Вы находитесь на странице: 1из 4

Entrevista

- Idealizador e Coordenador Geral do Banco Palmas - Lder comunitrio - Graduado em Teologia

EMPREENDIMENTO SOCIAL TRANSFORMA A REALIDADE DE UM BAIRRO DA PERIFERIA DE FORTALEZA E CRIA UM MODELO DE BANCO COMUNITRIO QUE REORGANIZA AS FINANAS COMUNITRIAS E PROMOVE A ECONOMIA E O DESENVOLVIMENTO LOCAL.

1. Como surgiu essa ideia de criar um banco em um bairro pobre da periferia de Fortaleza? Joaquim Melo - O Conjunto Palmeira era uma grande favela, surgida em 1973 em uma rea pantanosa de Fortaleza. Durante 25 anos, a Associao de Moradores do bairro organizou mutires comunitrios e construiu um canal de drenagem, redes de esgoto, pavimentou as ruas, construiu praas, creches comunitrias e outros servios. Quando o bairro foi urbanizado, a populao no tinha como pagar as taxas municipais e ento comeou a vender suas casas e ocupar outras favelas. Para tentar reverter essa situao, em 1997, a Associao de Moradores promoveu a discusso sobre um projeto que pudesse gerar trabalho e renda para os moradores, na prpria comunidade. Foram 96 reunies com os moradores. A pergunta que fizemos na poca foi: por que ns somos pobres? Os moradores respondiam: somos pobres porque no temos dinheiro. Mapeamos, ento, nas famlias, seus hbitos de consumo e gastos mensais. Essa pesquisa mostrou que mensalmente os moradores todos gastavam R$ 1.200.000,00. O problema era que as compras eram feitas fora do bairro. Ento dissemos para os moradores: no somos pobres porque no temos dinheiro, e sim porque perdemos nossa base monetria, ou seja, perdemos o dinheiro que temos. Da, decidimos criar um banco comunitrio que motivasse as pessoas a consumir no comrcio local. 2. O negcio tradicional de um banco captar dinheiro de quem tem e emprestar para quem no tem, recebendo um spread por essa intermediao. Como a atuao do Banco Palmas? Quais as principais diferenas em relao aos bancos tradicionais? Joaquim Melo - O Banco Palmas oferece crdito para a produo e consumo local, em moeda social denominada palmas.

IDEIAS EM GESTO | NO 11 | MAR/2013

Ao estimular as pessoas a produzirem e consumirem na prpria comunidade, o Banco reorganiza as economias do bairro, criando uma rede local de prosumatores - produtores, consumidores e atores sociais de transformao cidad. Um banco comercial faz intermediao financeira para auferir lucro. No Banco Palmas, o foco o desenvolvimento da comunidade, a incluso das pessoas e a superao da pobreza. Isso vai muito alm de meramente emprestar dinheiro. Mas, talvez, a maior diferena seja que o Banco Palmas um banco comunitrio. Quem toma as decises so os 36 mil moradores do Conjunto Palmeira. Em um banco comercial, quem decide a diretoria do banco. 3. Qual a vantagem para a economia local da existncia dessa moeda social palmas, alm do real? Joaquim Melo - A moeda indexada ao real (1 palmas vale 1 real) e lastreada na moeda nacional. So 240 estabelecimentos do bairro que do descontos para quem compra com a moeda local. Os empreendimentos cadastrados podem trocar palmas por reais no Banco Palmas, caso necessitem de moeda nacional para reabastecerem seus estoques. Se um morador tem reais, nada assegura que ele ir gastar esses reais no Conjunto Palmeira. Mas se ele tem palmas, certo que sim, pois a moeda s aceita no bairro. Assim, fica garantido que o dinheiro circule na comunidade, aumentando as possibilidades de trabalho, emprego e renda.

4. O exerccio da cidadania no Brasil passa por uma fila de banco e elas so longas e demoradas. Os clientes do Banco Palmas tambm tm que enfrentar filas? Joaquim Melo - Segundo dados da FEBRABAN, os canais eletrnicos j so os mais utilizados nas transaes bancrias. So os pobres que no tm acesso internet e no possuem caixas eletrnicos em suas comunidades que precisam ir a uma agncia bancria. Horas perdidas na fila, atendimento desumanizado, medo de serem assaltados, burocracia, falta de produtos adaptados aos mais pobres levam as pessoas a desejar no ter que ir a uma agncia bancria. Na verdade, os pobres precisam apenas dos servios bancrios e no das agncias. Para isso, bastaria que existissem correspondentes no bancrios em quantidade suficiente. E por que no existem correspondentes em cada recanto deste pas? Por dois motivos: a grande burocracia e a baixa remunerao paga a eles pelos bancos. Os bancos comunitrios apresentam-se como uma tima alternativa. No Banco Palmas, a pessoa se sente bem, pois o banco da comunidade, portanto dela tambm. E os funcionrios tambm so da comunidade. Todos se conhecem, se cumprimentam e conversam. Uma agncia bancria convencional geralmente um local hostil, distante das pessoas. Voc tem a impresso de que est ali pedindo um favor. como se o banco fosse um deus e voc um pecador atrs de indulgncias. s vezes tem fila no Banco Palmas porque so muitos os clientes e s temos trs caixas.

O BANCO

PALMAS OFERECE CRDITO EM MOEDA SOCIAL DENOMINADA PALMAS, ACEITA APENAS NO COMRCIO LOCAL. AO ESTIMULAR AS PESSOAS A PRODUZIREM E CONSUMIREM NA COMUNIDADE, O BANCO REORGANIZA AS ECONOMIAS DO BAIRRO, AUMENTANDO AS POSSIBILIDADES DE TRABALHO, EMPREGO E RENDA.

FACULDADE AIEC

Mas, como o cliente do Banco Palmas se

O debate internacional sobre o tema aponta tendncia de crescimento de pequenos bancos, mais prximos da populao. Vale ressaltar que cada banco comunitrio s deve atender at 60 mil moradores para realizar bem a metodologia do controle social e participao da populao local nas suas decises. A meta da Rede Brasileira de Bancos Comunitrios chegar em 2014 como pelo menos 300 estabelecimentos no Brasil. 6. Quais os principais desafios do Banco Palmas hoje e sua viso de futuro? Joaquim Melo - A misso do Banco Palmas contribuir para superao da pobreza, desenvolvendo produtos e servios financeiros alternativos, sob controle das comunidades, que assegurem o desenvolvimento de territrios de baixa renda. Nossa viso , at 2014, beneficiar 500.000 pessoas com produtos bancrios adaptados s classes D e E. Com mais de 14 anos de experincia, replicada com sucesso em mais de 80 comunidades, estamos desenhando um modelo de banco comunitrio, tendo o Banco Palmas como uma espcie de laboratrio. Para tanto, em setembro de 2011, inauguramos o Centro Palmas de Referncia, onde as pessoas podero se capacitar para multiplicar nossa metodologia. E, desde 2010, estamos desenvolvendo um software de gesto prprio para os bancos comunitrios, alm de uma matriz de indicadores que define o escopo da estratgia do nosso modelo. Esperamos lanar essas ferramentas este ano.

sente parte do banco, entende e aceita

UMA AGNCIA

as dificuldades e as possveis demoras no atendimento. 5. A Rede Brasileira de Bancos Comunitrios congrega 78 instituies criadas com inspirao no Banco Palmas. A perspectiva o surgimento de mais instituies ou o modelo j se esgotou no Brasil? Joaquim Melo - Dados do IPEA apontam a excluso financeira e bancria dos brasileiros em torno de 39%, subindo para 52% no nordeste brasileiro. Em muitas regies do Pas, grande a carncia de um servio que oxigene as economias locais, alm de no existirem servios bancrios adaptados realidade dos pobres. Os bancos comerciais no chegam a esses locais porque eles no possibilitam lucro. A populao desses municpios, quando precisa de um banco, se desloca para cidades vizinhas, e l mesmo faz suas compras, enfraquecendo a economia do local onde vive. H espao (e necessidade) para criao de milhares de bancos comunitrios, pois esses bancos funcionam como uma ferramenta poderosa para a incluso socioprodutiva das pessoas de baixa renda e para o desenvolvimento econmico da comunidade. Como o banco comunitrio estimula a produo e o consumo local, ele gera renda com muita facilidade. O atual modelo de banco comercial (publico ou privado) est se esgotando. Esse banco grande, burocrtico, distante das pessoas e sem controle social est quebrando em toda parte do mundo.

BANCRIA CONVENCIONAL GERALMENTE UM LOCAL HOSTIL, DISTANTE DAS PESSOAS. VOC TEM A IMPRESSO DE QUE EST ALI PEDINDO UM FAVOR. COMO SE O BANCO FOSSE UM DEUS E VOC UM PECADOR ATRS DE INDULGNCIAS. J NO BANCO PALMAS, A PESSOA SE SENTE BEM, POIS O BANCO DELA TAMBM.

IDEIAS EM GESTO | NO 11 | MAR/2013

ESSE BANCO

GRANDE, BUROCRTICO, DISTANTE DAS PESSOAS E SEM CONTROLE SOCIAL EST QUEBRANDO EM TODA PARTE DO MUNDO. O DEBATE INTERNACIONAL SOBRE O TEMA APONTA TENDNCIA DE CRESCIMENTO DE PEQUENOS BANCOS COMUNITRIOS, MAIS PRXIMOS DA POPULAO.

7. Os bancos brasileiros estiveram entre os mais lucrativos do planeta em 2011. Como dirigente de um banco de pobres, o que o senhor gostaria de dizer aos banqueiros sobre esses resultados? Joaquim Melo - O lucro bilionrio dos bancos eticamente imoral, porque o banco no produz nada. Ele s transfere o dinheiro de um para o outro, e lucra com isso. Os bancos comerciais poderiam fazer parcerias com os bancos comunitrios em uma relao ganhaganha. Como os grandes bancos no tm capilaridade para chegar aos territrios mais longnquos e nas populaes mais pobres, poderiam remunerar os bancos comunitrios para prestarem esse servio. Dessa forma, muitos produtos financeiros que esto parados nos bancos comerciais (como o dinheiro do microcrdito) poderiam chegar aos mais pobres.

8. Em que a sua formao em Teologia ajudou em suas aes como empreendedor social? Joaquim Melo - Fiz parte da Teologia da Libertao e dela veio a crena de que a comunidade capaz de resolver seus problemas e provocar as transformaes sociais e polticas de que necessita para superao de suas mazelas; a compreenso de que o desenvolvimento s sustentvel se for gerado na comunidade; a esperana de que a humanidade ir desenvolver outro padro de consumo e de produo que no destrua o homem e o planeta; a constatao de que mais vivel economicamente colaborar, cooperar e distribuir do que concorrer, competir e disputar. Veio da teologia, finalmente, a crena de que possvel uma outra sociedade, pautada em relaes de confiana e solidariedade, com justia e distribuio de riquezas, em que o centro no seja o mercado, o dinheiro e o lucro, e sim o ser humano.

FACULDADE AIEC

Вам также может понравиться