Вы находитесь на странице: 1из 15

RADIAO IONIZANTE EM UTI NEONATAL: EFEITOS IMEDIATOS E TARDIOS

Alessandra da Costa Barros1, Raquel Brinco2

Universidade Severino Sombra Universidade Severino Sombra

RESUMO Este estudo, baseado em uma anlise bibliogrfica, tem como objetivo descrever quais os efeitos imediatos e tardios decorrentes da radiao ionizante sobre a criana recmnascida internadas em Unidades de Terapia Intensiva. O tipo de pesquisa foi uma reviso de literatura, na qual foram utilizados documentos referentes ao assunto, publicados entre 2005 e 2011 disponveis na base de dados do Google Acadmico. A escolha do tratamento em crianas recm-nascidas que necessitam de cuidados intensivos depende, na grande maioria dos casos, dos resultados obtidos atravs dos exames de radiodiagnstico. O peso da criana ao nascer, a idade gestacional e problemas respiratrios so motivos que levam solicitao de um nmero maior de exames radiolgicos. No entanto, os riscos de manifestaes de efeitos prejudiciais por radiao em crianas so de trs a quatro vezes maiores do que em uma pessoa adulta. .....CONTINUA..... Palavras-chave: UTI neonatal, radiao ionizante, efeitos imediatos, efeitos tardios.

1 INTRODUO

A radiologia diagnstica desempenha importante papel na avaliao e tratamento de recm-nascidos, a termo ou prematuros, que requerem cuidados intensivos. A escolha do tratamento depende, na grande maioria dos casos, dos resultados obtidos atravs dos exames de radiodiagnstico (ALVARES et al., 2006). O peso da criana ao nascer, a idade gestacional e problemas respiratrios so motivos que levam solicitao de um nmero maior de exames radiolgicos. No entanto, a literatura afirma que os riscos de manifestaes de efeitos prejudiciais por radiao em crianas so de trs a quatro vezes maiores do que em uma pessoa adulta. Alm disso, a exigncia de posicionamento correta e controle de pacientes peditricos, e os critrios para a qualidade de imagem necessria na radiologia peditrica diferem em relao aos aplicados em radiografias de adultos. As crianas no colaboram ao tirar uma radiografia, apresentam batimentos cardacos mais altos e a frequncia da respirao mais rpida, podendo levar necessidade de repetio dos procedimentos. (OSIBOTE, 2006, p. 20). Os exames radiolgicos em crianas recm nascidas demandam interesse muito grande, tendo em vista que nesta faixa etria a radiossensibilidade e mais elevada devido a vrios fatores, como por exemplo, expectativa de vida da criana relativamente maior que a de um adulto, portanto, tendem a oferecer um tempo maior para que haja manifestao dos danos sobre a sade em longo prazo provocados pela radiao. As caractersticas do recm nascido fazem aumentar esse risco, tendo em vista que por estar em uma fase de desenvolvimento muito grande com as clulas se dividindo com maior rapidez, tende a aumentar a radiossensibilidade (CARDOSO et al.,2009). Para Almeida (2007, p. 2): Os efeitos prejudiciais da radiao dependem da quantidade (dose), da durao da exposio, do grau de exposio, do tipo de tecido e do rgo os efeitos da radiao tambm dependem da porcentagem do corpo que exposto. Geralmente quando o recm nascido se submete a um exame radiolgico, devido ao seu tamanho, ele tende a expor todos os rgos radiao, resultando na exposio do corpo inteiro. As caractersticas anatmicas, fisiolgicas e patolgicas do recm-nascido

tambm representam um fator de risco significativo para a exposio a radiao ionizante. Assim, a relao entre risco/benefcio de cada exame importante e deve ser tratada com muito cuidado devido ao fato dos efeitos da radiao ionizante serem cumulativos (OSIBOTE, 2006). De tal modo, muito importante que as doses de radiaes recebidas pela criana atravs da exposio em exames de radiodiagnstico sejam as mais baixas possveis. Segundo Cardoso et al. (2009, p. 46) devem ser usadas doses baixas (reduzindo o tempo de exposio e a kilovoltagem por pico (kVp)), adequadas ao tamanho e idade da criana, mas sem comprometer o valor diagnstico da imagem. Diante desses fatos, surgiu o interesse em realizar este estudo cujo tema : Radiao ionizante em UTI neonatal: efeitos imediatos e tardios, com o objetivo de identificar os efeitos adversos imediatos e tardios decorrentes da radiao ionizante sobre a criana recm-nascida. O tipo de pesquisa foi uma reviso de literatura, que segundo Brevidelli e Domenico (2006), na pesquisa bibliogrfica o objetivo avaliar as diferentes contribuies cientficas disponveis sobre determinado assunto. Foram utilizados documentos escritos (artigos cientficos) referentes ao assunto, publicados entre 2005 e 2011 disponveis na base de dados do Google Acadmico, selecionados a partir dos seguintes critrios de incluso: estar publicado em um dos peridicos encontrados para o estudo; estar o artigo disponvel na ntegra no banco de dados on line e apresentar pelo menos um dos seguintes descritores UTI neonatal, radiao ionizante, efeitos imediatos, efeitos tardios.

2 DESENVOLVIMENTO

Diariamente o ser humano se encontra exposto a diversos tipos de radiao ionizante, derivadas tanto de fontes naturais como artificiais. As oriundas de fontes artificiais, 85% demandam de procedimentos de radiodiagnstico. Se comparadas s outras fontes de radiao ionizante, como por exemplo, a radiografia industrial e a radioterapia, as doses aplicadas nos procedimentos de radiodiagnstico so relativamente baixas. Porm, se for considerado o total de pessoas que fazem uso da radiologia como mtodo de diagnstico este um fato que merece ateno, tendo em

vista o elevado nmero de pessoas que fazem uso de radiodiagnostico durante a vida. Deste modo, os princpios bsicos de radioproteo (Justificao, Otimizao e Limitao das Doses) so de grande importncia para evitar irradiaes desnecessrias (OSIBOTE, 2006, p. 1). O radiodiagnstico est relacionado com a utilizao de diversas modalidades de imagem para investigar as possveis causas de sintomas ou doena em uma pessoa, consistindo no uso de raios X para investigar a estrutura e as funes do corpo humano. As tcnicas de imagem comumente utilizadas em radiodiagnsticos incluem os raios X convencionais (radiografias), raios X da mama (mamografia), imagem contnua (fluoroscopia) e imagem de seo transversal (explorao por Tomografia Computadorizada., Cada uma destas modalidades tem seus pontos fortes e suas limitaes que ditam o seu uso em diagnstico. (OSIBOTE, 2006, p. 1). Deste modo, segundo Cardoso et al. (2009, p. 46): O conhecimento das doses absorvidas pelos tecidos e a proteo radiolgica so aspectos essenciais na diminuio dos riscos inerentes a estes procedimentos radiolgicos. Conforme os princpios bsicos de radioproteo estabelecidos pela Comisso Nacional de Energia Nuclear CNEN, a radioproteo tem a finalidade de proteger o homem e o meio ambiente dos possveis efeitos indevidos causados pela radiao ionizante. Oferecendo um padro de proteo adequado para o homem sem inibir prticas benficas que aumentam a exposio radiao. (BRASIL, 2012, p. 11). De acordo com o Ministrio da Sade (BRASIL, 2012), a justificao, otimizao e limitao de doses so os princpios fundamentais de proteo radiolgica. O princpio da justificao define que qualquer atividade envolvendo radiao deve ser justificada em relao a outras tcnicas alternativas que no envolvam a exposio radiao ionizante, como por exemplo, a ressonncia magntica e a ultrasonografia, e produzir um benefcio lquido positivo para o paciente e sociedade. A otimizao, determina que o projeto, o planejamento do uso e a operao da instalao de fontes de radiao devem ser feitas de modo a garantir que as exposies sejam to reduzidas quanto possvel, levando-se em considerao fatores sociais e econmicos. Para Osibote (2006, p. 16):

Isto requer que os profissionais que dirigem e administram exposies mdicas tm que estar familiarizados com doses tpicas, mtodos de medidas e, tambm, mtodos de reduo de dose. Embora as estratgias de otimizao estejam baseadas em parmetros fsicos bem definidos, a diversidade de problemas diagnsticos, a variabilidade das caractersticas antropomrficas dos pacientes e a variedade de sistemas de imagem que so empregadas na prtica destes exames, no permitem que a otimizao seja processada automaticamente.

O princpio da limitao de dose considera imperativo haver um limite mximo de dose de radiao o qual os indivduos podem ser expostos pela combinao de todas as prticas. Os limites de doses individuais objetivam prevenir o detrimento individual excessivo resultante de uma combinao de prticas (BRASIL, 2012, p. 12). Osibote (2006, p. 1) esclarece que:
Como a Limitao das Doses no se aplica s exposies mdicas, a Justificao e a Otimizao tornam-se ainda mais importantes. No que se refere ao princpio da Justificao, que consiste na indicao clinicamente justificada, constata-se que, em muitos casos, esses exames poderiam ser dispensados. Observa-se que, na maioria das instituies, a exposio radiogrfica parte de um protocolo de rotina hospitalar pr-estabelecida, no necessariamente justificada ou necessria. Alm disso, pouca ou nenhuma ateno destinada proteo do paciente. O Princpio da Otimizao significa o mais baixo possvel, consistente com uma qualidade de imagem adequada obteno da informao diagnstica.

Segundo o INCA (2012) os efeitos biolgicos provocados pela radiao ao interagir com o corpo humano so classificados em efeitos determinsticos ou estocsticos. Os efeitos determinsticos ou no estocsticos so clinicamente observveis somente quando a dose de radiao est acima do seu limiar e a gravidade do efeito aumenta conforme o aumento da dose a partir do seu limiar. Se o tecido atingido vital e o dano suficientemente grande, pode ocorrer a morte do indivduo. Quando o dano menos severo, alguns efeitos determinsticos so de ordem funcional e podem ser reversveis, como por exemplo, a catarata, eritema, anemia ou leucemia. (BRASIL, 2012, P. 13). Osibote (2006, p. 6) explica que: A energia da radiao absorvida em tecidos vivos inicia reaes fsicas e qumicas, que podem resultar em mudanas biolgicas. A natureza desta interao e a quantidade de energia depositada determinam, geralmente, o efeito biolgico no organismo.

Nos efeitos estocsticos, no existe um parmetro de dose limiar no qual a radiao possa no apresentar risco. Isto significa que qualquer dose de radiao pode ter efeito nocivo. Os efeitos estocsticos da radiao podem resultar em danos produzidos em uma nica clula. Esta clula modificada pode conduzir ao desenvolvimento de um clone maligno e, eventualmente, a um cncer, apesar dos mecanismos de reparo e de defesa do organismo que inibem a sobrevivncia do clone de clulas modificadas que gera o cncer. O perodo entre o incio e a manifestao da doena pode estendem-se desde alguns anos at vrias dcadas, j que o perodo de latncia dependente do tipo de cncer, mas pode variar de dois a sete anos para leucemia e em at 50 anos para alguns cnceres slidos. Conseqentemente, o cncer classificado como um efeito tardio. (OSIBOTE, 2006, p. 7). Alm disso, desordens hereditrias nos descendentes do indivduo exposto podem vir a acontecer devido irradiao de clulas germinais (efeitos hereditrios) (BRASIL, 2012, p. 13). De acordo com Saraiva (2006), a unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN), destinada a recm-nascidos gravemente doentes, com instabilidade na sua hemodinmica ou das funes vitais, bem como queles que apresentem grande risco de mortalidade. Alm disso, podem estar internados recm nascidos que necessitem de vigilncia clnica, monitorizao e/ou tratamento intensivo. Os bebs recm-nascidos frequentemente desenvolvem algumas complicaes decorrentes do nascimento, como por exemplo, cardiomegalia transitria e proeminncia da vascularizao pulmonar, ou elementos como a dobra da pele projetada sobre a cavidade torcica que podem simular um pneumotrax que contribuem para uma aparncia radiografia torcica anormal. Portanto, os distintos artefatos caractersticos da criana recm-nascida devem ser identificados, pois o desconhecimento de suas peculiaridades pode induzir ao diagnstico de uma doena inexistente. (ALVARES et al., 2006, p. 440)

O radiodiagnstico desempenha um papel importante no diagnstico e tratamento de recm-nascidos, sejam a termo ou prematuros (antes de completar 37 semanas de gestao), que necessitem de cuidados intensivos. As radiografias do trax so as mais freqentemente realizadas para auxiliar no diagnstico e tratamento de

doenas pulmonares do neonato. No entanto, a avaliao do posicionamento de cateter arterial umbilical, de sonda nasogstrica ou de cnula endotraqueal, bem como a deteco de alteraes em estruturas sseas e abdominais tambm so as principais indicaes para se realizar a radiografia de trax em recm-nascidos. Segundo Cardoso et al. (2009, p. 46), vrios fatores contribuem para que a sensibilidade na criana seja mais elevada, entre eles, a taxa de proliferao celular mais elevada, maior esperana mdia de vida, diferentes tamanhos e composio corporal e aspectos funcionais distintos dos adultos (respirao mais rpida, batimentos cardacos acelerados). Portanto, acrescentam Lacerda et al. (2009, p. 326), que devido ao estado adverso em que se encontram os pacientes em unidades de neonatologia a solicitao de grande nmero de radiografias pode elevar consideravelmente o risco para esses pacientes. Principalmente ao verificar que diversos estudos mostram a existncia de variaes nas condies das tcnicas radiogrficas (tenso, filtrao, carga, combinaes tela-filme, etc.) e, em conseqncia, nas doses recebidas pelos pacientes recm-nascidos. A escolha de telafilme de alta velocidade e tcnica de alta quilovoltagem com tempo de exposio curto e o uso de filtrao adicional, evitando-se o uso de grades so os fatores mais importantes para reduzir as doses de radiao. Alm disso, partes do corpo mais sensveis radiao, como a medula ssea, as gnodas, a tireide e mamas, devem ser protegidas (OSIBOTE, 2006). Em seus estudos, realizados em hospitais do Rio de Janeiro Osibote (2006) verificou diversas no conformidades em relao proteo radiolgica, tais como proteo aos rgos sensveis e colimao insuficiente, alm de observar que a maioria das radiografia realizadas em neonatos so realizadas de corpo inteiro. Conforme Cardoso et al. (2009, p. 46): Um outro problema associado a exames de Rx em UCIN's a proximidade dos doentes, implicando que o paciente vizinho possa ser indevidamente irradiado durante o exame do paciente sob estudo. Entretanto, em seus estudos verificou que este um episdio bastante difcil de acontecer, existindo tambm na literatura casos raros a esse respeito. O efeito da exposio medido como um risco de radiao que expressa a probabilidade de um evento vir acontecer, por exemplo, de morrer de cncer. O risco pode ser definido como risco relativo (RR), ou seja, a probabilidade da doena devido

exposio a radiao em relao populao de referncia, sem exposio. Outra possibilidade a utilizao de risco absoluto (RA), que a ocorrncia da doena expressa como uma probabilidade de uma pessoa desenvolver uma doena ou morrer em certo intervalo de tempo. (OKUNO, 2009). Embora a radiao ionizante seja considerada um fator de risco para a formao de clulas cancergenas. Brenner et al. (2003) apud que:
provvel que os procedimentos de radiao mdica conduzam a um aumento pequeno na incidncia do cncer na populao. A dose mais baixa de raios X em que h evidncia epidemiolgica elevada de risco do cncer de 10-50 mSv para uma exposio aguda de corpo inteiro. fcil negligenciar os possveis efeitos colaterais da radiao, particularmente se o risco muito baixo e o efeito no ficar aparente durante anos (perodo de latncia). Desta forma, o grupo de maior risco localiza-se entre indivduos com uma longa expectativa de vida. Crianas so mais suscetveis aos efeitos carcinognicos da radiao do que os adultos.

Osibote (2006, p. 1) consideram

Assim, para diminuir a carga de radiao no recm nascido lvares (2006, p. 435) aconselham apenas a realizao da incidncia ntero-posterior do trax, considerando que na maioria das vezes fornece informaes suficientes para a realizao do diagnstico. Recomendam ainda a incluso do abdmen na primeira radiografia, como forma de avaliao preliminar do ar nas alas intestinais e excluso de doenas abdominais, algumas motivadoras de problemas respiratrios. Nas radiografias seguintes a incluso do abdome e a incidncia em perfil do trax somente devem ser realizadas quando houver alguma indicao clnica ou quando for necessrio avaliar a localizao de sondas e cateteres. Aconselha tambm que, preferencialmente, em recm nascido prematuro o exame radiolgico seja realizado na prpria UTI, com aparelho radiolgico porttil e aps assepsia das mos do tcnico radiologista (LVARES et al., 2006, p. 435). Nesse sentido, medidas de controle de qualidade visando tambm a otimizao dos procedimentos radiogrficos, pode reduzir significativamente as doses nos pacientes, sem prejuzo na qualidade da imagem radiogrfica. As diretrizes da Comunidade Europia sobre os critrios de qualidade para radiodiagnstico em pediatria consideram 80 Gy a dose de entrada na pele como nvel de referncia em uma AP do trax de um recm-nascido.

De acordo com Chapple (1994) apud Cardoso et al. (2009, p. 46):


A estimativa do kerma no ar na superfcie de entrada (Ke) em pacientes internados em unidades de neonatologia pode ser realizada utilizando dosmetros termoluminescentes, medidores dose-rea, ou pode ser avaliada indiretamente a partir dos parmetros de tcnica radiogrfica. Este ltimo mtodo, que emprega os parmetros de tcnica radiogrfica em conjunto com medidas do rendimento do equipamento de raios X, usualmente adequado para esse propsito.

Dependendo do peso ou idade, o recm nascido prematuro, muitas vezes precisa de auxlio para respirar ou ventilao para obter oxignio suficiente. O tubo intubator tem que permanecer sem se mover quando o beb for levantado para obter o receptor de imagem sob a sua volta. Alm disso, outros possveis fios tm de ser tomadas em considerao. Estes e outros fatos devem ser levados em considerao quando se realiza um exame de raios-X em um recm nascido prematuro. O radiologista deve planejar o exame de raio X cuidadosamente antes e depois. Trabalhar destreza, cuidado e eficazmente para evitar incomodar o beb o menos possvel.

Os efeitos agudos da radiao so observados em apenas horas, dias ou semanas aps a exposio do indivduo a uma alta dose de radiao, em um pequeno intervalo de tempo. Os sintomas caractersticos de tal exposio so: vmitos, naseas, leucopenia, problemas gastrintestinais e, em alguns casos mais crticos, hemorragia, infeco e deficincia imunolgica, que podem levar morte. Os efeitos tardios aparecem em pessoas irradiadas por doses baixas, mas crnicas, em um longo intervalo de tempo, ou em pessoas que receberam uma alta dose de irradiao, porm no letal. Esses efeitos so o cncer, as leses degenerativas, a anemia aplstica, e surgem, aparentemente, apenas em algumas pessoas. importante enfatizar que no h nenhuma enfermidade especfica ligada aos efeitos tardios da radiao. O que se verifica um aumento da incidncia de certas doenas, em relao incidncia normal. Os efeitos tardios aparecem em pessoas irradiadas por doses baixas, mas crnicas, em um longo intervalo de tempo, ou em pessoas que receberam uma alta dose de irradiao, porm no letal. Esses efeitos so o cncer, as leses degenerativas, a anemia aplstica, e surgem, aparentemente, apenas em algumas pessoas. importante

enfatizar que no h nenhuma enfermidade especfica ligada aos efeitos tardios da radiao. O que se verifica um aumento da incidncia de certas doenas, em relao incidncia normal. MIRANDA, Fbio Jesus.; PASQUALI, Luiz.; COSTANETO, Sebastio Bencio et al. Acidente radioativo de Goinia: "o tempo cura todos os males"? Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 57, n.1, p. 58-87, 2005. Considera-se que a proteo do paciente pode ser melhorada por continuamente comparando a prtica local com as doses de referncia de doses para pacientes (Comisso Internacional de Proteo Radiolgica 73, 1996). Leitz (2003) acredita em uma reduo de cinco por cento da dose, o que significa que 800 manSv / ano em Escandinvia. Todas as doses medidos deve ser guardado juntamente com o indivduo dados de exposio (kV, mAs, o uso de grade, sistema receptor de imagem e do gerador) (Schneider, 1998).

Os parmetros de exposio com base na idade do paciente no so ideais em todos os casos, especialmente com bebs prematuros. De acordo com Lindskoug (1992), em radiografias de trax, o peso do paciente deve frequentemente determinar os parmetros de exposio. Devido ao pequeno tamanho de recm-nascidos, uma mudana de posio de apenas um ou dois centmetros pode provocar uma mudana de magnitude em doses de rgos. Nas radiografias de trax, a gama de exposio geralmente 1-2, mas o nmero de projees e exposies de um paciente no tm sido amplamente relatados. As doses de radiao de raios-x dos exames realizados nas unidades neonatais devem ser mnimas, enquanto a qualidade da imagem radiogrfica precisa ser otimizada. Os resultados indicam que redues substanciais de dose podem ser

alcanadas sem perda da qualidade da imagem tanto em sistemas convencionais quanto digitais. Em exames de crianas no peito, o dado Directivas da Unio Europeia com uma classe de sensibilidade de 400-600 parece ser impraticvel para as placas de imagem (Gindl 2002). Feixe de energia, filtrao e colimao, o uso da rede, o nodo calcanhar efeito de tamanho, o paciente, a combinao tela-filme e condies de processamento de filmes afeta a dose do paciente em radiografia convencional ea maior parte deles em radiografia computadorizada. Alm disso, a latitude de largura em radiografia digital (placas de ambos os de imagem e grande rea de deteco baseada em Iodeto de Csio / Selenium Amorphophous-silcio amorfo ou, telas planas) precisa de ateno para evitar a utilizao de quilovoltagens excessivamente elevados e tubo correntes, a fim de reduzir o rudo possvel e obter uma melhor DQE (detetive eficincia quntica) e MTF (Modulation Transfer Function). (International Comisso de Proteco Radiolgica 34, 1982, Curry et al. 1990, Bushong 1993, Carlton & Adler 1996, Schaefer-Prokop & Prokop 1997, Lowe et al. 1999, Parry et ai. 1999) O benefcio de sistemas digitais o processamento de imagem, que cateter muito til com a visibilidade de pneumotrax e diferente (Goo et ai. 2001). H muitas maneiras de reduzir a dose para crianas. A seleco de alta velocidade da tela filmes de sistemas (pelo menos classe de velocidade 400), que so tpicos para exames diferentes e levam em considerao a exigncia de alta resoluo, deve ser sempre ponderada (Almen et al. de 1996, Europeu Comisso de 1996, McParland et al. 1996, Cook et al. 1998, Parry et ai. 1999). De acordo com Huda et al. (1996), a radiografia computadorizada do trax requer aproximadamente duas vezes a dose de um 600-a velocidade do sistema de tela de pelcula. Em outra pesquisa, a

radiografia computadorizada atingido por uma dose 25% menor com a mesma qualidade de imagem como um sistema filme-cran em uma classe de velocidade 400 (Seifert et al. 1998) e em outro com placas de imagem necessita de exposio de cerca de 75% mais (Dobbins et al. 1992, lava e Cowen 1995). As concluses em conflito, o uso de sistemas digitais de imagem, tais como placas ou painis planos necessita de uma avaliao mais crtica e uma nova atitude para radiologistas e radiologistas.

A escolha do tratamento, no caso de crianas recm-nascidas que necessitam de cuidados intensivos depende, na grande maioria dos casos, dos resultados obtidos atravs dos exames de radiodiagnstico. O peso da criana ao nascer, a idade gestacional e problemas respiratrios so motivos que levam solicitao de um nmero maior de exames radiolgicos. Os exames radiolgicos em crianas recm nascidas demandam interesse muito grande, devido ao fato de que nesta faixa de idade existe maior probabilidade de desenvolvimento de cncer induzido pela exposio s radiaes em longo e mdio prazo, j que a expectativa de vida da criana relativamente maior. Por outro lado, as caractersticas morfolgicas do recm nascido fazem aumentar esse risco, tendo em vista que por estar em uma fase de desenvolvimento muito grande com as clulas se dividindo com maior rapidez, existe um maior risco de radiao. Portanto, torna-se de grande importncia assegurar que as doses de radiao a partir de radiodiagnsticos realizados em unidades neonatais sejam as mnimas possveis, sem prejudicar a qualidade da imagem radiogrfica. As crianas tambm tm uma expectativa de vida maior que um adulto, portanto tendem a oferecer um tempo maior para que haja a manifestao dos danos provocados pela radiao, se manifestar como um efeito sobre a sade em longo prazo. Geralmente quando o recm nascido se submete a um exame de raios-X, devido ao seu tamanho, ele tende a expor todos os rgos radiao, resultando na exposio do corpo inteiro. As caractersticas anatmicas, fisiolgicas e patolgicas do recmnascido tambm representam um fator de risco significativo para a exposio a

radiaes ionizantes. Assim, a relao entre risco/benefcio de cada exame de raio X importante e deve ser tratada com muito cuidado devido ao fato dos efeitos da radiao ionizante serem cumulativos. Se o nmero de investigaes radiolgicas de cada recmnascido com problemas de sade ou no caso de uma beb prematuro seja estritamente necessrio, se as tcnicas de exame so a mais recomendadas e se as doses recebidas durante tais procedimentos radiolgicos esto sob observao peridica, ento o risco de exposio a radiaes ionizantes deve ser mnimo em comparao com o diagnstico benefcio relacionado

Os bebs prematuros so mais ainda em maior risco para Sndrome do Desconforto Respiratrio - RDS grave e freqentemente desenvolvem complicaes (por exemplo, infeco, persistncia do canal arterial e hemorragia do sistema nervoso central), que contribuem para prolongada requisitos para oxignio e ventilador de suporte (Marttila 2003). Conforme Greenough et al. (2000), a maioria das crianas muito imaturos tm uma aparncia radiografia torcica anormal. Contudo, o nmero de exames radiogrficos de cabeceira peito realizadas a cada ano aumenta porque o cuidado intensivo dos prematuros melhorou durante ltimas dcadas fortemente (Wilson-Costello et al. 1996).

ALMEIDA, Ronaldo J. de. Estudo dos efeitos biolgicos da radiao com nfase nos Raios X. Goinia, 2007. Disponvel em: <http://www.conter.gov.br/uploads/trabalhos/dr_ronaldo_radiologia.pdf>. Acesso em 20 de maro de 2012.

LVARES, Beatriz Regina; PEREIRA, Ins Carmelita Minniti Rodrigues; ARAJO NETO, Severino Aires de et al. Achados normais no exame radiolgico de trax do recm-nascido. Radiol Bras., v. 39, n. 6, p. 435-440, 2006.

______. Ministrio da Sade. Instituto Nacional do Cncer. Programa de qualidade de radioterapia. Curso de atualizao para tcnicos em radioterapia: programa terico. Rio de Janeiro, s/d. Disponvel em: <http://www.inca.gov.br/pqrt/download/tec_int/PQRT_curso_atual_tec_rdtrp_p1.pdf >. Acesso em 15 de maro de 2012.
SARAIVA, C. A. S. A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. In: SARAIVA, C. A. S. (org.);et al. Ateno Humanizada em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2006. 95 p

OKUNO, Emico. Epidemiologia do cncer devido a radiaes e a elaborao de recomendaes. Revista Brasileira de Fsica Mdica, v. 3, n. 1, p. 43-55, 2009. PARAN (Brasil). Secretaria de Sade do Estado do Paran. Efeitos Biolgicos da Radiao. Disponvel em: < http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=824>. Acesso em 15 de maro de 2012.

BREVIDELLI, M. M.; DE DOMNICO, E. B. L. Trabalho de concluso de curso: guia prtico para docentes e alunos da rea da sade. 1. ed. So Paulo: Iria, 2006.

Вам также может понравиться