Вы находитесь на странице: 1из 3

SISTEMAS ADMINISTRATIVOS (Sistemas de Controle Jurisdicional da Administrao)

1. CONCEITO

So instrumentos adotados pelo Estado para a correo dos atos administrativos ilegais ou ilegtimos praticados pelo poder pblico em qualquer de suas esferas de governo.

2. MODELOS

- Predominncia X No Exclusividade. O que define o sistema no a exclusividade, pois no existe sistema puro, mas sim sua predominncia.

2.1. Contencioso Administrativo (Sistema Francs)

o sistema de controle pelo qual, em regra, a correo de atos administrativos realizada pela figura do administrador juiz. Ou seja, as lides que envolvem a administrao pblica so dirimidas pela prpria administrao pblica. Predomina os chamados tribunais administrativos. Tem como principal caracterstica fazer coisa julgada de suas decises.

2.1.1. Breve Contexto Histrico

- O Sistema contencioso resultou da luta entre a Monarquia e o Parlamentarismo. - Frana Revoluo Francesa (1789), imbuda de liberalismo e ciosa da independncia dos Poderes, encontrou ambiente propcio para separar a Justia Comum da Administrao. - Administrador Juiz. No sistema francs todos os tribunais administrativos sujeitam-se direta ou indiretamente ao controle do Conselho de Estado, que funciona como juzo de apelao, como juzo de cassao e, excepcionalmente, como juzo originrio e nico de determinados litgios administrativos, pois que dispe de plena jurisdio em matria administrativa.

- Crtica: a existncia de dois critrios de justia um critrio para a prpria administrao pblica e outro para os particulares (jurisdio comum). O Estado Moderno (Estado de Direito) deve reconhecer e garantir ao indivduo e Administrao, por via da mesma Justia, os seus direitos fundamentais, sem privilgios de uma jurisdio especial constituda por funcionrios sados da prpria Administrao e sem as garantias de independncia que se reconhecem necessrias Magistratura (a Justia deve ser una).

2.2. Sistema de Jurisdio nica (Sistema Judicirio Sistema Ingls)

2.2.1. Conceito

aquele que todos os litgios, quer sejam de natureza administrativa ou de natureza exclusivamente privada, so resolvidos pela justia comum. Obs.: no significa que no haja o contencioso, ocorre que no faz coisa julgada, pois suas decises podem ser a qualquer tempo objeto de controle jurisdicional, pois somente o Judicirio capaz de produzir decises definitivas e conclusivas.

2.2.2. Contexto Histrico

- Povo X Coroa A evoluo desse sistema est intimamente relacionada com as conquistas do povo contra os privilgios e desmandos da Corte inglesa. Primitivamente, todo o poder de administrar e julgar concentrava-se na Coroa. Com o decorrer dos tempos diferenciou-se o poder de legislar (Parlamento) do poder de administrar (Rei), mas permanecia com a Coroa o poder de julgar. Em atendimentos s reivindicaes populares, criou-se o Tribunal de Rei, mas posteriormente cria-se a Cmara Estrelar, e em 1701 com o Act of Settlemente a Justia Inglesa ganhou independncia, pois desligou os juzes do Poder real e deu-lhes estabilidade no cargo, conservando-lhes a competncia para questes comuns e administrativas.

2.3.

No Brasil

Art. 5, XXXV CF. Desde a primeira Constituio Republicana (1891) o sistema adotado no Brasil o sistema ingls.

2.4.

Casos Especiais

Tentou-se criar o contencioso administrativo, mas nunca chegou a vigorar no Brasil. Porm, em alguns casos, excepcionais, exigem esse procedimento, ou seja, o esgotamento da instncia administrativa (condio constitucional especfica de ao, no contencioso). So eles:

2.4.1. Art. 217, 1 CF Justia Desportiva

2.4.2. Art. 103 A CF (EC 45/04) Lei 11.417/06 (Art. 7, 1)

Posio do STF O STF s decidir a reclamao aps estar indiscutivelmente definida a conduta comissiva ou omissiva da administrao pblica.

Вам также может понравиться