Вы находитесь на странице: 1из 76

Exerccios:

1. Qual a carga de um capacitor de 300 pF, quando ele carregado em uma voltagem de 1kV ? tenso Resposta: Q = 3 x 107 C = 0,3 C 2. Determine a capacitncia de um capacitor, sabendo que a carga acumulada em cada placa de 10C, quando a diferena de potencial entre elas for de 200 V. R.: C = 5 x 108 F = 50 nF 3. Calcule a capacitncia de um capacitor que consiste em duas placas paralelas separadas por uma camada de cera de parafina de 0,5 cm de espessura, sendo que a rea de cada placa de 80 cm2. A permissividade da cera = 17,7 1012 C2/Nm2. b) Se este capacitor ligado a uma fonte de 100V, calcule a carga eltrica armazenada nele. R.: a) C = 2,8 x 1011 F = 28 pF; b) Q = 2,8 Nc 4. Um capacitor de placas paralelas possui placas circulares de raio igual a 8,2 cm e separao de 1,3 mm, no vcuo a) Determine a sua capacitncia. b) Se aplicarmos uma diferena de potencial de 120 V, qual ser o valor da carga que surgir sobre as placas. c) Se entre as placas for colocado um material cermico, qual ser a nova capacitncia? R.: a) C = 1,44 x 1010 F = 0,144 nF; Q = 1,73 x 108 C = 17,3 nC; c) C = 1,87 x 108 F = 18,7 nF. 5. Sejam duas placas metlicas planas, cada uma com uma rea de 1 m2, com as quais podemos construir um capacitor de placas paralelas. Se a sua capacitncia for de 1 F, qual ser a distncia entre as placas ? Este capacitor poderia ser construdo ? R.: d = 8,85 x 1012 m = 8,85 pm.

Capacitores

Qualquer sistema eltrico constitudo por 2 condutores isolados por um dieltrico, que possuem cargas iguais de sinais opostos ( +q e -q ) ser chamado de Capacitor.

De que formado um capacitor?

O capacitor p/ placas metlicas, separadas por um material isolante denominado dieltrico. Utiliza-se como dieltrico o papel, a cermica, a mica, os materiais plsticos ou mesmo o ar.

Capacitor
Costuma-se dar nome a esses componentes de acordo com a forma de suas placas. Assim temos capacitor plano (Fig-1), capacitor cilndrico (Fig-2), capacitor esfrico etc. O dieltrico pode ser um isolante qualquer como o vidro, a parafina, o papel e muitas vezes o prprio ar. Nos diagramas de circuitos eltricos o capacitor representado da maneira mostrada na Fig-3.

Capacitores

Um capacitor apresenta uma caracterstica eltrica dominante que simples, elementar. Apresenta uma proporcionalidade entre corrente entre seus terminais e a variao da diferena de potencial eltrico nos terminais. Ou seja, possui uma caracterstica eltrica dominante com a natureza de uma capacitncia. Um capacitor fundamentalmente um armazenador de energia sob a forma de um campo eletrosttico.

Capacitor de placas paralelas:

A C = 0 d

A capacitncia num capacitor de placas paralelas, como o mostrado na figura ao lado, contendo duas placas de rea A e separadas por uma distncia d.

Capacitor de placas paralelas:

0 a permissividade do vcuo. Se entre as placas for colocado algum material dieltrico (no-condutor) devemos substituir 0 pela permissividade do material dieltrico que foi colocado. 0 = 8,85 10-12 C2/Nm2

Um capacitor caracterizado por:


a) O mdulo da carga em qualquer um dos condutores; b) A diferena de potencial entre os condutores. A quantidade de carga em um capacitor proporcional a diferena de potencial entre os condutores que formam o capacitor, ou seja:

q = CV

Coulomb = Farad Volt

C recebe o nome de capacitncia, depende basicamente da forma construtiva do capacitor e do meio onde o mesmo se encontra.

Aplicaes dos Capacitores

Os Capacitores so dispositivos utilizados para armazenar energia. O capacitor do Flash de uma maquina fotogrfica, armazena energia durante o processo de carga. Esta energia liberada rapidamente durante a curta durao do Flash.

Aplicaes dos Capacitores

Aplicaes dos Capacitores

Aplicaes dos Capacitores

Aplicaes dos Capacitores

Aplicaes dos Capacitores

Aplicaes dos Capacitores

ENSAIOS DE IMPULSO ATMOSFRICO E DE MANOBRA

Desde o incio da transmisso de potncias em alta tenso, foi necessrio demonstrar a capacidade dos equipamentos eltricos em suportar sobretenses decorrentes de descargas atmosfricas (sobretenses externas) e de surtos de manobra (sobretenses internas).

Aplicaes dos Capacitores

ENSAIOS DE IMPULSO ATMOSFRICO E DE MANOBRA

Entre as diversas tcnicas utilizadas para a gerao de impulsos de tenso, a mais prtica e eficiente a que utiliza uma associao de capacitores em srie, em um circuito desenvolvido por Marx, podendo ser utilizado para a gerao de impulsos atmosfricos e de manobra.

Aplicaes dos Capacitores

ENSAIOS DE IMPULSO ATMOSFRICO E DE MANOBRA

O princpio de funcionamento consiste em carregar os capacitores Cs de todos os estgios em paralelo, atravs de uma fonte de CC de at 200 kV. Terminada a carga, a energia descarregada no objeto ensaiado pela disrupo intencional dos centelhadores de esfera SG, conectando, assim, todos os estgios em srie. A tenso aplicada ao objeto ser a soma das tenses de carga armazenadas nos estgios individuais. Considerando-se um gerador de impulso de 16 estgios, a tenso ser equivalente a 3.200 kV, quando todos os estgios tiverem sido individualmente carregados com a tenso de 200 kV.

Aplicaes dos Capacitores

CAPACITANCIA DE LT

Parmetros de uma LT: Resistncia- Indutncia- Capacitncia- Condutncia R + L+C= impedncia em serie. Condutncia e a capacitncia existentes entre o condutor e a terra formam a adimitancia em derivao. R,L,C so distribudos ao longo da linha.

Aplicaes dos Capacitores

PARTIDA DE MOTORES MONOFASICOS

Motores monofsicos no podem partir sozinhos porque no conseguem formar o campo girante, como fazem os motores trifsicos. A Fig. 1 mostra a formao do campo magntico devido a uma s fase. Como se v, este campo pulsante, Sendo sempre a mesma direo e no permitindo a induo de correntes significativas nos enrolamentos rotricos.

Aplicaes dos Capacitores

CORREO DE FATOR DE POTENCIA INDUSTRIAL

Aplicaes dos Capacitores

FILTROS CAPACITIVOS PARA PONTES RETIFICADORAS

Aplicaes dos Capacitores

CAPACITORES PARA CIRCUITOS SMD

Aplicaes dos Capacitores

CAPACITORES DE POTENCIA AT

Bancos de capacitores tm como principal funo a compensao reativa capacitiva, compensando o fator de potncia, e melhorando alguns aspectos no sistema, como aumentar a tenso nos terminais da carga, reduzir as perdas na transmisso, compensao harmonica, entre outros.

Aplicaes dos Capacitores

EFEITO CAPACITIVO NUVEM SOLO

O fenmeno do raio nada mais do que uma descarga eltrica proveniente da carga acumulada nas nuvens para o solo. Pode-se comparar este fenmeno com a descarga de um capacitor.

Aplicaes dos Capacitores

CAPACITORES UTILIZADOS EM ELETRONICA

capacitores so encontrados em todos os equipamentos eletrnicos. Seu princpio de funcionamento muito simples, a maneira como os capacitores podem ser construdos varia bastante, existe uma grande variedade de tipos. A finalidade bsica de um capacitor apresentar uma capacitncia em um circuito, ou seja, armazenar cargas eltricas e ter determinados efeitos sobre um circuito. Houve tempo em que estes componentes eram chamados condensadores.

Aplicaes dos Capacitores

DIVISORES DE FREQUENCIA DE AUDIO (SOM)

Microfone de Eletreto
Eletreto: Material dieltrico usado para armazenar carga eltrica. Princpio de Funcionamento
Diafragma de metal Metal Eletreto Metal Amplif. V Sinal Eltrico

Aplicaes dos Capacitores

Quando o eletreto colocado com dieltrico entre as duas placas metlicas, forma-se um elemento capacitivo.

Aplicaes dos Capacitores

Microfone de Eletreto
A relao ente a tenso (V), a carga (Q) e a capacitncia (C) dada por

Q V = C
A carga Q mantida constante. O pequeno movimento do diafragma devido a ao do sinal sonoro, acarreta variaes na tenso entre os terminais. Essas variaes de tenso so pequenas e devem ser amplificadas.

Aplicaes dos Capacitores

Cabos coaxiais

Cabo condutor interno (D) e malha condutora externa (B) separados por camada de dieltrico (C) A malha externa, alm de serguir com terra, blinda o sinal de campos EM externos

Aplicaes dos Capacitores

Cabos coaxiais
Dada configurao geomtrica os cabos coaxiais necessariamente tem capacitncia e auto-indutncia. Para cabos suficientemente longos

b L= ln [H/m] 2 a
C= 2 b ln a

[F/m]

Onde: a e b so os raios do cilindros interno e externo, respectivamente, e so a permeabilidade magntica e permissividade eltrica, respectivamente.

Capacitores

O que acontece com o capacitor quando um material dieltrico colocado no seu interior ?

Michael Faraday foi o primeiro a investigar est situao. Ele mostrou que a capacitncia de um capacitor completamente preenchido por um dieltrico aumentava por um fator numrico , que ele chamou de constante dieltrica do material introduzido. A constante dieltrica do vcuo por definio igual a unidade

Capacitores

O que acontece com o capacitor quando um material dieltrico colocado no seu interior ?

O efeito provocado por um dieltrico pode ser resumido como: Numa regio completamente preenchida por um dieltrico, todas as equaes eletrostticas que contm a constante de permissividade 0 devem ser modificadas, substituindo-se aquela constante por 0. Onde assume valores diferentes para materiais diferentes. Ver tabela,com valores de , para diversos materiais.

Com esta nova abordagem a equao para o clculo da capacitncia de um capacitor de placas paralelas pode ser escrita como:

= 0
A C = 0 d

Comportamento Eltrico do Capacitor

Fechando a chave em t = 0: vc cresce exponencialmente at E i cai exponencialmente at 0

Comportamento Eltrico do Capacitor

1- Capacitor descarregado fonte enxerga um curto XC = 0 vc = 0 e i = I 2- Capacitor se carregando fonte enxerga uma reatncia XC crescente vc e i 3- Capacitor carregado fonte enxerga um circuito aberto Xc = vc = E e i = 0

Tempo de Carga e Descarga de um Capacitor

A curva a seguir representa o processo de carga de um capacitor por um gerador e o correspondente grfico de carga armazenada em cada placa durante o tempo correspondente.

Tempo de Carga e Descarga de um Capacitor

Equaes para a carga t = R . C . ln ( V / ( V - VC)) VC = V. ( 1 - e-(t / RC) ) t => tempo transcorrido aps ligar a chave VC => tenso no capacitor aps um tempo t V => tenso da fonte e => base do logaritmo neperiano (2,718...) RC => produto RC

Equaes para a descarga t = R . C . ln (V / VC)) VC = V. ( e-(t / RC) )

Capacitor Tenso de ruptura:

Tenso de ruptura: Quando aplicamos a um capacitor uma tenso acima da tenso de ruptura, os eltrons saltam de uma placa para outra. Neste caso, o capacitor poder ser danificado. Quanto maior a distncia entre as placas do capacitor maior ser a tenso de ruptura. A tenso mxima que se pode aplicar a um capacitor (tenso nominal), sem que haja a ruptura, vem indicada em seu corpo (invlucro). A figura abaixo mostra um capacitor eletroltico de 100uF com uma tenso nominal de 16 volts.

Associao de Capacitores em serie

Ligando-se capacitores em srie, a tenso de ruptura aumenta e a capacitncia total diminui devido a que, no capacitor equivalente, a distncia entre as placas (espessura do dieltrico) aumenta.

CT = (100x100) / (100+100) CT = 50 F CT a capacitncia total Tenso de ruptura = 32 V

Para mais de dois capacitores em srie, a capacitncia total calculada da seguinte forma: 1 / CT = 1 / C1 + 1 / C2 +1 / C3 ... + 1 / Cn

Associao de Capacitores em paralelo

Ligando-se capacitores em paralelo, a tenso de ruptura a do capacitor de menor tenso e a capacitncia total aumenta. O aumento da capacitncia se deve ao aumento da rea das placas.

CT =100 F + 100 F CT = 200 F Tenso de ruptura = 16 V A carga eltrica total soma das cargas armazenadas em C1 e C2. Q1 = C1 . V Q2 = C2 . V QT = Q1 + Q2 V1 = V V2 = V V1 e V2 => Tenses em C1 e C2 V a tenso total (fonte) aplicada ao conjunto Deve-se observar a polaridade do capacitor eletroltico quando for lig-lo num circuito.

Tipos de capacitores Existem muitos tipos de capacitores para as mais diversas aplicaes. Os capacitores so classificados, geralmente, com relao ao material do seu dieltrico. Os tipos mais comuns so:

Capacitores de Disco Cermico:


Com dieltrico de material cermico, a fabricao inicia com p de cermica colocado numa prensa e comprimido formando pastilhas (dieltrico), as pastilhas vo para o forno para tratamento trmico, na seqncia coloca-se prata vaporizada faces da pastilha, formando as placas do capacitor. Os terminais so soldados na camada de prata, a seguir vem a impregnao com resina para proteo e isolamento, aps realizado em estufa o endurecimento da resina impregnada.

Capacitores de Disco Cermico:


Capacitncias ordem de PICOFARADS, Usados em circuitos de alta freqncia, Em aplicaes em que se tolera variao da capacitncia em funo da temperatura. Capacitores cermicos tipo TC (temperatura compensada): identificados pelas siglas NPO, CGO ou pela letra N seguida de nmero. As siglas NPO e CGO indicam capacitor com coeficiente de temperatura nulo (capacitncia estvel) no se altera c/ variao de temperatura. Letra N seguida de nmero indica capacitor c/ coeficiente de temperatura negativo (capacitncia diminui com aumento temperatura). N470 significa para cada grau de aumento temperatura, a capacitncia diminui de 470 x 10-6 pF por pF do seu valor nominal.

Capacitores de Filme Plstico:


Dieltrico de lmina de material plstico (polister, polipropileno, poliestireno, policarbonato). Capacitncia da ordem de NANOFARADS. Baixssimas perdas no dieltrico, alta resistncia de isolao, estabilidade da capacitncia, baixa porosidade e conseqente resistncia umidade. Tipos: Polister (MKT), Prolipropileno (MKP), Poliestireno (MKS) e Policarbonato (MKC ou MAC).

Capacitores de Filme Plstico:


Tipo No Metalizado: Possuem dieltrico de filme plstico e armaduras de folhas de alumnio.O capacitor de filme plstico no metalizado no auto-regenerativo,.

Capacitores de Filme Plstico:


Tipo Metalizado: Dieltrico filme de plstico c/ superfcie coberta c/ fina camada de alumnio. No caso de aplicao de uma sobretenso que perfure o dieltrico a camada de alumnio existente ao redor do furo submetida a elevada temperatura, transformando-se em xido de alumnio (isolante) desfazendo-se ento o curto-circuito. Este fenmeno conhecido como auto-regenerao.

Capacitores eletrolticos
Maiores capacitncias c/ mesmas dimenses. Formados por tira metal recoberta por uma camada de xido que atua como um dieltrico. Sobre a camada de xido colocada tira de papel impregnado com um lquido condutor chamado eletrlito, ao qual se sobrepe uma segunda lmina de alumnio em contato eltrico com o papel.

Capacitores eletrolticos
A capacitncia diretamente proporcional rea das placas e inversamente proporcional a distncia entre ambas. Nos capacitores eletrolticos esta distncia determinada pela espessura da camada de xido formada sobre a folha de anodo. O xido de alumnio (K = 10) resulta em filmes de menor espessura e suporta altas tenses eltricas.

Capacitores eletrolticos
Os capacitores eletrolticos so, utilizados em circuitos em que ocorrem tenses contnuas, sobrepostas a tenses alternadas menores, onde funcionam apenas como capacitores de filtro para retificadores, de acoplamento para bloqueio de tenses contnuas, etc

Capacitores Eletrolticos Polarizados e No-Polarizados (bipolares):


O capacitor eletroltico at agora descrito, s funciona convenientemente quando ligamos o plo positivo ao nodo e o plo negativo ao ctodo. Caso se ligue de maneira contrria, inicia-se um processo eletroltico que depositar uma camada de xido sobre a folha de ctodo. Durante este processo ocorre a gerao interna de calor e gs que pode destruir (at explodir) o capacitor.

Existem tambm capacitores eletrolticos no-polarizados (bipolares). Nestes, em lugar da folha de ctodo normalmente usada, utiliza-se uma segunda folha de nodo, formada nas mesmas condies da primeira, Uma construo deste tipo permite tanto o funcionamento sob tenso CC, em qualquer polaridade, como tambm com tenses alternadas.

Capacitores Eletrolticos Polarizados e No-Polarizados (bipolares):


O capacitor eletroltico bipolar necessita de at o dobro do volume de um polarizado de mesma capacitncia e tenso, pois o valor da capacitncia igual a metade das capacitncias parciais.

Capacitores Eletrolticos de Tntalo:


Os Capacitores Eletrolticos de Tntalo utilizam o xido de Tntalo como isolante e tambm so polarizados devido existncia do eletrlito. Os capacitores de xido de tntalo so designados especificamente para aplicaes em circuito impresso e que requeiram baixa corrente de fuga e baixo fator de perdas. Oferecem: Longa vida operacional, Grande compacticidade (alta capacitncia em volume relativamente reduzido).

Capacitores Eletrolticos de Tntalo:


Identificao dos Capacitores de Tntalo: Geralmente estes capacitores trazem o valor de sua capacitncia impressa diretamente no corpo, em microfarads (mF ou 10-6F). A tenso nominal e a polaridade geralmente vm impressas no corpo do componente.

Capacitores ajustveis Nestes dispositivos, pode-se controlar a rea das superfcies condutoras submetidas ao campo eltrico, efetivamente controlando a capacitncia.

Capacitores ajustveis
Construdos com dieltrico de ar, a capacitncia variavel por meio de um eixo no qual esto montadas as placas, o outro grupo de placas fixo e montado sobre um material isolante, o corpo ou chassi do componente. Variar a posio ou distncia entre as placas mveis e fixas, varia a distncia entre as placas ou a rea superposta das placas.

Capacitores de Mica
Fabricados alternando-se pelculas de mica (silicato de alumnio) com folhas de alumnio. A mica um dieltrico estvel de alta resistividade. Utilizados em circuitos de alta frequncia (etapas osciladoras de radiofrequncia). Capacitncias variam de 5pF a 100 nF, apresentando elevada preciso.

Capacitores de Mica
Utilizados em circuitos de preciso e circuitos de alta freqncia (caractersticas da mica como dieltrico). Encontrados em instrumentos de RF, transmissores, e muitos outros circuitos que operam com altas frequncias. Pelas suas caractersticas estes capacitores so encontrados na faixa de baixos valores (at algumas centenas de picofarads).

Capacitores de papel

Capacitores Polimericos

Capacitores Polimericos

Capacitores Polimericos Stiroflex

Capacitores Polimericos Polipropileno

Capacitores Polimericos Poliester

Capacitores Polimericos Policarbonato

Trimmers e Padders
Capacitores variveis de pequenas dimenses utilizados em rdios portteis. Tem capacitncias mximas em torno de 500 pF. So utilizados principalmente para o ajuste do valor correto da capacitncia total de um circuito. O ajuste pode ser obtido :Variando a superfcie das placas, Variando a distncia entre as placas, Variando o material do dieltrico.

Trimmers

Trimmers

Cdigo de cores para capacitores


Os valores de capacitncia so indicados em pF. Este cdigo em geral empregado nos capacitores de polister metalizado.

Cdigo de cores para capacitores

Cdigo para capacitores cermicos


Os valores de capacitncia so indicados em pF.

Capacitores Fixos e Variveis


Especificaes principais: Capacitncia, Tolerncia e Tenso de Isolao. Capacitores Comerciais

10

12

Dcadas de Valores Comerciais de Capacitores 15 18 22 27 33 47 56 68 75

82

91

Cdigos de Especificaes de Capacitores


C 0,25pF Cdigo Literal para Tolerncia de Capacitores D F G J K 0,5pF 1%/1pF 2% 5% 10% M 20%

Cdigo de Cores

Cdigo Numrico

Cores Preto Marrom Vermelho Laranja Amarelo Verde Azul Violeta Cinza Branco

1 Dgito

2 Dgito

Mltiplo

Tolerncia

Tenso

N (x)

Mltiplo

Tenso

1 2 3 4 5 6 7 8 9

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9

20 % x 10 pF x 102 pF x 103 pF x 104 pF x 105 pF 250 V 400 V 100 V 630 V

x 10-2 pF x 10-1 pF

10 %

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9

x 10 pF 100 V x 102 pF 25 V x 103 pF x 104 pF x 105 pF 50 V x 106 pF x 107 pF x 10-2 pF x 10-1 pF

Processos de Fabricao

capacitores de filme metalizado so obtidos pela deposio de uma camada de material condutor, sobre um dos lados de uma pelcula de material flexvel isolante, em geral um filme plstico de baixas perdas dieltricas, por exemplo, polister. Isto feito, duas pelculas so enroladas uma sobre a outra, de maneira que as superfcies metalizadas no se toquem.. Conecta-se ento um terminal a cada superfcie metlica. O acabamento feito com cera fundida, ou com resina epxi, sobre o qual se faz a marcao dos valores.

Processos de Fabricao

Processos de Fabricao

Processos de Fabricao

Вам также может понравиться