Вы находитесь на странице: 1из 36

Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais- IFSUDESTEMG Juiz de Fora- 2013 Apostila 2- 1 ano integrado

Professor: Joo Paulo Miranda joaopaulo.miranda@ifsudestemg.edu.br

AMBIENTE

1-AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL


O meio ambiente, comumente chamado apenas de ambiente, envolve todas as coisas vivas e no-vivas ocorrendo na Terra, ou em alguma regio dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos. o conjunto de condies, leis, influncias e infraestrutura de ordem fsica, qumica e biolgica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. O ambiente agrega todos os elementos da paisagem. Na Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente celebrada em Estocolmo, em 1972, definiu-se o meio ambiente da seguinte forma: "O meio ambiente o conjunto de componentes fsicos, qumicos, biolgicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas." A Poltica Nacional do Meio Ambiente (PNMA) brasileira, estabelecida pela Lei 6938 de 1981, define meio ambiente como "o conjunto de condies, leis, influncias e interaes de ordem fsica, qumica e biolgica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. Assim, o ambiente contempla todos os fatores naturais, sejam eles abiticos, como o clima, relevo, rochas, dentre outros, ou os fatores biticos, como a fauna e a flora. O ambiente tambm composto pelos fatores sociais, culturais e artificiais, como as construes, cidades, dentre outros. Desenvolvimento sustentvel um conceito sistmico que se traduz num modelo de desenvolvimento global que incorpora os aspectos de desenvolvimento ambiental. Foi usado pela primeira vez em 1987, no Relatrio Brundtland, um relatrio elaborado pela Comisso Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criado em 1983 pela Assembleia das Naes Unidas, sendo que em 1987 foi pela primeira vez formalizado o conceito de desenvolvimento sustentvel. A definio mais usada para o desenvolvimento sustentvel : O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da gerao atual, sem comprometer a capacidade das geraes futuras de satisfazerem as suas prprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nvel satisfatrio de desenvolvimento social e econmico e de realizao humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razovel dos recursos da terra e preservando as espcies e os habitats naturais. O desenvolvimento sustentvel deve conter: Satisfao das necessidades bsicas; Solidariedade com as geraes futuras; Participao da populao; Preservao dos recursos naturais e do meio ambiente; Elaborao de um sistema social que garanta emprego, segurana social e respeito a outras culturas; Programas de educao. Justia social

Relatrio Brundtland

Diversidade Cultural Autodeterminao dos povos

O campo do desenvolvimento sustentvel pode ser conceitualmente dividido em trs componentes: a sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econmica e sustentabilidade sociopoltica. O conceito de desenvolvimento sustentvel um conceito que abrange vrias reas, assentando essencialmente num ponto de equilbrio entre o crescimento econmico, equidade social e a proteo do ambiente. A sustentabilidade ambiental consiste na manuteno das funes e componentes do ecossistema, de modo sustentvel, podendo igualmente designar-se como a capacidade que o ambiente natural tem de manter as condies de vida para as pessoas e para os outros seres vivos, tendo em conta a habitabilidade, a beleza do ambiente e a sua funo como fonte de energias renovveis. A sustentabilidade econmica, enquadrada no mbito do desenvolvimento sustentvel um conjunto de medidas e politicas que visam a incorporao de preocupaes e conceitos ambientais e sociais. Aos conceitos tradicionais de mais valias econmicas so adicionados como fatores a ter em conta, os parmetros ambientais e scioeconmicos, criando assim uma interligao entre os vrios setores. Assim, o lucro no somente medido na sua vertente financeira, mas igualmente na vertente ambiental e social, o que potencia um uso mais correto quer das matrias primas, como dos recursos humanos. H ainda a incorporao da gesto mais eficiente dos recursos naturais, sejam eles minerais, matria prima como madeira ou ainda energticos, de forma a garantir uma explorao sustentvel dos mesmos, ou seja, a sua explorao sem colocar em causa o seu esgotamento, sendo introduzidos elementos como nvel timo de poluio ou as externalidades ambientais, acrescentando aos elementos naturais um valor econmico. A sustentabilidade scio-politica centra-se no equilbrio social, tanto na sua vertente de desenvolvimento social como scio-econmica. um veculo de humanizao da economia, e, ao mesmo tempo, pretende desenvolver o tecido social nos seus componentes humanos e culturais. Neste sentido, foram desenvolvidos dois grandes planos: a agenda 21 e as metas de desenvolvimento do milnio.

A Agenda 21 um plano global de ao a ser tomada a nvel global, nacional e local, por organizaes das Naes Unidas, governos, e grupos locais, nas diversas reas onde se verificam impactes significativos no ambiente. Em termos prticos, a mais ambiciosa e abrangente tentativa de criao de um novo padro para o desenvolvimento do sculo XXI, tendo por base os conceitos de desenvolvimento sustentvel.
As Metas de Desenvolvimento do Milnio (MDM) surgem da Declarao do Milnio das Naes Unidas, adotada pelos 191 estados membros no dia 8 de Setembro de 2000. Criada em um esforo para sintetizar acordos internacionais alcanados em vrias cpulas mundiais ao longo dos anos 1990 relativos ao meio-ambiente e desenvolvimento, direitos das mulheres, desenvolvimento social, racismo, entre outras, a Declarao traz uma srie de compromissos concretos que, se cumpridos nos prazos fixados, segundo os indicadores quantitativos que os acompanham, devero melhorar o destino da humanidade neste sculo. Esta declarao menciona que os governos "no economizariam esforos para libertar nossos homens, mulheres e crianas das condies desumanas da pobreza extrema", tentando reduzir os nveis de pobreza e promovendo o bem estar social. Economia verde um conjunto de processos produtivos (industriais, comerciais, agrcolas e de servios) que ao ser aplicado em um determinado local (pas, cidade, empresa, comunidade, etc.), possa gerar nele um desenvolvimento sustentvel nos aspectos ambiental e social. O principal objetivo da Economia Verde possibilitar o desenvolvimento econmico compatibilizando-o com igualdade social, erradicao da pobreza e melhoria do bem-estar dos seres humanos, reduzindo os impactos ambientais negativos e a escassez ecolgica. A economia verde deve ser ecologicamente aceitvel, economicamente vivel e socialmente desejvel. De acordo com especialistas que atuam nas reas de Economia e Meio Ambiente, a aplicao da Economia Verde em pases desenvolvidos e em desenvolvimento aumentaria a gerao de empregos e o progresso econmico. Ao mesmo tempo, combateria as causas do aquecimento global (emisses de CO2), do consumo irracional de gua potvel e dos fatores que geram a deteriorao dos ecossistemas. A Economia Verde foi um dos principais temas da Rio+20 (Conferncia das Naes Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentvel), realizada na cidade do Rio de Janeiro em junho de 2012.

Principais caractersticas da Economia Verde: - Pouco uso de combustveis fsseis (gasolina, carvo, diesel, etc.) e aumento do uso de fontes limpas e renovveis de energia; - Eficincia na utilizao de recursos naturais; - Prticas e processos que visam incluso social e erradicao da pobreza; - Investimento e valorizao da agricultura verde; - Tratamento adequado do lixo com sistemas eficientes de reciclagem; - Qualidade e eficincia nos sistemas de mobilidade urbana. A Carta da Terra uma declarao de princpios ticos fundamentais para a construo, no sculo XXI, de uma sociedade global justa, sustentvel e pacfica. Busca inspirar todos os povos a um novo sentido de interdependncia global e responsabilidade compartilhada, voltado para o bem-estar de toda a famlia humana, da grande comunidade da vida e das futuras geraes. uma viso de esperana e um chamado ao. O documento resultado de uma dcada de dilogo intercultural, em torno de objetivos comuns e valores compartilhados. O projeto comeou como uma iniciativa das Naes Unidas, mas se desenvolveu e finalizou como uma iniciativa global da sociedade civil. Em 2000 a Comisso da Carta da Terra, uma entidade internacional independente, concluiu e divulgou o documento como a carta dos povos.

2-IMPACTO AMBIENTAL
Impacto ambiental a alterao no meio ambiente ou em algum de seus componentes por determinada ao ou atividade humana. Estas alteraes precisam ser quantificadas, pois apresentam variaes relativas, podendo ser positivas ou negativas, grandes ou pequenas.
Para a legislao brasileira, considera-se impacto ambiental qualquer alterao das propriedades fsicas, qumicas e biolgicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam:
I - a sade, a segurana e o bem-estar da populao;

II - as atividades sociais e econmicas; III - a biota; IV - as condies estticas e sanitrias do meio ambiente; V - a qualidade dos recursos ambientais. Os impactos ambientais podem ser classificados em diferentes tipos. Em relao extenso, podem afetar grandes ou pequenas superfcies. Em relao durao, podem ser temporais, permanentes ou intermitentes. Em relao aos benefcios, podem ser positivos ou negativos. Em relao aos danos, podem ser diretos ou indiretos. Em relao aos efeitos, podem ser reversveis ou irreversveis. Em relao temporalidade, podem ser imediatos, a curou ou a longo prazo. O objetivo de se estudar os impactos ambientais , principalmente, o de avaliar as conseqncias de algumas aes, para que possa haver a preveno da qualidade de determinado ambiente que poder sofrer a execuo de certos projetos ou aes, ou logo aps a implementao dos mesmos. Os estudos dos impactos ambientais podem ser realizados antes da atuao humana sobre o meio, ou seja, com o carter preventivo ou depois que tenha ocorrido alguma alterao; nesse caso se avalia o efeito que tenha produzido para que medidas de restaurao sejam adotadas. O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) um dos instrumentos de avaliao de impacto ambiental, institudo no Brasil dentro da poltica nacional do meio ambiente, atravs da resoluo do Conselho Nacional de Meio Ambiente

(CONAMA). o documento que busca identificar os impactos e a possibilidade de corrigi-los. Trata-se da execuo, por equipe multidisciplinar, das tarefas tcnicas e cientficas destinadas a analisar, sistematicamente, por meio de mtodos e tcnicas de previso dos impactos ambientais. O estudo de impacto ambiental deve desenvolver o diagnstico ambiental da rea de influncia do projeto completa descrio e anlise dos recursos ambientais e suas interaes, tal como existem, de modo a caracterizar a situao ambiental da rea, antes da implantao do projeto, considerando: a) o meio fsico - o subsolo, as guas, o ar e o clima, destacando os recursos minerais, a topografia, os tipos e aptides do solo, os corpos d'gua, o regime hidrolgico, as correntes marinhas, as correntes atmosfricas; b) o meio biolgico e os ecossistemas naturais - a fauna e a flora, destacando as espcies indicadoras da qualidade ambiental, de valor cientfico e econmico, raras e ameaadas de extino e as reas de preservao permanente; c) o meio scio-econmico - o uso e ocupao do solo, os usos da gua e a scio-economia, destacando os stios e monumentos arqueolgicos, histricos e culturais da comunidade, as relaes de dependncia entre a sociedade local, os recursos ambientais e a potencial utilizao futura desses recursos. O estudo realiza-se sob orientao da autoridade ambiental responsvel que, por meio de instrues tcnicas especficas, ou termos de referncia, indica a abrangncia do estudo e os fatores ambientais a serem considerados detalhadamente. Tal estudo essencial para se obter o licenciamento ambiental para o funcionamento de um empreendimento ou uma ao humana, como por exemplo, a instalao de indstria ou agricultura. Todo projeto humano pode ser obrigado a realizar o EIA e o Relatrio de Impacto Ambiental (RIMA), tais como os projetos de atividades utilizadoras de recursos ambientais consideradas de significativo potencial de degradao ou poluio, e as medidas mitigadoras (que em certos casos so obrigatrias). Nos casos mais complexos, que envolve muito espao, muitos recursos, e pode atingir muitas pessoas, como na instalao de aeroportos ou hidreltricas, o licenciamento ambiental pode necessitar de uma srie de procedimentos especficos, inclusive da realizao de audincia pblica com os diversos segmentos da populao interessada ou afetada futuramente pelo feito. Toda atividade humana gera impacto ambiental, em maior ou menor escala. A legislao brasileira pede Estudos de Impacto Ambiental (EIA) e Relatrios de Impacto no Meio Ambiente (RIMA) nas seguintes situaes: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. Construo de rodovias; Construo de Ferrovias; Construo de Portos e terminais; Construo de Aeroportos; Instalao de oleodutos, gasodutos, minerodutos, troncos coletores e emissrios de esgoto; Instalao de linhas de transmisso de energia eltrica (acima de 230 kV); Obras hidrulicas para fins de saneamento, drenagem, irrigao, retificao de curso d'gua, transposio de bacias, canais de navegao, barragens hidreltricas, diques; Extrao de combustvel fssil (petrleo, xisto, carvo, gs natural); Extrao de minrio; Aterros sanitrios, processamento e destino final de resduos txicos ou perigosos; Instalao de usinas de gerao de eletricidade, qualquer que seja a fonte de energia primria (acima de 10 MW), inclusive a instalao de parques elicos; Complexo e unidades industriais e agro-industriais (petroqumicos, siderrgicos, cloroqumicos, destilarias de lcool, hulha, extrao e cultivo de recursos hdricos); Distritos industriais e zonas estritamente industriais (ZEI); Explorao econmica de madeira ou de lenha, em reas acima de 100 hectares ou menores, quando atingir reas significativas em termos percentuais ou de importncia do ponto de vista ambiental; Projetos urbansticos (acima de 100 ha), ou em reas consideradas de relevante interesse ambiental; Qualquer atividade que utilize carvo vegetal, em quantidade superior a dez toneladas por dia.

Avaliao de Impactos Ambientais (ou AIA) um instrumento preventivo usado nas polticas de ambiente e gesto ambiental com o intuito de assegurar que um determinado projeto possvel de causar de danos ambientais seja analisado de acordo com os provveis impactos no meio ambiente e que esses mesmos impactos sejam analisados e tomados em considerao no seu processo de aprovao. A elaborao de um AIA apoiada em estudos ambientais elaborados por equipes multidisciplinares, os quais apresentam diagnsticos, descries, analises e avaliaes sobre os impactos ambientais efetivos e potenciais do projeto. A avaliao de impactos ambientais deve analisar:

A superfcie do terreno que deve ser afetada A durao do impacto As possibilidades de recuperao do meio

O Relatrio de Impacto Ambiental (RIMA) o relatrio que reflete todas as concluses apresentadas num Estudo de Impacto Ambiental (EIA ou AIA). O RIMA deve ser elaborado de forma objetiva e possvel de se compreender, ilustrado por mapas, quadros, grficos, redigido em linguagem no tcnica a fim de ser passvel de fcil interpretao no processo de participao publica. O EIA e o RIMA fazem parte do processo de Licenciamento ambiental. O RIMA determina se a atividade planejada para determinado local conveniente ou no e aponta quais so as medidas a serem tomadas para proteo do meio ambiente.

3-CONFERNCIAS AMBIENTAIS
O homem na pr-histria sempre viveu em harmonia com a natureza, causando pequenos impactos ambientais, que se tornaram mais fortes a partir da inveno da agricultura que iniciou a sedentarizao. Contudo, a partir da Revoluo Industrial, que ocorreu no sculo XVIII, e principalmente aps a 2 Guerra Mundial, os impactos ambientais se tornaram muito mais severos. Embora algumas iniciativas tenham sido realizadas, como os primeiros parques nacionais e as unidades de conservao, somente a partir da dcada de 70 do sculo XX que surgiu a conscincia ecolgica a nvel global, cujo marco foi o surgimento do Greenpeace e a Conferncia de Estocolmo. Como podemos observar, durante 200 anos, o homem poluiu, causou impactos ambientais e danos ao meio ambiente sem que grandes iniciativas fossem desenvolvidas para minimizar os problemas ambientais. O Greenpeace a organizao no governamental mais famosa do planeta, com sede em Amsterd, nos Pases Baixos, e com escritrios espalhados em 40 pases. Atua internacionalmente em questes relacionadas preservao do meio ambiente e desenvolvimento sustentvel, com campanhas dedicadas s reas de florestas, clima, nuclear, oceanos, engenharia gentica, substncias txicas, transgnicos e energia renovvel. A organizao busca sensibilizar a opinio pblica atravs de atos, publicidades e outros meios. Fundado em 1971 no Canad por imigrantes americanos, tem, atualmente, cerca de trs milhes de colaboradores em todo o mundo - quarenta mil no Brasil (Greenpeace Brasil) - que doam quantias mensais que variam de acordo com o pas. Tendo em vista os crescentes problemas ambientais, era necessrio organizar uma conveno no qual pases se propunham a ajudar um ao outro a fazer uma parcela de ajuda ao mundo. Foi ento quando a ONU decidiu inaugurar a Primeira Conferncia Mundial sobre o Homem e o Meio Ambiente, a conferncia de Estocolmo, realizada entre os dias 5 a 16 de junho de 1972. Essa conferncia foi a primeira atitude mundial em tentar organizar as relaes de Homem e Meio Ambiente. Na capital da Sucia, Estocolmo, a sociedade cientfica j detectava graves problemas futuros por razo da poluio atmosfrica provocada pelas indstrias. Na conferncia de Estocolmo foram abordados os temas como a camada de ozonio, chuva cida e o controle da poluio do ar. As discusses contaram com a presena de 113 pases e mais 400 instituies governamentais e no governamentais. Foi debatido o confronto de idias em relao poltica do crescimento zero contra o crescimento a qualquer custo, essa defendida pelos pases subdesenvolvidos. Aps longos discursos e apresentaes de pesquisas, foi concebido um importante documento relacionado aos temas ambientais, de preservao e uso dos recursos naturais, isso em esfera global. Essa conferncia foi muito importante, pois pela primeira vez o mundo se direcionou para o volume da populao absoluta global, a poluio atmosfrica e a intensa explorao dos recursos naturais. Ao longo da dcada de 1970, aps a Conferncia, vrios pases passaram a estruturar rgos de defesa do meio ambiente e a criar legislaes de controle contra a poluio ambiental em vrios pases poluir passou a ser crime. O Protocolo de Montreal sobre substncias que empobrecem a camada de oznio um tratado internacional em que os pases signatrios se comprometem a substituir as substncias que se demonstrou estarem reagindo com o oznio (O3) na parte superior da estratosfera (conhecida como ozonosfera). O tratado esteve aberto para adeses a partir

de 16 de Setembro de 1987 e entrou em vigor em 1 de Janeiro de 1989. Ele teve adeso de 150 pases e foi revisado em 1990, 1992, 1995, 1997 e 1999. Devido essa grande adeso mundial, Kofi Annan disse sobre ele: "Talvez seja o mais bem sucedido acordo internacional de todos os tempos" Em 1987 as naes mundiais inauguraram o tratado de Montreal que passou a regular a produo e o consumo de produtos destruidores da camada de oznio. A principal meta foi acabar com o uso dos 15 tipos de CFC que eram as fontes de destruio do O3. Foi ento comandado estudo para achar uma nova forma de substituir o produto destruidor por um que no tem malefcios. Neste tratado foram estipulados dez anos para que os pases eliminassem o uso desse produto clorado. Foi ento proposto o uso do que hoje se usa: butano e o propano, e apresentam uma boa aceitao das indstrias. importante evidenciar que o Protocolo de Montreal requer mudanas tecnolgicas, sem interferir no modelo econmico de muitos pases, e isso faz dele um Protocolo bem sucedido. destacvel tambm que o uso de etiquetas nos produtos que no usam mais CFC tem se tornado uma forma de marketing, de forma a mobilizar consumidores para uma compra mais ecolgica, ou seja, menos degradante. Esse apreo ento pelo consumo do correto que condiz a forma bem aceita das indstrias a produzirem os produtos dentro do padro.

ECO 92
A Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), conhecida tambm como ECO-92, Rio-92, Cpula ou Cimeira da Terra, foi realizada entre 3 e 14 de junho de 1992 no Rio de Janeiro, reuniu mais de cem chefes de Estado que buscavam meios de conciliar o desenvolvimento socioeconmico com a conservao e proteo dos ecossistemas da Terra. A Conferncia do Rio consagrou o conceito de desenvolvimento sustentvel e contribuiu para a mais ampla conscientizao de que os danos ao meio ambiente eram majoritariamente de responsabilidade dos pases desenvolvidos. Reconheceu-se, ao mesmo tempo, a necessidade de os pases em desenvolvimento receberem apoio financeiro e tecnolgico para avanarem na direo do desenvolvimento sustentvel. Naquele momento, a posio dos pases em desenvolvimento tornou-se mais bem estruturada e o ambiente poltico internacional favoreceu a aceitao pelos pases desenvolvidos de princpios como o das responsabilidades comuns, mas diferenciadas. A mudana de percepo com relao complexidade do tema deu-se de forma muito clara nas negociaes diplomticas, apesar de seu impacto ter sido menor do ponto de vista da opinio pblica.

Em 1992, vinte anos aps a realizao da primeira conferncia sobre o meio ambiente, no Rio de Janeiro, representantes de cento e setenta e oito pases do mundo reuniram-se para decidir que medidas tomar para conseguir diminuir a degradao ambiental e garantir a existncia de outras geraes. A inteno, nesse encontro, era introduzir a idia do desenvolvimento sustentvel, um modelo de crescimento econmico menos consumista e mais adequado ao equilbrio ecolgico. Os encontros ocorreram no centro de convenes chamado Rio Centro. A diferena entre 1992 e 1972 (quando teve lugar a Conferncia de Estocolmo) pode ser traduzida pela presena macia de Chefes de Estado, fator indicativo da importncia atribuda questo ambiental no incio da dcada de 1990. J as ONGs fizeram um encontro paralelo no Aterro do Flamengo. O encontro paralelo era liberado para a populao mediante pagamento.

Durante o evento, as foras armadas fizeram a proteo da cidade, gerando uma sensao de segurana, que motiva at hoje a defesa da utilizao das foras armadas na segurana pblica da cidade. O presidente da Repblica Fernando Collor de Mello transferiu, durante o evento, a capital de Braslia para o Rio de Janeiro, fazendo durante alguns dias que o Rio voltasse a ser a capital do pas, como foi de 1763 at 1960.

Vrios documentos foram elaborados na ECO-92, tais como:


A Carta da Terra; Trs convenes o Biodiversidade, o Desertificao e o Mudanas climticas; uma declarao de princpios sobre florestas; a Declarao do Rio sobre Ambiente e Desenvolvimento; e a Agenda 21

A Conveno da Biodiversidade foi o acordo aprovado durante a RIO-92, por 156 pases e uma organizao de integrao econmica regional. Foi ratificada pelo Congresso Nacional Brasileiro e entrou em vigor no final de dezembro de 1993. Os objetivos da conveno so a conservao da biodiversidade, atrvs da reduo da destruio da flora e da fauna, o uso sustentvel de seus componentes e a diviso equitativa e justa dos benefcios gerados com a utilizao de recursos genticos. Neste documento destaca-se o "Protocolo de Biosegurana", que permite que pases deixem de importar produtos que contenham organismos geneticamente modificados. Dos 175 pases signatrios da Agenda 21, 168 confirmaram sua posio de respeitar a Conveno sobre Biodiversidade. O principal documento produzido na RIO-92, o Agenda 21 um programa de ao que viabiliza o novo padro de desenvolvimento ambientalmente racional. Ele concilia mtodos de proteo ambiental, justia social e eficincia econmica. Os temas da Eco-92 foram: 1. Mudana do Clima: A Eco-92 embasou eventos como a conferncia em Kyoto no Japo, em 1997, que deu origem ao Protocolo de Quioto, no qual a maioria das naes concordou em reduzir as emisses de gases estufa que intensificam o chamado "efeito estufa". 2. Ar e gua: um congresso da ONU em Estocolmo em 1972, adotou um tratado para controlar 12 substncias qumicas organocloradas. Destinada a melhorar a qualidade do ar e da gua, a conveno sobre Poluentes Orgnicos Persistentes pede a restrio ou eliminao de oito substncias qumicas como clordano, DDT e os PCBs. 3. Transporte alternativo: os automveis hbridos, movidos a gasolina e a energia eltrica, j reduzem as emisses de dixido de carbono no Japo, na Europa e nos Estados Unidos. 4. Ecoturismo: com um crescimento anual estimado em 30%, o ecoturismo incentivou governos a proteger reas naturais e culturas tradicionais. 5. Reduo do desperdcio: empresas adotam programas de reutilizao e Reduo, como acontecia com as garrafas de PET no Brasil antes que as empresas fossem taxadas com impostos sobre sua compra dos catadores de lixo. 6. Reduo da chuva cida: na dcada de 1980 os pases desenvolvidos comearam a limitar as emisses de dixido de enxofre, lanado por usinas movidas a carvo. A Alemanha adotou um sistema obrigatrio de gerao domstica de energia atravs de clula fotoeltrica. A Conveno-Quadro das Naes Unidas sobre a Mudana do Clima, estabelecida a partir da Eco-92 e da Agenda-21, foi ratificada pela maioria dos pases, mas o mesmo no aconteceu com o Protocolo de Quioto. Essa diferena se deve ao fato de a conveno apresentar apenas propostas, sem estabelecer prazos, nem limites para a emisso de poluentes. J o Protocolo de Quioto (1997 - Japo) estabeleceu metas para a reduo da emisso de gases poluentes que intensificam o "efeito estufa", com destaque para o CO2. A ratificao do Protocolo de Quioto pelos pases do mundo esbarrou na necessidade de mudanas na sua matriz energtica. Os elevados custos recairiam, principalmente, sobre os pases desenvolvidos, em especial os Estados Unidos. O presidente George W. Bush declarou que no iria submeter o avano da economia norte-americana aos sacrifcios necessrios para a implementao das medidas propostas, motivo pelo qual no ratificou o protocolo.

PROTOCOLO DE QUIOTO
O Protocolo de Quioto consequncia da Conveno das Naes Unidas sobre a Mudana Climtica (CQNUMC, ou UNFCCC em ingls) na ECO-92 no Rio de Janeiro, Brasil (junho de 1992). Constitui-se no protocolo de um tratado internacional com compromissos mais rgidos para a reduo da emisso dos gases que agravam o efeito estufa, considerados, de acordo com a maioria das investigaes cientficas, como causa antropognicas do aquecimento global. Discutido e negociado em Quioto no Japo em 1997, foi aberto para assinaturas em 11 de Dezembro de 1997 e ratificado em 15 de maro de 1999. Sendo que para este entrar em vigor precisou que 55 pases, que juntos, produzem 55% das emisses, o ratificassem, assim entrou em vigor em 16 de fevereiro de 2005, depois que a Rssia o ratificou em Novembro de 2004. Por ele se prope um calendrio pelo qual os pases-membros (principalmente os desenvolvidos) tm a obrigao de reduzir a emisso de gases do efeito estufa em, pelo menos, 5,2% em relao aos nveis de 1990 no perodo entre 2008 e 2012, tambm chamado de primeiro perodo de compromisso (para muitos pases, como os membros da UE, isso corresponde a 15% abaixo das emisses esperadas para 2008). As metas de reduo no so homogneas a todos os pases, colocando nveis diferenciados para os 38 pases que mais emitem gases. Pases em franco desenvolvimento (como Brasil, Mxico, Argentina e ndia) no receberam metas de reduo, pelo menos momentaneamente. A reduo dessas emisses dever acontecer em vrias atividades econmicas. O protocolo estimula os pases signatrios a cooperarem entre si, atravs de algumas aes bsicas:

Reformar os setores de energia e transportes; Promover o uso de fontes energticas renovveis; Eliminar mecanismos financeiros e de mercado inapropriados aos fins da Conveno; Limitar as emisses de metano no gerenciamento de resduos e dos sistemas energticos; Proteger florestas e outros sumidouros de carbono.

Se o Protocolo de Quioto for implementado com sucesso, estima-se que a temperatura global reduza entre 1,4C e 5,8 C at 2100, entretanto, isto depender muito das negociaes ps perodo 2008/2012, pois h comunidades cientficas que afirmam categoricamente que a meta de reduo de 5,2% em relao aos nveis de 1990 insuficiente para a mitigao do aquecimento global. Os Estados Unidos negaram-se a ratificar o Protocolo de Quioto, de acordo com a alegao do ex-presidente George W. Bush de que os compromissos acarretados por tal protocolo interfeririam negativamente na economia norteamericana. Alguns norte-americanos tambm questionam a teoria de que os poluentes emitidos pelo homem causem a elevao da temperatura da Terra. Mesmo o governo dos Estados Unidos no assinando o Protocolo de Quioto, alguns municpios, Estados (Califrnia) e donos de indstrias do nordeste dos Estados Unidos j comearam a pesquisar maneiras para reduzir a emisso de gases promotores do efeito estufa tentando, por sua vez, no diminuir sua margem de lucro com essa atitude. Um dos fatores alegados pelos Estados Unidos para a no ratificao do Protocolo de

Quioto foi a inexistncia de metas obrigatrias de reduo das emisses de gs carbnico para os pases em desenvolvimento.
Em julho de 2001, o Protocolo de Quioto foi referendado em Bonn, Alemanha, quando abrandou o cumprimento das metas previstas anteriormente, atravs da criao dos "sumidouros de carbono". Segundo essa proposta, os pases que tivessem grandes reas florestadas, que absorvem naturalmente o CO2, poderiam usar essas florestas como crdito em troca do controlo das suas emisses. Devido necessidade de manter sua produo industrial, os pases desenvolvidos, os maiores emissores de CO2 e de outros poluentes, poderiam transferir parte de suas indstrias mais poluentes para pases onde o nvel de emisso baixo ou investir nesses pases, como parte de negociao. Entretanto, necessrio fazer estudos minuciosos sobre a quantidade de carbono que uma floresta capaz de absorver, para que no haja super ou subvalorizao de valores pagos por meio dos crditos de carbono. Porm, a partir da Conferncia de Joanesburgo esta proposta tornou-se inconsistente em relao aos objetivos do Tratado, qual seja, a reduo da emisso de gases que agravam o efeito estufa. Deste modo, a poltica deve ser deixar de poluir, e no poluir onde h florestas, pois o saldo desta forma continuaria negativo para com o planeta.

O Protocolo de Quioto somente faz sentido para aqueles que acreditam que as emisses de gases poluentes, principalmente aqueles provenientes da queima de combustveis fsseis, so os principais responsveis pelo aquecimento global. Como consequncia do Protocolo, os pases desenvolvidos teriam que diminuir drasticamente suas emisses, inviabilizando, a mdio prazo, o seu crescimento econmico continuado que, acreditam os cticos, a nica forma de se atingir a abundncia de bens e servios de que tanto necessita a humanidade. Assim, o segundo maior emissor de gases causadores do efeito estufa do planeta, os Estados Unidos, no ratificaram e, provavelmente no o ratificaro num prazo previsvel. Tal atitude considerada prudente por parte dos cticos. De fato, todas as naes europeias e o Japo ratificaram o Protocolo, e algumas delas, embora tenham concordado em diminuir suas emisses em 2010 em 8% abaixo dos nveis de 1990, j admitem que no conseguiro atingir esta meta e somente podero conseguir reduzir as emisses em 1% em 2010. A Unio Europeia esperava atingir as metas compromissadas, aproveitando as possibilidades da Inglaterra, Frana e Alemanha de reduzir suas emisses aos nveis de 1990, utilizando a poltica de abandonar o uso do carvo, aumentar o uso da energia nuclear e fechar as portas das indstrias poluidoras do leste alemo. Considerando estas vantagens, as outras naes no precisariam ser to severas na reduo das suas emisses sob a poltica original do Protocolo de Quioto. Como consequncia, estes pases aumentaram maciamente suas emisses, apagando assim os ganhos dos pases grandes. Pelo menos 12 dos 15 pases europeus esto preocupados em poder cumprir as suas metas; nove deles romperam-nas, com emisses aumentando entre 20% e 77%. A Conferncia de 2009 foi sediada em Copenhague durando de 7 a 18 de dezembro, e aps grandes divergncias entre os pases ricos e o grupo dos pases em desenvolvimento acerca de temas como metas de reduo de emisso de gases do efeito estufa e contribuio para um possvel "fundo climtico", terminou sem que se atingisse um acordo definitivo, que ser discutido na prxima conferncia da ONU sobre mudanas climticas, a COP 16, a ser realizada no Mxico em dezembro de 2010.[4] No dia 24 de outubro de 2009, celebrado como Dia Internacional da Ao Climtica, milhares de pessoas em 180 pases, manifestaram-se pela diminuio dos nveis de CO2 na atmosfera. Estas manifestaes foram convocadas por uma ONG chamada 350.org, que advoga que os nveis de CO2 devem baixar dos valores de 385-389, existentes nessa altura, para um valor seguro de 350 ppm. Para esse efeito, grupos de pessoas sentaram-se no cho, em cidades, campos de neve e no fundo do oceano, junto Grande Barreira de Coral, formando os algarismos 350. O sequestro de carbono uma poltica oficial dos EUA e da Austrlia que trata de estocar o excesso de carbono, por prazo longo e indeterminado, na biosfera, no subsolo e nos oceanos. Mecanismos de flexibilizaoso arranjos regulamentados pelo Protocolo de Quioto que facilitam que as partes (pases) includas no Anexo I, ou seja as compromissadas com reduo de emisses, possam atingir suas metas de reduo de emisses de gases do efeito estufa (GEE). Tais mecanismos proporcionam um menor impacto nas economias e no nvel de desenvolvimento dos pases compromissados. Os mecanismos de flexibilizao autorizam que cada pas "Anexo I" possa participar de projetos de reduo dos GEE fora de seu territrio, inclusive em pases "no Anexo I", como o caso do MDL. Um mecanismo que reduz a emisso de GEE fora dos pases includos no Anexo I tambm tem o propsito de incentivar os pases emergentes a alcanar um modelo de desenvolvimento sustentvel. As alteraes ao Protocolo de Quioto criaram trs mecanismos de flexibilizao:

Comrcio Internacional de Emisses (CIE) - realizado entre pases listados no Anexo I, de maneira que um pas, que tenha diminudo suas emisses acima de sua meta, transfira o excesso de suas redues para outro pas que no tenha alcanado tal condio; Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) - realizados em pases que no tm metas de redues de emisses de GEE; Implementao Conjunta (IC) implantao de projetos de reduo de emisses de GEEs entre pases que apresentam metas a cumprir (Pases do Anexo I).

O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) um dos mecanismos de flexibilizao criados pelo Protocolo de Quioto para auxiliar o processo de reduo de emisses de gases do efeito estufa (GEE) ou de captura de carbono (ou sequestro de carbono) por parte dos pases do Anexo I. O propsito do MDL prestar assistncia s Partes No Anexo I da Conveno-Quadro das Naes Unidas sobre Mudana do Clima para que viabilizem o desenvolvimento sustentvel atravs da implementao da respectiva atividade

de projeto e contribuam para o objetivo final da Conveno e, por outro lado, prestar assistncia s Partes Anexo I para que cumpram seus compromissos quantificados de limitao e reduo de emisses de gases do efeito estufa. Pases em desenvolvimento podem implementar projetos que contribuam para a sustentabilidade e apresentem uma reduo ou captura de emisses de gases causadores do efeito estufa, obtendo como resultado as Redues Certificadas de Emisses (RCEs, ou na sigla em ingls, CERs). Os RCEs emitidos pelo Conselho Executivo do MDL, podem ser negociados no mercado global. Como os pases industrializados (Partes Anexo I) possuem cotas de reduo de emisses de gases causadores do efeito estufa, estes podem adquirir os RCEs de desenvolvedores de projetos em pases em desenvolvimento para auxiliar no cumprimento de suas metas. O MDL visa ao alcance do desenvolvimento sustentvel em pases em desenvolvimento (pas anfitrio), a partir da implantao de tecnologias mais limpas nestes pases. Para os pases do Anexo I, o mecanismo facilita que cumpram suas redues de emisso. Os projetos de MDL podem ser baseados em fontes renovveis e alternativas de energia, eficincia e conservao de energia ou reflorestamento. Existem regras claras e rgidas para aprovao de projetos no mbito do MDL. Estes projetos devem utilizar metodologias aprovadas, devem ser validados e verificados por Entidades Operacionais Designadas (EODs), e devem ser aprovados e registrados pelo Conselho Executivo do MDL. Os projetos devem ser aprovados pelo governo do pas anfitrio atravs da Autoridade Nacional Designada (AND), assim como pelo governo do pas que comprar os CERs. No Brasil, a Comisso Interministerial de Mudana Global do Clima, estabelecida em 1999, atua como a AND Brasileira. O primeiro projeto de MDL, aprovado pela ONU, no mundo, foi o do aterro sanitrio Nova Gerar, no Rio de Janeiro, Brasil, que utiliza tecnologias bem precisas de engenharia sanitria. O Anexo I so os pases que tem metas em relao ao Protocolo de Quioto. So divididos em dois subgrupos: (1) aqueles pases que necessitam diminuir suas emisses e portanto podem tornar-se compradores de crditos provenientes do MDL, como a Alemanha, Japo, Pases Baixos; e, (2) os pases que esto em transio econmica e por isso podem ser anfitries de projetos do tipo Implementao conjunta (que outro mecanismo de flexibilizao do Protocolo de Quioto), como a Ucrnia, Rssia, Romnia, etc. Os pases do Anexo I so os seguintes: Alemanha, Austrlia, ustria, Bielorrssia, Blgica, Bulgria, Canad, Crocia. Dinamarca, Eslovquia Eslovnia, Espanha, Estados Unidos, Estnia, Rssia, Islndia, Frana, Grcia, Hungria, Irlanda, Itlia, Japo, Letnia, Liechtenstein, Litunia, Luxemburgo, Mnaco, Noruega, Nova Zelndia, Pases Baixos, Polnia Portugal, Reino Unido, Repblica Tcheca, Romnia, Sucia, Sua, Turquia e Ucrnia. Os pases com economia em transio podem ser anfitries de projetos de Implementao conjunta. Os demais pases da lista so (ou deveriam ser) os pases com metas para diminuio de emisses de gases do efeito estufa, portanto necessitam adquirir crditos de carbono. Os pases em desenvolvimento so chamados pases do "no Anexo I" e podem ser anfitries de projetos de mecanismo de desenvolvimento limpo. Crditos de carbono ou Reduo Certificada de Emisses (RCE) so certificados emitidos para uma pessoa ou empresa que reduziu a sua emisso de gases do efeito estufa (GEE). Por conveno, uma tonelada de dixido de carbono (CO2) corresponde a um crdito de carbono. Este crdito pode ser negociado no mercado internacional. A reduo da emisso de outros gases, igualmente geradores do efeito estufa, tambm pode ser convertida em crditos de carbono, utilizando-se o conceito de Carbono Equivalente. Comprar crditos de carbono no mercado corresponde aproximadamente a comprar uma permisso para emitir GEE. O preo dessa permisso, negociado no mercado, deve ser necessariamente inferior ao da multa que o emissor deveria pagar ao poder pblico, por emitir GEE. Para o emissor, portanto, comprar crditos de carbono no mercado significa, na prtica, obter um desconto sobre a multa devida. Acordos internacionais como o Protocolo de Kyoto determinam uma cota mxima de GEE que os pases desenvolvidos podem emitir. Os pases, por sua vez, criam leis que restringem as emisses de GEE. Assim, aqueles pases ou indstrias que no conseguem atingir as metas de redues de emisses, tornam-se compradores de crditos de carbono. Por outro lado, aquelas indstrias que conseguiram diminuir suas emisses abaixo das cotas determinadas, podem vender, a preos de mercado, o excedente de "reduo de emisso" ou "permisso de emisso" no mercado nacional ou internacional.

Os pases desenvolvidos podem estimular a reduo da emisso de gases causadores do efeito estufa (GEE) em pases em desenvolvimento atravs do mercado de carbono, quando adquirem crditos de carbono provenientes destes ltimos. O CO2 equivalente o resultado da multiplicao das toneladas emitidas do GEE pelo seu potencial de aquecimento global. O potencial de aquecimento global do CO2 foi estipulado como 1. O potencial de aquecimento global do gs metano 21 vezes maior do que o potencial do CO2, portanto o CO2 equivalente do metano igual a 21. Portanto, uma tonelada de metano reduzida corresponde a 21 crditos de carbono. Potencial de aquecimento global dos GEE:

CO2 - Dixido de Carbono = 1 CH4 - Metano = 21 N2O - xido nitroso = 310 HFCs - Hidrofluorcarbonetos = 140 ~ 11700 PFCs - Perfluorcarbonetos = 6500 ~ 9200 SF6 - Hexafluoreto de enxofre = 23900

A Pegada de Carbono significa a totalidade das emisses de Gases de Efeito Estufa (GEE) emitidos durante o ciclo de vida de um produto ou servio, ou seja, conhecer as emisses que ocorreram desde a produo de matriasprimas, at o seu descarte final. Algumas correntes defendem a ideia de que os crditos de carbono acabam favorecendo mais ao mercado do que ao ambiente, e outras defendem a ideia de que os mesmos so certificados que autorizam aos pases desenvolvidos o direito de poluir. No entanto, cada pas tem uma cota mxima de crditos de carbono que pode comprar para cumprir as metas do Protocolo de Kyoto; portanto, o assim chamado "direito de poluir" limitado. Para o crdito de carbono as tecnologias reclamadas, pelas naes interessadas, devem passar por uma analise a nvel universitrio para que fique provado (matematicamente) o que foi ou no lanado na atmosfera. Implementao conjunta (IC) um mecanismo de flexibilizao criado pelo Protocolo de Quioto para incentivar a implementao de projetos que diminuam as emisses de gases do efeito estufa em pases Anexo I cuja economia seja de transio. As regras em relao a metodologias de projetos, tipos de projeto e etapas so similares s existentes no Mecanismo de desenvolvimento limpo.

Outras Conferncias
Dez anos aps a ECO-92, a ONU realizou a Cpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentvel em Joanesburgo (frica do Sul), a chamada Rio+10 ou conferncia de Joanesburgo. O objetivo principal da Conferncia seria rever as metas propostas pela Agenda 21 e direcionar as realizaes s reas que requerem um esforo adicional para sua implementao, porm, o evento tomou outro direcionamento, voltado para debater quase que exclusivamente os problemas de cunho social. Houve tambm a formao de blocos de pases que quiseram defender exclusivamente seus interesses, sob a liderana dos EUA. Tinha-se a expectativa de que essa nova Conferncia Mundial levaria definio de um plano de ao global, capaz de conciliar as necessidades legtimas de desenvolvimento econmico e social da humanidade, com a obrigao de manter o planeta habitvel para as geraes futuras. Porm, os resultados foram frustrados, principalmente, pelos poucos resultados prticos alcanados em Joanesburgo. Em sntese, pode-se dizer que houve:

Discusso em torno apenas dos problemas sociais. Muitos pases apresentaram propostas concretas, porm, no saram do papel caso Agenda 21. Diversidade de opinies e posturas, muitas vezes conflitantes. Maior participao da sociedade civil e suas organizaes. Formao de grupos para defender seus interesses.

A vanguarda ambientalista elencou centenas de propostas para os 21 objetivos da Agenda. Entre elas figuram universalizar o saneamento bsico nos prximos dez anos, implantar redes de metr e trens rpidos nas grandes aglomeraes, democratizar a Justia, universalizar o ensino em tempo integral e reestruturar o Prolcool, desvinculado dos interesses do velho setor sucroalcooleiro.

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milnio (ODM) surgem da Declarao do Milnio das Naes Unidas, adotada pelos 191 estados membros no dia 8 de setembro de 2000. Criada em um esforo para sintetizar acordos internacionais alcanados em vrias cpulas mundiais ao longo dos anos 90 (sobre meio-ambiente e desenvolvimento, direitos das mulheres, desenvolvimento social, racismo, etc.), a Declarao traz uma srie de compromissos concretos que, se cumpridos nos prazos fixados, segundo os indicadores quantitativos que os acompanham, devero melhorar o destino da humanidade neste sculo. Os Objetivos do Milnio esto sendo discutidos, elaborados e expandidos globalmente e dentro de muitos pases. Entidades governamentais, empresariais e da sociedade civil esto procurando formas de inserir a busca por esses Objetivos em suas prprias estratgias. O esforo no sentido de incluir vrios desses Objetivos do Milnio em agendas internacionais, nacionais e locais de Direitos Humanos, por exemplo, uma forma criativa e inovadora de valorizar e levar adiante a iniciativa. Concretas e mensurveis, os 8 Objetivos com suas 22 metas (24 no Brasil) e 48 indicadores podem ser acompanhadas por todos em cada pas; os avanos podem ser comparados e avaliados em escalas nacional, regional e global; e os resultados podem ser cobrados pelos povos de seus representantes, sendo que ambos devem colaborar para alcanar os compromissos assumidos em 2000. Tambm servem de exemplo e alavanca para a elaborao de formas complementares, mais amplas e at sistmicas, para a busca de solues adaptadas s condies e potencialidades de cada sociedade. Os objetivos so os seguintes: 1-Acabar com a fome e a misria 2-Educao bsica de qualidade para todos 3-Igualdade entre sexos e valorizao da mulher 4-Resuzir a mortalidade infantil 5-Melhorar a sade das gestantes 6-Combater a AIDS, malria e outras doenas 7-Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente 8-Todos trabalhando pelo desenvolvimento O Protocolo de Cartagena sobre Biossegurana um tratado sobre biossegurana assinado durante a Conveno sobre Diversidade Biolgica (CDB) em Cartagena, Colmbia. Aprovado em 29 de janeiro de 2000 e em vigor desde setembro de 2003, o texto disciplina questes envolvendo o estudo, a manipulao e o transporte de organismos geneticamente modificados (OGM) entre os pases membros do acordo. Em harmonia com o Princpio da Preveno estabelecida no Princpio 15 da Declarao do Rio sobre o ambiente e desenvolvimento, o objetivo deste Protocolo contribuir para assegurar um nvel adequado de proteo no domnio da transferncia segura, manuseamento e utilizao de organismos vivos modificados resultantes da biotecnologia moderna que possam ter efeitos adversos na conservao e utilizao sustentvel da diversidade biolgica, tomando tambm em considerao os riscos para a sade humana. A conscincia da importncia da questo da desertificao para o mundo levou aprovao, pela ONU, da Primeira Conferncia Internacional sobre Desertificao, que se realizou na cidade de Nairobi, Qunia, no ano de 1977. Nessa ocasio foi discutida a situao da desertificao no mundo e elaborado o Primeiro Plano de Ao Mundial de Luta contra a Desertificao. Os resultados da implementao desse Plano de Ao ficaram muito aqum do desejado e necessrio. Por essa razo, os pases reunidos durante a Conferncia do Rio, em 1992, decidiram-se pela negociao de uma Conveno Internacional, com fora de lei internacional e com carcter mandatrio para os pases signatrios. Esta conferncia teve um papel fundamental em todo o processo de luta contra a desertificao no mundo, pois resultou na consolidao mundial do tema, levando muitos pases a comearem a dar maior importncia a seus problemas ambientais em geral. Alm da introduo das regies com climas ridos e semiridos no cenrio das discusses, mostrando que os recorrentes problemas de pobreza e meio ambiente necessitavam de um enfrentamento direto pela comunidade internacional e na criao do Plano de Ao Mundial contra a Desertificao. Com estes resultados, vrios pases com problemas de desertificao, especialmente na frica, decidiram propor a elaborao de uma conveno sobre o assunto durante a realizao da Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1992, no Rio de Janeiro, conhecida por Rio 92. Uma conveno um instrumento jurdico mais forte, pois obriga os pases que a assinam a assumir uma srie de compromissos, ao contrrio de uma conferncia, onde a adeso voluntria.

Um dos principais resultados da Rio 92 foi o incio do processo de negociao para a elaborao de trs convenes: a Conveno Quadro sobre Mudana Climtica, a Conveno sobre Diversidade Biolgica e a Conveno das Naes Unidas de Combate Desertificao nos Pases Afetados por Seca Grave e/ou Desertificao, particularmente na frica (UNCCD). A Conferncia das Naes Unidas sobre as Mudanas Climticas de 2009, tambm chamada Conferncia de Copenhague ou foi realizada entre os dias 7 e 18 de dezembro de 2009, em Copenhague, Dinamarca. Esta cimeira, organizada pelas Naes Unidas, reuniu os lderes mundiais para discutir como reagir s mudanas climticas (aquecimento global) atuais. Foi considerada pela imprensa mundial como uma conferncia um tanto polmica e que no atingiu os planos de discusso almejados. O presidente Lula foi um dos destaques da conferncia, sendo aplaudido quatro vezes durante seu longo discurso. Alm disso, o presidente brasileiro assumiu uma posio crtica na reunio e confessou sua irritao perante os temas debatidos. A Conferncia das Naes Unidas sobre Desenvolvimento Sustentvel (CNUDS), conhecida tambm como Rio+20, foi uma conferncia realizada entre os dias 13 e 22 de junho de 2012 na cidade brasileira do Rio de Janeiro, cujo objetivo era discutir sobre a renovao do compromisso poltico com o desenvolvimento sustentvel Considerado o maior evento j realizado pela Naes Unidas, o Rio+20 contou com a participao de chefes de estados de cento e noventa naes que propuseram mudanas, sobretudo, no modo como esto sendo usados os recursos naturais do planeta. Alm de questes ambientais, foram discutidos, durante a CNUDS, aspectos relacionados a questes sociais como a falta de moradia e outros.O evento ocorreu em dez locais, tendo o Riocentro como principal local de debates e discusses; entre os outros locais, figuram o Aterro do Flamengo e o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Os principais temas foram: Economia verde Segurana alimentar e agricultura sustentvel Degradao das fontes de energia naturais (energia sustentvel para todos) Cidades sustentveis Desastres e sociedades resilientes Empregos e incluso social gua para o mundo Oceanos

O maior resultado concreto que se esperava para a Rio + 20 seria o estabelecimento de metas e prazos para o desenvolvimento sustentvel, a serem acordads e seguidas por todos os pases. Outro ponto de discrida seria a criao de uma Oranizao Mundial do Meio Ambiente, uma agncia regulatria da ONU nos moldes da OMC, assim como a criao de um fundo para financiar as aes de desenvolvimento sustentvel. Foi estabelecido o surgimento de um frum poltico intergovernamental de alto nvel para a discusso sobre o desenvolvimento sustentvel. No final das contas, o documento final da Conferncia ficou muito mais fraco do que se esperava, sendo que at o Vaticano, que seria inicialmente um observador, das Nao Unidas, vetou um trecho sobre direito reprodutivo das mulheres. Assim, o doumento final foi entendido como o possvel a ser feito, ao invs do que era esperado, j que deixou para o futuro definies de metas comuns e financiamento para atingi-las.

4-UNIDADES DE CONSERVAO
A primeira unidade de conservao no mundo foi o Parque Nacional de Yellowstone, nos EUA, no sculo XIX, enquanto que a primeira no Brasil foi o Parque Nacional do Itatiaia, na dcada de 1930. O Sistema Nacional de Unidades de Conservao da Natureza (SNUC) um conjunto de diretrizes e procedimentos oficiais que possibilitam s esferas governamentais federal, estadual e municipal e iniciativa privada a criao, implantao e gesto de unidades de conservao (UC), sistematizando assim a preservao ambiental no Brasil.

O SNUC objetiva a conservao da natureza no Brasil. Especificamente, fornece mecanismos legais s esferas governamentais federal, estadual e municipal e iniciativa privada para que possam:

contribuir para a manuteno da diversidade biolgica e dos recursos genticos no territrio nacional e nas guas jurisdicionais; proteger as espcies ameaadas de extino no mbito regional e nacional; contribuir para a preservao e a restaurao da diversidade de ecossistemas naturais; promover o desenvolvimento sustentvel a partir dos recursos naturais; promover a utilizao dos princpios e prticas de conservao da natureza no processo de desenvolvimento; proteger paisagens naturais e pouco alteradas de notvel beleza cnica; proteger as caractersticas de natureza geolgica, geomorfolgica, espeleolgica, paleontolgica e cultural; proteger e recuperar recursos hdricos e edficos; recuperar ou restaurar ecossistemas degradados; proporcionar meios e incentivos para atividades de pesquisa cientfica, estudos e monitoramento ambiental; valorizar econmica e socialmente a diversidade biolgica; favorecer condies e promover a educao e interpretao ambiental, a recreao em contato com a natureza e o turismo ecolgico; proteger os recursos naturais necessrios subsistncia de populaes tradicionais, respeitando e valorizando seu conhecimento e sua cultura e promovendo-as social e economicamente.

O SNUC prev 12 (doze) categorias complementares de unidades de conservao, organizando-as de acordo com seus objetivos de manejo e tipos de uso em dois grandes grupos:

As Unidades de Proteo Integral tem como objetivo bsico a preservao da natureza, sendo admitido o uso indireto dos seus recursos naturais, com exceo dos casos previstos na Lei do SNUC. As Unidades de Uso Sustentvel visam compatibilizar a conservao da natureza com o uso direto de parcela dos seus recursos naturais, ou seja, aquele que permite a explorao do ambiente, porm mantendo a biodiversidade do local e os seus recursos renovveis.

A tabela a seguir busca dar uma viso geral das categorias de unidades de conservao, listando tambm a correspondncia entre a classificao internacional da Unio Internacional para a Conservao da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) e o SNUC: Grupo Categoria Categoria SNUC IUCN Origem] Descrio

Ia

Proteo integral II

III

De posse e domnio pblico, servem preservao da natureza e realizao de pesquisas cientficas. A visitao Estao ecolgica SEMA (1981) pblica proibida, exceto com objetivo educacional. Pesquisas cientficas dependem de autorizao prvia do rgo responsvel. Visam a preservao integral da biota e demais atributos naturais existentes em seus limites, sem interferncia Lei de Proteo humana direta ou modificaes ambientais, excetuando-se Reserva biolgica aos Animais as medidas de recuperao de seus ecossistemas alterados e (1967) as aes de manejo necessrias para recuperar e preservar o equilbrio natural, a diversidade biolgica e os processos ecolgicos. Tem como objetivo bsico a preservao de ecossistemas naturais de grande relevncia ecolgica e beleza cnica, Cdigo possibilitando a realizao de pesquisas cientficas e o Parque nacional Florestal de desenvolvimento de atividades de educao e interpretao 1934 ambiental, de recreao em contato com a natureza e de turismo ecolgico. Objetivam a preservao de stios naturais raros, singulares Monumento natural SNUC (2000) ou de grande beleza cnica. Sua finalidade a proteo de ambientes naturais que Refgio de vida asseguram condies para a existncia ou reproduo de SNUC (2000) silvestre espcies ou comunidades da flora local e da fauna residente ou migratria.

IV

Uso sustentvel

VI

Geralmente de pequena extenso, so reas com pouca ou nenhuma ocupao humana, exibindo caractersticas naturais extraordinrias ou que abrigam exemplares raros da rea de relevante SEMA (1984) biota regional, tendo como objetivo manter os ecossistemas interesse ecolgico naturais de importncia regional ou local e regular o uso admissvel dessas reas, de modo a compatibiliz-lo com os objetivos de conservao da natureza. Reserva particular De posse privada, gravada com perpetuidade, objetivando do patrimnio MMA (1996) conservar a diversidade biolgica. natural So reas geralmente extensas, com um certo grau de ocupao humana, dotadas de atributos abiticos, biticos, estticos ou culturais especialmente importantes para a rea de proteo SEMA (1981) qualidade de vida e o bem-estar das populaes humanas, e ambiental tem como objetivos bsicos proteger a diversidade biolgica, disciplinar o processo de ocupao e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais. uma rea com cobertura florestal de espcies Cdigo predominantemente nativas e tem como objetivo bsico o Floresta nacional Florestal de uso mltiplo sustentvel dos recursos florestais e a pesquisa 1934 cientfica, com nfase em mtodos para explorao sustentvel de florestas nativas. So reas naturais que abrigam populaes tradicionais, cuja existncia baseia-se em sistemas sustentveis de explorao Reserva de dos recursos naturais, desenvolvidos ao longo de geraes, desenvolvimento SNUC (2000) adaptados s condies ecolgicas locais, que desempenham sustentvel um papel fundamental na proteo da natureza e na manuteno da diversidade biolgica. Lei de Proteo aos Animais uma rea natural com populaes animais de espcies (1967) - sob o nativas, terrestres ou aquticas, residentes ou migratrias, Reserva de fauna nome de adequadas para estudos tcnico-cientficos sobre o manejo Parques de econmico sustentvel de recursos faunsticos. Caa Utilizadas por populaes locais, cuja subsistncia baseia-se no extrativismo e, complementarmente, na agricultura de subsistncia e na criao de animais de pequeno porte, reas Reserva extrativista SNUC (2000) dessa categoria tem como objetivos bsicos proteger os meios de vida e a cultura dessas populaes, e assegurar o uso sustentvel dos recursos naturais da unidade.

A nossa cidade de Juiz de Fora possui quatro unidades de conservao: a APA da Mata do Krambeck, a Reserva Biolgica de Santa Cndida, a Reserva Biolgica de Poo D Anta e o Parque da Lajinha.

5-DESASTRES NATURAIS E OUTROS PROBLEMAS AMBIENTAIS


Segundo o Instituto de Pesquisas Tecnolgicas (IPT), desastres naturais ocorrem quando fenmenos naturais atingem reas ou regies habitadas pelo homem causando-lhe danos. Assim, necessrio que exista ocupao humana, para que ocorram desastres.

De acordo com o Ministrio da Integrao Nacional (2003), os principais desastres naturais do mundo so: 1. Origem Sideral 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Causa Elica Temperaturas Extremas Reduo das Precipitaes Hdricas Sismologia Vulcanologia Inundaes Movimentos de Massa

O Brasil, para a nossa sorte pouco assolado pelos desastres naturais. As principais causas (de acordo com o CEMADEN, Centro de Preveno de Desastres Naturais), esto associadas a inundaes, secas e deslizamentos, sendo que o maior evento foram as enchentes da Regio Serrana no Rio de Janeiro, em 2011, que ceifou pouco mais de 1000 vtimas, pouco se comparado com milhes de mortes em enchentes na China. Os problemas ambientais so questes que afetam o meio ambiente e consequentemente a sociedade, variando de escala global a local. Os principais so:

1-Aquecimento Global (estudaremos no tpico do clima) 2- Destruio da camada de Oznio (estudaremos no tpico do clima) 3-Ilha de Calor (estudaremos no tpico do clima) 4-Chuva cida (estudaremos no tpico do clima) 5-Inverso trmica (estudaremos no tpico do clima) 6- Poluio do ar (estudaremos no tpico do clima) 7-Desertificao (estudaremos no tpico do clima) 8-Enchentes (estudaremos no tpico de hidrografia) 9- Desmatamento (estudaremos no tpico de vegetao) 10- Agrotxicos (estudaremos no tpico dfatores exgenos do relevo) 11- Poluio das guas (estudaremos no tpico de hidrografia) 12-Eroso (estudaremos no tpico dfatores exgenos do relevo) 13- Deslizamentos (estudaremos no tpico dfatores exgenos do relevo) 14-Queimadas (estudaremos no tpico de vegetao) 15-Poluio sonora 16- Poluio luminosa e visual 16-Lixo

A poluio sonora refere-se ao efeito danoso provocado por sons em determinado volume que supera os nveis considerados normais para os seres humanos. Diferentemente de outros tipos de poluio, a poluio sonora no deixa resduo, possui um menor raio de ao, no transportada atravs de fontes naturais e percebida somente por um sentido: a audio. Tudo isso faz com que muitos subestimem seus efeitos, ainda que ela possa trazer graves danos sade humana e de outros animais. Sons de qualquer natureza podem se tornar prejudiciais sade ou mesmo insuportveis quando emitidos em grande volume e, nesses casos, diz-se que determinado som possui nvel elevado de presso sonora, ou elevada intensidade. A sensibilidade a sons intensos pode variar de pessoa para pessoa. A perda da audio o efeito mais frequentemente associado a qualquer som, seja ele ruidoso ou no, musical ou no, que possua nveis elevados de presso sonora, ou seja, que ultrapasse os limites de tolerncia cientificamente j estabelecidos para o ouvido humano, Tecnicamente, a partir do nvel de presso sonora de 85 decibis (dB) so potencialmente danosos aos ouvidos se o contato com esses sons, sejam eles ruidosos ou no, durar mais de 480 minutos (8 horas). Veja abaixo o volume do barulho para algumas atividades cotidianas:

o rudo de uma sala de estar chega a 40dB; um grupo de amigos conversando em tom normal chega a 55dB; o rudo de um escritrio chega a quase 64dB; um caminho pesado em circulao chega a 74dB; em creches foram encontrados nveis de rudo superiores a 75dB; o trfego de uma avenida de grande movimento pode chegar aos 85dB; trios elctricos num carnaval fora de poca tem em mdia de 110 dB; o trfego de uma avenida com grande movimento em obras com britadeiras at 120dB; bombas recreativas podem proporcionar at 140dB; discoteca a intensidade sonora chega at 130dB um estdio cheio de vuvuzelas pode chegar at 140dB

A poluio sonora pode em alguns indivduos, causar estresse, e com isto, interferir na comunicao oral, perturbar o sono, o descanso e o relaxamento, impedir a concentrao e aprendizagem, e o que considerado mais grave, criar estado de cansao e tenso que podem afetar significativamente o sistema nervoso e cardiovascular. H vrios tipos de rudos e sons no ruidosos potencialmente agressivos para o rgo auditivo, como o trnsito de veculos, atividades domsticas e pblicas e o rudo industrial. A poluio sonora frequente, por exemplo, atravs de avies pode causar danos sade humana mesmo a partir de nveis de rudos baixos. A principal medida para se prevenir dos efeitos da poluio sonora se configura, num primeiro momento, na imediata reduo do rudo e demais sons poluentes na fonte emissora. Pode-se ainda reduzir do perodo de exposio e, quando isso no for possvel, neutralizar o risco pelo uso de proteo adequada (em geral, com o uso de protetores auriculares). A longo prazo, a principal medida a educao da populao, a fim de que todos possam ter cincia dos danos gerados pela vida numa sociedade onde o barulho gerado de forma indiscriminada. No caso de bares, shows e festas, por exemplo, caberia manter o som em um volume adequado e proteo acstica.

5-LIXO

Resduos slidos constituem aquilo que genericamente se chama lixo: materiais slidos considerados sem utilidade, suprfluos ou perigosos, gerados pela atividade humana, e que devem ser descartados ou eliminados. O conceito de "lixo" pode ser considerado como uma inveno humana, pois em processos naturais no h lixo. As substncias produzidas pelos seres vivos e que so inteis ou prejudiciais para o organismo, tais como as fezes e urina dos animais, ou o oxignio produzido pelas plantas verdes como subproduto da fotossntese, assim como os restos de organismos mortos so, em condies naturais, reciclados pelos decompositores. Por outro lado, os produtos resultantes de processos geolgicos como a eroso, podem tambm, a um escala de tempo geolgico, transformar-se em rochas sedimentares.

Embora o termo lixo se aplique aos resduos slidos em geral, muito do que se considera lixo pode ser reutilizado ou reciclado, desde que os materiais sejam adequadamente tratados. Alm de gerar emprego e renda, a reciclagem proporciona uma reduo da demanda de matrias-primas e energia, contribuindo tambm para o aumento da vida til dos aterros sanitrios. Certos resduos, no entanto, no podem ser reciclados, a exemplo do lixo hospitalar ou nuclear.

ndice
[esconder]

1 Tipos de resduos o 1.1 Resduos orgnicos o 1.2 Por origem 2 Disposio final de resduos slidos o 2.1 Aterros sanitrios o 2.2 Lixes o 2.3 Coprocessamento o 2.4 Incineradores o 2.5 Compostagem o 2.6 Biogasificao o 2.7 Confinamento permanente o 2.8 Reciclagem 3 Referncias 4 Ver tambm 5 Ligaes externas

[editar] Tipos de resduos

Um contentor feito de metal.

[editar] Resduos orgnicos


O chamado lixo orgnico tem origem animal ou vegetal. Nessa categoria inclui-se grande parte do lixo domstico, restos de alimentos, folhas, sementes, restos de carne e ossos, etc.

Quando acumulado ou disposto inadequadamente, o lixo orgnico pode tornar-se altamente poluente do solo, das guas e do ar.A disposio inadequada desses resduos cria um ambiente propcio ao desenvolvimento de organismos patognicos. O lixo orgnico pode entretanto ser objeto de compostagem para a fabricao de adubos ou utilizado para a produo de combustveis como biogs, que rico em metano.

[editar] Por origem

Exemplo de resduo slido urbano.

Resduo slido urbano: inclui o resduo domstico assim como o resduo produzido em instalaes pblicas (parques, por exemplo), em instalaes comerciais, bem como restos de construes e demolies. Resduo industrial: gerado pela indstria, e pode ser altamente prejudicial ao meio ambiente e sade humana. Resduo hospitalar: a classificao dada aos resduos perigosos produzidos dentro de hospitais, como seringas usadas, aventais, etc. Por conter agentes causadores de doenas, este tipo de lixo separado do restante dos resduos produzidos dentro de um hospital (restos de comida, etc), e geralmente incinerado. Porm, certos materiais hospitalares, como aventais que estiveram em contato com raios eletromagnticos de alta energia como raios X, so categorizados de forma diferente (o mencionado avental, por exemplo, considerado lixo nuclear), e recebem tratamento diferente. Resduo nuclear: composto por produtos altamente radioativos, como restos de combustvel nuclear, produtos hospitalares que tiveram contato com radioatividade (aventais, papis, etc), enfim, qualquer material que teve exposio prolongada radioatividade ou que possui algum grau de radioatividade. Devido ao fato de que tais materiais continuam a emitir radioatividade por muito tempo, eles precisam ser totalmente confinados e isolados do resto do mundo. Resduos de construo e demolio: abreviadamente conhecidos por RCD, so resduos provenientes de obras civis - construo, reconstruo, ampliao, alterao, conservao e demolio ou derrocada de edificaes, assim como o solo e lama de escavaes. Resduos porturios, aeroporturios e de outras reas alfandegrias: Todos os resduos provenientes de outros pases podem ser classificados como perigosos, pois so possveis agentes contaminantes e vetores de doenas endmicas. Os resduos considerados perigosos so incinerados com os mesmos cuidados utilizados na eliminao de lixo hospitalar.

Um aterro sanitrio.

[editar] Disposio final de resduos slidos


[editar] Aterros sanitrios
Ver artigo principal: Aterros sanitrios Aterros sanitrios so considerados como uma soluo prtica, relativamente barata de disposio final de resduos urbanos e industriais - inclusive de resduos que poderiam ser reciclados. Todavia demandam grandes reas de terra, onde o lixo depositado. Aps o esgotamento do aterro, essas reas podem ser descontaminadas e utilizadas para outras finalidades. Todavia, se o aterro no for adequadamente impermeabilizado e operado, constitui-se em fator de poluio ambiental e contaminao do solo, das guas subterrneas e do ar. A poluio se deve ao processo de decomposio da matria orgnica, que gera enormes quantidades de chorume (fluido que se infiltra para o solo e nos corpos de gua) e biogs, composto de metano e outros componentes txicos. A construo do aterro sanitrio requer a instalao prvia de mantas impermeabilizantes, que impedem a infiltrao do chorume no solo e no lenol fretico. O lquido que fica retido no aterro, o chorume, ento conduzido at um sistema de tratamento de efluentes para posterior descarte em condies que no agridam o meio ambiente.

[editar] Lixes
"Lixo", vazadouro ou descarga de resduos a cu aberto uma forma inadequada de disposio final de resduos slidos, que se caracteriza pela simples descarga do lixo sobre o solo, sem medidas de proteo ao meio ambiente ou sade pblica.[2] No "lixo" no h nenhum controle quanto aos tipos de resduos depositados. Resduos domiciliares e comerciais de baixa periculosidade so depositados juntamente com os industriais e hospitalares, de alto poder poluidor. A presena de catadores, que geralmente residem no local, e de animais (inclusive a criao de porcos), os riscos de incndios causados pelos gases gerados pela decomposio dos resduos constituem riscos associados aos lixes.

[editar] Coprocessamento
Ver artigo principal: Coprocessamento

Lixmetro na Praa Sete de Setembro, em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Coprocessamento o sistema utilizado com o uso de resduos industriais e/ou urbanos, no processo de fabricao do cimento, a fim de gerar energia e/ou recuperao de recursos e resultar na diminuio do uso de combustveis fsseis e/ou substituio de matria-prima.

[editar] Incineradores

Ver artigo principal: Incineradores Incineradores reduzem o lixo a cinzas. So altamente poluidores, gerando dioxinas e gases de efeito estufa. o mtodo utilizado para a destruio de lixo hospitalar, que pode conter agentes causadores de doenas potencialmente fatais. No sculo passado at meados dos anos cinqenta era prtica comum , o resduo industrial e at a matria orgnica serem eliminados com uso de grandes fornos por dissipao atmosfrica das chamins.

[editar] Compostagem
Ver artigo principal: Compostagem

Sacolas de lixo na Avenida lvares Cabral, em Belo Horizonte. um tratamento aerbico, atravs do qual a matria orgnica transformada em adubo ou composto orgnico.

[editar] Biogasificao
Ver artigo principal: Biogasificao A biogasificao ou metanizao um tratamento por decomposio anaerbica que gera biogs, formado por cerca de 50% de metano e que pode ser utilizado como combustvel. O resduo slido da biogasificao pode ser tratado aerobicamente para formar composto orgnico.

[editar] Confinamento permanente


O lixo altamente txico e duradouro, e que no pode ser destrudo, como lixo nuclear, precisa ser tratado e confinado permanentemente, e mantido em locais de difcil acesso, tais como tneis escavados a quilmetros abaixo do solo.

[editar] Reciclagem
Ver artigo principal: Reciclagem A reciclagem o processo de reaproveitamento de resduos slidos orgnicos e inorgnicos. considerado o melhor mtodo de destinao do lixo, em relao ao meio ambiente, uma vez que diminui a quantidade de resduos enviados a aterros sanitrios, e reduz a necessidade de extrao de matria-prima diretamente da natureza. Porm, muitos materiais no podem ser reciclados continuadamente (fibras, em especial). A reciclagem de certos materiais vivel, mas pouco praticada, pois muitas vezes no comercialmente

interessante. Alguns materiais, entretanto, em especial o chamado lixo txico e o lixo hospitalar, no podem ser reciclados, devendo ser eliminados ou confinados. Fraldas descartveis so reciclveis. No processo de reciclagem, que alm de preservar o meio ambiente tambm gera riquezas, os materiais mais reciclados so o vidro, o alumnio, o papel e o plstico. Esta reciclagem contribui para a diminuio significativa da poluio do solo, da gua e do ar. Muitas indstrias esto reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produo. Um outro benefcio da reciclagem a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados esto buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famlias. Cooperativas de catadores de papel e alumnio j so uma boa realidade nos centros urbanos do Brasil.[3]

Aterro sanitrio
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Ir para: navegao, pesquisa

Um aterro sanitrio no controlado. Aterro sanitrio um espao destinado deposio final de resduos slidos gerados pela atividade humana. Nele so dispostos resduos domsticos, comerciais, de servios de sade, da indstria de construo, e tambm resduos slidos retirados do esgoto.

ndice
[esconder]

1 Condies e caractersticas 2 No Brasil 3 Referncias 4 Ver tambm 5 Ligaes externas

[editar] Condies e caractersticas


A base do aterro sanitrio deve ser constituda por um sistema de drenagem de efluentes lquidos percolados (chorume) acima de uma camada impermevel de polietileno de alta densidade - P.E.A.D., sobre uma camada de solo compactado para evitar o vazamento de material lquido para o solo, evitando assim a contaminao de lenis freticos. O chorume deve ser tratado e/ou recirculado (reinserido ao aterro) causando assim uma menor poluio ao meio ambiente. Seu interior deve possuir um sistema de drenagem de gases que possibilite a coleta do biogs, que constitudo por metano, gs carbnico(CO2) e gua (vapor), entre outros, e formado pela decomposio dos resduos. Este

efluente deve ser queimado ou beneficiado. Estes gases podem ser queimados na atmosfera ou aproveitados para gerao de energia. No caso de pases em desenvolvimento, como o Brasil, a utilizao do biogs pode ter como recompensa financeira a compensao por crditos de carbono ou CERs do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, conforme previsto no Protocolo de Quioto. Sua cobertura constituda por um sistema de drenagem de guas pluviais, que no permita a infiltrao de guas de chuva para o interior do aterro. No Brasil, usa-se normalmente uma camada de argila. Um aterro sanitrio deve tambm possuir um sistema de monitoramento ambiental (topogrfico e hidrogeolgico) e ptio de estocagem de materiais. Para aterros que recebem resduos de populaes acima de 30 mil habitantes desejvel tambm muro ou cerca limtrofe, sistema de controle de entrada de resduos (ex. balana rodoviria), guarita de entrada, prdio administrativo, oficina e borracharia. Quando atinge o limite de capacidade de armazenagem, o aterro alvo de um processo de monitorizao especifico, e se reunidas as condies, pode albergar um espao verde ou mesmo um parque de lazer, eliminando assim o efeito esttico negativo. Existem critrios de distncia mnima de um aterro sanitrio e um curso de gua, uma regio populosa e assim por diante. No Brasil, recomenda-se que a distncia mnima de um aterro sanitrio para um curso de gua deve ser de 400m.

[editar] No Brasil
No Brasil, um aterro sanitrio definido como um aterro de resduos slidos urbanos, ou seja, adequado para a recepo de resduos de origem domstica, varrio de vias pblicas e comrcios. Os resduos industriais devem ser destinados a aterro de resduos slidos industriais (enquadrado como classe II quando no perigoso e no inerte e classe I quando tratar-se de resduo perigoso, de acordo com a norma tcnica da ABNT 10.004/04 "Resduos Slidos - Classificao"). A produo de lixo aumenta continuamente e por isso novas solues so procuradas para desafogar os aterros. Em Contagem, Minas Gerais, tem sido usado o fosfogesso para reduo de 30 a 35% do volume de resduo slido. Antes da implantao, a alternativa foi testada pelo laboratrio do Institute of Phosphate Reserarch (FIPR), nos Estados Unidos.[1]

A reciclagem o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns so o papel, o vidro, o metal e o plstico. As maiores vantagens da reciclagem so a minimizao da utilizao de fontes naturais, muitas vezes no renovveis; e a minimizao da quantidade de resduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incinerao. O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas caractersticas. O conceito de reciclagem diferente do de reutilizao. O reaproveitamento ou reutilizao consiste em transformar um determinado material j beneficiado em outro. Um exemplo claro da diferena entre os dois conceitos, o reaproveitamento do papel. O papel chamado de reciclado no nada parecido com aquele que foi beneficiado pela primeira vez. Este novo papel tem cor diferente, textura diferente e gramatura diferente. Isto acontece devido a no possibilidade de retornar o material utilizado ao seu estado original e sim transform-lo em uma massa que ao final do processo resulta em um novo material de caractersticas diferentes.

Outro exemplo o vidro. Mesmo que seja "derretido", nunca ir ser feito um outro com as mesmas caractersticas tais como cor e dureza, pois na primeira vez em que foi feito, utilizou-se de uma mistura formulada a partir da areia. J uma lata de alumnio, por exemplo, pode ser derretida de volta ao estado em que estava antes de ser beneficiada e ser transformada em lata, podendo novamente voltar a ser uma lata com as mesmas caractersticas. A palavra reciclagem ganhou destaque a partir do final da dcada de 1980, quando foi constatado que as fontes de petrleo e de outras matrias-primas no renovveis estavam se esgotando rapidamente, e que havia falta de espao para a disposio de resduos e de outros dejetos na natureza. A expresso vem do ingls recycle (re = repetir, e cycle = ciclo). Como disposto acima sobre a diferena entre os conceitos de reciclagem e reaproveitamento,em alguns casos, no possvel reciclar indefinidamente o material. Isso acontece, por exemplo, com o papel, que tem algumas de suas propriedades fsicas minimizadas a cada processo de reciclagem, devido ao inevitvel encurtamento das fibras de celulose. Em outros casos, felizmente, isso no acontece. A reciclagem do alumnio, por exemplo, no acarreta em nenhuma perda de suas propriedades fsicas, e esse pode, assim, ser reciclado continuamente.

ndice
[esconder]

1 Cores dos cestos de separao para reciclagem 2 Smbolos dos materiais da reciclagem 3 Vantagens da reciclagem 4 Tipos de reciclagem 5 Ver tambm 6 Referncias 7 Ligaes externas

[editar] Cores dos cestos de separao para reciclagem

Ilustrao de um cesto contendo o smbolo da reciclagem. No Brasil os recipientes para receber materiais reciclveis seguem o seguinte padro:[1]

Azul: papel/papelo Vermelho: plstico Verde: vidro

Amarelo: metal Preto: madeira Laranja: resduos perigosos Branco: resduos ambulatoriais e de servios de sade Roxo: resduos radioativos Marrom: resduos orgnicos Cinza: resduo geralmente no reciclvel, misturado ou contaminado, no sendo possvel de separao.

Ecoponto em Portugal Em Portugal, os recipientes de resduos para reciclagem dividem-se em:


Azul (papelo): papel e carto Verde (vidro): frascos, boies e garrafas de vidro Amarelo: embalagens de metal e de plstico (e de carto, para bebidas) Vermelho: pilhas e baterias

[editar] Smbolos dos materiais da reciclagem


Ver artigo principal: Smbolos dos materiais da reciclagem

[editar] Vantagens da reciclagem

Cestos de reciclagem de resduos Os resultados da reciclagem so expressivos tanto no campo ambiental, como nos campos econmico e social. No meio-ambiente a reciclagem pode reduzir a acumulao progressiva de resduos a produo de novos materiais, como por exemplo o papel, que exigiria o corte de mais rvores; as emisses de gases como metano e gs carbnico; as agresses ao solo, ar e gua; entre outros tantos fatores negativos. No aspecto econmico a reciclagem contribui para o uso mais racional dos recursos naturais e a reposio daqueles recursos que so passveis de reaproveitamento.

No mbito social, a reciclagem no s proporciona melhor qualidade de vida para as pessoas, atravs das melhorias ambientais, como tambm tem gerado muitos postos de trabalho e rendimento para pessoas que vivem nas camadas mais pobres. No Brasil existem os carroceiros ou catadores de papel, que vivem da venda de sucatas, papis,alumnio e outros materiais reciclveis deixados no lixo.Eles tambm trabalham na colecta ou na classificao de materiais para a reciclagem. Como um servio penoso, pesado e sujo, no tem grande poder atrativo para as fatias mais qualificadas da populao.

Catadores de reciclveis em lixo Assim, para muitas das pessoas que trabalham na reciclagem (em especial os que tm menos educao formal), a reciclagem uma das nicas alternativas de ganhar o seu sustento. O manuseio de resduos deve ser feito de maneira cuidadosa, para evitar a exposio a agentes causadores de doenas. No Brasil, as prefeituras de sete cidades fornecem servio de coleta seletiva a 100% das residncias. Esses municpios so: Curitiba (PR), Itabira (MG), Londrina (PR), Santo Andr (SP), Santos (SP), Diadema (SP) e Goinia (GO).[2][3]

[editar] Tipos de reciclagem


Reciclagem de ao Reciclagem de alumnio Reciclagem de baterias Reciclagem de borracha Reciclagem de computadores Reciclagem de embalagens longa vida Reciclagem de entulho Reciclagem de madeira Reciclagem de metal Reciclagem de papel Reciclagem de plstico e embalagens Reciclagem de vidro

Coleta seletiva ou recolha selectiva o termo utilizado para o recolhimento dos materiais que so possveis de serem reciclados, previamente separados na fonte geradora. Dentre estes materiais reciclveis podemos citar os diversos tipos de papis, plsticos, metais e vidros. A separao na fonte evita a contaminao dos materiais reaproveitveis, aumentando o valor agregado destes e diminuindo os custos de reciclagem.

Para iniciar um processo de coleta seletiva preciso avaliar, quantitativamente e qualitativamente, o perfil dos resduos slidos gerados em determinado municpio ou localidade, a fim de estruturar melhor o processo de coleta.

ndice
[esconder]

1 Separando o lixo 2 Cores padronizadas dos recipientes de resduos 3 As solues convencionais 4 Implantando a coleta seletiva 5 Principais formas de coleta seletiva 6 Ligaes externas 7 Algumas experincias 8 Resultados o 8.1 Ambientais o 8.2 Econmicos o 8.3 Polticos 9 Ver tambm 10 Ligaes externas

[editar] Separando o lixo

Lixos para coleta seletiva. O lixo deteriorvel (biodegradvel), composto pelos restos de carne, vegetais, frutas, etc, separado do lixo restante, podendo ter como destino os aterros sanitrios ou entrarem num sistema de valorizao de residuos. A reciclagem tornou-se uma ao importante na vida moderna pois houve um aumento do consumismo e uma diminuio do tempo mdio de vida da maior parte dos acessrios que se tornaram indispensveis no dia a dia trouxeram um grave problema: qual o destino a dar quando perdem utilidade? No inicio os resduos resultantes da atividade humana tinham como destino as lixeiras ou ento aterros sanitrios, contudo com o aumento exponencial da quantidade de resduos e da evoluo tecnolgica, aliados ao interesse econmico de busca de mais matrias primas de baixo custo, o vulgarmente designado lixo comea a perder o carter pejorativo do nome e comea a ser considerado como um resduo, passvel de ser reaproveitado. Com as tecnologias actuais apenas uma nfima parte dos resduos urbanos no so passiveis de reaproveitamento, sendo direcionados para unidades de eliminao dos mesmos, normalmente os aterros sanitrios. Felizmente a maior parte dos mesmos podem ser destinados ao reaproveitamento, quer seja reciclagem ou outros tipos de reaproveitamento. A coleta seletiva, ou recolha seletiva tem como objectivo a separao dos resduos urbanos pelas suas propriedades e pelo destino que lhes pode ser dado, com o intuito de tornar mais fcil e eficiente a sua recuperao. Assim

pretende-se resolver os problemas de acumulao de lixo nos centros urbanos, e reintegrar os mesmos no ciclo industrial, o que trs vantagens ambientais e econmicas. Os pontos onde so depositados para a recolha so denominados de lixes, ou ecopontos. Estes podem oferecer vrios tipos de coletores, de acordo com as especificidades dos residuos da zona e das respostas de tratamento existentes pela entidade que procede ao seu encaminhamento para os centros de valorizao.

[editar] Cores padronizadas dos recipientes de resduos


Azul - Papel/Papelo Amarelo - Metal Verde - Vidro Vermelho - Plstico Marrom - Orgnico Cinza - Lixo contaminado que no ser encaminhado reciclagem Preto - Madeira Branco - Lixo hospitalar/ sade Laranja - Resduos Perigosos Roxo - Resduos Radioativos

[editar] As solues convencionais


Os aterros sanitrios so grandes terrenos onde o lixo depositado, comprimido e depois espalhado por tratores em camadas separadas por terra. As extensas reas que ocupam, bem como os problemas ambientais que podem ser causados pelo seu manejo inadequado, tornam problemtica a localizao dos aterros sanitrios nos centros urbanos maiores, apesar de serem a alternativa mais econmica a curto prazo. Os incineradores, indicados sobretudo para materiais de alto risco, podem ser utilizados para a queima de outros resduos, reduzindo seu volume. As cinzas ocupam menos espao nos aterros e reduz-se o risco de poluio do solo. Entretanto, podem liberar gases nocivos sade, e seu alto custo os torna inacessveis para a maioria dos municpios. As usinas de compostagem transformam os resduos orgnicos presentes no lixo em adubo, reduzindo o volume destinado aos aterros. difcil cobrir o alto custo do processo com a receita auferida pela venda do produto. Alm disso, no se resolve o problema de destinao dos resduos inorgnicos, cuja possibilidade de depurao natural menor.

[editar] Implantando a coleta seletiva


A coleta seletiva e a reciclagem de resduos so solues desejveis, por permitirem a reduo do volume de lixo para disposio final. O fundamento da coleta seletiva a separao, pela populao, dos materiais reciclveis (papis, vidros, plsticos e metais) do restante do lixo. A implantao da coleta seletiva pode comear com uma experincia-piloto, que vai sendo ampliada aos poucos. O primeiro passo a realizao de uma campanha informativa junto populao, convencendo-a da importncia da reciclagem e orientando-a para que separe o lixo em recipientes para cada tipo de material. aconselhvel distribuir populao, ao menos inicialmente, recipientes adequados separao e ao armazenamento dos resduos reciclveis nas residncias (normalmente sacos de papel ou plstico). A instalao de postos de entrega voluntria (PEV) em locais estratgicos melhora a operao da coleta seletiva em locais pblicos. A mobilizao da sociedade, a partir das campanhas, pode estimular iniciativas em conjuntos habitacionais, shopping centers e edifcios comerciais e pblicos.

Deve-se buscar elaborar um plano de coleta, definindo equipamentos e periodicidade de coleta dos resduos. A regularidade e eficcia no recolhimento dos materiais so importantes para que a populao tenha confiana e se disponha a participar. No vale a pena iniciar um processo de coleta seletiva se h o risco de interromp-lo, pois a perda de credibilidade dificulta a retomada. Finalmente, necessria a instalao de um centro de triagem para a limpeza e separao dos resduos e o acondicionamento para a venda do material a ser reciclado. Tambm possvel implantar programas especiais para reciclagem de entulho (resduos da construo civil).

[editar] Principais formas de coleta seletiva

O smbolo internacional da reciclagem.

Porta a Porta Veculos coletores percorrem as residncias em dias e horrios especficos que no coincidam com a coleta normal de lixo. Os moradores colocam os reciclveis nas caladas, acondicionados em contineres distintos; PEV (Postos de Entrega Voluntria) - Utiliza contineres ou pequenos depsitos, colocados em pontos fsicos no municpio, onde o cidado, espontaneamente, deposita os reciclveis; Postos de Troca Troca do material a ser reciclado por algum bem. PICs - Outra modalidade de coleta a PICs, Programa Interno de Coleta Seletiva, que realizado em instituies pblicas e privadas, em parceria com associaes de catadores.

[editar] Ligaes externas


O custo de operao do projeto varia em funo do municpio, sendo considerado baixo um custo de US$ 150 por tonelada de resduo coletado. A receita auferida com a venda do material , em mdia US$ 45 por tonelada de plstico, US$ 502 para alumnio, US$ 30 para vidro, US$ 100 para papel de primeira e US$ 48 para aparas de papel. Os custos de transporte so os maiores limitantes da coleta seletiva. Distncias superiores a 100 km entre a fonte dos resduos e a indstria de reciclagem tendem a tornar o processo deficitrio. O processamento primrio dos materiais (atravs de equipamentos como prensas e trituradores) aumenta seu valor e atenua o problema. Para a coleta, a prefeitura pode colocar caminhes com caamba e pessoal disposio ou contratar os servios. Uma campanha informativa pode custar prefeitura apenas a impresso dos folhetos e cartilhas. A prefeitura deve dispor de uma rea para o centro de triagem. A iniciativa privada atua na reciclagem apenas nas atividades mais lucrativas; procurar novas formas para seu envolvimento que reduzam os gastos pblicos um desafio para as prefeituras. Tais parcerias podem ocorrer atravs do fornecimento de cartilhas, folhetos e sacos para o recolhimento do lixo, da colocao de postos de entrega, da organizao da coleta seletiva no interior de edifcios e instalaes comerciais, da compra de materiais reciclados ou mesmo da instalao de indstrias de reciclagem ou processamento primrio, mesmo que de pequeno porte. Parcerias com entidades da sociedade civil, atravs de campanhas de esclarecimento, instalao de postos de entrega, organizao e realizao da coleta e separao dos materiais, ampliam o alcance das aes e reduzem custos.

Consrcios intermunicipais possibilitam economias de escala, com aes conjuntas entre prefeituras. To importante quanto o investimento, o papel do governo municipal como articulador junto sociedade e outros governos.

[editar] Algumas experincias


Em Niteri-RJ, Brasil, a iniciativa partiu dos moradores de um bairro, em 1985, que contaram com o apoio da Universidade Federal Fluminense e de uma entidade do governo alemo. A prefeitura apenas cedeu um tcnico, temporariamente, e fez a terraplanagem do terreno. Os moradores administram o servio, investindo o lucro em atividades comunitrias. Curitiba-PR, Brasil, criou, em 1989, o projeto "Lixo Que No Lixo", iniciado com um trabalho de educao ambiental nas escolas. Em seguida, foi distribuda uma cartilha populao e iniciada a coleta domiciliar e em supermercados, onde os resduos reciclveis so trocados por vales-compra. A prefeitura assume o custo de coleta e o material recolhido doado a uma entidade assistencial, que o processa e comercializa, destinando o lucro para suas atividades assistenciais. A coleta seletiva criou condies tcnicas para a implantao de uma usina de compostagem na cidade, pois boa parte do material inorgnico (metais, vidros, etc.) j separado, reduzindo os custos de operao da usina. A instalao da usina de reciclagem de Vitria-ES, Brasil, em 1990, em um antigo "lixo", evitou enormes prejuzos ambientais e reuniu trabalhadores que viviam em condies sub-humanas, explorados pelas "mfias do lixo", controladas por aparistas e sucateiros, dando-lhes melhores condies de trabalho e remunerao. Da avaliao dessas experincias, pode-se dizer que a participao da populao a principal condio para o sucesso da coleta seletiva.

[editar] Resultados
[editar] Ambientais
Os maiores beneficiados por esse sistema so o meio ambiente e a sade da populao. A reciclagem de papis, vidros, plsticos e metais - que representam em torno de 40% do lixo domstico - reduz a utilizao dos aterros sanitrios, prolongando sua vida til. Se o programa de reciclagem contar, tambm, com uma usina de compostagem, os benefcios so ainda maiores. Alm disso, a reciclagem implica uma reduo significativa dos nveis de poluio ambiental e do desperdcio de recursos naturais, atravs da economia de energia e matriasprimas.

[editar] Econmicos
A coleta seletiva e reciclagem do lixo domstico apresenta, normalmente, um custo mais elevado do que os mtodos convencionais. Iniciativas comunitrias ou empresariais, entretanto, podem reduzir a zero os custos da prefeitura e mesmo produzir benefcios para as entidades ou empresas. De qualquer forma, importante notar que o objetivo da coleta seletiva no gerar recursos, mas reduzir o volume de lixo, gerando ganhos ambientais.

[editar] Polticos
Alm de contribuir positivamente para a imagem do governo e da cidade, a coleta seletiva exige um exerccio de cidadania, no qual os cidados assumem um papel ativo em relao administrao da cidade. Alm das possibilidades de aproximao entre o poder pblico e a populao, a coleta seletiva pode estimular a organizao da sociedade civil.

[editar] Ver tambm

Sistema de valorizao de residuos Reciclagem Reciclagem (empresas) Resduo

Como o Lixo Domestico Vira Beneficio Reciclar significa repetir um ciclo. E para compreendermos a importncia da reciclagem, temos de transformar o conceito de lixo. O lixo, quando descartado de forma correta, se transforma em matria-prima. A reciclagem surgiu como uma maneira de inserir no sistema uma parte da matria que se tornaria lixo e, consequentemente, contribuiria para a poluio do planeta. Quando coletados, so separados e processados para serem utilizados como matria-prima na manufatura de outros materiais, os quais eram feitos anteriormente com matria prima virgem. Reciclar contribui para a reduo da poluio do solo, da gua e do ar, melhora qualidade de vida da populao e contribui para manter a cidade limpa, aumenta a vida til dos aterros sanitrios, gera empregos, entre outras vantagens. Praticamente, todos os materiais podem ser reciclados. S para se ter uma ideia aqui esto alguns exemplos de lixos domsticos que, com a reciclagem, se transformam em novos materiais. O ao, por exemplo, 100% reciclvel, se descartado no meio ambiente, se reintegra natureza em cinco anos. De acordo com a Associao Brasileira do Alumnio (ABAL), as latas recicladas so transformadas em novas latas, com grande economia de matria-prima e energia eltrica. A cada quilo de alumnio reciclado, cinco quilos de bauxita (minrio de onde se produz o alumnio) so poupados. Para se reciclar uma tonelada de alumnio, gasta-se 5% da energia que seria necessria para se produzir a mesma quantidade de alumnio primrio, ou seja, neste caso a reciclagem proporciona uma economia de 95% de energia eltrica. Com garrafas pet podem ser produzidos diversos materiais como estofamentos, carpetes, enchimento para sofs, cadeiras, travesseiros, cobertores, tapetes, cortinas, lonas para toldos e barracas, roupas esportivas, entre tantos outros materiais. J os plsticos so materiais, que como o vidro, ocupam um considervel espao no meio ambiente e podem poluir de forma considervel. Geram uma infinidade de materiais como novos materiais de vidro, cabos de panela, sacolas, baldes, cabides, entre outros.

A logstica reversa est associada, normalmente, s funes de ps-venda e ps-consumo. Quase sempre o enfoque em levar de volta a alguns poucos centros um conjunto muito grande de materiais que foi distribudo para o consumo atravs da logstica direta. Enquanto o papel da logstica direta levar do produtor para alguns centros de distribuio, destes para o mercado e finalmente para o grande pblico consumidor, a logstica reversa faz o papel inverso, pegando os produtos altamente dispersos e devolvendo-os s suas origens para tratamento, disposio final ou reclicagem. No entanto, possvel aumentar o conceito de logstica reversa e v-la como um apelo sustentabilidade. No apenas dar destino adequado aos produtos no ps-consumo, mas controlar os resduos gerados nas organizaes. No recm lanado livro Logstica Reversa e Sustentabilidade, os conhecimentos sobre a logstica reversa e sustentabilidade so apresentados de forma de forma inovadora, com a adoo de novos conceitos e instigando os leitores a gerir as organizaes em geral, em busca dos melhores resultados e benefcios para a sociedade em geral

Resduo computacional tambm conhecido como Resduo eletrnico ou lixo eletrnico, conhecidos pelo acrnimo de REEE (Resduo de Equipamentos Eletro Eletrnicos) [1] o termo utilizado para qualificar equipamentos eletroeletrnicos descartados ou obsoletos[2]. A definio inclui computadores, televisores, geladeiras, telemveis/celulares, entre outros dispositivos. A classificao dos produtos por categoria pode ser encontrada no site da Comunidade Europia [3]

ndice
[esconder]

1 Problema 2 Legislao o 2.1 Unio Europeia o 2.2 Brasil o 2.3 Estados Unidos o 2.4 Africa o 2.5 Oceania 3 Gerenciamento dos Resduos e Reciclagem o 3.1 Tecnologias de Coisas 4 Substncias Nocivas e seus efeitos o 4.1 Arsnico o 4.2 Brio o 4.3 Berlio o 4.4 Retardantes de Chama Bromados (BFR) o 4.5 Cdmio o 4.6 CFCs (clorofluorcarbonos) o 4.7 Cromo o 4.8 Dioxinas o 4.9 Chumbo o 4.10 Mercrio o 4.11 Cloreto de polivinila (PVC) o 4.12 Selnio 5 Referncias 6 Ver tambm 7 Bibliografia o 7.1 em Portugus o 7.2 em Ingls 8 Ligaes externas o 8.1 em Portugus o 8.2 em Ingls

[editar] Problema
Os REEE, se descartam de forma inadequada, constituem-se em um srio risco para o meio ambiente, pois possuem em sua composio metais pesados altamente txicos, como mercrio, cdmio, berlio e chumbo, alm de outros compostos qumicos como os BFRs (Brominated Flame Retardants). Em contato com o solo, os metais pesados contaminam o lenol fretico; se queimados, os BFRs liberam toxinas perigosas. Portanto, a manipulao e processamento dos REEE, de forma incorreta e desprotegida, contamina os seres humanos que executam estas tarefas e o meio ambiente sua volta.

[editar] Legislao

Em funo da complexidade do problema da contaminao e do aumento considervel da produo, consumo e consequente descarte de eletroeletrnicos, foi necessria a elaborao de leis especficas, atualmente em vigor em diversas partes do mundo.

[editar] Unio Europeia


Em Janeiro de 2003 entrou em vigor a directiva 2002/95/CE da Unio Europeia que regulamenta o tratamento de resduos de equipamentos elctricos e electrnicos, obrigando (entre outros) os fabricantes a se responsabilizar por todos os eletrnicos produzidos.[3] Em vigor est tambm a directiva Directiva 2002/95/CE (RoHS) que restringe o uso de determinadas substncias perigosas em equipamentos elctricos e electrnicos.[4]

[editar] Brasil
No dia 5 de Agosto de 2010 foi aprovada a Lei Federal n 12.305[5] referente Poltica Nacional de Resduos Slidos no Brasil, que obriga a dar-se destinao adequada para os resduos eletroeletrnicos. No Estado de So Paulo foi promulgada em julho de 2009 a Lei Estadual 13.576 que institui normas e procedimentos para a reciclagem, gerenciamento e destinao final de lixo tecnolgico.[6]

[editar] Estados Unidos


A legislao norte-americana no prev uma regulamentao nacional mas sim, solues em nvel estadual. At 2012, apenas 24 estados haviam criado suas legislaes especficas. [7]. Por serem signatrios, com ressalvas, da Conveno da Basilia[8] que bane a exportao de lixo eletrnico, os EUA descartam parte substancial (entre 50 e 80% [9] ) do seu REEE para pases como China e ndia, alm de diversos pases africanos, onde a ausncia de legislao adequada permite a ocorrncia de contaminao das pessoas e do meio-ambiente. jjj

[editar] Africa
A frica do Sul possui uma iniciativa[10] de mbito nacional, relacionada com a reciclagem dos REEE. Na maioria dos outros pases africanos no existe legislao especfica e, na verdade, parte deles ainda sofre com o envio de REEE vindos da EU e dos EUA, apesar das restries [11].

[editar] Oceania
A Australia e a Nova Zelndia possuem uma legislao recm aprovada[12], e esto iniciando em 2012, a implantao de processos de reciclagem de REEE.

[editar] Gerenciamento dos Resduos e Reciclagem


Para conter os problemas de contaminao previamente descritos, so necessrias regulamentaes e procedimentos que garantam a segurana tanto dos trabalhadores envolvidos na reciclagem como das pessoas e do meio-ambiente. Isso denomina-se gerenciamento ou gesto dos REEE. Para realizar a gesto e reciclagem dos REEE divide-se o processo em etapas chamadas coleta, desmontagem, pr-processamento e processamento[13]. A coleta consiste em receber os REEE, seja atravs de sistemas que recolhem nas casas dos consumidores, seja atravs de iniciativas de mutiro de coleta. H ainda o sistema de ecopontos[14][15]. Depois de coletados, os REEE passam por um processo de manufatura reversa, onde so desmontados e cada material classificado[16]. As substncias txicas devem ser neutralizadas, utilizando-se diversos processos fsico-qumicos. Os materias que podem ser transformados em matrias-primas so encaminhados para esse fim. Esto includos plsticos, ferro, alumnio, fios e cabos, entre outros. Algumas fraes como monitores tipo CRT, alguns tipos de baterias, lmpadas de mercrio podem apresentar dificuldades ou custos elevados para serem dercontaminados. Nesse caso, estes subprodutos devem sofrer disposio adequada.

[editar] Tecnologias de Coisas


Basicamente existem duas abordagens para o tratamento dos REEE: a manual e a automatizada. A desmontagem manual permite uma maior seletividade no processo, evitando perdas ao classificar cada matria-prima da forma correta. Por outro lado mais lento, de mo-de-obra intensiva e, frequentemente, menos seguro do ponto de vista da sade e do ambiental. A abordagem manual para os pases em desenvolvimento defendida fortemente pela UNEP em seu relatrio de 2009[13] A automatizao permite um processamento mais rpido, mais seguro e com menos mo-de-obra mas tambm menos eficiente na recuperao de materiais por misturar materiais diferentes. O cenrio ideal seria a combinao de ambas as solues, onde pessoas melhoram a qualidade do que precisa ser separado e as mquinas otimizam e tornam seguro o processamento.

[editar] Substncias Nocivas e seus efeitos


Os principais contaminantes presentes nos eletroeletrnicos[17] so:

[editar] Arsnico
O Arsnico um elemento metlico venenoso que se apresenta como p ou em forma de substncias solveis. A exposio crnica ao Arsnico pode provocar vrias doenas de pele e diminuir a velocidade de transmisso dos impulsos nervosos. A exposio continuada ao arsnico pode tambm causar cncer de pulmo e, muitas vezes, ser fatal.

[editar] Brio
O Brio um elemento metlico que usado em velas de ignio, lmpadas fluorescentes e "getters" em tubos vcuo. Sendo altamente instvel na forma pura, ela forma xidos venenosos quando em contacto com o ar. Curta exposio ao brio pode levar a edema cerebral, fraqueza muscular, danos ao corao, fgado e bao. Estudos em animais revelam aumento da presso arterial e alteraes no corao no caso da ingesto de Brio durante um longo perodo. Os efeitos a longo prazo da exposio crnica ao brio em seres humanos ainda no so conhecidos devido falta de dados sobre seus efeitos.

[editar] Berlio
Berlio foi recentemente classificado como carcingeno humano, porque a exposio a ele pode causar cncer de pulmo. A preocupao primria de sade quanto inalao de poeiras de Berlio, fumaa ou nvoa. Os trabalhadores que esto constantemente expostos ao Berlio, mesmo em pequenas quantidades, e que se tornam sensveis a ele, podem desenvolver o que conhecido como doena crnica Berlio (beryllicosis), uma doena que afeta principalmente os pulmes. A exposio ao Berlio tambm provoca uma doena de pele que caracterizada por problemas de cicatrizao de feridas e surgimento de verrugas. Estudos tm demonstrado que as pessoas podem continuar a desenvolver doenas provocadas pelo Berlio mesmo muitos anos aps a ltima exposio.

[editar] Retardantes de Chama Bromados (BFR)


Os 3 tipos principais de retardantes utilizados em aparelhos eletroeletrnicos so o Polibromobifenilo (PBB), o ter difenil polibromado (PBDE) e o Tetrabromobisfenol - A (TBBPA). Retardantes de chama fazem materiais, especialmente plsticos e txteis, mais resistentes ao fogo. Eles so encontrados em forma de p e no ar atravs da migrao e da evaporao a partir de plsticos. A combusto de materiais halogenados e placas de circuito impresso, mesmo a temperaturas baixas, libera as emisses txicas, incluindo as dioxinas, que pode levar a graves distrbios hormonais. Grandes fabricantes de produtos eletrnicos j comearam a eliminar gradualmente retardadores de chama bromados por causa de sua toxicidade.

[editar] Cdmio
Compostos de Cdmio podem ter graves impactos sobre os rins. O Cdmio adsorvido pela respirao, mas tambm com os alimentos. Devido longa meia-vida no corpo, o Cdmio, pode facilmente se acumular em quantidades que causam sintomas de envenenamento. O Cdmio apresenta um risco de efeitos cumulativos no ambiente devido sua toxicidade aguda e crnica. A exposio aguda fumaa de Cdmio provoca sintomas de fraqueza, febre, dor de cabea, calafrios, sudorese e dor muscular. Os riscos primrios sade pela exposio a longo prazo so cncer de pulmo e nos rins. O Cdmio tambm pode causar tambm enfisema pulmonar e doena ssea (osteomalacia e osteoporose).

[editar] CFCs (clorofluorcarbonos)


Clorofluorocarbonetos so compostos de carbono, flor, cloro, e, por vezes hidrognio. Usado principalmente em unidades de refrigerao e espuma de isolamento, no so mais utilizados pois quando liberado na atmosfera, se acumulam na estratosfera e tm um efeito nocivo na camada de oznio, provocando aumento da incidncia de cancer de pele em seres humanos e em danos genticos em muitos organismos.[18]

[editar] Cromo
Cromo e seus xidos so amplamente utilizados devido sua condutividade elevada e propriedades anti corrosivas. Enquanto algumas formas de Cromo no so txicas, outras como a de Cromo (VI) conhecida com Hexavalente, facilmente absorvido pelo corpo humano e pode produzir vrios efeitos txicos no interior das clulas. A maior parte dos compostos de Cromo (VI) so irritantes aos olhos, pele e mucosas. A exposio crnica aos compostos de Cromo (VI) pode causar danos permanentes aos olhos, se no for devidamente tratada. O Cromo VI pode tambm causar danos ao DNA.

[editar] Dioxinas
As Dioxinas e os Furanos so uma famlia de produtos qumicos que compreendem 75 diferentes tipos de compostos tipo Dioxinas e 135 compostos relacionados com os Furanos. Dioxina o nome genrico da famlia de compostos compreendendo dibenzo-p-dioxinas (PCDD) e dibenzofuranos policlorados (PCDFs). Dioxinas nunca foram intencionalmente fabricadas, mas se formam como subprodutos indesejveis durante a fabricao de substncias como alguns pesticidas, bem como durante a combusto. As Dioxinas so conhecidas por serem altamente txicas para animais e seres humanos pois se acumulam no corpo e podem levar a malformaes do feto, diminuio da fecundidade e das taxas de crescimento, alm de causar doenas no sistema imunolgico, entre outras coisas. A Dioxina mais conhecido e mais txica a 2,3,7,8-tetracloro-p-dioxina (TCDD).

[editar] Chumbo
O Chumbo o metal mais amplamente utilizado nas indstrias, aps ferro, alumnio, cobre e zinco. comumente empregado na indstria eltroeletrnica em soldas, baterias de Chumbo-cido, componentes eletrnicos, revestimento de cabos, no funil dos CRTs, etc. A curta exposio a nveis elevados de Chumbo pode causar vmitos, diarria, convulses, coma ou at mesmo a morte. Outros sintomas so perda de apetite, dor abdominal, constipao, fadiga, insnia, irritabilidade e dor de cabea. Exposio excessiva contnuada, como em um ambiente industrial, pode afetar os rins. particularmente perigoso para crianas pequenas, pois podem danificar conexes nervosas e causar distrbios cerebrais.

[editar] Mercrio
O Mercrio um dos metais mais txicos que ainda amplamente utilizado na produo de equipamentos eletroeletrnicos. um metal pesado txico que se acumula no organismo causando danos cerebrais e no fgado, se ingerido ou inalado. O mercrio aparece altamente concentrado em algumas baterias, interruptores, termostatos e lmpadas fluorescentes.

Bifenilos policlorados (PCB) Os Bifenil policlorados (PCBs) so uma classe de compostos orgnicos usados em uma variedade de aplicaes, incluindo fluidos dieltricos para capacitores e transformadores, fluidos de transferncia de calor e como aditivos em adesivos e plsticos. Os PCBs provocam cncer em animais e tambm foi comprovado causar um certo nmero de doenas no-cancerosas em animais, incluindo disfunes no sistema imunolgico, sistema reprodutor, sistema nervoso, sistema endcrino e outros efeitos sade. Os PCBs so contaminantes persistentes no meio ambiente; devido solubilidade lipdica elevada e a baixa taxa de metabolismo destes produtos qumicos, eles se acumulam nos tecidos ricos em gordura de quase todos os organismos (bioacumulao). A utilizao de PCB est proibida nos pases da OCDE, no entanto, devido sua ampla utilizao no passado, ele ainda pode ser encontrado em REEE, bem como em alguns outros resduos.

[editar] Cloreto de polivinila (PVC)


Cloreto de polivinila (PVC) o plstico mais utilizado em eletrnica e em aparelhos, utenslios domsticos, tubos, entre outros. O PVC perigoso porque contm at 56% de Cloro que quando queimado, produz grandes quantidades do gs cloreto de hidrognio, que combinado com a gua forma cido clordrico e perigoso porque quando inalado, levando a problemas respiratrios.

[editar] Selnio
A exposio a altas concentraes de compostos de Selnio causa selenosis. Os principais sinais dessa doena so a perda de cabelo, fragilidade das unhas, e alteraes neurolgicas (como dormncia e outras sensaes estranhas nas extremidades dos membros).

Вам также может понравиться