Вы находитесь на странице: 1из 5

ESCOLA B. I. / J.-I.

DE **********

Ano Lectivo 2010/2011

1. Introduo
A actual transformao do mundo confere a cada um de ns professores, o dever de preparar os nossos alunos, proporcionando-lhes as qualificaes bsicas necessrias a indivduos que queremos actuantes numa sociedade em processo de globalizao irreversvel. A capacidade comunicativa em Ingls uma ferramenta indispensvel e, cada vez mais, factor de integrao no mercado de trabalho. unnime e inquestionvel que a Lngua Inglesa j adquiriu o estatuto de primeira lngua na comunidade mundial: nos negcios, nas tecnologias, na comunidade cientfica, no lazer... Assim, faz todo o sentido a implementao / dinamizao de um Clube de Ingls que permita a participao dos alunos dos 2 e 3 ciclos, explorando as suas motivaes e interesses.

2. Fundamentao terica
O Projecto Educativo do Agrupamento diagnostica alguns dos principais problemas, nomeadamente: a desmotivao relativamente s actividades lectivas e escola, em geral; baixo aproveitamento na disciplina; falta de autonomia no trabalho da aula e extra aula; (Resumido e adaptado do Projecto Educativo do Agrupamento.) Considerando a escola como um espao dinmico de reflexo, aberta a novas experincias e aprendizagens centradas na formao integral do aluno, o Grupo Disciplinar de Ingls conclui que a implementao de um Clube de Ingls poder ser um espao privilegiado em que todos os intervenientes articulem experincias de aprendizagens diversificadas, num ambiente promotor da comunicao, da autoestima e do pensamento, numa perspectiva do aprender a ser / aprender a fazer / aprender a aprender. O Clube de Ingls funciona como estrutura de enriquecimento curricular e animao cultural, colaborando na promoo e utilizao criativa dos tempos livres dos alunos.

Pgina 1 de 5

ESCOLA B. I. / J.-I. DE

Ano Lectivo 2010/2011

3. Objectivos do Clube de Ingls


Os objectivos deste clube so os seguintes: Estabelecer e desenvolver uma relao afectiva com a Lngua Inglesa; Criar um espao de complemento curricular pedaggico e cultural na aprendizagem da lngua inglesa; Aumentar a produo e audio da oralidade em lngua inglesa; Fomentar a leitura de livros, jornais e revistas, com recurso ao dicionrio; Incrementar o desenvolvimento de actividades que possibilitem uma aprendizagem mais aliciante da Lngua Inglesa com nfase nas actividades de carcter ldico; Desenvolver nos alunos o gosto pela criao de materiais alusivos Lngua Inglesa; Apoiar a realizao de concursos e a execuo de materiais relacionados com datas festivas relacionadas com os pases anglfonos; Valorizar a variedade e a diferena, interagindo com outras culturas e relacionando-se com outros espaos socioculturais; Desenvolver a capacidade de comunicao, a criatividade, a iniciativa e a autonomia; Utilizar as TIC; Utilizar material informtico para efeitos de pesquisa orientada e de acordo com os interesses dos alunos; Desenvolver a autoconfiana na realizao de tarefas, resolvendo por si prprios as dificuldades; Incentivar o assumir de responsabilidades em projectos ou actividades; Estimular a descoberta de novos saberes; Estimular a civilidade no relacionamento interpessoal; Facilitar a formao integral e a realizao pessoal; Cooperar com os outros clubes e/ou projectos existentes na escola tentando assim, dar forma ao conceito de interdisciplinaridade.

4. Funcionamento do Clube de Ingls: recursos humanos e materiais


O Clube funciona ao longo do ano lectivo s teras-feiras, das 16h20 s 17h05, na sala 6 ( necessrio um espao que permita a ligao de computadores Internet, o uso de televisor e vdeo, que tenha um armrio e possibilite o acesso a arrumao dos materiais produzidos). dinamizado pela professora Esperana Costa, em estreita colaborao com as colegas do Grupo Disciplinar de Ingls. Podero inscrever-se os alunos dos 2 e 3 ciclos de ensino da escola, com prioridade para os alunos inscritos na disciplina de Lngua Inglesa, at um mximo de 10 alunos. factor de excluso do clube a falta de assiduidade (5 faltas injustificadas durante o ano lectivo) e o desrespeito pelas normas / regras estabelecidas no Regulamento Interno do Agrupamento (ver Direitos e Deveres dos Alunos).
Regimento do Clube de Ingls Pgina 2 de 5

ESCOLA B. I. / J.-I. DE

Ano Lectivo 2010/2011

5 Proposta de Actividades
ACTIVIDADES ESTRATGIAS RECURSOS CALENDARIZAO

Jogos de apresentao Definio de regras de funcionamento Comemorao do Natal

Apresentao de propostas

Alunos inscritos Professora responsvel

1 Perodo 13 de Outubro

materiais decorativos alusivos ao tema Elaborao de postais de Natal Comemorao Realizao de do Dia de S. cartes e materiais Valentim decorativos alusivos ao tema; Venda de postais com mensagens de amizade; Entrega dos postais Redaco de artigos para o Jornal Passo A Passo Actividades Realizao de diversas de Karaoke, a nvel do carcter ldico Clube de acordo com Promoo da cultura os interesses dos de expresso inglesa alunos com exposio de cartazes Venda de pancakes

Elaborao de

Cartolinas, cola, tesouras... Pais e encarregados de educao Cartolinas, cola, tesouras... Computadores com acesso Internet Mesas, cadeiras e espao para venda das mensagens

Durante os meses de Novembro e Dezembro

No do ms de Fevereiro

Televiso, vdeo, leitor de CDs, Mesas, cadeiras e espao para venda das pancakes, Cartolinas, cola, tesouras...

Incio do 2 perodo Fevereiro

Regimento do Clube de Ingls

Pgina 3 de 5

ESCOLA B. I. / J.-I. DE

Ano Lectivo 2010/2011

ACTIVIDADES

ESTRATGIAS

RECURSOS

CALENDARIZAO

Actividades

Realizao de jogos diversos diversas de carcter ldico Aprendizagem de de acordo com vocabulrio e itens os interesses dos gramaticais atravs de alunos diversos jogos: Games at the Club Organizao de um concurso sobre conhecimentos gerais relativos aos pases de expresso Inglesa Audio de canes e /ou traduo de letras Visionamento de filmes (ou excertos) sobre temas determinados Debates; discusso de temas relacionados com domnios de referncia leccionados Descrio de imagens; resumo de textos/artigos Dramatizaes Leituras diversificadas Publicao de folhetos /cartazes informativos relativamente a pases de expresso inglesa Visionamento de filmes sobre festividades inglesas Local a indicar pela Organizao Coordenadora dos da visita de Clubes estudo dos Clubes

Cartolinas, cola, tesouras... DVDs Computador e material de projeco Acesso Internet Televiso, vdeo, leitor de CDs, Livros, jornais revistas,

Ao longo do ano lectivo

Professores responsveis pelos Clubes Pais e encarregados de educao

3 Perodo Junho

6. Avaliao

Regimento do Clube de Ingls

Pgina 4 de 5

ESCOLA B. I. / J.-I. DE

Ano Lectivo 2010/2011

A avaliao do trabalho realizado ser efectuada ao longo do ano lectivo, nomeadamente no final de cada perodo, com os alunos participantes e em reunies de grupo e de coordenao de Clubes. No final de cada perodo ser entregue um relatrio Coordenadora dos Clubes e Projectos. O registo das presenas dos alunos ser efectuado semanalmente atravs da assinatura da folha de presenas. A avaliao da participao, empenho, atitudes e comportamentos dos alunos intervenientes ser realizada por eles prprios, por todos os colegas e pela professora responsvel em sesses a determinar para o efeito.

7. Concluso
Aprender uma lngua muito mais do que aprender o seu funcionamento. , tambm, contribuir para o enriquecimento pessoal e cultural, proporcionar uma relao com outras culturas, outros povos, outros modos de pensar. desenvolver o esprito de tolerncia, de respeito pela diversidade, nunca descurando a importncia da Lngua Materna, tambm como meio de comparao e contraste. Aprender uma lngua aprender um povo, uma cultura, crescer na formao integral do aprendente. O Clube de Ingls pretende ser um espao de dinamizao destes princpios.

Regimento do Clube de Ingls

Pgina 5 de 5

Вам также может понравиться