Вы находитесь на странице: 1из 6

A AUTORA d [ e Oliveira Guimares Professora de Lngua Francesa e Lngua Portuguesa do Centro Universitrio Mau, em Ribeiro Preto.

Diretora da Organizao Educacional Albert Sabin - Educao Infantil, Ensino Fundamental.

COMUNICAO E EDUCAO: A PERSPECTIVA DO RECEPTOR


Experincia do receptor-aluno como parte do processo dialtico do conhecimento fundamental para a instituio escolar

Lei 9394, de 1996, que fixa as diretrizes e as bases da educao nacional, estabelece, seus artigos, que a educao abrange todos os processos que se desenvolvem dentro e fora da escola. Seria desnecessrio que tal determinao adviesse de uma lei se considerssemos, ao organizarmos nossa programao de contedos - hoje, muitas vezes radicalmente anacrnica - o receptor a que ns os destinamos. Ou ainda, se respeitssemos o papel da mdia cada vez mais preponderante na vida dos jovens, ou, finalmente, se encarssemos e compreendssemos a extenso dessa referida lei. Na verdade, como professores, seria imprescindvel assumir uma postura madura e sria dian-

te da Educao que est na pauta das discusses mundiais. Por que mundiais? Porque a Educao deve criar formas que possam conciliar globalllocal; universallsingular; perene1 efmero: dicotomias, ambivalncias, paradoxos em que se desenvolvem os cidados desta contemporaneidade. E de que cidadanias falamos nesta sociedade em que o indivduo social perdeu a hegemonia para dar espao ao individualismo, ao hedonismo? "Ainda que a nao e o indivduo continuem a ser muito reais, inquestionveis e presentes todo o tempo, em todo o tempo, em todo lugar, povoando a reflexo e a imaginao, ainda assim j no so hegemnicos"' .

1. IANNI, O. Teorias da Globalizao.Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira. 1999, p.13.

15 -

Comunicao e educao: a perspectiva do receptor

Que indivduolsujeito este que, na aurora deste novo sculo, encontra-se mergulhado numa tecnologia voraz que o traga para um caleidoscpio de sons, cores? Qual o perfil do homem que se confunde a uma tecnologia que dita seus atos, que o fascina, que o seduz, envolvendo-o num paroxismo que pontua esse final de sculo: o homem abandonado a si mesmo. "A existncia de tantas pessoas comea a cancelar minha prpria existncia (...) minha vida pessoal - a nica forma de propriedade privada que me resta - tomase plida e esmaecida (...)"2 . A est, como sugere Ianni, a "conotao surpreendente da modemidade, na poca . da globalizao: o declnio do indivduof13 Esse indivduo tem conscincia de que o mundo, virtualmente, est prximo de seus limites pessoais, beira os limites de sua realidade; mas, ao mesmo tempo, concretamente, encontra-se inatingvel. Esse mergulho num mundo sem fronteiras cria no indivduo a iluso da integrao, o sonho de que neste contexto em que se apagam as fronteiras ser possvel o resgate da solidariedadeentre os homens e a pluralidade de culturas e valores no mais sero origem de conflitos sociais. Que equvocos! O que ocorre com esse indivduo que se descobre, afinal, to s? Segundo Durkheim, o "homem, abandonado a ele mesmo, estimulado a alcanar desejos ilimitados. O indivduo quer sempre mais do que ele tem e est sempre decepcionado com as satisfaes, recompensas, que ele encontra na sua dura e~istncia"~.

Nesse cenrio de complexas t r a n s f o ~ ~ e fundamental s que a discussiio sobre a inter-relao entre comunicao e educao ganhe densidade, pois nessa interseo que alcanaremos o contorno da cultura em que esto imersos emissores e receptores.
No espao escolar h um verdadeiro divrcio entre os plos emissorlreceptor.Por isso, a relao que se estabelece entre eles no produz sentido; o dilogo entre eles no conta com referentes comuns. Nessa lacuna que se criou e que, pouco a pouco, se intensificanessa falsa relao, nascem novas atitudes, novos comportamentos que caracterizam uma poca de conflitose crises. De um lado, os educadores, nos papis de professores, coordenadores, diretores sentindo-se ameaados em sua autoridaderespondem a essas transformaes com atitudes autoritrias, ineficazes. Do outro lado, o aluno, alheio ao discurso do professor, dialogando interiormente com seu prprio mundo, indaga-se sobre a utilidade de tantos conceitos, suspeita da veracidade de tantas informaes. As organizaes de ensino, construdas ainda sobre o divrcio professor-aluno, reproduzem a sociedade a que Foucault chamava disciplinadora, constituda por meios de enclausuramento: prises, hospitais, fbricas e escolas.

2. JAMESON, Fredric. Ps-Modernismo a lgica cultural do capitalismo tardio. So Paulo: tica, 1997. p. 362. 3. IANNI, O. Teorias da globalizao...op. cit. p. 21. 4. DURKHEIM, E. apud ARON, Raymond. Les tapes de Ia pense sociologique (Os estgios do pensamento sociolgico). Paris: Gallimard, 1967. p. 342.

Comunicao & Educao, So Paulo, (20):15 a 20, jan./abr.2001

Enquanto o discurso do professor representar um artifcio desse enclausuramento social no qual o sujeito est inserido; enquanto o educadorjulgar que a realidade a que ele recita nas salas de aula, a que est representada nos manuais, nas enciclopdias, a comunicao estar comprometida. Estaremos, dessa forma, esquecendo-nos de que o que se aprende unicamente aquilo que podemos viver. "A leitura do mundo precede a leitura da palavra, da que a posterior leitura desta no possa prescindir da continuidade da leitura daquele: linguagem e realidade se pren. dem dinamicamentews A afirmao de Paulo Freire para definir o ato de ler presta-se reflexo de todo o processo de ensinolaprendizagem. Quantas informaes armazenadas durante meses - s vezes anos - servem como lies a se transmitir em sala de aula; assim como, questes para avaliao guardadas em e$cientes bancos de dados, que podem, a qualquer momento, transformarse em provas do bimestre de qualquer poca? Com certeza, elas no podem estar acompanhando o dinamismo com que ocorrem os fatos a que assistem os nossos jovens: leitores de outras realidades, pseudoouvintes inquietos e distantes de nossas mensagens. Quantos "exerccios" mais vivos, quantos desafios mais vibrantes os aguardam fora dos limites da escola! As questes propostas por vestibulares de algumas universidades, as abordagens interdisciplinares contidas nos Exames Nacionais de Ensino Mdio - o ENEM -, as diretrizes inscritas nos

Parmetros Curriculares Nacionais representam um alerta quanto necessidade de mudanas nas prticas escolares. No podemos mais dar as costas a esses imperativos, o momento de descruzarmos os braos, depositarmos o giz no canto da sala e abrirmos, ao nosso aluno, uma escola da palavra feita no e pelo dilogo.

a transdisciplinaridade o lugar de interseo entre comunicao/educao. S inaugurando "um novo paradigma, um discurso transverso, estruturando-sede um modo processual, meditico, transdisciplinar e interdisc~rsivo"~ que a educao ser capaz de se estruturar nas bases ditadas pelos Novos Parmetros: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver com o diverso, aprender a SER.

Se educar construir cidados, ri prxis escolar deve pressupor participao; o autoritarismo, o monlogo caram, nessa conjuntura social da atualidade, num total obsoletismo.
na relao dialgica, plural, em que professores e alunos sejam enunciadores e enunciatrios dos vrios discursos sociais, que a comunicao se efetivar. A informao - objeto vivo da existncia da escola -

5. FREIRE, Paulo. A importncia do ato de ler. So Paulo: Cortez, 1999. p.11. 6. SOARES, Ismar de Oliveira - www.eca.usp.br/nucleos/nce/perfil - ismar. Html

Comunicao e e d u c a o : a perspectiva d o receptor

no mais pode ser um conjunto de palavras em que as "sociedades disciplinadoras" devem fingir crer, "nem pode constituir um discurso que transforma em verdade uma . nica interpretao da hi~tria"~ A informao deve ser o conjunto de idias - permanentemente renovadas - que conduzam o sujeito a uma ao transformadora de sua realidade. Informaes que cheguem aos alunos na medida certa, na medida em que elas possam ser no s apropriadas por eles, mas que possam ser incorporadas por esses receptores: s pelo processo de apropriao da informao que se dar o aprendizado. A palavra do professor/enunciador torna-se a palavra do aluno/enunciatrio que, simultaneamente, incorpora o papel de enunciador quando se capacita para transformar o discurso alheio em discurso prprio, transformando-o com a soma dos outros discursos que povoam o seu universo. Assim se concretiza a educao, nesse processo dinmico de ressignificao de discursos, de reconstruo de saberes.

A formao do cidado acontece nessa prtica ininterrupta de se redesenhar o mundo interno, incluindo-se nele sempre novos conhecimentos capazes de fortificar no s o intelecto, mas tambm o carter.

Portanto, se a educao/comunicao a interao entre sujeitos que habitam um universo comum, ou que tenham "memria comum"8 preciso indagarmos sobre esse interlocutor a quem nosso discurso se dirige. Quem esse sujeito minha frente, a que esfera pertence, qual o seu mundo? Ou ainda: como ele v e como ele sente as experincias a que est exposto? "Ser que os jovens continuam os mesmos depois do vendaval Carla Perez ou Tiazinha: aps o festival de glteos e cenas quase ginecolgicas franqueadas diaSem emitir riamente pela televi~o?"~. qualquer julgamento de valor quanto aos atos educativos, o professor Citelli constata as modificaes do mundo a que pertence a gerao de hoje, e, consequentemente, as modificaes nas maneiras como essa gerao deve aprender, ou seja, o aprendizado, hoje, no ocorre " revelia dos prprios mecanismos que ativam a produo do conhecimento e da informa~o"'~. Esse mundo dos meios de comunicao, de discursos visuais mgicos, que representam filtros ou mediaes pelas quais o receptorlaluno perceber a mensagem das salas de aula deve ser parte de nossa memria. Atraes como aquelas tratadas em programas como No Limite, dramas feitos espetficulo como acontece no programa Linha Direta, a desagregaodas relaes familiares pontuadas em Sai de Baixo devem ser inseridas nas prticas cotidianas do professor, s assim estaremos integrados numa mesma realidade cultural.

7. BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicao/Educao e transdisciplinaridade: os caminhos da linguagem. COmunicao & Educao. So Paulo: CCA-ECA-USP/Moderna,n.15, 1999. p. 7. 8. BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicao/Educao e transdisciplinaridade...op. cit. p.7. 9. CITELLI, Adison. Meios de comunicao e prticas escolares. Comunicao & Educao. So Paulo: CCAECA-USPI Segmento, n.17, jan.1abr. 2000. p.31. 10. CITELLI, A. Meios de comunicao ...op. cit. p.33.

Comunicao & Educao, So Paulo, (20): 1 5 a 20, jan./abr.2001

A nasce o espao que devemos construir na nossa prtica escolar - uma viso cuidadosa dirigida ao nosso receptor. Aos moldes do que acontece nos meios de comunicao, devemos passar a ter esta mesma preocupao: o estudo da recepo. O caminho para essa descoberta, nas pesquisas desse campo, no foi breve. Questo discutida h dcadas, o papel ativo do receptor nasce nos anos 60 com a pesquisa literria que se encarregou de investigar a temtica do leitor e da recepo. Anteriormente, Sartre, em O que Literatura?" definia a obra como resultado do trabalho conjunto de leitor e autor. Em 1962,Umberto Eco, emA obra abertal2,posiciona-se quanto ao papel do receptor, caracterizando-o como co-criador da obra de arte a qual, em ltima anlise, representa uma mensagem e, como tal, destinada, necessariamente, a um receptor. nos anos 80 que se reconhece, pelos pesquisadores da corrente chamada Cultural Studies (Estudos Culturais) Stuart Hall, Hoggard, Raymond Williams, E.P. Thompson e outros - o papel ativo do receptor na construo de sentido das mensagens produzidas em qualquer nvel de comunicao. Vale acrescentar que, numa sociedade, mercantilista, de modelo neoliberal, o receptor visto como consumidor - soberano para os interesses do mercado - passa a ter tamanho peso que chega a justificar qualquer atitude do emissor. A concepo dialtica entre mensagem

produzida e sentido construdo afasta, de modo evidente, as discusses dos processos de comunicao entendida sob os postulados funcionalistas, em que o plo da emisso era privilegiado. Refuta, igualmente, a concepo estruturalista da comunicao em que os mecanismos sociais so vistos sob tica mecanicista e em que a ao do sujeito negada. Se aceitamos o fato de que o campo da comunicao e o da educao trabalham num mesmo eixo por terem funo comum - a transmisso da cultura herdada como base da possibilidade do novo -, podemos nos indagar sobre o momento em que a mensagem produzida nas instituies de ensino perderam de vista o seu receptor. Ou melhor, em que ponto da histria o educador negligenciou a evoluo das cincias, da tecnologia, do saber? Mantivemo-nos nos limites inscritos em modelos de educao Iluminista que pretendem ensinar aos alunos conhecimentos cristalizados nas enciclopdias? As instituies consideradas tradicionais desconsideraram uma realidade filosfica: no pensamento dialtico que se lanam as bases da verdadeira construo do conhecimento. Nele, o objeto construdo pelo sujeito que, ao mesmo tempo, se constri.

E na interao dialtica - que leva em conta as permanncias histricas do indivduolreceptor - que se constri o territrio da comunicao e do aprendizado.

11. SARTRE, J. P. O que literatura? So Paulo: tica [s.d.]. 12. ECO, Umberto. A obra aberta. So Paulo: Perspectiva. 1969.

19 -

Comunicao e educao: a perspectiva do receptor

A comunicao formou um campo especfico porque soube construir seu discurso a partir do cotidiano do receptor, de onde emergem as verdadeiras tramas que caracterizam as relaes sociais. A construo de especificidades que delimitaxiam o campo da educao, entretanto, sempre conflituosa, pois no se reconhece o discurso do aluno - suas crenas, seus mitos, seus valores - como parte importante e constitutiva desse universo. Em outras palavras, o universo ideolgico construdo a partir das interaes e prticas sociais possibilitadas pelas experincias concretas deles. A barreira ainda existente entre professoResumo:Aautora lembra o problema da perda da hegemonia do indivduo social na contemporaneidade para destacar a importncia do aluno como receptor ativo, parte do dilogo necessrio entre emissorlprofessor-receptor1 aluno no processo educativo. Salienta que a instituio escola no pode continuar enclausurada no discurso autoritrio. Ela precisa abrir-se as experincias concretas vivenciadas pelos jovens. Tais experincias so, cada vez mais, mediadas pelos meios de comunicao. Da a importncia da inter-relao comunicaoleducao e de o professor/emissor estar aberto ao dilogo com o alunolreceptor, pois a permanncia desta barreira s acentua a ineficincia da instituio escolar.

res e alunos acentua a ineficincia do papel social da educao na sua meta de formar cidados. A instituio de ensino fragiliza-se, ao mostrar-se impotente em rninirnizar esse hiato entre real transparente e real reapresentado no discurso pedaggico. O indivduo, de que fala Durkheim, abandonado a ele mesmo, voltado a desejos inatingveis no foi construo dessa incomunicabilidade? Dessas frustraes no estariam surgindo as formas violentas de ser dessa jovem gerao? Essas indagaes podem ser objeto de outras reflexes que nos permitam continuar essa discusso, ao mesmo tempo to inquietante e to viva.
Abstract: The author brings up the problem of the loss of hegemony of the social individual in contemporaneousness in order to stress the irnportance of the student as an active receptor, a part of the necessary dialogue between the emitter/professor-receptorlstudent in the educational process. He emphasizes the fact that the school institution cannot continue locked-up in an authoritarian discourse. It must be opened up to concrete experiences that young people go through. Such experiencesare now commonly being mediated by the means of communication. That is why it is so important that the communication1education and teacherl emitter interrelationshipbe open to dialogue with the studentlreceptor, since this barrier will only accentuate this institution's inefficiency.

Palavras-chave: indivduo, emissor-receptor, recepo, dilogo, instituio escolar

Key words: individual, emitter-receptor, reception, dialogue, school institution.

Вам также может понравиться