Вы находитесь на странице: 1из 2

Geologia Ambiental

Abr 00

Elementos de apoio preparados por J. Alveirinho Dias

Baseado principalmente em J. Cabral (1993)

SISMOS
Enquadramento Sismotectnico de Portugal
Na juno tripla dos Aores confluem a crista mdio-atlntica e o chamado "Rift da Terceira", de direco WNW-ESE, que corresponde ao segmento mais ocidental da Zona de Fractura Aores-Gibraltar. A SE da ilha de S... Miguel esta inflecte para a direco E-W com movimento essencialmente do tipo desligamento direito, a "Falha de Glria". Esta zona de fractura foi identificada pela primeira vez em 1971, pelo sonar de pesquisa lateral de longo alcance GLORIA, de onde lhe advm o nome.
Sismotectnica Sismicidade Monitorizao Perigosidade

Enquadramento sismotectnico de Portugal

Tem comportamento asssmico, o que tem sido interpretado como resultado possvel de deslizamento asssmico ao longo da zona de fractura, ou como reflexo dos intervalos de recorrncia dos sismos que a ocorrem serem longos, superiores ao perodo de registo da sismicidade instrumental, devido reduzida taxa de movimentao neste acidente tectnico. Todavia, em 25 NOV 1941 registou-se um sismo de grande magnitude (8,4), com epicentro localizado junto extremidade oriental da falha de Gloria, cujo mecanismo focal indica desligamento direito, perfeitamente compatvel com a atitude daquele acidente. possvel que o presente comportamento asssmico desta falha esteja relacionado com a grande queda de tenso produzida por este sismo. A partir do cruzamento com a Crista Madeira-Tore (a cerca de 20W) para oriente torna-se particularmente difcil de definir a fronteira entre as placas eurasitica e africana devido complexidade da morfologia submarina e ao facto da sismicidade, embora aumentando de intensidade, se apresentar acentuadamente difusa. O movimento de desligamento dextrgiro passa a cavalgamento da placa eurasitica sobre a placa africana, com componente secundria de desligamento direito.

Distribuio de epicentros de sismos histricos e instrumentais, entre 33dC e 1991. Adaptado de L. Matias, in J. Cabral (1993).

Junto ao Banco do Gorringe localizam-se os epicentros de muitos dos sismos que tm afectado o territrio continental portugus, designadamente os de 1 de Novembro de 1755 (M>8.5) e de 28 de Fevereiro de 1969 (M de 7.3 a 8.0). Neste sector, a fronteira de placas corresponde essencialmente a uma subduco intra-ocenica incipiente, denunciada pela presena de hipocentros at 67 km de profundidade. Este comportamento resulta do movimento de convergncia NW-SE entre a Ibria e a placa africana, razo estimada em 4mm/ano. A oriente de 17W os mecanismos focais de sismos ocorridos na zona de fronteira de placas revelam uma combinao de desligamento e de falhamento inverso, passando os mecanismos de falha inversa a predominar a partir da rea do Banco do Gorringe at ao Golfo de Cdiz, com a ocorrncia de eventos de profundidade intermdia, atingindo 130km.

Enquadramento neotectnico de Portugal continental, estando representadas algumas das principais falhas activas,segundo J. Cabral (1993).

Para oriente abandona-se o domnio ocenico e entra-se no domnio continental. A sismicidade torna-se mais difusa estendendo-se por uma faixa com mais de 500 km de largura, correspondendo coliso continental entre a frica e a Eursia. A fronteira de placas entre a Eursia e a frica cruza as margens continentais ibrica e africana, passando as placas a interagir por coliso continental na zona btico-rifenha, incluindo o Mar de Alboran e a cordilheira do Atlas. A coliso continental processa-se essencialmente por deformao entre numerosos blocos litosfricos delimitados por falhas 2que atravessam toda a litosfera continental, desenhando um mosaico de microplacas cuja interaco complexa origina sismicidade difusa, com hipocentros predominantemente superficiais, mas com ocorrncia tambm de importante sismicidade intermdia (30 a 150km).

... ...

... ...

Вам также может понравиться