Вы находитесь на странице: 1из 7

ESCOLA MUNICIPAL EST.

LEONARDO SADRA DISCIPLINA: LNGUA PORTUGUESA ETAPA: 9 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANO: 2013 PROFESSORAS: Maria Risolina de Ftima Ribeiro Correia, Liliane Pires Bispo. ETAPA EIXO DESCRITOR Ler, fluentemente, textos verbais e no verbais. Localizar informaes explcitas em um texto. Fazer inferncia. Identificar a funo de diferentes gneros textuais. Identificar o assunto de um texto. Identificar a tese de um texto. Escrever textos de gneros diversos adequados ao destinatrio e aos objetivos. Planejar a escrita do texto considerando o tema central e seus desdobramentos. Revisar e reelaborar a prpria escrita. Produzir textos tais como crnica, conto, propaganda, artigo de opinio. Produzir resumos de textos. Planejar, revisar e reorganizar a escrita de texto Utilizar procedimentos diferenciados para elaborao do texto, tais como estabelecimento de tema, levantamento de ideias e dados, planejamento, rascunho, reviso final e verso final. Identificar e utilizar gneros textuais da oralidade, que ocorrem ou no no ambiente escolar. Identificar quanto adequao de emprego num texto escrito, palavras e expresses tpicas da fala, tais como o uso de diminutivos, de gria, de regionalismos e de verbos com regncia que no atendam norma. EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - Identificar o objetivo e a funcionalidade de diferentes gneros textuais. - identificar gneros textuais tais como crnica, conto, notcia, reportagem, artigo de opinio, propagandas, resumo, textos informativos e argumentativos. -Identificar o assunto e a tese de um texto. - Identificar o suporte textual (jornal, revista, internet, livro e outros. CONTEDO Gneros textuais, tais como: poemas, crnica, conto, notcia, reportagem, artigo de opinio, propagandas, resumo, clssicos da literatura infanto-juvenil, textos com sequncias narrativas, descritivas e argumentativas. AVALIAO

- Diagnstico inicial - Trabalho em grupo.

Leitura

Gneros textuais para identificar o assunto: conto, crnica, notcia, notcia, reportagem, artigo de opinio, Gnero textual para identificar a tese: artigo de opinio. Crnica, propaganda, artigo de opinio. Resumos de textos. Planejamento, produo, reviso, reelaborao e reescrita do texto.

- Exerccios individuais em sala. - Provas. - Tarefas de casa. - Pesquisas

Escrita

Oralidade

Conhecer, valorizar e respeitar as diversas formas de expresso oral, tendo conscincia da variao lingustica. Compreender histrias e fatos transmitidos oralmente.

Leitura e escuta de textos que apresentam marcas da oralidade.

ETAPA

EIXO

DESCRITOR Aplicar, em produes escritas, os conhecimentos acerca das regularidades ortogrficas. Aplicar, em produes escritas, os conhecimentos acerca das irregularidades ortogrficas. Utilizar recursos de coeso verbal. Utilizar recursos de coeso referencial. Produzir diferentes textos, utilizando paragrafao e pontuao adequadamente.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM Escrever corretamente palavras que apresentam regularidades ou irregularidades ortogrficas, em diferentes situaes de uso.

CONTEDO Construo e aplicao de regras ortogrficas, tais como: R/RR, X/CH, J/G, M/N, S/Z, e outros. Termos da orao (reviso) Coeso verbal Plural dos substantivos compostos Plural dos adjetivos compostos O pronome relativo Coeso referencial Figuras de linguagem (comparao, metfora, ironia) Paragrafao/Pontuao

AVALIAO

Utilizar na leitura e na produo de texto os recursos da coeso textual. Utilizar na leitura e na produo de texto os recursos da coeso referencial: sinonmia, antonmia, uso de expresses sinalizadoras da manuteno do tpico. Conhecer e utilizar, na leitura e na produo de textos, as formas convencionais de indicao da segmentao de informaes (paragrafao e pontuao no final da frase).

Conhecimentos lingusticos

Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuao e de outras notaes


Identificar e utilizar adequadamente a sintaxe frasal, os processos de estruturao da orao e seus constituintes.

Idem Oraes adjetivas na construo do texto.

Conhecer e saber utilizar a sintaxe frasal, os processos de estruturao da orao e seus constituintes.

Estabelecer relaes lgico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunes, advrbios etc

Sintaxe Perodo composto por coordenao e subordinao (relaes estabelecidas entre oraes), considerando a lngua em uso. (Oraes coordenadas; Oraes subordinadas substantivas; oraes substantivas reduzidas) Oraes subordinadas adjetivas Oraes adjetivas reduzidas

ETAPA

EIXO

DESCRITOR Ler, fluentemente, textos verbais e no verbais. Localizar informaes explcitas em um texto. Fazer inferncia. Identificar a funo de diferentes gneros textuais. Identificar o assunto de um texto. Identificar a tese de um texto. Distinguir um fato de uma opinio Interpretar texto com auxlio de material grfico diverso . Estabelecer relaes entre pores do texto. Identificar efeitos de ironia em textos variados. Escrever textos de gneros diversos adequados ao destinatrio e aos objetivos. Planejar a escrita do texto considerando o tema central e seus desdobramentos. Revisar e reelaborar a prpria escrita.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - Identificar o objetivo e a funcionalidade de diferentes gneros textuais. - identificar gneros textuais tais como propagandas, quadrinhos,, tirinhas, charge, cartuns e outros. - Identificar o assunto e a tese de um texto. - Interpretar gneros textuais estruturados apenas por imagens. - Identificar o suporte textual (jornal, revista, internet, livro e outros. - Identificar relaes estabelecidas entre pores do texto, na macro e na micro estrutura textual. - Estabelecer relaes entre pores do texto. - Identificar efeitos de ironia em textos variados. Produzir textos tais como charges, tirinhas, cartuns e outros Planejar, revisar e reorganizar a escrita de texto Utilizar procedimentos diferenciados para elaborao do texto, tais como estabelecimento de tema, levantamento de ideias e dados, planejamento, rascunho, reviso final e verso final.

CONTEDO Gneros textuais, tais como propagandas, quadrinhos, tirinhas, charge, cartuns, clssicos da literatura infanto-juvenil, textos com sequncias narrativas, descritivas e argumentativas e outros. Gneros textuais para identificar o assunto: propagandas, quadrinhos, tirinhas, charge, cartuns e outros. Diviso do texto em partes para identificar a ideia principal das partes que compem o texto. Identificao de ideias principais e secundrias de um texto.

AVALIAO

- Diagnstico inicial - Trabalho em grupo. - Exerccios individuais em sala. - Provas. - Tarefas de casa. - Pesquisas

Leitura

Propagandas, quadrinhos, tirinhas, charge, cartuns e outros. Planejamento, produo, reviso, reelaborao e reescrita do texto.

Escrita

ETAPA 2

EIXO

DESCRITOR Conhecer, valorizar e respeitar as diversas formas de expresso oral, tendo conscincia da variao lingustica. Usar a fala em diferentes situaes, sabendo empregar a variedade lingustica adequada. Aplicar, em produes escritas, os conhecimentos acerca das regularidades e das irregularidades ortogrficas.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM Identificar e utilizar gneros textuais da oralidade, que ocorrem ou no no ambiente escolar. Saber adequar a fala s circunstncias, situao de interlocuo. Escrever corretamente palavras que apresentam regularidades ou irregularidades ortogrficas, em diferentes situaes de uso.

CONTEDO

AVALIAO

Oralidade

Leitura e escuta de textos que apresentam marcas da oralidade.

Conhecimentos lingusticos

Construo e aplicao de regras ortogrficas, tais como: C, , SS, E/I, O/U, e outros. Termos da orao (reviso) Perodo composto por coordenao e subordinao (relaes estabelecidas entre oraes), considerando a lngua em uso. Coeso verbal Coeso referencial Figuras de linguagem ( pleonasmo, metonmia, eufemismo) Paragrafao/Pontuao Oraes adverbiais na construo do texto. Estrutura e formao de palavras na construo do texto. Sintaxe Oraes subordinadas adverbiais Oraes adverbiais reduzidas. Figuras de sintaxe ( elipse, zeugma, anfora, polissndeto, silepse e outras) Coeso verbal Coeso referencial

Utilizar recursos de coeso verbal. Utilizar recursos de coeso referencial. Produzir diferentes textos, utilizando paragrafao e pontuao adequadamente. Identificar e utilizar adequadamente a sintaxe frasal, os processos de estruturao da orao e seus constituintes. Utilizar recursos de coeso verbal. Utilizar recursos de coeso referencial.

Utilizar na leitura e na produo de texto os recursos da coeso textual. Utilizar na leitura e na produo de texto os recursos da coeso referencial: sinonmia, antonmia, uso de expresses sinalizadoras da manuteno do tpico. Conhecer e utilizar, na leitura e na produo de textos, as formas convencionais de indicao da segmentao de informaes (paragrafao e pontuao no final da frase). Conhecer e saber utilizar a sintaxe frasal, os processos de estruturao da orao e seus constituintes. Utilizar na leitura e na produo de texto os recursos da coeso textual. Utilizar na leitura e na produo de texto os recursos da coeso referencial: sinonmia,

Utilizar regras de concordncia nominal e verbal e produes textuais.

antonmia, uso de expresses sinalizadoras da manuteno do tpico. Utilizar regras de concordncia nominal e verbal em textos produzidos.

Concordncia Formao de palavras

ETAPA 3

EIXO Leitura

DESCRITOR Ler, fluentemente, textos verbais e no verbais. Localizar informaes explcitas em um texto. Fazer inferncia. Identificar a funo de diferentes gneros textuais. Identificar o assunto de um texto. Identificar a tese de um texto. Distinguir um fato de uma opinio Interpretar texto com auxlio de material grfico diverso (propagandas, quadrinhos,, tirinhas, charge, cartuns, foto e outros.) Estabelecer relaes entre pores do texto. Identificar efeitos de ironia em textos variados. Reconhecer caractersticas que estruturam sequncias narrativa, descritiva e argumentativa.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - Identificar o objetivo e a funcionalidade de diferentes gneros textuais. - identificar gneros textuais tais como memria, carta, requerimento, e-mail, smbolo, clssicos da literatura infantojuvenil, textos com sequncias narrativas, descritivas e argumentativas e outros. - Identificar o assunto e a tese de um texto. - Interpretar gneros textuais estruturados apenas por imagens. - Identificar o suporte textual - Identificar relaes estabelecidas entre pores do texto, na macro e na micro estrutura textual. - Estabelecer relaes entre pores do texto. - Identificar efeitos de ironia em textos variados.

CONTEDO Gneros textuais, tais como memria, carta, requerimento, e-mail, smbolo, clssicos da literatura infanto-juvenil, textos com sequncias narrativas, descritivas e argumentativas e outros. Gneros textuais para identificar o assunto: memria, carta, requerimento, e-mail, smbolo, clssicos da literatura infanto-juvenil, textos com sequncias narrativas, descritivas e argumentativas e outros. Diviso do texto em partes para identificar a ideia principal das partes que compem o texto. Identificao de ideias principais e secundrias de um texto.

AVALIAO

- Diagnstico inicial - Trabalho em grupo. - Exerccios individuais em sala. - Provas. - Tarefas de casa. - Pesquisas

Reconhecer caractersticas que estruturam sequncias narrativa, descritiva e argumentativa.

- Elementos que compem e caracterizam as sequncias narrativas, descritivas e argumentativas, sequncias dissertativoargumentativas.

Estabelecer relaes entre partes de um texto, identificando repeties ou substituies que contribuem para a continuidade de um

texto
Escrever textos de gneros diversos adequados ao destinatrio e aos objetivos. Planejar a escrita do texto considerando o tema central e seus desdobramentos. Revisar e reelaborar a prpria escrita. Produzir textos tais como memrias, conto, e-mail, carta, requerimento e outros. Planejar, revisar e reorganizar a escrita de texto Utilizar procedimentos diferenciados para elaborao do texto, tais como estabelecimento de tema, levantamento de ideias e dados, planejamento, rascunho, reviso final e verso final. Memrias, conto, e-mail, carta, requerimento e outros. Planejamento, produo, reviso, reelaborao e reescrita do texto.

Escrita

ETAPA 3

EIXO

DESCRITOR Conhecer, valorizar e respeitar as diversas formas de expresso oral, tendo conscincia da variao lingustica. Usar a fala em diferentes situaes, sabendo empregar a variedade lingustica adequada. Planejar a fala em situaes formais. Aplicar, em produes escritas, os conhecimentos acerca das regularidades e das irregularidades ortogrficas. Utilizar recursos de coeso verbal. Utilizar recursos de coeso referencial.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM Identificar e utilizar gneros textuais da oralidade, que ocorrem ou no no ambiente escolar. Saber adequar a fala s circunstncias, situao de interlocuo. Planejar a fala em situaes formais: jornais falados, entrevistas, apresentao de eventos, na escola, relatos de experincia e fatos, msicas e outros. Escrever corretamente palavras que apresentam regularidades ou irregularidades ortogrficas, em diferentes situaes de uso.

CONTEDO

AVALIAO Idem

Leitura e escuta de textos que apresentam marcas da oralidade.

Oralidade

Jornal falado, entrevistas, dramatizaes, apresentaes em diferentes eventos na escola ou fora dela. Construo e aplicao de regras ortogrficas, tais como: R/RR, X/CH, J/G, M/N, S/Z, e outros. Termos da orao (reviso) Perodo composto por coordenao e subordinao (relaes estabelecidas entre oraes), considerando a lngua em uso. Coeso verbal Coeso referencial

Conhecimentos lingusticos

Utilizar na leitura e na produo de texto os recursos da coeso textual. Utilizar na leitura e na produo de texto os recursos da coeso referencial: sinonmia, antonmia, uso de expresses sinalizadoras

Produzir diferentes textos, utilizando paragrafao e pontuao adequadamente. Identificar e utilizar adequadamente a sintaxe frasal, os processos de estruturao da orao e seus constituintes. Utilizar recursos de coeso verbal. Utilizar recursos de coeso referencial. Utilizar regras de regncia nominal e verbal.

da manuteno do tpico. Conhecer e utilizar, na leitura e na produo de textos, as formas convencionais de indicao da segmentao de informaes (paragrafao e pontuao no final da frase). Conhecer e saber utilizar a sintaxe frasal, os processos de estruturao da orao e seus constituintes. Utilizar na leitura e na produo de texto os recursos da coeso textual. Utilizar na leitura e na produo de texto os recursos da coeso referencial: sinonmia, antonmia, uso de expresses sinalizadoras da manuteno do tpico. Utilizar regras de regncia nominal e verbal em textos produzidos.

Paragrafao/Pontuao Colocao pronominal A colocao pronominal na construo do texto. Emprego dos pronomes demonstrativos. Sintaxe Coeso verbal Coeso referencial

Regncia Uso da crase

Вам также может понравиться