Вы находитесь на странице: 1из 54

DIREITO PENAL MILITAR Aula 1 Parte Geral

Rogerio de Vidal Cunha


Oficial de Justi Justia Federal Justi Justia Militar da Unio 2a Auditoria da 3a CJM

Carta a El - Rei de Portugal - O Militar


Senhor, umas casas existem, no vosso reino onde homens vivem em comum, comendo do mesmo alimento, dormindo em leitos iguais. De manh, a um toque de corneta se levantam para obedecer. De noite, a outro toque de corneta se deitam, obedecendo. Da vontade fizeram renuncia como da vida. Seu nome Sacrifcio. Por ofcio desprezam a morte e o sofrimento fsico. Seus pecados mesmo so generosos, facilmente esplndidos. A beleza de suas aes to grande que os poetas no se cansam de celebrar. Quando eles passam juntos, fazendo barulho, os coraes mais cansados sentem estremecer alguma coisa dentro de si. A gente conhece-os por militares... Coraes mesquinhos lanam-lhes em rosto o po que comem; como se os cobres do pr pudessem pagar a Liberdade e a Vida. Publicistas de vista curta achamnos caros de mais, como se alguma coisa houvesse mais cara que a servido. Eles, porm, calados, continuam guardando a Nao do estrangeiro e de si mesma. Pelo preo de sua sujeio eles compram a liberdade para todos e defendem da invaso estranha e do jugo das paixes. Se a fora das coisas os impede agora de fazer em rigor tudo isto, algum dia o fizeram, algum dia o faro. E, desde hoje, como se fizessem. Porque por definio o homem da guerra nobre. E quando ele se pe em marcha, sua esquerda vai a coragem, e sua direita a disciplina." (Trecho da carta escrita por Moniz Barreto, em 1893, publicada no jornal do Exrcito de Portugal, n 306)

POR QUE UM DIREITO PENAL PARA OS MILITARES ?


"Assim como h uma sociedade civil fundada sobre a liberdade, h uma sociedade militar fundada sobre a obedincia, e o juiz da liberdade no pode ser o da obedincia. " "George Clemenceau"

Pode-se usar para explicar a necessidade de normas penais especiais para os militares a Teoria Tridimensional do Direito de Miguel Reale: O Direito :

FATO

VALOR +

NORMA

FATO
O fato que os integrantes das instituies militares so os nicos seres humanos de quem a lei exige o sacrifcio da prpria vida A nenhum funcionrio pblico, na verdade a nenhum cidado, exceto aos militares, lei alguma impe deveres to especiais, deveres que podem implicar a obrigao de morrer e at de matar.

VALOR
A vida, portanto, o bem supremo do indivduo, o maior valor tutelado pelo direito e, por isso, os crimes contra a vida so os mais graves na legislao de todos os pases civilizados. Entretanto, para os integrantes das Foras Armadas, que so obrigados, em determinados momentos, a morrer e a matar, h um outro valor que se sobrepe prpria vida. Este valor a Ptria. Essa uma circunstncia absolutamente nica, especial, singular, incontornvel. E existncia desse valor, no poder dar-se sem a que as Foras Armadas(FFAA) e Auxiliares(PM BM) organizem-se com base na HIERARQUIA E DISCIPLINA, que so os valores fundamentais de tais instituies constitucionalmente assegurados(CF art. 142)

NORMA

Da conjugao desses fatos e valores surge a necessidade de normas especficas para a tutela da Hierarquia e Disciplina pilares das FFAA, seja no campo Penal como Processual e mesmo Administrativo( Regulamentos Disciplinares)

DO CRIME SEGUNDO AS CONCEPES FINALISTAS E PS FINALISTAS ( FUNCIONALISTA)


Conduta Resultado Nexo de Causalidade
Dolosa Culposa

TIPICIDADE

Tipicidade: a) Formal: Adequao Tpica b) Material: Criao de Riscos no permitidos( Imputao Objetiva), Ofensa relevante ao bem jurdico( Princpio da Insignificncia), Conduta Socialmente reprovada(Adequao Social)

Estado de Necessidade

Ilicitude(Antijuricidade)

Legitima Defesa Estrito Cumprimento de dever legal Excludente do Comandante

CRIME

Imputabilidade CULPABILIDADE
Potencial Conscincia da Ilicitude

Excluso : Obedincia Hierrquica Coao Moral Irresistvel Estado de Necessidade

Exigibilidade de Conduta Diversa

CRIME MILITAR
VISO GERAL
Vrios so os critrios para a definio de crime militar:
A) RATIONE PERSONAE: leva em conta a condio de militares dos envolvidos e dos deveres que lhe so inerentes B) RATIONE LOCI: Leva em considerao o local da ocorrncia do delito( ex. rea sob administrao militar) C) RATIONE LEGIS: So crimes militares aqueles que a lei define assim. D) RATIONE MATERIAE: exige que se verifique a dupla qualidade, no ato e no agente. E) RATIONE TEMPORIS: so militares aqueles praticados em determinados momentos, como no caso de guerra declarada. A Constituio de 1988 adota o critrio do ratione legis( Art. 125) ao definir que compete a Justia Militar processar e julgar os crimes militares DEFINIDOS EM LEI. Assim, so crimes militares aqueles que a lei atribuiu tal caracterstica. O que no significa que a lei tenha abandonado os demais critrios, pois no art. 9 eles so utilizados como circunstncia para a definio do crime militar.

CRIME MILITAR
Por sua vez a constituio refere-se a uma espcie de crime militar os PROPRIAMENTE MILITARES, dando-lhe efeitos relevantes( como a dispensa de ordem escrita e fundamentada para a priso de seus autores) da a necessidade de sistematizao do crime militar em:

CRIMES PROPRIAMENTE MILITARES CRIMES TIPICAMENTE MILITARES CRIMES IMPROPRIAMENTE(ACIDENTALMENTE) MILITARES

CRIME PROPRIAMENTE MILITAR:


A Constituio Federal no art. 5 , LXI, permite a priso independente de mandado judicial, nos crimes propriamente militares, definidos em lei, contudo, at o momento o conceito legal no sobreveio, dividindo-se a doutrina no que vem a ser o crime propriamente militar: TEORIA CLSSICA: CLUDIO AMIM, CLIO LOBO , JORGE C. ASSSIS : Crime que s pode ser cometido por militar, por consistirem em violaes de deveres que lhe so prprios. TEORIA DE JORGE ROMEIRO JORGE ROMERO, Celso COIMBRA : Crimes em que a ao penal s pode ser promovida contra militar

Nos parece mais adequada cientificamente a teoria clssica do que a do prof. Romero at mesmo pelo fato de que no pode pode buscar a definies de direito material com base na legitimidade subjetiva da ao penal. Contudo a que melhor explica a posio do crime de insubmisso que s pode ser cometido por civil.

EXEMPLOS

Violncia contra superior Art. 157. Praticar violncia contra superior:

Recusa de obedincia Art. 163. Recusar obedecer a ordem do superior sobre assunto ou matria de servio, ou relativamente a dever imposto em lei, regulamento ou instruo:

Desero Art. 187. Ausentar-se o militar, sem licena, da unidade em que serve, ou do lugar em que deve permanecer, por mais de oito dias:

Abandono de posto Art. 195. Abandonar, sem ordem superior, o posto ou lugar de servio que lhe tenha sido designado, ou o servio que lhe cumpria, antes de termin-lo:

CRIMES TIPICAMENTE MILITARES


So aqueles que somente esto previstos no Cdigo Penal Militar, sem que exista equivalente no Cdigo Penal Comum. Ex. Desero, Insubmisso, Violncia contra superior, Furto de uso, Dano Culposo etc, ou os que possuem definio diversa na lei penal comum

Art. 268. Causar incndio em

lugar sujeito administrao militar, expondo a perigo a


vida, a integridade fsica ou o patrimnio de outrem:

CDIGO PENAL COMUM Art. 250 - Causar incndio, expondo a perigo a vida, a integridade fsica ou o patrimnio de outrem: CDIGO PENAL COMUM

Desaparecimento, consuno ou extravio Art. 265. Fazer desaparecer, consumir ou extraviar combustvel, armamento, munio, peas de equipamento de navio ou de aeronave ou de engenho de guerra motomecanizado:

NO H TIPO IGUAL

Crime tipicamente militar no sinnimo de crime propriamente militar, pois podem haver crimes previstos somente no CPM que podem ser , dependendo das circunstncias, praticados por civis.

Ex. : o crime de Ingresso clandestino Art. 302. Penetrar em fortaleza, quartel, estabelecimento militar, navio, aeronave, hangar ou em outro lugar sujeito administrao militar, por onde seja defeso ou no haja passagem regular, ou iludindo a vigilncia da sentinela ou de vigia:

Veja-se esse crime s previsto no CPM, mas pode ser praticado por qualquer pessoa, mesmo que Civil

CRIMES IMPROPRIAMENTE MILITARES So tambm chamados de ACIDENTALMENTE militares, e so aqueles que encontram-se previstos tanto no CPM como no CPB com a mesma definio. Ex. Homicdio, furto, apropriao indbita.
CPM - Homicdio simples Art. 205. Matar algum: CPB - Homicdio simples Art 121. Matar algum:

O QUE FAZ O CRIME IMPROPRIAMENTE MILITAR CRIME MILITAR ?

O PRECEITO SECUNDRIO, OU SEJA O ENQUADRAMENTO DA CONDUTA EM UMA DAS HIPTESES DO ART. 9, II OU III

Ex. O CIVIL MATAR MILITAR EM SITUAO DE ATIVIDADE, EM REA SOB ADMINISTRAO MILITAR ( CPM ART. 9 , III, b)

CRIME MILTAR: CRITRIOS DE DEFINIO


Art. 9 Consideram-se crimes militares, em tempo de paz: I - os crimes de que trata este Cdigo, quando definidos de modo diverso na lei penal comum, ou nela no previstos, qualquer que seja o agente, salvo disposio especial; Neste inciso encontram-se definidos os crimes propriamente militares e os tipicamente militares. Aqui o que vai definir a existncia de crime militar a sua ausncia de previso no Direito Penal Comum( Ex. Desero) , ou a sua previso de modo diverso( Ex. Crime de Incndio- rea sob a administrao militar) SUJEITOS DO CRIME: QUALQUER PESSOA , ressalvada disposio em especial, que so justamente os crimes propriamente militares que, por sua natureza s podem ser cometidos por militares. Contudo o STF entende que o civil no pode cometer o crime de dano culposo(HC 67579 ), mesmo que no exista a restrio no tipo. LOCAL: Qualquer local, mesmo que fora do Territrio Nacional, eis que o CPM adota o princpio extraterritoriedade( CPM art. 7)

II - os crimes previstos neste Cdigo, embora tambm o sejam com igual definio na lei penal comum, quando praticados: a) por militar em situao de atividade ou assemelhado, contra militar na mesma situao ou assemelhado; b) por militar em situao de atividade ou assemelhado, em lugar sujeito administrao militar, contra militar da reserva, ou reformado, ou assemelhado, ou civil; c) por militar em servio ou atuando em razo da funo, em comisso de natureza militar, ou em formatura, ainda que fora do lugar sujeito administrao militar contra militar da reserva, ou reformado, ou civil; (Redao dada pela Lei n 9.299, de 8.8.1996) d) por militar durante o perodo de manobras ou exerccio, contra militar da reserva, ou reformado, ou assemelhado, ou civil; e) por militar em situao de atividade, ou assemelhado, contra o patrimnio sob a administrao militar, ou a ordem administrativa militar; f) revogada. (Vide Lei n 9.299, de 8.8.1996)

O Inciso II trata dos crimes impropriamente ( acidentalmente ) militares , j que considera como crime militares aqueles que possuam a mesma definio. Neste inciso e no inciso III, como se ver, no basta a mera tipicidade legal ( ou seja, a previso no CPM do crime, necessrio que o preceito primrio( crime) seja complementado por uma das circunstncias previstas nas alneas dos Incisos(preceito secundrio). Alm disso s so crimes militares os DEFINIDOS NO CDIGO PENAL MILITAR, no se aplicando as leis esparsas ( Ex. Abuso de Autoridade, Tortura, Crimes Ambientais), mesmo que cometidos por MILITAR DA ATIVA CONTRA MILITAR DA ATIVA, ou em REA SOB ADMINISTRAO MILITAR - STJ: SMULA 172

Nesse dispositivo o SUJEITO ATIVO ser sempre MILITAR DA ATIVA, e o sujeito passivo depender de cada uma das alneas.

A) por militar em situao de atividade ou assemelhado, contra militar na mesma situao ou assemelhado;
O conceito de Militar o do art. 22 do CPM (qualquer pessoa que, em tempo de paz ou de guerra, seja incorporada s forcas armadas, para nelas servir em posto, graduao, ou sujeio disciplina militar. ) ampliado, pela CF/88 aos Milicianos ( Militares Estaduais) Para a lei 6.880/81( Estatuto dos Militares Art. 6- so equivalentes as expresses "na ativa", "da ativa", "em servio ativo", "em servio na ativa", "em servio", "em atividade" ou "em atividade militar".

Aqui adota-se o critrio RATIONE PERSONAE , destacando-se que pouco importa que um ou outro militar esteja de folga, frias, licena, agregado, o que importa que no esteja REFORMADO ou na RESERVA. Tambm irrelevante o conhecimento da condio de militar dos sujeitos, salvo para aplicao do art. 47, I do CPM ( qualidade de superior) O STJ tem entendimento de que se os militares esto de folga, e o crime ocorre fora de rea sob administrao militar no h crime militar. Mas no o que predomina na doutrina nem no STM.

Lembrar que tambm considerado MILITAR DA ATIVA o Reformado ou da Reserva, empregado na administrao militar

Art. 12. O militar da reserva ou reformado, empregado na administrao


militar, equipara-se ao militar em situao de atividade, para o efeito da aplicao da lei penal militar.

Fora essa hiptese , o Militar reformado ou da Reserva equivalente a Civil, ressalvada as suas Prerrogativas de Posto ou Graduao Por. Ex. Oficial GENERAL da reserva que comete crime militar( Art. 9, III), continua com a prerrogativa de ser Julgado pelo STM. O Oficial reformado continua sendo julgado pelo Conselho Especial, etc.

O militar da reserva, ou reformado, conserva as responsabilidades e prerrogativas do posto ou graduao, para o efeito da aplicao da lei penal militar, quando pratica ou contra ele praticado crime militar.

Art. 13.

CRIME COMETIDO POR MILITARES FEDERAIS x MILITARES ESTADUAIS

EX. SOLDADO FN AGRIDE TENENTE DA BRIGADA


DUAS POSIES E Policiais Militares de Estados Diversos?

STM : COMPETNCIA DA JMU


CRIME MILITAR ( Ambos so da ativa, mesmo de estados diferentes)

STF : COMPETNCIA DA Justia Comum a predominante na doutrina nacional

Mas o Militar ru julgado pela Justia Militar de seu estado, mesmo que cometido o crime em outro

A QUESTO DO PM TEMPORRIO
O Soldado PM Temporrio o jovem que recrutado pelas Polcias Militares dos estados para prestar servio auxiliar voluntrio (SAV) nas unidades respectivas. O SAV baseia-se na Lei Federal n 10.029, de 20 de outubro de 2000, e atravs dela os estados podem contratar temporariamente homens e mulheres para prestarem servios administrativos.

O PM TEMPORRIO MILITAR DA ATIVA?

Para o TJM-SP o PM-Temp militar (APELACAO CRIMINAL N 005453/05 ) aplicando o art. 22 do CPM c/c a Legislao Estadual

Para a doutrina, com razo, no , pois no INTEGRANTE das Foras Auxiliares, sendo mero VOLUNTRIO, que no possui qualquer vnculo administrativo com as Polcias Militares

b) por militar em situao de atividade ou assemelhado, em lugar sujeito administrao militar, contra militar da reserva, ou reformado, ou assemelhado, ou civil;

CRTIRIO DE DEFINIO: RATIOCI LOCI ( REA SOB ADMINISTRAO MILITAR) Sujeito Ativo: MILITAR DA ATIVA Sujeito Passivo: CIVIL, MILITAR REFORMADO OU DA RESERVA

CIRCUNSTNCIA: Crime ADMINISTRAO MILITAR

ocorrido

em

REA

SOB

Ex. Soldado PM que, no interior de Viatura , agride fisicamente Civil , ou Sd FN que no interior de Unidade Militar agride fisicamente Oficial da Reserva

O que rea sob a administrao militar?


aquela que integra o patrimnio das instituies militares , ou os que foram confiados s sua administrao. o local onde as instituies militares desenvolvem as suas atividades institucionais, como quartis , navios e aeronaves militares, campos de treinamento, paiis , viaturas etc.
Os imveis residenciais( PNR) destinados aos Militares enquadram-se no conceito? As reas comuns: Corredores, Sales de Festa, recepo SO DUAS SITUAES: , enquadram-se

As unidades de moraria( Apts) no, pois a casa asilo inviolvel do indivduo

Ressalvado se ambos forem militares( Art. 9o, II, a)

c) por militar em servio ou atuando em razo da funo, em comisso de natureza militar, ou em formatura, ainda que fora do lugar sujeito administrao militar contra militar da reserva, ou reformado, ou civil; Sujeito Ativo: MILITAR DA ATIVA. Mas no basta ser militar da ativa, ele deve estar em uma das situaes enumeradas na alnea c.

MIILITAR EM SERVIO: o que se encontra exercendo funo do cargo

militar, decorrente de qualquer ato normativo ou ordem verbal ou escrita de superior hierrquico ( ex. conservao, limpeza, manuteno, administrao , conduo de veculos)
OU EM RAZO DA FUNO: Mesmo de folga o militar tem obrigaes

relacionadas com a sua atividade, em especial os POLICIAIS MILITARES . Assim, mesmo que fora de servio( folga p. ex.) o militar POSSUI O DEVER JURDICO DE AGIR ( CPP art. 301, CPPM art. 243) em caso de flagrncia delitiva. Assim , p. ex. o Militar , de folga, que aps impedir um crime ( entrou em situao de atividade) causa leso ao preso, comete crime militar.

FORMATURA: Alinhamento e ordenao da tropa. toda reunio do pessoal em forma, armado ou desarmado (RISG, art. 253).

d) por militar durante o perodo de manobras ou exerccio, contra militar da reserva, ou reformado, ou assemelhado, ou civil;
Sujeito Ativo: MILITAR DA ATIVA , com a mesma ressalva da alnea anterior Local: Qualquer local CIRCUNSTNCIAS

PERODO DE MANOBRAS: so as movimentaes de tropa destinada ao treinamento.

PERODO DE EXERCCIOS: o necessrio ao adestramento da tropa , incluindo marchas, treinamentos com material blico etc.

e) por militar em situao de atividade, ou assemelhado, contra o patrimnio sob a administrao militar, ou a ordem administrativa militar;
Sujeito ativo: MILITAR DA ATIVA Local: QUALQUER LUGAR

CIRCUNSTNCIAS Patrimnio sob administrao militar


So os que pertencem instituies militares, ou estejam legalmente sob a guarda.

a
s que sua

Ordem Militar

Administrativa

a regularidade da organizao, existncia ou finalidade das Instituies Militares, bem como as suas funes institucionais

Ex. no RS parte das viaturas da PM so locadas, portanto, no so do Estado, mas esto sob a administrao da PM

CRIME MILITAR - CONT.


III - os crimes praticados por militar da reserva, ou reformado, ou por civil, contra as instituies militares, considerando-se como tais no s os compreendidos no inciso I, como os do inciso II, nos seguintes casos: a) contra o patrimnio sob a administrao militar, ou contra a ordem administrativa militar; b) em lugar sujeito administrao militar contra militar em situao de atividade ou assemelhado, ou contra funcionrio de Ministrio militar ou da Justia Militar, no exerccio de funo inerente ao seu cargo; c) contra militar em formatura, ou durante o perodo de prontido, vigilncia, observao, explorao, exerccio, acampamento, acantonamento ou manobras; d) ainda que fora do lugar sujeito administrao militar, contra militar em funo de natureza militar, ou no desempenho de servio de vigilncia, garantia e preservao da ordem pblica, administrativa ou judiciria, quando legalmente requisitado para aqule fim, ou em obedincia a determinao legal superior. Crimes militares em tempo de guerra Pargrafo nico. Os crimes de que trata este artigo, quando dolosos contra a vida e cometidos contra civil, sero da competncia da justia comum. (Includo pela Lei n 9.299, de 8.8.1996)

CRIMES MILITARES COMETIDOS POR CIVIS


Ao contrrio do que se pode , a princpio, imaginar os Civis podem cometer crimes militares, pois como j visto, o legislador adota o critrio RATIONE LEGIS, e nada impede que a lei atribua a civis o cometimento de crimes militares

Mas no pode a lei atribuir genericamente Civis deveres compatveis somente com os militares, mas , por outro lado , pode exigir de todo o cidado que abstenha-se de condutas prejudiciais s INSTITUIES MILITARES, que possuem relevncia constitucional.

Assim, somente quando a conduta do civil ofender as instituies militares que poder ser processado pela Justia Militar.

Por ex. Um civil, em rea sob a administrao militar furta o veculo de outro civil. Comete Crime Militar? No, pois no h ofensa s INSTITUIES MILITARES.

E NA JUSTIA MILITAR ESTADUAL?


O art. 125 da CF/88 deu JME competncia para processar e julgar somente POLICIAIS MILITARES E BOMBEIROS MILITARES, no admitindo o julgamento de civis. Assim, se um civil , em rea sob administrao militar estadual , mata Policial Militar, responde no Jri. Contudo, a Justia Militar Federal tem competncia para Processar e Julgar civis. Assim, e civil , em rea sob a administrao militar mata militar da ativa responde da JMU.

III - os crimes praticados por militar da reserva, ou reformado, ou por civil, contra as instituies militares, considerando-se como tais no s os compreendidos no inciso I, como os do inciso II, nos seguintes casos:

Os civis, militares da reserva e reformados s cometem crimes militares quando suas condutas atentarem contra as INSTITUIES MILITARES Assim, se forem contra as IM, so crimes militares os previstos s no CPM , ou com definio diversa, ( CPM art. 9, I), bem como os que tenham a mesma definio do CPB( Art. 9, II), presentes as circunstncias do inciso III)

Consideram-se instituies militares as Foras Armadas, constitudas pela Marinha, Exrcito e Aeronutica, estruturadas em ministrios e, tambm, os altos rgos militares de administrao, planejamento e comando. STM, Rec. Crim. 60656, MG, Rel: Min. Cherubim Rosa Filho, D.J. 26/04/93)

a) contra o patrimnio sob a administrao militar, ou contra a ordem administrativa militar; Aplica-se o mesmo disto em relao ao Inciso II, e, invertendo-se somente o sujeito ativo, que pode ser somente Civil ou Militar reformado ou da reserva.

b) em lugar sujeito administrao militar contra militar em situao de atividade ou assemelhado, ou contra funcionrio de Ministrio militar ou da Justia Militar, no exerccio de funo inerente ao seu cargo; Os conceitos de lugar sujeito administrao militar e militar em atividade j foram oferecidos. J o conceito de Servidor da Justia Militar dado pelo Art. 27 do CPM.
Art. 27. Quando este Cdigo se refere a funcionrios, compreende, para efeito da sua aplicao, os juzes, os representantes do Ministrio Pblico, os funcionrios e auxiliares da Justia Militar.

Clio Lobo, contesta a constitucionalidade deste dispositivo, ao argumento que no caso dos servidores da JM no h ofensa s IM

c) contra militar em formatura, ou durante o perodo de prontido, vigilncia, observao, explorao, exerccio, acampamento, acantonamento ou manobras; Sujeito Ativo: CIVIL, MILITAR REFORMADO OU DA RESERVA Sujeito Passivo: Militar da ativa em uma das circunstncias abaixo: Local: QUALQUER LUGAR CIRCUNSTNCIAS

FORMATURA: Alinhamento e ordenao da tropa. toda reunio do pessoal em forma, armado ou desarmado (RISG, art. 253). PERODO DE PRONTIDO: um estado de alerta em que as tropas esto prontas para operaes VIGILNCIA E OBSERVAO: dizem respeito a um estado de espreita, de constante observao EXPLORAO: o reconhecimento de um terreno. ACAMPAMENTO: o estacionamento temporrio de tropas com o aproveitamento das condies naturais. ACANTONAMENTO: o estacionamento temporrio de tropas com o aproveitamento de instalaes j existentes.

d) ainda que fora do lugar sujeito administrao militar, contra militar em funo de natureza militar, ou no desempenho de servio de vigilncia, garantia e preservao da ordem pblica, administrativa ou judiciria, quando legalmente requisitado para aquele fim, ou em obedincia a determinao legal superior. Sujeito Ativo: CIVIL, MILITAR REFORMADO OU DA RESERVA Sujeito Passivo: Militar da ativa em uma das circunstncias abaixo: Local: QUALQUER LUGAR CIRCUNSTNCIAS 01- Funo militar: o exerccio das obrigaes inerentes ao cargo militar. ( Lei 6.880/80 Art. 23. ) 02- garantia e preservao da ordem pblica: hiptese prevista pelo art. 142 da CF/88 , na qual as FFAA atuam no na defesa da Ptria contra agresses externas, mas sim para a garantia da Estabilidade do Pas atuando na garantia da Lei e da Ordem. Os requisitos para a atuao das FFAA est prevista na no art. 15 da Lei Complementar 97/99. 03- obedincia a determinao legal de superior: Nesse caso exige-se que a ordem seja legal ( no para o seu cumprimento pois mesmo que ilegal o militar deve cumpri-la) mas para a qualificao do crime militar pelo civil.

CRIMES CONTRA A VIDA COMETIDOS CONTRA CIVIS


Segundo o Art. 9, II ( crimes acidentalmente militares) o homicdio cometido por militar da ativa , em servio, contra civil crime militar.

Art. 9. ...........................

Contudo, em virtude de presses de Organismos Internacionais, desconhecedores da realidade da Justia Castrense( cujo maior defeito a falta de visibilidade), pressionaram o Governo Federal que , em 1996 editou a lei 9.299/96, que incluiu um pargrafo nico ao art. 9 do CPM:

Pargrafo nico. Os crimes de que trata este artigo, quando dolosos contra a vida e cometidos contra civil, sero da competncia da justia comum.

CONSTITUCIONAL ESSA NORMA?

STM
Segundo o STM essa norma Inconstitucional, pois se o crime enquadra-se em uma das circunstncias do art. 9 do CPM, , portanto, CRIME MILITAR, e a competncia para o seu julgamento da JM a quem, segundo a CF/88 compete, exclusivamente , julgar os crime militares definidos em lei.

STF
J segundo o entendimento do STF, a lei 9.299/96 ao determinar a competncia do Jri para os crimes dolosos contra a vida cometidos contra civis, o exclui do rol de crimes militares( HC 260404-MG)

IMPLICAES PRTICAS
Civil Mata Militar da Ativa em rea sob a administrao militar: CRIME MILITAR - JM Militar de servio mata Civil que invade Unidade Militar: CRIME COMUM - TJ

DO ERRO EM DIREITO PENAL MILITAR


CONCEITO DE ERRO: a falsa percepo da realidade, sendo a ignorncia a ele equiparada para fins penais. ERRO SOBRE OS ELEMENTOS DO TIPO
Art. 20 - O erro sobre elemento constitutivo do tipo legal de crime exclui o dolo, mas permite a punio por crime culposo, se previsto em lei.

No Direito Penal Comum, o legislador de 1984, inclinando-se concepo finalista ( Welzel) do delito, dividiu o erro em : ERRO SOBRE A ILICITUDE DO FATO
Art. 21 - O desconhecimento da lei inescusvel. O erro sobre a ilicitude do fato, se inevitvel, isenta de pena; se evitvel, poder diminu-la de um sexto a um tero.

DO ERRO EM DIREITO PENAL MILITAR


Erro de direito Art. 35. A pena pode ser atenuada ou substituda por outra menos grave quando o agente, salvo em se tratando de crime que atente contra o dever militar, supe lcito o fato, por ignorncia ou erro de interpretao da lei, se escusveis.

J o Legislador do Cdigo Penal Militar, seguindo a linha do CP de 1969( que nunca entrou em vigor) manteve-se ligado concepo naturalista do delito(Causalismo) e adotou a classificao do erro oriunda do direito romano, dividindo o erro em :

Erro de fato Art. 36. isento de pena quem, ao praticar o crime, supe, por erro plenamente escusvel, a inexistncia de circunstncia de fato que o constitui ou a existncia de situao de fato que tornaria a ao legtima.

ERRO DE DIREITO
Art. 35. A pena pode ser atenuada ou substituda por outra menos grave quando o agente, salvo em se tratando de crime que atente contra o dever militar, supe lcito o fato, por ignorncia ou erro de interpretao da lei, se escusveis.

O erro de direito, dentro do conceito analtico de crime, atua na CULPABILIDADE, eis que retira do agente o CONHECIMENTO DA ILICITUDE DO FATO. Aqui o agente atua com dolo(vontade livre e consciente) mas acredita, por erro, ou ignorncia, que a sua conduta no ilcita.

Se o erro for escusvel(invencvel) a pena atenuada ou substituda por outra menos grave.

Exemplo: Militar da Ativa que , em rea sob a administrao militar, encontra determinado bem e acreditando que, por t-lo encontrado seu (achado no roubado), no o entrega a autoridade competente no prazo de 15 dias. ( CPM art. 249, nico)

Observar que no Cdigo Penal Comum, o erro de proibio exclu a pena, ao passo que o erro de direito somente a atenua. E se for crime contra dever militar, no produz qualquer efeito.

ERRO DE DIREITO E O DEVER MILITAR


O Cdigo Penal Militar no admite o instituto do ERRO DE DIREITO aos crimes contra o DEVER MILITAR. O conceito de crimes contra o dever militar, segundo ROMEIRO, implica em todos os crimes propriamente militares, pois so os crimes que dizem respeito aos deveres da vida militar. E no s os assim tipificados no CPM ( Art. 183 a 204)

MAS QUAL O FUNDAMENTO PARA TANTO?


A vedao em relao aos crimes que envolverem os deveres militares , ocorre em virtude do ADESTRAMENTO por que passam todos os militares no qual lhe so repassados os conhecimento necessrios a poder discernir sobre a ilicitude ou no de suas condutas, relativas LEI PENAL MILITAR. Da presumir-se que, pelo adestramento, o militar obtm a potencial conscincia da ilicitude relativa a seus deveres.

ERRO DE FATO
ERRO DE FATO ESSENCIAL

isento de pena quem, ao praticar o crime, supe, por erro plenamente escusvel, a inexistncia de circunstncia de fato que o constitui ou a existncia
Art. 36. de situao de fato que tornaria a ao legtima. Erro culposo 1 Se o erro deriva de culpa, a este ttulo responde o agente, se o fato punvel como crime culposo. Erro provocado 2 Se o erro provocado por terceiro, responder este pelo crime, a ttulo de dolo ou culpa, conforme o caso.

Na primeira parte do dispositivo, o agente erra em relao ao prprio tipo penal, o erro ou a ignorncia excluem o prprio dolo do agente, ou seja, a sua vontade final maculada pelo erro. Ex. SD que deixa de entregar autoridade competente aparelho celular que achou acreditando tratarse do seu.( CPM art. 259, nico) Aqui , assemelha-se com o erro de tipo do Cdigo Penal comum, contudo, como o CPM inspirado no causalismo, o Dolo, encontra-se na CULPABILIDADE, e no no tipo, da isentar-se de PENA o agente.

ERRO DE FATO
ERRO DE FATO ESSENCIAL
Art. 36. isento de pena quem, ao praticar o crime, supe, por erro plenamente escusvel, a inexistncia de circunstncia de fato que o constitui

ou a existncia de situao de fato que tornaria a ao legtima.


Erro culposo 1 Se o erro deriva de culpa, a este ttulo responde o agente, se o fato punvel como crime culposo. Erro provocado 2 Se o erro provocado por terceiro, responder este pelo crime, a ttulo de dolo ou culpa, conforme o caso.

Na segunda parte do dispositivo estamos diante das chamadas DISCRIMINANTES PUTATIVAS, nas quais o agente, por errada compreenso da realidade ftica acredita que ao agir estar acobertado por uma das excludentes da Ilicitude: So Excludentes da ilicitude : LEGITIMA DEFESA ESTRITO CUMPRIMENTO DO DEVER LEGAL ESTADO DE NECESSIDADE EXERCCIO DIREITO REGULAR DE UM

DESCRIMINANTE DO Cmt

ILICITUDE
Causas de Excluso(CPM art. 42):
Art. 42. No h crime quando o agente pratica o fato: I - em estado de necessidade; II - em legtima defesa; III - em estrito cumprimento do dever legal; IV - em exerccio regular de direito. Pargrafo nico. No h igualmente crime quando o comandante de navio, aeronave ou praa de guerra, na iminncia de perigo ou grave calamidade, compele os subalternos, por meios violentos, a executar servios e manobras urgentes, para salvar a unidade ou vidas, ou evitar o desnimo, o terror, a desordem, a rendio, a revolta ou o saque. As questes mais relevantes em Direito Penal Militar, em relao s excludentes da ilicitude so do ESTADO DE NECESSIDADE e o chamada EXCLUDENTE DO COMANDANTE.

ESTADO DE NECESSIDADE
O direito penal comum, com a reforma de 1984, adotou a teoria unitria para o Estado de Necessidade, somente o reconhecendo como excludente da ilicitude. J o direito penal militar acolheu a TEORIA DIFERECIADORA, eu divide o estado de necessidade em EXCLUDENTE da Ilicitude e EXCULPANTE que elimina a CULPABILIDADE do Agente.
Art. 43. Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para preservar direito seu ou alheio, de perigo certo e atual, que no provocou, nem podia de outro modo evitar, desde que o mal causado, por sua natureza e importncia, consideravelmente inferior ao mal evitado, e o agente no era legalmente obrigado a arrostar o perigo. Art. 39. No igualmente culpado quem, para proteger direito prprio ou de pessoa a quem est ligado por estreitas relaes de parentesco ou afeio, contra perigo certo e atual, que no provocou, nem podia de outro modo evitar, sacrifica direito alheio, ainda quando superior ao direito protegido, desde que no lhe era razoavelmente exigvel conduta diversa.

Aqui o bem jurdico defendido superior ou igual ao sacrificado, excluindo a ilicitude da conduta. Ex. Militar que para socorrer colega ferido subtrai veculo da unidade. Vida maior que patrimnio

Aqui a questo se opera na culpabilidade( inexigibilidade de conduta diversa) pois o bem jurdico sacrificado inferior ao bem defendido, mas apesar disso no se pode exigir do autor outra conduta. Ex. Militar que deserta para ajudar famlia financeiramente.

A EXCLUDENTE DO COMANDANTE:
O pargrafo nico do art. 42 do CPM prev uma forma de excluso de ilicitude exclusiva do direito penal militar.
O Comando a soma de autoridade, deveres e responsabilidades de que o militar investido legalmente quando conduz homens ou dirige uma organizao militar. O Cmt tem o dever de manter a tropa eficiente( CPM Art. 198), tendo os seus subordinados a obrigao de obedecer( CPM art. 163). Da que o Cmt que, para garantir a eficincia da tropa em uma das situaes citadas, pode exercer de seu direito de comando, inclusive por meios violentos.

Pargrafo nico. No h igualmente crime quando o comandante de navio, aeronave ou praa de guerra, na iminncia de perigo ou grave calamidade, compele os subalternos, por meios violentos, a executar servios e manobras urgentes, para salvar a unidade ou vidas, ou evitar o desnimo, o terror, a desordem, a rendio, a revolta ou o saque.

Equiparao a comandante Art. 23. Equipara-se ao comandante, para o efeito da aplicao da lei penal militar, toda autoridade com funo de direo. ( ex. Ten. Comandando frao de tropa , para essa frao Cmt)

EXCLUSO DA CULPABILIDADE
Art. 38. No culpado quem comete o crime: Coao irresistvel a) sob coao irresistvel ou que lhe suprima a faculdade de agir segundo a prpria vontade; Obedincia hierrquica b) em estrita obedincia a ordem direta de superior hierrquico, em matria de servios. 1 Responde pelo crime o autor da coao ou da ordem. 2 Se a ordem do superior tem por objeto a prtica de ato manifestamente criminoso, ou h excesso nos atos ou na forma da execuo, punvel tambm o inferior. A coao aqui obrigatoriamente MORAL, j que a coao fsica exclui o DOLO pois no h vontade. Aqui exclui-se a culpabilidade pela inexigibilidade de conduta diversa.

A grande peculiaridade do DPM que nos crimes em que h violao do dever militar, o agente no pode invocar coao irresistvel seno quando fsica ou material. (Art. 40)

Isso ocorre pois ao Militar existe a obrigao de agir, bem como de sacrifcio da prpria vida em defesa de seus deveres militares.

ODEBINCIA HIERARQUICA
b)
em estrita obedincia a ordem direta de superior hierrquico, em matria de servios.

2 Se a ordem do

superior tem por objeto a prtica de ato manifestamente criminoso, ou h excesso nos
atos ou na forma da execuo, punvel tambm o inferior.

As foras militares se organizam com base na Hierarquia e na Disciplina, sendo a obedincia cadeia de comando essencial a sua funcionalidade. Se no DP comum, a ordem no deve ser manifestamente ilegal, no DPM essa ordem no pode ser MANIFESTAMENTE CRIMINOSA, pois ao militar no dado questionar a legalidade dos atos de seus superiores. J que possui o dever de OBEDINCIA. Se acredita na ilegalidade da ordem que recebeu em matria de servios deve sempre seguir a cadeia de comando. Mas se a ordem for MANIFESTAMENTE CRIMINOSA pode negar-se a cumpri-la, mas se o fizer, adere a vontade do Superior e responde com ele pelo crime.

Em relao a obedincia hierrquica destacam-se dois sistemas: O das baionetas cegas, no qual no dado nunca ao subordinado questionar suas ordens e o das Baionetas Inteligentes, que o admite. O Brasil adota um sistema misto, pois a princpio no admite contestetao, salvo se a ordem for manifestamente criminosa.

DAS PENAS
Cdigo Penal Militar
Art. 55. As penas principais so: a) morte; b) recluso; c) deteno; d) priso; e) impedimento; f) suspenso do exerccio do posto, graduao, cargo ou funo; g) reforma.
As penas no direito penal militar so bem diferentes das do direito comum, pois refletem peculiaridades da vida na caserna.

Alm disso, s o DPM admite a pena de Morte, que ser aplicada somente em caso de GUERRA DECLARADA.

Art. 56. A pena de morte executada por fuzilamento.

Cdigo Penal Militar


Art. 55. As penas principais so: a) morte; b) recluso; c) deteno; d) priso; e) impedimento; f) suspenso do exerccio do posto, graduao, cargo ou funo; g) reforma.

Ao contrrio do CP comum que prev a a existncia de 3 Regimes de cumprimento de pena( Fechado, SemiAberto e Aberto) o CPM s prev o regime FECHADO para cumprimento da pena a que for o militar . Pelo art. 59 as penas de deteno ou recluso, de at 2 anos so convertidas em PRISO, sendo cumpridas na forma dos incisos. A pena superior a 2 anos cumprida em PENITENCIRIA MILITAR, ou , na sua falta em presdio civil. Mas se for cumprida em estabelecimento civil( por militar ou civil) aplica-se a Lei de Execues Penais( Lei 7.210) A diferena entre deteno e recluso s diz respeito ao mximos e mnimos de pena, quando no previstos no tipo. Art. 58. O mnimo da pena de recluso de um ano, e o mximo de trinta anos; o mnimo da pena de deteno de trinta dias, e o mximo de dez anos.

Ex. Art. 181( Arrebatamento de Preso) Recluso at 4 anos Ex. Art. 223(Ameaa) pena deteno at 6 meses

A pena de impedimento sujeita o condenado a permanecer no recinto da unidade, sem prejuzo da instruo militar.

Cdigo Penal Militar


Art. 55. As penas principais so: a) morte; b) recluso; c) deteno; d) priso; e) impedimento; f) suspenso do exerccio do posto, graduao, cargo ou funo; g) reforma.

A pena de impedimento aplicada nos crime de insubmisso ( CPM Art. 183), e impe ao condenado a obrigao de permanncia no recinto da Unidade Militar , recolhendo-se aps a sua instruo diria . pena privativa de liberdade, pois, ainda que no seja recolhido a estabelecimento penal militar o insubmisso tem a sua liberdade de locomoo reduzida, eis que no pode ausentar-se do recinto da unidade.

Cdigo Penal Militar


Art. 55. As penas principais so: a) morte; b) recluso; c) deteno; d) priso; e) impedimento; f) suspenso do exerccio do posto, graduao, cargo ou funo; g) reforma.

Trata-se de pena no privativa de liberdade em que h a suspenso temporria do exerccio (afastamento) do Oficial( posto) ou do Praa( Graduao) de suas funes.
Art. 64- A pena de suspenso do exerccio do posto, graduao, cargo ou funo consiste na agregao, no afastamento, no licenciamento ou na disponibilidade do condenado, pelo tempo fixado na sentena, sem prejuzo do seu comparecimento regular sede do servio. No ser contado como tempo de servio, para qualquer efeito, o do cumprimento da pena.

Contudo, se a pena de suspenso no puder ser cumprida em virtude da reforma ou reserva do sentenciado, ela converte-se em deteno de 6 meses a 1 ano.( nico) Ex. de Crimes com tal apenamento: Art. 204( Exerccio de Comercio por Oficial) Art. 324 (Inobservncia de lei, regulamento ou instruo )

Reforma a passagem compulsria do Militar para a reserva, segregando-o do Convvio de seus pares. So admitida aos Militares com Estabilidade Assegurada.

PENAS ACESSRIAS
Com a reforma de 1984 o Cdigo Penal Comum, deixou de prever a Figura das Penas Acessrias, que so aquelas decorrentes da imposio de uma das penas principais j estudadas. Art. 98. So penas acessrias: I - a perda de posto e patente; II - a indignidade para o oficialato; III - a incompatibilidade com o oficialato;
IV - a excluso das forcas armadas; V - a perda da funo pblica, ainda que eletiva; VI - a inabilitao para o exerccio de funo pblica; VII - a suspenso do ptrio poder, tutela ou curatela; VIII - a suspenso dos direitos polticos.

Tomar cuidado com essa regras pois o Art. 142 da CF reza: VI - o oficial s perder o posto e a patente se for julgado indigno do oficialato ou com ele incompatvel, por deciso de tribunal militar de carter permanente, em tempo de paz, ou de tribunal especial, em tempo de guerra; VII - o oficial condenado na justia comum ou militar a pena privativa de liberdade superior a dois anos, por sentena transitada em julgado, ser submetido ao julgamento previsto no inciso anterior;

Oficial Incompatvel aquele inconcilivel com o Oficialato. Indigno aquele, torpe srdido, no merecedor dessa condio

Assim, se o Oficial for condenado a pena igual ou inferior a 2 anos, submetido ao Conselho de Justificao, sendo aps a deciso desse conselho submetida a Tribunal Militar( STM, TJM ou TJ). Se a pena for superior a 2 anos o MP representa diretamente ao tribunal.

Art. 98. So penas acessrias: I - a perda de posto e patente; II - a indignidade para o oficialato; III - a incompatibilidade com o oficialato; IV - a excluso das forcas armadas; V - a perda da funo pblica, ainda que eletiva; VI - a inabilitao para o exerccio de funo pblica; VII - a suspenso do ptrio poder, tutela ou curatela; VIII - a suspenso dos direitos polticos.

Essa pena acessria aplicada aos Praas das FFAA condenados a penas privativas de liberdade superiores a 2 anos ( CPM art. 102)

Contudo as Praas das Foras Auxiliares somente podem perder a sua Graduao por deciso do Tribunal Militar( Art. 125 da CF/88).

Com a excluso das FFAA, o militar passa a cumprir pena em Presdio civil, ficando sujeito ao regramento da LEP, inclusive com direito progresso de regime.

Inaplicabilidade das Penas Restritivas de direito no DPM


O Cdigo Penal Militar no previu , ao contrrio do CPB, as penas RESTRITIVAS DE DIREITO, sendo entendimento pacfico no STM de que so incompatveis com a realidade castrense.

Esta Corte tem entendimento firme no sentido de no aceitar a aplicao da Lei n 9.714/98, que dispe sobre penas restritivas de direitos, no s em razo da especialidade e autonomia do Direito Penal Militar, mas, tambm, por sua incompatibilidade com as peculiaridades atinentes vida militar e ao militar. ( STM Ap. 2004.01.049688-2 )

Contudo, a maioria da doutrina critica esse entendimento, pelo menos, em relao aos Civis, pois entende que, nesse caso, a substituio da pena corporal por outra restritiva de direitos em nada prejudica a Organizao e a Disciplinas Militares.

CONCURSO DE CRIMES
Concurso de crimes Art. 79. Quando o agente, mediante uma s ou mais de uma ao ou omisso, pratica dois ou mais crimes, idnticos ou no, as penas privativas de liberdade devem ser unificadas. Se as penas so da mesma espcie, a pena nica a soma de todas; se, de espcies diferentes, a pena nica e a mais grave, mas com aumento correspondente metade do tempo das menos graves, ressalvado o disposto no art. 58.

Concurso Material(CM): O agente , com vrias condutas pratica vrios crimes. Ex. Sd que furta bem da Unidade e logo aps deserta. Concurso Formal: O agente com uma s ao pratica mais de um crime . Ex. Soldado que por negligncia atropela vrios colegas.

O CPM d o mesmo tratamento ao concurso material e formal( de forma diferente do Direito Penal Comum), adotando o critrio da exasperao das penas quando diferentes( pega-se a maior e aumenta-se at a metade do tempo da menos grave), e o critrio da cumulao quando idnticas( somam-se todas as penas)
Ex. Ru condenado pena de 3 meses de deteno por leso corporal( CPM art. 209) e 6 meses pelo crime de calnia( CPM 214). Qual a sua pena? Como as penas so idnticas( DETENO) soma-se: penal final 9 meses. Ex. Ru condenado a 6 meses de deteno por leses corporais, e a 6 anos de recluso por homicdio. Qual a sua pena? Sua pena ser a do mais grave acrescida da metade da pena do menos grave(3 meses). Pena final 6 anos e 3 meses.

CRIME CONTINUADO
Crime continuado Art. 80. Aplica-se a regra do artigo anterior, quando o agente, mediante mais de uma ao ou omisso, pratica dois ou mais crimes da mesma espcie e, pelas condies de tempo, lugar, maneira de execuo e outras semelhantes, devem os subseqentes ser considerados como continuao do primeiro. Pargrafo nico. No h crime continuado quando se trata de fatos ofensivos de bens jurdicos inerentes pessoa, salvo se as aes ou omisses sucessivas so dirigidas contra a mesma vtima.
A figura do crime continuado fico legal pela qual o agente, comete vrios crimes, contudo, em virtude de condies de tempo, lugar e maneira de execuo, a lei considera-os como um crime nico. Ex. Soldado que arromba vrios armrios de seus colegas e deles subtrai valores. Contudo o CPM, em sentido totalmente contrrio ao CP, no considera o crime continuado determinando a aplicao das regras do concurso de crimes, ou seja , SOMA DE TODAS AS PENAS. Mas a doutrina e jurisprudncia, entendendo a regra draconiana, mandam aplicar a regra do art. 71 do CP, considerando como existente um crime nico, aplicando somente uma das penas exasperada de 1/6 s 2/3.
STM Ap 2000.01.048459-0 UF: BA No caso de crime continuado deve ser aplicado subsidiariamente o art. 71 do Cdigo Penal, o que possibilitou a reduo da pena. Apelo parcialmente provido. Deciso majoritria.

EXTINO DA PUNIBILIDADE
PRESCRIO
Em relao prescrio no DPM, a situao mais digna de nota a prescrio nos crimes de DESERO E INSUBMISSO

Art. 131. A prescrio comea a correr, no crime de insubmisso, do dia em que o insubmisso atinge a idade de trinta anos.

No crime de insubmisso o termo inicial da prescrio no ser a data de consumao do delito, mas sim o momento em que o agente completar 30 anos. Aps essa data o prazo prescricional ser o do art. 125 do CPM( 4 anos).

Art. 132. No crime de desero, embora decorrido o prazo da prescrio, esta s extingue a punibilidade quando o desertor atinge a idade de quarenta e cinco anos, e, se oficial, a de sessenta.

J na desero o prazo prescricional corre normalmente, mas somente poder ser declarado quando o desertor completar 45 anos.

Em ambos os casos as regras s se aplicam aos acusados enquanto no capturados( trnsfugas) com a captura o prazo passa a ser o do art. 125 do CPM. Essas regras so necessrias pois ambos os crimes so permanentes, e no fosse assim seriam imprescritveis.

Вам также может понравиться