Вы находитесь на странице: 1из 87

MEDICINA LEGAL I MARCUS VINICIUS J.

BARBOSA

INTRODUO MEDICINA LEGAL DEFINIO Medicina Legal o ramo da medicina que pe seus conhecimentos a servio das cincias jurdicas e sociais, na elaborao e execuo das leis que deles necessitem. HISTRICO Os primeiros traos da prtica da medicina legal so encontrados no Cdigo de Hamurabi (Mesopotmia), nas legislaes egpcia e grega. Numa Pomplio, em Roma, ordenou o exame mdico na morte de grvidas. Adriano e Justiniano utilizaram-se dos conhecimentos mdicos para o esclarecimento de alguns fatos de interesse da justia. Antstio examinou o cadver de Julio Csar e constatou que, dos muitos ferimentos recebidos, apenas um foi mortal. Inocncio III decretou legislao cannica em 1209, que convidava mdicos a visitarem os feridos que estivessem disposio da justia. Gregrio IX, em 1234, decretou legislao que exigia a opinio mdica para distinguir, entre vrias leses, aquela cujo resultado era mortal; e colocava a nulidade de casamento ao exame da mulher cujo resultado coincidia com a no consumao da conjuno carnal. A medicina legal foi exercida de forma rudimentar nos sculos XIV e XV, entretanto foi no sculo XVI que houve o incio de seu desenvolvimento propriamente dito. O Papa Leo X ao morrer, em 1521, foi necropsiado sob suspeita de envenenamento. Em 1525, inicia-se a medicina legal prtica com o Edito della Gran Carta della Vicaria di Napoli. Em 1532, Carlos V decreta o Cdigo Criminal Carolino, lei bsica do Imprio Germnico que determinava o parecer de mdicos e parteiras para esclarecimentos de juzes, em casos de leses corporais, homicdios, infanticdios, abortamentos, etc. Em 1575, Ambroise Par escreve o primeiro livro onde so tratadas vrias questes de medicina legal; considerado por alguns como o Pai da Medicina Legal. No entanto, Paolo Zacchias, em 1601, lana obra monumental e que, pela sua importncia e qualidade cientfica, ainda hoje pode ser consultada com proveito. considerado o verdadeiro Pai da Medicina Legal. Em 1818, Bernt em Viena cria o primeiro Instituto MdicoLegal. Em 1821, Orfila cria a toxicologia. No Brasil, Gonalves Gomide (1814), mdico mineiro e senador do Imprio, publica o primeiro trabalho brasileiro na rea de medicina

MEDICINA LEGAL I MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

legal. Em 1832, com a criao das Faculdades de Medicina no Brasil, comea o ensino oficial da medicina legal no pas. Nina Rodrigues, em 1894, estabelece a independncia da medicina legal brasileira, ao comear o perodo de pesquisas originais. Outros nomes expoentes da medicina legal no Brasil que devem ser lembrados so: Flamnio Fvero, Oscar Freire, Odo Maranho, Genival Veloso de Frana, Hlio Gomes e outros. CAMPO DE ATUAO
x x

Doutrinrio: Auxlio elaborao das leis. Pericial: Ato propedutico ou exame, feito por mdico legista, com a finalidade de contribuir com a autoridade policial ou judiciria, na formao de juzos a que esto feitas.

RELAES A medicina legal relaciona-se com as mais diversas reas do conhecimento humano, no se restringindo rea mdica ou biolgica. So elas:
x

x x x x

x x x

x x x

x x x x

Fsica: calorimetria, espectroscopia, microscopia, fotografia, radiografia, etc; Qumica: microcristalografia, toxicologia, etc; Entomologia: estudo da fauna cadavrica; Microbiologia e Parasitologia: estudo dos germes, parasitas, infeces, etc; Balstica: estudo das armas de fogo e seus projteis, assim como as leses concernentes; Antropologia: identificao de cadveres; Infortunstica Anatomia: sede das leses, relaes dos rgos, idade, raa, cor, dentes, ossos, etc; Odontologia: identificao de carbonizados e esqueletizados; Fisiologia e Bioqumica: asfixias, viabilidade fetal, inanio, etc; Patologia: Estudo das leses e estados mrbidos, feridas mortais, sobrevivncia, leses in vitam e post mortem, etc; Imunologia: diagnose especfica do sangue, tipagem sangunea, paternidade, etc; Gentica: investigao de paternidade, crimes sexuais, etc; Ginecologia e Obstetrcia: parto, puerprio, aborto; Psiquiatria: capacidade civil, imputabilidade, etc. Outros.

PERCIAS, PERITOS E DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS LEGISLAO


x

Cdigo de Processo Penal

MEDICINA LEGAL I MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

Artigo 158 Quando a infrao deixar vestgios, ser indispensvel o exame de corpo de delito, direto ou indireto, no podendo supri-lo a confisso do acusado. Artigo 159 Os exames de corpo de delito e as outras percias, sero feitos por dois peritos oficiais. 1o. No havendo peritos oficiais, o exame ser realizado por duas pessoas idneas, portadoras de diploma de curso superior, escolhidas, de preferncia, entre as que tiverem habilitao tcnica relacionada natureza do exame. 2o. Os peritos no oficiais prestaro o compromisso de bem e fielmente desempenhar o encargo. Artigo 160 Os peritos elaboraro o laudo pericial, onde descrevero minuciosamente o que examinarem, e respondero aos quesitos formulados. Pargrafo nico. O laudo pericial ser elaborado no prazo mximo de dez dias, podendo este prazo ser prorrogado, em casos excepcionais, a requerimento dos peritos. Artigo 161 O exame de corpo de delito poder ser feito a qualquer dia e a qualquer hora. Artigo 162 A autpsia ser feita pelo menos seis horas depois do bito, salvo se os peritos, pela evidncia dos sinais de morte, julgarem que possa ser feita antes daquele prazo, o que declararo no auto. Pargrafo nico. Nos casos de morte violenta, bastar o simples exame externo do cadver, quando no houver infrao penal que apurar, ou quando as leses externas permitirem precisar a causa da morte e no houver necessidade de exame interno para a verificao de alguma circunstncia relevante. Artigo 163 Em casos de exumao para exame cadavrico, a autoridade providenciar para que, em dia e hora previamente marcados, se realize a diligncia, da qual se lavrar auto circunstanciado. Pargrafo nico. O administrador de cemitrio pblico ou particular indicar o local da sepultura, sob pena de desobedincia. No caso de recusa ou de falta de quem indique a sepultura, ou de encontrar-se o cadver em lugar no destinado a inumaes, a autoridade proceder s pesquisas necessrias, o que tudo constar do auto. Artigo 164 Os cadveres sero sempre fotografados na posio em que forem encontrados, bem como, na medida do possvel, todas as leses externas e vestgios deixados no local do crime. Artigo 165 Para representar as leses encontradas no cadver, os peritos, quando possvel, juntaro ao laudo do exame provas fotogrficas, esquemas ou desenhos, devidamente rubricados.

MEDICINA LEGAL I MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

Artigo 166 Havendo dvida sobre a identificao do cadver exumado, proceder-se- ao reconhecimento pelo Instituto de Identificao ou repartio congnere, ou pela inquirio de testemunhas, lavrando-se auto de reconhecimento e de identidade, no qual se descrever o cadver, com todos os sinais e indicaes. Pargrafo nico. Em qualquer caso, sero arrecadados e autenticados todos os objetos encontrados, que possam ser teis para a identificao do cadver. Artigo 167 No sendo possvel o exame de corpo de delito, por haverem desaparecido os vestgios, a prova testemunhal poder suprir-lhe a falta. Artigo 168 Em casos de leses corporais, se o primeiro exame pericial tiver sido incompleto, proceder-se- a exame complementar por determinao da autoridade policial ou judiciria, de ofcio, ou a requerimento do Ministrio Pblico, do ofendido ou do acusado, ou de seu defensor. 1o. No exame complementar, os peritos tero presentes o auto de corpo de delito, a fim de suprir-lhe a deficincia ou retific-lo. 2o. Se o exame tiver por fim precisar a classificao do delito no artigo 129, 1o., n.I, do Cdigo Penal, dever ser feito logo que decorra o prazo de 30 dias, contados da data do crime. 3o. A falta de exame complementar poder ser suprida pela prova testemunhal. Artigo 180 Se houver divergncias entre os peritos, sero consignadas no auto de exame as declaraes e respostas de um e de outro, ou cada um redigir separadamente o seu laudo, e a autoridade nomear um terceiro; se este divergir de ambos, a autoridade poder mandar proceder a novo exame por outros peritos. Artigo 181 No caso de inobservncia de formalidades, ou no caso de omisses, obscuridades ou contradies, a autoridade judiciria mandar suprir a formalidade, complementar ou esclarecer o laudo. Pargrafo nico. A autoridade poder tambm ordenar que se proceda a novo exame, por outros peritos, se julgar conveniente. Artigo 182 O juiz no ficar adstrito ao laudo, podendo aceit-lo ou rejeitlo, no todo ou em parte. PERCIAS DEFINIO Percia: a capacidade terica e prtica para empregar, com talento, determinado campo do conhecimento alcanando sempre os mesmos resultados.

MEDICINA LEGAL I MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

Percia Mdico-Legal: o conjunto de atos propeduticos ou exames, feitos por mdicos, com a finalidade de contribuir com autoridades na formao de juzos a que esto obrigados, para o esclarecimento de fatos de interesse da justia. OBJETIVO O objetivo principal determinar a materialidade do crime. A percia mdico-legal precisa demonstrar, para que se possa admitir a hiptese, a existncia de nexo causal entre a ao e o resultado desta ao. OBJETO Pessoas Vivas: exames de leses corporais, conjuno carnal, ato libidinoso, gravidez, abortamento, parto, puerprio, embriaguez, toxicomania e insanidade mental. Cadver: identificao, realidade da morte, poca da morte, determinao da causa mdica (causa mortis) e jurdica (natural ou violenta) da morte, alm de distinguir leses intra vitam e post mortem. AUTORIDADES REQUISITANTES Poder requisitar a percia o delegado de polcia, o juiz de direito e os oficiais militares (na direo de um inqurito policial militar). O Ministrio Pblico por si s no pode requisitar a percia. CONCEITOS Corpo de Delito: o conjunto de todos os elementos materiais de uma conduta incriminada inclusive meios e instrumentos de que sirva o criminoso. Falsa Percia: a afirmao contra a verdade, a negao da verdade e o silncio sobre a verdade; crime previsto no artigo 342 do Cdigo Penal. Impercia: a ignorncia, falta de conhecimento tcnicocientfico, inabilitao especfica para a prtica de determinado ato; uma das formas de crime culposo, previsto no artigo 18, inciso II do Cdigo Penal. OBS: A prtica mdico-legal prova, quase sempre objetiva, em qualquer fase do processo. PERITOS DEFINIO So pessoas qualificadas e experientes em determinados assuntos e que, designados pela justia, recebem a incumbncia de ver e

MEDICINA LEGAL I MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

referir (visum et repertum) fatos de natureza permanente, cujo esclarecimento de interesse num processo. Os peritos mdico-legais podem ser: Oficiais: Pessoas fsicas investidas de cargos pblicos pertencentes a carreiras do funcionalismo pblico federal ou estadual, mediante concurso de ingresso. Louvados: So tambm chamados de nomeados, designados, no oficiais ou Ad Hoc. So auxiliares da justia que assessoram o Juzo sempre que a prova do fato dependa de conhecimento tcnico, cientfico ou artstico. Assistentes Tcnicos: Inexistem no juzo criminal, admissvel no juzo cvel (artigo 421-431 do Cdigo de Processo Civil). OBSERVAES O perito deve evitar qualquer interferncia que possa constrang-lo no desempenho de suas funes, no admitindo, em nenhuma hiptese, subordinar sua apreciao a qualquer fato ou situao que possa comprometer sua independncia intelectual e profissional. O perito no cria e no cr, isto , apenas insere em seu laudo os fatos e atos examinados e estudados, no fundamentado em simples suposies ou probabilidades, devendo apresentar suas concluses com toda a objetividade, mantendo sempre a iseno e a imparcialidade. As concluses devem ser legitimadas de acordo com fundamentao tcnicoterica bem estabelecida. O artigo 120 do Cdigo de tica Mdica probe o mdico de Ser perito de paciente seu, de pessoa de sua famlia ou de qualquer pessoa com a qual tenha relaes capazes de influir em seu trabalho. DOCUMENTOS MDICO-LEGAIS Notificao: Trata-se de uma comunicao compulsria, por fora legal pura e simples, de um fato mdico autoridade competente, para que sejam tomadas as providncias cabveis. Atestado: a afirmao simples e por escrito de um fato mdico e suas conseqncias. Relatrio: a descrio mais minuciosa de uma percia mdica, a fim de responder solicitao de uma autoridade. um processo inicialmente analtico e por fim sinttico. Pode ser de dois tipos: Laudo: Quando escrito pelo prprio perito (contm resposta aos quesitos);

MEDICINA LEGAL I MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

Auto: Quando ditado ao escrivo e assinado pelo perito (no contm resposta aos quesitos). Parecer: uma opinio pessoal sobre determinados fatos mdicos. Geralmente so solicitados a profissionais de prestgio e bom conceito na matria. Consulta: o esclarecimento prestado em conseqncia de dvidas ou omisses de ordem mdica. Depoimento Oral: a informao prestada, de viva voz pelo perito, perante a autoridade policial ou judiciria.

MEDICINA LEGAL I MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

QUESTES 1. a) b) c) d) Um mdico atende no pronto socorro uma vtima de acidente de trnsito. Como ele tambm um dos mdicos legistas da cidade (ML - SP 1/02): sua obrigao fazer o laudo de corpo de delito da vtima em questo, porque voc j o atendeu no mesmo caso. embora no seja sua obrigao, recomendvel que voc faa o laudo de corpo de delito da vtima em questo, j que voc conhece bem o caso. voc deve fazer o laudo apenas se voc for tambm o plantonista do IML, quando a vtima se apresentar para o exame de corpo de delito. voc est impedido de fazer um laudo de corpo de delito da vtima de questo, pois ela ou foi seu paciente no mesmo caso. Corpo de delito o conjunto de elementos (ML - SP1/02): Materiais. Biolgicos. Virtuais. Cadavricos. Na legislao brasileira pertinente s autpsias, est correto afirmar (ML SP 1/02): A autpsia s pode ser realizada 6 horas aps a constatao da morte. A autpsia pode ser realizada a qualquer hora, incluindo as noites. Nas autpsias obrigatrio o estudo cavitrio. Nas vtimas fatais de acidentes de trnsito obrigatrio a coleta de amostras para determinao de alcoolemia. O exame complementar, nico ou primeiro, para a avaliao da gravidade de leso corporal (Art. 129 e pargrafos do CP) deve ser realizado (DP SP 4/93): 30 dias aps o exame inicial do corpo delito. logo depois de decorridos 30 dias do fato que produziu a leso corporal em causa. quando o mdico legista o determinar. quando a autoridade policial o determinar. O mdico legista realiza percias (ML - SP 1/02): a pedido das partes. mediante solicitao atravs de advogados diretamente ao mesmo. quando requisitadas por autoridade policial ou judiciria. por requisio da autoridade policial ou do ministrio pblico.

2. a) b) c) d) 3. a) b) c) d)

4.

a) b) c) d) 5. a) b) c) d)

6. Quando a necrpsia for compulsria esta deve ser realizada (DP PR 94): a) Aps 24 horas do bito. b) Aps 48 horas do bito.

MEDICINA LEGAL I MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

c) Imediatamente aps a morte, no podendo ser adiada. d) Pelo menos 6 horas aps o bito, podendo ser antecipada a critrio do mdico-legista. e) Aps 12 horas do bito, nunca podendo ser antecipada. 7. a) b) c) d) e) 8. a) b) c) d) 9. a) b) c) d) A exumao est indicada quando necessrio (DP PR 94): Identificar cadver inumado. Realizar necropsia que deixou de ser feita quando compulsria. Dirimir dvidas acerca da necropsia anterior. As alternativas 1 e 3 esto corretas. Apenas as alternativas 2 e 3 esto corretas. Percia mdico-legal baseada exclusivamente em pronturio mdico de pronto-socorro denomina-se (DP SP 2/94): Subsidiria. Complementar. Documental. Indireta. Entende-se por percia contraditria (DP SP 1/94) A que est em contradio com os fatos. A que no se baseia nos fatos ocorridos. Aquela em que os peritos chegaram a concluses conflitantes. Aquela em que os peritos no conseguiram chegar a nenhuma concluso.

10. Esto desobrigados de prestar compromisso (DP SP 1/94): a) Os peritos oficiais. b) Os peritos louvados. c) Os peritos nomeados. d) Os assistentes tcnicos. 11. Uma paciente com sndrome da imunodeficincia adquirida pulou do 7. Andar de um hospital onde estava internada. Seu corpo foi removido para o IML. L, os peritos constataram fratura cominutiva dos ossos do crnio e perda parcial do encfalo como causa de morte, alm de fraturas de ossos longos, escoriaes irregulares e antecedente hospitalares sem alteraes importantes. Encerraram a percia sem fazer o exame interno do cadver. De acordo com o Cdigo de Processo Penal, os peritos (DP RJ/00): a) Eram obrigados a fazer o exame interno. b) Agiram corretamente porque nada de relevante havia mais a apurar. c) Teriam que colher amostras das vsceras para exame complementar. d) Teriam que pedir autorizao ao delegado para concluir sem o exame interno. e) Equivocaram-se, j que a mulher poderia ter sido jogada.

MEDICINA LEGAL II MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

ANTROPOLOGIA FORENSE (IDENTIDADE E IDENTIFICAO MDICO-LEGAL) DEFINIES Identidade: o conjunto de caracteres fsicos, funcionais e psquicos, natos ou adquiridos, porm permanentes, que fazem com que uma pessoa seja ela mesma e no outra, definindo-a como um ser. Identificao: o processo pelo qual se determina a identidade de uma pessoa ou coisa. Os processos de identificao so sempre comparativos. APLICABILIDADE Identificao Pessoal: Identificao de pessoa ou cadver desconhecido. Identificao Sexual: Nos crimes contra os costumes, nas anulaes de casamento, etc. Identificao Etria: na apurao de responsabilidade, no levantamento dos elementos de determinados crimes, no registro civil, na adoo, etc. MATERIAL DE ESTUDO Vivos: nos atos civis e criminais. Morto: no cadver desconhecido. Locais de Crime: plos, manchas de sangue ou esperma, pegadas, impresses digitais, etc. REQUISITOS TCNICOS Existem requisitos para que caractersticas possam ser utilizadas no processo de identificao, so eles: Unicidade: Deve permitir a distino entre um indivduo e todos os demais. Perenidade: Deve existir durante toda a vida do ser humano. Imutabilidade: Deve permanecer idntico a si prprio, a partir do momento em que se constitui, nada podendo modific-lo: idade, doena, etc. Praticabilidade: Deve ser facilmente obtido. Classificabilidade: Devem ser facilmente classificvel, permitindo o seu arquivamento e facilitando a sua localizao sempre que se fizer necessria. ELEMENTOS DE IDENTIFICAO MDICO-LEGAL Identificao Fsica: espcie, raa, sexo (cromossomial, gonadal interno e externo, genital interno e externo, jurdico, psquico e

MEDICINA LEGAL II MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

mdico-legal), idade, estatura, sinais individuais (malformaes, sinais profissionais, tatuagens e cicatrizes) e dentio. Identificao Funcional Identificao Psquica Biotipologia Identificao Judiciria: datiloscpica, impresses dentrias, palatoscopia (estudo do plato ou cu da boca), superposio de fotografias (prosopografia ex. caso Menguele), pegadas e estudo atravs da anlise do DNA. FASES DA IDENTIFICAO MDICO-LEGAL 1a. Fase: Registro ou Fichamento; 2a. Fase: Inspeo; 3a. Fase: Julgamento ou confronto dos registros. IDENTIFICAO DA ESPCIE A identificao da espcie se faz atravs do estudo dos seguintes elementos: OSSOS O estudo macroscpico e microscpico dos ossos, principalmente dos canais de Havers, torna fcil a distino entre seres humanos e os demais animais. SANGUE O sangue pode ser submetido a ensaios genricos de orientao (presume se o material sangue ou contm sangue) e de certeza (confirmam que o material sangue); especficos (exames morfolgicos e reao morfolgica antgeno-anticorpo), humanos e no-humanos; tipolgicos ou grupais e regionais (racial, clnica, gentica, jurdico-penal e jurdico cvel). o melhor elemento biolgico para o diagnstico da espcie animal. A pesquisa de cristais de Teichmann (cristais de hematina) define a identificao de sangue; bastante usado como ensaio de certeza de sangue. PLOS Atravs da anlise possvel a distino entre plos humanos e animais. ARCADA DENTRIA Grande valia se houver planilha comparativa ou fotogrfica.

MEDICINA LEGAL II MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

IDENTIFICAO DA RAA A espcie humana tem vrias subespcies, que possuem caractersticas genticas distintas, caracterizando raas distintas. Os caracteres morfolgicos que so valorizados na identificao da raa so: estatura, envergadura, forma da face e ngulos faciais, ndices dentrios, fenda palpebral, cor da ris, forma do nariz, espessura dos lbios, tipo e cor dos cabelos, forma do pavilho auricular, pigmentao cutnea e distribuio pilosa. O estudo do crnio o melhor elemento para o diagnstico da raa. Os tipos tnicos fundamentais so: caucasiano (branco), negro, amarelo, indiano, australide, cafuso (negro + ndio), mameluco (branco + ndio) e mulato (branco + negro). IDENTIFICAO DO SEXO A identificao do sexo pode ser necessria em casos de sexo dbio (hermafroditismo verdadeiro e pseudo-hermafroditismo), mutilaes no cadver, exame de ossadas, etc. Os tipos de identificao sexual so: Sexo Cromossomial: Definido pelos cromossomos sexuais 46XX (feminino) e 46 XY (masculino), pelos corpsculos de Barr ou cromatina sexual ( negativo no homem e positivo na mulher) e pelo corpsculo fluorescente ( positivo no homem e negativo na mulher encontrado at 75h post mortem). Sexo Gonadal ou da Genitlia Interna: homem com testculos e mulher com ovrios Sexo da Genitlia Externa: homem com pnis e escroto; mulher com vulva, vagina e mamas. Sexo Jurdico: Designado no registro civil. Sexo Psquico: a identificao que o indivduo faz de si mesmo. Sexo Mdico-Legal: o constatado em exame pericial mdico-legal. No exame do esqueleto humano completo possvel a identificao do sexo, pelo exame dos ossos, em cerca de 50% nas crianas e 90% nos adultos. IDENTIFICAO DA IDADE A idade no pode ser determinada com preciso e a margem de erro tanto maior quanto mais idoso for o indivduo examinado. Quanto maior o nmero de elementos avaliados maior as possibilidades de acerto. Os elementos examinados so:

MEDICINA LEGAL II MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

Aparncia: Vlida somente para uma avaliao grosseira. Pele: Podemos observar a presena do vrnix caseoso, camada esbranquiada do recm-nascido, pregueamento da pele das mos e ps, caractersticas prprias da pele (firmeza, elasticidade, rugas, flacidez, etc). Plos: Presena de plos pubianos (a partir de 12-13 anos), plos axilares (aps cerca de 2 anos aps o aparecimento dos pubianos), calvcie, encanecimento (cabelos brancos), etc. Olhos: Verificar a presena do arco senil (faixa perifrica e acinzentada na ris). Tem incio a partir dos 45 anos, mais constante no sexo masculino. Dentes: Difcil avaliao nos pases subdesenvolvidos. Existem tabelas de referncia. Mandbula: Apresenta variaes de acordo com a idade. Apagamento das Suturas Cranianas: Vlidas no estudo de esqueletos. Existem tabelas de referncia para consulta. Radiografia dos Ossos: o melhor elemento de estudo para a avaliao da idade cronolgica. Pesquisa-se os pontos de ossificao e o estado de desenvolvimento do osso. Geralmente avalia-se a radiografia de uma das mos e punho. IDENTIFICAO DA ESTATURA Fcil de ser determinada no vivo e no cadver ntegro. Pode ser importante em casos de cadveres carbonizados. Utiliza-se como referncia um osso longo. IDENTIFICAO ATRAVS DOS SINAIS INDIVIDUAIS H sinais que podem identificar uma pessoa e outros que servem para exclu-la. So valorizados: Malformaes: lbio leporino, polidactilia (nmero aumentado de dedos), sindactilia (fuso de um ou mais dedos), p torto congnito, etc. Cicatrizes Calosidades sseas: Histria de fraturas, vcios posturais em vida, etc. Estigmas Profissionais: Calosidades dos sapateiros e alfaiates, alteraes nas unhas dos fotgrafos e tipgrafos, calos nos lbios dos sopradores de vidro, etc. Tatuagens: As tatuagens podem ser tnicas, profissionais, amorosas, polticas, criminais, obscenas, etc.

MEDICINA LEGAL II MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

IDENTIFICAO ATRAVS DA SUPERPOSIO DE FOTOGRAFIAS (Prosopografia) Utilizando fotos do indivduo tiradas em vida e fotos do esqueleto do crnio, deve encontrar a perfeita correspondncia dos vrios pontos sseos e das partes moles da face (fronte, nariz, mento e rbitas). IDENTIFICAO ATRAVS DE PESQUISAS BIOLGICAS Podem ser utilizados os grupos sanguneos (permitem a excluso de suspeitos e no a incluso); antgenos de histocompatibilidade (HLA) molculas individuais, presentes na superfcie das clulas e o exame do DNA podem ser determinantes. IDENTIFICAO FUNCIONAL O indivduo pode ser reconhecido por sua dinmica funcional. So observados: Atitude: normal x patolgica. Mmica: ateno a paralisias, tiques, etc. Gesticulao Marcha: verificar anomalias. Voz: pode ensejar o reconhecimento de idade, sexo e at mesmo de indivduos. Escrita (gesto grfico): o mais complexo dos gestos. Utiliza-se o exame grafotcnico ou grafolgico. IDENTIFICAO DACTILOSCPICA o mtodo de identificao que mais preenche os requisitos tcnicos para fins judiciais. Est baseado na disposio das cristas papilares que se encontram nas pontas dos dedos; estas cristas so salincias da pele que reveste a polpa digital, limitando sulcos entre si, e constituindo em conjunto, um desenho caracterstico, individual e imutvel. Desenho Digital: o desenho formado pelas cristas papilares da superfcie palmar da falange distal. Datilograma (impresso digital): a reproduo do desenho digital. SISTEMA DATILOSCPICO DE VUCETICH Vucetich criou um sistema de identificao baseado na anlise dos desenhos formados pelas cristas papilares, classificando-os com o uso de uma frmula.

MEDICINA LEGAL II MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

H 3 conjuntos de cristas papilares: central ou nuclear, basal e marginal ou lateral. A confluncia destes 3 conjuntos, forma uma figura em forma de delta. A reunio dos conjuntos ou deltas forma 4 figuras bsicas: Arco: Ausncia de deltas; Presilha Interna: Presena de delta direita do examinador; Presilha Externa: Presena de delta esquerda do examinador; Verticilo: Presena de 2 deltas. A frmula datiloscpica constituda atribuindo-se letras ao polegar e nmeros aos demais dedos, nos diferentes tipos de impresso digital, segundo a seguinte conveno: - Arco = A ou 1; - Presilha Interna = I ou 2; - Presilha Externa = E ou 3; - Verticilo = V ou 4; - Desenho anmalo ou Cicatriz = X; - Amputao (ausncia) = O; - Mo Direita = Numerador; - Mo Esquerda = Denominador. EXEMPLO: E4312 V2242 E(polegar) 4(indicador) 3(mdio) 1(anular) 2(mnimo) V(polegar) 2(indicador )2(mdio) 4(anular) 2(mnimo)

A frmula datiloscpica fundamental para a classificao e arquivamento de impresses. Nas cristas papilares encontramos diversos tipos de pontos ou acidentes. Os mais comuns so: ponto, linha cortada, bifurcao, encerro, forquilha, ilhota, anastomose, delta, princpio de linha, fim de linha e haste. A identificao datiloscpica se faz quando se encontra de 8 a 12 pontos de coincidncia entre uma impresso pesquisada e uma arquivada. TRAUMATOLOGIA FORENSE LEGISLAO CDIGO PENAL BRASILEIRO - Artigo 129 - Ofender a integridade corporal ou a sade de outrem: Pena: deteno de trs meses a um ano. 1o. Se resulta:

MEDICINA LEGAL II MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

I - incapacidade para as ocupaes habituais por mais de trinta dias; II - perigo de vida; III - debilidade permanente de membro, sentido ou funo; IV - acelerao do parto. Pena: recluso de um a cinco anos. 2o. Se resulta: I - incapacidade permanente para o trabalho; II - enfermidade incurvel; III - perda ou inutilizao de membro, sentido ou funo; IV - deformidade permanente; V - aborto. Pena: recluso de quatro a oito anos. 3o. Se resulta morte e as circunstncias evidenciam que o agente no quis o resultado nem assumiu o risco de produzi-lo: Pena: recluso de quatro a doze anos. 4o. Se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral ou sob domnio de violenta emoo, logo em seguida a injusta provocao da vtima, o juiz pode reduzir a pena de um sexto a um tero. 5o. O juiz, no sendo graves as leses, pode ainda substituir a pena de deteno pela de multa: I Se ocorre qualquer das hipteses do pargrafo anterior; II Se as leses so recprocas. 6o. Se a leso culposa: Pena: deteno de dois meses a um ano. 7o. No caso de leso culposa, aumenta-se a pena de um tero, se ocorre qualquer das hipteses do artigo 121, 4o. CONCEITOS Leso a conseqncia de um ato violento capaz de produzir, direta ou indiretamente, qualquer dano integridade ou sade de algum, ou responsvel pelo agravamento ou continuidade de uma perturbao j existente. A traumatologia forense estuda as leses e estados patolgicos, imediatos e tardios, produzidos por violncia sobre o corpo humano. CLASSIFICAO DAS LESES CORPORAIS Segundo a inteno: dolosas ou culposas; Segundo a causa: energias de ordem mecnica, fsica, fsico-qumica, qumica, bioqumica, biodinmica e mista;

MEDICINA LEGAL II MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

Segundo a sede: na estrutura somtica, na respectiva fisiologia e na atividade psquica. Segundo a quantidade e qualidade: leses leves, graves ou gravssimas.

LESES CORPORAIS DE NATUREZA LEVE So as ofensas integridade ou a sade de outrem (caput do artigo 129 do Cdigo Penal), de modo no mortal e que no se enquadrem nos pargrafos 1o. ou 2o. do mesmo artigo. A dor fsica no se configura como carter de leso sem que se registre dano anatmico ou funcional associado. A simples crise nervosa, sem comprometimento funcional, fsico ou mental, no configura leso corporal. LESES CORPORAIS DE NATUREZA GRAVE So aquelas leses que se enquadram no pargrafo 1o. do artigo 129 do Cdigo Penal. INCAPACIDADE PARA AS OCUPAES HABITUAIS POR MAIS DE TRINTA DIAS um critrio de avaliao econmica do dano. Atividade habitual inclui todos os atos realizados durante as atividades dirias comuns; levantar, caminhar, tomar banho, etc. A incapacidade cessa com a consolidao morfolgica e funcional da leso, ainda que parcial, de modo que a vtima possa voltar em condies razoveis, sem maiores danos, nem perigo as suas ocupaes. Para que se caracterize como tal, necessria percia complementar aps 30 dias do acidente. PERIGO DE VIDA a avaliao vital do dano. necessrio que o perigo exista ou tenha existido de fato, e no que ele poderia ou deveria ter existido. O perigo de vida no deve estar na vontade do agente, caso contrrio trata-se de tentativa de homicdio. DEBILIDADE PERMANENTE DE MEMBRO, SENTIDO OU FUNO Debilidade o enfraquecimento permanente da capacidade funcional. Deve ser permanente, independente da hiptese de haver melhoria do resultado final pela adoo de processos teraputicos especiais ou excepcionais.

MEDICINA LEGAL II MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

Os membros so os 4 apndices do corpo. Os sentidos incluem a viso, audio, olfato, gustao e tato. A funo o modo de ao de um rgo, aparelho ou sistema.Exemplos: perda de um dedo, olho, rim, testculo, ovrio, desde que o contralateral esteja ntegro. ACELERAO DO PARTO A agresso leva expulso precoce do feto, porm com vida. LESES CORPORAIS DE NATUREZA GRAVSSIMA So aquelas leses que se enquadram no pargrafo 2o. do artigo 129 do Cdigo Penal. INCAPACIDADE PERMANENTE PARA O TRABALHO Deve haver gravssima perturbao da capacidade, tida como definitiva ou s excepcionalmente curvel. importante a informar se h incapacidade para o trabalho e se esta incapacidade permanente se refere ao trabalho especfico ou ao trabalho em geral. ENFERMIDADE INCURVEL Enfermidade a falta ou a perturbao de uma ou mais funes, quer por ausncia congnita, quer por alterao ou abolio definitiva das mesmas, e compatvel com um relativo estado de sade; o resultado de uma molstia ou afeco; por exemplo: paralisias oriundas de acidente de trnsito, ferimentos por arma de fogo, epilepsias ps-traumticas, etc. H enfermidades que no invalidam para o trabalho, porm permanecem alterando inteiramente a situao anterior da vtima e produzindo-lhe srio vexame. PERDA OU INUTILIZAO DE MEMBRO, SENTIDO OU FUNO o grau mais acentuado da debilidade. A perda poder ser total ou parcial, desde que o comprometimento do membro, sentido ou funo seja equivalente a inutilizao (perda). Exemplos: amputao parcial de um membro, seco de um nervo que traga paralisia a um membro, etc. DEFORMIDADE PERMANENTE Deformidade significa alterao da forma habitual, que deve ser permanente e aparente, no se caracterizando se oculta.

MEDICINA LEGAL II MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

10

H circunstncias que modificam a aparncia da deformidade, aumentando-a ou diminuindo-a, so elas: o sexo (partes mais expostas nas mulheres); idades (rugas escondem cicatrizes); profisso (modelos, danarinas, etc) e raa (formao de quelides). Deve ser considerada a evoluo da leso, submetida a tratamento comum, sem coao, sem tcnica de exceo e sem artifcios. A dissimulao (prteses) no satisfaz a exigncia de reparao (cirurgia plstica). ABORTO A leso pode provocar a morte intra-tero ou durante a expulso. A lei pretende proteger os dois interesses: a me e o concepto. Se o produto da concepo for uma formao patolgica (mola, teratoma, feto j morto, etc), no se caracteriza aborto, pois falta um dos interesses a proteger. LESES MORTAIS As leses mortais so consideradas no Cdigo Penal, nos artigos 121 e seus pargrafos e no pargrafo terceiro do artigo 129, alm do infanticdio no artigo 123 e morte de recm-nascido por abandono, para ocultao de desonra prpria, no artigo 134, os quais sero tratados nos captulos especficos. A leso corporal seguida de morte difere do homicdio na medida em que no h dolo; por exemplo: algum esmurra outrem, este cai, fratura o crnio e morre; um pequeno ferimento que evolui para o ttano, etc. Causa: o que leva a resultados imediatos e responsveis por determinadas leses, suscitando uma relao de causa-efeito. Concausa: o conjunto de fatores pr-existentes ou supervenientes, passveis de modificar o curso natural do resultado; fatores que o agente desconhecia. No caso de agravamento de leses por negligncia, impercia ou imprudncia da vtima ou de terceiros (concausa voluntria), o agressor no pode ser responsabilizado pelo agravamento. Em casos de leso agravada pelo resultado, o agente responsabilizado; por exemplo: ferimento transfixante de pescoo, tamponado por cogulo e no percebido em uma percia imediata, e que depois destampona e mata. Em caso de ao de terceiros, como por exemplo uma vtima que operada e morre na mesa por choque ou anafilaxia, a jurisprudncia tem entendido que o procedimento era imprescindvel para salvar a vtima, e que a cirurgia foi condicionada pela agresso recebida, portanto responsabilidade do agressor.

MEDICINA LEGAL II MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

11

QUESTES 1. a) b) c) d) 2. a) b) c) d) 3. Cristais de Teichmann se formam a partir do (DP SP 1/90): Esperma. Colostro. Sangue. Mecnio. Uma impresso digital com o delta direita e outro esquerda classificada como (DP SP 1/90): Bidelta. Verticilo. Presilha dupla. Arco. Um indivduo agrediu uma gestante no oitavo ms de gravidez, provocando a expulso prematura do feto pesando 2.700 gramas, que, por falta de cuidados mdicos, faleceu cinco minutos aps a expulso. Diante disso, o agressor ser indiciado por (DP SP 3/93): Leso corporal seguida de aborto. Infanticdio. Leso corporal com acelerao de parto. Homicdio. A classificao de Vucetich para a identificao decadactilar de identificao est calcada em trs grupos de cristais papilares paralelas aproximadamente, entre si denominados de sistemas (DP SP 3/93): Basal, do arco, da presilha externa. Da presilha interna, do verticilo, do arco. Basal, marginal, nuclear. Nuclear, do arco, da presilha externa. Impresso digital com uma figura de delta direita e outra esquerda classificada no sistema de Vucetich, como (DP SP 4/93): Verticilo. Presilha dupla. Arco dltico. Ambidltico.

a) b) c) d) 4. a) b) c) d) 5. a) b) c) d) 6.

Em relao ao sistema de identificao por impresses digitais, na frmula dactiloscpica, V3213 E1442 apresentam a figura do arco os seguintes dedos (ML SP 1/02): a) Mdio e anular da mo esquerda. b) Anular da mo direita e indicador da mo esquerda. c) Indicador e mnimo da mo direita. d) Mdio da mo direita e mnimo da mo esquerda.

MEDICINA LEGAL II MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

12

7.

a) b) c) d) 8. a) b) c) d) 9. a) b) c) d)

Para que se possa afirmar que uma determinada impresso digital pertena a um indivduo, no Brasil faz-se necessrio o encontro de no mnimo (ML SP 1/02): 6 a 12 pontos de coincidncia. 12 a 18 pontos de coincidncia. 8 a12 pontos de coincidncia. 10 a 20 pontos de coincidncia. Em percia dactiloscpica, empregamos caractersticos (ML SP 1/02): Cortada, confluncia, depresso e haste. Ilhota, bifurcao, encerro e anastomose. Crista, ponto, confluncia e haste. Extremidade de linha, ilhota, bifurcao e papila. os seguintes pontos

O exame antropolgico de uma ossada no oferece elementos para investigar ou estimar (ML SP 1/02): Sexo. Estatura. Idade. Peso.

10. Sobre identificao podemos dizer (ML SP 1/02): a) Todos os processos de identificao individual so comparativos. b) Na identificao de ordem gral possvel pesquisar a identidade individual da pessoa. c) Na identificao do ordem geral so apresentados documentos para comparao, que compem o primeiro registro. d) A dactiloscopia e o reconhecimento so exemplos de processos de identificao.

MEDICINA LEGAL III MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

CLASSIFICAO DA CAUSALIDADE DO DANO CONCEITOS Os agentes vulnerantes, causadores de leso, so classificados em instrumentos ou meios. Instrumento o modo como um objeto, em ao sob manipulao, age sobre a vtima. Um mesmo objeto, usado de forma diversa pode caracterizar um instrumento diferente. Por exemplo: uma faca deslizando sobre a pele no sentido do fio, age como instrumento cortante; deslizando no sentido transversal causa escoriao, agindo como instrumento contundente; cravada na pele, age como instrumento prfuro-cortante. Os meios so as demais circunstncias pelas quais as energias atuam lesivamente sobre o indivduo. As energias causadoras de leso podem ser classificadas em: energias de ordem mecnica, fsica, fsicoqumica, qumica, bioqumica, biodinmica e mista. ENERGIAS DE ORDEM MECNICA Correspondem a 90% da traumatologia forense. So aquelas energias capazes de modificar, no todo ou em parte, o estado de repouso ou de movimento de um corpo, causando leses. A modificao do estado de repouso pode ocorrer de duas maneira: - Trauma Direto: Agente lesivo em movimento (ativo) contra corpo parado; - Trauma Indireto: Agente lesivo est parado (passivo); o corpo se projeta contra ele. Os agentes so classificveis em: - Armas Naturais: mos, ps, cabea, dentes, unhas, etc; - Armas propriamente ditas: armas de fogo, punhais, etc; - Armas eventuais: navalha, machado, canivete, etc. As energias de ordem mecnica podem agir de diversos modos na formao das leses: - Ao por um ponto: instrumentos perfurantes; - Ao por uma linha: instrumentos cortantes; - Ao por um plano: instrumentos contundentes; - Ao por ponto e linha: instrumentos prfuro-cortantes; - Ao por linha que se estende a um plano: instrumentos cortocontundentes; - Ao por um ponto que at um plano: instrumentos prfuro-contundentes.

MEDICINA LEGAL III MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

RELAO INSTRUMENTO / LESO INSTRUMENTO Perfurante Cortante Contundente Prfuro-Cortante PrfuroContundente Corto-Contundente A. LESO Puntiforme Punctria Cortante ou Incisa Contusa Prfuro-Cortante Prfuro-Incisa Prfuro-Contusa Corto-Contusa

ou

ou

LESES PRODUZIDAS POR ENERGIAS DE ORDEM MECNICA

A.1. Leses Produzidas por Instrumentos Perfurantes So leses produzidas por objetos finos, alongados e pontiagudos, de dimetro transverso reduzido, produzindo leses punctrias; ou de dimetro maior, produzindo leses ovaladas. Por exemplo: estilete, sovela, agulha, florete, espinho, alfinete, etc. Produzem as feridas puntiformes ou punctrias. Suas principais caractersticas so: - Abertura estreita; - Raro sangramento; - Profundidade geralmente mais lesiva que a leso superficial; - Menor dimetro que o instrumento causador (elasticidade e retratilidade dos tecidos). A ferida constituda por um orifcio de entrada, um trajeto e pode terminar em um orifcio de sada ou fundo cego. Quando o objeto de mdio calibre, a forma das leses assume aspecto diferente, obedecendo s seguintes leis: - Primeira Lei de Filhos: As solues de continuidade destas feridas assemelham-se s produzidas por instrumentos de dois gumes, ou aparncia de casa de boto (semelhana). - Segunda Lei de Filhos: Quando estas feridas se mostram numa mesma regio, onde as linhas de fora tenham um s sentido, seu maior eixo tem sempre a mesma direo, orientada no sentido das fibras musculares (paralelismo). - Lei de Langer: Na confluncia de linhas de foras diferentes, a extremidade da leso toma o aspecto de ponta de seta, de tringulo, ou mesmo de quadriltero, resultante do equilbrio destas foras (elasticidade). As leis de Filhos e Langer indicam reao vital e no so observadas no cadver.

MEDICINA LEGAL III MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

As feridas punctrias podem ser decorrentes de; atos mdicos (injees, cateterismos, etc), toxicomania (picos), acidentes (picadas de cobra, furada de prego, etc) e criminosas (infanticdio). Causa Jurdica: Geralmente homicida ou suicida e mais raramente acidental. A.2. Leses Produzidas por Instrumentos Cortantes So leses produzidas por objetos que agem por uma borda delgada, linear e, de modo geral, mais por deslizamento do que por presso. Por exemplo: laminas metlicas, vidros, navalha, bisturi, folha de papel, etc. Produzem as feridas cortantes ou incisas. Suas principais caractersticas so: - Regularidade das bordas; - Regularidade do fundo da leso; - Ausncia de vestgios traumticos em torno da ferida; - Hemorragia abundante; - Predominncia do comprimento sobre a profundidade; - Afastamento das bordas da ferida; - Presena de cauda de escoriao voltada para o lado onde terminou a ao do instrumento; - Vertentes cortadas obliquamente; - Centro da ferida mais profundo que as extremidades; - Perfil de aspecto angular ou em forma de bisel, quando o instrumento atua no sentido oblquo. Sinal de Chavigny: utilizado nos casos em que ocorrem duas leses sobrepostas, qual foi a primeira. Para tanto basta coaptar-se as margens da ferida, sendo ela a primeira a haver sido produzida, a outra no segue uma trajetria em linha reta. - Esgorjamento: a leso mais ou menos profunda na poro anterior do pescoo, por ao de instrumento cortante. - Degolamento: Ocorre quando a mesma leso e realizada na poro posterior do pescoo. Geralmente h leso associada de coluna cervical. As feridas cortantes ou incisas podem ser: cirrgicas (atos mdicos), de defesa (antebraos, mos e ps), em retalho (objeto atinge obliquamente a superfcie corporal), mutilante (com perda de tecido ou segmento) e autoproduzidas (paralelas e superficiais, em partes alcanadas pelas mos da vtima). Causa Jurdica: So mais acidentais e homicidas que suicidas. Deve-se levar em conta o nmero de leses, as regies atingidas, a direo de sua produo e a profundidade e eventualmente o estudo da arma ou armas incriminadas.

MEDICINA LEGAL III MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

A.3. Leses Produzidas por Instrumentos Contundentes So leses produzidas por objetos que atuam sobre uma superfcie mais ou menos plana, por presso, deslizamento, exploso, percusso, compresso, descompresso, distenso, toro, contragolpe ou de forma mista. So exemplos: rgos naturais (mos, ps, joelhos, etc), objetos de defesa ou ataque (basto, cassetete, etc), martelo, pedra, tijolo, veculos, solo, etc. Produzem as chamadas leses contusas. Os Instrumentos Contundentes constituem as causas mais freqentes de leses. Suas principais caractersticas so: Bordos irregulares, escoriados e equimosados (ferida desigual, etc); Fundo irregular; Vertentes irregulares (ao traumtica disforme; pode haver pontes de pele); Pequeno sangramento Integridade dos vasos, nervos e tendes no fundo da leso (maior resistncia); ngulos tendendo obtusidade, em geral em nmero de 2 ou mais. As leses contusas podem ser classificveis em: SUPERFICIAIS Rubefao: a mais leve e transitria de todas as leses contusas. O trauma produz vasodilatao, responsvel pelo aspecto avermelhado, efmero e fugaz. Edema: Ocorre maior vasodilatao permitindo extravasamento de lquido do vaso para o espao entre as clulas. o inchao. Sem outras leses desaparece em at 24 horas. Bossa Linftica: Extravasamento de linfa por leso dos vasos linfticos. Ocorre mais freqentemente quando a ao do objeto tangencial. So incolores e desaparecem em menos de 24 horas. Bossa Sangunea: Derrames sanguneos que decorrem de ao traumtica sobre um plano sseo, com formao de coleo sangunea que faz salincia na pele. So mais comuns sob o couro cabeludo. A colorao azulada e a resoluo ocorre em 20 dias ou mais, seguindo a mesma seqncia de uma equimose. Hematomas: Ocorre por leses dos vasos de maior calibre. Formam uma cavidade ou coleo. Equimose: So derrames sanguneos, secundrios ruptura de pequenos vasos, que se infiltram na intimidade dos tecidos, sem formar colees. Podem ser imediatos ou tardios. Podem ser classificados quanto forma em:

MEDICINA LEGAL III MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

Sugilao: pequenos gros; Pontilhadas: pontilhadas; Vbices: estrias; Equimona: equimoses extensas; Sufuso: equimose em lenos.

A forma das equimoses importante, pois muitas vezes imprimem com fidelidade a forma do objeto agressor. Apresentam variao de cor que d indcios o tempo de sua existncia, pois so alteradas por vrios fatores. Trata-se do Espectro Equimtico de Legrand du Saulle. COLORAO Avermelhada EVOLUO 1 dia CAUSA Extravasamento de sangue, visto atravs da pele Sada da hemoglobina da hemcia Hemossiderina (hemoglobina com ferro) Hematoidina (hemoglobina sem ferro) Hematina Reabsoro

Violcea

2 - 3 dia

Azulada

4 - 6 dia

Esverdeado

7 - 12 dia

Amarelado Desaparecimento

13 - 21 dia Aps 22 dia

Na conjuntiva ocular no ocorre esta evoluo devido a grande oxigenao da hemoglobina. Leses pequenas e superficiais tem evoluo mais rpida. No cadver o colorido da equimose o mesmo que foi fixado em vida. Valor Mdico-Legal: - Pode indicar a sede do dano; - Traduz fenmeno vital; - Pode indicar o objeto que a provocou; - Pode denunciar a natureza do atentado; - Pode indicar a data provvel da violncia. ESCORIAES So feridas contusas superficiais que se caracterizam pela perda da epiderme e exposio da derma (sem les-la). Pode formar crostas. Quase sempre so resultado da ao tangencial do objeto contundente (ao abrasiva). A regenerao se faz por reepitelizao, no deixando cicatrizes. A leso regenera-se em torno de 15 dias.

MEDICINA LEGAL III MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

Nas escoriaes post mortem no h formao de crostas; a derme branca e no h extravasamento de seroma ou sangue; o leito da escoriao seco e apergaminhado. PROFUNDAS Esto includas as luxaes, fraturas, laceraes, esmagamentos e roturas viscerais. As caractersticas podem orientar o perito sobre a direo do instrumento; se os ferimentos forma realizados em vida ou aps a morte, a forma do instrumento e a natureza da violncia. As feridas contusas, por ultrapassarem a derme, formam cicatrizes. Toda ferida contusa uma leso contusa, porm nem toda leso contusa uma ferida contusa. Causa Jurdica: Na maioria das vezes acidental ou homicida e esporadicamente suicida. A.4. Leses Produzidas por Instrumentos Prfuro-Cortantes So leses produzidas por instrumentos de ponta e gume, atuando por mecanismo misto; agem simultaneamente por presso afastando as fibras e por corte seccionando-as. Conforme o nmero de gumes de um instrumento, os ferimentos variam em sua forma. Um gume: Causam ferimentos em forma de botoeira, com fenda regular e quase sempre linear, com um ngulo agudo e outro arredondado. A largura maior que a espessura da lmina e o comprimento varia em funo do fio do gume, do ngulo de entrada, das linhas de fora e da ao do objeto ao sair da pele. So exemplos: a faca, o canivete, etc. Dois gumes: Causam ferimentos em forma de fenda de bordas iguais e ngulos agudos. So exemplos: o punhal, a faca vasada, etc. Trs ou mais gumes: Causam ferimentos de forma triangular ou estrelada. So exemplos: o estilete, a lima, etc. Para a identificao genrica do objeto deve ser considerada: a abertura da leso e sua profundidade; a eventual presena de contuso das bordas, ngulos, dimenses, tamanho e trajeto. A posio da vtima e do agressor pode ser avaliada atravs do estudo da localizao, da direo dos ferimentos e da presena de cauda de escoriao. A ordem da sucesso das leses fundamenta-se na direo e na quantidade de hemorragia das feridas e do Sinal de Chavigny. Causa Jurdica: A mais comum o homicdio, sendo o suicdio e o acidentes menos freqentes.

MEDICINA LEGAL III MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

A.5. Leses Produzidas por Instrumentos Corto-Contundentes So ferimentos produzidos por instrumentos cuja ao e efeitos se explicam no s pelo gume que apresentam, como tambm pelo seu peso e pela fora viva com que so acionados. H gume, mas a presso se faz sem deslizamento. Estes instrumentos atuam principalmente por percusso e presso. So exemplos: o faco, a foice, o machado, a enxada, a guilhotina, a serra eltrica, as rodas de um trem, os dentes, as unhas, etc. Os ferimentos tem forma varivel, dependendo da regio atingida, da inclinao, do peso, do gume e da fora viva com que atuam. Se o gume for afiado, os bordos da ferida podem ser ntidos e regulares e as vertentes se adaptam perfeitamente. Quando o instrumento rombo (p.ex. dentes), os bordos so irregulares, com equimose nas adjacncias e com pontes de pele. As leses por instrumentos corto-contundentes geralmente so graves, profundas, causando leses complexas e envolvendo vrios planos (ossos e vsceras). Podem levar tambm a mutilaes em nariz, dedos, orelha, etc. So muito comuns em brigas de mulheres, por uso de unhas e dentes e nos acidentes do trabalho. Causa Jurdica: Geralmente homicida ou acidental e mais raramente suicida. A.6. Leses Produzidas por Instrumentos Prfuro-Contundentes So leses produzidas por um mecanismo de ao que perfura e contunde; habitualmente existe mais ao perfurante que contundente. O exemplo mais tpico deste tipo de instrumento o projtil de arma de fogo, podendo tambm ser a ponta de um guarda chuva, uma chave de fenda, um espeto de churrasco, etc. Por ser o responsvel por mais de 90% deste tipo de leso, estudaremos os projteis de arma de fogo e as caractersticas de suas leses. Nos disparos de arma de fogo, o projtil lanado distncia pela ao da fora explosiva dos gases produzidos pela combusto da plvora. Alm do projtil, saem pelo cano da arma gases superaquecidos, chama, partculas de plvora incombusta, a bucha e seus fragmentos. Os componentes das leses caractersticas so: um orifcio de entrada (sempre), um trajeto (sempre) e um orifcio de sada (s vezes). ORIFCIO DE ENTRADA Em geral so nicos para cada projtil (exceto se houver transfixao de mais de um segmento corporal); podem no aparecer quando o projtil entra por uma cavidade natural (nariz, ouvido, boca e nus); em

MEDICINA LEGAL III MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

geral so menores que o calibre dos projteis e que o orifcio de sada; so circulares nos tiros perpendiculares, ovalados nos oblquos ou labiados nos tangenciais. Podem apresentar as seguintes alteraes: Arola Equimtica: Regio superficial, de limites pouco precisos, decorrente de hemorragia na pele, pela ruptura de pequenos vasos nas vizinhanas do ferimento. Tem tonalidade violcea e pode estar encoberta por outros ferimentos. Orla de Escoriao ou Contuso: Ponto onde o projtil contunde a pele, arrancando a epiderme por sua ao rotatria. absolutamente caracterstico de orifcio de entrada. Orla de Enxugo: Ocorre pela passagem do projtil atravs dos tecidos, limpando nele suas impurezas. de difcil diferenciao da orla de contuso. So sempre estudadas em conjunto e este denomina-se anel de Fisch. Zona de Tatuagem: Resulta da impregnao de gros de plvora incombusta que alcanam o corpo e se incrustam na pele. Orienta a percia quanto posio da vtima e do agressor. sinal indiscutvel de orifcio de entrada. Tem cor varivel dependendo do tipo de plvora. Pode no aparecer na pele protegida pelas vestes. No sai com a lavagem. Zona de Esfumaamento: Formada pela fuligem resultante da combusto da plvora. chamada de zona de falsa tatuagem, pois sai com a lavagem. Pode no aparecer na pele protegida por vestes. Zona de Queimadura ou Chamuscamento: Resultado da ao superaquecida dos gases, com pele apergaminhada, de tonalidade vermelho escuro e pelos crestados, quebradios, recobertos com partculas carbonizadas. Geralmente queimaduras de 1o. grau e raramente 2o. grau. Pode faltar com o uso de plvoras mais modernas. Zona de Compresso de Gases: Vista somente nos primeiros instantes e no vivo. Os gases saem sob presso e rapidamente se equilibram com a presso atmosfrica. o resultado da ao mecnica e no trmica dos gases. TRAJETO o caminho percorrido pelo projtil no interior do corpo. Pode ser: transfixante (termina no orifcio de sada), terminar em fundo cego ou perder-se em uma cavidade (corao, estmago, etc). rgos contendo lquidos, podem apresentar o fenmeno da exploso (pelo princpio fsico de Pascal). Pode haver a formao de projteis secundrios por fragmentao em planos sseos. A reduo da fora viva do projtil, torna-o cada vez mais contundente e menos perfurante, fazendo com que o trajeto se expanda em amplitude, em forma de cone, com o vrtice voltado para o orifcio de entrada.

MEDICINA LEGAL III MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

ORIFCIO DE SADA Em geral tem a forma irregular, com bordas evertidas, anfractuosas, maior sangramento que o orifcio de entrada e com arola equimtica. Geralmente so maiores que o orifcio de entrada e no apresentam os demais comemorativos da leso de entrada (orlas e zonas). As caractersticas independem da distancia do tiro. A leso determinada por projtil em geral deformado, associado a pequenos projteis secundrios e com menor energia cintica. As leses podem ser classificadas segundo a distncia do disparo em: TIRO ENCOSTADO: Todos os elementos do disparo alcanam o alvo. O orifcio de entrada tem a forma irregular, denteada ou com entalhes, pela ao resultante dos gases que descolam e dilaceram os tecidos. As bordas so evertidas, em geral no h sinais de outros elementos do disparo na pele, pois penetram na ferida juntamente com o projtil a este fenmeno chamamos Cmara de Mina de Hoffmann, sendo mais comum nos tiros encostados na fronte. Nos tiros encostados no crnio, nas costelas e escpulas, podemos encontrar um halo fuliginoso na lmina externa do osso referente ao orifcio de entrada chamado de Sinal de Benassi. Ainda na entrada podemos observar o Sinal de Werkgartner, que representa o desenho da boca e da ala de mira da arma (pela zona de tatuagem e esfumaamento). - Tiro a Curta Distncia: Apresentam a forma arredondada ou ovalar, bordas invertidas, arola equimtica, orla de contuso e enxugo, as zonas de tatuagem e esfumaamento; - Tiro a Queima Roupa: semelhante leso do tiro de curta distncia e alm de todas as situaes anteriores, apresenta tambm zona de queimadura e zona de compresso do gases. - Tiro a Longa Distncia: Apresenta a forma arredondada ou ovalar, bordas invaginadas, arola equimtica e orlas de contuso e enxugo. H somente ao mecnica do projtil. Na hiptese de tiros com projteis mltiplos (tiro de cartucheira), h que se considerar, alm dos elementos constitutivos do mecanismo de disparo, a existncia destes vrios projteis, que de incio caminham juntos, e que depois vo se separando, abrindo-se em rea de projeo, de dimetro cada vez maior e constituindo-se o que se chama de Rosa de Tiro. Cada um destes projteis poder se comportar de maneira smile quela descrita para projteis nicos, embora deva-se considerar que h menor penetrao, no so freqentes os orifcios de sada, a letalidade da leso ocorre mais devido multiplicidade do que a ao individualizada de

MEDICINA LEGAL III MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

10

cada um deles e que cada um possui orlas prprias (em cada entrada), porm as zonas so comum a todos. Nos traumatismos por arma de fogo, as questes mdicojurdicas a serem determinadas so; - Orifcios de entrada e sada, para determinao da direo do tiro; - Distncia do tiro (exame das zonas de contorno); - Autoria do crime, principalmente na determinao de homicdio ou suicdio. O exame das vestes de suma importncia, pois pode conter eventualmente elementos do disparo e mostrar a posio relativa entre a localizao da perfurao nestas e no corpo. A avaliao geral deve levar sempre em considerao os elementos que se apresentam em cada eventualidade como: a possibilidade de sobrevivncia, a hiptese de mltiplos disparos suicidas, a regio atingida pelo disparo, o fato da vtima ser canhota, a existncia de esfumaamento nas mos, etc. Assim pode-se orientar melhor sobre a provvel causa jurdica. Causa Jurdica: Geralmente homicdio e suicdio e eventualmente acidental. ENERGIAS DE ORDEM FSICA So energias capazes de modificar o estado fsico dos corpos e, consequentemente, causarem leses ou morte. As formas de energia mais comuns so: temperatura, eletricidade, presso atmosfrica, radioatividade, luz e som.

MEDICINA LEGAL III MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

11

QUESTES 1. a) b) c) d) No se pode estimar o ngulo de trajetria do projtil de arma de fogo, em relao ao corpo da vtima, pela (DP SP 1/90): Trajetria do projetil dentro do corpo. Forma da orla de contuso e enxugo. Forma da zona de tatuagem. Forma do orifcio de sada.

2. Em um ferimento prfuro-inciso, o nmero de caudas (DP SP 1/90): a) Coincide sempre com o nmero de gumes do instrumento que o produziu. b) necessariamente diferente do nmero de gumes do instrumento vulnerante. c) Pode no ser igual ao nmero de gumes que o produziu. d) Independe do nmero de gumes do instrumento vulnerante, pois produzido pela sua ponta. 3. a) b) c) d) Um instrumento que, atravs de seu gume, atua exclusivamente por presso, provocando soluo de continuidade dos tecidos (DP SP 1/90): Corto-contundente. Cortante. Contundente. Inciso.

4. Diz-se que um instrumento vulnerante passivo (DP SP 1/90): a) Quando ele, por no ter movimento prprio, deve ser acionado por uma pessoa. b) Porque ele inanimado e apenas um meio pelo qual agente ativo comete o crime. c) Quando a vtima vai de encontro a ele, que permanece esttico. d) Quando ele no parte do corpo do agressor, como os ps e as mos. 5. a) b) c) d) 6. a) b) c) d) Utilizando a lmina de um faco voc no poder produzir um ferimento (DP SP 2/90): Corto-contuso. Contuso. Inciso. Punctrio. Nos ferimentos por projteis de arma de fogo, pode-se eliminar, com gua e sabo a (DP SP 2/90): Zona de tatuagem. Zona de esfumaamento. Zona de chumascamento. Arola equimtica.

MEDICINA LEGAL III MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

12

7. a) b) c) d) 8.

Penetrando no abdmen da vtima, o projetil de um fuzil-metralhadora, ao atravessar o bao provoca um ferimento (DP SP 2/90): Punctrio. Prfuro-contuso. Lacerante. Perfurante. Comparando-se o orifcio de entrada do projtil de arma de fogo, em tiro distncia, com o instrumento que o produziu, verifica-se geralmente, que o dimetro daquela em relao ao deste (DP SP 2/90): Menor, devido elasticidade da pele da vtima. Maior, devido a deformao do projtil ao atingir a vtima. Igual, devido elasticidade da pele da vtima. Maior, devido elasticidade da pele da vtima. Verifica-se a formao de zona de tatuagem ao redor do ferimento prfuro-contuso, quando o tiro, disparado (DP SP 2/90): curta distncia. longa distncia. Encostado. A qualquer distncia.

a) b) c) d) 9. a) b) c) d)

10. O instrumento vulnerante que age por presso sobre um ponto, e penetrante, recebe o nome de instrumento (DP SP 2/90): a) Prfuro-cortante. b) Perfurante. c) Punctrio. d) Inciso. 11. Numa briga, um dos contendores mutilou a orelha de outro, tirando-lhe um pedao com uma violenta dentada, produzindo-se, ento, um ferimento (DP SP 2/90): a) Inciso. b) Cortante. c) Corto-contuso. d) Contuso. 12. Os instrumentos contundentes produzem os seguintes ferimentos (DP SP 3/93): a) Hematomas e incisos. b) Escoriaes e equimoses. c) Puntiformes e contusos. d) Prfuro-cortantes e lacerantes.

MEDICINA LEGAL IV MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

TEMPERATURA CALOR O calor pode lesar por exposio: a. DIFUSA (termonoses); b. LOCALIZADA (queimaduras); c. OSCILANTE. DIFUSA So chamadas de termonoses e podem se apresentar de duas maneiras: INSOLAO (quando a fonte produtoras de calor o SOL) ou INTERMAO: (quando a fonte produtora de calor artificial fornalha, caldeira, saunas, aquecedores, etc). Fatores que concorrem para a produo das sndromes: ambientes fechados, ausncia de renovao do ar, fadiga, excesso de vapor dgua no ambiente, estado de repouso corporal ou atividade fsica, patologias preexistentes, hbitos de exposio, fatores raciais, alcoolismo, uso de veste inadequadas, etc. Quadro Prodrmico: acelerao do pulso e da respirao, angstia precordial, fotofobia, aumento inicial e depois queda da presso arterial, sede intensa, perturbaes gastrointestinais, cimbras, pele quente e avermelhada. Quadro Sindrmico: Existem diversas formas de manifestaes. Forma Instantnea: desmaio, queda da presso arterial, depresso, pulso fino, palidez, hipotermia e coma; Forma Hiperpirtica ou Congestiva: temperatura elevada, pele seca, pulso rpido e cheio, congesto da face e dos olhos e midrase; Forma Menngica: agitao, fotofobia, tremores, espasmos, convulses, vmitos e hipertenso; Forma Asfxica: cianose, pulso rpido e irregular, dispnia e apnia. Os achados de necrpsia incluem: rigidez cadavrica precoce, putrefao rpida, congesto e hemorragias viscerais, temperatura elevada do cadver e espuma sanguinolenta nas vias respiratrias. A causa jurdica mais freqente acidental, principalmente acidentes do trabalho. LOCALIZADA So as chamadas queimaduras que podem ser resultantes da ao direta (gases, lquidos ou slidos superaquecidos; ou chama) ou indireta (radiao ionizante).

MEDICINA LEGAL IV MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

A classificao mdico-legal leva em considerao a profundidade das leses, porm para caracterizao de perigo de vida a extenso ou rea corporal afetada importante. Considera-se 4 graus: 1 Grau: Eritema simples. Apenas a epiderme afetada; h edema associado e freqentemente descamao. No produz cicatriz; no se evidencia no cadver. Ex. queimadura solar. 2 Grau: Caracterizada por bolhas, vesculas ou flictenas, contendo lquido seroso. Mostra a derme quando se rompe. muito dolorosa. Reconstitui-se sem cicatriz. 3Grau: Caracterizada pela formao da escara (coagulao necrtica dos tecidos moles); pode acometer desde a derme at os planos musculares. No so dolorosas e reconstitui-se com cicatriz. 4Grau: Caracterizada por carbonizao, at o plano sseo. Se for generalizada, h reduo do comprimento corporal. A posio de lutador (boxeador) caracterstica (semiflexo dos membros superiores, dedos em garra, hiperextenso da cabea e do tronco, cabelos crestados, fendas no couro cabeludo, fraturas sseas, abertura das cavidades naturais, pele acartonada, dentes expostos e calcinados. TEMPO Menos de 36 horas De 36 horas a 06 dias 07 dias 15 dias LESES Eritem a, flitenas, escarificao ou carbonizao, presena de edem a considervel Presena de pus sob as crostas Desprendimento das crostas Superfcie da ferida com granulao, livre de crostas

Estimativa da data da queimadura Deve-se pesquisar leses distintas da queimadura, sinais de respirao na presena de incndio (fuligem nas vias areas, pesquisa de monxido de carbono no sangue), elementos celulares nos lquidos das flictenas, pesquisa de reao vital nos tecidos, etc; para caracterizao de queimadura intra vitam ou post mortem. A causa jurdica mais freqente o acidente, suicdio e homicdio. OSCILANTE Caracterizada pela exposio intermitente a altas e baixas temperaturas durante o dia. Levam a exaltao da virulncia de germes ou reduo da resistncia individual. Debilitam o organismo e podem propiciar o aparecimento de infeces. Tem importncia como causa de leses de interesse da infortunstica (Ex. aougueiros).

MEDICINA LEGAL IV MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

FRIO O frio pode produzir leses: a. LOCAIS (geladuras); b. SISTMICAS (hipotermias). As geladuras so leses locais causadas por vasoconstrio inicial, palidez, pele de aspecto anserino e posteriormente vasodilatao paraltica, levando necrose e gangrena, principalmente nas extremidades (nariz, orelhas, dedos, ps), com subsequente perda das mesmas. Ex. Mal das trincheiras. Podem ser classificadas em 4 graus: 1o Grau: palidez ou rubefao e aspecto anserino da pele; 2 Grau: eritema e formao de bolhas ou flictenas; 3 Grau: necrose dos tecidos moles e crostas; 4 Grau: gangrena ou desarticulao. A hipotermia (temperatura retal < 35C) leva a leses sistmicas, conseqentes isquemia e congesto compensadoras da alterao vascular perifrica levando a cefalia, sonolncia, cimbras, convulses, infartos, delrios, perturbao dos movimentos e morte. Temperaturas corporais menores que 25oC invariavelmente levam morte. de difcil diagnstico, que geralmente feito pela anlise das circunstncias do bito. Os achados de necrpsia incluem: rigidez precoce, intensa e duradoura, hipstases vermelho claro, sangue de tonalidade mais clara, isquemia cerebral, congesto polivisceral, disjuno das suturas cranianas, sangue fluido, repleo das cavidades cardacas, espuma sanguinolenta nas vias respiratrias, flictenas na pele, equimose no pescoo, na mucosa gstrica e nas pleuras. A causa jurdica mais comum o acidente. PRESSO ATMOSFRICA As alteraes da presso ambiente pode levar a danos sade ou vida. As alteraes patolgicas dependem do comportamento fsico dos gases atmosfricos. A presso atmosfrica total a resultante da somatria das presses parciais dos diversos gases (Nitrognio - 79% + Oxignio -20,97% e Gs carbnico - 0,03%). As presses parciais dos gases individuais da atmosfera, de acordo com a lei de Dalton, variam diretamente em funo da presso atmosfrica total; essas alteraes ocorrem tanto no ar alveolar quanto no sangue, afetando as trocas gasosas. Os efeitos clnicos decorrentes das alteraes da presso atmosfrica podem ser:

MEDICINA LEGAL IV MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

Diretos (mecnicos): Desenvolvimento de diferenciais de presso que se criam atravs das paredes dos espaos que contm ar no organismo, ou sobre a sua superfcie. Indiretos: Pelas alteraes nas presses parciais dos gases individuais da atmosfera. DIMINUIO DA PRESSO ATMOSFRICA (MAL DAS MONTANHAS) - Ao Direta: diminuio da presso ambiente: sangramento nasal, hemorragias oculares, bucais e at cerebrais; - Ao Indireta: diminuio do oxignio alveolar: taquicardia, nuseas, vmitos, diarria, insnia, cianose dos lbios e unhas, dor abdominal, cefalia e debilidade; - A ao lesiva exacerbada por doenas prvias como hipertenso arterial e insuficincia cardaca. - Os distrbios so acentuados pela subida rpida, pelo exerccio fsico e pelo mal condicionamento fsico. AUMENTO DA PRESSO ATMOSFRICA - Patologia da Compresso (Aumento Acentuado) - Ao Direta: Aumento da presso ambiente: hemorragias internas, ruptura do tmpano e acometimento pulmonar. - Ao Indireta: Aumento da presso parcial dos gases: intoxicao por oxignio (depresso do centro respiratrio, tetania, espasmos e coma); pelo nitrognio (embriaguez); pelo gs carbnico (dores nos seios paranasais e ouvidos). Patologia da Descompresso Sbita (Mal dos Caixes): Basicamente ao indireta. uma doena causada por embolia gasosa levando a dores articulares, equimoses generalizadas, surdez, paraplegia, dificuldade de fala, paralisia dos nervos cranianos, coma e morte. Esta situao ocorre tipicamente em um mergulhador, cujos tecidos esto saturados de nitrognio, a uma profundidade superior a 10 metros, e que sobe rapidamente; ou de um aviador que sobe depressa do nvel do mar para uma altitude acima de 5.500 metros. > A causa jurdica das leses habitualmente acidental e basicamente ocupacional. ELETRICIDADE A eletricidade uma forma poderosa de energia, com potencial de causar leses no organismo. So comuns leses de dois tipos: a. Queimadura: causada pela converso de energia eltrica em trmica. b. Interrupo da Funo Fisiolgica: especialmente no tecido neural e neuromuscular, mesmo sem quaisquer efeitos anatmicos bvios nestes tecidos.

MEDICINA LEGAL IV MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

Se a corrente eltrica est entrando e saindo do corpo atravs das mos, a vtima incapaz de livrar-se por si mesma do eletrodo. As duas formas de eletricidade mais comuns so: Energia Atmosfrica: Ir determinar dois tipos de leses: Fulminao: ao letal sobre o indivduo; Fulgurao: ao provoca leses corporais no letais. O mecanismo de morte por fulminao decorre da inibio de centros nervosos, principalmente do centro respiratrio. Outros fatores podem intervir: fibrilao ventricular, leses traumticas por ao mecnica do raio, como fraturas e queimaduras. As Leses Arborescentes de Lichtenberg so leses caractersticas que aparecem na pele, ramificadas, formadas por vasoplegia ou pela simples difuso da energia eltrica na pele. Achados de necrpsia: cabelos e pelos chamuscados, hemorragias musculares, roturas de vasos ou do corao, sangue fluido, fraturas sseas, congesto e hemorragias das plpebras e globos oculares, leses da lngua e mucosa oral, equimoses subpleurais e subpericrdicas, carbonizao dos rgos, hemorragias internas, etc. ENERGIA INDUSTRIAL A ao da energia eltrica industrial sobre o organismo constitui uma srie se alteraes chamada de eletroplesso. Os efeitos da corrente so mximos dentro de certos limites de tenso: abaixo de 200 V a morte s sobrevm em condies especiais e, em voltagens extremamente altas, de 5.000 a 10.000 V, os efeitos so proporcionalmente menores. A corrente alternada mais prejudicial que a contnua. O estado do indivduo tambm condiciona o efeito da corrente eltrica (o corpo um mal condutor). A pele molhada tem a resistncia muito diminuda, fazendo com que o efeito da corrente seja muito maior, podendo sobrevir morte, mesmo com tenses relativamente baixas. Se a corrente escoa pelo organismo, ter um efeito deletrio; se o indivduo estiver isolado, no haver efeito nocivo. A localizao dos plos do corpo e as superfcies de suas zonas de contato tambm so importantes: quando o corao se acha includo no trajeto da corrente, a ao desta ser mais deletria, ocorrendo freqentemente fibrilao ventricular; quanto maior as superfcies de contato dos plos, maiores sero os efeitos nocivos. A intensidade do dano eltrico diretamente proporcional ao tempo de exposio da corrente. As correntes de alta tenso ocasionam mais inibio do sistema nervoso, que nem sempre so as mais graves; as

MEDICINA LEGAL IV MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

correntes de mdia ou baixa tenso podem causar fibrilao ventricular, que letal. Os achados de necrpsia so semelhantes aos encontrados na morte por fulminao. A pele, nos pontos de entrada e sada da corrente, podem ser observadas leses de alto valor diagnstico: as marcas eltricas de Jellinek. Estas geralmente tem forma circular, elptica ou estrelada, de consistncia endurecida, bordas altas, leito deprimido, tonalidade brancoamarelada ou escura, fixa e indolores quando h sobrevida. Pode-se encontrar tambm leses cutneas decorrentes da ao de acidificao no plo positivo e de alcalinizao no plo negativo; outro ferimento superficial a metalizao eltrica, cuja caracterstica o destacamento da pele, com fundo da leso impregnada de partculas de fuso e vaporizao dos condutores eltricos. A marca eltrica diferente da queimadura eltrica. A primeira representa a porta de entrada da corrente eltrica, podendo at estar ausente. A segunda representa o resultado do calor de uma corrente eltrica; tem a forma de escara escura, com bordas ntidas, sem rea de congesto ou flictenas. O diagnstico das mortes por energia eltrica nem sempre fcil. s vezes h a marca eltrica, mas a morte foi decorrente da queda aps o indivduo receber o choque. A causa jurdica mais freqente a acidental (acidente do trabalho). RADIOATIVIDADE A energia radiante produz uma diversidade de manifestaes clnicas que dependem da magnitude e da durao da exposio radiao e da extenso e funo da rea do corpo que foi irradiada. Alguns exemplos de fonte de radiao incluem: os raios X, rdio e cobalto radioativos, compostos do brio, trio, etc. A leso tecidual pode ser produzida por interaes celulares com radiaes de qualquer parte do espectro eletromagntico, incluindo o que provm do sol, dos raios lasers ou de equipamentos de microondas. As radiaes atuam impedindo a diviso celular em alguns tecidos e destruindo as clulas de outros. Causam leucemia, dermatoses (radiodermites), leses das gnadas e molstias profissionais. As radiodermites podem ser agudas ou crnicas: Agudas: So classificadas em: > 1o. grau eritematosa; > 2o. grau ppulo-eritematosa; > 3o. grau ulceradas com necrose. Crnicas: Apresenta-se de 3 formas lcero-atrfica, teleangectsica ou neoplsica (cncer).

MEDICINA LEGAL IV MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

Podem ocorrer leses culposas por tratamento radioterpico inadequado. A causa jurdica destas leses normalmente acidental ou ocupacional. LUZ E SOM Estas formas de energia comprometem principalmente os rgos dos sentidos e dificilmente acarretam leses graves. A exposio luz intensa ou de intensidade muito varivel pode causar alteraes do sistema nervoso central (epilepsia) e alteraes de ordem psquica. A exposio a ambientes muito ruidosos pode levar surdez, alteraes psicolgicas e a epilepsia acustognica. A causa jurdica das leses mais acidental ou de ordem ocupacional. ENERGIAS DE ORDEM FSICO-QUMICA Englobam todas as formas de asfixia (a = sem; sphyxia = pulso ausncia de pulso). Asfixia sob o ponto de vista mdico-legal a sndrome, eventualmente terminada pela morte, caracterizada pelos efeitos da ausncia de oxignio e acmulo de gs carbnico no organismo, por impedimento mecnico de causa fortuita, violenta e externa, nas circunstncias as mais variadas. Segundo Persivo Cunha, as asfixias apresentam 4 fases clssicas: 1. Cerebral: Inicialmente h vertigens, ofuscamento, zumbidos e angstia; Aps cerca de 90 segundos h perda da conscincia. 2. Excitao Cortical e Medular: convulses, liberao de esfncteres (evacuao e mico), insensibilidade, desaparecimento dos reflexos e bradicardia. 3. Parada Respiratria: instalao da anxia. 4. Parada Cardaca: arritmia e assistolia. Classificao Mdico-Legal das Asfixias: a. Asfixia por Modificaes Fsicas do Ambiente: - Modificaes Quantitativas do Ar: diminuio do oxignio, aumento do gs carbnico, aumento da temperatura e excesso de vapor dgua; - Confinamento; - Modificaes Qualitativas do Ar: ambiente gasoso para lquido (afogamento) e ambiente gasoso para slido (soterramento);

MEDICINA LEGAL IV MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

b. > > > -

Obstculos Mecnicos no Aparelho Respiratrio nas aberturas areas (nariz, boca, glote) sufocao direta; nas vias areas por constrio externa: lao acionado por peso enforcamento; lao acionado por fora viva estrangulamento; constrio por mo esganadura.

c. Obstculo na Superfcie Respiratria: asfixia por monxido de carbono; d. Supresso da Funo da Caixa Torcica por Impedimento Externo: sufocao indireta. e. Supresso da Funo da Caixa Torcica por Impedimento Externo: sufocao indireta. CARACTERSTICAS GERAIS DA ASFIXIAS SINAIS EXTERNOS - Manchas de Hipstases: precoces, abundantes e escuras (exceto nas asfixias por monxido de carbono e afogamento); - Cianose: Visvel nos lbios, orelhas, leitos ungueais, conjuntivas, variando de arroxeada a azul escura, podendo ser vinhosa nos afogamentos e rseas nas asfixias por monxido de carbono. A cianose da face um sinal mais constante nos casos de compresso torcica (Sinal de Morestin); deve ser diferenciada das hipstases por posio especial do afogado. - Equimoses: na pele so arredondadas e de pequenas dimenses (lenticulares) agrupadas mais na face, pescoo e trax; nas mucosas so encontradas na conjuntiva ocular, lbios e mucosa nasal. - Petquias: Pontilhados ntidos em face, pescoo e dorso. - Otorragias: Estase venosa em alguns casos de enforcamento e estrangulamento. - Escoriaes Ungueais: So tpicas no pescoo em casos de esganadura. - Sulcos: Tpicos nos casos de enforcamento e estrangulamento. - Protruso da Lngua: Nos casos de constrio cervical. - Cogumelo de Espuma: Comum nos afogados. - Resfriamento do Corpo: Mais lento (exceto afogamentos). - Rigidez: Mais precoce e curta. SINAIS INTERNOS - Equimoses Viscerais (Manchas de Tardieu): Equimoses do tamanho da cabea de um alfinete, violceas, varivel em nmero, esparsas ou agrupadas, encontradas sob a pleura (pulmo), pericrdio (corao) e no timo (crianas).

MEDICINA LEGAL IV MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

- Sangue mais Escuro e Fluido (exceto por monxido de carbono): sem cogulos negros ou fibrinosos (brancos). - Congesto Polivisceral: principalmente fgado (Sinal de tienne-Martin), mesentrio, crebro, corao e bao. - Putrefao: mida nas reas de congesto e seca nas reas de isquemia. ESTUDO DAS ASFIXIAS EM ESPCIE ENFORCAMENTO Asfixia mecnica em que h impedimento livre entrada e sada do ar na rvore respiratria devido constrio do pescoo por um lao suspenso num ponto fixo e acionado pelo peso do prprio corpo. A causa jurdica mais freqente suicida; podendo ser homicida (simulando suicdio) ou acidental (crianas e em ambiente industrial). Caractersticas: Laos: Sempre em volta do pescoo, com uma ou vrias voltas. Moles: lenis, cortinas, gravatas; Semi-rgidos: cintos de couro; Duros: cordes, cordas, fios de metal. Ns: Fixo, corredio ou inexistente; Atrs (posio tpica), ao lado ou na frente (posio atpica). Suspenso: Completa: sem ponto de apoio ao solo; Incompleta: com apoio dos ps, joelhos, braos, troncos. A morte ocorre em 5 a 10 minutos; embora possa ser rpida devido a inibio cardiorrespiratria ou choque vagal; Nos enforcamentos frustrados, a vtima pode ter perturbaes locais e gerais mais ou menos graves (dor, problemas na fala, deglutio, congesto pulmonar, convulses, amnsia, depresso, etc). Fisiopatologia (Mecanismo de Morte): 1. Mecanismo Respiratrio: Deslocamento para trs e para cima do osso hiide, com retropulso da lngua e obstruo da faringe; 2. Mecanismo Circulatrio: Compresso de vasos cervicais (artrias cartidas e vertebrais e veias jugulares). 3. Mecanismo Nervoso: Compresso do nervo vago, ao inibitria reflexa e ao sobre a medula e bulbo. - Achados Cadavricos: Cabea voltada para o lado contrrio ao n; rosto plido (enforcamento simtrico e tpico) ou ciantico (enforcamento

MEDICINA LEGAL IV MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

10

assimtrico ou com fechamento incompleto do lao = enforcamento azul); lquido sanguinolento nas narinas e boca; lngua ciantica e projetada alm das arcadas dentrias; rigidez mais tardia; hipstase mais intensa na metade inferior do tronco e extremidades; importante: Sulco Cervical: na poro superior do pescoo; nico ou mltiplo; completo ou incompleto; oblquo; fundo apergaminhado e de tonalidade pardoescura. Leses junto ao Lao: vasculares, partes moles (inclusive marcas ungueais), fraturas de cartilagens e ossos. Putrefao: mida e mais rpida nos membros inferiores (por acmulo de sangue). Equimose Retrofarngea: Pode diferenciar uma morte por enforcamento de uma suspenso do cadver post mortem.

ESTRANGULAMENTO Asfixia mecnica causada pelo impedimento livre entrada e sada do ar no aparelho respiratrio, em virtude de constrio do pescoo por lao que acionado pela fora muscular da prpria vtima, estranhos ou outro mecanismo. A causa jurdica mais freqente homicida (necessita de desproporo entre a vtima e o agressor; infanticdio); acidental (trabalho de parto, acidentes do trabalho ou domsticos) ou suicdios (rarssimos). Caractersticas Gerais: Presena de sinais gerais de morte por asfixia; a asfixia desempenha um papel mais importante do que no enforcamento; lngua pouco protrusa; maior chance de morte por inibio, so freqentes os sinais de luta; leses semelhantes ao enforcamento, exceto as caractersticas do sulco: ENFORCAMENTO Oblquo e ascendente Varivel segundo a regio cervical Interrompido pelo n Em geral nico ESTRANGULAMENTO Horizontal Uniforme em todo o pescoo Contnuo (completo)

Frequentemente mltiplo Por cima da Abaixo da cartilagem cartilagem tireidea tireide a Apergaminhado Excepcionalmente apergaminhado

MEDICINA LEGAL IV MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

11

ESGANADURA Asfixia mecnica em que h impedimento livre entrada e sada de ar do aparelho respiratrio, devido a uma constrio na regio anterior do pescoo, movida pelas mos, pernas ou ps do agente. A causa jurdica essencialmente homicida (infanticdio).

Caractersticas Gerais: Sinais gerais de asfixia; Leses externas locais: produzidas pelos dedos e unhas do agressor, de forma semilunar, apergaminhadas, rastros escoriativos, em geral mais proeminentes na mo predominante do agressor; Ausncia de leses cervicais quando h interposio de vestes ou superfcies moles entre as mos do agressor e o pescoo da vtima. Mecanismo de Morte: Principalmente a asfixia e os fenmenos nervosos.

SUFOCAO Asfixia mecnica que ocorre devido a uma obstruo a entrada e sada de nos orifcios respiratrios. Pode ser classificada em: SUFOCAO DIRETA (ATIVA) >Por Ocluso da Boca e Narinas: Com as mos (infanticdio) -essencialmente criminoso; ou com objetos moles (travesseiro, papel molhado, saco plstico) criminoso ou acidental (raramente suicida). > Por Ocluso das Vias Respiratrias: Obstruo dos ductos areos por corpos estranhos (acidental). Achados de Necrpsia: Sinais clssicos de asfixia, marcas ungueais ou escoriaes em torno da boca e narinas, corpos estranhos, sufuses hemorrgicas nos lbios por compresso destes contra os dentes. SUFOCAO INDIRETA (PASSIVA) >Por Compresso Eficiente do Trax e/ou Abdome: Acidental (desabamentos, exploses, queda de grandes volumes, multides em pnico); eventualmente criminosa. Achados de Necrpsia: Sinais clssicos de asfixia; leses traumticas externas ou viscerais de gravidade varivel; mscara equimtica (Sinal de Morestin): cianose intensa da face e pescoo e equimoses pequenas.

MEDICINA LEGAL IV MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

12

ENGASGAMENTO a asfixia mecnica resultante da ocluso intralmen das vias areas superiores. Alguns autores a consideram como um tipo de sufocao direta. A ocluso pode ocorrer desde a orofaringe at a carina (diviso da traquia nos brnquios-fonte). Exemplos: pano de algodo, plstico, conta de colar, prtese dentria, alimentos, etc. A causa jurdica mais freqente acidental, podendo ser homicida ou suicida (aspirao de lminas de ouro pelos mandarins chineses). Achados de Necrpsia: Sinais comuns s asfixias e presena de corpo estranho nas vias areas. SOTERRAMENTO Asfixia que ocorre em conseqncia da permanncia do indivduo em um meio slido ou semi-slido, com penetrao de material estranho, por aspirao, nas vias areas com conseqente impedimento a entrada e sada de ar. Nesta modalidade de asfixia pode haver sufocao direta ou indireta (compresso torcica). A causa jurdica mais freqente acidental (desmoronamentos), e raramente criminosa ou suicida. Achados de Necrpsia: Sinais gerais de asfixia; material estranho nas vias areas e/ou digestivas e sinais de traumatismo. CONFINAMENTO Asfixia causada pela permanncia do indivduo num ambiente restrito ou fechado. A causa jurdica mais freqente acidental; s vezes homicida e suicida. Ocorrem fenmenos qumicos (diminuio do oxignio e aumento do gs carbnico) e fsicos (aumento da temperatura e da concentrao de vapor dgua). No confinamento tpico a morte ocorre pela reduo do oxignio ambiente. ASFIXIA POR MONXIDO DE CARBONO (CO) Asfixia por aspirao de monxido de carbono, levando a formao de carboxihemoglobina, e bloqueando o transporte sanguneo de oxignio. Alguns autores classificam esta modalidade de asfixia como uma intoxicao. A causa jurdica mais comum suicida; s vezes acidental ou homicida.

MEDICINA LEGAL IV MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

13

Achados de Necrpsia: Rigidez curta e precoce, tonalidade rosada da pele, hipstase clara, pulmes de colorao vermelho claro, sangue fluido e rseo e putrefao tardia. Pode haver absoro post mortem de CO se o cadver for exposto a um ambiente saturado de monxido de carbono. ASFIXIA POR OUTROS VCIOS DE AMBIENTE Asfixia por aspirao de gases de iluminao, gases de esgoto e fossas, pntanos e minas (cavernas). So raros. AFOGAMENTO Asfixia mecnica ocasionada pela penetrao de um lquido nas vias areas. A causa jurdica mais comum o acidente; suicdio (raro) e homicdio ( mais freqente a simulao). Caractersticas do Afogamento: Pode haver imerso total ou parcial (somente orifcios respiratrios); quando envolve asfixia, o afogamento dito azul; se a morte ocorre por inibio dos centros vitais ao indivduo tocar na gua, o afogamento dito branco. Mecanismo de Morte: 1. Defesa: - Parada da Respirao: - Surpresa (principalmente gua fria); - Resistncia agitao e respirao. - Dispnia: - Inspiratria; - Expiratria. 2. Exausto: Parada completa da respirao; perda da conscincia; insensibilidade, processo asfxico terminal de morte. - Modalidades de Morte por Afogamento: - Rpida nos casos de morte por inibio; - Lenta aps longa luta, alternando perodos de submerso e retorno superfcie. ACHADOS NECROSCPICOS - Sinais Externos: Sinais de presena na gua (temperatura baixa da pele; pela anserina; retrao de mamilo, escroto e pnis; macerao da epiderme; tonalidade vermelha das hipstases; leses post mortem produzidas por animais aquticos); Sinais de submerso com vida indicam reao vital (cogumelo de espuma; eroses dos dedos e presena de corpos estranhos sob as unhas e equimoses da face e conjuntivas).

MEDICINA LEGAL IV MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

14

- Sinais Internos: Presena de lquido nas vias respiratrias; presena de corpos estranhos nos lquidos das vias respiratrias; leses nos pulmes (aumento do volume, enfisema aquoso subpleural, equimose subpleural); diluio do sangue (fluidez acentuada, hipocoagulabilidade, etc); presena de lquido no sistema digestivo e ouvido mdio. As manchas de Tardieu so raras nos afogamentos, sendo mais comum as manchas de Paultauf. - Sinais Gerais de Asfixia: Congesto polivisceral e equimoses nos msculos do pescoo e trax. - Leses na Base do Crnio: Hemorragia temporal (Sinal de Niles) e hemorragia etmoidal (Sinal de Vargas-Alvarado). - Acelerao do processo putrefativo.

MEDICINA LEGAL IV MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

15

QUESTES 1. a) b) c) d) Queimaduras de primeiro e de terceiro graus so caracterizadas, respectivamente, por (DP SP 1/90): Eritema e frictema. Eritema e escara. Flictena e escara. Flictena e eritema.

2. Ocorre confinamento, quando (DP- SP 1/90) a) O trax comprimido, impedindo-se os movimentos respiratrios. b) Obstruem-se, simultaneamente, a boca e o nariz, impedindo-se a entrada do ar. c) O indivduo se encontra em ambiente onde a concentrao de oxignio insuficiente para a respirao. d) O indivduo encerrado em ambiente com gs venenoso, como o monxido de carbono. 3. a) b) c) d) 4. a) b) c) d) 5. a) b) c) d) 6. A marca de Jellineck denuncia que a vtima foi (DP SP 1/90): Afetada pela eletricidade industrial. Atingida por um raio. Afetada por irradiao ionizante. Atingida por frio intenso. A marca de Jellineck observada nos casos de (DP SP 1/90): Fulgurao. Irradiao. Fulminao. Eletroplesso. Durante uma tempestade, a vtima foi a atingida por um raio, sofrendo (DP SP 2/90): Radiao. Eletrocusso. Meteorizao. Fulgurao. Um indivduo foi colocado de p dentro de um grande buraco no solo que, em seguida, foi enchido de areia cobrindo-se todo o seu corpo at o pescoo, deixando-se apenas a cabea ao ar livre. Horas depois verificase que o indivduo havia morrido num verdadeiro caso de (DP SP 2/90): Soterramento. Confinamento. Sufocao indireta. Sufocao direta.

a) b) c) d)

MEDICINA LEGAL IV MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

16

7. a) b) c) d) 8. a) b) c) d) 9. a) b) c) d)

O afogamento uma modalidade de asfixia provocada por (DP SP 2/90): Slidos em p, lquido e gases no venenosos. Lquido e gases no venenosos. Lquidos em geral. gua exclusivamente. A gravidade das queimaduras, em relao sobrevivncia de vtima, avaliada em funo da (DP SP 2/90): Intensidade, exclusivamente. Extenso, exclusivamente. Extenso e da intensidade. Temperatura da fonte de calor, predominantemente. O chamado afogado branco aquele que morreu (DP SP 2/90): Asfixiado por submerso. Asfixiado por imerso. Asfixiado por inundao dos pulmes. Dentro da gua, mas no por asfixia.

10. A mscara equimtica de Morestin, tambm denominada mscara equimtica da face, um dos sinais mais importantes para o diagnstico das mortes produzidas por (DP SP 3/93): a) sufocao direta. b) sufocao indireta. c) intoxicao pelo cianureto de potssio. d) intoxicao pelo monxido de carbono.

MEDICINA LEGAL V MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

ENERGIAS DE ORDEM QUMICA Conceitos: As energias de ordem qumica so estudadas pela Toxicologia (conjunto de conhecimentos fsicos, qumicos e biolgicos aplicados ao estudo das substncias nocivas sade e vida humana) Forense. So formas de energia que atuam pela ao de uma reao qumica entre uma substncia e uma clula viva. Uma substncia, dependendo da dose e da via de introduo, pode agir como alimento, medicamento ou veneno. Veneno: Toda substncia que, introduzida no organismo em quantidade relativamente pequena, pode afetar a sade ou causar a morte, sem atuar de modo mecnico ou trmico. O artigo 296 da Consolidao das Leis Penais Brasileiras de fine o veneno como: toda substncia mineral ou orgnica que, introduzida no organismo ou aplicada ao seu exterior, sendo absorvida, ponha em perigo a vida ou altere profundamente a sade. Desta forma o envenenamento o conjunto de elementos caracterizadores de morte violenta ou de dano sade, ocorridos pela ao de determinadas substncias de forma acidental, criminosa ou voluntria. Txico: Toda substncia capaz de transformar a vida dos elementos anatmicos, modificando direta ou indiretamente o meio que os constitui. A intoxicao definida como o conjunto de transtornos que resultam de uma modificao na constituio qumica do meio interno de um organismo; inclui casos em que uma substncia, elaborada dentro ou fora do organismo, fruto do metabolismo de substncias no nocivas, age sobre a clula viva manifestando ao deletria. Toxinas: So venenos produzidos por microorganismos, com ao sobre um organismo e com ao distncia do foco infeccioso e de modo desproporcional dose. Peonhas: So venenos produzidos por macroorganismos (animais) que, introduzidos no organismo, acarretam efeitos deletrios locais e/ou distncia. DEFINIO Segundo a causalidade jurdica: Intoxicao: no intencional (acidente); Envenenamento: intencional (homicdio ou suicdio). Segundo o resultado sobre a sade: Intoxicao: recuperao total ou parcial; Envenenamento: xito letal (bito). Causa Jurdica: Interessa o estudo dos envenenamentos. 1. Acidental: So mais freqentes em crianas ou doentes mentais. Geralmente causados por falta de ateno, negligencia e cansao. Pode ser ocasionado pela substituio de um alimento por veneno; pela contaminao de um alimento por txicos ou por ingesto de doses excessivas de um medicamento.

MEDICINA LEGAL V MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

2. Homicida: Menor importncia nos dias de hoje pela maior facilidade na deteco laboratorial dos venenos. 3. Suicida: Muito freqente. Mais praticado por mulheres e pouco freqente em crianas e adolescentes. Habitualmente so utilizados os raticidas e inseticidas. FORMAS a. Agudas: Causada pela introduo de grande quantidade de um ou mais agentes nocivos, ocasionando o rpido surgimento dos efeitos nocivos; b. Crnicas: Causada pela ao lenta e prolongada de agentes qumicos, com efeitos aparecendo lentamente (geralmente h histria de exposio crnica ao agente); c. Acidentais: Ocorrem de maneira inesperada, independente da vontade da vtima ou de outrem (criana ingerindo folhas de plantas, troca ou erro na dosagem de medicamentos, etc); d. Alimentares: Causados pela ingesto de alimentos contaminados (por defensivos agrcolas, conservantes, compostos qumicos intrnseco dos alimentos, bactrias, etc); e. Latrognicas: Causadas por indicao do uso de medicamentos no sistema de sade; f. Profissionais: Relacionada com a ocupao da vtima (aguda = acidente do trabalho e crnica = doena profissional); g. Ambientais: Causadas pela poluio ambiental (casos de anencefalia em Cubato); h. Genticas: Relacionadas com alteraes enzimticas transmitidas por herana gentica. i. Combate: Produzidas por atividades militares ou policiais. j. Suicidas k. Homicidas TIPOS DE VENENOS Custicos: Ao direta sobre os tecidos, desorganizando-os; Venenos: Geralmente por reao celular (mais ntima); a substncia intervm diretamente no metabolismo da clula, provocando processos degenerativos. O diagnstico vai depender do histrico ou circunstancial; sinais e sintomas clnicos; anlise microscpica (antomo-patolgico); pesquisa qualitativa e quantitativa da substncia (fsico-qumico) e experimental (uso da substncia em animais de laboratrio). Achados do Exame Externo: Geralmente pobre porque no h leso macroscpica (por ao intracelular) ou as leses so inespecficas, comuns a agentes qumicos, fsicos ou mecnicos. Entretanto pode haver:

MEDICINA LEGAL V MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

FCIES - Hipocrtica: Grande palidez, afilamento do nariz, afastamento das orelha, olhos fundos, lbios finos e extremidades cianticas. Comum nos envenenamentos agudos. - Peritontica: Rosto franzino, nariz afilado, arcadas orbitrias salientes, olheiras, mas do rosto e mento salientes. Comum nas intoxicaes por metais pesados, ofidismo e ingesto de custicos. - Renal: Edema de plpebras e de todo o rosto. - Tetnica: Msculos da face contrados, fendas palpebrais entreabertas, lbios repuxados no sentido horizontal e testa enrugada. Comum em intoxicaes por excitantes do sistema nervoso central (drogas psicoanalpticas). - Bulbar: Boca entreaberta e lbio inferior pendente. Comum nos casos de intoxicao por depressores do sistema nervoso central (drogas psicolpticas). - Outros achados incluem: Alopcia (queda dos cabelos); cianose (colorao azulada da pele); colorao (desde a palidez at discromias acinzentadas ou amareladas); ictercia (amarelo); eritema; dermatites; escaras; conjuntivite; hiperpigmentao da mucosa oral (intoxicao por metais pesados); perfurao do septo nasal (uso crnico de cocana). ACHADOS DO EXAME INTERNO - Odores: aliceos alho descascado (arsnico, fsforo e selnio); amndoas amargas amnia (cido ciandrico e cianuretos); sulfdricos enxofre (sulfeto de carbono); aromticos sui generis (cnfora, benzeno, naftalina, gasolina, querosene, etc). - Alteraes pulmonares: Pneumonia; pneumoconiose (por aspirao de poeiras); edema agudo de pulmo e enfisema pulmonar; - Alteraes Hepticas: Hepatite e necrose heptica difusa aguda. - Alteraes Gstricas: lcera e perfurao gstrica; colorao do contedo gstrico vermelho (mangans, tetracloreto de carbono), borra de caf (cantrida, cidos e lcalis), azulada (iodo) e esverdeado (arsnico, cobre). - Alteraes Renais: glomerulonefrite e alteraes da colorao da urina. PRINCIPAIS ENVENENAMENTOS BARBITRICOS - Caractersticas: Droga depressora do sistema nervoso central (psicolptica). So freqentes em suicidas; eventual entre intoxicaes acidentais e raros para fins homicidas. - Mecanismo de Morte: depresso bulbar (parada respiratria); fibrilao ventricular (ao txica sobre o corao); broncopneumonia (aspirao de contedo gstrico no coma) e uremia (por leso renal).

MEDICINA LEGAL V MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

- Achados de Necrpsia: estase gstrica, flacidez estomacal, edema pulmonar, hemorragias difusas em pulmo (subpleural) e corao (subpericrdica). - Anlise Toxicolgica: sangue, urina, estmago e contedo, intestinos, fgado e encfalo. ATROPINA - Caractersticas: Acidental por ingesto da planta saia branca ou derivados atropnicos. - Achados de Necrpsia: Inespecficos. - Anlise Toxicolgica: Estmago e contedo, sangue e urina. ESTRICNINA - Caractersticas: Muito usada para fins homicidas no passado; ainda usada para fins suicidas, sendo alguns raticidas a fonte mais comum por serem acessveis. - Fontes: um alcalide da noz-vmica, assim como a brucina, encontrada na fava de Santo Incio; existe como preparao farmacutica nas Gotas de Baum; o sulfato de estricnina a base de vrios raticidas. - Caracterstica Clnica: Espasmo muscular, inclusive da musculatura respiratria, porm a conscincia preservada e a vtima assiste a prpria morte. - Achados de Necrpsia: Hemorragias medulares e rigidez cadavrica muito precoce. - Anlise Toxicolgica: Estmago e contedo, urina, fgado e rins. PIO E MORFINA - Caractersticas: So raras as intoxicaes agudas e freqentes as crnicas (hbito). - Fontes: tintura de pio, elixir paregrico e outros preparados da morfina. - Achados de Necrpsia: Inespecficos. - Anlise Toxicolgica: Fgado e encfalo. CIDO SULFRICO - Caractersticas: mais freqente a forma acidental, seguida dos suicdios. Como custico, usado externamente, empregado como agente deformante, na ao denominada vitriolagem e atualmente designa toda ao similar. - Fontes: Substancias de mltiplos empregos (limpadores de forno e fogo, pedras, etc).

MEDICINA LEGAL V MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

- Achados de Necrpsia: estmago de colorao negra e consistncia dura, tipo couro, de volume reduzido, com contrao acentuada e aspecto de corpo queimado; leses sob a forma de necroses so encontradas no restante do aparelho digestivo; degenerao tubular e esteatose nos rins; sangue espesso e enegrecido. - Anlise Toxicolgica: Material gstrico ou intestinal, sangue e urina. SODA CUSTICA - Caractersticas: Muito utilizada com propsitos suicidas. - Fontes: Substncias de uso domstico. - Achados de Necrpsia: Diminuio da consistncia de toda a parede gstrica, com tendncia ao apagamento das pregas, associada a edema e necrose = gangrena mida de Tardieu. - Anlise Toxicolgica: Pesquisa do custico nos rgos atingidos. MONXIDO DE CARBONO (CO) - Caractersticas: Responsvel por grande nmero de intoxicaes acidentais e suicidas. O CO tem uma afinidade pela hemoglobina 210 vezes mais que o oxignio, causando anxia. - Fontes: Produzido por combusto incompleta de matria orgnica (fornos, motores etc). - Achados de Necrpsia: Sangue de colorao clara (vermelho claro), hipstases rseas, leses antomo-patolgicas de anxia; cadver de aspecto rosado. Rigidez cadavrica precoce e curta. - Anlise Toxicolgica: Pesquisa de CO no sangue. ALCALIDES - So substncias nitrogenadas alcalinas, extradas de vegetais. Exemplos: morfina, atropina, estricnina, cocana, etc. - Caractersticas: No deixam nenhuma alterao macro ou microscpica caracterstica. O diagnstico essencialmente qumico. H grandes dificuldades de se extrais alguns miligramas do cadver para exame. Somente doses em excesso podem ser detectadas post mortem. A presena de ptomanas (putrecina, cadaverina, etc) que so substncias provenientes da desintegrao de substncias orgnicas nitrogenadas sob influncia de bactrias de putrefao podem gerar resultados falso positivos, pois sua estrutura muito semelhante aos alcalides (a anlise qualitativa faz a diferena). ARSNICO - Caractersticas: Muito comum no passado no homicdio; atualmente ainda h casos de suicdio.

MEDICINA LEGAL V MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

- Fontes: Raticidas a base de anidrido arsenioso ou trixido de arsnio; drogas antigas de ao contra a sfilis e antiparasitrias. H ainda produtos em indstria de manuseio de couro, vidros, pigmentos de tintas e produo de cobre. - Achados de Necrpsia: Na forma aguda nervosa, no se encontram leses caractersticas; na forma aguda gastrointestinal cadver de aspecto semelhante ao colrico (olhos fundos, desidratao intensa, secreo esbranquiada no estmago, com mucosa congesta e tumefeita, com pontos hemorrgicos e/ou colorao branca ou amarelada). Na forma subaguda pode haver: aumento do fgado, esteatose heptica e renal, corao dilatado, hemorragias nas pleuras e pericrdio e petquias na pele. - Anlise Toxicolgica: Contedo gstrico e intestinal, fezes, sangue e urina. FSFORO - Caractersticas: Geralmente de etiologia acidental ou suicida. - Fontes: raticidas e fogos de artifcio. - Achados de Necrpsia: Odor aliceo dos contedos gstrico e intestinal; mucosa gstrica e do intestino delgado amareladas, tumefeita e hemorrgica; fgado aumentado de tamanho, amarelado por esteatose; rins aumentados de tamanho, esteatticos; sangue escuro e fluido; ictercia. - Anlise Toxicolgica: Contedos gstrico e intestinal, fgado, rins e sangue. CIANETOS - Caractersticas: Os suicdios e as intoxicaes acidentais so freqentes; os homicdios so raros. So utilizados em algumas cmaras de gs nos Estados Unidos da Amrica. - Fontes: A amigdalina, glicosdeo encontrado nas folhas do louro, cereja, amndoas amargas, caroos de pssego, damasco, mas e ameixas, em presena de emulsina (tambm presente nestes vegetais) e o cido clordrico do estmago, pode liberar cido ciandrico (no existe livre na natureza). - Achados de Necrpsia: Congesto visceral, sangue vermelho rutilante ou escuro, odor de amndoas amargas, leses custicas da mucosa gstrica, mucosa tumefeita, amolecida, quase transparente, de colorao vermelha acastanhado. - Anlise Toxicolgica: Contedo gstrico, pulmes, encfalo, fgado e sangue. Em casos de cido ciandrico, o exame toxicolgico deve ser feito logo aps a necrpsia, pois se volatiliza rapidamente. MERCRIO - Caractersticas: essencialmente de etiologia suicida ou acidental (acidente do trabalho); o homicdio raro.

MEDICINA LEGAL V MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

- Fontes: O bicloreto de mercrio (sublimado corrosivo) o mais txico; o mercrio metlico por si s no txico, porm retido no organismo pode combinar-se com outras substncias; drogas de uso teraputico, anti-sfilis, germicidas, etc. - Achados de Necrpsia: Leses e necrose da submucosa dos clons e leso renal. INSETICIDAS ATUAIS a. Hidrocarbonetos Clorados (dicloro-difenil-tricloretano = DDT), Aldrin: - Quadro Clnico: sintomas gastrintestinais (vmitos intensos), tremores, dor de cabea, confuso mental, hiperexcitabilidade, espasmos musculares, convulses, etc. - Achados de Necrpsia: Congesto da mucosa gstrica e necrose heptica focal. - Anlise Toxicolgica: Urina, fezes e gorduras. b. Organofosforados: Parathion, Malathion, etc (so steres do cido fosfrico). - Quadro Clnico: Hiperreatividade do sistema nervoso parassimptico (nuseas, vmitos, clicas abdominais, salivao, bronco espasmo, convulses, etc). - Achados de Necrpsia: semelhante ao anterior. - Anlise Toxicolgica: semelhante ao anterior. c. Dinitrortocresol: usado como corante (amarelo vitria) e como inseticida. - Quadro Clnico: mal estar geral, taquicardia, sede intensa, - Quadro Clnico: mal estar geral, taquicardia, sede intensa, perda de peso, sudorese, agitao, etc. - Achados de Necrpsia: semelhante ao anterior. - Anlise Toxicolgica: semelhante ao anterior. PLANTAS A causa jurdica das leses , na maioria das vezes, intoxicao acidental, principalmente em crianas. Exemplos mais comuns: - Saia branca (figueira do inferno, trombeta ou zabumba) Datura arbrea e Datura suaveolens: Quadro clnico semelhante a intoxicao atropnica. - Mandioca brava (Manihot utilssima): Presena de cido ciandrico. - Sabina (Juniparus sabina), Arruda (Ruta graveolens) e Apiol (Apium graveolens): Fornecem extratos que podem ser utilizados como abortivos, predominando sintomas digestivos e nervosos. - Pinho paraguaio (pinho da ndia ou pinho da purga) Jatropha curcas: Tem como princpio txico a curcina, que determina vmitos, diarria, perda de conscincia, tremores e convulses.

MEDICINA LEGAL V MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

- Mamona (Ricinus communis): Tem leo essencial que enrgico irritante gastrointestinal. - Comigo ningum pode (Dieffenbachia picta): Planta ornamental que contm oxalato de clcio e princpio hipersensibilizante causando grande irritao das mucosas. - Anjo destruidor (Amanita phalloides): um cogumelo venenoso que tem toxina que lesiona clulas de todo o organismo, principalmente fgado, rins, crebro e corao. - Agrico (Amanita muscaria): um cogumelo venenoso que tem um alcalide semelhante atropina que produz narcose, convulses e alucinaes; e muscarina que um alcalide parassimpaticomimtico para msculos lisos e glndulas. - Morel falso (Gyromitra esculenta): um cogumelo venenoso que causa vmitos, diarria, convulses, coma e hemlise. VENENOS ANIMAIS - Intoxicao causada pelos rpteis (serpentes) e por diversas espcies de aracndeos (aranhas e escorpies) e de insetos (vespas, abelhas e formigas). A causa jurdica mais freqente acidental. ENERGIAS DE ORDEM BIOQUMICA So as formas de energia que se manifestam por ao combinada, qumica e biolgica, atuando de maneira negativa (deficitria ou carencial); ou de maneira positiva (ativa ou infecciosa); e com manifestao varivel, dependendo das condies individuais. So estudados os danos causados vida ou sade pelas perturbaes alimentares, pelas autointoxicaes e pelas infeces. A importncia do diagnstico neste tipo de energia encontrase em sua causa jurdica: - Inanies e Doenas Carenciais: Jejum voluntrio, carter acidental ou como suplcio; - Intoxicaes Alimentares: Homicdio (doloso ou culposo), produtos deteriorados; - Concausas: Um trauma psquico ou fsico por si s sem gravidade, pode produzir a morte diante de preexistncia de morbidade (doena prvia). No estudo da infeco pode ser importante se determinar a concomitncia de uma infeco mais ou menos grave com algum traumatismo; a etiologia jurdica da infeco (acidental, homicida ou suicida). PERTURBAES ALIMENTARES a. Inanio: Depauperamento orgnico produzido pela reduo ou privao

MEDICINA LEGAL V MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

de elementos imprescindveis ao metabolismo humano. Pode ser: Acidental (vtima perdida); Voluntria (greve de fome); Homicida (rara) mais comum no infanticdio ou abandono de recm-nascidos. As vtimas apresentam emagrecimento rpido e progressivo, cansao, atrofias musculares, delrio, coma e morte. Achados de Necrpsia: putrefao precoce; acentuada reduo da gordura corporal, atrofia muscular, diminuio do volume do bao e do fgado, atrofia do estmago, etc. b. Doenas Carenciais: Causadas por alimentao insuficiente ou da carncia de certos elementos indispensveis: vitaminas e minerais. mais acidental ou culposa, por negligncia ou omisso, por ignorncia prpria ou de terceiros. c. Intoxicaes Alimentares: Ocorre pela ingesto de alimentos contaminados por substncias (toxinas) ou microorganismos (produtores de toxinas) nocivos sade. A causa acidental a mais freqente (carnes de animais com tuberculose, cisticercose, carnes enlatadas deterioradas, botulismo, etc). Auto-Intoxicaes: So perturbaes orgnicas oriundas da transformao qumica e elaborao de substncias txicas no prprio organismo da vtima (uremia, diabetes, febre reumtica, etc). Infeces: Perturbaes patognicos. orgnicas produzidas por microorganismos

ENERGIAS DE ORDEM BIODINMICA So energias que lesam a dinmica vital do organismo. Estuda-se uma sndrome chamada choque e que representada pela resposta orgnica a um agente agressor, atravs de um mecanismo de defesa destinado proteo contra os efeitos nocivos do trauma. A classificao do choque leva em conta o principal tipo de distrbio hemodinmico que se responsabiliza pela instalao e manuteno da sndrome, fundamentando-se em conceitos fisiopatolgicos: a. Choque Cardiognico: Deficincia aguda no bombeamento do corao (infarto, etc); b. Choque Obstrutivo: Por bloqueio da circulao de volta ao corao (embolia, etc); c. Choque Hipovolmico: Por perda de sangue total, de plasma ou de lquidos extracelulares. o mais comum dos choques (hemorragias, queimaduras, etc). d. Choque Perifrico: Alterao na distribuio do sangue circulante, principalmente na circulao perifrica (grandes infeces). As alteraes de ndole nervosa e que se refletem na

MEDICINA LEGAL V MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

10

atividade cardaca tem s vezes como ponto de partida pequena aes traumticas em regies particularmente sensveis como a laringe, os rgos genitais, regio das cartidas (pescoo), etc. Ameaas de esganadura podem dar origem a choque inibitrio antes de se consumar o mecanismo asfxico. Imerso em gua fria no perodo ps prandial pode determinar choque inibitrio com morte. A necrpsia ser em muitos casos branca, no oferecendo, observao, dados que forneam alguns elementos de diagnstico. ENERGIAS DE ORDEM MISTA So formas de energia que no esto catalogadas anteriormente por apresentarem um complexo mecanismo produtor de leses corporais ou de morte. So referidas: a fadiga, algumas doenas parasitrias e certas formas de sevcia. a. Fadiga: Complexo de fenmenos biofsicos e bioqumicos acompanhados de uma sensao local e geral desagradvel que ocorre quando um organismo obrigado a uma atividade intensa, duradoura e rpida, fazendo com que haja uma ruptura do equilbrio entre as funes orgnicas alterando assim os processos normais. Pode ser aguda (excesso de atividade fsica) ou crnica (esgotamento fsico e mental). A causa jurdica pode ser culposa, dolosa ou acidental. Maior interesse na infortunstica. b. Doenas Parasitrias: Determinadas pela presena de certos microorganismos de grande ao espoliativa (verminoses); entretanto tendem a poupar mais o organismo (ao contrrio dos germes causadores de infeces). c. Sevcias: Conflui uma grande variedade de mecanismos, exercidos de maneira varivel. Vai desde a carncia de alimentos, passando s ofensas morais e mentais, at aos traumatismos fsicos. No entanto, a vtima no deixa de apresentar um grave comprometimento da emotividade levada pelo terror, medo, revolta, dio e submisso. A natureza jurdica exclusivamente dolosa. Esto includas as mulheres que apanham do marido, crianas abusadas sexualmente e a Sndrome da Criana Maltratada (Sndrome de Silverman) caracterizada por mltiplas fraturas consolidadas pelo corpo ou hematomas difusos.

QUESTES

MEDICINA LEGAL V MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

11

1. a) b) c) d) 2. a) b) c) d) 3.

Extraindo-se a seiva das inflorescncias de cannabis sativa (cnhamo) obtm-se (DP SP 1/90): O pio. A mescalina. Psilocibina. O haxixe. A dietilamida do cido lisrgico,mais conhecida por LSD, (DP SP 2/90): Extrada do pio. Extrada do cogumelo. Extrada do cacto. Sintetizada quimicamente em laboratrio. Entre as substncias capazes de causar toxicomanias, podemos dizer que a morfina, a herona, a codena, o ludano de Sydenhan, o elixir paregrico so derivados (DP SP 3/93): Do pio. Do cnhamo. Da coca. Dos barbituratos. Em uma vtima de vitriolagem foram observadas leses formadas por escaras negras e ressecadas. A substncia utilizada foi (ML SP 1/02): cido crmico. cido ntrico. cido sulfrico. cido fluordrico. O ato de tentar causar deformidade permanente por ao de substncia custica lanada ao rosto de uma pessoa constitui (DP RJ/00): Detrao. Mitridatismo. Vitriolagem. Vilipndio. Concusso.

a) b) c) d) 4. a) b) c) d) 5. a) b) c) d) e)

MEDICINA LEGAL VI MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

TANATOLOGIA FORENSE CONCEITOS - Artigos 162 a 167 do Cdigo de Processo Penal. - Tanatologia: o captulo da medicina legal que estuda a morte e os eventos a ela relacionados. - Morte: O Cdigo de Processo Penal, considera a morte pela parada cardaca. Entretanto, a lei dos transplantes (Lei Federal 9.434/97 e modificaes), considera a morte como a parada do encfalo, mesmo que ainda haja batimentos cardacos. A morte no um momento ou um instante, mas sim um processo, uma vez que ela ocorre em etapas sucessivas. A morte pode ser classificada em: Natural: Decorrente de um estado mrbido adquirido ou congnito; Violenta: Tem origem externa e mais raramente interna. Ocorrem no homicdio, suicdio e acidente. - Necrpsia, autpsia ou tanatpsia: o exame interno e/ou externo de um cadver, com finalidades especficas (identificar a causa de morte). Para o exame externo, o termo mais apropriado exame cadavrico. CONSIDERAES SOBRE O CADVER CArne DAda aos VERmes = Cadver Inicialmente o cadver pertence ao Estado e depois famlia, embora a qualquer tempo o Poder Pblico tenha poder sobre esta posse. A famlia do morto tem direitos e deveres, sendo que entre eles existe um primordial que o de respeitar e executar a sua vontade, desde que seja lcita. O corpo humano de natureza extrapatrimonial, res extra commercium, inacessvel aos negcios habituais com fins lucrativos. O direito sobre o corpo no um direito de propriedade. O corpo , em princpio, inviolvel e inalienvel. O artigo 13 do Novo Cdigo Civil (Lei 10.406/02) estabelece que: Salvo por exigncia mdica, defeso o ato de disposio do prprio corpo, quando importar diminuio permanente da integridade fsica ou contrariar os bons costumes. Pargrafo nico O ato previsto neste artigo ser admitido para fins de transplante, na forma estabelecida em lei especial . O artigo 14 do Novo Cdigo Civil por sua vez, estabelece que: vlida, com objetivo cientfico, ou altrustico, a disposio gratuita do prprio corpo, no todo ou em parte, para depois da morte. Pargrafo nico O ato de disposio pode ser livremente revogado a qualquer tempo .

MEDICINA LEGAL VI MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

O destino do cadver poder ser: inumao, cremao ou a imerso em alto mar. OBJETIVOS DA NECRPSIA a. b. c. d. A necrpsia tem como objetivos: Diagnosticar a realidade da morte; Diagnosticar o tempo de morte; Diagnosticar a causa da morte; Identificao do cadver.

A. DIAGNSTICO DA REALIDADE DA MORTE A cessao dos fenmenos vitais caracterizada pela parada das funes cerebral, respiratria e circulatria. No h um sinal que seja por si s tpico, patognomnico da morte, at surgirem os fenmenos cadavricos transformativos. No ordenamento jurdico brasileiro o diagnstico de morte baseado nos sinais de certeza de ausncia de vida (fenmenos transformativos). FENMENOS CADAVRICOS 1. Fenmenos Abiticos (avitais ou vitais negativos) - Apenas negam a existncia de vida; - Nenhum deles tem valor absoluto se analisados isoladamente; - So sinais de presuno de morte. Abiticos Imediatos: perda da conscincia (desmaio); perda da sensibilidade (estado de coma); perda da mobilidade e do tnus muscular (anestesia geral); cessao da respirao (anestesia geral) e cessao da circulao (circulao extracorprea). ABITICOS CONSECUTIVOS Desidratao: Acarreta decrscimo do peso, apergaminhamento da pele, ressecamento das mucosas e modificao do globos oculares (formao de tela viscoso, perda da tenso, opacificao da crnea e mancha negra na esclertica). Resfriamento do Corpo: Ocorre progressivamente, havendo equilbrio com a temperatura ambiente. Comea pelos ps - mos - face. Manchas de Hipstases: So manchas violceas, por acmulo de sangue nas partes de maior declive. Podem variar em funo das circunstncias de morte; mudar de posio em at 12 horas post mortem; podem ser tanto cutneas quanto viscerais e podem estar ausentes em grandes hemorragias.

MEDICINA LEGAL VI MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

Rigidez Cadavrica: Inicia-se cerca de 1 hora aps a morte, mxima com 8 horas e pode durar at 40 horas. Obedece a Lei de Nysten, iniciando de cima para baixo (mandbula e pescoo e, posteriormente, membros superiores, tronco e membros inferiores). Desaparece na mesma ordem. Espasmo Cadavrico: Rigidez abrupta e violenta, em cadveres que guardam a posio com que foram surpreendidos pela morte numa atitude especial, fixada da vida para a morte. 2. Fenmenos Transformativos - Asseguram a realidade da morte; - So sinais de certeza; - Correspondem a mudanas estruturais de tal monta que a vida impossvel. 2.1. TRANSFORMATIVOS DESTRUTIVOS - Autlise: a desintegrao dos tecidos com desorganizao estrutural, de origem qumica, sem interferncia bacteriana. Tem incio imediato. - Putrefao: Ocorre acentuao da desorganizao celular e tissular, por fenmenos biolgicos e fsico-qumicos, provocados por bactrias. O ponto de partida no intestino. A putrefao pode ser impedida nos casos de temperaturas extremas (altas e baixas); inibida por determinadas substncias (arsnico, antibiticos, etc); acelerada por determinadas situaes (recm-nascidos e crianas, obesos, infeces, etc). O perodo putrefativo se divide em 4 fases so elas: Fase de Colorao: Incio com a mancha verde abdominal, na fossa ilaca direita, que posteriormente se dissemina tornando-se mais escura. Nos afogados e recm nascidos, comea pela cabea e o incio se d pelas vias respiratrias. Fase Gasosa: Formao acentuada de gases, que aumentam muito o volume do corpo. H formao de bolhas e de circulao pstuma (Circulao Pstuma de Brouardel). Fase Coliquativa: Dissoluo ptrida do cadver que perde sua forma. Fase de Esqueletizao: Desaparecimento das partes moles. Em condies normais, o perodo que vai da morte at a esqueletizao dura em mdia 2 anos. Macerao: a resultante dos fenmenos de autlise, s vezes associada putrefao e que ocorre principalmente em fetos mortos intra-tero, natimortos e afogados.

2.2. TRANSFORMATIVOS CONSERVADORES - Saponificao ou Adipocera: Transformao do cadver em substancia untuosa, mole e quebradia; com odor de queijo ranoso, de tonalidade

MEDICINA LEGAL VI MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

amarela escura e tomando a aparncia de cera ou sabo. Ocorre em casos em que o cadver permanece em meio acentuadamente mido, solo argiloso ou encharcado. mais comum em crianas, mulheres e obesos. - Mumificao: Conservao com ressecamento do cadver. Facilitado pelo calor e forte ventilao. H perda de peso e a colorao castanha escura. Pode ser por mtodo artificial. - Calcificao: Ocorre mais freqentemente nos fetos mortos e retidos por deposio de clcio (litopdios). - Corificao: muito raro. Encontrado em cadveres inumados em urnas metlicas (principalmente zinco) fechadas hermeticamente. Pele de cor e aspecto de couro curtido recentemente. Na urna encontra-se relativa quantidade de lquido viscoso, turvo e castanho-amarelado. - Congelao B. DIAGNSTICO DO TEMPO DE MORTE (CRONOTANATOGNOSE) A cronotanatognose o estudo dos fenmenos cadavricos em sua evoluo no tempo, permitindo uma estimativa do tempo de morte. Quanto mais distante do instante da morte, menos precisa a determinao do tempo decorrido entre a morte e o exame pericial. Os fenmenos cadavricos tm a mais caprichosa evoluo, diferindo de um corpo para outro, em obedincia a circunstncias intrnsecas e extrnsecas que cercam cada caso. Evoluo dos fenmenos cadavricos: - Resfriamento do Corpo: H evoluo para um equilbrio com a temperatura ambiente. Ocorre uma reduo de 0,5 a 1,5oC por hora. A estabilizao trmica ocorre em cerca de 20 horas nas crianas e 24-26 horas nos adultos. - Hipstases: Em geral aparecem de 2 a 3 horas aps a morte, por acmulo de sangue nas reas de maior declive do corpo, sendo visveis entre 1 a 3 horas post mortem e fixas em cerca de 8 a 12 horas (antes podem mudar de posio). - Rigidez Cadavrica: A evoluo habitual segue a Lei de Nysten (incio de baixo para cima). Em geral mxima em 8 horas e desaparece aps 24 horas (em mdia 40 horas) na mesma seqncia de aparecimento. - Gases da Putrefao: Duram de 7 a 30 dias. As ptomanas so substncias produzidas na putrefao, surgindo de 2 a 4 dias aps a morte, aumentando em torno do 20o. dia e desaparecendo no final da putrefao. So compostas pela midalena, cadaverina e putrecina. Podem induzir a erros no diagnstico toxicolgico pois so alcalides (vide captulo de toxicologia forense). - 1o.dia: gases no inflamveis (gs carbnico); - 2o. ao 4o. dia: gases inflamveis (hidrognio e hidrocarbonetos); - aps o 4o. dia: gases no inflamveis (azoto, amnias compostas).

MEDICINA LEGAL VI MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

Perda de Peso: Tem valor muito relativo e varivel. necessrio que se saiba o peso exato antes da morte. Mancha Verde Abdominal: Tem incio mais freqente na fossa ilaca direita (regio do ceco). Ocorre pela impregnao, na pele, pela sulfoxihemoglobina (ou sulfometa-hemoglobina). Surge entre 20-24 horas e estende-se por todo o corpo aps o 3o. a 5a. dia. Crescimento de Plos e Barba: O crescimento de plos (e das unhas) um fenmeno vital e NO ocorre aps a morte. Contedo Estomacal: O fenmeno digestivo varivel, sendo que a fase gstrica dura em mdia de 5 a 7 horas. Evoluo: - Alimentos reconhecveis: morte 1 a 2 horas aps a ltima refeio; - Alimentos bem digeridos: morte 4 a 6 horas aps a ltima refeio; - Estmago vazio: morte a + de 7 horas aps a ltima refeio. Fauna Cadavrica: Tem ao muito varivel no tempo. Registra-se a ao de mais de 40 espcies diferentes de insetos, que agem em grupos, abordando o cadver em 8 etapas. Cristais de Sangue Putrefeito: So os cristais de Westenhfer-RochaValverde. Surgem depois do 3o. dia e ficam at o 35o. dia. CALENDRIO DA MORTE TEMPO DE MORTE Corpo flcido, quente e sem Menos de 2 hipstases horas Rigidez de nuca e mandbulas 2 a 4 horas e esboo de hipstases Rigidez de membros 4 a 6 horas superiores, nuca e mandbula e hipstases relativamente bem acentuadas Rigidez generalizada, > 8 horas e hipstases evidentes, sem 36 horas < mancha verde Mancha verde abdominal, incio > 24 horas e de flacidez 36 horas < Mancha verde abdominal e >48 horas flacidez generalizada Extenso da mancha verde > 3 a 5 dias para todo o corpo Desaparecimento das partes 2 a 3 anos moles e presena de insetos Esqueletizao completa > 3 anos CARACTERSTICAS

MEDICINA LEGAL VI MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

C. DIAGNSTICO DA CAUSA DE MORTE Atende a 2 interesses: diagnstico da causa mdica e causa jurdica da morte. A causa mdica da morte procura estabelecer o mecanismo que determinou o bito. As necropsias inconclusivas (necropsias brancas) podem ser: Causa Indeterminada per si: determinada por mecanismo letal funcional, no detectado pelo exame objetivo (arritmias cardacas); Causa Indeterminada per accidens: Quando intervm fenmenos perturbadores externos que dificultam o exame objetivo (putrefao). A causa jurdica da morte prope-se a distinguir entre o que seja morte natural e morte violenta (homicida, suicida ou acidental); e ainda, se imediata ou se ocorreu aps um determinado intervalo de tempo. A morte natural aquela em que no h responsabilidade alheia a se apurar. A diagnose jurdica da morte no competncia exclusiva do legista, que apenas fornece os subsdios que lhe foram apresentados nos vrios exames a que procedeu, podendo transcender sua atuao. D. MORTE SBITA E MORTE AGNICA Morte Sbita: aquela de efeito imediato, instantneo, havendo entre seu incio e fim apenas alguns minutos; sem tempo para um atendimento efetivo (a morte sbita torna suspeita a morte). Morte Mediata: aquela que possibilita vtima sobrevivncia de poucas horas, o que pode lhe proporcionar algum tipo de providncia. Morte Agnica: aquela que se arrasta por dias ou semanas aps a ecloso da sua causa bsica. O diagnstico destas mortes se faz por necrpsia ou por exames complementares como por exemplo: - Docimsia Heptica Qumica (glicose) ou Histolgica (glicognio); - Docimsia Supra-Renal Qumica (adrenalina) ou Histolgica (pigmento feocrmico). E. LESES INTRA VITAM E POST MORTEM O diagnstico pode ser feito durante o exame macroscpico do cadver, pela presena de elementos que a ele conduzam. Indicam sinais vitais: hemorragias interna ou externa; coagulao; retrao de tecidos; escoriaes; calos de fraturas; embolias (gasosas ou gordurosas), etc. Quando as questes no apresentam um carter bem definido, ou tendo sido produzidas pouco antes da morte, o diagnstico pode ser bastante difcil. Exemplos: Ao de animais necrfagos; atrito do corpo no fundo pedregoso de um rio; queda ou arrastamento do cadver, etc.

MEDICINA LEGAL VI MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

Se h necessidade de exames subsidirios, classicamente o exame histolgico (microscpico) dos tecidos utilizado para evidenciar, em nvel celular, a presena de reao vital: - Intra vitam: Quanto maior o espao de tempo que separa a leso do instante da morte, maiores so os subsdios para o diagnstico. H sinais de reao vital (afluxo leucocitrio, congesto vascular, etc). - Post mortem: Ausncia de reaes vitais. O diagnstico de reao vital, mesmo microscpico, aps cerca de 100 horas virtualmente impraticvel por atuao do processo putrefativo. F. COMORINCIA E PREMORINCIA A nossa legislao admite a premorincia provada, que com a contribuio da Medicina Legal, pode demonstrar a sucesso de duas ou mais mortes, atravs da gravidade das leses, do exame do local de morte, da percia das reaes vitais dos ferimentos que antecederam a morte e dos prprios comemorativos. Num caso de um casal sem filhos, cujo marido e esposa morrem ao mesmo tempo (comorincia), a herana volta a seus ascendentes; porm se houver provas irrefutveis de que o marido falecera antes (premorincia), este transmite mulher e esta apenas aos seus ascendentes.

MEDICINA LEGAL VI MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

QUESTES 1. Descrevem-se manchas de Paltauf (DP SP 1/90): a) Em cadveres de afogados. b) Nos ferimentos por tiro encostado. c) Em ferimentos contusos de crnio. d) No pescoo de enforcados. 2. Cessadas as contraes cardacas, o sangue do cadver, por causa da gravidade, comea a se concentrar nas paredes mais baixas, formando (DP SP 1/90): a) Equimoses. b) Hipstases. c) Bossas sangneas. d) Manchas de Tardieu. 3. O sinal mais precoce de putrefao do cadver uma mancha verde que, nos afogados, aparece em primeiro lugar (DP SP 1/90): a) Na cabea. b) No trax. c) No abdmen. d) Nos membros inferiores. 4. No processo de putrefao do cadver, se sucedem as seguintes fases (DP SP 2/90): a) Cromtica, gasosa, coliquativa e de esqueletizao. b) Gasosa, cromtica, coliquativa e de esqueletizao. c) Cromtica, coliquativa, gasosa e de equeletizao. d) Gasosa, coliquativa, cromtica e de esqueletizao. 5. So sinais abiticos de morte imediatos (DP SP 2/90): a) Inconscincia e imobilidade. b) Parada cardaca e resfriamento cadavrico. c) Parada respiratria e formao de hipstases. d) Morte enceflica e rigidez cadavrica. 6. Manchas equimticas situadas na metade inferior do corpo, membros inferiores e superiores, com rigidez cadavrica mais tardia, caractersticas das mortes por (DP SP 3/93): a) Estrangulamento. b) Enforcamento. c) Esganadura. d) Sufocao.

MEDICINA LEGAL VI MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

7. Macerao um fenmeno abitico transformativo que ocorre quando o cadver se encontra (DP SP 4/93): a) Em ambiente quente e seco. b) No gelo. c) Na gua. d) Exposto ao ar quente e mido. 8. So Fenmenos abiticos consecutivos (DP SP 4/93): a) Insensibilidade, mancha verde abdominal e macerao. b) Macerao, saponificao e autlise. c) Formao de hipstases, dessecao e rigidez cadavrica. d) Parada crdio-respiratria, imobilidade e insensibilidade. 9. Para realizar as docimsias hidrostticas de Galeno o mdico-legista utiliza (DP SP 4/93): a) Corao da vtima. b) O estmago e intestinos da vtima. c) A cabea da vtima. d) Os pulmes da vtima. 10. Ao exame de um cadver, no deve ser considerada reao vital (ML SP 1/02): a) A simples presena de cogulos sangneos aderentes superfcie da ferida. b) A simples existncia de equimoses na pele. c) A simples presena de eritema na ferida. d) O simples apergaminhamento da escoriao.

MEDICINA LEGAL VII MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

SEXOLOGIA FORENSE QUESTES MDICO-LEGAIS DO CASAMENTO Casamento: a unio legal entre pessoas de sexos diferentes, visando comunho espiritual e de vida com o objetivo de constituir famlia. Elementos do casamento segundo a lei civil: - Unio moral de duas pessoas de sexo diferente; - Livre consentimento entre as partes; - Intuito moral e social da criao e educao da prole. O antigo Cdigo Civil estabelecia 3 modalidades de impedimentos matrimoniais: impedimentos dirimentes absolutos (pblicos); impedimentos dirimentes relativos (privados); e impedimentos meramente impedientes (proibitivos). O Novo Cdigo Civil, modificando o sistema anterior, agora estabelece que essas causas tornam viciado o casamento so as seguintes: - Impedimentos Dirimentes Absolutos: Tornam nulo o casamento celebrado com a inobservncia destes (artigos 1521 e 1522 do Novo Cdigo Civil). - Causas Suspensivas do Casamento: Previstas nos artigos 1523 a 1532 do Novo Cdigo Civil, constituem sanes impostas aos nubentes, em nada influenciando na validade do casamento. - Causas de Anulabilidade do Casamento: Previstas nos artigos 1550 a 1564, correspondem aos antigos impedimentos dirimentes relativos. As questes de interesse mdico-legal incluem: a consanginidade; a incapacidade de consentimento; identidade de sexos; insuficincia de idade; insuficincia do prazo de viuvez; erro essencial sobre a pessoa. - Erro Essencial sobre a Pessoa: a. Identidade Relacionado identidade fsica. b. Honra e Boa Fama: Deve ser de tal monta que a vida entre ambos se torna insuportvel pelo logro dobre o cnjuge enganado. c. Defeito Fsico Irremedivel: Devem ser anteriores e desconhecidas para anular o casamento. - Impotncia Generandi e Concipiendi = esterilidade, incapacidade procriadora. No determina nulidade. - Impotncia Coeundi (disfuno ertil) = incapacidade absoluta para a cpula vagnica. Pode ser: - Fsica ou Instrumental; - Psquica. - Acopulia: Incapacidade da mulher em manter o ato sexual. Pode ser Fsica ou Psquica. d. Molstias Graves: Transmissveis por contgio ou herana. Tambm tem que ser anteriores e desconhecidas (hemofilia, transtornos psquicos, etc).

MEDICINA LEGAL VII MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

SEXOLOGIA CRIMINAL Cdigo Penal: - Artigo 213: Constranger mulher a conjuno carnal, mediante violncia ou grave ameaa: Pena recluso de 3 a 8 anos. - Artigo 215: Ter conjuno carnal com mulher honesta, mediante fraude: Pena recluso de 1 a 3 anos. Pargrafo nico se o crime praticado contra mulher virgem, menor de 18 e maior de 14 anos: Pena recluso de 2 a 6 anos. - Artigo 217: Seduzir mulher virgem, menor de 18 e maior de 14 anos, e ter com ela conjuno carnal, aproveitando-se de sua inexperincia ou justificvel confiana: Pena Recluso de 2 a 4 anos. - Artigo 224: Presume-se violncia se a vtima: - menor de 14 anos; - alienada ou dbil mental, e o agente conhecia esta circunstncia; - No pode, por qualquer outra causa, oferecer resistncia. A percia envolve a comprovao da materialidade da conjuno carnal ilcita: seduo, fraude sexual e estupro. CONCEITOS Conjuno Carnal: Tambm chamada de cpula vagnica ou coito secundum naturam, a introduo do pnis, em ereo, na vagina, com ou sem rotura himenal, com ou sem orgasmo, resultante do amplexo heterossexual. As provas de conjuno carnal incluem: - Sinais Duvidosos: Dor vaginal, himenorragia, leses vulvares e contaminao venrea. - Sinais Certos ou Seguros: Rotura himenal, esperma na vagina e gravidez. Nos casos de hmen complacente falam a favor: a gravidez, a contaminao venrea profunda, esperma na cavidade vaginal, presena de fosfatase cida ou glicoprotena P30 (exclusiva do lquido prosttico). Coito: uma denominao genrica, podendo ser ato libidinoso: coito anal, coito nas coxas, coito oral, etc. Virgindade: a absoluta falta de prtica de conjuno carnal. A nica prova material a integridade himenal. Seduo: Significa enganar, iludir, persuadir com arte e manha, desviar, conduzir convencendo. uma forma no violenta de captao da anuncia da vtima. Tem que ser contra mulher virgem maior de 14 anos e menor de 18 anos. crime que s a mulher vtima.

MEDICINA LEGAL VII MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

Fraude: toda a astcia, maquinao ou qualquer artifcio culpvel, empregados para induzir algum a erro para, por meio deste, preparar, facilitar ou realizar a execuo do delito. crime cometido contra mulher honesta. Exemplos: - Casamento perante autoridades falsas, arranjadas pelo sujeito ativo; - Fazer-se passar pelo marido (sujeito passivo), durante a noite; - Convencer a vtima, ignorante, de que sua enfermidade somente curvel pela cpula. Mulher Honesta: toda aquela que permanece virgem aps os 14 anos, ou tendo perdido a virgindade, sempre pautou sua conduta dentro dos mais rgidos padres morais. Pode ser mulher honesta a me solteira; a mulher separada (divorciada); a mulher casada e a concubina. No pode alegar honestidade a prostituta. Constranger: Significa violentar, coagir, impedir os movimentos, compelir, obrigar por fora, obrigar algum a fazer o que no quer. Estupro: O bem jurdico tutelado a liberdade sexual da mulher. Somente o homem agente e a mulher vtima. A prostituta, por mais desonrada que seja, pode ser vtima de estupro. Outras modalidades de coito que no o vaginal, no configuram estupro. A lei exige, mesmo a par de violncia, que a vtima esboce resistncia contnua e idnea, e no uma simples relutncia ou negativa; embora no exija que leve a resistncia at a morte. Atentado Violento ao Pudor: Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, a praticar ou permitir que com ele pratique ato libidinoso diverso de conjuno carnal. Ultraje Pblico: Qualquer fato, ato, gesto ou atitude, de carter sexual, realizado distncia, em pblico, que ofenda o pudor e provoque escndalo pblico. Violncia - Efetiva: Com o emprego da fora fsica, psquica (induo de no resistncia; inibio ou enfraquecimento das faculdades mentais embriaguez completa, anestesia, hipnose, etc) ou grave ameaa. - Presumida: Menor de 14 anos; alienada ou dbil mental, e o agente conhecia esta circunstncia; ou no pode, por qualquer outra causa, oferecer resistncia. Hmen: uma membrana que se encontra na parte mais externa da vagina. Em geral tema a forma de um ostolo, mais ou menos amplo e de bordas lisas ou anfractuosas, s vezes entalhado. Em geral se rompe na primeira cpula, provocando dor e hemorragia, em maior ou menor grau, dependendo da inervao e da vascularizao. Em cerca de 10% dos no se rompe, nestes casos denominase hmen complacente.

MEDICINA LEGAL VII MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

A rotura faz-se em geral em toda a sua altura. Pode haver entalhes congnitos. O diagnstico de rotura s vezes difcil. Fica reduzido a pequenos brotos cicatriciais, chamados carnculas mirtiformes, com o traumatismo da passagem da cabea fetal aps o parto. Cicatriza-se em mdia em 10 dias. DISTRBIOS DO INSTINTO SEXUAL OU PARAFILIAS A. CONCEITOS Sexualidade: o conjunto de fatos relacionados com o processo de gerao de novos seres. Subdivide-se em: - Normal: Resultado de um fator fsico (sexo gentico, endcrino e morfolgico); fator psicolgico e fator social. - Anormal, Anmala ou Patolgica: a modificao qualitativa ou quantitativa do instinto sexual, quer quanto ao objeto sexual, quer quanto a finalidade do ato. Objeto Sexual: a pessoa de quem emana a atrao sexual. Fim Sexual (Intento Sexual): a direo qual se encaminha o impulso. Desvios Sexuais: Podem ser: - Primrios a fenomenologia a prpria perverso; - Secundrios a atividade assume aspecto de epifenmeno, como parte de um quadro psiquitrico. Os desvios sexuais secundrios predominam na prtica estabelecendo relaes do tipo causal, entre desvios e doenas mentais. Exemplos: transtorno obsessivo compulsivo (TOC); demncia precoce; psicoses txicas; oligofrenias, etc. Leses de direito associado a distrbios sexuais: cleptomania; certos roubos e furtos no fetichismo; as extorses no homossexualismo; certos ultrajes e atentados contra o pudor no exibicionismo; certas leses corporais no sadismo, etc. B. CLASSIFICAO

B.1. Formas Patolgicas Relativas a Quantidade: - Aumento ou exaltao; Diminuio. B.2. Formas Patolgicas Relativas Qualidade: - Inverso; - Desvio do Instinto. As perverses sexuais atentatrias ao pudor, traduzem-se em geral, na Medicina Legal, por delitos de ultraje aos bons costumes, abusos desonestos, atentados ao pudor, tentativa de violncia, e eventualmente agresses. Em geral, toda perverso sexual depende de uma degenerao psquica mais ou menos grave.

MEDICINA LEGAL VII MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

Os pervertidos, em geral, se apresentam com inteligncia mdia, ou acima do normal, conduzindo-se, na maioria das vezes, dentro de certos princpios aparentemente exigidos pela moral, sem atentarem contra a ordem pblica. C. FORMAS DE DESVIO 1. Anafrodisia (Eunuquismo ou Impotncia): Diminuio do instinto sexual no homem, por doena nervosa ou glandular. Pode ocorrer em qualquer idade, s vezes em indivduos aparentemente sadios. Frigidez: Diminuio do apetite sexual na mulher. Ocorre por vaginismo, doenas psquicas ou glandulares. Erotismo: Tendncia abusiva a atos sexuais. No Homem = Satirase. Pode estar acompanhada de delrios e alucinaes. Na Mulher = Ninfomania. Pode levar ao crime, ao escndalo ou prostituio. Auto-Erotismo: A satisfao sexual prescinde da presena do sexo oposto (pode ser por contemplao de um retrato, uma escultura ou ainda na presena da pessoa amada). Erotomania: O indivduo movido por uma idia fixa de amor e tudo nele gira em torno desta paixo, que domina e avassala todas as suas aes. Raramente surge como sintoma isolado. Normalmente isento de qualquer desejo carnal. Exibicionismo: Obsesso impulsiva de mostrar os rgos genitais, sem convite para a cpula. Narcisismo: Admirao pelo prprio corpo ou o culto exagerado de sua prpria personalidade e sempre com indiferena para o outro sexo. Froteurismo: o ato de certos indivduos aproveitarem-se de aglomeraes em transportes pblicos com o objetivo de esfregar-se nos outros. Mixoscopia: Prazer sexual em presenciar o coito de terceiros. Fetichismo: Absoro completa do amor por uma determinada parte do corpo ou por objetos pertencentes pessoa amada: Partes do Corpo: Mos, ps, cabelo, nuca, mamas, coxa, etc. Funes ou Emanaes do Corpo: voz, olhar, fala, hbitos, etc. Objetos: Soutien, calcinha, sapatos, camisola, etc. Lubricidade Senil: Manifestao sexual exagerada, com idade da vtima bem inversa da idade do delinqente. Costuma surgir em pessoas cuja longa existncia foi proba, honesta e correta. Pluralismo: Prtica sexual onde participam 3 ou mais pessoas. Gerontofilia (Crono-Inverso): a atrao de certos indivduos, ainda jovens, por pessoas de idade excessiva. Cromo-Inverso: Propenso ertica de certos indivduos por pessoas de cor diferente.

2. 3.

4.

5.

6. 7. 8.

9. 10.

11.

12. 13. 14.

MEDICINA LEGAL VII MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

15. Riparofilia: Atrao de certos indivduos por mulheres desasseadas, sujas, de baixa condio higinica; h quem prefira mulheres em perodo menstrual. 16. Urolagnia: Prazer sexual pela excitao de ver algum no ato da mico; ouvir o rudo da mico ou ser atingido pelo jato urinrio. 17. Coprofilia: a perverso em que o ato sexual se prende ao ato da defecao ou ao contato com as fezes. 18. Coprolalia: Necessidade de proferir ou ouvir de algum palavras obscenas, a fim de se excitar. 19. Edipismo: Impulso do ato sexual por parentes prximos. 20. Dolismo: Prazer sexual com bonecos ou manequins. 21. Bestialismo: Satisfao sexual com animais domsticos. 22. Onanismo: Persistncia da masturbao como nica forma de prazer. 23. Necrofilia: Impulso de praticar atos sexuais com cadveres. 24. Sadismo: o desejo e a satisfao sexual realizados com o sofrimento do parceiro, exercido pela crueldade do pervertido. 25. Masoquismo: o prazer sexual atravs dos sofrimentos fsico ou moral. 26. Pigmalianismo: o amor anormal pelas esttuas. 27. Pedofilia: Predileo ertica por crianas. 28. Homossexualismo Masculino (Uranismo ou Pederastia): a preferncia de relacionamento com homens. H uma graduao de variao; desde indivduos efeminados, at os de aparncia viril. O coito anal pode no estar presente em nmero razovel de relacionamentos. 29. Intersexualismo (Sexo Dbio): O indivduo apresenta genitlia interna e/ou externa indiferenciadas. 30. Transsexualismo: O indivduo inconformado com seu estado sexual. Em geral no admite a prtica homossexual. 31. Travestismo: O pervertido se sente gratificado pelo o uso de vestes, maneirismos e atitudes do sexo oposto. So tendentes ao homossexualismo. 32. Homossexualismo Feminino (Safismo, Lesbianismo ou Tribadismo): a preferncia de relacionamento com mulheres. Pode ter como peculiaridade a averso pelo sexo masculino e um amor violento, fustigado por ondas incessantes de cime quando se vem abandonadas. GRAVIDEZ o estado fisiolgico da mulher que concebeu e em cujas entranhas se desenvolve o produto da concepo. Importncia Mdico-Legal: - Investigao de paternidade; - Provas de violncia sexual; - Simulao e atribuio de parto alheio; - Dissimulao, sonegao e substituio do prprio parto;

MEDICINA LEGAL VII MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

- Impossibilidade de se anular casamento; - Estabelecimento de prazo para convolar novas npcias. Elementos para o Diagnstico da Gravidez a. Informes e Histrico do Fato b. Exame Objetivo - Sinais de Presuno de Gravidez: perturbaes digestivas (desejos, inverses, nuseas e vmitos); mscara gravdica; pigmentao da linha Alba; pigmentao das mamas e hipertricose (aumento dos plos). - Sinais de Probabilidade de Gravidez: suspenso da menstruao (amenorria); escurecimento (cianose) da vulva e da vagina; pulsao da vagina; reduo do colo uterino e dos fundos de saco vaginais; rechao vaginal; flexibilidade e depressibilidade do istmo uterino; modificaes nas glndulas mamrias (aumento de volume, aumento da rede venosa superficial, hipertrofia dos tubrculos de Montgomery, decrscimo dos mamilos, aumento da pigmentao das arolas, secreo Lctea e presena de estrias). - Sinais de Certeza de Gravidez: movimentos fetais; batimentos do corao do feto e sopro uterino. c. Exames Subsidirios - Pesquisa de Gonadotrofina Corinica Humana (HCG) no sangue e na urina; - Exame Ultrassonogrfico; - Estudo Radiolgico do Esqueleto do Feto (aps a 7a. 20a. semana). DIAGNSTICO DE CERTEZA DE GRAVIDEZ Percepo de movimentos fetais Ausculta de batimentos do cardiofetais Asculta de sopro uterino Testes biolgicos positivos de gravidez Estudo radiolgico do esqueleto do feto Exame ultrassonogrfico do tero, com contedo fetal

MEDICINA LEGAL VII MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

Suposio de Gravidez: A paciente acredita firmemente que est grvida. Em geral, a suposio de gravidez est associada nsia intensa pela maternidade. A paciente apresenta toda sintomatologia de gravidez. Simulao de Gravidez: Pode ser consciente ou inconsciente. Se consciente tem em vista certos interesses: casos de nulidade de casamento, abertura de sucesso, doaes, substituies, protelao no cumprimento de penas, atenuao de responsabilidade criminal, etc. desmascarada pela ausncia de sinais de certeza de gravidez. Dissimulao de Gravidez: Pode ser consciente ou inconsciente. - Consciente: Finalidade de esconder gravidez legtima ou para defesa em eventuais casos de abortamento; - Inconsciente: Fecundao sem a mulher saber (alienada, menor) ou julgar tratar-se de um estado patolgico. Anomalias da Gravidez: - Superfecundao: Fecundao de 2 ou mais vulos de um mesmo ciclo, num s coito ou em coitos diferentes, com o mesmo homem, ou homens diversos (raro); - Superfetao: Fecundao de 2 ou mais vulos de ciclos diferentes; - Gravidez Extra-Uterina: Cavidade abdominal, ovrio, trompas, parede do tero, etc; - Gravidez Molar: Formao degenerativa do ovo fecundado. Durao da Gravidez: Cdigo Civil Artigo 338: A gestao dura no mnimo 180 dias (6 meses) e no mximo 300 dias (10 meses); A gestao dura em mdia 275 dias, a contar da data do coito fecundante; Diagnstico e Avaliao do Tempo de Gravidez a. Data de um Provvel Coito nico b. Data da ltima Menstruao c. Altura do Fundo do tero: Soma-se 4 a altura obtida e divide-se por 4. PARTO E PUEPRIO PARTO: o conjunto de fenmenos fisiolgicos e mecnicos, cuja finalidade a expulso do feto vivel e anexos (placenta e cordo umbilical). O incio do parto do ponto de vista mdico legal pela rotura da bolsa (membranas fetais) e o trmino, pela expulso da placenta (dequitao). PUERPRIO: o perodo que vai da dequitao (expulso da placenta) volta do organismo materno s condies pr-gravdicas. Dura de 6 a 8 semanas. IMPORTNCIA MDICO LEGAL DO DIAGNSTICO DE PARTO E PUERPRIO Simulao e dissimulao de gravidez; Sonegao e substituio de recm-nascidos;

MEDICINA LEGAL VII MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

Abortamento criminoso; Infanticdio; Esclarecimentos de casos de violncia sexual; Permisso para casamento de viva, ou separada do marido, antes de 10 meses de viuvez ou da separao judicial de corpo, quando antes desse prazo haja dado luz algum filho.

DIAGNSTICO DE PARTO: a. Mulher Viva e Parto Recente: fcil de ser estabelecido (estado geral da mulher; aspecto dos genitais externos; pesquisa de secrees; sinais gerais de gravidez; pesquisa de colostro ou leite, flacidez e relaxamento da parede abdominal, estudo da involuo uterina; exames laboratoriais); b. Mulher Viva e Parto Antigo: fcil de ser estabelecido, porm sem preciso de data (pigmentao persistente da arola; a. Mulher Morta e Parto Recente: Pesquisa dos mesmos sinais estudados na mulher viva; exame minucioso do tero e anexos (inclusive microscpico); estudo do corpo lteo gravdico no ovrio (permanece at o 5o. ms). b. Mulher Morta e Parto Antigo: Pesquisa dos mesmos sinais estudados na mulher viva; exame cuidadoso do tero, modificado pela gravidez prvia. ELEMENTOS A SEREM PESQUISADOS NA PERCIA Existncia de parto; Recenticidade ou no do parto; Nmero de partos; Exames laboratoriais (pesquisa de HCG na urina e -HCG no sangue); Verificao de tipos sanguneos para a investigao de paternidade e/ou maternidade.

ABORTO O direito ampara a vida humana desde a concepo. Com a punio do abortamento criminoso, a lei visa proteger dois seres: a gestante e o concepto. Abortamento: a morte do produto da concepo, provocada em qualquer fase da gestao, sendo indiferente que o feto morra no ventre materno, durante sua expulso ou logo aps, como conseqncia do trauma abortivo ou da inviabilidade fetal. O conceito de abortamento no inclui casos de degeneraes (mola) e, quando da agresso, o feto j sem encontra sem vitalidade. O Cdigo Penal Brasileiro distinguiu 4 formas de aborto: - Provocado pela prpria gestante; - Provocado sem o consentimento da gestante; - Provocado com o consentimento da gestante; - Provocado pelo mdico.

MEDICINA LEGAL VII MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

10

O Cdigo prev excluso de punio ao mdico, quando provoca aborto em funo de: - nico meio de salvara a vida da gestante (aborto teraputico); - Estupro (aborto sentimental ou honoris causa). No so aceitos como inimputveis os abortos: - Eugnicos (por defeitos congnitos); - Social (motivos econmicos ou sociais); - Motivos de honra. PROCESSOS ABORTIVOS 1. Qumicos: Causado pela ingesto de substncias, que podem ser: Inorgnicas: Arsnico, ferro, antimnio, cobre, etc. Orgnicas: Origem Animal = cantridas, pituitrina, hormnios femininos, etc; Origem Vegetal = apiol, lcool, arruda, sene, ruibarbo, estricnina, etc; Medicamentos = Misoprostol (Citotec - Oral ou no colo uterino).

2. Fsicos: Causados por traumatismo: - Mecnicos Indiretos: Fisioterapia inadequada, exerccios corporais pesados, etc; - Mecnicos Diretos: atravs da parede abdominal (traumas); sobre o colo uterino (dedos, sondas de borracha, agulhas de croch, etc); sobre o ovo (curetagem, punes, injees, insuflaes, etc); trmicos (alternncia de duchas quentes e frias) e eltricos (choques sobre o colo uterino). 3. Psquicos: Choques morais, emocionais ou similares. 4. Mistos: Associao de mecanismos mecnicos e qumicos. Os processos abortivos em geral so executados sem anti-sepsia e cuidados tcnicos adequados, por pessoal despreparado e inabilitado, causando srias complicaes sade da gestante, e um quadro estatstico srio do ponto de vista de sade pblica. PERCIA: O diagnstico de aborto criminoso delicado e complexo. Quanto mais antigo o aborto, mais difcil ser a percia. Cuidados de exame so semelhantes aos praticados na percia de gravidez, alm dos eventuais sinais de traumatismo ou violncia sobre a genitlia. H necessidade de demonstrao da interveno criminosa no desfecho abortivo. A definio da causa mortis fundamental na caracterizao do processo.

MEDICINA LEGAL VII MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

11

INFANTICDIO definido como a me maltratar ao prprio filho, para ocultar sua desonra (honoris causa), durante o parto ou logo aps. Habitualmente conseqncia de uma gravidez ilegtima, mantida em sobressaltos e cuidadosa reserva, a fim de manter uma dignidade perante a famlia e a sociedade, por uma parturiente sem precedentes psicopticos. Antigamente se considerava que uma mulher cometia este tipo de crime sob a influncia de uma alterao do seu estado de normalidade, denominada estado puerperal. O estado puerperal era um conceito biopsquico, justificado pelo trauma psicolgico e pelas condies do processo fisiolgico do parto: angstia, dores, sangramento, etc, levando a um estado confusional capaz de levar ao gesto criminoso. Sabe-se que no puerprio podem surgir alteraes psquicas, mesmo mais distantes do parto; o exemplo mais comum a psicose ps-parto. Se uma mulher tem um filho, d algum tipo de tratamento a este (tratar o cordo umbilical) e depois o mata, pode se configurar homicdio. O ponto central da percia a determinao da causa mortis. ELEMENTOS DO EXAME PERICIAL O estado de feto nascente, infante nascido ou recm-nascido; A vida extra-uterina; A causa jurdica da morte do infante; O estado psquico da mulher; O diagnstico de parto pregresso.

Infante Nascido: aquele que acabou de nascer, respirou, mas no recebeu nenhum cuidado especial. Apresenta algumas caractersticas especiais: - Estado sanguinolento: No recebeu nenhum cuidado de limpeza do sangue decorrente do parto; - Induto Sebceo ou vernix caseosum: Substncia untuosa, esbranquiada que protege a pele; - Tumor do Parto: Mais freqente a bossa serossanguinolenta na cabea; - Cordo Umbilical: Aspecto mido, brilhante, de tonalidade branco-azulada (geralmente no tratado); - Respirao Autnoma Feto Nascente: o feto nascido e que no respirou. Tem leses causadoras de morte, com caractersticas de feridas produzidas intra vitam nas regies onde o feto comea a se expor.

MEDICINA LEGAL VII MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

12

Recm-Nascido: caracterizado pela criana que tem vestgios comprobatrios de vida extra-uterina, indo desde os primeiros cuidados, at o 7o. dia de nascimento. Pode apresentar caractersticas do infante nascido, menos o estado sanguinolento e o no tratamento do cordo umbilical. - A vida extra-uterina apresenta profundas alteraes que oferecem ao perito condies de diagnstico de vida independente, principalmente respirao. DOCIMSIAS (do grego dokimos = eu provo): So provas da possvel respirao ou dos seus efeitos. Existem inmeras docimsias, entretanto as mais freqentes incluem: - Docimsia Hidrosttica Pulmonar de Galeno: Realizada em 4 fases, somente tem valor nas primeiras 24 horas post mortem. - Docimsia Histolgica de Balthazard: Anlise microscpica do pulmo. Pode ser usada em fetos putrefeitos. - Contribuem para o diagnstico de vida extra-uterina: presena de corpos estranhos nas vias respiratrias e de substncias alimentares no tubo digestivo. Causa Jurdica da Morte: - A morte natural exclui a possibilidade de crime de infanticdio; - A morte violenta pode ser: Criminosa: Utilizando as mais diversas formas de energia; Acidental:- Antes do parto traumatismo direto da parede; - Durante o parto asfixia por descolamento prematuro da placenta, circular de cordo umbilical (no pescoo, etc); - Aps o parto hemorragia do cordo, quedas, etc. O Exame Pericial do Estado Mental da Infanticida deve Apurar: - Se o parto transcorreu de forma angustiante ou dolorosa; - Se a parturiente, aps o crime, tratou ou no de esconder o cadver do filho; - Se ela se lembra ou no do crime, ou se simula; - Se a mulher tem antecedentes psicopticos, ou se surgiram no decorrer do parto; - Se h vestgio de outra perturbao mental cuja ecloso, durante o parto, foi capaz de lev-la ao crime. * uma percia de extrema complexidade e de inmeras dificuldades para a sua caracterizao. Em geral o diagnstico presuntivo

MEDICINA LEGAL VII MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

13

VII. PSICOPATOLOGIA FORENSE A psicopatologia forense tem por finalidade a aplicao dos conhecimentos de ordem psicopatolgica nas diferentes fases do processo judicial. A determinao da capacidade de imputao, ou imputabilidade a tarefa mais importante deste ramo da medicina legal. Capacidade de Imputao (Imputabilidade): o complexo de condies requeridas para que uma ao possa ser atribuda a algum como seu causador. a afirmao da existncia de uma relao de causalidade entre o fato e a pessoa. - Alm do nexo material de causalidade, deve-se considerar tambm o nexo moral, pelo qual deve a pessoa agir com inteligncia e vontade, o que subentende a coexistncia de desenvolvimento mental completo e de sanidade mental. - A capacidade de imputao se acha vinculada ao estado de higidez mental, que poder estar comprometida por certas causas biolgicas (imaturidade; doena ou perturbao mental e desenvolvimento mental incompleto ou retardado). - Entre a plena capacidade ou a total ausncia desse atributo, h estados intermedirios (imputabilidade restrita ou diminuda), que resultam em responsabilidade menor ou pena reduzida. Responsabilidade: o estado daquele que tem aptido para realizar, com pleno discernimento, um ato e, tendo sofrido legitimamente a imputao deste ato, presta contas das conseqncias de sua ao ou omisso. - A responsabilidade o efeito da imputabilidade. Afirmar que uma pessoa tem responsabilidade nela reconhecer a imputabilidade (conjunto de predicados psquicos). - O problema da responsabilidade de pura competncia jurdica; o problema da imputabilidade de pura competncia mdica. Capacidade Civil: a aptido de algum para exercer por si os atos da vida civil. CONDIES BIO-MESOLGICAS QUE MODIFICAM A IMPUTABILIDADE Raa: ndios (silvcolas) legislao especfica. Idade: At os 16 anos incapacidade absoluta de exercer atos da vida civil; Dos 16 aos 18 anos relativamente incapazes a certos atos; Aos 18 anos o indivduo fica plenamente capaz; Aposentadoria compulsria para funcionrios pblicos que atingem 70 anos; - Menores de 18 anos so totalmente imunes s sanes penais; - Os maiores de 70 anos tm penas reduzidas. 1. 2. -

MEDICINA LEGAL VII MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

14

1. -

Sexo: Infanticdio atenuao da pena; Abortamento; Abandono de recm-nascido para ocultar desonra prpria; Proibio de mulher viva ou separada do marido por nulidade ou anulao de casamento, convolar npcias at 10 meses depois da viuvez ou separao de corpos.

2. Sono: - Sonambulismo; - Hipnotismo no modifica a imputabilidade. 3. Temperamento: No modifica a capacidade de imputao. 4. Emoo: Atenuante no caso da reao delituosa resultar de violenta emoo provocada por ato injusto da vtima. 5. Agonia: No modifica a capacidade de imputao. 6. Afasia e Surdo-Mudez: Passvel de ser reputado como modificador da capacidade de imputao. So semi-imputveis em casos de perturbao do entendimento. 7. Cegueira: No modifica a capacidade de imputao. 8. Alcoolismo: O alcoolismo pode suscitar sndromes mentais. Tipos de embriaguez: Embriaguez Voluntria ou Culposa: No isenta a responsabilidade; Embriaguez Preterdolosa: O agente no quer o resultado, mas assume o risco. No isenta de responsabilidade; Embriaguez Fortuita: Embriaguez ocasional; origem num erro compreensvel. Passvel de semi-imputabilidade. Embriaguez Acidental: Passvel de inimputabilidade; Embriaguez Por Fora Maior: Passvel de semi-imputabilidade; Embriaguez Preordenada: Propsito de favorecer a prtica criminosa. um agravante penal. Embriaguez Habitual: Indivduos que vivem sob a dependncia do lcool. No modifica a imputabilidade. Embriaguez Patolgica: Pequenas doses causam manifestaes intempestivas. Podem chegar inimputabilidade. 11. Toxicomanias: Pode haver modificao da imputabilidade (semelhante ao alcoolismo).

MEDICINA LEGAL VII MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

15

12. Associao (Multides): A psicologia coletiva diferente da individual. Pode atenuar a imputabilidade. MODIFICADORES DA IMPUTABILIDADE DE NDOLE PSICOPATOLGICA a. Doena Mental (alienao mental): Transtorno geral e persistente das funes psquicas, cujo carter patolgico ignorado, ou mal compreendido pelo enfermo e que o impede a adaptao lgica e ativa s normas do meio ambiente, sem proveito para si mesmo nem para a sociedade. Passvel de inimputabilidade. b. Desenvolvimento Mental Incompleto ou Retardado (oligofrenia): Deficincia intelectual permanente, congnita ou sobrevinda nos primeiros anos de vida. Dividi-se em: - Idiota: Retardo mental profundo. Idade mental de at 3 anos (Q.I. 25); - Imbecil: Retardo mental moderado. Idade mental de 3 a 7 anos (Q.I. de 25 a 50); - Dbil Mental: Retardo mental leve. Idade mental de 7 a 10 anos (Q.I de 50 a 90). O idiota e o imbecil so inimputveis; o dbil mental semiimputvel. c. Perturbao da Sade Mental: Personalidades psicopticas que, sob o influxo de causas exgenas, endgenas ou mistas, podem transformar certas tendncias inatas em verdadeiras anormalidades psquicas; incluem tambm as personalidades neurticas e criminalides. ESTADOS PSICTICOS Neuroses: Distrbios da harmonia intrapsquica, provocadores de sofrimentos conscientes de causas inconscientes. Sem base orgnica definida. No h alterao da personalidade. Conflito interno presente. Passvel de imputabilidade reduzida. Esquizofrenia: uma psicose endgena, de forma episdica ou progressiva, de manifestaes polimorfas e variadas, comprometendo o psiquismo na esfera afetivo-instintiva e intelectiva, sobrevindo quase sempre na adolescncia e de etiologia desconhecida. a mais freqente das psicoses. O principal distrbio o da afetividade. So inimputveis na maioria das vezes. Psicose Manaco-Depressiva: uma enfermidade cclica, com crises de excitao psicomotora e estado depressivo; isoladas, combinadas ou alternadas; de intensidade, durao e disposio variveis, sem maior repercusso sobre a inteligncia. Com relao imputabilidade leva-se em considerao o paciente estar ou no com os sintomas. Parania: Perturbao mental marcada por permanentes concepes delirantes ou ilusrias, que permitem manifestaes de autofilia e egocentrismo, conservando-se claros o pensamento, a vontade e as aes.

MEDICINA LEGAL VII MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

16

So includos como inimputveis, pois so apenas ameaadores e o crcere poderia trazer srios danos personalidade. Personalidades Psicopticas: Estados psquicos capazes de determinar profundas modificaes do carter e do afeto: distrbios da afetividade; ausncia de delrios; boa inteligncia; inconstncia; falta de sinceridade, vergonha e remorso; conduta social inadequada; falta de ponderao; egocentrismo; falta de previso; inclinao conduta chocante; vida sexual pobre; falta de persistncia em um plano de vida. So semiimputveis. Personalidades Dissociais: Tem na carreira criminal um estilo de vida.

PERSONALIDADES PSICOPTICAS So anti-sociais No apresentam lealdade a grupos, pessoas Anomalia de temperamento e carter

PERSONALIDADES DISSOCIAIS So parassociais So capazes de forte lealdade Desvios na formao, principalmente integrao de valores Integram grupos

No integram grupos

Epilepsia: Condio na qual o indivduo suscetvel de ataques convulsivos, de alteraes mais ou menos especficas do registro eletroencefalogrfico e de moderada ou nenhuma alterao do comportamento. Pode no existir a crise convulsiva, substituda pela ausncia, estado crepuscular e outros estados. H habitualmente insignificante incidncia de modificaes comportamentais, muitas delas oriundas de outras entidades mentais associadas. A incidncia de criminosos entre os epilpticos muito menor do que entre os no-epilpticos. O crime no produto primrio desta entidade nosolgica.

MEDICINA LEGAL VII MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

17

QUESTES 1a) b) c) d) 2a) b) c) d) Um indivduo com impotncia coeundi (DP SP 1/90): estril, apesar de poder realiza a conjuno carnal. estril e incapaz de realizar a conjuno carnal. No estril, mas no capaz de realizar a conjuno carnal. Ou estril, ou capaz de realizar a conjuno carnal. Hmen verdadeiramente complacente aquele que (DP SP 2/90) No se contrai durante a penetrao do pnis. Se refaz espontaneamente aps a conjuno carnal. No se rompe durante o parto normal. No se rompe durante a conjuno carnal.

3- A desagregao do pensamento e da concatenao de impulsos e gestos de um tipo delituoso ou suicida caracterizam a(s) (DP SP 3/93): a) Mania de sndrome manaca. b) Melancolia e sndrome depressiva. c) Esquizofrenia. d) Psicoses senis e pr-senis. 4- O nome clssico de carncula mirtiforme dado (DP SP 3/93): a) retrao cicatricial de pequenos ferimentos produzidos por queimaduras criminosas. b) cicatrizao retrtil das queimaduras por lcalis fortes. c) s leses nodulares dos pulmes, produzidos por fumo. d) Ao hmen que fica reduzido a pequenos brotos cicatriciais. 5- Riparofilia um distrbio da sexualidade, manifestado pelo(a) (DP SP 3/93): a) Desejo e satisfao sexual realizadas sobre sofrimento. b) Atrao sexual por mulheres desasseadas, sujas ,de baixa condio social e de higiene. c) Satisfao sexual com animais domsticos. d) Prtica sexual onde participam trs ou mais pessoas. 6- A embriaguez (DP SP 4/93): produzida exclusivamente pelo lcool etlico. definida unicamente pela dosagem de lcool no sangue. caracterizada fundamentalmente pelos sintomas e sinais clnicos. Exclui sempre a imputabilidade penal.

a) b) c) d)

7- Constitui conjuno carnal, em Medicina Legal (DP SP 4/93): a) A introduo total ou mesmo parcial do pnis na vagina. b) Somente a penetrao total do pnis na vagina.

MEDICINA LEGAL VII MARCUS VINICIUS J. BARBOSA

18

c) Somente a introduo do pnis na vagina com deposio de esperma em seu interior. d) Somente a relao sexual com mulher, constrangendo-lhe a liberdade sexual. 8a) b) c) d) Hmen complacente aquele que (DP SP 4/93): Se rompe facilmente, no opondo a resistncia penetrao do pnis. Se restaura espontaneamente, toda vez que rompido. Permite a penetrao do pnis sem se romper. No provoca dor nem sangramento ao se romper.

9Uma pessoa de sexo gentico, feminino, com configurao somtica feminina, que psicologicamente se sente homem e como tal se considera e no mulher sofre de (DP SP 4/93): a) Travestismo. b) Homossexualismo. c) Lesbianismo. d) Transexualismo. 10- Em relao medicina legal, considera-se o aborto A expulso prematura e violenta provocada do produto do concepto (ML SP 1/02): a) At o terceiro ms de gestao. b) At o quarto ms de gestao. c) At o quinto ms de gestao. d) Em qualquer fase da gestao. 11- Gestante com 22 semanas informada, aps ultrassonografia, que o concepto portador de anomalia gentica grave e incompatvel com a vida extra-uterina. Procura servio mdico e submetida interrupo da gravidez. Do ponto de vista jurdico o ato mdico (ML SP 1/02): a) Legal, denominado aborto eugensico. b) Legal, denominado aborto teraputico. c) Legal, denominado aborto eugnico. d) Ilegal.

Вам также может понравиться