. As cores convencionadas internacionalmente so: Verde (G) - Desligado Amarelo (Y) - Falha Vermelho (R) - Ligado
Desligado Falha Ligado Indicador acstico

8.5 - SENSORES ELTRICOS So dispositivos eletrnicos ou eletromecnicos destinados a monitorar variveis de processo, fornecendo informaes por meio de impulsos eltricos ou variao de intensidade de um sinal.

a) Sensor de Proximidade So sensores capazes de detectar a proximidade de um fluido, elemento de mquina, etc. Tm como estgio de sada um transmissor do tipo NPN ou PNP, tendo ainda as seguintes configuraes eltricas possveis: Funo NA (trs terminais); Funo NF (trs terminais). Classificam-se ainda em: Sensores indutivos: detectam a aproximao de materiais metlicos. Sensores capacitivos: detectam a aproximao de materiais orgnicos.

Figura 83- sensores capacitivos e indutivos

8.6 - SENSORES PTICOS So tambm conhecidos como fotoeltricos e baseiam-se na emisso e recepo de luz infravermelha. Podem ser do tipo: reflexo ou interrupo

Sensores de Reflexo Detecta a posio pela luz que retorna a um fotossensor (fotodiodo ou fototransistor, LDR) emitida por um LED ou lmpada e refletida pela pea.
Objeto

Reflexo

Figura 84 - Representao esquemtica de um sensor por reflexo

Sensor de interrupo Neste sensor a luz emitida captada por um fotossensor alinhado, que percebe a presena de pea quando ela intercepta o feixe.
Objeto Emissor Receptor

Figura 85 - Representao esquemtica de um sensor por interrupo

8.7 - SENSORES DE PRESSO OU PRESSOSTATO um dispositivo eletromecnico que converte uma ao mecnica (gerada pela presso do fluido, ao alcanar uma presso pr-programada), em uma ao eltrica, como estabelecer ou cortar uma conexo.

8.8 - SENSORES DE TEMPERATURA OU TERMOSTATO um dispositivo eletromecnico dotado de um potencimetro para a regulagem da temperatura de disparo. Quando a temperatura do meio elevar-se acima da temperatura regulada no potencimetro, haver a comutao deste, permanecendo at que novamente a temperatura do meio retome sua condio de equilbrio. Diferente dos limitadores de cursos que funcionam como uma chave NA e/ou NF, os sensores eltricos e pticos possuem trs terminais: uma fase, um neutro, e um sinal de sada, como mostram as figuras abaixo:
P NF NA

T NF NA

Pressostato

Termostato

Capacitivo

Indutivo

Figura 86- simbologia de sensores

8.9 - SELO um chaveamento que se faz para garantir que, uma vez pressionado um boto sem trava, a haste do cilindro continua a avanar ou retornar, como mostra a figura abaixo:
Selo

Start

K1

K1
1Y1

K1

Figura 87 - Representao esquemtica de um selo eltrico

Isto necessrio quando as vlvulas eletropneumticas no possuem memria de posio, ou seja, tm retorno por mola (principalmente as 4/3 vias). Quando as vlvulas no possuem retorno por mola, uma vez pressionado o boto que atua determinado solenide, a vlvula mantm sua posio, mesmo que se retire o dedo do boto. um contato do prprio rel que configura o selo, conforme esquema mostrado anteriormente. Outra aplicao do selo para o caso da falta de energia. Ou seja, se faltar energia, o circuito desligado. Mas se a energia voltar, o circuito continua desligado.

8.10 - ALIMENTAO DO CIRCUITO Os circuitos eletropneumticos so alimentados por Corrente Contnua, a uma tenso de 12 ou 24 Volts. A corrente contnua d mais estabilidade ao circuito porque gera menos rudo que a alternada. Estes rudos podem influenciar o funcionamento dos solenides podendo tornar o circuito instvel, em termos de operao e perigoso, em termos de manuteno.

Exerccios Para cada exerccio abaixo, montar o circuito pneumtico ao lado do circuito eltrico.

Exerccio 02) Montar um circuito eletropneumtico, utilizando uma vlvula direcional 5/2 vias com retorno por mola, de tal modo que ao se pressionar o boto start sem trava, o cilindro avana. Quando chegar ao fim do curso, o cilindro retorne automaticamente.

Exerccio 03) Montar um circuito eletropneumtico, utilizando uma vlvula direcional 5/2 vias com retorno por mola, de tal modo que ao se pressionar um boto sem trava a haste avana, e ao chegar ao fim do curso, ela retorne automaticamente, aps 5 segundos. Adicionar um boto de emergncia, que pra a haste em qualquer posio.

Exerccio 04) Montar um circuito eletrohidrulico, utilizando uma vlvula direcional 4/3 vias centrada por mola, de tal modo que ao se pressionar um boto o cilindro avana, e ao se pressionar outro ele retorne. Estes botes devem ser sem trava. Adicionar um boto de emergncia, que pra a haste em qualquer posio.

Exerccio 05) Montar um circuito eletropneumtico, utilizando uma vlvula direcional 4/3 vias centrada por mola, que gera um ciclo indefinidamente (loop), at que se pressione um boto.Neste caso, a haste pra em qualquer posio.

Exerccio 06) Montar um circuito eletropneumtico, que gere um loop, at que se pressione um boto.Neste caso, a haste deve ficar retrada.

Exerccio 07) Montar um circuito eletropneumtico, que gere um loop de cinco sequncias. Adicionar boto de emergncia, tal que ao ser acionado, o ciclo interrompido e a haste retraia.

8.12 QUADRO DE SOLENIDES

O quadro de solenides um recurso bastante til para deteco de falhas em circuitos eletropneumticos (ou eletrohidrulicos), pois ele indica quais solenides devem estar energizados para cada um dos eventos (movimento de translao ou rotao) dos atuadores em um circuito. Deste modo, quando o circuito executa uma sequncia incompleta de eventos, basta identificar quais os solenides so responsveis pelo prximo evento, no quadro de solenides. Aps a localizao dos solenides em questo, basta verificar qual no est energizado, ou com pane e troc-lo por outro que esteja funcionando. Verificar se h alguma causa mecnica ou eltrica que esteja gerando a pane do solenide e elimin-la.

O circuito abaixo simula uma furadeira hidrulica, onde a fixao da pea a ser furada ocorre pelo avano das hastes dos cilindros C e A, respectivamente. O cilindro B possui um motor hidrulico na ponta da haste que gira a broca. Considere que os cilindros avanam na ordem: C, A e B. Entretanto, um depende do outro para avanar. No avano da haste do cilindro B, o motor gira no sentido horrio. Na inverso do giro do motor, a haste do cilindro B retorna. O retorno da haste do cilindro A depende do retorno da haste do cilindro B. O retorno da haste do cilindro C depende do retorno da haste do cilindro A.

S8

A
S4 S5

S6

S7

C
S1 S2

S3

H2O

Quadro de solenides Operaes S1 S2 S3 S4 S5 S6 S7 S8


Av. Cil. A Av. Cil. B Av. Cil. C M. Hidr M. Hidr. Cil.B 2 Vel. Ret. Cil. A Ret. Cil. B Ret. Cil. C

Referncias
http://www.schulz.com.br

Вам также может понравиться