Вы находитесь на странице: 1из 71

Pastejo Rotacionado

Sistema de Pastejo Rotacionado

Autor:

Adilson de Paula Almeida Aguiar

Prof. de Pastagens e Plantas Forrageiras I e Zootecnia III (Bovinocultura de corte e leite) da FAZU e de Agrostologia da Universidade de Uberaba e consultor de empresas de pecuria

1. Introduo

Um sistema de pastejo constitui uma combinao definida e integrada do animal, da planta, do solo e de outros componentes do ambiente e os mtodos de pastejo pelos quais o sistema manejado para atingir resultados ou objetivos especficos (RODRIGUES e REIS, 1997)

Na maioria dos trabalhos sobre sistemas de pastejo, os autores procuraram comparar o contnuo com o rotativo, comumente conhecido por aqui como pastejo rotacionado. Nos ltimos anos os termos: pastejo continuo e pastejo rotacionado foram substitudos pelos termos lotao continua e lotao rotacionada (RODRIGUES e REIS (1997); HERLING et al., (2001); MARASCHIN (2001)), mas neste trabalho continuaremos a adotar a terminologia anterior devido ainda maior familiaridade com esta.

No pastejo contnuo, a pastagem utilizada sem descanso durante todo o ano, ou durante vrias estaes, podendo ser com carga fixa (o nmero de animais fixo) ou com carga varivel (o nmero de animais varia ao longo do ano, de acordo com a disponibilidade de forragem). No pastejo rotacionado, a pastagem subdividida em um nmero varivel de piquetes, que so utilizados um aps o outro, podendo tambm ser com carga fixa ou varivel.

1 / 71

Pastejo Rotacionado

Segundo EUCLIDES et al. (1989) qualquer sistema de pastejo engloba dois fatores: a freqncia de pastejo, que determinada pelos dias de pastejo e dias de descanso, e a intensidade de pastejo, determinada pela presso de pastejo. A manipulao destas variveis determina o sistema de pastejo. Os sistemas de pastejo so agrupados em sistemas de pastejo contnuos; diferidos; com descanso; rotacionados e sistemas combinados de pastejo. A manipulao das trs principais variveis do pastejo, nmero de animais, tempo de pastejo, intervalo de pastejos, determinam os seguintes mtodos de pastejo: contnuo com carga fixa; continuo com carga varivel; rotacionado com carga fixa; rotacionado com carga varivel; pastejo rotacionado com dois grupos de animais; pastejo em faixa; pastejo diferido ou protelado; creep-grazing e "creep grazing avanado" (VIEIRA, 1997).

SIMO NETO et al. (1986), citou que os sistemas de pastejo rotacionado tm sido aclamados como um dos meios de aumentar a produo de forragem h pelo menos quatro sculos. MARASCHIN (1986), reportou que o primeiro sistema de pastejo rotacionado, conduzido dentro de princpios de morfofisiologia do crescimento de plantas forrageiras parece ter sido desenvolvido na Alemanha no final de 1770 e depois introduzido na Inglaterra.

Autores como Wheller (1962); Barreto (1976); Mannetje et al. (1976); Whiteman (1980); Blaser (1982); Thomas e Rocha (1985), citados por RODRIGUES (1988), compararam os sistemas de pastejo rotacionado e continuo, e chegaram a resultados bastante conflitantes e controvertidos em relao aos mritos de cada um. Em alguns trabalhos houve uma melhoria na cobertura vegetal da pastagem, mas no teve influncia sobre a produo animal. Em outros trabalhos houve aumento na produo animal, mas no resultou em efeitos benficos para a pastagem.

Segundo RODRIGUES e REIS (1997) um sistema de pastejo ideal aquele que permite maximizar a produo animal sem afetar a persistncia das plantas forrageiras. A escolha de um sistema de pastejo bem mais complexa do que simplesmente se adotar algumas tcnicas de manejo, haja vista que envolve uma srie de variveis interagentes, tais como a planta forrageira, o animal, o clima e o solo. Alm destas variveis, estudos de Riewe (1965), citados por RODRIGUES (1988), demonstraram um efeito significativo da presso de pastejo sobre o desempenho animal independente do sistema de pastejo utilizado. Desse modo, qualquer sistema de pastejo poder resultar em timo desempenho animal, pois o mais importante o consumo de energia, o qual est relacionado com a disponibilidade da forragem, proporo de folhas na pastagem, digestibilidade e consumo de forragem (RODRIG

2 / 71

Pastejo Rotacionado

UES, 1988 ). Ento resta-nos saber qual o melhor sistema de pastejo para atender as exigncias de crescimento da planta forrageira e para melhorar a eficincia na colheita de forragem. Segundo SILVA (1995), o manejo das pastagens assume papel fundamental na produtividade animal, uma vez que somente atravs do conhecimento, manipulao e alocao correta dos fatores de produo, solo-clima-planta forrageira-animal, que ser possvel obter produtividade e rentabilidade favorveis dentro de qualquer sistema de produo animal.

2. Fatores que influenciam os resultados da produo animal nos sistemas de pastejo

2.1 - A espcie forrageira e o sistema de pastejo


S egundo MARASCHIN (1986), o pastejo rotacionado deve ser adotado para plantas que necessitam de um perodo de descanso para acumular e recuperar as reservas orgnicas; para permitir a regenerao da pastagem sem a interferncia do animal e prevenir a eliminao das espcies mais aceitas pelos animais.

Sobre a espcie forrageira, nos vrios trabalhos revisados (CORSI, 1980); (CORSI , 1 986); (MARASCHIN, 1986); (SIMO NETO et al., 1986); (BARRETO, 1976) parece que os autores esto de acordo que plantas eretas, de porte alto e com ritmo de crescimento acelerado, como as forrageiras das espcies Panicum maximum (Colonio, Tobiat, Tanznia, Mombaa), Pennisetum purpureum (Capim Elefante), Andropogon gayanus

3 / 71

Pastejo Rotacionado

(Capim Andropogon), Hyparrhenia rufa (Capim Jaragu) e Setaria spp, so mais adaptadas ao sistema de pastejo rotacionado, enquanto as forrageiras de porte baixo, estolonferas ou semi-prostradas, se prestam mais ao sistema de pastejo contnuo.

Segundo MARASCHIN (1986), em plantas eretas, as melhores rebrotas so possveis de ocorrer quando os perodos de pastejo so de curta durao (trs a oito dias), pois permitem melhor controle da conduo de resduo para valores desejveis de ndice de rea foliar (IAF) e de glicdios de reserva.

Em pastagens formadas por forrageiras de alto potencial de produo e manejadas em pastejo contnuo, com baixa lotao, ocorre como conseqncia o pastejo desuniforme. Nesta condio comum aparecerem reas sub-pastejadas e super-pastejadas dentro de um mesmo pasto. Nas reas super-pastejadas, onde os animais concentram o pastejo por haver rebrota constante, ocorre o aparecimento de plantas invasoras de hbito de crescimento rasteiro como o Gramo ( Paspalum notatum ), a Grama Paulista ( Cynodon dactylon ) e vrias invasoras de folha larga. comum tambm que essas reas super-pastejadas fiquem com o solo descoberto, ocorrendo um encrostamento em sua superfcie. Na maioria das situaes, estas reas super-pastejadas esto prximas aos bebedouros, saleiros e malhadouros do gado. Nas reas sub-pastejadas, a forragem rejeitada pelos animais porque fica envelhecida e lignificada. O pecuarista geralmente procura adotar algumas prticas conhecidas como "condicionadores de pastejo", na tentativa de obrigar os animais a consumirem a forragem envelhecida. A mudana de saleiros de lugar uma das prticas mais utilizadas. Quando trabalhamos com forrageiras de porte baixo, de crescimento rasteiro, ou com forrageiras de crescimento lento, estes condicionadores ainda podem funcionar, mas quando utilizamos forrageiras de porte alto, de crescimento ereto e com ritmo de crescimento acelerado, esta prtica ineficiente.

Em um manejo racional do gado, os saleiros devem ficar localizados o mais prximo possvel das aguadas e bebedouros para que haja um estmulo para a maior ingesto da mistura mineral. Obrigar o animal a andar por longas distncias para consumir o sal uma atitude irracional. Em dias muito quentes, principalmente para animais cruzados ou de puro sangue europeu, o consumo de sal ficar comprometido se os saleiros estiverem muito distantes da gua. COSTA e CROMBERG (1997 ) citaram que a localizao da fonte de gua na pastagem define o grau de utilizao da forragem, pois o gado prefere se alimentar em reas at 200 m da gua e pode evitar reas a mais de 600 m. Os animais s passam a utilizar a forragem a mais de 1,6 Km da gua quando, de 40% a 50% da forragem prxima gua foi consumida. Este dado sugere que em pastos com reas menores, onde a fonte de

4 / 71

Pastejo Rotacionado

gua fica mais prxima para os animais, mais fcil se conseguir pastejo uniforme.

O pecuarista ainda lana mo de outras estratgias como o uso de roadeiras, ou o fogo, ou a diviso da pastagem com uso de cercas. Estas alternativas podem ser eficientes no curto espao de tempo, mas implicam na elevao de custos, no caso das roadas e da diviso de pastos, ou so prejudiciais ao solo, como no caso da queima, que diminui a maior riqueza dos solos tropicais: a matria orgnica, componente que mais contribui para o desenvolvimento de cargas negativas, aumentando a CTC do solo (VAN RAIJ, 1991); (CORSI e NUSSIO,1993). A GUIAR (1998 ) sugeriu que primeiro o pecuarista deve tentar uniformizar o pastejo juntando o gado em lotes maiores e adotando o pastejo rotacionado, haja vista que esta alternativa no demanda investimentos, mas apenas a adoo de correto manejo da pastagem. Se aps usar esta alternativa, o pastejo ainda continuar desuniforme, o pecuarista dever fazer as divises dos pastos.

Nas plantas forrageiras tropicais, devido sua elevada taxa de crescimento, ocorre uma queda muito rpida do seu valor nutritivo e de sua digestibilidade com o avano da maturidade. Como os animais tm preferncia pelas rebrotas tenras em reas j pastejadas, torna-se imperioso dividir as reas das pastagens ou aumentar o rebanho para produzir pastejo uniforme (CORSI, 1980). Segundo este mesmo autor (1986 ) , a uniformidade de utilizao de pastagens de alta produo uma necessidade para evitar a sua degradao e sugere que o pastejo rotacionado pode se constituir no sistema adequado para alcanar a uniformidade de pastejo desejada e proporcionar aumentos significativos de produtividade animal.

Pastejo desuniforme ainda provoca sobras de forragem que aumentam com o aumento na sua disponibilidade, em pastos muito grandes, quando a forragem envelhece, reduzindo a sua digestibilidade e quando a altura do pasto aumenta. A adoo de pastejo rotacionado rpido, com alta lotao animal, em menores reas, contribui para a uniformizao do pastejo e ganhos em produtividade.

Outro aspecto relacionado espcie forrageira a maior adaptao das leguminosas ao sistema de pastejo rotacionado. Segundo MARASCHIN (1986), a adoo de pastejo rotacionado, com longos ciclos de pastejo (em torno de 56 dias) so determinantes para a

5 / 71

Pastejo Rotacionado

perenidade da leguminosa na pastagem. SIMO NETO et al. (1986), tambm citou que o past ejo rotacionado aumenta a proporo da leguminosa na pastagem, principalmente daquelas que possuem crescimento do tipo volvel trepador, tais como a Centrosema, o Siratro, a Soja Perene, a Pueraria, entre tantas outras.

2.2 - A taxa de lotao animal e o sistema de pastejo


Em relao taxa de lotao animal, MARASCHIN (1986); CORSI (1980); SIMO NETO et al., (1986) concluram que o sistema de pastejo rotacionado s tem vantagens sobre o contnuo se houver aumento na taxa de lotao animal na rea, refletindo maior produo de forragem. Quando a taxa de lotao baixa ou moderada, o pastejo contnuo tem sido similar ou melhor que o rotacionado, mas, quando a taxa de lotao alta, o rotacionado tem sido superior. CORSI (1980), afirmou que o sistema de pastejo s passa a ter significncia quando o nvel de produo de forragem alto. Para taxas de lotao de at 2,0 UA/ha parece no haver diferenas em produo entre os dois sistemas e nessa condio, o pastejo rotacionado teria as vantagens adicionais de possibilitar melhor controle para o aproveitamento da forragem disponvel e de sua qualidade. Acima de 2,0 UA/ha o rotacionado melhor porque possvel controlar o nvel de desfolha e evitar o consumo da rebrota que ocorre em poucas horas aps a desfolha, impedindo a reduo do vigor da rebrota.

MARASCHIN (2001) conclui a partir do trabalho de Hull et al., (1967) que os ganhos por animal sempre foram maiores para o pastejo continuo e que a taxa de lotao sempre foi maior no pastejo rotacionado e que o ganho por rea foi maior com lotaes medias no pastejo continuo e com lotaes mais altas no pastejo rotacionado e afirmou que esta interao existe e deve ser considerada.

Tabela 1. Resposta animal a mtodos de pastejo com lotaes fixas e variveis. Media de 3

anos.

Rotativo

Continuo

6 / 71

Pastejo Rotacionado

Parmetro

Media

Alta Equilibrada Media

Alta Equilibrada

Lotao 7,25 10,69 7,25 7,25 10,69 7,25

Animais.dia/ha 1.050 1.552 1.282 938 1.274 1.058

GMD (g) 520 460 530 690 580 740

Ganho/ha (kg) 547 669 665 645 591 843

En.

Colh. Mcal/ha

1.380 1.330

1.750

2.030 1.370

2.860

Fonte: Hull et al., (1967) citado por MARASCHIN (2001)

Este autor concluiu que no tratamento com lotao varivel no pastejo continuo se colheu mais energia na forma de carcaa que no pastejo rotacionado evidenciando a vantagem de um certo grau de pastejo seletivo para altos rendimentos por animal e por rea.

Em outro trabalho citado pelo mesmo autor, em pastagem exclusiva de gramnea adubada com nitrognio sob trs cargas e dois mtodos de pastejo observou-se maior ganho mdio dirio (GMD) para a lotao continua nas lotaes medias e alta, sendo que o rotativo foi superior na lotao bem alta, corroborando com o que veio sendo comentado at aqui neste trabalho.

7 / 71

Pastejo Rotacionado

Tabela 2. Produo animal e carga animal de capim dos pomares sob pastejo rotativo e

continuo com trs lotaes durante 5 anos.

Parmetros

Lotaes

Media

Alta Bem

Alta

Medias

Pastejo Rotativo

GMD (g) 600 548 467 557

Animais.dia/ha 653 752 772 726

Ganho/ha (kg) 479 442 382 434

Pastejo Continuo

GMD (g) 743 630 399 590

Animais.dia/ha 607 651 719 660

8 / 71

Pastejo Rotacionado

Ganho/ha

(kg)

487

439

297

407

Fonte: VPI Research Bulletin, 45, 1969 citado por MARASCHIN (2001)

MARASCHIN (2001) chamou a ateno para o fato de que nos trabalhos sobre sistemas de pastejo at o inicio da dcada de 70 deu-se importncia apenas lotao da pastagem e raramente se fez referencia a disponibilidade de forragem, porem, aps este perodo aumentou-se freqncia de trabalhos dando importncia ao conceito de presso de pastejo e resduo aps o pastejo. Neste sentido, o pastejo rotacionado passaria a ser considerado como o sistema mais adequado que o continuo para manejar a pastagem com base nas caractersticas morfolgicas e fisiolgicas da planta forrageira.

2.2.1 O aumento na taxa de lotao no sistema rotativo

Segundo CORSI (1986), as vantagens do sistema de pastejo rotacionado sobre o contnuo no so sempre evidenciadas para as condies de clima temperado, onde a produo de forragem menor quando comparado com a produo das forrageiras tropicais. Nos trabalhos de Wheeler (1962); Walton (1981); Riewe (1985), foi concludo que nas regies de clima temperado, os sistemas de pastejo per se tem pequeno efeito sobre a produo animal (RODRIGUES, 1988).

MARASCHIN (1986), afirmou que em plantas forrageiras de porte baixo obtm-se produo animal semelhante tanto em pastejo contnuo quanto em pastejo rotacionado. E que em pastagens nativas no Brasil e no mundo, o sistema rotacionado chega a ser 8,2% superior em ganho lquido/ha.ano, comparado ao sistema contnuo.

Em trabalhos realizados na Nova Zelndia, McMeekan (1960), citado por SIMO NETO et al. (1986), comparou primeiro o pastejo rotacionado com o pastejo contnuo numa mesma

9 / 71

Pastejo Rotacionado

lotao. Quando a lotao foi elevada em 25%, a produo animal/ha foi 13% superior com o pastejo rotacionado. A tabela abaixo, retirada do trabalho de BARRETO (1976), demonstra os dados deste trabalho.

Tabela 3. Pastejo rotacionado versus pastejo contnuo com gado leiteiro.

Pastejo contnuo

Pastejo rotacionado

Diferena

Fonte: BARRETO (1976)

No Brasil, em condies subtropicais, PRIMO et al (1973), obteve uma diferena de 19,5% em favor do pastejo rotacionado, em pastagens consorciadas de Azevm, Trevo Branco e

10 / 71

Pastejo Rotacionado

Cornicho, durante 4 anos de trabalho.

Tabela 4. Comparao entre pastejo rotacionado e pastejo contnuo no Rio Grande do Sul d urante 4 anos.

Ganho/an.

Kg

Contnuo

Rotacionado

Fonte: PRIMO et al (1973).

McCAUGHEY (1994 ) comparou a eficincia no uso de gua do solo pelo sistema radicular de

11 / 71

Pastejo Rotacionado

plantas forrageiras exploradas em sistemas de pastejo contnuo e rotacionado e obteve razes mais saudveis e mais desenvolvidas com o segundo sistema. As razes foram mais eficientes na absoro de gua e a produo de forragem foi 10% maior que no contnuo, o que resultou em maior produo/ha. Este dado muito importante principalmente para os tcnicos que trabalham em regies semi-ridas ou sujeitas a veranicos freqentes e de longa durao

Em pastagens tropicais consorciadas com Colonio e Siratro, Stobbs, citado por MARASCHIN (1986), obteve uma produo 48% superior com a adoo de pastejo rotacionado, comparado com o pastejo contnuo. Blaser et al (1969), citado por RODRIGUES (1988), tambm observaram uma vantagem na produo de leite e de carne quando as pastagens foram utilizadas em rotao. Os benefcios obtidos com o sistema rotacionado foram atribudos as maiores quantidades de forragem produzida e armazenada.

MARASCHIN (1986) afirmou que o pastejo rotacionado no supera o contnuo no ganho/animal, mas tem condies de manter uma lotao maior e que no Brasil, o rotacionado produz 20% a mais por ha. A campo existem propriedades espalhadas nos Estados de So Paulo, Minas, Bahia, Par, Gois e Mato Grosso do Sul que tm conseguido desde 1994 ndices semelhantes aos reportados na literatura, com aumentos na taxa de lotao animal que variou de 17 a 39% (em mdia 25%) com a adoo do sistema de pastejo rotacionado. Este aumento na lotao animal est muito prximo dos dados que foram encontrados na literatura, que variaram de 8,2%, em pastagens nativas, a at 50%, em pastagens cultivadas (passando por intervalos de 10; 13; 19,5; 20; 48%), dando uma mdia de 24%.

Pode parecer que 20 a 25%, seja um pequeno aumento na lotao animal, mas dependendo do nmero de animais existentes na propriedade, no incio dos trabalhos, poder ser bastante representativo a quantidade de animais que devero ser adquiridos a mais. Por exemplo, em uma fazenda com aproximadamente 30.000 animais de recria e engorda, correspondendo a 22.000 UA (animais com peso vivo de 330 Kg). Um aumento de 20% na lotao animal de suas propriedades representar mais 4.400 UA ou mais 6.000 animais de 330 Kg. Como normalmente so abatidos 12.000 animais/ano (40% do rebanho), o nmero de animais abatidos/ano saltaria para 14.400, uma diferena de 2.400 animais a mais ou 38.400 arrobas a mais por ano, considerando um peso de abate de 480 Kg (16 @).

A maioria destes trabalhos de campo foi realizada com forrageiras do gnero Brachiaria sp m as com forrageiras das espcies Panicum maximum (principalmente com o capim colonio) e Andropogon gayanus

12 / 71

Pastejo Rotacionado

, temos conseguido at dobrar a taxa de lotao nos primeiros anos e em mdia temos aumentado em at 50% em 4 anos. Geralmente estas forrageiras so sub utilizadas em pastejo contnuo, devido o pastejo ficar desuniforme, como j foi comentado neste trabalho. Com pastejo desuniforme, as perdas ocorrem onde os animais super pastejam a forragem, porque no permitem que a forrageira desenvolva de acordo com o seu potencial de crescimento e com o potencial que o solo permite em termos de nutrientes disponveis, e as perdas reais que ocorrem nas reas sub pastejadas devido ao envelhecimento da forrageira. Por isso, quando adotamos o pastejo rotacionado possvel obter-se melhores resultados em termos de aumento na lotao animal quando comparamos com forrageiras de crescimento estolonfero e sub-prostado, como Brachiaria spp e Cynodon spp.

Todo o aumento alcanado aps a adoo do pastejo rotacionado devido basicamente ao aumento na eficincia de colheita da forragem pelos animais devido uniformidade de pastejo e no devido ao aumento na produo de forragem que se consegue apenas atravs da reciclagem de nutrientes na pastagem, como preconizam alguns. bom chamar a ateno para o fato de que o aumento na lotao da pastagem, atravs da adoo de qualquer sistema de pastejo, sempre estar condicionado fertilidade do solo. Se um tipo de solo tem potencial para fornecer nutrientes para um determinado nvel de produo e, esta no est sendo alcanada devido a erros no manejo da pastagem, com a adoo de pastejo rotacionado bem conduzido ser alcanado algum aumento na lotao, devido ao aumento da eficincia na colheita de forragem, mas, se o solo de baixa fertilidade natural ou encontra-se com a fertilidade j esgotada, em pastagens onde a forrageira geralmente est rapada, pouco ou nenhum aumento da lotao poder ser obtido atravs da simples adoo do sistema de pastejo rotacionado.

A produo de forragem s pode ser aumentada com a introduo de nutrientes no sistema, atravs da adubao da pastagem ou atravs da fixao de nitrognio pela forrageira, principalmente pelas leguminosas. O impacto do aumento na eficincia do pastejo sobre o aumento na lotao s dura at uniformizar o pastejo. A partir da temos que optar ou por adubar para aumentar a produo ou reduzir a lotao

Aps a avaliao destes dados parece ficar evidente que o sistema de pastejo rotacionado deve ser adotado, principalmente, em condies de explorao intensiva da pastagem,

13 / 71

Pastejo Rotacionado

quando a produo de forragem alta, o que se consegue em pastagens recm-implantadas ou adubadas intensivamente, com espcies forrageiras de alto potencial de produtividade e de crescimento ereto.

Mas e nas situaes onde a forragem cresce lentamente e permanece com um porte baixo praticamente o ano inteiro. Pelo Brasil Central comum observarmos uma paisagem bem caracterstica que so as pastagens rapadas, principalmente de Brachiara spp. Ser que nesta condio a adoo do pastejo rotacionado possibilitaria a intensificao da produo da pastagem? CORSI (1980), afirmou que em situaes onde a rebrota lenta, devido eliminao freqente dos meristemas apicais, ocorrem srios prejuzos para a produtividade da planta forrageira e abrevia a sua persistncia na pastagem. Nesta condio, a freqncia de pastejo deve ser diminuda, o que possibilita perodos de descanso adequados para a planta forrageira. Esta medida s poder ser tomada se for adotado o sistema de pastejo rotacionado.

2.3 - O sistema de pastejo e o controle da demanda e do suprimento de forragem em um sistema de produo a pasto

Segundo SILVA e PEDREIRA (1997) mtodos baseados em lotao contnua apresentam-se como estratgias de pastejo onde se tem pouco controle sobre o nvel de consumo individual de MS de forragem. No entanto, em situaes onde existe falta ou excesso de forragem, a possibilidade de controle efetivo na lotao contnua menor do que nos mtodos baseados em pastejo rotacionado, que permitem, tambm, o racionamento ou introduo de estratgias de conservao de forragem nas situaes citadas acima.

HOLMES (1996 ) citou que o uso de pastejo contnuo ou rotacionado tem relativamente pouco efeito sobre a produo de leite por hectare quando a produo de forragem suficiente para satisfazer os requerimentos de alimentos das vacas, mas que nos sistemas intensivos de explorao de pastagens da Nova Zelndia, onde os animais utilizam os pastos o ano todo, freqentemente necessrio limitar a ingesto diria de forragem atravs do dimensionamento da rea de pasto utilizada a cada dia. Isto pode ser feito com maior facilidade atravs do sistema de pastejo rotacionado, o qual utilizado na maioria das fazendas produtoras com o objetivo de permitir o manejo racional do pastejo.

Segundo SILVA e PEDREIRA (1996 ) , a produo de forragem no pode ser medida em sistemas de pastejo contnuo como o "acmulo lquido de forragem", que o

14 / 71

Pastejo Rotacionado

mtodo convencional usado em estudos agronmicos, porque parte do crescimento da forragem continuamente removida pelos animais em pastejo. Se a taxa bruta de produo de forragem for igual soma da remoo pelo pastejo e das perdas de tecidos por senescncia e morte, no sero observadas mudanas lquidas no estoque de forragem no pasto.

Dado ao maior grau de gerenciamento dispensado, mais fcil fazer bem feito quando se usa o pastejo rotacionado, pois qualquer erro cometido pode ser corrigido to logo seja percebido (VIEIRA, 1997).

3. O manejo do pastejo rotacionado

Neste sistema de manejo da pastagem, aps a ocupao de cada piquete, por um perodo de tempo varivel de alguns dias, quando sua vegetao desfolhada total ou parcialmente, o piquete permanece em descanso, sem a presena dos animais, para a recuperao de sua folhagem, completando o ciclo de pastejo.

3.1 - Perodo de ocupao e perodo de permanncia

Segundo GOMIDE (1997 ), o perodo de ocupao do piquete corresponde ao perodo de permanncia dos animais no piquete, quando o pastejo praticado por um s grupo de animais. Quando ocupado por dois grupos de animais, o perodo de ocupao corresponde soma dos perodos de permanncia de cada grupo. Este autor sugeriu que o perodo de ocupao deve ser o mais curto possvel para aumentar a eficincia de uso da forragem e para prevenir uma segunda desfolha do perfilho durante o perodo de ocupao, o que comprometeria a sua recuperao por esgotar as reservas orgnicas.

Segundo SANTOS et al., (1998), o perodo de ocupao vai depender do ritmo de crescimento das plantas e da estrutura disponvel. Quanto menor for o perodo de ocupao da pastagem, maior ser o controle do homem sobre o pasto, mas por outro lado maior ser a necessidade de infra-estrutura, como cercas, aguadas, saleiros. Sendo assim os perodos de ocupao prximos de um dia devero ser adotados apenas em sistemas de uso intensivo da

15 / 71

Pastejo Rotacionado

pastagem quando as adubaes, principalmente com nitrognio, aceleram o ritmo de crescimento da planta. J nas reas mais extensivas este perodo poder ser estendido a at uma semana.

Sob o ponto de vista do animal, o perodo de permanncia influencia no consumo de forragem, sendo que perodos mais curtos devero ser adotados, principalmente para animais mais exigentes. A tabela abaixo demonstra a influncia do perodo de permanncia na rea de pastejo, sobre o consumo de forragem.

Tabela 5. Influncia do perodo de permanncia no piquete ou pasto sobre o consumo de

massa verde e matria seca.

Consumo de

massa verde (Kg)

MS

(%)

MS (kg)

No 1

dia de

pastejo

68

16 / 71

Pastejo Rotacionado

21,4

14,5

Alguns dias mais tarde

54,5

22,0

12,0

Aps consumo de 50% da

forragem

35,5

24,0

8,5

Aps consumo de 75% da

17 / 71

Pastejo Rotacionado

forragem

15,0

28,0

4,0

Fonte: KLAPP (1971).

O perodo de permanncia influencia o desempenho animal, pois quanto mais curto melhor ser o desempenho j que evita se assim uma maior flutuao no valor nutritivo da forragem entre o incio e o final do pastejo. MATOS e DEREZ (1995) citaram que em um trabalho de Cser, foram observadas flutuaes nas produes dirias de leite, que aumentavam com o perodo de permanncia dos piquetes. A menor flutuao ocorreu com perodo de permanncia de apenas um dia.

O valor nutritivo da forragem consumida maior no primeiro dia de permanncia quando comparado com os dias seguintes e este fato est associado com a maior disponibilidade de forragem e maior seletividade de folhas com alta concentrao de

18 / 71

Pastejo Rotacionado

nutrientes. Quando o perodo de permanncia por piquete de trs dias, a produo de leite aumenta do primeiro para o segundo dia e cai no terceiro dia. Com um perodo de permanncia de cinco dias, a produo aumenta do primeiro para o terceiro dia e abaixa no quinto dia de pastejo. Na tabela anterior observa-se que medida que o perodo de permanncia aumenta, o animal passa a colher menores quantidades de forragem. A qualidade da forragem tambm vai diminuindo devido a uma reduo na relao folha:caule j que os animais pastejam seletivamente as folhas.

RODRIGUEZ (1996) quantificou a variao na produo de leite de acordo com o perodo de permanncia por piquete. Este autor citou um trabalho onde no tratamento com um dia de permanncia a produo de leite foi 8% e 7% maiores, no perodo chuvoso e seco, respectivamente, comparado com dois dias de permanncia. Para reduzir os perodos de permanncia e ocupao dos piquetes torna-se necessrio o aumento no nmero de piquetes em uma fazenda.

Apesar destes resultados tem sido questionado que os aumentos no desempenho animal eram baixos para justificar todo o trabalho e investimento em mais divises, mas corredores e alocao de bebedouros e saleiros, principalmente em sistemas de baixa produtividade. Desse modo o perodo de ocupao por piquete e o numero de piquetes deveriam ser determinados pela velocidade de crescimento da pastagem de forma que se evitasse o consumo da rebrota que mais rpida em pastagens produtivas que apresentam alta taxa de expanso foliar aps o pastejo. A Tabela abaixo foi apresentada pessoalmente pelo Professor Moacyr Corsi em conferencias e fornece subsdios para determinar o perodo de ocupao e o numero de piquetes com base na taxa de rebrota e na expectativa do seu consumo.

Tabela 6. Efeito do ritmo de crescimento do pasto sobre a necessidade de diviso da

pastagem (30 dias de descanso)

Kg MS/

Dias retorno

Dias de

Nmero

19 / 71

Pastejo Rotacionado

ha/dia Cm/dia

UA/ha

na planta

Ocupao piquetes

20 0,5 1 30,0 30,0 2

40 1,0 2 15,0 15,0 3

60 1,5 3 10,0 10,0 4

80 2,0 4 7,5 7,5 5

100 2,5 5 6,0 6,0 6

120

3,0

5,0

5,0

Densidade = 40 kg MS/cm/ha; consumo de 10 kg MS/UA/dia; 50% de eficincia de pastejo; animal retorna planta com 15 cm rebrota.

Penati et al., 2000 citado pessoalmente por CORSI.

Os dados da tabela acima sugerem que o perodo de ocupao pode ser longo quando a expanso de rebrota baixa e nesta condio o numero de piquetes pequeno

20 / 71

Pastejo Rotacionado

chegando a ser apenas dois o que daria um sistema de pastejo alternado, mas, a diviso da rea num numero grande de piquetes j seria justificada em situaes em que a expanso da rebrota seja muito alta e para impedir o seu consumo o perodo de ocupao deve ser curto. Em trabalhos de pesquisa e de campo em Minas Gerais, Gois e Bahia, em pastagens dos capins Mombaa e Tanznia se tm medido a rebrota a cada semana dentro do perodo de descanso e no perodo de descanso total e temos obtido entre 1,5 e 3,0 cm de rebrota/dia em todo o perodo de descanso, mas na primeira semana logo aps o pastejo a rebrota tem

alcanado expanses de 6 a 8 cm/dia (dados no publicados). Considerando que o animal volta a planta quando a rebrota atinge 15 cm, os perodos de ocupao por piquete no deveriam ser maiores do que 2 dias, justificando um maior numero de divises.

3.2 - Perodo de descanso


Segundo GOMIDE (1997) tem sido proposta a definio do perodo de descanso em funo do intervalo de tempo de aparecimento de duas folhas sucessivas, conhecido como filocrono.

Os perfilhos das plantas forrageiras conseguem manter um nmero relativamente constante de folhas e, aps ser atingido esse nmero, sempre que surgir uma folha nova a mais velha ir desaparecer. Isso significa que quando a folha no colhida em um determinado espao de tempo, ela inevitavelmente senesce e morre (SANTOS et al., 1998). Segundo RODRIGUES e REIS (1995) em muitos capins cada folha tem um tempo limitado de vida, de tal forma que, na medida em que o perfilho continua a crescer em altura, as folhas basais mais velhas tendem a senescer e morrer progressivamente. O acmulo de material morto, proveniente da senescncia e morte de folhas, tem reflexos negativos sobre o valor nutritivo da forragem disponvel e sobre a eficincia com que o ruminante colhe a forragem (GOMIDE, 1997). CORSI (1993) comentou que a importncia da longevidade das folhas no reside somente na manuteno da qualidade da MS, mas desempenha papel fundamental no sentido de determinar o intervalo entre pastejos ou perodo de descanso da pastagem

Desse modo, para reduzir as perdas por senescncia, necessrio conhecer o tempo de vida das folhas e planejar os perodos de descanso da pastagem de tal forma que a maior parte das folhas tenha chance de ser colhida pelo menos uma vez

21 / 71

Pastejo Rotacionado

Na Tabela 7 tem a compilao de dados feita por GOMIDE (1997) e PEDREIRA et al., (2001) mostrando intervalos de aparecimento de folhas e numero de folhas verdes por perfilho de algumas espcies forrageiras tropicais.

Tabela 7 . Taxas e intervalos de aparecimento de folhas de gramneas tropicais

Espcies

Taxa de aparecimento Intervalo Folhas/

Autor

folhas.d-1

. perfilho dias/folha

perfilho

Andropogon g . 5 Pinto et al., (1993)

B. brizantha0,19-0,15 5,3*-6,7** 5 a 7 Corsi et al, 1994

B. decumbens 0,18-0,15 5,5 - 6,8 ** 5 a 7 Corsi et al., 1994

B. humidicola 0,25-0,16 4,0*-6,2** 5 a 7 Corsi et al., 1994

B. decumbens 0,12 8,3*** 4 Gomide et al., 1997

Cynodon spp 10,7 Oliveira et al., (1998)

cv Coastcross 0,13-0,31 5,6 Pinto (2000)

22 / 71

Pastejo Rotacionado

cv Florakirk 0,11-0,31 5,8 Pinto (2000)

cv Tifton 85 0,09-0,33 5,4 Pinto (2000) P.maximum Colonio 4,6 Pinto et al., (1993)

Vencedor 0,19 5,3 6 Gomide, 1997

Mombaa 0,12 4,3 4 Gomide, 1997

Tanznia 4 Gomide, 1997

Tanznia 0,10-0,12 Beretta (1999)

Tanznia 0,10 4,8 Rosseto (2000)

Tobiat 0,08-0,12 Teixeira (1998)

Centenrio 4 Gomide, 1997

Guin 0,23 2,4 5 Pinto, 1993 P. purpureum

23 / 71

Pastejo Rotacionado

cv Roxo 0,30-0,60 Carvalho et al., (1996)

cv Mott 0,13-0,17 5,4-6,8 Almeida et al., (1997)

cv Guau 0,14 7,1 Rosseto (2000)

Setaria

anceps

0,42

9**

Pinto, 1993

Uruchloa mosanbicensis 4a 6 McIvor, 1984

Setaria anceps 0,42 9** Pinto, 1

primavera, ** vero, *** outono.

Fonte: Adaptado de GOMIDE (1997) e de PEDREIRA et al., (2001)

AGUIAR et al., (1998) obteve em um ensaio com seis cultivares de Panicum maximum , durante o final do vero e no outono, os seguintes dados: no tratamento adubado obteve 4,48 folhas/perfilho e 5,10 dias para o surgimento de cada folha, o que resulta em 23 dias para iniciar o amarelecimento da primeira folha. Para o tratamento no adubado estes valores so, respectivamente, 4,00 X 6,43 = 26 dias para iniciar o amarelecimento da primeira folha, valores estes que se aproximam dos encontrados por GOMIDE (1997).

24 / 71

Pastejo Rotacionado

Tabela 8. Taxa de expanso e aparecimento de folhas nos perfihos de cultivares de

Panicum Maximum com e sem adubao.

Taxa de expanso Aparecimento

de folhas Folhas/perfilho

Cm/dia

Dias/folha

Nmero

Cultivares Adubado adubado

No adubado Adubado

No adubado Adubado No

Tanznia 0,92 0,61 4,30 5,21 4,80 4,00

Vencedor 0,98 0,83 5,00 6,61 4,20 3,80

Centenrio 0,96 0,96 5,30 6,90 3,80 3,40

IZ-5 aruana 0,97 0,61 4,90 6,60 3,70 3,30

Tobiat 1,05 0,85 5,20 6,20 5,00 4,80

IZ-1 0,61 0,59 5,90 7,10 5,40 5,00

25 / 71

Pastejo Rotacionado

Mdia 4,0

0,91

0,74

5,10

6,43

4,48

Fonte: AGUIAR et al., (1998)

A partir destes dados se conclui que, as espcies de plantas forrageiras tropicais, mantm em seus perfilhos de 4 a 7 folhas verdes com intervalo de aparecimento de folhas entre 4 e 7 dias, o que levaria a recomendaes de perodos de descansos variando entre 16 a 49 dias dependendo da espcie e da poca do ano.

evidente que o perodo de descanso determinado a partir dos parmetros dias/folha e folhas/perfilho deve levar em considerao as variveis: gentipo, nvel de insero das folhas e fatores de meio como luz, temperatura, disponibilidade de gua e de nutrientes no solo, estao do ano e intensidade de desfolha, sendo a luz e a temperatura os fatores climticos determinantes das taxas de aparecimento e alongamento de folhas. Assim o intervalo entre o aparecimento de folhas sucessivas pode demorar menos de uma semana no vero e mais de um ms no inverno e o perodo de vida de uma folha pode ser de um ms no vero a dois meses no inverno (PEDREIRA et al., 2001)

Entretanto, alguns resultados de pesquisa tm sugerido que para espcies tropicais o os parmetros dias/folha e folha/perfilho no so adequados para determinar o perodo de descanso j que o ponto de inflexo na curva sigmide de crescimento destas espcies s ocorre por volta de 150 a 180 dias quando a forragem de baixa qualidade. Alem disso, no funcionaria para plantas tropicais porque a folha nova que surge maior e mais pesada que a folha que senesce e morre ao passo que em temperadas o tamanho da folha o mesmo. Ento, o perodo de descanso em tropicais deveria ser determinado pela qualidade da forragem.

Segundo Parsons e Penning (1998) citados por SANTOS et al., (1999) o melhor balano entre fotossntese, produo e senescncia obtido quando a forragem colhida ao atingir a mxima taxa de acumulo liquido mas que deveria ser considerado tambm que quando a taxa de acumulo se mantm elevada, mas a presena de hastes comea a limitar o

26 / 71

Pastejo Rotacionado

consumo de forragem o manejo deve ser direcionado para a reduzir a participao das hastes na produo. Estes autores compararam freqncias de pastejos de 28, 38 e 48 dias com os Capins Mombaa e Tanznia e chegaram as seguintes concluses: a massa de forragem aumentou com o intervalo de pastejos em ambas as cultivares, com aumentos mais expressivos quando se passou de 28 para 38 dias; em termos de acumulo total de forragem ao longo de toda a estao de crescimento no houve vantagem em reduzir a freqncia de pastejo j que com 28 e 38 dias o numero de ciclos de pastejo durante a estao de crescimento foi maior, como se observa na Tabela 9; a maior taxa de acumulo de MS ocorreu em novembro/dezembro e janeiro/fevereiro, indicando que nestes perodos deve-se trabalhar com maiores freqncias de pastejos ou lotaes animais maiores (Tabela 10) e dessa forma seria possvel evitar o aumento das perdas de forragem e o acumulo do resduo ps-pastejo, o que prejudicaria a qualidade da dieta e a rebrota da planta; a relao folha:haste da cultivar Mombaa reduziu com o aumento do intervalo de pastejos de 28 para 48 dias e a participao das folhas foi menor em abril/maio decorrente da predominncia de perfilhos reprodutivos na poca do florescimento j para a cultivar Tanznia, a participao de folhas aumentou com o intervalo de pastejos at dezembro, o que foi atribudo reduzida taxa de alongamento das hastes aliada a elevada taxa de alongamento das folhas neste perodo, indicando que o maior perodo de descanso favoreceu mais o acumulo de folhas que de hastes; em janeiro fevereiro no houve influencia mas em fevereiro/abril ocorreu reduo na relao folha:haste quando o intervalo de pastejo passou de 28 para 38 dias (Tabela 11).

Tabela 9. Efeito da freqncia de pastejo sobre a massa de forragem por pastejo (Kg/ha)

das cultivares Mombaa e Tanznia

Freqncia

Massa

de forragem por pastejo

de

pastejo

(dias)

Mombaa

Tanznia

27 / 71

Pastejo Rotacionado

- (Kg

MS/ha)

(t MSha/*)

(Kg MS/ha)

(t MS/ha*)

28 5.731 38 4.486 30

38 7.999 39 5.772 28

48

8.904

34

6.757

26

*Estao de crescimento de 185 dias

Fonte: Adaptado de SANTOS et al., (1999)

Tabela 10. Massa de forragem por pastejo (Kg/ha) e taxa de acmulo de MS, das

cultivares Mombaa e Tanznia nas quatro pocas do ano estudadas

poca

Massa de forragem

Taxa de acmulo de

do ano por pastejo (Kg/ha) matria seca (Kg/ha.dia)

28 / 71

Pastejo Rotacionado

Mombaa Tanznia

Mombaa

Tanznia

27/9 a 13/11/95 - - 129,8 79,8

14/11 a 31/12/95 6.352 5.324 167,4 128,2

1/1 a 17/2/96 9.603 7.366 195,7 150,1

18/2 a 5/4/96 7.395 5.274 134,5 96,1

6/4 a

23/5/96

6.713

4.733

Fonte: Adaptado de SANTOS et al., (1999)

Tabela 11. Relao folha:haste da cultivar Mombaa nas quatro pocas do ano e efeito da

freqncia de pastejo e da poca do ano na relao folha:haste da cultivar

29 / 71

Pastejo Rotacionado

Tanznia

poca

do

Mombaa

Tanznia

ano

Relao folha:haste

Freqncia de pastejo (dias)

- - 28 38 48

14/11 a 31/12/95 1,87 1,39 1,61 1,89

1/1 a 17/2/96 1,14 1,17 1,10 1,05

18/2 a 5/4/96 1,13 1,42 1,10 1,02

6/4 a

23/5/96

0,71

1,00

0,76

0,39

Fonte: SANTOS et al., (1999)

Segundo SANTOS et al., (1998), a maior parte dos sistemas de pastejo rotacionado no Brasil utiliza nmero e tamanho fixo de piquetes, o que dificulta a adoo de perodos de descanso diferentes. Dessa forma torna-se necessria a busca de alternativas que permitam controlar o crescimento da planta e maximizar o aproveitamento da forragem sem complicar a

30 / 71

Pastejo Rotacionado

rotina de trabalho na propriedade.

Para solucionar este problema alguns piquetes podem ser separados para a confeco de silagem ou fenos nas pocas em que fosse necessrio reduzir o intervalo entre pastejos. Assim os animais rodariam mais rpido no restante dos piquetes. Neste sentido, o uso de cercas mveis provisrias seria uma ferramenta interessante para se manter faixas que seriam pastejadas diariamente dentro dos piquetes cercados por cercas fixas. Outra alternativa seria alterar a lotao do pasto conforme a sua produo, mantendo o mesmo intervalo entre pastejos. Dessa forma, seria possvel maximizar o aproveitamento da forragem produzida e evitar o crescimento excessivo do pasto.

3.3 - Resduo ps-pastejo e presso de pastejo


Presso de pastejo um valor relativo que busca expressar a quantidade de forragem disponvel para os animais e dada em Kg de forragem por 100 Kg de peso vivo animal e resduo ps-pastejo representa a quantidade de forragem que fica no pasto aps a sada dos animais. importante lembrar que a presso de pastejo e o resduo ps-pastejo exercem um efeito marcante sobre o desempenho animal, pois deles depende o consumo total de matria seca e a qualidade da dieta.

Em sistemas intensivos de explorao, com nveis de nitrognio acima de 300 Kg/ha/ano associados a uma alta eficincia na colheita da forragem disponvel (nveis acima de 60%) melhor adotar 4% de presso de pastejo para manter resduos ps-pastejo baixos sem a presena de hastes. Em sistemas com nvel mdio de adubao podem ser adotadas presses de pastejo de 5 a 6% (40% a 50% de aproveitamento). Na Tabela 12 observa-se que na presso de pastejo de 9% apenas 33% da forragem disponvel foi consumida ao passo que a eficincia de consumo de forragem chegou a 85% quando a presso de pastejo foi da ordem de 3%.

Tabela 12. Eficincia do consumo de forragem em funo da presso de pastejo

Eficincia

de consumo de

31 / 71

Pastejo Rotacionado

forragem

(%)

PP (kg MS/100 kg)

85 3

49 6

33

Fonte: COMBELLAS e HODGSON (1979)

Existem poucos dados de pesquisa com plantas tropicais correlacionando desempenho animal com resduo ps-pastejo, porm acredita-se que valores em torno de 1.500 a 2.500 Kg/ha de MS de resduo sejam suficientes para se obter um bom desempenho animal, sem que as perdas de forragem sejam altas. Nos sistemas com altos nveis de adubao os resduos ps-pastejo devem ser mais baixos para possibilitar a penetrao de luz na base da touceira como forma de estimular o perfilhamento basal, j que este a base de explorao para rebrotas vigorosas em sistemas intensivos de uso para a maioria das espcies forrageiras tropicais . Em sistemas sem adubao ou com baixos nveis de fertilizantes, os resduos devem ser mais altos para causar menos stress planta j que as condies para a rebrota no so to favorveis. Adotando altas presses de pastejo com menores resduos ps-pastejo, no causa prejuzo aos animais j que a intensidade da presso de pastejo provoca mudanas na morfologia da planta forrageira, que passa a desenvolver seus perfilhos mais na posio horizontal colocando as folhas e seus pontos de crescimento em posio mais difcil de serem eliminados pelo pastejo. Dessa forma, mesmo com baixas alturas de resduo ps-pastejo, os animais ainda colhem muitas folhas que so mantidas at o perfil inferior da pastagem.

Entretanto, PAGGOTTO (2001) observou em capim Tanznia submetido a diferentes intensidades de desfolha uma sensvel reduo no crescimento radicular imediatamente aps o pastejo, principalmente nas desfolhas mais intensas que determinaram uma menor taxa de crescimento e um perodo mais longo para a retomada do crescimento do sistema radicular, indicando que os resduos ps pastejos devem ser mais pesados que aqueles 1.500 a 2.000

32 / 71

Pastejo Rotacionado

kg de MS/ha se for levado em conta o crescimento radicular e da parte area aps cada pastejo.

Tabela 13. Crescimento ps-desfolha do sistema radicular de capim Tanznia irrigado

submetido a trs resduos ps-pastejo (kg MSV/h) no perodo de primavera

Resduo

ps-pastejo

Kg MSV/ha _______________ Dias aps o pastejo __________________

3 12 21 30

____________ Crescimento de razes (mg/dm3) ___________

1.000 - 0,005 0,03 0,09

2.500 - 0,015 0,095 0,175

4.000

0,03

0,08

0,22

Fonte: Adaptado de CORSI, MARTHA JUNIOR, PAGGOTTO (2001)

33 / 71

Pastejo Rotacionado

Ainda segundo estes autores o peso do resduo ps-pastejo e a influencia deste sobre a biomassa de razes teria grande importncia no fornecimento de nitrognio (N) para o crescimento da parte area e citaram que aps uma semana aps a desfolha o decrscimo no contedo de N nas razes e nas folhas foi de 47 e 43%, respectivamente, sinalizando a maior remobilizao de reservas nitrogenadas da planta que ocorre rapidamente e de forma intensa aps a desfolha na busca do restabelecimento da cobertura vegetal e na retomada da atividade fotossinttica. Ainda citaram que 70 a 80% do N presente na parte area da planta na primeira semana aps o corte ou pastejo, pode ser proveniente da translocao a partir de razes e hastes seno o restante proveniente da absoro de N a partir do solo.

3.4 - Pastejo com dois grupos de animas ou pastejo de desponte e de rapadores

um procedimento adequado quando se trabalha com categorias animais possuindo exigncias nutricionais diferentes sendo o beneficio maior para categorias mais produtivas quando constituem o lote desponte. Tem sido adotado em fazendas de leite com o lote desponte sendo constitudo por vacas em lactao e o lote rapador por vacas secas e ou animais de recria; em fazendas de gado de corte com vacas premparas na frente e multparas atrs, ou com bois em terminao na frente e animais de recria atrs. Entretanto, os resultados mdios da produo do pastejo com dois lotes de animais no tm sido diferentes quando comparado com resultados obtidos com o pastejo de um nico lote, nem no ganho animal e nem no ganho por rea, indicando assim que a adoo do pastejo com dois grupos de animais s justificada quando as exigncias entre as categorias animais pastejando a rea forem muito diferentes de forma que justifique o aumento de trabalho e o perodo de ocupao em cada pasto ou piquete.

Na Tabela 14 observa-se que o ganho de peso dos animais do lote desponte foi 67% mais alto mas o ganho mdio e a produtividade da rea no foram significativamente diferentes quando se comparou com o sistema de apenas um lote.

Tabela 14. Ganho de peso e produo por hectare de misturas com trevo branco em

pastejo rotativo com dois grupos de animais.

34 / 71

Pastejo Rotacionado

Parmetro

______________ Dois grupos

_____________

Um grupo

Desponte

Rapadores

Media/Total

GMD (g) 612 367 490 485

Animais/ha 2,3 2,3 4,6 4,4

Ganho/ha

(kg)

523

317

840

816

Fonte: VPI Research Bulletin, 45, 1969 citado por MARASCHIN (2001)

4. A implantao do pastejo rotacionado

Quando o projeto vai ser implantado desde o incio, com a implantao dos piquetes, comum o pecuarista querer saber qual deve ser a forma dos piquetes. Na literatura a recomendao mais encontrada de que a forma deve ser a mais quadrada possvel ou retangular, sendo que o comprimento no deve ultrapassar em trs vezes a medida da largura. Os dados indicam que pastos ou piquetes com estas formas so pastejados mais uniformemente. As formas em pizza ou em leque, chegando nas reas onde ficam os bebedouros e os saleiros (reas de lazer ou de descanso) devem ser evitadas, pois h uma tendncia de ocorrer pastejo desuniforme, com super-pastejo prximo a estas reas. Atualmente muitos projetos de pecuria esto sendo desenvolvidos com o uso de irrigao com piv central e ainda no se tem uma forma de diviso dos piquetes que no seja em pizza, com todos os piquetes chegando a uma rea de lazer no centro onde fica o piv.

No passado, vrios autores citaram que as produes adicionais obtidas com pastejo rotacionado, normalmente, no justificavam as despesas extras com implantao de cercas,

35 / 71

Pastejo Rotacionado

instalaes de gua e sombra (MARASCHIN, 1986); (BARRETO, 1976 ). Uma maneira de economizar com a implantao de fontes de gua e saleiros a construo de "reas de lazer" ou "rea de descanso", que so comuns a todos os pastos ou piquetes de um mdulo (unidade de manejo formada por vrios pastos ou piquetes que manejada com um ou dois grupos de animais) atravs de um corredor, ou na diviso de quatro pastos. Nestas reas, os animais encontram a fonte de gua, os saleiros e sombra, onde podem descansar e ruminar. Na implantao destas reas consideramos uma rea de 5,0 m
2

/UA e 3 cm lineares de rea de chegada/UA e 4 cm para vacas paridas, nos saleiros. Esta recomendao de rea de chegada ao saleiro encontrada na literatura, embora temos observado a campo que esta referncia perde a importncia em situaes onde se coloca sal seco e fresco todos os dias nos saleiros, onde a fonte de gua est prxima do saleiro e onde as reas de lazer so bem posicionadas. Quando se adota pastejo rotacionado passa a ser possvel colocar o sal praticamente todos os dias, pois o nmero de pastos para ser olhado diminui.

As divises dos pastos ou piquetes devem ser feitas com cercas eltricas, pois o custo de implantao tem sido 4 vezes mais baixo quando comparado com o custo para a implantao de cercas convencionais (Tabela 15).

Tabela 15. Comparao de investimentos para construir 1 km de cerca convencional e de

cerca eltrica.

Item

Valor unitrio (R$)

Cerca convencional

Unidades/km

36 / 71

Pastejo Rotacionado

Sub-total

Cerca convencional

(R$)

Cerca eltrica

Sub-total cerca eltrica

(R$)

Esticador

20

100,0

37 / 71

Pastejo Rotacionado

100,0

Postes

7,0

250

1.750,0

50 (20 em 20 m)

350,0

Arame

100

38 / 71

Pastejo Rotacionado

500,0

200,0

Mo-de-obra/esticador

7,0

35,0

35

39 / 71

Pastejo Rotacionado

Mo-de-obra/poste

1,4

250

350,0

50

70

Total/km

2.735

40 / 71

Pastejo Rotacionado

755

Fonte: Fazenda Santa Albertina, maro de 2002.

O custo ainda pode ser mais baixo aproveitando-se o arame e as lascas de cercas convencionais j existentes na propriedade, pois estes so os materiais mais caros. O menor investimento em cercas eltricas por hectare conseguido em divises de grandes reas, devido a menor necessidade de isoladores de canto (tipo castanha), esticadores, colchetes, lascas ou postes, etc, e, pela diluio dos custos destes materiais e do eletrificador em um maior nmero de hectares.

A vida til da cerca eltrica estimada em 8 anos (NEHMI FILHO et al.,1997), mas acreditamos que pode ser muito maior do que as cercas convencionais, pois nas cercas eltricas, os animais no se encostam para coarem ou tentam ultrapass-las, pois respeitam o choque.

5. Ciclagem de nutrientes sob sistema de pastejo rotativo

Cada vez mais maior o interesse em se estudar os nveis de nutrientes minerais

reciclados no sistema da pastagem e como so distribudos. Este interesse est sendo despertado devido ao ressurgimento de sistemas baseados no manejo intensivo da pastagem atravs da simples subdiviso e adoo de pastejo rotacionado. Durante o 14 o Simpsio sobre manejo da pastagem, em Piracicaba, 1997, trs trabalhos apresentados abordaram o tema "reciclagem de nutrientes nas pastagens" (MONTEIRO e WERNER, 1997); (AGUIAR, 1997); (CORSI e MARTHA JNIOR, 1997). Segue adiante um resumo dos dados apresentados nestes trabalhos.

41 / 71

Pastejo Rotacionado

O produtor brasileiro, provavelmente devido a sua cultura extrativista em relao pecuria, demonstra muito interesse e facilmente convencido a utilizar sistemas de produo baseados apenas na fertilidade natural do solo e na reciclagem de nutrientes promovida pela rotao de pastagens em piquetes de pequena rea, com alta concentrao de animais por um curto perodo de tempo. ROMERO (1994) comentou que a concentrao dos animais em lotes grandes favorece a deposio de elevadas quantidades de dejees que fornecem elementos nutritivos importantes para as plantas, micro e mesofauna do solo. Este autor citou que as excrees em grande volume estimulam o desenvolvimento de organismos do solo e um crescimento rpido de biomassa microbiana. O processo rpido e quando acabam os resduos, a microflora morre, liberando nutrientes a partir dos seus constituintes celulares. Esta massa microbiana fornece 45 a 88 Kg de N/ha/ano e 20 a 51 Kg de P/ha/ano. Dentro deste contexto, torna-se importante definir para o produtor por quanto tempo e qual o nvel de produtividade animal que o sistema suportar sem que ocorra um colapso na produo (CORSI e MARTHA JNIOR, 1997).

Quando se considera o animal no sistema de pastejo, as alteraes na fertilidade do solo passam a ser menos previsveis, porque h grande influncia do manejo (presso de pastejo, lotao animal), da topografia do terreno, do tipo de animal, etc. A quantidade de nutrientes exportados atravs de produtos animal, em sistemas de pastejo, muito reduzida em relao ao total reciclado. Segundo MONTEIRO e WERNER (1989; 1997) at 90 % dos nutrientes minerais retornam pastagem atravs das excrees dos animais em pastejo. Um sistema leiteiro produzindo 8.000 Kg de leite/ha/ano exporta o equivalente a 42, 8 e 11 Kg de N, P e K, respectivamente. Em sistemas de produo de corte (500 Kg de peso vivo/ha/ano) esses valores seriam respectivamente 12, 4 e 1 Kg/ha/ano (CORSI e MARTHA JNIOR, 1997).

Em uma pastagem de Brachiaria humidicola, sob condies de ambiente amaznico Teixeira (1987), citado por COSTA et al., (2000) avaliou a exportao dos nutrientes ,fsforo, potssio, clcio e magnsio e obteve como resultado que 69% do fsforo, 99,14% do potssio, 79% do clcio e 98,55% do magnsio consumido na forragem e na mistura mineral retornaram ao solo (Tabela 16), corroborando com os valores citados por MONTEIRO e WERNER (1997) e CORSI e MARTHA JUNIOR (1997).

Tabela 16. Quantidades de P, K, Ca, Mg consumidas e estocadas nos animais em

42 / 71

Pastejo Rotacionado

pastagens de b. humidicola

Elemento

Consumo gramnea

Consumo sal

Total (kg/h)

Estocado nos animais

% exportada

Retorno ao solo

2,32

3,61

5,93

43 / 71

Pastejo Rotacionado

1,87

31

4,06

51,33

0,0

51,33

0,44

0,86

50,89

Ca

44 / 71

Pastejo Rotacionado

6,42

9,53

15,95

3,3

21

12,65

Mg

6,57

0,32

6,89

0,1

45 / 71

Pastejo Rotacionado

1,45

6,79

Total

66,64

13,46

80,1

5,71

74,39

O estocado nos animais corresponde a produtividade de 256 kg de peso vivo/ha/ano.

Fonte: Adaptado de Teixeira (1987), COSTA et al., (2000)

46 / 71

Pastejo Rotacionado

Resultados como estes poderiam sugerir que sistemas de produo na pastagem seriam auto-sustentveis, exigindo baixas quantidades de fertilizantes e corretivos para reporem as perdas exportadas no produto animal. Entretanto, os animais sob pastejo interferem significativamente alterando a distribuio e a eficincia no aproveitamento de nutrientes reciclados.

MONTEIRO e WERNER (1997) citaram que a distribuio das dejees depende de fatores como a taxa de lotao animal, a forma de pastejo, a rea de descanso e a quantidade e frequncia de excreo. Segundo estes autores, um bovino adulto defeca de 2 em 2 horas e 2 e 0,28 m 2 , respectivamente. O animal defeca urina de 3 em 3 horas, cobrindo 0,09 m de 11 a 18 vezes/dia e urina de 8 a 12 vezes/dia, sendo que 25 % destas dejees podem ter efeitos inexpressivos quanto reciclagem de nutrientes em sistemas intensivos de produo de leite, devido deposio dessas em estbulos, sob as sombras, corredores e reas de bebedouro (CORSI e MARTHA JNIOR, 1997). Alm destas perdas, o restante das dejees cobre uma poro muito varivel da pastagem. SILVA (1995) citou que a proporo da rea do pasto coberta por urina e fezes pode ser de apenas 5 %. CORSI (1989) comentou que normal que apenas 12 % da rea da pastagem receba as dejees dos animais, e que os outros 88 % da rea fiquem submetidos ao mesmo sistema onde a forragem cortada e transportada para outro local, como o caso das reas destinadas fenao e ensilagem. MONTEIRO e WERNER (1997) citaram que apenas 35,5 % da rea total da pastagem so cobertas pelas dejees de bovinos ao final de 1 ano (11,8 % da rea com fezes e 23,7 % com urina).

Alm da distribuio das dejees ser desuniforme pela pastagem, temos ainda que considerar as perdas que ocorrem por volatilizao (N), lixiviao (N e K), fixao (P) e eroso superficial.

Os nutrientes que so facilmente absorvidos pelos animais, como o nitrognio e o potssio, so excretados essencialmente pela urina. Na urina lanada ao solo pode haver perdas de 30 % do N, em condies midas e de baixa temperatura; e at 70 % em condies seca e quente (MONTEIRO e WERNER, 1989); (RODRIGUES e RODRIGUES, 1987). A urina que consegue penetrar no solo e escapar s perdas considerada uma fonte prontamente disponvel de nutrientes.

Os nutrientes, fsforo, clcio, magnsio, cobre, ferro, mangans, zinco e enxofre, so mais excretados nas fezes. Para que os nutrientes das fezes fiquem disponveis s plantas necessrio que haja a incorporao e decomposio das fezes. Os besouros coprofagos (besouros que se alimentam de fezes) so muito importantes no processo pois incorporam as

47 / 71

Pastejo Rotacionado

fezes em at 24 horas, acelerando o processo de reciclagem (RODRIGUES e RODRIGUES, 1987).

MARTINS (1996) demonstrou como ocorrem as perdas de nutrientes na pastagem e atribuiu a estas perdas o empobrecimento contnuo do solo e a reduo no crescimento das pastagens a uma taxa de aproximadamente 6 % ao ano.

Tabela 17. Perdas de nutrientes em pastagens que podem ocorrer anualmente

Nutriente

Perdas

-----------------------%-------------------------

48 / 71

Pastejo Rotacionado

Retido no corpo do animal

10

Acmulo no malhador

(15% do tempo)

11

12

49 / 71

Pastejo Rotacionado

13

Eroso superficial

15

Volatilizao

15

Fixao em argila e

50 / 71

Pastejo Rotacionado

Matria Orgnica

19

Lixiviao

51 / 71

Pastejo Rotacionado

Total de perdas por ano

43

56

17

Fonte: MARTINS (1996)

A distribuio das fezes pode cobrir de 1 a 46% da rea da pastagem mas a concentrao de nutrientes na rea de dejeo elevada, atingindo valores de 1.040 Kg de N, 480 Kg de K 2 O e 640 Kg de P
2 5

O , considerando para o bolo fecal cobertura de 0,05 m2 e a urina 0,25 a 0,5 m2, o que faz 1 ha receber 1.000 Kg de N, 1.100 Kg de K
2

O e 35 Kg de S. Devido a esta alta concentrao somente em torno de menos de 30% dos

52 / 71

Pastejo Rotacionado

nutrientes podem ser recuperados pela planta em reas que recebem excretas porque a planta no consegue absorver tudo (Tabela 18).

Tabela 18. Taxa de recuperao aparente de nutrientes a partir do bolo fecal de bovinos (%

em peso, em relao ao total defecado no bolo fecal)

Nutriente

% recuperado a partir do

bolo fecal de bovinos

28

15

23

53 / 71

Pastejo Rotacionado

65

Ca

39

Mg

17

Fonte: Williams e Haynes (1995), citados por CORSI e MARTHA JUNIOR (1997)

Considerando a distribuio desuniforme das dejees e as perdas que ocorrem com os nutrientes minerais na pastagem, podemos inferir que seja imprescindvel a sua adubao para evitar a queda na produo de forragem e manter a perenidade da planta forrageira. CORSI e MARTHA JNIOR (1997) calcularam que em um sistema com produtividade inicial de 9 t de MS/ha h uma reduo de mais de 40 % na produtividade em quatro anos, devido s perdas de N. A lotao animal passaria de 1 UA/ha para cerca de 0,5 UA/ha neste perodo.

Concluses

54 / 71

Pastejo Rotacionado

- Qualquer sistema de pastejo poder resultar em timo desempenho animal, pois o mais importante o consumo de energia, o qual est relacionado com a disponibilidade da forragem, proporo de folhas na pastagem, digestibilidade e consumo de forragem.

- O sistema de pastejo rotacionado s tem vantagens sobre o contnuo se houver aumento na taxa de lotao animal na rea, refletindo maior produo de forragem. Para taxas de lotao de at 2 UA/ha parece no haver diferenas em produo entre os dois sistemas e nessa condio, o pastejo rotacionado teria as vantagens adicionais de possibilitar melhor controle para o aproveitamento da forragem disponvel e de sua qualidade.

- A campo temos propriedades que obtiveram um aumento na lotao animal que variou de 17 a 39% (em mdia 25%) com a adoo do sistema de pastejo rotacionado.

- Todo esse aumento devido basicamente ao aumento na eficincia de colheita da forragem pelos animais devido uniformidade de pastejo e no devido ao aumento na produo de forragem. A produo de forragem s pode ser aumentada com a introduo de nutrientes no sistema, atravs da adubao da pastagem ou atravs da fixao de nitrognio pela forrageira, principalmente pelas leguminosas.

- Em situaes onde a rebrota lenta, devido eliminao freqente dos meristemas apicais, ocorrem srios prejuzos para a produtividade da planta forrageira e abrevia a sua persistncia na pastagem. Nesta condio, a freqncia de pastejo deve ser diminuda, o que possibilita perodos de descanso adequados para a planta forrageira. Esta medida s poder ser tomada se for adotado o sistema de pastejo rotacionado.

- Em situaes onde existe falta ou excesso de forragem, a possibilidade de controle efetivo na lotao contnua menor do que nos mtodos baseados em pastejo rotacionado, que permitem, tambm, o racionamento ou introduo de estratgias de conservao de forragem nas situaes citadas acima.

- As divises dos pastos ou piquetes devem ser feitas com cercas eltricas, pois o custo de implantao tem sido 4 vezes mais baixo quando comparado com o custo para a implantao

55 / 71

Pastejo Rotacionado

de cercas convencionais.

- Em um manejo racional do gado, os saleiros devem ficar localizados o mais prximo possvel das aguadas e bebedouros para que haja um estmulo para a maior ingesto da mistura mineral.

- A localizao da fonte de gua na pastagem define o grau de utilizao da forragem, pois o gado prefere se alimentar em reas at 200 m da gua e pode evitar reas a mais de 600 m. Este dado sugere que em pastos com reas menores, onde a fonte de gua fica mais prxima para os animais, mais fcil se conseguir pastejo uniforme.

- O perodo de ocupao vai depender do ritmo de crescimento das plantas e da estrutura disponvel. Perodos de ocupao prximos de um dia devero ser adotados apenas em sistemas de uso intensivo da pastagem quando as adubaes, principalmente com nitrognio, aceleram o ritmo de crescimento da planta. J nas reas mais extensivas este perodo poder ser estendido a at uma semana. Como forma de orientao ao produtor, a taxa de lotao poder ser usada como parmetro para se determinar os perodos de ocupao de cada piquete. Assim, em sistemas que exploram taxas de lotao abaixo de 5 UA/ha podem ser adotados ciclos de pastejo com at 7 dias de ocupao. J com 5 a 8 UA/ha podem ser adotados perodos de 2 a 3 dias de ocupao e, para mais de 8 UA/ha ser de apenas 1 dia de ocupao por piquete.

- Sob o ponto de vista do animal, o perodo de permanncia influencia no consumo de forragem, sendo que perodos mais curtos devero ser adotados, principalmente para animais mais exigentes.

- Em sistemas intensivos de explorao, com nveis de nitrognio acima de 300 Kg/ha/ano associados a uma alta eficincia na colheita da forragem disponvel (nveis acima de 60%) melhor adotar 4% de presso de pastejo para manter resduos ps-pastejo baixos sem a presena de hastes. Em sistemas com nvel mdio de adubao podem ser adotadas presses de pastejo de 5 a 6% (40% a 50% de aproveitamento) e em sistemas extensivos, principalmente em solos de baixa fertilidade, deve ser de 7 a 9%.

- Considerando a distribuio desuniforme das dejees e as perdas que ocorrem com os

56 / 71

Pastejo Rotacionado

nutrientes minerais na pastagem, podemos inferir que seja imprescindvel a sua adubao para evitar a queda na produo de forragem e manter a perenidade da planta forrageira.

Bibliografia:

AGUIAR, A P A Possibilidades de intensificao do uso da pastagem atravs de rotao sem ou com uso mnimo de fertilizantes. In: SIMPOSIO SOBRE MANEJO DA PASTAGEM. 14., Piracicaba, 1997. A nais ... PEIXOTO, A M., MOURA, J. C. de, FARIA, V. P. de. (Edit.). Piracicaba: FEALQ, 1997. 327 p. p. 85-138..

AGUIAR, A P A Manejo da fertilidade do solo sob pastagem: calagem e adubao. Gua ba: AGROPECUARIA, 1998. 120 p.

AGUIAR, A P A, ALMEIDA, B. H. P. J. F. Produo de leite a pasto: uma abordagem empresarial tcnica. Viosa: APRENDA FCIL, 1999. 170 p.: il.

BARRETO, I.L. Pastejo contnuo. In: SIMPSIO SOBRE MANEJO DA PASTAGEM. 3., Pir acicaba, 1976.

57 / 71

Pastejo Rotacionado

Anais ... Piracicaba: FEALQ, 1976. 372 p. p. 216-248.

COMBELLAS, J. e HODGSON, J. Grass and forage Science. 34:209, 1979.

CORSI, M. Parmetros para intensificar o uso da pastagem. In: SIMPSIO SOBRE MANEJO DA PASTAGEM., 6., Piracicaba, 1 a 3 set., 1980. Anais ... Piracicaba: FEALQ, 1980. 263 p. p. 214-240.

CORSI, M . Pastagens de alta produtividade. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PASTAGENS '86 e SIMPSIO SOBRE MANEJO DA PASTAGEM. 8., Piracicaba, 6 a 9 out., 1986. Anais ... Piracicaba: FEALQ, 1986. 542 p.

58 / 71

Pastejo Rotacionado

p. 499-512.

CORSI, M. Manejo de plantas forrageiras do gnero Panicum. In: SIMPSIO SOBRE

MANEJO DA PASTAGEM. 9., Piracicaba, 1988. Anais ... Piracicaba: FEALQ, 1988. 358 p. p. 57-77.

CORSI, M. Manejo do capim elefante sob pastejo. In: SIMPSIO SOBRE MANEJO DA PASTAGEM. 10., Piracicaba, 1992. An ais ... Piracicaba: FEALQ, 1993. 329 p. p. 143-169.

CORSI, M. e NUSSIO, L. G. Manejo do capim elefante: correo e adubao do solo. In: SIMPSIO SOBRE MANEJO DA PASTAGEM. 10., Piracicaba, 1992. Anais ... Piracicaba: FEALQ, 1993.

59 / 71

Pastejo Rotacionado

329 p. p. 87-117.

CORSI, M. Potencial das pastagens para a produo de leite. In: PEIXOTO, A. M. ; MOURA, J. C. de; FARIA, V. P. de. Bovinocultura leiteira: Fundamentos da explorao racional. 2., Piracicaba: FEALQ, 1993. 581 p. p. 399-411.

CORSI, M., SANTOS, P. M. Potencial de produo do Panicum maximum . In: SIMPSIO SOBRE MANEJO DA PASTAGEM. 12., Piracicaba, 1995. Anais ... PEIXOTO, A M., MOURA, J. C. de, FARIA, V. P. de. (Edit.). Piracicaba: FEALQ, 1995. 345 p. p. 275-304.

CORSI, M. e MARTHA JNIOR, G.B. Manuteno da fertilidade do solo em sistemas intensivos de pastejo rotacionado. In:SIMPSIO SOBRE MANEJO DA PASTAGEM, 14.

60 / 71

Pastejo Rotacionado

Piracicaba, 1997 . Anais ... Piracicaba: FEALQ, 1997. 327 p. p. 161-193.

CORSI, M., MARTHA JNIOR, G. B., PAGGOTTO, D. S. Sistema radicular: dinmica e

resposta a regimes de desfolha. In: A PRODUO ANIMAL NA VISAO DOS

BRASILEIROS. Sociedade Brasileira de Zootecnia, Piracicaba, 1997 . Anais ...

MATTOS, W. R. S. et al., (Ed.) Piracicaba: FEALQ, 2001. 927 p. p. 838-852.

COSTA, M. R. P. e CROMBERG, V. U. Alguns aspectos a serem considerados para melhorar o bem-estar de animais em sistema de pastejo rotacionado. In: SIMPSIO SOBRE MANEJO DA PASTAGEM. 14., Piracicaba, 1997. Anais ... Piracicaba; FEALQ, 1997. 327 p. p. 273-316.

61 / 71

Pastejo Rotacionado

COSTA, N. A da, CARVALHO, L. O D. M., TEIXEIRA, L/ B., SIMAO NETO, M. Pesquisas com pastagens cultivadas na Amaznia. In: Pastagens cultivadas na Amaznia . Belm:EMBRAPA AMAZONIA ORIENTA, 2000. 151 p. p 17-35.

EUCLIDES, V. P. B.; ZIMMER, A. H.; VIEIRA, J. M. Equilbrio na utilizao de forragem sob pastejo. In: SIMPSIO SOBRE ECOSSISTEMAS DE PASTAGENS. Jaboticabal, 29 a 31 agos., 1989. Anais ... Jaboticabal: FUNEP, 1989. 313 p. p. 271-313.

GOMIDE, J. A. Fisiologia do crescimento livre de plantas forrageiras. In: SIMPSIO SOBRE MANEJO DA PASTAGEM. Piracicaba, 3 a 7 dez., 1973. Anais ... Piracicaba: ESALQ, 1973.

62 / 71

Pastejo Rotacionado

212 p. p. 84-93.

GOMIDE, J. A. O fator tempo e o nmero de piquetes do pastejo rotacionado. In: SIMPS IO SOBRE MANEJO DA PASTAGEM. 14., Piracicaba, 1997. Anais ... Piracicaba: FEALQ, 1997. 327 p. p. 253-273.

HERLING, V. R., RODRIGUES, L. R A, UZ, P. H. C. Manejo do pastejo. In: SIMPSIO SOBRE MANEJO DA PASTAGEM. 18. Piracicaba. 2001. Anais ... Piracicaba: FEALQ, 2001. 368 p. p. 157-192.

HOLMES, C. Produo de leite a baixo custo em pastagens. Uma anlise do sistema neozelands. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GADO LEITEIRO. 2., Pira cicaba, 1995. Anais

63 / 71

Pastejo Rotacionado

... Piracicaba: FEALQ, 1996. 270 p. p. 69-96.

KLAPP, E. Prados e pastagens . 2 ed. Lisboa: FUNDAO CALOUSTE GULBENKIAN. 1 971. 872 p.

MARASCHIN, G. E. Sistemas de pastejo 1. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PASTAGENS' 86 e SIMPSIO SOBRE MANEJO DA PASTAGEM. 8., Piracicaba, 6 a 10 out., 1986. Anais ... Piracicaba: FEALQ, 1986. 542 p. p. 261-290.

MARASCHIN, G. E. Caracterizao de sistemas de produo em pastagens. In: SIMPSI O SOBRE MANEJO DA PASTAGEM. 18. Piracicaba. 2001. Anais ... Piracicaba: FEALQ, 2001.

64 / 71

Pastejo Rotacionado

368 p. p. 1-60.

MARTINS, O.C. Causas da degradao de pastagens e rentabilidade econmica das pastagens corretamente adubadas. In: CONCRESSO BRASILEIRO DAS RAAS ZEBUNAS, 2., Uberaba, 27-30 out., 1996. Anais ... Uberaba: ABCZ, 1996.

MATOS, L. L. e DEREZ, F. Intensificao da produo de leite a pasto. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GADO LEITEIRO. 2., Piracicaba, 1995. Anais ... Piracicaba: FEALQ, 1996. 270 p. p. 123-138.

McCAUGHEY, P. e ENTZ, M. Water use efficiency of plants under continuous and rotacional grazing. Winnipeg. Canada: AGRICULTURE AND AGRI-FOOD CANADA, 1995.

McCAUGHEY, P. e GRANT, C. Does grazing management affect soil compaction in pastures? Winnipeg, Canada: AGRICULTURE AND AGRI-FOOD CANADA, 1995.

65 / 71

Pastejo Rotacionado

MONTEIRO, F.A. e WERNER, J.C. Ciclagem de nutrientes minerais em pastagens. In: SIMPSIO SOBRE ECOSSISTEMAS DE PASTAGENS. Jaboticabal, 29 a 31 agosto, 1989 . Anais ... Jaboticabal: FUNEP, 1989. 313p. p. 149-193.

MONTEIRO, F. A. e WERNER, J.C. Reciclagem de nutrientes nas pastagens. In: SIMPSIO SOBRE MANEJO DA PASTAGEM, 14., Piracicaba, 1997. Anais ... Piracicaba: FEALQ, 1997. 327 P. P. 55-84.

NEHMI, I. M. D.; NEHMI FILHO, V. A.; FERRAZ, J. V. (Coord.). Anurio estatstico

da produo animal . So Paulo: ARGOS COMUNICAO, 1997. 329 p.

PEDREIRA, C. G. S., MELLO, A C. L. de, OTANI, L. O processo de produo de

66 / 71

Pastejo Rotacionado

forragem em pastagens. In: A PRODUO ANIMAL NA VISAO DOS

BRASILEIROS. Sociedade Brasileira de Zootecnia, Piracicaba, 2001. Anais ...

MATTOS, W. R. S et al., (Ed): FEALQ, 2001. 927 p. p. 772-807.

RODRIGUES, L. R. A. Sistemas de pastejo. In: SEMANA DE ZOOTECNIA. 12.,

Pirassununga, 1988. Anais ... Campinas: FUNDAO CARGILL, 1988. p.57-71.

RODRIGUES, L. R. A. e RODRIGUES, T. J. D. Ecofisiologia de plantas forrageiras. In: Ecofi siologia da produo agrcola. CASTRO, P. R. C., FERREIRA, S. O. , YAMADA, T. (Edit.). Piracicaba: POTAFOS, 1987. 245 p. p. 203-227.

RODRIGUES, L. R. A. e REIS, R. A. Bases para o estabelecimento do manejo de capim do gnero Panicum . In: SIMPSIO SOBRE MANEJO DA PASTAGEM. 12., Piracicaba, 1995. Anais ... Piracicaba: FEALQ, 1995. 345 p. p. 197-218.

67 / 71

Pastejo Rotacionado

RODRIGUES, L. R. A. e REIS, R. A. Conceituao e modalidades de sistemas de pastejo rotacionado. In: SIMPSIO SOBRE MANEJO DA PASTAGEM. 14., Piracicaba, 1997. Anais ... Piracicaba: FEALQ, 1997. 327 p. p. 1-24.

RODRIGUEZ, M. M. Produccion de leche a partir de accesiones de especies del gnero Cyno don en Cuba. In: WORKSHOP SOBRE O POTENCIAL FORRAGEIRO DO GNERO Cynodon . Juiz de Fora, abril, 1996. Anais ... Juiz de Fora: EMBRAPA-CNPGL, 1996. 181 p. p. 167-181.

ROMERO, N.F. Alimente seus pastos...com seus animais . Guaiba: LIVRARIA E EDITORA AGROPECURIA, 1994. 106p.

68 / 71

Pastejo Rotacionado

SANTOS, F. A P. Manejo de pastagens de capim colonio. In: PEIXOTO, A M., MOURA, J. C., FARIA, V. P. de. (Edit.) Volu mosos para bovinos . Piracicaba: EALQ, 1993. 177 p. p. 21-29.

SANTOS, P. M., CORSI, M., BALSALOBRE, M A A Potencial do capim colonio e outras cultivares. Balde Branco. So Paulo, n. 404, p. 40-4 4, jun., 1998.

SANTOS, P. M., CORSI, M., BALSALOBRE, M A A Efeito da freqncia de pastejo e da poca do ano sobre a produo e a qualidade em Panicum maximum cvs. Tanznia e Mombaa. Revista brasileira de Zootecnia. Viosa, v. 28, n. 2, p. 244-249, mar./abr., 1999.

SILVA, S. C. da. Condies eafoclimticas para a produo de Panicum sp. In: SIMPSIO SORE MANEJO DA PASTAGEM. 12., Piracicaba, 1995. Anais ... Piracicaba: FEALQ, 1995. 345 p.

69 / 71

Pastejo Rotacionado

p. 129-146.

SILVA, S. C. da; FARIA, V. P. de; CORSI, M. Sistema intensivo de produo de leite em pastagem de capim elefante do Departamento de Zootecnia da ESALQ. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GADO LEITEIRO. 2., Piracicaba, 1995. Anais ... Piracicaba: FEALQ, 1996. 270 p. p. 97-122.

SILVA, S. C. da e PEDREIRA, C. G. S. Fatores condicionantes e predisponentes da produo animal a pasto. In: SIMPSIO SOBRE MANEJO DA PASTAGEM. 13., Piracicaba, 1996. Anais ... Piracicaba; FEALQ, 1996. 352 p. p. 97-122.

SILVA, S.C. da e PEDREIRA, C. G. S. Princpios de ecologia aplicados ao manejo da pastagem. In: SIMPSIO SOBRE ECOSSISTEMAS DE PASTAGENS. 3., Jaboticabal, 9 a 11 abr., 1997.

70 / 71

Pastejo Rotacionado

Anais ... Jaboticabal: FCAV/UNESP, 1997. 341 p. p. 1-62.

SIMO NETO, M.; ASSIS, A. G.; VILAA, H. A. Pastagens para bovinos leiteiros. In: CONG RESSO BRASILEIRO DE PASTAGENS '86 e

SIMPSIO SOBRE MANEJO DA PASTAGEM. 8., Piracicaba, 6 a 10 out., 1986. Anais ... Pi racicaba: FEALQ, 1986. 542 p. p. 291-308.

STEPHENS, J. The economics of rotacional grazing. Field deed marketing manager. United states, 1996.

VAN RAIJ, B. Fertilidade do solo e adubao . Piracicaba: POTAFOS, 1991. 327 p

VIEIRA, J. M. Manejo de pastagens. Mtodos de pastoreio. In: CURSO DE

PASTAGENS. Campo Grande: EMBRAPA-CNPGC, 1997. ( Apostila ).

71 / 71

Вам также может понравиться