Вы находитесь на странице: 1из 9

Faculdade Joaquim Nabuco Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores

Diogellys Stffason Barros da Silva Dayanne Maria Silva de Frana Lyanderson Kennedy da Silva Jos Augusto Soares da Silva Joo Braz da Silva Jnior

Pesquisa Sobre sistemas

Operacionais de Tempo Real (RTOS)

Recife 2013

Diogellys Stffason Barros da Silva Dayanne Maria Silva de Frana Lyanderson Kennedy da Silva Jos Augusto Soares da Silva Joo Braz da Silva Jnior

Pesquisa Sobre sistemas

Operacionais de Tempo Real (RTOS)

Pesquisa Sobre Sistemas Operacionais de Tempo Real (RTOS) Pela Faculdade Joaquim Nabuco Orientador:
Professor Tiago Marques.

Recife 2013

SUMRIO

01 Definio-------------------------------------------------------------------------------01 02 Caractersticas principais de um RTOS-----------------------------------------02 03 Aplicaes de sistemas RTOS----------------------------------------------------02 04 Arquitetura bsica------------------------------------------------------------------02 05 FREE RTOS-----------------------------------------------------------------------------03 06 Outros tipos de Sistemas disponveis----------------------------------------- 04 07 Concluso------------------------------------------------------------------------------05 08 Referncias----------------------------------------------------------------------------05

PESQUISA SOBRE O SISTEMA OPERACIONAL DE TEMPO REAL (RTOS)

Alunos:

Lyanderson Kennedy da Silva (Lyanderson_kenedy@hotmail.com) Faculdade Joaquin Nabuco. Dayanne Maria Silva de Frana (dayanne_daylinda@hotmail.com) Faculdade Joaquin Nabuco. Diogellys Stffason Barros da Silva (diopcb@hotamil.com.com) Faculdade Joaquin Nabuco. Jos Augusto Soares da Silva (j.augusto_ss@yahoo.com.br) Faculdade Joaquim Nabuco. Joo Braz da Silva Jnior (jjuniorbboy1930@gmail.com) Faculdade Joaquin Nabuco.

Orientador:
Professor Tiago Marques.

Palavras Chaves: Sistema Operacional de Tempo Real, RTOS, Free RTOS, Sistemas Embarcados.

Definio: Sistema Operacional de Tempo Real (RTOS) um sistema operacional Destinado execuo de mltiplas tarefas onde o tempo de resposta a um evento (externo ou interno) pr-definido. So sistemas computacionais que podem garantir que todas as funes programadas sero executadas em um intervalo mximo de tempo definido para cada funo em todo e qualquer momento. Por exemplo: sistemas RTOS em dispositivos como telefones celulares, centrais telefnicas, decodificadores de TV, eletrodomsticos entre outros. Da mesma forma que um computador de uso geral utiliza um sistema operacional para melhorar a eficincia do sistema, sistemas embarcados utilizam sistemas operacionais (RTOS) que lhes possibilitam programar sistemas que interajam diretamente com o ambiente, ou seja, possuem requisitos temporais bem definidos. Caractersticas Principais de um RTOS Previsibilidade - Importante propriedade de um sistema em tempo real, dita seu comportamento funcional e temporal que deve ser to determinstico quando impe as especificaes do sistema. Confiabilidade Est relacionada exatido no funcionamento do sistema. Ou seja, a falha do sistema, que pode gerar uma resposta fora do tempo esperado.

Arquitetura Bsica:

Processador Memria Principal Memria Flash/EEPROM/ROM Perifricos (Sensores, Atuadores, Interface Serial, USB, etc.). Interface para Gravao Interface de Usurio (Opcional)

Aplicaes de Sistemas RTOS

Atualmente existe uma grande variedade destes Sistemas Operacionais de Tempo Real (RTOS), os quais buscam, de um modo geral, atender s necessidades de uma classe muito ampla de produtos. Vejamos algumas.

Aviao: como sistemas de controle inercial, controle de vo e outros sistemas Integrados nas aeronaves, como sistemas de orientao de msseis. Telecom: Telefones celulares e centrais telefnicas.

Informtica: Equipamentos de redes de computadores, como roteadores, hubs, switches e firewalls. Impressoras.

Automveis: Controladores da trao, do motor e do anti-bloqueio em freios ABS (Antilock Braking System).

Free RTOS:

Falaremos um pouco mais sobre o Free RTOS, e abordaremos mais rapidamente outros sistemas. O Free RTOS um Sistema Operacional de Tempo Real (RTOS) enxuto, simples e de fcil uso. O seu cdigo fonte, feito em C e com partes em assembly, aberto e possui pouco mais de 2.200 linhas de cdigo, que so essencialmente distribudas em quatro arquivos: task.c, queue.c, croutine.c e list.c. Outra caracterstica marcante desse sistema est na sua portabilidade, Sendo o mesmo oficialmente portvel para 17 arquiteturas mono-

processadores diferentes, entre elas a PIC, ARM e Zilog Z80, as quais so amplamente difundidas em produtos comerciais atravs de sistemas

computacionais embutidos. Como a maioria dos sistemas operacionais, o FreeRTOS prov, para os seus usurios, acesso facilitado aos recursos de hardware, agilizando com isso o desenvolvimento de sistemas de tempo real. Tambm devido a sua portabilidade e ao fato de trabalhar em ambientes com limitaes de hardware, o FreeRTOS pode ser pr-configurado antes da sua execuo. Essa configurao feita por uma biblioteca de configurao, que, atravs de atributos, armazena as definies de configurao do usurio. Com isso, as aplicaes desenvolvidas com o FreeRTOS podem ser mais enxutas e moldadas, provendo uma melhor utilizao dos recursos de hardware.

Outros tipos de Sistemas Operacionais disponveis:

NETBSD (Baseado no UNIX)

um sistema operacional em tempo real, que trabalha com cdigo aberto, como desvantagem apresenta necessidade de memria, podendo chegar 16mb de RAM. Boa opo para trabalhar com dispositivos de redes (roteadores switches). Windows CE Embedded.

Sistema operacional lanado pela Microsoft, no disponvel em cdigo aberto, com tamanho relativamente compacto e possibilidade de incorporar novos mdulos e componentes.

Windows NT Embedded SO tambm desenvolvida pela Microsoft, de cdigo fechado, necessita de grande rea de memria no sendo indicado para embarcados.

Tinys OS

Sistema operacional de cdigo aberto e projetado para redes de sensores wireless4. Biblioteca de componentes inclui protocolos de redes. Portabilidade de uma dzia de arquiteturas de controladores Uc Linux

SO de cdigo aberto e completamente voltado para sistemas embarcados. Com Kernel menor que 1 Gb, e suporte ao protocolo de redes TCP/IP.

Concluso:

A expanso do poder de processamento computacional, associada reduo do consumo de energia, do custo de equipamentos e do espao fsico necessrio para armazen-los. Geram um aumento na demanda de sistemas computacionais na sociedade. Este crescimento tambm pode ser observado entre os sistemas que apresentam restries temporais (RTOS), pois o uso da tecnologia em atividades, como controle de sistemas de aviao e de frenagem de carros..., propicia maiores garantias em relao confiabilidade e segurana, alm da reduo nos custos de produo. Sistemas com tais restries so classificados como Sistemas de Tempo Real. Com isso sabemos da importncia e amplitude de uso dos RTOSS.

Referncias:

Carlos. E Morimoto-Introduo Sobre Sistemas Embarcados. Guia do Hardware. Net (http://www.hardware.com.br/). Sistemas Operacionais Modernos 3 Edio Andrew S. Tanenbaum.
www.embarcados.com.br/ http://pt.wikipedia.org/

Вам также может понравиться