Вы находитесь на странице: 1из 5

MUDANAS CLIMTICAS E SUAS INFLUENCIAS NA AGRICULTURA

Carmim Licia Fontenele, Isa Grasieli Sales, Laura Yasmim Alves, Paula Jaqueline Santana, Sandy Santos da Fonseca, Yasmim de Paula Silva.

DISCENTES do curso de engenharia agronmica da Universidade Federal do Par/Campus AltamiraColegiado de Cincias Agrrias; Altamira-Pa

RESUMO

A agricultura uma das principais causadoras das emisses dos gases do efeito estufa e, consequentemente das mudanas climticas. Estas mudanas no clima podem se tornar um perigo para os seres vivos. Os efeitos indiretos do clima impulsionam mudanas no resultado, principalmente de alterao no ambiente nutricional. As mudanas climticas globais causaro alteraes fitossanitrias na agricultura brasileira. Pois o ambiente favorvel ao aparecimento de doenas e pragas, alteraes no clima causaro modificaes na incidncia e severidade desses problemas. Os impactos econmicos, sociais e ambientais podem ser positivos, negativos ou neutros, pois as mudanas climticas podem diminuir, aumentar ou no ter efeito sobre as diferentes pragas e doenas, dependendo de cada regio.

PALAVRA CHAVE: Agricultura, mudanas climticas, alteraes, impactos.

INTRODUO

Nos ltimos anos o planeta terra est passando por diversas mudanas no clima, isso afeta diretamente nas atividades agrcolas, que mesmo sendo vulnerveis essas mudanas, tambm so promovedoras de gases de efeito estufa. Para muitos cientistas e ambientalistas, so vrios fatores que provocam tais mudanas no clima, como o buraco na camada de oznio, o efeito estufa, a poluio na atmosfera, o aumento de temperatura dos oceanos e o derretimento das geleiras nas calotas polares. A agricultura uma das responsveis pelo aumento da temperatura, as emisses do setor, somadas ao desmatamento para a converso de terras para o cultivo, representam

algo entre 17% e 32% de todas as emisses de gases do efeito estufa provocadas por atividades humanas. o que dizem clculos independentes de Pete Smith, da Universidade de Aberdeen (Reino Unido), um dos autores do captulo de agricultura do relatrio do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanas Climticas). Esta pesquisa tem como objetivo mostrar as influencias do clima nas produes agrcolas, suas causas e efeitos nas emisses de gases do efeito estufa e, para se falar dessas influencias necessrio ressaltar os fatores econmicos, ambientais e sociais, tendo como principal afetado o maior interessado e afetado, o homem.

MATERIAIS E METODOS

A pesquisa foi realizada atravs de pesquisa na internet, por meios de artigos publicados, livros e jornais.

RESULTADOS E DISCUSSES

Segundo Lacroix, 2007 a agricultura e a natureza exercem profunda influncia recproca. A agricultura tem contribudo durante sculos para a criao, manuteno e disponibilidade de uma variedade de hbitats seminaturais, moldando a maior parte das paisagens do Hemisfrio Norte e grande parte do Hemisfrio Sul, algumas delas constituindo o refgio de uma vida selvagem rica e diversificada. A agricultura tambm sustenta uma comunidade rural diversa que, alm de constituir a base cultural fundamental de cada povo, desempenha um papel importante na manuteno do equilbrio e da sade ambiental. Com os artigos obtidos, segundo estudos realizados pela UNICAMP, mostra que o aquecimento global e, por consequncia as mudanas na temperatura, iro provocar uma queda na produo de gros de at 43% nas prximas dcadas, o que afetar brutalmente na economia do pas. A agricultura o maior utilizador de terras. Por um lado, certos sistemas agrcolas exercem presses prejudiciais para o ambiente e a segurana alimentar, atravs, por exemplo, do acmulo de nutrientes e pesticidas no solo e na gua, da compactao e eroso dos solos e da utilizao excessiva de gua para irrigao.

Grande parte do meio rural valorizado produto da agricultura e dela depende de sistemas de produo que ajudem a preservar o meio ambiente, no cenrio das alteraes climticas, a reduo das emisses de xido nitroso passa pela reduo da poluio da gua pelas fontes agrcolas de nitrato. Os herbicidas destinados ao controle de ervas daninhas e os fitofarmacuticos destinados a proteger vegetais e seus produtos contra os animais so amplamente utilizados na agricultura, por seus benefcios econmicos no combate a pragas das culturas e reduo da competio dos infestantes, melhorando os rendimentos, protegendo a qualidade, confiabilidade e preo dos produtos. Outro fator que ajuda na emisso de gases do efeito estufa o solo, a proteo do solo contra a eroso promovida pelas intempries fundamental para garantir a manuteno das reas de captao hdrica e a qualidade das guas. Os processos de degradao do solo incluem desertificao, eroso, declnio no contedo de matria orgnica, contaminao do solo por xenobiontes, impermeabilizao e compactao do solo, declnio da biodiversidade, salinizao, fatores que podem causar perdas de solo e da capacidade de carga e funcionalidade. Estes processos podem resultar do uso inadequado do solo, prticas agrcolas inadequadas, como fertilizao descontrolada, super explorao dos reservatrios de gua subterrnea para irrigao, uso imprprio de pesticidas, fungicidas, entre outros fatores que usados em conjunto na agricultura s afeta os seres humanos e o meio ambiente. A agricultura uma atividade altamente dependente de fatores climticos, como temperatura, pluviosidade, umidade do solo e radiao solar. A mudana climtica pode afetar a produo agrcola de vrias formas: pela mudana em fatores climticos, incluindo a freqncia e a severidade de eventos extremos, pelo aumento da produo devido ao efeito fertilizador de carbono por meio de maiores concentraes de CO2 atmosfrico, pela alterao da intensidade de colheita devido a uma mudana no nmero de graus-dia de crescimento, ou ento modificando a ocorrncia e a severidade de pragas e doenas (Shaw, 1997). Segundo modelos climticos ditos pelo IPCC analisam que as temperaturas globais de superfcie provavelmente aumentaro no intervalo entre 1,1 e 6,4 C entre 1990 e 2100. A variao dos valores baseia-se na utilizao de diferentes cenrios sobre as futuras emisses de gases de estufa e resultados de modelos com diferenas na sensibilidade climtica. Apesar de que a maioria dos estudos tem seu foco no perodo at ao ano 2100,

espera-se que o aquecimento e o aumento no nvel do mar continuem por mais de um milnio, mesmo que os nveis de gases estufa se estabilizem. Este facto sustentado pela grande capacidade calorfica dos oceanos. Esse aumento nas temperaturas globais causam varias alteraes, incluindo o aumento no nvel das guas do mar e em padres de precipitao resultando em enchentes e secas, diminuio da disponibilidade de terrenos agrcolas, extino de muitas espcies e aumento do nmero de doenas. Existe alguma incerteza, dentro da comunidade cientfica sobre o grau exato das alteraes climticas previstas para o futuro, e como essas alteraes iro variar de regio para regio em todo o globo terrestre. Existe um debate poltico e pblico para se decidir que ao se deve tomar para reduzir ou reverter aquecimento futuro ou para adaptar s suas consequncias esperadas. A maioria dos governos nacionais assinou e ratificou o Protocolo de Quioto, que visa o combate emisso de gases estufa. IPCC 2011.

CONSIDERAES FINAIS O aumento da temperatura ocasionado pelos gases do efeito estufa causa um efeito negativo na agricultura de todo o mundo. Apesar de sermos os maiores afetados, necessrios nos adaptarmos a esses impactos negativos, o aquecimento global s ira trazer vantagens para cultivos feitos nas regies de com latitude alta, esses locais podero cultivar plantas que hoje no resistem ao frio. A relao clima, culturas e pecuria interligado por um elo vital e elementar, a partir do clima podemos ter ou no uma boa produtividade, seja de culturas perenes ou no, ou seja, na pecuria, o clima contribui para a qualidade de carnes e produtividade do leite. So muitas as pesquisas voltadas para agricultura e seus efeitos no clima, contudo, o maior verificado como causador desses problemas tem sido o homem, que modifica o meio para obteno de lucros, agindo de forma incoerente com o meio ambiente no pensando em preservao ou meios de sustentabilidade. necessrio tratar esses problemas causados pela agricultura e ver como ela pode contribuir para solucionar este problema. Algumas dessas medidas podem ser: a produo de fertilizante mais eficientes, diminuindo a aplicao e o desperdcio; a produo de biomassa, na conservao da lavoura e na produo orgnica.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

PELLEGRINO, Giampaolo Queiroz et al. Mudanas Climticas Globais e a Agricultura no Brasil. Maio, 2007.

FLAVIO, Alves Damasceno. Mudanas climticas e sua influncia na gropecuria. Disponvel em:> HTTP:/ WWW.diadecampo.com.br/< acessado em: 10/03/2013.

GUSTAVO, Incio de Moraes. A agricultura, meio ambiente e desenvolvimento sustentvel. ESALQ/USP, Piracicaba, SP, Brasil.

WWF-BrasilM. Combatendo as causas das mudanas climticas. SHIS QL 66/08, Lago Sul- Brasilia-DF. Disponvel em: >HTTP:/ WWW.wwf.org.br.

Revista de tecnologia & inovao agropecuria. Apta, junho de 2008.

Вам также может понравиться