Вы находитесь на странице: 1из 4

REVISTA DE

EDUCAO FSICA
N 132 NOVEMBRO DE 2005

COMO IMPLANTAR UM PROGRAMA DE ATIVIDADE FSICA NA EMPRESA: SUGESTO SEM IMPOSIO


Jos Maurcio Capinuss Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

Resumo O trabalho em causa aborda a prtica esportiva na empresa, expediente existente h muito tempo em pases da Europa e da sia, posteriormente adotado pelos Estados Unidos, chegando ao Brasil na segunda metade do sculo passado, particularmente na regio Sudeste e Sul So Paulo, Paran e Rio Grande do Sul. O modelo foi adotado, mais tarde, no Rio de Janeiro, como uma forma de proporcionar lazer e atividade fsica ao corpo funcional da empresa, desde o executivo at o simples

contnuo, muitas vezes estendendo este benefcio aos familiares. Neste trabalho, procedemos a uma sugesto, em forma de proposta, cujo aproveitamento pode variar de acordo com as caractersticas da instituio, sem que estejamos oferecendo um projeto, cuja elaborao necessitaria, obviamente, de maior detalhamento, o que no o caso desta proposta. Digamos que seja uma inteno de projeto. Palavras-chave: Prtica Esportiva, Atividade Fsica, Lazer, Empresa.

HOW TO IMPLANT A PHYSICAL ACTIVITY PROGRAM IN A COMPANY: SUGGESTION WITHOUT IMPOSITION Abstract This work deals with the practice of sport in the company, an expedient that has existed for a long time in European and Asian countries, later adopted in the United States, and arriving in Brazil in the second half of the past century, particularly in the South West and Southern regions So Paulo, Paran and Rio Grande do __________ Recebido em 09/08/2005. Aceito em 21/09/2005. .

Sul. The model was adopted, later, in Rio de Janeiro, as a way to proportion leisure and physical activity to the functional body of the company, from the executive to the simplest employee, often extending the benefits to family members. In this study, we proceed with a suggestion, whose approval may vary with the characteristics of the institution, without offering a project, whose elaboration would, obviously, need greater detail, which is not the case with this proposal. We could say that this is the suggestion for a project. Key words: Sport Practice, Physical Activity, Leisure, Company.

10

REVISTA DE EDUCAO FSICA - N 132 - NOVEMBRO DE 2005 - PG. 10-13 I

REVISTA DE

EDUCAO FSICA
N 132 NOVEMBRO DE 2005

INTRODUO Ao produzir sua obra Homo Ludens, Huizinga (1968) j afirmava que depois do Homo Faber e, talvez no mesmo nvel, do Homo Sapiens, a expresso Homo Ludens merece uma ateno especial, pois o jogo constitui-se no fato mais antigo da cultura. O esporte, segundo Lschen e Weiss (1979), no diretamente necessrio para a vida do indivduo, nem para a sociedade, embora possua muitas caractersticas do jogo. Entretanto, pela dimenso que assumiu na sociedade contempornea, o esporte passou a ser concebido como uma ao social revestida de muitos significados simblicos. Sua importncia chegou a tal nvel que o renomado e saudoso pensador espanhol Jos Maria Cagigal (1972) produziu um substancial trabalho - Deporte, Pulso de Nuestro Tiempo. Ainda Cagigal, responsvel por uma parte do livro Los estudios de un joven de hoy, dedicado ao Prncipe de Astrias, Don Felipe de Bourbon y Grecia, afirma que o esporte uma conduta intensamente motivante, praticada muito mais por convico racional, onde o gosto, o prazer e at a necessidade psicolgica esto presentes. Neste importante depoimento, Cagigal mostra que o esporte facilita a relao humana espontnea, apesar dos esteretipos sociais, o que no deixa de ser uma varivel de resistncia contra a crise de relaes da sociedade contempornea. Por outro lado, o prprio avano dos meios de comunicao de massa trataram de difundir o esporte, aumentando o interesse da populao mundial pela prtica esportiva e pelos resultados das competies internacionais. Nacionalmente, os desdobramentos naturais dessa difuso foram justamente novos segmentos de atividades esportivas. Entre esses novos segmentos est a prtica esportiva em empresas. No mundo atual, cada vez mais crescem as estatsticas das empresas que se utilizam do esporte como uma de suas atividades-meio. Os propsitos variam (propaganda, demanda dos funcionrios, competio com outras empresas, etc.), mas o fato que, embora com cartas de intenes diferentes, a cada dia aumenta o apelo para que o esporte se torne uma opo das mais usuais nas empresas, de um modo geral. E, no caso brasileiro, talvez pelo sucesso de algumas empresas pioneiras,

esta investida no diferente, principalmente pelo apoio de uma legislao sria e vivel, a ser criada justamente para incentivar essa chegada empresarial ao esporte. JUSTIFICATIVA Foi possvel observar nas ltimas linhas introdutrias que o esporte passou a ser, ao mesmo tempo, meio e fim nas empresas brasileiras. Sem dvida, a modalidade dos recursos nas empresas nacionais permitiu que a criatividade gerencial conseguisse propiciar possibilidade de investimento no campo esportivo, sem desequilibrar os oramentos. Hoje, possvel constatar a iniciativa vitoriosa de vrias empresas que conseguem projeo marcante no contexto esportivo, contribuindo efetivamente para fixar uma imagem notvel na comunidade brasileira. Na verdade, as empresas deixaram aquela imagem anterior de crescente produo e lucro, para outra, de maior alcance em termos de aceitao: a imagem da prestao de servios a um determinado setor da sociedade, no caso, do esporte. A empresa, contando com um quadro numeroso de funcionrios, ao ser estimulada a seguir o caminho de outras empresas, no poder simplesmente copiar a iniciativa dos outros. Imaginemos, ento, uma instituio financeiramente firme, bem consolidada, que mantenha contato com a populao de vrios estados e que, atravs dos seus servios, necessita dinamizar a prtica esportiva de seus funcionrios, o que pode se viabilizar com boas instalaes e um trabalho pedagogicamente honesto e bem orientado, indo de encontro necessidade do seu corpo funcional quanto prtica da atividade fsica. Sob este aspecto, as possibilidades se ampliam pela viabilidade de competies internas, escolinhas desportivas para os dependentes dos funcionrios e colnias de frias, alm de esquemas especficos de avaliao funcional e programas de aptido fsica para os funcionrios dos chamados escales superiores. Assim, a proposta justifica-se plenamente pelo alto teor social que a envolve, o que, sem dvida, poder provocar uma nova imagem da prpria empresa.

REVISTA DE EDUCAO FSICA - N 132 - NOVEMBRO DE 2005 - PG. 10-13 I

11

REVISTA DE

EDUCAO FSICA
N 132 NOVEMBRO DE 2005

OBJETIVOS A presente proposta tem como objetivos: Aumentar a prtica esportiva pelos funcionrios Oferecer possibilidades de atividades fsicas para os funcionrios e seus dependentes, de forma organizada.Para que esse objetivo possa ser alcanado, devero ser enfatizados os seguintes objetivos especficos: _ Organizar uma Olimpada Interna Anual para os funcionrios da empresa, com o maior nmero de esportes possvel; Observao: Essa competio dever ser regida dentro dos cdigos oficiais esportivos (regulamentos), atravs do cumprimento de horrios, de uma disciplina desejvel e, ainda, utilizando-se equipes de arbitragens requisitadas nas respectivas federaes; _ Criar escolinhas esportivas para os filhos de funcionrios nas instalaes das empresas, caso estas possuam dependncias destinadas ao esporte, ou firmando convnios com outras instituies ; Observao: A gratuidade ou no nessas escolinhas dever ser decidida posteriormente. _ Organizar equipes esportivas, objetivando reforar a imagem externa da empresa; _ Planejar e organizar colnias de frias para os funcionrios e seus dependentes; _ Desenvolver programas de aptido fsica para os executivos, com devido controle tcnico e mdico; _ Incentivar e organizar programas de atividade fsica permanente para os funcionrios e seus dependentes; e _ Planejar a viabilizao do ensino de lutas marciais: jud, jiu-jitsu, karat, com objetivos educacionais.

RECURSOS Recursos Materiais _ Instalaes Devero ser utilizadas as prprias instalaes esportivas das empresas, que podero ser acrescidas de algumas adaptaes julgadas necessrias para o alcance dos objetivos; _ Material Diverso Para a prtica de esportes como o futebol, futsal, basquetebol e voleibol, torna-se necessria a compra de material capaz de atender demanda (bolas, redes). Tambm indispensvel a aquisio de material para as salas de musculao e de ginstica (pesos, barras, modulados, bancos, esteiras-rolantes, bicicletas ergomtricas, colchonetes, espelhos, aparelhagem de som,etc). Recursos Humanos _Tcnicos e Professores Ser necessria a contratao de tcnicos (professores) para o desenvolvimento e alcance dos objetivos propostos, a saber: a) Um Coordenador-geral: responsvel pela coordenao de todas as atividades esportivas da empresa; b) Tcnicos (professores) : responsveis pelas futuras equipes representativas da empresa, alm de coordenarem todas as atividades referentes s modalidades pelas quais respondem; c) Estagirios: recrutados junto s escolas superiores de Educao Fsica, os quais auxiliaro diversos sub-programas previstos neste plano; d) Funcionrios diversos: exercero atividades em servios burocrticos (secretaria, tesouraria,etc.).

12

REVISTA DE EDUCAO FSICA - N 132 - NOVEMBRO DE 2005 - PG. 10-13

REVISTA DE

EDUCAO FSICA
N 132 NOVEMBRO DE 2005

IMPLANTAO Viabilizao A viabilidade do plano poder ser efetuada atravs da alocao de recursos financeiros da prpria empresa e do aproveitamento de suas prprias instalaes esportivas. Esse aproveitamento poder ser operacionalizado atravs da contratao de uma firma especializada, que, por prescries estabelecidas em contrato, destinaria um percentual da arrecadao mensal (das escolinhas, colnias de frias, etc.) para a empresa. Filosofia de seleo de Tcnicos, Professores e Estagirios. Os tcnicos e professores a serem envolvidos no desenvolvimento do plano sero sempre profissionais de Educao Fsica, formados em escolas superiores. Os estagirios sero regularmente selecionados em escolas de Educao Fsica. Essa premissa dever ser mantida, apesar das possveis presses para utilizao de exatletas e opes paternalistas, mas desqualificadas.

CONSIDERAES FINAIS Conforme explicitado anteriormente, este trabalho trata-se de uma sugesto, que poder sofrer as devidas modificaes de acordo com as disponibilidades da empresa. Deve ser observado que no propomos nenhuma forma de financiamento ao projeto, a no ser a alocao de recursos da empresa, assunto que dever ser tratado a partir do instante em que a proposta for aceita. Pode-se sugerir a insero de percentuais em favor do projeto, oriundos das receitas das atividades sociais (festas, bingos ou eventos musicais) e at um desconto na folha (pequeno, bem verdade) do corpo funcional, expediente que dever ser antecedido por uma consulta muito bem justificada pela direo da empresa, com argumentos slidos e procedentes. Este argumento deve enfatizar a necessidade do condicionamento fsico, seus benefcios e a prtica esportiva como elemento de higiene mental para aquele que se dedica integralmente ao trabalho. Endereo para correspondncia: Av Joo Lus Alves, s/n (Forte So Joo) - Urca Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP 22291-090 Tel 55 21 25433323 e-mail: jmcapinussu@hotmail.com

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

CAGIGAL JM. Deporte, Pulso de Nuestro Tiempo. Barcelona: Saviat, 1972. HUIZINGA J. Homo Ludens. Barcelona: Editores Emec, 1968.

LSCHEN S, WEISS K. Sociologia del Deporte. Valladolid: Ed Minnn, 1979.

REVISTA DE EDUCAO FSICA - N 132 - NOVEMBRO DE 2005 - PG. 10-13 I

13

Вам также может понравиться