Вы находитесь на странице: 1из 24

Revista Vrtices No.

11

rea de Hebraico do Programa de Ps-Graduao em Estudos Judaicos e Estudos rabes do DLO/FFLCH-USP

A CIDADE SANTA: A REPRESENTAO DE JERUSALM EM FLVIO JOSEFO


HOLY CITY: THE REPRESENTATION OF JERUSALEM IN FLAVIUS JOSEPHUS

Joabson Xavier Pena1

RESUMO Dentre os muitos pontos da identidade judaica enfocado por Josefo em suas obras, uma em particular, se relaciona com Jerusalm. Membro do grupo sacerdotal e um hierosolomita por nascimento, este historiador justifica a presena dessa cidade como um smbolo unificador dos judeus em todo mundo. Partindo de uma tica historiogrfica, este espectador privilegiado faz uma representao da cidade, manifesto em palavras e em figuraes mentais imagticas. O artigo que se segue elege alguns episdios da histria de Jerusalm e que so considerados singulares para o entendimento desse centro urbano para Josefo. Palavras-chaves: cidade, Jerusalm, representao. ABSTRACT Among the many faces of the Jewish identity focused by Josephus in his works, a one is related with Jerusalem. Hierosolomita by birth and member of the sacerdotal group, this Historian justifies the presence that city as a unifying symbol of the Jews around the world. Through a historiographical vision, this Jew makes a representation of the city, express in words and in figurations mental

Mestrando em Histria pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) joabsonpenna@yahoo.com.br

Revista Vrtices No. 11

rea de Hebraico do Programa de Ps-Graduao em Estudos Judaicos e Estudos rabes do DLO/FFLCH-USP

imagetic. This essay shows some episodes of the Jerusalems history, and that are considered singular to the understanding this urban center to Josephus. Keywords: city, Jerusalem, representation.

No nos surpreende entender a centralidade da cidade de Jerusalm para o historiador judeu Flvio Josefo (37 100 d. C.). Na identificao que ele faz de si mesmo na introduo de sua primeira obra (Bellum Judaicum), trs coisas ele afirma sobre si mesmo: um hebreu por raa, um hierosolomita e um sacerdote (BJ 1. 3). No promio de sua Vita ele afirma que seu pai estava entre os mais notveis homens de Jerusalm e que essa cidade a mais grandiosa que ns temos (V 7). Com as afirmaes feitas pelo prprio autor no fica difcil compreender o apego dele por essa cidade, j que este centro urbano no era somente o seu lugar de nascimento, mas tambm o lugar de atuao de sua famlia como membros do corpo sacerdotal 2. Por ser um exmio conhecedor desse ambiente se torna fcil explicar as significativas pores de suas obras dedicadas para a descrio da cidade assim como de seu famoso Templo 3.

obvio que a relevncia de Jerusalm apresentado por Josefo aqui vai muito alm do que este apresenta explicitamente. A importncia do lugar de nascimento e de formao educacional significava tambm para um escritor greco-romano uma vantagem retrica, dessa forma este historiador judeu estava querendo afirmar que ele possua uma boa reputao (MASON, 2001).
3

A forma pela qual Josefo se relaciona a Jerusalm tambm nos faz refletir sobre o valor desse centro urbano e do Templo para a identidade judaica. Isto pode ser evidenciado de uma forma bem clara no Contra Apionem. Escrevendo uma gerao aps a destruio da cidade em 70 d. C., Josefo se refere a Jerusalm e ao seu Templo como nosso (CA 1. 109,154; 2. 102), e em quase todas as menes, as construes textuais se do no tempo presente. As constantes citaes feitas por ele buscando provar a antiguidade do povo judeu faz referncia ao Templo e a cidade; e na maior parte das menes, o Templo e a cidade so identificados como o nico lugar para adorao a Deus (BARCLAY, 2007).

Revista Vrtices No. 11

rea de Hebraico do Programa de Ps-Graduao em Estudos Judaicos e Estudos rabes do DLO/FFLCH-USP

Essas afirmaes feitas pelo prprio autor nos leva a afirmar que Josefo exercita sobre Jerusalm aquilo que Sandra Pesavento denomina como, o olhar literrio, que sonha e reorganiza a materialidade da pedra sob a aparncia de um texto. Como um espectador privilegiado do social, Josefo exerce seus sentimentos para construir uma cidade do pensamento, manifesta em palavras e em figuraes mentais imagticas de Jerusalm e de seus atores (PESAVENTO, 1999). Muitas das representaes atribudas pelos autores greco-romanos e judeus a Jerusalm foram incorporadas por Josefo a seus escritos. Assim, ele se refere a ela como: a cidade santa (CA 1. 282), a cidade mais famosa (AJ 11. 303), uma esplendida cidade de renome mundial ( BJ 7. 4), que est no centro e , portanto, o umbigo da nao (BJ 3. 52) e ele afirma ainda que o Templo, o nico reconhecido como sendo a morada de Deus ( CA 2. 193), muito comentado em todo o mundo (AJ 20. 49). Com efeito, uma larga poro das obras de Josefo dedicada descrio de Jerusalm e do Templo, bem como dos principais acontecimentos histricos que se sucederam nesse centro urbano. Nas linhas que se seguem buscamos analisar os principais episdios da histria de Jerusalm segundo a tica representativa de Josefo, elegendo alguns episdios da histria desse centro urbano e que so considerados singulares para compreender a relevncia da cidade. Partindo da consagrao do monte Mori como o lugar sagrado de fundao do Templo, passando pela conquista da cidade pelo rei Davi, pela importncia da construo do Templo e da sua manuteno para a sacralidade da cidade, tanto no Primeiro como no Segundo Templo.

As primeiras referncias Jerusalm

Revista Vrtices No. 11

rea de Hebraico do Programa de Ps-Graduao em Estudos Judaicos e Estudos rabes do DLO/FFLCH-USP

Seguindo uma ordem cronolgica da histria da cidade, a primeira meno que Josefo faz de Jerusalm se encontra relacionado com um episdio de vida do patriarca Abrao. Este patriarca, conforme o historiador havia lutado com os assrios, e tendo obtido a vitria, foi recebido pelo rei de Solima, Melquisedeque:
L o rei de Solima, Melquisedeque, o recebeu. Este nome significa rei justo. E ele era indiscutvel, visto que por esta razo ele fora sacerdote de Deus. A Solima, eles a chamaram mais tarde Hierosolima [Jerusalm] (AJ 1. 180).

A equivalncia de Solima para Jerusalm feita por Josefo, no tem paralelo com o texto bblico parafraseado 4. No entanto, para muitos estudiosos da Bblia esta uma equao que est muito ligada a uma tradio judaica na Antiguidade, presente tanto em livros subsequentes da Bblia hebraica (como o de Salmos 5), quanto nos livros provenientes de Qumran (BOLIN, 2003). Sobre a referncia de Melquisedeque como rei de Solima, Josefo pode estar se baseando em uma tradio referenciada por Maneto (historiador egpcio do perodo ptolomaico), aonde os judeus so apresentados como solomitas ( CA 1. 248), assim como em Tcito. Este historiador romano, em particular, identifica os judeus com Solima, do qual mencionado nos poemas de Homero, e que tido por Tcito como o fundador da cidade de Hierosolima 6 (FELDMAN, 2006). Em um trecho de sua primeira obra, Josefo afirma que Melquisedeque foi o fundador de Jerusalm e o primeiro a construir um templo nesse centro urbano:

Melquisedeque, rei de Salm, trouxe po e vinho; era sacerdote do Deus Altssimo (Gn 14: 18).
5 6

Em Salm, est o seu tabernculo, e, em Sio, a sua morada (Sl 76: 2).

Hierosolima uma forma helenizada para o nome de Jerusalm usada tanto por Josefo, quanto pelos autores greco-romanos.

Revista Vrtices No. 11

rea de Hebraico do Programa de Ps-Graduao em Estudos Judaicos e Estudos rabes do DLO/FFLCH-USP

Seu original fundador foi um chefe cananeu, denominado em sua lngua materna de justo rei; de tal fato ele foi. Em virtude do mesmo, ele foi o primeiro a oficiar como sacerdote de Deus e sendo o primeiro a construir o templo, deu a cidade denominada anteriormente de Solima, o nome de Jerusalm (BJ 6. 438).

Tomando liberdade em relao a sua fonte principal, Josefo acrescenta seis novos detalhes que no esto presentes nos textos bblicos hebraicos, bem como em nenhuma passagem da AJ (Antiquitates Judaicae). Primeiramente, ele afirma que Melquisedeque foi o fundador de Jerusalm; segundo, que ele foi um chefe cananeu; terceiro, que seu nome significa rei justo 7; quarto, que em virtude de sua justia foi o primeiro a oficiar como sacerdote de Deus; quinto, que ele foi o primeiro a construir o templo em Jerusalm e sexto, que ele deu a cidade o nome de Jerusalm e que at ento era conhecida por Solima. Dentre esses novos detalhes apresentados por Josefo, a que mais intriga aquela que est relacionada edificao de um santurio em Jerusalm. As informaes passadas por ele so poucas, e nos comunica apenas que Melquisedeque e no Salomo foi o primeiro a construir um Templo na cidade. Josefo, em sua AJ, descreve mais adiante outro episdio da vida de Abrao. Agora, Deus pede que o patriarca leve seu filho para ser sacrificado em um monte, por nome Mori. Esse monte, segundo Josefo, era o local onde posteriormente seria erigido o Templo de Jerusalm:
Ele levou a criana para o monte Mori, erigiu um altar e fez um holocausto nele (AJ 1. 224).

Similarmente o autor do livro de Hebreus no Novo Testamento afirma que Melquisedeque foi o rei da justia: Porque este Melquisedeque, rei de Salm, sacerdote do Deus Altssimo, que saiu ao encontro de Abrao, quando voltava da matana dos reis, e o abenoou, para o qual tambm Abrao separou o dzimo de tudo (primeiramente se interpreta como rei de justia, depois tambm rei de Salm, ou seja, rei de paz) (Hb 7:1-2).

Revista Vrtices No. 11

rea de Hebraico do Programa de Ps-Graduao em Estudos Judaicos e Estudos rabes do DLO/FFLCH-USP

Por dois dias os servos o acompanharam, mas no terceiro dia, quando a montanha foi vista, ele deixou os companheiros na plancie e prosseguiu com seu filho sozinho para o monte aonde o rei Davi mais tarde erigiu o templo (AJ 1. 226-7).

O monte no qual Abrao levou seu filho Isaque para ser sacrificado, identificado como o Mori, no tem relao no livro de Gnesis 8. No entanto, no livro de Crnicas 9 e na tradio rabnica posterior, esse monte percebido como o Mori.

Perodo de conquistas e de urbanizao

Seis livros adiante, Josefo torna novamente a falar sobre Jerusalm, agora em um contexto de conquistas da cidade por parte do rei Davi. A respeito da conquista e processo de urbanizao da cidade Josefo assim diz:
Por trs dias o povo festejou e se alegrou em Hebron, e ento, Davi, com todos eles partiram de l para Hierosolima. Mas os jebuseus que habitavam a cidade e que eram da raa dos cananeus fecharam suas portas perante ele e colocaram sobre as muralhas pessoas que estavam com rostos e ps mutilados e todos os que estavam deformados. Esses, afligidos com alguma enfermidade, preveniria a entrada deles [dos homens de Davi]. Eles fizeram estas coisas confiantes na solidez de suas

Acrescentou Deus: toma teu filho, teu nico filho Isaque, a quem amas, e vai-te terra de Mori; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes que eu te mostrarei (Gn 22: 2). Como se pode notar dito que Abrao deveria levar seu filho para um dos montes apontados por Deus em uma terra chamada Mori, e no para um monte por nome Mori.
9

Comeou Salomo a edificar a Casa do Senhor em Jerusalm, no monte Mori, onde o Senhor apareceu a Davi, seu pai, lugar que Davi tinha designado na eira de Orn, o jebuseu (2 Cr 3:1).

Revista Vrtices No. 11

rea de Hebraico do Programa de Ps-Graduao em Estudos Judaicos e Estudos rabes do DLO/FFLCH-USP

muralhas. No entanto, a ira de Davi foi despertada, e ele iniciou um cerco a Hierosolima. Mostrando grande zelo e ardor com o fim de fazer ver sua fora [...] e atacar terror em qualquer um que pudesse trata-lo da mesma maneira com que os jebuseus fizeram. Ele tomou a cidade baixa pela fora. Como a cidadela ainda permanecia, o rei decidiu aumentar o grande entusiasmo de seus soldados com a promessa de honras e recompensas e se ofereceu para dar ao homem que pudesse subi-la e capturala, o comando de todas as pessoas na guerra. Todos estavam desejosos de ascender e, com o desejo ao comando, no se esquivaram de qualquer esforo. Mas Joabe, filho de Zeruia, superou os outros e quando ele alcanou o topo, gritou o rei, reivindicando o posto de comandante. Quando Davi expulsou os jebuseus para fora da cidadela ele mesmo reconstruiu Hierosolima e a chamou de Cidade de Davi e continuou a viver nela por todo o seu reinado. [...] Uma vez que ele havia escolhido Hierosolima para a sua residncia oficial, experimentou o mais esplendido sucesso em seus assuntos por causa do providente cuidado, Deus o fez maior e o levou ao progresso. Hirom, rei de Tiro, enviou para ele uma proposta de amizade e aliana, enviando a ele presentes em madeiras de cedro, artistas, carpinteiros e construtores para edificar um palcio em Jerusalm. E Davi anexou cidade baixa e a juntou a cidadela, tornando-a uma. Tendo a cercada com uma muralha, apontou Joabe como o administrador dessas muralhas. Assim, Davi foi o primeiro a expulsar os Jebuseus para fora de Jerusalm, nomeando a cidade pelo seu prprio nome (AJ 7. 617).

As informaes apropriadas por Josefo para a descrio desse ato de bravura e conquista de Jerusalm podem ser encontradas de forma resumidas nos livros de 2 Sm 5: 6-10 e 1 Cr 11: 4-9. Muitas das informaes apresentadas por Josefo no contem ligao com os textos bblicos, esses trechos

Revista Vrtices No. 11

rea de Hebraico do Programa de Ps-Graduao em Estudos Judaicos e Estudos rabes do DLO/FFLCH-USP

mencionados, por exemplo, no fazem uma distino clara da etapa inicial de conquista da cidade por parte de Davi, bem como das partes do centro urbano (baixa e alta) tomadas por este soberano (BEGG, 2004). Em sua discusso final sobre a conquista da cidade pelo rei, Josefo, em uma adio extra bblico de informao, afirma que no tempo de Abrao a cidade possua por nome Solima (como j apresentado na AJ 1. 180), e que mais tarde seu nome passou a ser Hierosolima, apresentando um novo significado para esse nome. Ele tambm afirma que nenhum israelita estava apto a expulsar os jebuseus a no ser Davi:
No tempo de nosso ancestral Abrao ela foi chamada Solima (alguns, no entanto, afirmam que Homero posteriormente a chamou Hierosolima). O templo, entretanto, eles chamaram Solima, que na lngua hebraica significa segurana. Mas em todo o tempo das campanhas e guerra do comandante Josu contra os cananeus, atravs do qual ele os subjugou e adjudicou para os hebreus at mesmo os israelitas no estavam aptos ainda para expulsar os cananeus de Hierosolima at que Davi a capturou pelo cerco, (fazia-se 515 anos) (AJ 7. 67-8).

Aps ter estabelecido um firme reino, rei Davi desejava estabelecer em Jerusalm, sua cidade bem-amada, um santurio a Deus. No entanto, por ter sido um homem de batalhas. No lhe seria permitido edificao de um templo, permisso somente concedida ao seu filho Salomo:
Ele assim desejou construir um santurio para Deus, como Moiss havia predito. Ele falou com o profeta Nat sobre esse assunto. Quando Nat ento o determinou a fazer o que ele planejava como aquele que em todas as coisas tem Deus como o seu presente cooperador tornou-se ainda mais ansioso por construir o santurio. Mas naquela noite, Deus apareceu para Nat e disse-lhe para informar a Davi que elogiava sua inteno e desejo, visto que nenhum outro anteriormente havia

Revista Vrtices No. 11

rea de Hebraico do Programa de Ps-Graduao em Estudos Judaicos e Estudos rabes do DLO/FFLCH-USP

pensado em construir um santurio para ele. [...] No entanto, Ele [Deus] no permitiria algum que havia lutado com muitos inimigos e que estava contaminado pela matana de numerosos inimigos para fazer um santurio. Contudo, depois de sua morte, como um homem que teria uma vida longa, o santurio seria construdo pelo seu filho, que receberia a dignidade real aps ele e que seria chamado Salomo (AJ 7. 91-3).

O Primeiro Templo e a importncia poltico-religiosa de Jerusalm

Apesar de no ter obtido a permisso para edificar uma casa ao Deus Altssimo, Davi pode reunir em seu governo os materiais necessrios para edificao do Templo (AJ 7. 335), indicando ainda a seu filho Salomo de que modo o santurio deveria ser erguido (AJ 7. 337), assim como o local aonde o Templo seria construdo. O lugar escolhido estava cercado por manifestaes do divino. Era um lugar elevado e que pertencia ao jebuseu Orn. Foi neste lugar que Deus pediu que Davi construsse um altar com o objetivo de fazer cessar uma praga que estava sobre Israel. Mas tambm foi neste lugar, que no passado (como mencionamos) Abrao levou seu filho para ser sacrificado:
Tendo construdo um altar, ele [Davi] o consagrou e ofereceu sacrifcios e holocaustos e apresentou ofertas pacficas. A divindade foi apaziguada por essas ofertas e se tornou benevolente uma vez mais. Aconteceu que Abrao havia trazido seu filho Isaque para ser sacrificado nesse mesmo local para oferec-lo como um holocausto (AJ 7. 333).

Para muitas das religies orientais que existiram na Antiguidade (da qual o judasmo se inclui), as montanhas ou lugares altos eram os locais nos quais as

Revista Vrtices No. 11

rea de Hebraico do Programa de Ps-Graduao em Estudos Judaicos e Estudos rabes do DLO/FFLCH-USP

deidades faziam moradas. Quando no habitavam esses pontos, as divindades desciam at elas para um encontro com os humanos. Conforme John Lundquist, os altos relevos geogrficos eram o primeiro lugar da criao, lugar de conexo entre os cus e a terra, conhecido como o umbigo do mundo. A importncia desses lugares se devia a dois importantes aspectos: primeiro, porque era um lugar de contato vertical ente o cu (divindade) e a terra (ser humano) e segundo, horizontal, aonde todas as pessoas se dirigiam para um contato com o sagrado. O futuro Templo em Jerusalm incorporava esses smbolos, pois este era o lugar mais prximo do cu (LUNDQUIST, 2008). A sacralidade do monte onde seria erguido o Templo em Jerusalm est ligada a um nmero de eventos que vimos descritos nas obras de Josefo. Como um lugar de revelao do divino, foi nesse local que Abrao levou seu filho para ser sacrificado (AJ 1. 226-7), tambm, foi nesse lugar que tempos mais tarde, Davi erigiu um altar para Deus (AJ 7. 333). A manifestao do divino aliada construo de um santurio fez com que o monte se tornasse santo por excelncia 10. Josefo relata que a construo do Templo em Jerusalm ocorreu no quarto ano de reinado de Salomo:
Salomo iniciou a construo do santurio quando ele estava em seu quarto ano de reinado, no segundo ms o primeiro dos macednios, chamado de artemision e no hebraico Iar. Isto foi 592 anos depois do xodo dos israelitas do Egito, 1020 anos depois da chegada de Abrao em Cana, vindo da Mesopotmia e 1440 anos aps o Dilvio (AJ 8. 61).

10

O Monte do Templo (Mori) no literalmente o ponto geogrfico mais alto na regio. H 740 metros do nvel do mar, o Monte cercado a leste pelo vale de Kidron e a oeste pelo que no passado foi o vale do Tiropeon, suprimido hoje pelas inumerveis construes que se acumularam durante os sculos (BAHAT, 2008).

Revista Vrtices No. 11

rea de Hebraico do Programa de Ps-Graduao em Estudos Judaicos e Estudos rabes do DLO/FFLCH-USP

Para a construo o rei Salomo fez uso dos melhores materiais, capazes de resistir passagem do tempo, e do qual grande parte j havia sido recolhido por seu pai Davi:
Ento ele levantou a estrutura que tinha sido feita com rocha branca [...]. Assim, a altura [da estrutura] era de sessenta cvados, assim como o seu comprimento, enquanto a largura era de vinte. Sob o topo deste foi erguido outra construo de igual dimenso, assim a altura total do santurio era de 120 cvados, e esta, era orientada para o leste (AJ 8. 64).

Aps sete anos, a construo do edifcio foi concluda e Salomo convocou todos os sditos de seu reino para se dirigir a Jerusalm, com o propsito de dedicar o Templo:
Ento o rei Salomo completou esta grande e bela obra de construo e ofertas, completando h em sete anos. Ele assim evidenciou a sua riqueza e vontade, de modo que qualquer observador dificilmente poderia supor ser construdo e finalizado em to curto espao de tempo, dados ao tamanho do santurio. Ele ento escreveu para os lderes e ancio dos hebreus para se reunirem em Jerusalm com o objetivo de ver o santurio e acompanhar a entrada da Arca de Deus [...]. A ordem de que todos deveriam vir a Jerusalm foi proclamada em todo lugar, no entanto, somente no stimo ms, com dificuldade que eles puderam se reunir [...]. Carregando ento a Arca e a tenda que Moiss havia erigido, assim como as vasilhas para o servio sacrifical de Deus, eles acompanharam estes para o santurio. O prprio rei conduziu os sacrifcios, enquanto todo o povo e os levitas aspergiam a estrada com libaes de sangue de muitos animais. Eles queimaram uma quantidade ilimitada de incenso (AJ 8. 99-101).

Revista Vrtices No. 11

rea de Hebraico do Programa de Ps-Graduao em Estudos Judaicos e Estudos rabes do DLO/FFLCH-USP

Conforme Goodman, quando o rei Salomo erigiu em Jerusalm o primeiro Templo como um lugar permanente para o descanso da Arca da Aliana e como um nico local sagrado para o povo de Israel adorar a Deus e realizar os sacrifcios, o destino da cidade como um lugar sagrado foi selado (GOODMAN, 2008). Esta ideia pode ser confirmada em Josefo, pois aps a consagrao do Templo, ele afirma que Deus escolhe o Templo de Jerusalm para ser sua morada:
Tendo dito estas palavras, ele [Salomo] se lanou sobre a terra e fez reverncia por um longo tempo. E ento ele se levantou e trouxe os sacrifcios para o altar, e quando ele empilhou todas as vtimas, soube que Deus alegremente havia aceitado os sacrifcios, pois o fogo partiu do ar, e na vista de todo o povo, saltou sobre o altar [...], consumindo-os. Quando esta divina manifestao ocorreu, todo o povo sups ser um sinal de que Deus iria fazer morada no templo, e com alegria o povo se lanou sobre a terra, fazendo reverncia (AJ 8. 118-9).

A partir de ento a cidade de Jerusalm desempenhar um importante papel para essa sociedade, sendo no apenas a residncia de Deus, mas a tambm o lar dos reis. Detendo dessa forma no somente uma relevncia religiosa, como tambm poltica. E dessa forma que Josefo vai apresenta-la inmeras vezes, como um palco de importantes decises polticas e de peregrinaes religiosas. Com o passar do tempo cidade (assim como o reino) passou a ser alvo de conquista de vrios imprios que ser formavam nas proximidades da regio. Por fim a cidade foi tomada em 586 a. C. pelo rei babilnico Nabucodonosor. A captura e destruio da cidade e do Templo foram, segundo Josefo, consequncia dos pecados praticados pelo povo, e que o mesmo j havia sido predito anteriormente pelos profetas (AJ 10. 112-114, 141):
A cidade foi capturada no dcimo primeiro ano do reinado de Zedequias, no nono dia, do quarto ms [...]. O rei babilnico

Revista Vrtices No. 11

rea de Hebraico do Programa de Ps-Graduao em Estudos Judaicos e Estudos rabes do DLO/FFLCH-USP

enviou seu general Nebuzarad para Jerusalm, para pilhar o santurio, ordenando igualmente queima-lo, juntamente com o palcio, para trazer a cidade ao cho e deportar o povo para a Babilnia. Tendo chegado a Jerusalm no dcimo primeiro ano de reinado de Zedequias, ele pilhou o santurio. Ele igualmente carregou as vasilhas de ouro e de prata de Deus e a grande pia que Salomo havia erigido juntamente com as colunas de bronze e seus capitis e as mesas douradas e os castiais. Tendo carregado estes itens, ele ateou fogo no santurio [...] tambm queimou o palcio e a cidade nivelada (AJ 10. 143-7).

Com a cidade totalmente arrasada, e tendo seus importantes smbolos religiosos e polticos destrudos, Josefo relata que parte da populao foi deslocada para a Babilnia (AJ 10. 149), permanecendo a Judeia e a cidade de Jerusalm deserta por setenta anos (AJ 10. 184).

O Segundo Templo: o retorno do exlio e a reconstruo do Templo

Parafraseando o livro de Esdras, Josefo afirma que no primeiro ano de reinado do rei persa Ciro (o ano setenta da migrao dos judeus para a Babilnia), cumprindo a palavra do profeta Isaas ( AJ 11. 5//Is 45:1), ele permitiu o retorno dos judeus para Jerusalm, com o objetivo de reconstruir primeiramente o Templo arrasado:
Assim diz o rei Ciro: visto que o Deus Altssimo tem me apontado rei do mundo habitvel, estou persuadido que ele o deus de quem a nao israelita adora, pois ele predisse meu nome atravs dos profetas e que eu deveria construir seu templo em Jerusalm na terra da Judeia (AJ 11. 3-4). Quando Ciro fez este anncio para os israelitas, os lderes das tribos de Jud e Benjamim e os levitas e sacerdotes foram para

Revista Vrtices No. 11

rea de Hebraico do Programa de Ps-Graduao em Estudos Judaicos e Estudos rabes do DLO/FFLCH-USP

Jerusalm, mas muitos permaneceram na Babilnia, relutantes em deixar suas posses. Na chegada dos israelitas, todos os amigos do rei ajudaram e trouxeram suas cotas para a construo do templo, alguns deram ouro, outros prata, e alguns ainda, uma grande quantidade de gado e cavalos. E eles prepararam as ofertas prometidas a Deus e cumpriram os sacrifcios habituais de acordo com o antigo costume, como se a cidade deles fossem reconstrudas e a antiga forma de adorao reavivada (AJ 11. 8-9).

No entanto, o projeto de reconstruo da cidade e do Templo no foi bem vista pelos povos vizinhos (AJ 11. 19) que acreditavam que o reerguimento da cidade e do Templo ocasionaria a falta de pagamento dos impostos e a perda da obedincia por parte dos judeus. Esses povos acabaram ocasionando o travamento das construes. E a partir de uma acusao feita ao rei Cambises, filho de Ciro, as obras acabaram permanecendo paradas, totalizando nove anos (AJ 11. 30). A retomada das edificaes s pde ter incio novamente no reinado do soberano persa Dario. Em seu governo, esse rei permitiu ainda que o povo pudesse retornar a sua terra natal. No segundo ano depois do retorno dos judeus para Jerusalm a construo do Templo passou a ser reiniciada ( AJ 11. 79). E aps a concluso de restauro, os sacerdotes levitas deram abertura s atividades religiosas (AJ 11. 80), voltando a celebrar os antigos festivais religiosos e reafirmando a sacralidade desse centro urbano. Apesar da alegria manifestada pelos mais jovens em relao reconstruo de um to importante smbolo religioso, Josefo afirma que os mais velhos (e que haviam conhecido o Templo anterior destruio), prantearam, porque o templo parecia para eles inferior ao que havia sido destrudo ( AJ 11. 83). Conforme este historiador, o Templo parecia mais com uma fortaleza do que com um santurio (AJ 11. 89).

Revista Vrtices No. 11

rea de Hebraico do Programa de Ps-Graduao em Estudos Judaicos e Estudos rabes do DLO/FFLCH-USP

Como vimos, a queda do imprio babilnico e a ascenso do persa sob a figura de Ciro possibilitaram o retorno dos judeus para a antiga terra natal, bem como a permisso da reconstruo do Templo e da cidade. No entanto, Jerusalm j no passava nesse perodo, de uma inexpressiva cidade de uma provncia persa. No podendo mais expressar o ttulo de cidade real. No obstante, a partir de ento, o status religioso da cidade se tornou mais expressivo, fazendo com que os sacerdotes que serviam o Templo se tornassem gradualmente os dirigentes da cidade e da regio circundante (GOODMAN, 2008).

O Segundo Templo: perodo herodiano

Sob o governo do rei Herodes (73 4 a. C.), em fins do primeiro sculo da Era Crist, Jerusalm passou por uma expressiva modificao urbanstica. Amante da cultura greco-romana, este soberano buscou construir na cidade edifcios de entretenimentos que estavam presentes no imprio. Porm, o empreendimento mais expressivo de seu governo foi a reconstruo do Templo em Jerusalm. A reedificao desse santurio estava carregada de um simbolismo poltico, j que esta representava no s a redeno de Herodes perante os judeus, como a oportunidade de se tornar conhecido entre os judeus da Dispora, se apresentando como um importante defensor da causa judaica no mundo. No governo de Herodes edifcios de entretenimento, como um teatro, adornados com inscries em honra a Augusto, foram erguidos em Jerusalm; tambm fora construdo um anfiteatro, numa plancie perto da cidade (AJ 15. 268) e um hipdromo, que mencionado algumas vezes por Josefo como estando localizado na cidade (AJ 17. 255; BJ 2. 44). Um palcio real tambm foi edificado na cidade, adornado com mrmore e ouro, e provido com fortes

Revista Vrtices No. 11

rea de Hebraico do Programa de Ps-Graduao em Estudos Judaicos e Estudos rabes do DLO/FFLCH-USP

edificaes, servindo como um castelo para a parte alta da cidade ( AJ 15. 318). Sob o governo a administrao do romano Marco Antonio uma fortaleza foi reconstruda, passando a se chamar Antonia, em honra ao governante ( AJ 15. 292). A construo desses edifcios pagos, em uma cidade que possua um solo sagrado, foi visto por muitos judeus como uma ofensa grave a religio, tolerada apenas por fora de Herodes. E mesmo com a presena desses espaos, o Templo e outros ambientes essencialmente judaicos, como a sinagoga, se constituam ainda como lugares de encontros em Jerusalm. Os espetculos pblicos eram realizados em torno do Templo, em vez do teatro, debates intelectuais tomavam lugar entre religiosos em vez de oradores e filsofos (GOODMAN, 2008). Ciente da importncia religiosa da cidade de Jerusalm para os judeus j que conforme a Tor um devoto deveria visitar a morada de Deus por pelo menos trs vezes ao ano (Dt 16: 16) Herodes se esforou por fazer com que esse centro urbano se tornasse propcio para a peregrinao no somente dos judeus da Palestina, como tambm os da Dispora. Vrios esforos foram feitos por ele com o objetivo de recepcionar esses fiis, dentre eles se destacam a conservao das estradas que levavam a Jerusalm, a segurana e o mais importante, a reconstruo do Templo (FELDMAN, 2006). importante frisarmos que as muitas comunidades judaicas que existiram dentro do imprio ou at mesmo fora dele, possuam um vnculo muito forte com a cidade-me. Para Simon e Benoit, era inevitvel o sentimento de solidariedade dos judeus residentes na Dispora em relao a Jerusalm:
Jerusalm para eles era ao mesmo tempo a capital dos judeus e a cidade santa: pagavam ao Templo o imposto do culto, reconheciam a autoridade do Sindrio [...] Para todos os que podiam, constitua um dever dirigir-se em peregrinao ao santurio nico, pelo menos uma vez na vida, por ocasio de

Revista Vrtices No. 11

rea de Hebraico do Programa de Ps-Graduao em Estudos Judaicos e Estudos rabes do DLO/FFLCH-USP

uma das grandes festas do calendrio litrgico (SIMON e BENOIT, 1987: 72-3).

E esta parece ser a ideia defendida por Josefo, afirmando que existe apenas um templo de um nico Deus (CA 2. 193). Ou seja, o nico Templo aonde os fiis poderiam se dirigir para adorao a Deus era aquele localizado em Jerusalm, j que era ali que permanecia o nico Deus verdadeiro. Como um lugar nico de adorao ou no, o certo que muitos judeus e proslitos se dirigiam anualmente para Jerusalm, para celebrar os trs grandes festivais religiosos Pscoa, Tabernculos e Pentecostes. Segundo Josefo, a cidade de Jerusalm contabilizava na Pscoa de 65 EC, 2.700.000 pessoas (BJ 6. 420-7). Nesses festivais como descritos no livro de Atos dos Apstolos a cidade fervilhava de,
Partos, medos, elamitas, e os naturais da Mesopotmia, Judia, Capadcia, Ponto e sia, da Frgia, da Panflia, do Egito e das regies da Lbia, nas imediaes de Cirene, e romanos que aqui residem, tantos judeus como proslitos, cretenses e arbios (At. 2: 9-11).

Sem sombra de dvidas Herodes tinha cincia da relevncia do Templo para a identidade religiosa dos judeus, por isso um de seus maiores empreendimentos foi a reedificao do santurio em Jerusalm. E em seu perodo de governo de maior expressividade cultural mandou erigir o Templo, visto que o anterior, reconstrudo aps o retorno dos judeus do exlio j no mais correspondia ao esplendor do novo perodo (SCHRER-VERMES, 1973).

O Templo herodiano

Revista Vrtices No. 11

rea de Hebraico do Programa de Ps-Graduao em Estudos Judaicos e Estudos rabes do DLO/FFLCH-USP

Para a descrio do Templo principalmente no que se refere ao herodiano Josefo se torna em uma importante e exclusiva referncia. Trs importantes trechos da Antiquitates (AJ 3. 102-203, 15. 380-425) e da Bellum Judaicum (BJ 5. 184-227) descrevem de forma detalhada o processo de edificao do Templo bem como o funcionamento do mesmo. Conforme Josefo a construo do Templo teve incio entre o dcimo quinto (BJ 1. 401) e dcimo oitavo (AJ 15. 380) ano do reinado de Herodes (por volta de 20/19 a. C.). O processo de edificao durou nove anos e meio ( AJ 15. 420-1), sendo que destes, um ano e meio foram gastos para a construo do Templo e de oito para o erguimento das muralhas externas e dos prticos. Mas a concluso se estendeu at a administrao do procurador romano Albino ( AJ 20. 219). Segundo este historiador, no perodo de construo, Herodes buscou no ofender a sensibilidade religiosa dos judeus, mantendo os rituais dirios do santurio em paralelo as obras (AJ 15. 382-7). Acerca da edificao do Templo Josefo nos fornece uma informao detalhada do processo de construo:
Embora o templo, como eu disse, estivesse estabelecido em um slido monte, o nvel da rea sob o seu cume originalmente bastou apenas para o santurio e o altar, sendo o terreno em torno dele ngreme. Mas o rei Salomo, o real fundador do templo, tendo murado o lado oriental, erigiu sob esse terreno um singular prtico, e nos outros lados, o santurio permaneceu exposto. Entretanto, no decorrer do tempo, atravs das constantes adies das pessoas para o aterramento, o topo do monte por esse processo de nivelamento foi alargado. [...] Ento, depois de terem anexado o monte, de sua base com uma muralha sob os trs lados e completado uma tarefa maior do que eles poderiam esperar realizar uma tarefa do qual longo tempo foram gastos por eles, to bem quanto os sagrados tesouros deles, ainda que reabastecidos pelos tributos oferecidos a Deus

Revista Vrtices No. 11

rea de Hebraico do Programa de Ps-Graduao em Estudos Judaicos e Estudos rabes do DLO/FFLCH-USP

de toda parte do mundo, eles construram em torno do bloco original o ptio superior e o recinto baixo do templo. [...] Blocos de rochas foram usadas na construo, medindo quarenta cvados. Os generosos fundos e o entusiasmo popular levaram a essa incrvel empreitada, uma tarefa aparentemente interminvel. Foi atravs da perseverana e no tempo realmente alcanado. No foi a superestrutura indigna de tais fundaes. Os prticos, todos em fileiras duplas, eram sustentados por colunas de vinte e cinco cvados de altura cada um dos singulares blocos era do mais puro e branco mrmore e revestidos com painis de cedro. A grandeza destas colunas e seu excelente brilho e fino ajustamento apresentava um espetculo impressionante, sem qualquer adorno fortuito de pintura ou escultura. Os prticos eram de trinta cvados de largura e o percurso completo deles abrangia a torre de Antonia, medindo seis estdios. O ptio aberto foi de ponta a ponta pavimentado com pedras de todo tipo (BJ 5. 184-192).

Nos trechos seguintes da BJ Josefo continua a descrever o Templo, agora apresentando os ptios existentes no interior, e cuja permisso de entrada, ele nos informa, era restringida em parte aos estrangeiros (gentios) e as mulheres, conforme o grau de proximidade com o Santo dos Santos. o Mishn quem vai apresentar esses graus de santidade de forma detalhada e que no eram existentes somente no Templo, mas que envolviam a cidade de Jerusalm. Esses graus chegavam a dez em uma srie de crculos concntricos: o primeiro era o Santo dos Santos, a morada de Deus (esse era o recinto mais sagrado, s era permitida a entrada do sumo sacerdote e em apenas uma vez ao ano); o segundo, o santurio; o terceiro, a rea entre o alpendre e o altar; o quarto, a rea dos sacerdotes; o quinto, a rea dos israelitas (homens); o sexto, a rea das mulheres; o stimo, o hel, um terrao com trabalho de gelosia, a partir desse ambiente nenhum gentio poderia passar;

Revista Vrtices No. 11

rea de Hebraico do Programa de Ps-Graduao em Estudos Judaicos e Estudos rabes do DLO/FFLCH-USP

o oitavo, o Monte do Templo; o nono, a cidade de Jerusalm e o dcimo, a terra de Israel (JEREMIAS, 1969). Por ser um local santo, Josefo afirma que pessoas que eram acometidas por algumas enfermidades, ou mulheres que em perodo menstrual eram proibidas de adentrar o Templo, bem como a cidade de Jerusalm:
Pessoas afligidas com gonorreia ou leprosas eram excludas completamente da cidade. O templo era fechado s mulheres durante o perodo menstrual e at mesmo quando estavam livres de impureza, no sendo permitido passar os limites mencionados [...]. Homens no completamente limpos eram impedidos de entrar no ptio interior, da qual at mesmo os sacerdotes eram excludos, quando submetidos purificao (BJ 5. 227).

Josefo tambm descreve as partes mais sagradas do Templo, como o Santurio (ou Santo) e o Santo dos Santos. Como um ponto de vista caracterstico desse historiador, verificaremos que o interior do Templo e seus mveis so apresentados como smbolo de diferentes partes do universo:
O sagrado edifcio, o santo templo, em uma posio central [...] [possua uma] fachada de igual altura e largura, sendo cada um de 100 cvados, mas o prdio atrs era de 40 cvados, a frente possua ressaltos que se estendiam por 20 cvados de cada lado. A primeira entrada possua 70 cvados de altura e vinte e cinco de largura e no possua portas. [...] Considerando que o santurio consistia de duas separadas cmaras: o primeiro edifcio permanecia sozinho, exposto a viso, do topo para o fundo, elevando a uma altura de 90 cvados, com comprimento de 50 e largura de 20. O porto abria para o prdio, como eu disse, sendo completamente coberto de ouro, assim como toda a parede em torno dela. Possua, alm disso, acima, videiras douradas, da qual pendi cachos de uvas, to altas como um

Revista Vrtices No. 11

rea de Hebraico do Programa de Ps-Graduao em Estudos Judaicos e Estudos rabes do DLO/FFLCH-USP

homem, e possua portas douradas de 55 cvados de altura e 16 de largura. Antes destes pendia um vu de igual comprimento, de tapearia babilnica, com bordado de azul e fino linho, tambm de escarlata e prpura, feito com maravilhosa habilidade. Tampouco foi essa mistura de material sem seus significados msticos, caracterizando o universo. Para o escarlate, pareceu emblemtica do fogo; do fino linho, a terra; o azul, o ar; a prpura, pela sua origem, como o linho produzido pela terra e a prpura pelo mar. Sobre essa tapearia foi retratado um cenrio dos cus, exceto os sinais do Zodaco (BJ 5. 207-214).

Em relao ao Santo dos Santos ele diz:


Este possua 60 cvados de altura, o mesmo em comprimento e 20 de largura. Mas os sessenta cvados eram divididos. A primeira parte, distribuda em 40 cvados, continha as trs mais maravilhosas obras de arte, universalmente reconhecidas: o candelabro, uma mesa e altar de incenso. A sete lmpadas (o nmero de ramos do candelabro) representava os planetas; os pes da mesa, doze em nmero, representam o circulo do Zodaco e o ano; o altar de incenso, pelas treze fragrantes especiarias vindas do mar e da terra, ambas, deserto e habitada, com a qual foi alimentada, significa que todas as coisas so de Deus e para Deus. O mais profundo recndito media 20 cvados [...]. Neste no havia nada; inacessvel, inviolvel, invisvel para todo este foi chamado de Santo dos Santos (BJ 5. 215-220).

Josefo encerra a sua descrio do Templo apresentando o exterior, que segundo ele no deixava de impressionar quem chegava a Jerusalm:
Sendo coberta por todos os lados com placas de ouro macio. No primeiro nascer do sol refletia um claro to intenso que os

Revista Vrtices No. 11

rea de Hebraico do Programa de Ps-Graduao em Estudos Judaicos e Estudos rabes do DLO/FFLCH-USP

que tentavam contempla-lo tinham de desviar os olhos, da mesma forma que teriam feito com os raios do sol. Para os forasteiros que se aproximava a distancia, parecia uma montanha coberta por neve, pois todas as partes que no apresentavam revestimento dourado eram de um branco ofuscante (BJ 5. 222-224).

Concluso

Atravs desse artigo procuramos resgatar Jerusalm como real, atravs da leitura da cidade por meio de sua representao. Acreditando que o historiador Josefo se torna em um importante leitor privilegiado, conduzindo por meio da escrita uma reelaborao do real, selecionando-o, manuseando-o e, no incomum, alterando-o atravs de processos socialmente estabelecidos de significao. A representao da cidade por parte deste judeu no foi neutra, nem reflexa ou puramente objetiva, mas implicou atribuies de sentidos em consonncia com relaes sociais e de poder (PESAVENTO, 1995, p. 287).

Referncias bibliogrficas

Fontes A Bblia de Jerusalm. 5. Ed. So Paulo: Paulinas, 1991. JOSEPHUS, Flavius. The Complete Works of Flavius Josephus. 13 vols. Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 1998. (The Loeb Classical Library). JOSEPHUS, Flavius. Life of Josephus: translation and commentary. Edited by Steve Mason. Leiden: Brill, 2001.

Revista Vrtices No. 11

rea de Hebraico do Programa de Ps-Graduao em Estudos Judaicos e Estudos rabes do DLO/FFLCH-USP

JOSEPHUS, Flavius. Against Apion: translation and commentary . Edited by John Barclay. Leiden, Boston: Brill, 2007. JOSEPHUS, Flavius. Judean Antiquities 5-7: translation and commentary. Edited by Christopher Begg. Leiden, Boston: Brill, 2004.

Estudos BAHAT, Dan. The Herodian Temple. In: WILLIAM HORBURY, W. D. DAVIES and JOHN STURDY (org.). The Cambridge History of Judaism: the early roman period. Cambridge: Cambridge University Press, 2008. BOLIN, Thomas. The making of the Holy City: On the foundations of Jerusalem in the Hebrew Bible. In: THOMPSON, Thomas. Jerusalem in Ancient History and Tradition. London and New York: T & T Clark, 2003. COHEN, Shaye. The Temple and the synagogue. In: WILLIAM HORBURY, W. D. DAVIES and JOHN STURDY (org.). The Cambridge History of Judaism: the early roman period. Cambridge: Cambridge University Press, 2008. FELDMAN, Louis. Judaism and Hellenism reconsidered. Leiden: Brill, 2006. GOODMAN, Martin. Rome & Jerusalem: The Clash of Ancient Civilizations. London: Penguin Books, 2008. JEREMIAS, Joachim. Jerusalem in the time of Jesus. Philadelphia: Fortress Press, 1969. LUNDQUIST, John. The Temple of Jerusalem: past, present, and future. Westport: Praeger Publishers, 2008. PESAVENTO, Sandra Jatahy. O imaginrio da cidade: vises literrias do urbano Paris, Rio de Janeiro, Porto Alegre. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 1999.

Revista Vrtices No. 11

rea de Hebraico do Programa de Ps-Graduao em Estudos Judaicos e Estudos rabes do DLO/FFLCH-USP

SIMON; BENOIT. Judasmo e cristianismo antigo: de Antoco Epifnio a Constantino. So Paulo: Pioneira, 1987.

Вам также может понравиться