Вы находитесь на странице: 1из 5

O FOCO NARRATIVO EM DOM CASMURRO

Anderson Lopes

Faculdade So Bernardo Do Campo, So Paulo - Brasil.

Resumo: Esse artigo tem o intuito de analisar o foco narrativo na obra Dom Casmurro. Onde se analisa o efeito produzido pelo narrador onisciente apresentado na obra.

Palavras chave: Machado De Assis - Dom Casmurro Realismo

Resumen: Este articulo analisa el foco narrativo en la obra literaria Dom Casmurro .Donde se analiza el efecto produzido por el narrador omnisciente presentado en la obra.

Palabras clave: Machado De Assis - Dom Casmurro Realismo

1-Introduo
Nascido em 21 de junho de 1806 Machado De Assis um dos maiores escritores de todos os tempos- qui o maior escritor da lngua portuguesa publicou ao longo da sua vida cerca de 30 obras. Um dos fundadores e idealizadores do projeto da Academia Brasileira de letras foi Machado De Assis, atualmente sua cadeira-nmero vinte e trs ocupado pelo escritor e jornalista Luiz Paulo Horta.

Machado De Assis ainda que no se encaixe perfeitamente em nenhum dos movimentos literrios, por trazer caractersticas de vrios movimentos, considerado um autor realista. De fato, trata-se de um dos grandes nomes do Realismo, que pode se colocar lado a lado ao francs Flaubert ou ao russo Dostoievski, apenas para citar dois dos maiores autores do mesmo perodo na literatura universal. Dom Casmurro foi o stimo romance publicado por Machado de Assis. O livro objeto de inmeros estudos e releituras, e considerada por grande parte da critica o pice da fico machadiana, seu enredo e personagens marcaram como poucos no imaginrio literrio brasileiro .

2 - Dom Casmurro: A obra


Dom Casmurro narrado por Bentinho que conta sua histria desde a infncia para compreender algo mais do que o suposto adultrio de sua mulher: ele quer saber se ela sempre foi como ele a via depois do casamento: falsa e dissimulada. Ao ouvir uma conversa entre sua me e Jos Dias um agregado da famlia como define Bentinho ao longo da obra - comea, ento, elaborar planos que impeam sua ida ao seminrio. Mas nem com planos mirabolantes Bentinho conseguiu evitar sua partida, seguindo, ento, para os estudos eclesisticos. L conheceu aquele que se tornou o seu melhor amigo, Escobar.

Bentinho depois de um tempo, convenceu sua me a custear os estudos de outro menino, e fazer dele padre em seu lugar padre em seu lugar. Formouse em Direito e voltou para casar-se com Capitu.

Escobar tambm saiu do seminrio, casou-se com Sancha, amiga de Capitu e engajou-se no ramo do comrcio. Escobar Sancha tiveram uma filha, que em homenagem a Capitu se chama Capitulina. A amizade de ambos os casais foi aumentando.

Capitu e Bentinho, depois de um tempo de espera, conseguiram ter tambm um filho que veio a chamar-se Ezequiel, em homenagem a Escobar. O tempo foi passando. Escobar morreu afogado e Bentinho percebeu que Capitu havia ficado muito abalada com a morte de Escobar, mais abalada que o normal. Bentinho passou, ento, a desconfiar que houvesse certa semelhana na aparncia de entre Escobar e seu filho.

Quando cresceu Ezequiel foi internato em uma escola, mas, nos finais de semana, retornava a casa, deixando Bentinho atordoado com a traio estampada no rosto de seu prprio filho. Decide, com isso, levar a famlia Europa onde Ezequiel e Capitu ficaram morando. Dom Casmurro s voltou a ver Ezequiel quando este retorna da Europa anunciando a morte da me. Ao ver Ezequiel, Bento v a imagem perfeita de Escobar. Passados alguns meses,

Ezequiel viaja para o Oriente Mdio e l morre de febre tifoide. O adultrio paira nesse romance como uma incgnita, j que apresentada uma srie de provas e contraprovas sobre a traio de Capitu.

2.1- O foco narrativo


A histria traz um narrador onisciente, onde Bentinho quem nos conta a historia a partir de sua memoria. Em Dom Casmurro, a dramatizao do ato de narrar um dos componentes essenciais do enredo e da vida de Bentinho.

A genialidade da obra consiste no seguinte: em vez de simplesmente escrever uma histria, Machado de Assis inventou uma personagem (um pseudo-autor) de quem nos dado ver o ato de escrever o seu prprio romance. Dom Casmurro tambm pode ser entendido como uma autoanlise de Bento Santiago, sobrevivente nico de uma histria de amor com final amargo: pois Bento julga-se trado pela esposa Capitu e pelo melhor amigo Escobar. H vrios anos aps a morte da esposa e de seu suposto amante, Bento decide escrever o livro para restaurar no presente o equilbrio perdido no passado.

O ponto de vista de Bento Santiago domina tudo na narrativa. At mesmo as demais personagens no passam de projees de sua alma. So lembranas do seu passado, que vo ressurgindo do subsolo da memria medida que ele procura a reconstruo de si mesmo.

Massaud Moises diz que: Bentinho nos confidencia sua tragdia domestica constitui dado indispensvel compreenso de Dom Casmurro, pois serve ambivalentemente para os propsitos de ajuizar o cerne do romance, isso se houve

ou no adultrio por parte de [MOISES, MASSAUD pg. 115].

Capitu

Logo com a maestria a qual narrada a obra no importa realmente se houve ou no traio por Capitu, pois o efeito causado pela narrao supera isso.

3-Concluso
O efeito produzido pela oniscincia do narrador em Dom Casmurro faz com que a suposta traio de Capitu fique em segundo plano. Pois o ponto de vista de Bento Santiago domina tudo na narrativa. At mesmo as demais personagens no passam de projees de sua alma. So lembranas do seu passado, que vo ressurgindo do subsolo da memria medida que ele procura a reconstruo de si mesmo. E torna-se impossvel descobrir a verdade sobre o aconteci do.

Bibliografia
Assis, M. D. (1994). Obra Completa De Machado De Assis. Rio De Janeiro: Nova Aguilar. Assis, M. D. (2008). Dom Casmurro .Rio De Janeiro: Nova Fronteira Moises, M. (1997). Anlise Geral da Prosa. So Paulo: Editora Cultrix.

Вам также может понравиться