Вы находитесь на странице: 1из 22

Universidade Norte do Paran

Centro de Cincias Biolgicas e da Sade CCBS A Curso de Farmcia 1 semestre 2013

Qumica Geral
Mtodo cientfico

Prof. Msc. Caryna Janurio Correr

O mtodo cientfico

O Trabalho Cientfico
um trabalho planejado; Tem por objetivo buscar solues; O trabalho cientfico apia-se em conhecimentos j existentes; O trabalho cientfico qualitativo e quantitativo; O trabalho cientfico chega a resultados; O trabalho cientfico um trabalho de equipe. Devemos definir: * fenmeno = qualquer modificao observvel e passvel de repetio. * fenmeno da Natureza = fenmeno que ocorre na Natureza. * fato = fenmeno de reconhecimento indiscutvel.

Exemplo
O mdico britnico Edward Jenner (1749-1823) investigou a forma de combater a varola e descobriu uma vacina contra ela, solucionando assim graves problemas que essa enfermidade produzia na sociedade de sua poca.
Assim, ainda que Jenner tenha obtido uma vacina para a varola, no conseguiu estabelecer a origem para esse mal, e tivemos que esperar at que o francs Louis Pasteur (1822-1895), baseando-se nos trabalhos de Jenner, descobriu a causa da enfermidade.

Fases do mtodo cientfico


Introduo As cincias experimentais como a Fsica e a Qumica, utilizam o denominado mtodo cientfico experimental, cujas principais fases iremos analisar a seguir, utilizando-nos de um caso real. Para tanto, propomos que voc se imagine como se j fosse um cientista e tivesse como incumbncia dar uma explicao a um fenmeno natural como, por exemplo, o arco-ris. Como voc planejaria sua atividade e que passos daria at encontrar resposta a todas as perguntas que envolvem o fenmeno do arco-ris? No decorrer dessa aula vamos tentar gui-lo por esse caminho onde voc ser o principal protagonista.

A observao do fenmeno
Uma vez definido o fenmeno de estudo, a primeira coisa a fazer observar seu acontecimento, as circunstncias em que se produz e suas caractersticas.
Esta observao deve ser reiterada (deve ser realizada vrias vezes; deve ser repetida), minuciosa (deve-se tentar apreciar o maior nmero possvel de detalhes), rigorosa (deve ser realizada com a maior preciso possvel) e sistemtica (deve ser efetuada de forma ordenada).

Em que circunstncia aparece o arco-ris???????


A observao reiterada e sistemtica do fenmeno lhe permitir constatar que o arco-ris aparece quando chove; Alm disso, quando h sol ; A mesma seqncia de observaes far com que voc perceba que o arco-ris s ser visvel quando voc estiver situado entre o sol e a chuva, de costas para o Sol; Voc anotar em seu caderninho de campo: "O arco-ris no visto de qualquer lugar que eu fique e, quando o vejo, estou de costas para o Sol entre o sol e a chuva". Na ilustrao acima, onde voc dever estar? Onde est o Sol?

Qual a forma do arco-ris?


A forma do conhecido arco-ris a de um arco de circunferncia. Entretanto, voc no dever anotar apenas isso em seu caderno de campo. Anote tambm: "Ser que observado do alto de uma montanha o tamanho desse arco aumenta? diminui? O raio mdio da circunferncia se altera? Se eu estivesse num avio teria ele, ainda, a forma de um arco?"

Quais as cores de um arco-ris? Em que ordem aparecem?


Pode-se observar (apenas usando seus olhos) que existe sete cores diferentes no arco-ris e que so, de dentro para fora do arco: violeta, anil, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho.

Em busca de informaes
Voc no a primeira pessoa a observar um arco-ris, com certeza. Assim, como passo seguinte e com o objetivo de confirmar e reafirmar as observaes efetuadas, devese consultar livros, enciclopdias ou revistas cientficas que j descrevem algo sobre o fenmeno que est sendo, mais uma vez, estudado. No esquea que nos livros encontram-se os conhecimentos cientficos acumulados atravs da histria. Por esse motivo, a busca de informaes e a utilizao dos conhecimentos existentes so imprescindveis em todo trabalho cientfico.

Em busca de informaes
Coincidem as informaes que encontrou com aquelas obtidas durante suas observaes?
A consulta de qualquer livro de Fsica Elementar lhe confirmar que as concluses a que chegou atravs de suas observaes so corretas. Ou seja:

a) O arco-ris s aparece e pode ser visto quando chove e, alm disso, h sol. b) O arco-ris sempre apresenta as mesmas cores e essas se sucedem na mesma ordem.

Em busca de informaes
Atende para o fato de que esse livro texto elementar no deu resposta s suas dvidas anotadas no caderno de campo; talvez outros livros as deem. Que outras informaes puderam ser colhidas nos livros consultados? A consulta de livros e revistas podero lhe informar que, por exemplo, por vezes, aparecem dois arcos-ris, se bem que um deles bem mais tnue que o outro e, portanto, mais difcil de se ver.

A formulao de hipteses
Depois de observar o fenmeno e de reunir documentao suficiente sobre observaes j efetuadas por outros, o cientista deve buscar uma argumentao que permita explicar e justificar cada uma das caractersticas de tal fenmeno. Como primeiro passo desta fase, o cientista comea a fazer vrias conjecturas ou suposies a partir das quais, posteriormente, mediante uma srie de comprovaes experimentais, eleger como explicao do fenmeno a mais completa e simples, a que melhor se ajuste aos conhecimentos gerais da cincia no momento. Essa explicao racional, razovel e suficiente se denomina hiptese cientfica.

Comprovao experimental
Uma vez formulada a hiptese, o cientista deve comprovar que esta vlida em todos os casos e, para tanto, deve realizar experincias nas quais se reproduzam o mais fielmente possvel as condies naturais nas quais se verifique o fenmeno estudado.
Se sob tais condies o fenmeno acontece, a hiptese ter validade, ou seja, ser uma proposio verdadeira nas condies estipuladas.

Trabalhando no Laboratrio
Experincias cientficas a) Devem permitir realizar uma observao sobre a qual possa-se extrair dados. b) Devem permitir que os distintos fatores que intervm no fenmeno (luminosidade, temperatura etc.) possam ser individualmente controlados. c) Devem permitir que se possam realizar (repetir) tantas vezes quanto necessrias e por distintos operadores. Habitualmente, em cincias experimentais, os trabalhos de laboratrio permitem estabelecer modelos, que so situaes ou suposies tericas mediante as quais se efetua uma analogia (formalizao)(equivalncia) entre o fenmeno que ocorre na Natureza e o experimento que realizamos.

Assim...
O tratamento dos dados: Anlise dos fatores, a construo de grficos e tabelas e sua interpretao resultam em concluses. O primeiro cientista que estudou de forma rigorosa a decomposio da luz foi Isaac Newton (1642 - 1727);

A elaborao de Leis e Teorias a) Uma lei cientfica uma hiptese desde que tenha sido comprovada sua validade. b)Uma teoria cientfica um conjunto de leis que explicam um determinado fenmeno ou grupo deles. Assim, por exemplo, a hiptese comprovada de que o arco-ris se forma devido refrao que a luz branca (solar) experimenta ao atravessar as gotas de chuva, uma lei integrante de um conjunto de leis que regem outros fenmenos luminosos (reflexo, disperso, difrao etc.). Esse conjunto conhecido como a Teoria sobre a luz.

Assim...
Tanto as leis como as teorias devem cumprir os seguintes requisitos: a) Devem ser gerais, ou seja, no devem explicar apenas casos particulares de um fenmeno. b) Devem ser comprovadas, ou seja, devem estar alavancadas (avalizadas)(confirmadas)(assentadas) pela experimentao. c) Devem, quando possvel, estar 'matematizadas', ou seja, devem poder expressar-se mediante funes matemticas. As teorias cientficas tm validade at que sejam incapazes de explicar determinados fatos ou fenmenos, ou at que algum descobrimento novo comprovado se oponha a elas. A partir de ento, os cientistas comeam a elaborar outra teoria que possa explicar esses novos descobrimentos. A Cincia conhecimento evolutivo e no estacionrio.

Trabalhe como um cientista


Faa a anlise de um fenmeno seguindo os passos do Mtodo Cientfico Experimental. O fenmeno que propomos o processo de oxidao do ferro exposto ao intemperismo. As fases de trabalho que dever realizar so as seguintes:

1. Observao Observe diversos objetos de ferro que se encontrem na intemprie: latarias de automveis, faris, tubulaes de gua, cercas metlicas etc., e observe se alguma de suas partes se encontra estragada (enferrujada, 'comida' pela ferrugem). Anote as caractersticas que diferenciam essas regies danificadas daquelas que no esto. 2. Documentao - Procure em um dicionrio (se for tcnico, melhor ainda), enciclopdia ou internet o significado das palavras "oxidao" e "ferrugem".

3. Formulao de hiptese - Analise qual das seguintes propostas a causa do porqu algumas regies do ferro encontram-se danificadas: A qualidade do ferro varia de uma regio para outra na mesma pea; A umidade ambiente prejudica o material e o corri; A pintura que recobre o material de m qualidade. 4. Experimentao - Separe um prego de ferro e deixe-o durante alguns dias (se possvel em dias midos) exposto ao relento (coloque-o sobre um muro, por exemplo). Que alteraes observou nesse prego? Seu aspecto tem alguma semelhana com as regies danificadas naqueles materiais que observou na primeira fase deste estudo? Em vista desse resultado, qual das propostas da fase anterior lhe parece mais adequada para explicar o fenmeno? Por qu? 5. Elaborao de teorias - Aps a realizao desse trabalho, que teoria voc proporia a respeito dos feitos que se produzem no ferro exposto a intemprie? Enuncie-a por escrito.

Pratique....
01) A tirinha abaixo apresenta um dilogo entres dois animais. Observe-a. Estabelecendo uma relao entre o dilogo apresentado e o mtodo cientfico, analise as alternativas abaixo e assinale a CORRESPONDENTE etapa de uma pesquisa que melhor justifica a apreenso de um dos animais e o pedido de calma do outro. a) Levantamento de hiptese. b) Concluses. c) Anlise de resultados. d) Experimentao.

02) No nosso cotidiano, acontecem, geralmente, coisas que servem para ilustrar determinados estudos tericos. A contextualizao um meio muito utilizado para enriquecermos nosso conhecimento. As figuras a seguir mostram elementos que exemplificam essa idia. Observe-as.

De acordo com as figuras e o assunto abordado, analise as alternativas a seguir e assinale a que REPRESENTA os passos correspondentes experimentao (parte prtica) evidenciada no desenvolvimento de uma pesquisa cientfica. a) I, II e III. b) I e III, apenas c) I e II, apenas. d) II e III, apenas.

Вам также может понравиться