Вы находитесь на странице: 1из 4

INTRODUO A QUMICA A cincia QUMICA est voltada para o estudo da matria, qualquer que seja sua origem.

Estuda a composio da matria, suas transformaes e a energia envolvida nesses processos. Mas, o que matria? tudo aquilo que tem massa e ocupa um lugar no espao. A matria pode ter dimenses limitadas, neste caso ser um corpo. Se o corpo possui finalidade especfica, teremos ento um objeto. Exemplos: A madeira, o vidro e o ferro so matrias. Um pedao de madeira, um caco de vidro, uma barra de ferro so corpos. Uma cadeira de madeira, um copo de vidro, um balano de ferro so objetos. Toda matria constituda por partculas minsculas chamadas tomos. A matria pode ser uma SUBSTNCIA PURA ou uma MISTURA. As substncias puras podem ser classificadas em: Simples e Composta. SUBSTNCIA SIMPLES constituda por um nico tipo de elemento qumico.

Cada molcula de gua constituda por tomos dos elementos qumicos hidrognio e oxignio. Outros exemplos de substncias compostas: Ex: HNO3, CO2, NaCl. NaHCO3 MISTURAS Se a matria for constituda por mais de um tipo de substncia teremos uma mistura.

As misturas podem ser classificadas em HOMOGNEAS e HETEROGNEAS. As misturas que possuem apenas um nico aspecto, isto , uma nica fase so denominadas de HOMOGNEA. Se a mistura apresentar mais de um aspecto, isto , mais de uma nica fase, ser HETEROGNEA. Ex:

gua e sal dissolvido

gua e leo

Cada molcula de oxignio constituda apenas por tomos do elemento qumico oxignio. Outros exemplos de substncias simples: Ex: H2, O3, S8, Fe, He, P4 - I.P.C.: ALOTROPIA Podemos observar um fenmeno pelo qual um mesmo elemento qumico formador de substncias simples diferentes, tal fenmeno chama-se ALOTROPIA. As substncias que fazem parte do fenmeno so denominadas de VARIEADES ALOTRPICAS do elemento. As variedades alotrpicas podem diferir quanto ATOMICIDADE ou quanto ESTRUTURA CRISTALINA. Ex:

FENMENO FSICO aquele em que no h alterao na estrutura molecular da matria, ou seja, aps o fenmeno a matria continua sendo formada pelo mesmo tipo de substncia. Ex: Mudanas de estado fsico; diviso da matria em partes menores; dissoluo de uma substancia em outra... FENMENO QUMICO aquele em que h alterao na estrutura molecular da matria, ou seja, aps o fenmeno a matria transformada em outro tipo de substncia. Ex: as reaes qumicas, tais como: Queima ou combusto, formao da ferrugem, corroso e escurecimento de metais, oxidao (escurecimento) de alimentos pelo ar, apodrecimento de matria orgnica, respirao, digesto. 1- Estados fsicos da matria e suas principais caractersticas: Estado fsico slido Forma fixa varivel varivel Volume fixo fixo varivel Energia cintica mnima mdia mxima Densidade alta mdia baixa

SUBSTNCIA COMPOSTA constituda por mais de um tipo de elemento qumico.

lquido gasoso

2- As Mudanas de Estados Fsico:

a) istopo do oxignio b) altropo do carbono c) substncia simples d) composto qumico oxigenado e) mistura gasosa de O2 e de CO; 8 - Pode-se citar como exemplo de sistema homogneo uma mistura de: a) vapor d'gua e gs nitrognio. b) gua e mercrio. c) gelo e soluo aquosa de sal. d) areia e gasolina. e) leo e soluo aquosa de mel. MEGA EXERCCIOS 1 - (UNISA-SP) Em qual das seqncias a seguir esto representados um elemento, uma substncia simples e uma substncia composta, respectivamente: a) H2, Cl2, O2. b) N, HI, He. c) Cl, N2, HI. d) H2, Ne, H2O. e) H2O, O2, H2. 2 - O nmero de substncias simples com atomicidade par entre as substncias de frmula O3, H2O2, P4, I2, C2H4, CO2 e He : a) 5. b) 4. c) 3. d) 2. e) 1. 3 - (UEL-PR) Fsforo branco e fsforo exemplificam o fenmeno denominado de: a) isotopia. b) isomeria. c) isobaria. d) tautomeria. e) alotropia. vermelho 9 - Seja uma mistura formada por: um pouco de areia, uma pitada de sal de cozinha, 100mL de lcool, 100mL de gua e cubos de gelo. Quantas fases apresenta o sistema descrito? a) 1 b) 2 c) 3 d)4 e) 5 10 - (UECE) Quando misturamos quantidades iguais de gua, lcool e leo, verificamos: a) trs fases e um componente b) duas fases e trs componentes c) trs fases e trs componentes d) duas fases e dois componentes e) uma fase e um componente 11 (PUC-RS) Responder a questo enumerando corretamente a coluna da direita, que contm exemplos de sistemas, de acordo com a da esquerda, que apresenta a classificao dos mesmos. 1. 2. 3. 4. 5. elemento qumico substncia simples substncia composta mistura homognea mistura heterognea ( ) fluoreto de sdio ( ) gs oxignio ( ) gua do mar filtrada ( ) limonada com gelo

4 - (UFPI) Adicionando-se excesso de gua mistura formada por sal de cozinha, areia e acar, obtm-se um sistema: a) homogneo, monofsico. b) homogneo, bifsico. c) heterogneo, monofsico. d) heterogneo, bifsico. e) heterogneo, trifsico. 5 - (UCSal-BA) Os termos substncia simples, substncia composta e mistura de substncias se aplicam, respectivamente: a) gua, ao ar e ao cobre. b) ao cobre, gua e ao ar. c) ao ar, ao cobre e gua. d) a gua, ao cobre e ao ar. e) ao ar, gua e ao cobre. 6 - (UFSM) A alternativa que apresenta um fenmeno fsico : a) laminao do ao b) revelao de fotografia c) queima de fogos de artifcio. d) combusto da gasolina. e) amadurecimento de frutas 7 - (UEPA) Fala-se, comumente, que os compostos clorofluorcarbonos (CFC), usados em sistemas de refrigerao e como propelentes em aerossis, so responsveis pela destruio da camada de oznio da atmosfera terrestre. Em relao ao oznio, podemos dizer que um (a):

A alternativa que contm a seqncia correta dos nmeros da coluna da direita, de cima para baixo, : a) 3 2 4 5 b) 3 2 5 4 c) 2 1 4 5 d) 2 3 5 4 e) 1 2 3 4 12 (Univali-SC) O rtulo de uma garrafa de gua mineral est reproduzido a seguir:

Com base nessas informaes, podemos classificar a gua mineral como: a) substncia pura; d) mistura homognea; b) substncia simples; e) suspenso coloidal. c) mistura heterognea; 13 - (UNESP) Um sistema constitudo de sal de cozinha dissolvido na gua, areia, vapor dgua e oxignio gasoso pode ser classificado como: a) sistema heterogneo, 3 fases e 3 componentes b) sistema homogneo, 4 fases e 4 componentes c) sistema heterogneo, 4 fases e 4 componentes d) sistema homogneo, 2 fases e 3 componentes e) sistema heterogneo, 3 fases e diversos componentes. 14 - (Unicam-SP) Qual o estado fsico ( slido, liquido ou gasoso) das substncias da tabela a seguir, quando as mesmas se encontram no deserto da Arbia, temperatura de 50 C ( presso ambiente = 1 atm)? Substncias TF TE

Clorofrmio ter etlico Etanol Fenol Pentano TF = temperatura de fuso em C. TE = temperatura de ebulio em C. ( Os dados da tabela esto a 1 atm).

-63 -116 -117 41 -130

61 34 78 182 36

b) Hidrognio em II significa substncia qumica c) Hidrognio em IV significa substncia qumica, e em V, tomos de hidrognio; d) O significado de oxignio em III e IV o mesmo e) Oxignio em V significa tomo de oxignio; 20 - (UnB-DF) A utilizao das reaes qumicas pelo homem coisa muito antiga e comum a quase todos os povos: o fogo, a extrao de pigmentos, a fermentao alcolica, a cermica e a metalurgia so alguns exemplos dessa utilizao. Nos dias de hoje, essa utilizao chega a atingir propores gigantescas, como se pode perceber pela enorme quantidade de produtos qumicos que utilizamos. Por produto qumico pode-se entender qualquer material cuja obteno tenha ocorrido uma transformao qumica controlada pelo homem. A. P. Chagas. Como se faz qumica: uma reflexo sobre a qumica e a atividade do qumico. Campinas: UNICAMP, 1992 p. 13 (com adaptaes). A partir do texto acima, julgue os itens a seguir. a) Apesar de o texto afirmar que a utilizao das reaes qumicas pelo homem coisa muito antiga, a Qumica como atividade cientfica no milenar. b) As reaes qumicas so definidas como processos artificiais. c) Os produtos qumicos de uso dirio so constitudos por tomos de elementos qumicos naturais. d) As reaes qumicas em um sistema podem ser identificadas pela mudana de propriedades fsicas desse sistema. e) Produtos qumicos como detergentes e loes para a pele contm mais de uma substncia. 21 - (UFAC) Uma substncia X decomposta em duas substncias W e Y; estas, por sua vez, no podem ser decompostas em outras substncias. Com relao a esse fenmeno, podemos afirmar que: a) X uma substncia simples. b) W e Y so substncias simples. c) W uma substncia simples e Y uma substncia composta. d) W e Y so substncias compostas. e) X, W e Y so substncias compostas. 22 - Observe o esquema a seguir em que as bolinhas representam tomos:

15 - (MACK SP) Um sistema contendo uma mistura: a) nunca pode ser monofsico b) sempre monofsico c) pode apresentar uma ou mais fases d) sempre polifsico e) monofsico se for formado por lquidos imiscveis 16 - (UEL MG) Sobre substncias simples so formuladas as seguintes proposies: I - So formadas por um nico elemento qumico. II - Suas frmulas so representadas por dois smbolos qumicos. III - Podem ocorrer na forma de variedades alotrpicas. IV - No podem formar misturas com substncias compostas. So incorretas: a) I e II. b) I e III. c) II e III. d) II e IV. e) III e IV 17 - (UFRS ) Considere as seguintes caractersticas de um sistema de material: I. Os componentes do sistema podem ser separados por mtodos fsicos; II. Os componentes do sistema mantm a sua identidade qumica; III. O sistema no apresenta temperatura constante durante mudanas de estado fsico. De acordo com essas afirmaes, o sistema pode ser: a) um elemento; b) uma substncia simples; c) uma substncia pura; d) uma substncia composta e) uma mistura; 18 - (FEI-SP ) Quando uma substncia composta sofre um fenmeno fsico, podemos afirmar que: a) suas molculas se alteram b) seus tomos se alteram c) a substncia se transformar em outra mais simples d) a transformao poder ser repetida com a mesma substncia e) a substncia se transformar em outra substncia composta 19 - (U.E. Londrina-PR ) Um termo qumico, principalmente na linguagem cotidiana, pode ter significados diversos, dependendo do contexto em que se encontra. Considere as seguintes frases: I. A gua composta de hidrognio e oxignio; II. O hidrognio um gs inflamvel; III. O oznio uma das formas alotrpicas do oxignio; IV. O gs hidrognio reage com o gs oxignio para formar gua. V. A gua constituda por dois hidrognios e um oxignio; Com relao ao significado dos termos destacados, incorreto afirmar a) gua significa substncia qumica em I e molcula de gua em V;

Assinale a alternativa correta quanto ao molculas, substncias simples e substncias compostas, respectivamente: a) 10, 2 e 2. b) 10, 3 e 1. c) 10, 7 e 1. d) 10, 3 e 2. e) 10, 3 e 3

nmero

de

23 - A tabela a seguir mostra os gases componentes do ar atmosfrico seco e alguns dados associados a esta composio:

a) 3 e 5 somente. b) 1, 3 e 5 somente. c) 2, 3 e 5 somente. d) 1 e 3 somente. e) 1, 2, 3, 4 e 5. 27 - Numa bancada de laboratrio temos cinco frascos fechados com rolha comum que contm, separadamente, os lquidos seguintes: Com base nas informaes acima, correto afirmar: a) Seis componentes do ar seco so substncias compostas. b) Apenas quatro componentes do ar seco so substncias simples. c) N2 e O2 so prejudiciais sade. d) O ar seco um composto qumico. e) O ar seco uma mistura. 24 - (UFC-C) Marque a alternativa correta. em um mesmo recipiente, foram colocados leo, gelo e gua, que se mantm em equilbrio conforme a figura abaixo. O sistema apresenta:

Num dia de muito calor, em determinado instante, ouve-se no laboratrio um estampido, produzido pelo arremesso da rolha de um dos frascos para o teto. De qual dos frascos foi arremessada rolha? a) 1. b) 2. c) 3. d) 4. e) 5. 28 - O processo de evaporao de nosso suor um mecanismo importante para a regulao de nossa temperatura e determina um conforto ou desconforto trmico. A evaporao um processo endotrmico, isto ,necessita de calor para ocorrer. Este calor retirado de nosso corpo e transferido para as molculas de gua provocando a sua evaporao A taxa ou rapidez de evaporao intensificada pela temperatura elevada, presena de ventos e baixa umidade relativa do ar e tambm depende da natureza do lquido que est evaporando e da rea em que o processo ocorre. Assim, por exemplo, o ter evapora muito mais rapidamente que a gua em idnticas condies atmosfricas. Com base nesse texto e em seus conhecimentos, analise as proposies a seguir: I. Uma moringa de barro, usada para manter a gua fresca, porosa para que uma pequena parte da gua atravesse os poros e possa se evaporar retirando calor da gua remanescente, que fica numa temperatura menor (gua fresca). II. Quando derramamos ter em nosso corpo, a sua evaporao produz um aquecimento na rea onde estava o ter. III. Quando uma roupa molhada estendida e exposta ao vento, ela seca mais rapidamente, pois estamos intensificando a rapidez de evaporao da gua. IV. Quando samos de um banho de mar, em uma praia onde a temperatura est elevada, a umidade relativa do ar est baixa e sopra um forte vento, sentimos um frio repentino pela rpida evaporao da gua que est retirando calor de nosso corpo. Somente est correto o que se afirma em: a) I e III b) I e IV c) I, III e IV d) II, III e IV e) II e IV 29 - De acordo com os grficos de mudanas de estado abaixo, podemos afirmar corretamente que I, II e III correspondem, respectivamente, a:

a) trs fases e trs substncias. b) duas fases em estados fsicos diferentes. c) trs fases em um nico estado fsico. d) duas substncias equilibradas em trs fases. e) duas fases e duas substncias. 25 - (UFRS) Analise os sistemas matrias abaixo, estando ambos em temperatura ambiente. Sistema (I): Mistura de 10g de sal de cozinha, 30g de areia fina, 20 mL de leo e 100 mL de gua. Sistema (II): Mistura de 2,0 L de gs carbnico, 3,0 L de gs nitrognio e 1,5 L de gs oxignio. Sobre esses sistemas, correto afirmar que: a) Ambos so heterogneos, pois apresentam mais de uma fase. b) Em I, o sistema bifsico, aps forte agitao, e, em II, o sistema monofsico. c) Em I, o sistema trifsico, aps forte agitao, e, em II, o sistema monofsico. d) Ambos apresentam uma nica fase, formando sistemas homogneos. e) Em I, o sistema trifsico, independentemente da ordem de adio dos componentes, e, em II, o sistema bifsico. 26 - (UFRN) Com base nos dados da tabela abaixo e nos conhecimentos sobre propriedades da matria, pode-se afirmar:

1) O cloreto de sdio flutua no benzeno. 2) O benzeno miscvel com gua em qualquer proporo. 3) Naftaleno e gua formam mistura heterognea. 4) gua, cloreto de sdio e benzeno, em qualquer proporo, formam mistura bifsica. 5) Um litro de gua pode dissolver 0,36 kg de cloreto de sdio, a 20C. Esto corretas as afirmaes:

a) mistura azeotrpica, substncia pura e mistura euttica. b) mistura, substncia pura e mistura azeotrpica. c) mistura, mistura azeotrpica e substncia pura. d) substncia pura, mistura euttica e mistura azeotrpica. e) substncia pura, mistura e mistura euttica.

Вам также может понравиться