Вы находитесь на странице: 1из 7

CENTRO UNIVERSITRIO ANHANGUERA DE SANTO ANDR TECNOLOGIA EM GESTO FINANCEIRA DIREITO EMPRESARIAL.

ATPS: DIREITO EMPRESARIAL ETAPA 1 Professora Heleni.

Santo Andr 26/09/2012

CENTRO UNIVERSITRIO ANHANGUERA DE SANTO ANDR

ATPS DE DIREITO EMPRESARIAL ETAPA 1

Trabalho de atividades prticas supervisionadas apresentado no curso de Direito Empresarial, na Universidade Anhanguera de Santo Andr, sob a orientao da professora Mestre Heleni.

Santo Andr 2012

ATPS DE DIREITO EMPRESARIAL

Trabalho de atividades prticas supervisionadas apresentado no curso de Direito Empresarial, na Universidade Anhanguera de Santo Andr, sob a orientao da professora Mestre Heleni.

Aprovada em ______ de _______________________ de 2012.

BANCA EXAMINADORA

____________________________________________ Professora Heleni

ETAPA N 1 AULA TEMA: O Direito Comercial e o Direito da Empresa e o Empresrio. O Cdigo Comercial de 1850 e o Cdigo de 1916, tratavam do direito das empresas mercantis e civis no Brasil. As empresas Sociedade Civil, com a atividade de prestao de servios, deveriam ter o Contrato social devidamente registrados no Cartrio de Registro Civil das Pessoas Jurdicas. A sociedade mercantil, com a atividade de indstria e/ou comrcio, deveriam ter o Contrato social devidamente registrados nas Juntas Comerciais dos Estados. Os Registros para firmas individuais e autnomos, ou seja, empresrios que no desejavam tem um ou mais scios, constituam uma Firma Individual na Junta Comercial. Aps o ano de 2003, tudo isso mudou, passando a considerar a aparncia econmica da empresa. Atualmente temos opes para constituir uma sociedade ou no, como por exemplo, o empresrio e autnomo que no necessitam de scios, temos tambm a sociedade empresria e a sociedade simples, que por sua vez constitui com um ou mais scios. Para formarmos uma sociedade os scios deveram ter: - Acima de 18 anos, ou - Emancipar os menores a partir dos 16 anos, desde que no sejam legalmente impedidos. A emancipao poder ser realizada atravs do casamento, pelo consentimento dos pais (Feito um documento registrado pelo Cartrio), emprego pblico efetivo ou ingressante em curso superior. No artigo 966 do Cdigo civil brasileiro diz o seguinte: Considera-se empresrio quem exerce profissionalmente atividade econmica organizada para a produo ou a circulao de bens ou de servios. Ou seja, um empresrio aquele que resolve organizar e planejar uma atividade econmica para produo ou servios, podem ser um empresrio individual ou sociedade. Podemos tambm citar os impedimentos que existem para constituir uma sociedade, no artigo 977 do Cdigo civil brasileiro diz que: Faculta-se aos cnjuges contratar sociedade, entre si ou com terceiros, desde que no tenham casado no regime da comunho universal de bens, ou no da separao obrigatria, isso significa que a sociedade seria uma fico, pois o direito sobre as cotas do capital social dos cnjuges na sociedade no estaria patrimonialmente separada na esfera da sociedade conjugal. O empresrio dever conter 3 itens essenciais: - Profissionalismo: A atividade deste empresrio dever ser exercida habitualmente e pessoal, devendo contratar funcionrios para a produo e circulao dos bens e servios, o empresrio dever conhecer e informar seus consumidores dos bens e servios que so fornecidos a todos. - Atividade econmica: o servio que se explora, buscando o lucro. E esse lucro obtido apenas se conter o capital, mo de obra, insumos e tecnologia.

- Produo ou circulao de bens e servios: Para a atividade empresarial necessria a circulao dos produtos e mercadorias. Sendo assim sendo um meio de intervir entre o produtor e o consumidor dos servios. Lembrando que no podemos considerar empresrio, aqueles que exercem a profisso intelectual, de natureza cientfica, literria ou artstica, a regra se encontra no cdigo civil pargrafo nico do artigo 966. Aps sabermos algumas caractersticas e artigos baseados em leis, vejamos os tipos de sociedade que so possveis executar: EMPRESRIO: No h necessidades de outro scio, dever conter atividade econmica especfica, dever ter fatores da produo trabalho, natureza e capital. AUTNOMO: So aqueles que realizam servios por conta prpria e tambm no h scios, so profissionais liberais, como por exemplo: - Advogado, - Dentista, - Mdico, - Engenheiro, - Arquiteto, - Contabilista entre outros SOCIEDADE EMPRESRIA: uma sociedade com mais de uma pessoa e juntos executam as atividades econmicas. A inscrio feita na Junta Comercial, prprio de cada Estado. A sociedade empresria exerce profissionalmente uma (ou mais) determinada atividade econmica para a produo de servios. SOCIEDADE SIMPLES: Reuni-se tambm mais de uma pessoa pra constituir uma sociedade simples, devem entre si realizar bens e servios do exerccio de atividades econmicas. Podemos destacar nessa modalidade que permitido as profisses intelectuais, formarem sociedade simples. A inscrio no feita na Junta Comercial, mas sim realizada no Departamento Nacional de Registro do Comrcio DNRC ou nos Cartrios de Registro das Pessoas Jurdicas prprio de cada Estado. Para concluir, a empresa em si, cabe a inteligncia intelectual e viso de negcios dos empresrios. O cdigo civil tambm nos orienta sobre a capacidade da pessoa, as caractersticas so as seguintes: - Capacidade Jurdica, - Ausncia de impedimento legal para o exerccio da empresa, - Efetivo exerccio profissional da empresa, - Regime jurdico peculiar regulador da insolvncia - registro. Esses 5 itens so necessrios para constituir uma empresa.

No artigo 972 do Cdigo Civil brasileiro diz que: podem exercer a atividade de empresrio os que estiverem em pleno gozo da capacidade civil e no forem legalmente impedidos. Ento, podemos compreender que para ser empresrio, o indivduo dever ser um agente capaz.

BIBLIOGRAFIA LIVRO: PLT Programa Livro Texto AUTORES: Pedro Anan Jr. e Jos Carlos Marion.

Вам также может понравиться