Вы находитесь на странице: 1из 5

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZNIA LICENCIATURA EM COMPUTAO DIDTICA PARA O ENSINO DA COMPUTAO NATLIA BEATRIZ DA CMARA ALVES BELM

, 13 DE MARO DE 2013 20117031

FERNANDES, C. O.; FREITAS, L. C. Currculo e avaliao. Indagaes sobre currculo. Braslia : Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Bsica, 2007. P. 17-39.

Este texto tem como propsito propiciar uma reflexo sobre aspectos da avaliao escolar que esto presentes no cotidiano da escola. (p.17) A avaliao , portanto, uma atividade que envolve legitimidade tcnica e legitimidade poltica na sua realizao. (p.17) [...]a avaliao dos processos, sejam eles das aprendizagens, da dinmica escolar ou da prpria instituio, no deve ficar sob a responsabilidade apenas de um ou de outro profissional, uma responsabilidade tanto da coletividade, como de cada um, em particular. (p.18) H a avaliao da aprendizagem dos estudantes , em que o professor tem um protagonismo central, mas h tambm a necessria avaliao da instituio como um todo, [...]h ainda a avaliao do sistema escolar , ou do conjunto das escolas de uma rede escolar, na qual a responsabilidade principal do poder pblico. (p.18) [...] uso das notas escolares que colocam os avaliados em uma situao classificatria. (p.19) Avaliar, para o senso comum, aparece como sinnimo de medida, de atribuio de um valor em forma de nota ou conceito.(p.19) Avaliar um processo em que realizar provas e testes, atribuir notas ou conceitos apenas parte do todo.(p.19) [...] Portanto, medir no avaliar, ainda que o medir faa parte do processo de avaliao. (p.19) A avaliao uma das atividades que ocorre dentro de um processo pedaggico. [...] Quando a avaliao acontece ao longo do processo, com o objetivo de reorient-lo, recebe o nome de avaliao formativa e quando ocorre ao final do processo, com a finalidade de apreciar o resultado deste, recebe o nome de avaliao somativa.(p.20)

[...]nossas experincias em avaliao so [...] uma concepo que classifica as aprendizagens em certas ou erradas e, dessa forma, termina por separar aqueles estudantes que aprenderam os contedos programados para a srie em que se encontram daqueles que no aprenderam.(p.20) [...] possvel concebermos uma perspectiva de avaliao cuja vivncia seja marcada pela lgica da incluso, do dilogo, da construo da autonomia, da mediao, da participao, da construo da responsabilidade com o coletivo.(p.20) [...]todas as pessoas so capazes de aprender [...] os contedos das disciplinas devem ser planejados a partir dessas infinitas possibilidades de aprender dos estudantes. (p.20) Hoje, voz corrente afirmar-se que a avaliao no deve ser usada com o objetivo de punir, de classificar ou excluir.[...] Entretanto, tanto a avaliao somativa quanto a formativa podem levar a processos de excluso e classificao, na dependncia das concepes que norteiem o processo educativo.(p.21) A avaliao formativa aquela em que o professor est atento aos processos e s aprendizagens de seus estudantes.(p.22) Instaurar uma cultura avaliativa, no sentido de uma avaliao entendida como parte inerente do processo e no marcada apenas por uma atribuio de nota, no tarefa muito fcil.(p.22) A escola, portanto, no apenas um local onde se aprende um determinado contedo escolar, mas um espao onde se aprende a construir relaes com as coisas (mundo natural) e com as pessoas (mundo social).(p.23) Normalmente, a noo de avaliao reduzida medio de competncias e habilidades[...](p.24) [...]a sala de aula isolou-se tanto da vida real que os motivadores naturais da aprendizagem tiveram que ser substitudos por motivadores artificiais, entre eles a nota.(p.24) Devemos ter em mente que, em nossa prtica, no estamos avaliando nossos estudantes e crianas, mas as aprendizagens que eles realizam.(p.24) Na sala de aula, boa parte das atividades que vo sendo realizadas tende a gerar juzos de valor por parte de professores e estudantes.(p.25) [...]No so raras as situaes em que os professores comeam a orientar suas estratgias metodolgicas em funo de seus juzos de valor sobre os estudantes, [...](p.25) [...] Podemos dizer que a reprovao oficializada em uma prova, por exemplo, de fato, apenas a consequncia de uma relao professor-aluno mal sucedida durante o processo de ensino-aprendizagem.(p.25)

[...] fundamental avaliar os processos de aprendizagem dos estudantes na escola em ciclos.(p.26) Um equvoco que parece persistir, ainda entre parte dos educadores, desde as primeiras experincias com ciclos bsicos e promoo automtica no Brasil, o de que combater a reprovao implica em no avaliar o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, em no fazer provas, em no fazer testes, em no atribuir notas ou conceitos que reflitam tal processo.(p.26) Um outro equvoco[...]Diz o senso comum que os estudantes esto saindo da escola sem aprender, porque no so avaliados e no so reprovados!(p.26) [...] possvel identificarmos prticas de avaliao concebidas a partir de diferentes perspectivas tericas e concepes pedaggicas e de ensino.(p.27) [...]a busca pela coerncia nas aes educativas deve ser o norte do professor.(p.27) Ao falarmos de instrumentos utilizados nos processos de avaliao, estaremos falando das tarefas que so planejadas com o propsito de subsidiar, com dados, a anlise do professor acerca do momento de aprendizagem de seus estudantes.(p.27) [...]resultados advindos da aplicao dos instrumentos so provisrios e no definitivos.(p.28) O professor, porm, no necessita e no deve limitar-se a esse tipo de instrumento. Ele pode construir outros que sejam mais sensveis ao estgio de desenvolvimento especfico de seus alunos, confiando que tais instrumentos proporcionaro a dimenso da possibilidade, do vir a saber,[...] (p.28) Um instrumento mal elaborado pode causar distores na avaliao que o professor realiza e suas implicaes podem ter consequncias graves[...](p.29) Ao longo desse texto, estamos trabalhando na perspectiva de uma avaliao das aprendizagens dos estudantes que implica uma proposio de avaliao marcada pela lgica da incluso, do dilogo, da construo da autonomia, da mediao, da participao, da construo da responsabilidade com o coletivo.(p.30) O professor, trabalhando na perspectiva da avaliao formativa, no est preocupado no dia-a-dia em atribuir notas aos estudantes, mas em observar e registrar seus percursos durante as aulas, a fim de analisar as possibilidades de aprendizagem de cada um e do grupo como um todo.(p.30) O importante no a forma, mas a prtica de uma concepo de avaliao que privilegia a aprendizagem.(p.30) A finalidade registrar este acompanhamento, os avanos e recuos dos estudantes, a fim de informar o professor acerca do processo, para que, assim, possa mediar e traar estratgias de ao adequadas a cada estudante e s suas potencialidades.(p.30)

[...] fundamental uma prtica que tenha memria. Memria que s pode existir a partir do registro dos processos, das descobertas, das tentativas, dos percursos das turmas.(p.31) Um procedimento de avaliao que cumpre a funo de ser tambm instrumento de registro e que propicia a memria dos processos de ensino e de aprendizagem, tanto para estudantes, quanto para professores, o portflio.(p.32) Um outro instrumento que facilita a prtica de uma avaliao formativa o Caderno de Aprendizagens , um caderno no qual os estudantes se depararo com suas dvidas e possibilidades de avano; um caderno de estudos paralelos, digamos assim.(p.33) Um outro instrumento de avaliao pode ser o Memorial. [...] O Memorial se constitui em uma escrita livre do estudante acerca de suas vivncias ao longo do ano.(p.34) O propsito do memorial fazer com que o estudante tenha um momento de reflexo no apenas de suas aprendizagens relativas aos contedos especficos [...]. no memorial que o estudante exercita sua capacidade reflexiva sobre sua atuao, empenhos e compromisso consigo, com os colegas e professores.(p.34) Ainda no incorporamos em nossa prtica cotidiana, por exemplo, a auto-avaliao do ensino (feita pelo professor) e a auto-avaliao da aprendizagem (feita pelo aluno). Na maioria das vezes, quando esta realizada, aparece de forma assistemtica ou apenas em determinados momentos do ano letivo, quase que separada do processo.(p. 34-35) Ainda hoje, apesar de nossos discursos pedaggicos terem avanado bastante, insistimos em uma avaliao que no favorece o aprendizado, pois concebida como algo que no se constitui como parte do processo de aprendizagem, mas apenas como um momento de verificao.(p.35) A auto-avaliao quando realizada no grupo significa verificar e avaliar, no coletivo, se os propsitos estabelecidos com o grupo esto sendo contemplados.(p.36) O espao do conselho de classe poderia estar destinado a traar estratgias para as intervenes pedaggicas com os estudantes, com os grupos.(p.37) [...] importante lembrar que para ser um espao de discusso coletiva, importante que os professores planejem suas aes e prticas de forma coletiva, desde o incio.(p.37) O espao mais prximo da sala de aula o espao da escola como um todo. A escola uma organizao complexa com mltiplos atores e interesses. A avaliao da escola chamada de avaliao institucional.(p.38) A avaliao institucional tambm uma forma de permitir a melhor organizao do coletivo da escola com vistas a uma gesto mais democrtica e participativa que permita coletividade entender quais os pontos fortes e fracos daquela organizao escolar, bem como mobilizar, criar e propor alternativas aos problemas.(p.38)

[...] ainda existe o espao do prprio sistema ou rede escolar, enquanto o conjunto das escolas pertencentes a este. Dentre as vrias formas de avaliao que esta instncia comporta, destacamos a avaliao de rendimento do conjunto dos estudantes pertencentes a uma rede de ensino ou a chamada avaliao de sistema.(p.38) Os resultados obtidos na avaliao de sistema devem ser enviados s escolas para serem usados, tanto na sua avaliao institucional, como pelo professor na avaliao da aprendizagem dos alunos(p.39) [...]temos os sistemas de avaliaes nacionais como SAEB, Prova Brasil, Enem, Enade, que passaram a ser implementados no Brasil ainda nos anos 90 e que cumprem a funo de traar para professores, pesquisadores e para a sociedade, em geral, um panorama da situao da educao no pas, em seus diversos nveis de ensino.(p.39)

Вам также может понравиться