Вы находитесь на странице: 1из 29

Os Comentrios Mais Curtos sobre os Livros Sagrados

[[Nota de Frater S.R.: notas entre colchetes pelo editor, Hymenaeus Beta, em O Equincio IV(4). Notas do tradutor entre colchetes duplos. ]]

Estes comentrios eram originalmente marginalias primeira edio de 1909 de (O Livros Sagrados) e O Equincio I(6-7), posteriormente transcritas por Gerald Yorke. Duas verso dessas transcries sobrevivem nos Arquivos da O.T.O., alguns recopiados por Karl Germer. Salvo quando indicado o contrrio, os comentrios so pegos a partir dessas fontes. As transcries esto muitas vezes corrompidas, especialmente as passagens com lnguas estrangeiras e frmulas cabalsticas. Isto foi confirmado onde quer que a comparao fosse possvel com as notas manuscritas de Crowley. No entanto, as cpias pessoais de Crowley de O Equincio I(6-7) e sua segunda cpia dos Livros Sagrados no foram localizadas. Outros Livros Sagrados (ou seja, publicaes da AA em Classe A e Classe AB) tm comentrios no inclusos neste volume. Uma nova edio dos comentrios novos a Liber CCXX foi publicada (consulte The Law is for All, Obras Citadas); esta edio aborda outros comentrios a Liber CCXX com citaes. Uma nova edio do Liber
418 com comentrios ser publicada em O Equincio IV(2). Comentrio a Liber I;. Este comentrio foi tirado de uma transcrio das

notas de Crowley para O Equincio I(7), o holgrafo no foi consultado.


Comentrio a Liber VII. Este comentrio sobrevive como marginalias

lpis na cpia de Crowley do vol. 2 de (1909), agora na Coleo

de Yorke, Warburg Institute, da University of London; este comentrio internamente datado de 1910 E.V. Alguns comentrios adicionais aparecem datilografados que aparentemente foram transcritos a partir de uma segunda cpia; estas so dadas entre chaves, e no foram verificadas em comparao a uma fonte manuscrita.
Comentrio a Liber XXVII. Este comentrio na verdade composto de

diversos comentrios acumulados. Uma verso mais antiga datilografada dos comentrios a Liber Legis s d as letras e alguns comentrios entre parnteses; provavelmente este o comentrio citado no comentrio antigo a Liber Legis de Crowley em O
Equincio I(7) (1912), p. 397. Outras fontes - nenhuma original, variam

em completude. Uma pequena alterao foi feita para atribuir a nota de Vulva ao ltimo trigrama da srie; ele foi atribudo erroneamente ao trigrama do Fogo.
Comentrio a Liber LXVI. Este comentrio foi tirado de uma transcrio

das notas de Crowley a O Equincio I(7); o holgrafo no foi consultado.


Comentrio a Liber CCCLXX (1). Este comentrio foi tirado de uma

transcrio das notas de Crowley a O Equincio I(6), o holgrafo no foi consultado.


Comentrio a Liber CCCLXX (2). Extrado da cpia datilografada original

com as anotaes manuscritas de Crowley, nos documentos de Charles Stansfield Jones. Este documento foi escrito em 1915 E.V.
Comentrio a Liber CD. Este breve comentrio apareceu com a primeira

publicao da obra em O Equincio I(7) (1912), seguindo a p. 76.

Comentrio a Liber 813. Este comentrio foi tirado de uma cpia

datilografada, nos Arquivos O.T.O. Uma nota de origem (provavelmente de Gerald Yorke) afirma que foi copiado por V.J. [Gerald Yorke] a partir da cpia encadernada de DCCCXIII vel Ararita de Crowley (vol. 3 dos Livros Sagrados). O original no est entre os seus de A.C. - documentos.

Comentrio sobre Liber B vel Magi sub figura I


[Para o texto, consulte:
1. 2. 3.

O Equincio I(7) (1912), p. 5. Magia em Teoria e Prtica (Livro 4, Parte III), p. 423. , Os Livros Sagrados de Thelema (O Equincio III(9), p. O Equincio III(10), p. 21. Magick (Livro 4, Partes I-IV), ed. rev. 1 vol., p. 643.]

1.
4. 5. 6.

[[Hadnu]]

0. Magus Amor. Amor a lei, amor sob vontade. 0 e 1. Conjurao, alma, Redeno. Ele prega liga-yoni. 1. Maom disse . Isso era a Verdade: vide livro 311 de 777. E Ele disse que Ele Al Um. Ento as pessoas tomaram Al como sendo o Deus nico, negligenciaram LA-AL No-Deus, que era a essncia de Sua Palavra. 2. Palavra. Ele o .

4. Primeiro e o ltimo. [ essncia] = 401 um primo. = 801 = 9 x 89. 401 = 12 + 202. 5. Verdade. Tudo my. At mesmo acima do Abismo a Trade s perfeita na medida em que est ligada no Um. Separadamente, Chokmah e Binah so parciais. Eles precisam de Kether. 13. maldio. = = praguejamento. 14. Ele deve pr em para obter [ verdade] ( = silncio). Buda, Jesus, Maom. [No final de 14:] A partir deste ponto o assunto muda. Toda essa meditao a segunda parte desta tarefa, depois que Ele tiver a primeira parte bem comeada. Ou pode-se cham-los de os pontos externos e internos de Sua obra. 16. Pode isso ter sido o Mistrio do IX O.T.O.? Ou o Caminho do Tao, chamado de Viver na Luz do Sol por Soror Hilarion2 ? No: o Mtodo-de-Anlise regular: a Grama de Chokmah3 ajuda. 17. para Ele An. XVIII em [Jan-Fev. de 1923 E.V.] Eu percebi pela primeira vez!!! - que este Livro definitivamente refere-se a mim, 666. 19. Retornar ao trabalho exterior por um momento.

Comentrio sobre Liber Liberi vel Lapidis Lazuli sub figura VII
[Para o texto, consulte:

1.

, Os Livros Sagrados de Thelema (O Equincio III (9), p.

7.]
2.

[[Hadnu]]

Comentrio escrito a lpis em 20 de An. V [10-11 de maro de 1910 E.V.] por NEMO.

Prlogo do No-Nascido
1. solido. ou seja do Beb do Abismo. 2. flauta. A flauta de P. 3. rio. Phrath4 . 4. P. Senhor de NEMO. 5. neves. As trs Supernas. 6. estrelas. Nuit. 13. De Chesed a Binah. 15. Pois h outros Mestres na Cidade das Pirmides.

Captulo I
19. Baqueta da Fnix. 30. Este versculo, um pensamento da meno de um lastimante. 31. Correo de Aiwass. 32. {Invocao para recuperar a aspirao.}

34. O Raio ou a seta da Flecha atingem Dath, o que a dispersa.

37. 40. N.O.X. Veja o Comentrio Especial. [No final do captulo:] N.O.X. =210 = = NOX. N = Mentu. O = Amon. X = Virgem Isis5 .

Captulo II
2. Yesod. fogo . gua . Esprito . 3. {9 e 8.} 5. = Chumbo [...] Yesod. {Ganea.} 13. Pertinax = cumpri-lo. 14. Yesod. 17. Markhor6. 18. Nanga Parbat7. 19. Mais Yesod e casa de . 24. ?

28. Melancolia de . 38. Anel de .

Captulo III
16. e etc. 22. 25. 29. Tali-Fu8 . 31. Rpa e os outros skandhas. 33. Branco e Vermelho. 34. Preto e Branco. 35. Cor-de-rosa e Azul. 36. Malkuth forando o caminho no Ruach. 37. Netzach. 39. Hod. 51. isto , a minha percepo do Luto de sis me fez comear a Busca. 60. {Atu XX = 718 = = Concluso no An. XX, em [Maro-Abril de 1924 E.V.] (refere-se a AL III:10).}

Captulo IV
1. Malkah e o Prncipe. A Alma e o Sagrado Anjo Guardio. 16. H.C.I.P9 . 24. {HILARION{0}10.} 33. ? 35. . 37. . 44. {Os sigilos lidos da esquerda para a direita explicados pelos smbolos 1 linha Ar do Ar, , Terra, , do Ar, Terra do Ar, do Ar, Ar do , Terra da Terra, da 2 linha da Terra, da Terra, Ar do , do , Terra do .} 45. = Palavra de 11 letras que soma 418. 46. 1022 e . 51. = Jesus . Amri etc. tr[aduo:]} ilegalmente para sempre } que morra, que morra, que sua alma morra sem prazer (lit. orgasmo) morrer, est morto.

Captulo V
2. Os cakras.

5. Chave XVII. 6. XVII 16. ? O Tucano. 20. Kether e P. 38. Jesus. 42. A revelada por Aiwass.

Captulo VI
{ melhor do que .}

2.

Yoni oculta no Homem.

13. Vinho de Iacchus. 16. Chave VII. 21. NOX, a noite de P. 25. {14 thyr.} 33. Consulte tambm o Tao Te Ching.

Captulo VII
2. Menstruao.

3. Deus flamejante. Hrus. 4. Luto de Isis. {A pilhazinha de poeira.} 5. Nascimento de Hrus. 6. {Osris.} 9. Abracadabra. 10. sete letras, ou seja, estes 7 captulos. 15. 18 de novembro de 1898. 18. 19. . 20. Kualin. 22. . 23. Pois vai a . 26. {Hiereus, Hegemon Hierofante.} 26-27: {Baquetas dos Adeptos no 5{0}=6.} 28. Binah. 29. . 32. NEMO.

34. no mais arrazoemos juntos - acima de Ruach. 36. 4 e 11 thyrs. 41-44. Veja a expl[icao] nos thyrs. 46-47 O Esprito reluzindo abaixo de NEMO. 50-52. Perdurabo fala. [Na ltima pgina:] {O manual de um Mestre do Templo.}

Comentrio sobre Liber Trigrammaton sub figura XXVII


[Para o texto, consulte:
1.

, Os Livros Sagrados de Thelema (O Equincio III(9), p.

43.]
2.

[[Hadnu]] Respirao estreitada. Representa a concentrao, incluindo a aspirao.

I L C

Ondulao passiva, sem esforo, irreprimida.

Vide S e K.

H X T Y P A J Q Quando distinto de U representa a operao de escolha. Ufaz isso at certo ponto. (Vontade, palavra, caminho) [[Will, Como o G suave. Est para B assim como K est para G (spero). O brotar de um broto como ao contrrio de uma fruta. Abre respirao no modulada. (ah.) Quando distinto de I, dignifica a vogal qual prefixada. O assalto sexual. Uma forma menos responsvel de D. Combina K e S. Adio forada de pura respirao a outros sons. Representa o esforo.

word, way]]. O G(forte) Abrindo como se fosse para devorar. (Suave?) Z B F S M A Vontade de Morrer. Desafio11, aviso, etc. Composto de P e H. Irromper. Falo e vulva. Beijar. Uma forma animada ou excitada de S, enfatizando os elementos de raiva e de alarme. O sopro concentrado e direcionado. Est para o I, assim como a magia est para o misticismo.

N E R Q V

A vibrao que inclui a Vida e a Morte como Curvas complementares. Suavizado, mas doutra forma o sopro no modulado. (Falo.) Vibrao contnua, como o L, mas ativo. (Ar ou o thyr.) Combina K e U. (O Sol.) Vontade masculina consciente. Virilidade, fora, verdade, retido, imortalidade, integridade. (gua.)

K D U

Abrindo como se assustado. (Terra.) A vibrao paterna. (A Lua12.) Como O com um requinte adicionado e um toque de melancolia. O completamente autoconfiante. (Fogo.)

(Vulva).

Comentrio sobre Liber Stell Rube sub figura LXVI


[Para o texto, consulte:
1. 2.

O Equincio I(7) (1912), p. 29. , Os Livros Sagrados de Thelema (O Equincio III(9), p.

85.]
3.

[[Hadnu]]

1. Primeira letra de cada palavra = Ada. 2. [idem] = Leverson13. 3. Yoni. 5. Sleeping in Carthage14 . ( e boca) 7. O corpo, sobre um altar especial. 8. A.L. tinha cabelos dourados e olhos verdes. 9. Umbigo cheio de Licor Verde (ou haxixe?) 12. como de costume. 13. como de costume. 15. Preliminares, significncia, etc. 16. As rodas so os cakras. 2 e 3 no meio = . e orelhas; e = olhos; e = narinas; = boca. 17. Descendo sobre o corpo com carcias? 19. Como no VI O.T.O. 20. Destruio cerimonial de smbolos cristos. 22. Algum rito de corte? 23. Erectio penis.

24. Comea o ato. 28. Flagelao. 29. Beijos sugados. 32. O Senhor descer e dar xtase. 37. Refere-se ao IX? 39. Um Iniciado transmite para o prximo em uma sequencia. 41. Tomar cuidado que V. seja confivel. 42. ou seja, com a Vtima. 43. Consulte Entusiasmo Energizado. 44-46. Esqueci-me deste juramento: pode haver um registro em algum lugar. Ele continha palavras como meu corpo e alma que jamais sero separados em dois. 50. Beber menstruao?

Comentrio sobre Liber Aash sub figura CCCLXX (I)


[Para o texto, consulte:
1. 2. 3.

O Equincio I(6) (1911), p. 33. Magia em Teoria e Prtica (Livro 4, Parte III), p. 432. , Os Livros Sagrados de Thelema (O Equincio III(9), p.

205.

4. 5.

Magick (Livro 4, Partes I-IV), 1 vol. ed. rev., p. 653.]

[[Hadnu]]

0. . 2. akti. 3. Yoni. 5. Retenes 6. Fiat = que haja. 7. = + () 24. Dons de Atena e Poseidon.

Comentrio sobre Liber Aash sub figura CCCLXX (II)


C. S. JONES E ALEISTER CROWLEY Diz-se que Liber Aash contm o verdadeiro segredo de toda a Magia prtica. Eu desenvolvi uma teoria para Frater O.M. (A.C.) de que este livro teve uma interpretao flica, e ento ele me instruiu a escrever um comentrio tendo este aspecto trabalhado em detalhes.

Se o Falo o Criador no Microcosmo, por que no deveria ser utilizado, sob vontade, para criar qualquer coisa ou estado necessrio, seja qual fora? Vejamos se Liber Aash confirma esta ideia15 . 0. Nodoso Carvalho de Deus. Isso pode referir-se ao Sol, o Criador no Macrocosmo.
No: o falo em si, veias, vasos que contm smen, etc.

Em teus ramos est o relmpago (fora Mgica secreta) aninhado (etc.) Acima de ti pende o Falco Sem Olhos.
A Glande do Pnis.

Eu ainda no descobri uma maneira de chegar ao significado dessas palavras, mas parece-me que pode haver uma interpretao trabalhada em um mtodo semelhante ao Porco Cego em Liber 333. Suponhamos, porm, que refere-se yoni. A posio indicada, ento, pareceria ser aquela em que ao fmea est sobre o macho; e esta ideia mais ou menos confirmada em Entusiasmo Energizado, quando depois de colocar o Sacerdote em posio a sacerdotisa toma seu lugar designado. Devo dizer que o homem est deitado sobre suas costas, e a mulher ajoelha-se montada nele, formando o tau voltado para cima. 1. arruinado e negro. Eu deveria dizer que isto significa que a fora retirada.
Eu acho que isso meramente potico; mas no posso dizer com certeza.

H sem dvidas outro significado, por exemplo, arruinado pode se referir a A Torre, Marte, planeta regente de Capricrnio. claro que Capricrnio refere-se ao ttulo da obra. matagal de arbustos pode significar cabelo.
Sim.

As rvores foram usadas para se referir ao cabelo em diversos lugares. 2. Levante! (A saber, fique ereto!) As nuvens rosadas...
Pelos pubianos da mulher.

(forma feminina) ... paira sobre ti.


Sim.

3. corte flamejante no cu. A yoni.


Sim.

4. Levante! (No precisa de explicao.) V, no entanto = 6 e P = 80 = 86 = Taa.


Sim.

5. O Falo lanado nas garras da tempestade por um longo perodo, mas no h descarga de smen. Ele continua firme e ereto.
Sim.

6. O descarrego deve ocorrer apenas no momento apropriado, quando a Vontade pronuncia o FIAT Que haja... seja qual for o resultado

predeterminado da prtica. (F.I.A.T. tambm se refere aos quatro Elementos Ar, Fogo, gua e Terra16, e, portanto, ao Tetragrammaton e Amm.
Sim, mas eu no lembrei disso.

7. A terceira coisa que est comeado pode implicar a ativao das foras que levam ao resultado desejado. Set implica o Falo Ereto, que ser exibido no dia da Verdade.
Tudo obscuro para mim.

8. Nesta clusula o Poder Mgico conhecido.


?

9. O Falo como o carvalho. (Carvalho, Linha 21 em 777 = Senhor das Foras da Vida.)
Sim.

10. castigado pelo tempo etc. como um capito do mar. Como algum que tem conhecimento de navios e como gerenci-los sob todas as circunstncias.
Sim.

11. orgulho. Sustenta sua cabea e permanece ereto.


Sim.

12. Que o mago (mago = 2 = liga - ver 777) aja assim, etc.

Sim.

13. Ele se rene, ele recolhe seu capuz ao entrar na yoni, e pressiona para frente at que atinja a boca do tero. Palavra = Chokmah = yod do Tetragrammaton. Yod = espermatozoide. Palavra, portanto, refere-se semente carregada com a Fora Criativa da Vontade.
Sim.

14. Tendo dado a sua seiva, ele no deve desistir da prtica, mas permanecem na yoni, e se adequadamente realizado deve estar pronto mais ao. Neste momento ele deveria sentir a fora Mgica trabalhando em si.
Isso obscuro para mim, por causa de outra coisa que eu sei.

15. Teste do desempenho correto da prtica.


No compreendo sua ideia. Eu acho que significa que se tem a sensao de que se est realmente fazendo magia, ou no.

16. No entendo isso, a menos que signifique que as consideraes sociais devem ser deixadas de lado. Liga e yoni esto na linha 26 no 777 e continuam a correspondncia com ayin.
Pode se referir ao Voto de Castidade?

17. Olho = ayin. Dente = shin. O ttulo desta obra.


Ayin = Capricrnio = o Bode. Shin = Esprito. Aash = Criao. Ayin = Olho. Shin um tringulo = o Olho no Tringulo, Estrela de

Prata.

Sim.

18. 8=3. M.A.A.T. e a Verdade novamente. Maat = linha = 22 = lamed, Obras de Equilbrio, etc.
Eu gosto do etc.. Eu trabalhei por trs anos sobre como escrever Baphomet, e eu ainda no sei17.

19. Todos os atos, toda a paixo devem ser criativos.


Fazei tudo para a glria de Deus.

20. A prtica em si um sinal exterior e visvel de uma graa interna e espiritual.


No: significa interpretar tudo (em segredo) como referindo-se ao Falo.

21. bode = Capricrnio = ayin, tambm OZ o Sublime e Supremo Septenrio em sua manifestao mgica atravs da matria18 .
Sim.

pato. Eu no sei por qu, a no ser por conta da simbologia relacionada com os seus ovos.
Nem eu.

burro. Novamente a linha 26, tambm Baphomet referido como o Deus com cabea de Burro em Liber 333 - se no me engano.
Sim.

gazela. Provavelmente por conta da Diviso do casco. - Ver referncia em Colofo, Eq.[uincio] I(10)19. homem, mulher e criana, no to difcil de se encontrar atribuies a eles.
Trade sagrada.

22. Cadver, referido na linha 26 do 777, mas isso no est claro para mim.
Nem para mim.

A ltima parte do versculo evidentemente uma promessa de resultado verdadeiro.


Obscuro para mim.

23. terrvel deus, Baphomet, o Bode do Sab. Ayin = O Diabo.


Obscuro para mim.

24. Se a teoria estiver certa a prtica corretamente executada, ele d tudo.


Verdade.

26. Eu no sei o que a interpretao superior pode ser, mas no plano tomado neste documento, evidente que o falo pode ser bastante conduzido pelo mercado antes que uma teoria de magia esteja conectada com ele.

No: eu acho que apenas uma maneira de enfatizar santidade.

27. Ele no castiga com uma vara?


Eu castigo!

28-29. Se tudo o que vive santo20, e Ele o Criador, pode-se compreender isto21.
Certo.

30. O Mestre dar trs e quatro vezes seu smen a sua mulher. Persista no importa o que acontea.
Sim, mas veja The Ship22.

31. A saber: eu sou a fora secreta oculta na matria e manifesta.


No compreendo isso.

32. S pelo meu uso correto da Chave o Verbo pode ser encontrado. 33. Provavelmente se refere a uma experincia especfica obtida no momento da prtica.
A Kualin subindo. Veja ptala de ltus que apoia qualquer figura de Buda totalmente equipada.

34. No entendi isso.


Significa que voc deve adorar o Objeto por quaisquer meios, e, assim, tornlo igual a Nuit. Ou assim suponho. Vide 35.

35. Refere-se Conscincia Superior a ser obtida por este meio. Consulte Entusiasmo Energizado. 36. Obscuro.
tringulo = falo. crculo = yoni. Continue ligando e veja Liber LXVI.

37. idem.
Isso no de modo algum obscuro para mim; bendito seja Ele!

38. Refere-se prtica superior, eu acho.


Mera recapitulao em linguagem potica.

39. Indica que uma prtica se desenvolve em outra, de modo que, finalmente, os planos esto realizados como Um e no mais como Muitos.
Talvez.

Comentrio sobre Liber Tau vel Kabbal Trium Literarum sub figura CD
[Para o texto, consulte:
1. 2.

O Equincio I(7) (1912), p. 75. , Os Livros Sagrados de Thelema (O Equincio III(9), p.

211.]
3.

[[Hadnu]]

Esta anlise pode ser verificada somando-se as colunas verticalmente, 69, 81, 93, 114, 135, 246, 357. Dividindo por 3 temos 23, 27, 31, 38, 45, 82, 119, que no Sepher Sephiroth23 significam, respectivamente, Vida, Pureza, Negao, 38 x 11 = 418, Inocente, Formao, Orao, Choro. As analogias so bvias.

Comentrio sobre Liber DCCCXIII vel Ararita sub figura DLXX


[[Para o texto, consulte: Hadnu]]
Captulo I

418 Composto de e planetas de , Deuses, viso da Natureza.


Captulo II

Palcio fechado das Qliphoth. Palavra-chave.


Captulo III

Palavra de duplo poder ABRAHADABRA. Sephiroth. Adepto se torna um com Deus.


Captulo IV

Estrela. Obras de teste. Magia. Adepto em Ao. Versculo 4, consulte tambm AL - a Verdade (qualquer estrela) da qual no se deve lamentar.
Captulo V

Espada. Tudo esvaece. Adepto se harmonizando.


Captulo VI

Estrela. O pai se curva a ela. Tudo expande. Frmula final.


Captulo VII

Guerreiro (morto). A sutileza que se expandiu. Tudo controlado. Dissoluo final.


1

[777 era Charles Stansfield Jones, Frater Achad ou O.I.V.V.I.O. O livro

31 era o seu Liber 31, que apresentou suas descobertas a respeito do Livro da Lei, ver as Obras Citadas. No deve ser confundido com Liber XXXI, o ttulo formal do manuscrito de Liber Legis.]
2

[Jeanne Robert Foster, a terceira Mulher Escarlate.]

[Haxixe]. [Um dos quatro rios do den no Gnesis.]

[Crowley deu uma forma anterior dos sinais de N.O.X. de Puer, Vir e

Puella, mas conforme foi discutido no Livro 4, ed. rev., nota final 513, mais tarde ele mudou o sinal X de Puella para Mulier.]
6

[Uma cabra selvagem do noroeste da ndia.]

[Uma montanha do Himalaia. Consulte o Confessions de Crowley.] [Tali-Fu (ou Tali) um lago e uma cidade chineses. Ibid.]

[Herbert Charles Jerome Pollitt, amigo de Crowley de Cambridge,

consulte o Confessions.]
10

[Hilarion foi Jeanne Robert Foster, a terceira Mulher Escarlate.]

11

[Leitura variante, defesa.] A lua no considerado como sendo uma luz, mas como uma coeso

12

da atmosfera do planeta.
13

[A romancista inglesa Ada Leverson (1862-1933) foi amante de

Crowley. Seu apelido de a Esfinge foi dado a ela por Oscar Wilde.]
14

[Um poema no White Stains de Crowley (1898), p. 106, na 2 ed., p. 93.

Veja as Obras Citadas.]


15

[Os comentrios de Crowley so dados em itlico.] [Em latim, flatus, ignis, aqua, terra.]

16

17

[Isso foi escrito em 1915 E.V.] [Uma parfrase do ttulo do Captulo 77 de Liber 333, O Livro das

18

Mentiras.]
19

[Poema de Crowley To Laylah Eight-and-Twenty, p. 235.] [William Blake, O Casamento do Cu e do Inferno, ltima linha,

20

parfrase. Veja as Obras Citadas.]

21

[Na cpia datilografada os versculos 28-29 estavam aparentemente

atribudos erroneamente a 28, 30 a 29, 1 a 30, e 32 estava sem nmero.]


22

[Crowley, Liber 800, The Ship. Veja as Obras Citadas.] [Liber D, Sepher Sephiroth; veja as Obras Citadas.]

23

Fonte:
Traduzido por Frater S.R.

Вам также может понравиться