Вы находитесь на странице: 1из 31

3.

0 Resistncia ao Cisalhamento dos Solos


3.1 INTRODUO Vrios materiais slidos empregados em construo normalmente resistem bem as tenses de compresso, porm tm uma capacidade bastante limitada de suportar tenses de trao e de cisalhamento. Geralmente so considerados apenas os casos de solicitao por cisalhamento, pois as deformaes em um macio de terra so devidas a deslocamentos relativos entre as partculas constituintes do macio. Para anlise e soluo dos problemas mais importantes de engenharia de solos necessrio o conhecimento das caractersticas de resistncia ao cisalhamento dos solos. Exemplos tpicos so os problemas de estabilidade de aterros e de cortes, empuxos sobre muros de arrimo, capacidade de carga de sapatas e de estacas.

RUPTURA a) Forma brusca : material se desintegra quando atingida certa tenso ou deformao b) Forma Plstica : vai se deformando indefinidamente sob uma tenso constante.

O solo tem comportamento elstico quando a curva de descarregamento coincide com a de carregamento. Quando essa curva uma reta, o comportamento do solo elstico linear Na maioria das vezes o solo tem comportamento elstico plstico, ou seja, se comporta de forma elstica at um certo valor da tenso, a partir do qual toda deformao no elstica permanece. Certos casos assume-se que o solo tem comportamento totalmente plstico, ou seja, em qualquer nvel de tenso resulta deformaes permanentes

3.2- ATRITO ENTRE SLIDOS

N constante e T cresce gradativamente at provocar o deslizamento. O slido iniciar um deslizamento sobre o plano, quando T alcanar o valor tal que seja igual a um certo ngulo , denominado ngulo de atrito ( tg chama-se coeficiente de atrito) Deslizamento quando a (ngulo de atrito) Repetindo-se para outros valores de N, ocorrer o deslizamento toda vez que a = = T/A s = N/A = s. tg

onde : s = tenso de cisalhamento A= rea de contato A resistncia tangencial mxima diretamente proporcional presso sobre o plano de deslizamento - tg cresce com a rugosidade Com o aumento de aumenta a superfcie de contato, aumentando a resistncia ao deslizamento.

3.3- ESTADO PLANO DE TENSES


Para soluo dos problemas de macios de terra podemos considerar a anlise no plano, considerando-se: s2 = s3 , onde : s2 = Tenso principal intermediria s3 = Tenso principal mnima Com s1 = s2 , e as orientaes dos planos em que atuam pode-se determinar as tenses normal , e cisalhamento , em qualquer plano de orientao conhecida. Nos planos onde ocorre as tenses normais mx. ou com s1 e s3 conhecidos traa-se o crculo de MOHR.

O estado de ruptura corresponde ao de obliqidade mx. (a= ), pode-se ento determinar as tenses e a inclinao do plano de sua atuao. O plano de ruptura representa um ngulo cr= 45 +/2. Em relao ao plano principal maior.

3.4 MEDIDAS DE RESISTNCIA AO CISALHAMENTO

A medida da resistncia ao cisalhamento visa a determinao da envoltria de ruptura, a relao entre as tenses normal e cisalhante no estado de ruptura. Dois mtodos so utilizados: Cisalhamento direto e Compresso triaxial Cisalhamento Direto A amostra de solo colocada em uma caixa dividida ao meio. O corpo de prova carregado inicialmente com uma fora N, que corresponde ao uma tenso normal na seo de rea S. A metade inferior da caixa permanece fixa, enquanto a tenso normal mantida constante, aplica-se metade superior uma fora horizontal T, que corresponde a uma fora cisalhante que cresce gradativamente at o corpo de prova conter por cisalhamento no plano de seo S. Na base e no topo do corpo de prova so colocadas pedras porosas para permitirem livre drenagem de gua durante o ensaio. Mede-se durante o ensaio as transformaes horizontais e verticais do corpo de prova. Realiza-se diversos ensaios de cisalhamento direto com a mesma amostra de areia, em corpos moldados sob condies idnticas, mas com tenses normais diferentes. Determina-se a relao entre a tenso cisalhante mxima e tenso normal, que do tipo = tg, onde a obliquidade mxima das tenses e denominada ngulo de atrito interno do solo.

Ensaio de compresso triaxial

Consiste num corpo de prova cilndrico ( altura de 2 a 2,5 vezes o dimetro, dimetros de 5 e 3,2 cm) envolvido por uma membrana impermevel e que colocado dentro de uma cmara Preenche-se a cmara com gua e aplica-se uma presso na gua (s3) que atuara em todo o corpo de prova . O ensaio realizado acrescendo tenso vertical o que induz a tenso de cisalhamento no solo, at que ocorra ruptura ou deformaes excessivas.

Para obteno da envoltria de resistncia ao cisalhamento devem ser realizados diversos ensaios, com corpos de provas da mesma amostra, e submetidos a diversas tenses de confinamento ( 3). Para cada ensaio traa- se a curva de tenso X deformao, sendo o instante de ruptura o valor mximo de ( s1 - s3) ou de s1 / s3 ; com os valores das tenses principais de ruptura, traa- se o crculo de Mohr de cada ensaio e a envoltria dos crculos constitui a envoltria da ruptura. Teorema de ruptura de Mohr - Coulomb, estabelece que a ruptura de um material ocorre quando a tenso de cisalhamento, em um certo plano, iguala a resistncia ao cisalhamento, S do solo. = c + s tg onde : c = coeso = inclinao da reta = ngulo de atrito interno das partcula s=tenso normal = tenso de cisalhamento

Tipos de envoltria de ruptura

Define-se 3 regies : I - o estado de tenso atuante no provoca ruptura do solo. II - o estado de tenso atuante produz uma situao de eminncia de ruptura III - o estado de tenso j provocou a ruptura do solo
RESISTNCIA AO CISALHAMENTO: - atrito interno entre as partculas - coeso - interao fsico- qumica entre as partculas COESO : - real - foras eletro qumicas - aparente - capilaridade ( meniscos)

TIPOS DE ENSAIOS TRIAXIAL - No adensado ( consolidado ) e no drenado ( UU ) - Adensado ( consolidado ) e no drenado ( CU ) - Consolidado e drenado ( CD ) ENSAIO NO CONSOLIDADO E NO DRENADO ( Ensaio rpido) - Caractersticas : - Tenso confinante s3 aplicada sem permitir drenagem e a tenso desvio s1 s3 tambm aplicada sem permitir drenagem - Simula carregamentos rpidos no campo, construo rpida de um aterro sobre solo mole. - A no drenagem permite que no haja variao da presso efetiva durante o ensaio uma vez que todo o acrscimo de presso ser transferido para a gua. ( u 0) - No h variao de volume da amostra (V = 0 ). ENSAIO CONSOLIDADO E NO DRENADO - Caractersticas : - Na fase inicial ( nesta fase se permite a drenagem),quando se aplica a tenso confinante no h desenvolvimento de presso neutra (u = 0). Por consequncia h o adensamento da amostra (V 0). - Na fase de ruptura no se permite a drenagem ocorrendo uma variao de presso neutra (u 0) e (V= 0). - Simula a construo de um aterro em duas ou mais etapas, sendo que a ltima executada rapidamente. ENSAIO CONSOLIDADO E DRENADO ( Lento) Caractersticas: - A presso de confinamento (s3) aplicada depende da tenso que aplicada no campo. Fase de Consolidao e Fase de Ruptura: u = 0 V 0 Simula a construo de um aterro demorado.

3.5. RESISTNCIA AO CISALHAMENTO DE AREIAS


AREIAS : - solo no coesivo. - alta permeabilidade. - geralmente no h desenvolvimento de presso neutra. O ensaio mais utilizado o de cisalhamento direto. resistncia areia seca resistncia areia saturada.

Areia Fofa Resistncia ao cisalhamento em funo do atrito entre os gros. Para esta situao h uma diminuio de volume. Com o cisalhamento as partculas a gua expulsa. Se no h drenagem no ocorre diminuio de volume, gerando presso neutra.

Areia Compacta Resistncia ao cisalhamento em funo do atrito entre as partculas e do entrosamento entre elas. - para esta situao h um aumento de volume. - se no h variao de volume a gua passa a sofrer uma tenso de trao ".

Comparao entre areia compacta e areia fofa

ndice de vazios crtico

e e crtico - h um aumento de volume. - diminuio da presso neutra u. e e crtico - h uma diminuio de volume. - aumento u O conhecimento do e crtico nos permite determinar se haver um aumento ou diminuio de volume.

Fatores que influenciam a resistncia ao cisalhamento das areia - Grau de compacidade (entrosamento das partculas) crtico 7 a 10 - Granulometria (melhor distribuio do tamanho dos gros ) - Grau de saturao. - Resistncia dos gros. - Forma dos gros arredondado angulosos.

NGULOS DE ATRITO Areias bem graduadas arredondados angulosos Areias mal graduadas arredondados angulosos Fofa 30 37 Fofa 28 35 Compacta 40 47 Compacta 35 43

3.6 RESISTNCIA AO CISALHAMENTO DAS ARGILAS

A interpolao da resistncia ao cisalhamento das argilas complexo, devido a interao fsico qumica entre as partculas. A resistncia depende: a) estado de adensamento (a histria de carregamento imposto ao solo de suma importncia).
NA - normalmente adensado PA - pr adensado

b) sensibilidade da estrutura c) condies de carregamento (lento/rpido) d) condies de drenagem


sem drenagem u 0 com drenagem u = 0

e) saturao da amostra (saturadas/no saturadas)

Argilas saturadas
Ensaio drenado CD (lento)

Se um solo previamente adensado na natureza sob uma presso Pa for ensaiado com presses confinantes maiores e menores que Pa tem-se: a) presso confinante menor que Pa o solo se comporta como pr adensado, para este comportamento a envoltria de resistncia uma curva at o ponto A. b) presso confinante maior que Pa o solo se comporta como normalmente adensado. Para este comportamento a envoltria uma reta a partir do ponto A.

ENSAIO CONSOLIDADO NO DRENADO ( C U ) ( RPIDO PR ADENSADO )

Na situao pr adensada a presso confinante menor que Pa aumento de volume gera presso neutra negativa. Presso confinante > Pa - diminuio de volume gera presso neutra positiva. Quando Pa = presso confinante no h variao de volume.

ENSAIO NO CONSOLIDADO NO DRENADO

(UU)

Nos ensaios rpidos no sendo permitida a drenagem o ndice de vazios ser constante e conseqentemente no haver variao de presso efetiva

PARMETROS DE SKEMPTON DE PRESSO NEUTRA

= c + ( - u ) tg u = B [ 3 + A ( 1 - 3 )]
A, B so parmetros de presso neutra 3 = acrscimo de presso confinante 1 - 3 = acrscimo de presso desvio ( d ) B pode ser determinado na fase inicial do ensaio ( CU )

u = B . 3 B = u/3 , onde B nos d o ndice de quanto a presso confinante foi transmitida para a gua. B = 1 (solo saturado) S 70% B 0,1 80% 90% 95% 0,2 0,42 0,88 100% 1,0

A teoria dos Coeficientes A e B da presso neutra, prope-se determinar a variao da presso neutra em uma amostra de argila, quando variam as tenses principais

1 e 3.

u = B [ 3 + A ( 1 - 3 )] A e B so determinados experimentalmente. A depende principalmente do tipo de solo e do estado de solicitao a que esteja submetido. B influenciado pelo grau de saturao.

Parmetro de A Determinado na 2 fase do ensaio CU ( ruptura ). 3 = 0 u = B [ 0 + A ( d) ] u = B . A . d Se o corpo de prova estiver saturado B = 1 B . A = u / d A = u / d

quando o corpo de prova no est saturado. nos interessa conhecer a presso neutra

Arup. = u (rup.) / d (rup.) na ruptura.

A nos d ideia de quanto da presso desvio ( presso neutra. Argilas no adensadas 0,5 < A < 1,0 Argilas arenosas 0,25 < A < 0,75 Argilas compactas A < 0 Argilas pr adensadas A < 0 Areias fofas A = 1

d ) transformada em

COMPORTAMENTO u 1) u = d somente se verifica se houver confinamento lateral total. 2) u > d caso especial de argilas extra sensveis 3) d / 2 < u < d argilas normalmente adensadas 4) -1kgf / cm3 < u < d / 2 argilas pr adensadas

Exerccios

1) Em uma caixa de cisalhamento direto, com 36,0 cm2 de rea, forma obtidos os valores a seguir, durante os ensaios de uma amostra indeformada de argila arenosa. Fora Vertical (kg) Fora de Cisalhamento Mxima (kg) 9,0 12,5 18,0 15,5 27,0 18,5 36,0 22,5 45,0 25,5

Determinar a coeso e o ngulo de atrito interno dos solo ?

2) Em uma caixa de cisalhamento direto, com 36,0 cm2 de rea, forma obtidos os valores a seguir, durante os ensaios de uma amostra indeformada de argila arenosa. Fora Vertical (kg) Fora de Cisalhamento Mxima (kg) 8,5 13,5 17,0 16,5 26,5 17,5 35,0 21,5 43,0 24,5

Determinar a coeso e o ngulo de atrito interno dos solo ?

3) Foram realizados 3 ensaios triaxiais, tendo sido obtido os seguintes resultados : Presso lateral de confinamento - 3 (kg/cm2) 0,20 Presso vertical de ruptura - 1 (kg/cm2) 0,82 0,40 1,60 0,60 2,44

Determinar pelo diagrama de Mohr, o valor do ngulo de atrito e as tenses de cisalhamento nos planos de ruptura.

Вам также может понравиться