Вы находитесь на странице: 1из 6

Faringe - anatomia e funes Faringe

A faringe um amplo e longo canal situado por trs das fossas nasais e da cavidade bucal que penetra no pescoo, fazendo parte tanto do aparelho respiratrio como do aparelho digestivo.

Estrutura
A faringe um rgo tubular com a forma de um funil, com cerca de 12 a 14 cm de comprimento e uma amplitude de cerca de 35 mm no seu segmento superior e cerca de 15 mm no inferior. Estende-se frente da coluna vertebral e mantm estreitas ligaes com quatro rgos: as fossas nasais, a cavidade bucal, a laringe e o esfago. Tendo em conta estas ligaes, possvel distinguir trs segmentos diferentes: A faringe superior, igualmente denominada nasofaringe ou rinofaringe, a parte mais larga do rgo, estende-se desde a base do crnio at a parte posterior do palato mole. Ligada pela sua face anterior as fossas nasais, forma uma espcie de passagem sem sada que se dirige para baixo, estabelecendo a ligao directa com a faringe mdia. Nesta zona da faringe, existem umas estruturas especficas: na parte superior, no tecto da nasofaringe, existe uma formao de tecido linfide, a amgdala farngea, enquanto que nas paredes laterais, em ambos os lados, desaguam uns pequenos canais provenientes do ouvido mdio as trompas de Eustquio (em honra de um mdico italiano do sculo XVI). A faringe mdia, denominada orofaringe, directamente ligada cavidade bucal pela sua parte anterior, comunica com a faringe

superior. A faringe inferior ou laringofaringe, que constitui a continuao natural da faringe mdia, est ligada pela frente a laringe e por baixo ao esfago.

Amgdalas
Toda a superfcie interior da faringe encontra-se revestida por uma membrana mucosa, na qual existe uma srie de acumulaes de clulas pertencentes ao sistema imunitrio - os folculos linfides. Trata-se de formaes de diferentes tamanhos com uma funo defensiva, situadas estrategicamente, de modo a protegerem a mucosa farngea - e consequentemente o organismo - dos microrganismos presentes no ar e nos alimentos. Os folculos linfides so como pequenos ilhus, mas alguns deles, designados amgdalas, so volumosos e proeminentes. Os mais importantes so: A amgdala farngea, uma estrutura quadrangular situada no tecto da laringe superior. As amgdalas tubrias, duas proeminncias igualmente localizadas na faringe superior, mas agora junto a sada das trompas de Eustquio. As amgdalas palatinas ou tonsilas, duas proeminncias do tamanho de uma avel que se encontram nas faces laterais da faringe mdia. A amgdala lingual, formada por uma banda de folculos linfides situados na base na lngua. A caracterstica mais importante dos folculos linfides, incluindo as amgdalas, a existncia de inmeras vilosidades que multiplicam a sua rea de superfcie, o que lhes permite captar, filtrar e destruir com maior eficcia os microrganismos e os agentes contaminantes

provenientes do exterior.

Funes da faringe
A faringe o nico rgo indispensvel para a circulao do ar e dos alimentos. O ar pode penetrar nas vias areas pelos orifcios nasais ou pela boca, mas em ambos os casos tem que passar pela faringe. Se entrar pelos orifcios nasais, o ar dirige-se para a faringe superior, continua o seu caminho pela faringe mdia e pela inferior, at finalmente chegar a laringe. Por outro lado, caso o faa pela boca, passa directamente para a faringe mdia e, aps atravessar a inferior, encaminha-se igualmente para a laringe. Em qualquer dos casos, posteriormente, o ar continua a sua circulao pela traqueia e pelos brnquios at aos pulmes. Por outro lado, os alimentos entram sempre no tubo digestivo pela boca e so obrigados a seguir o seu caminho pela faringe mdia, descendo pelo esfago, aps atravessar a inferior, para serem armazenados no estmago, antes de prosseguirem o seu trajecto pelos intestinos. Esta dupla funo da faringe s possvel graas a presena da epiglote. Situada na parte superior da laringe, normalmente permanece aberta, permitindo a comunicao area entre a laringe e o exterior, mas fecha-se durante a deglutio, bloqueando a entrada da laringe e fazendo com que o bolo alimentar se dirija obrigatoriamente para o esfago.

Msculos da faringe
composta principalmente de uma camada de m. circular externa e uma camada de m. longitudinal interna. A circular consiste em 3 constritores, a interna (longitudinais) em palatofarngeo, estilofarngeo e salpingofarngeo. Estes mm. elevam a laringe e

encurtam a faringe na deglutio e fonao. Os constritores tm um forte revestimento fascial interno, a fscia faringobasilar, e um revestimento fascial externo fino, a fscia bucofarngea. Os constritores se contraem voluntariamente. TODOS OS 3 CONSTRITORES SO SUPRIDOS PELO PLEXO NERVOSO FARNGEO que formado pelos ramos farngeos do vago e glossofarngeo e pelos ramos simpticos do gnglio cervical superior. Este plexo fica na parede lateral da faringe, princ. no m. constritor mdio. A justaposio dos mm. constritores deixa 4 espaos para as estruturas entrarem ou sarem da faringe. So: (1)entre o m. constritor superior e o crnio, passam o m. levantador do vu palatino, a tuba auditiva e a a. palatina ascendente; (2)entre os mm. constritores superior e mdio, forma uma abertura para a cavidade da boca, passam o m. estilofarngeo, o n. glossofarngeo e o ligamento estilo-hiideo; (3)entre os constritores mdio e inferior, passam o n. larngeo superior e a. e v. larngeas superiores; (4)abaixo do constritor inferior, passam o n. larngeo recorrente e a. larngea inferior.

Irrigao
A a. tonsilar entra no plo inferior da tonsila. A tonsila tmb recebe ramos das aa. Palatina ascendente, palatina descendente e farngea ascendente. A grande veia palatina externa desce do palato mole e passa prximo da face lateral da tonsila onde entra no plexo venoso da faringe. Os vasos linfticos tonsilares passam lateral e inferiormente para os linfonodos prximos do ngulo da mandbula e linfonodo jugulodigstrico, referido como linfonodo tonsilar por causa de seus aumentos quando a tonsila est inflamada (tonsilite).

Inervao

O suprimento motor e a maior parte do sensitivo deriva dos plexos farngeos de nervos. As fibras motoras do plexo derivam do n. acessrio e so transportadas pelo vago, por meio de seu ramo farngeo, para todos os mm. da faringe e palato mole, exceto o m. estilofarngeo (9) e o m. tensor do vu palatino. O m. constritor inferior tmb recebe fibras motoras de ramos do larngeo externo e recorrente do nervo vago. AS FIBRAS SENSITIVAS do plexo derivam do N. GLOSSOFARNGEO. Suprem a tnica mucosa das 3 partes da orofaringe. A parte anterior e superior da nasofaringe princ. originrio do nervo maxilar, um n. puramente sensitivo. Os nn. Tonsilares derivam do plexo tonsilar, formado pelos ramos dos nervos glossofarngeo e vago.

Informaes adicionais

Faringe e vmitos
O reflexo do vmito d controlado pelo centro do vmito, um grupo de clulas nervosas especializadas que se situam no bulbo raquidiano. Na maioria dos casos, este reflexo desencadeado quando as paredes do esfago ficam irritadas, por alguma razo. Todavia, na

parede posterior da faringe mdia, existem terminaes nervosas do nervo glossofarngeo, que est ligado ao centro do vmito e cuja estimulao tambm pode activar o dito reflexo. E por esta razo que, quando se efectuam manobras na parte posterior da boca, como acontece quando o mdico pressiona a parte posterior da lngua para observar a faringe, se pode desencadear um vmito. Normalmente, apenas se produz uma ameaa de vmito, j que uma leve estimulao da garganta acompanhada por nuseas e por uma retraco da parede gstrica, o que insuficiente para expulsar o contedo gstrico para o exterior. Contudo, caso o estmulo seja intenso, como acontece quando se introduzem os dedos na garganta com a inteno de vomitar, esse objectivo atingido. No entanto, apenas se deve recorrer a este tipo de manobras quando se pensa que o vmito poder ser realmente benfico, j que parte do contedo gstrico expulso pode ser desviado para as vias respiratrias.

Вам также может понравиться