Вы находитесь на странице: 1из 3

Dislexia - Aspectos neurolgicos e evolutivomaturativos:

O crebro humano responsvel por uma srie de importantes funes no organismo. ele quem rege essa imensa orquestra que o corpo humano. Esse rgo foi subdividido em regies a fim de melhor entender as diferentes funes que realiza. Existem reas que se associam para a realizao de diversas tarefas de forma a combinar informaes provenientes das mais variadas regies do crtex. Por isso, esse local chamado derea Associativa. A figura a seguir demonstra a regio Parieto-occipitotemporal, um dos componentes da rea associativa. a que encontram as principais partes responsveis pelo desenvolvimento da neurolinguistica, a rea de Wernicke a mais relevante para o caso de um tipo de dislexia.

A chamada de rea de Wernicke, a qual se envolve, sumariamente, no entendimento da linguagem em si est relacionada a um tipo de funo intelectual superior. Isso porque se entende que a linguagem responsvel por boa parte do desenvolvimento dessa habilidade. Um problema que afete esse local cerebral resulta em um tipo diferente de dislexia mais relacionado a uma incapacidade de entendimento da palavra propriamente dita. Ou seja, pessoas que tenham um distrbio nessa localidade cerebral podem entender a palavra falada, ou at mesmo escrita, mas no compreendem o significado que elas contm. J o dito giro angular, local que est na regio inferior do lobo parietal (mostrado na figura), por exemplo, uma parte importante responsvel pela interpretao da forma visual da palavra. a partir da que a leitura concretizada da maneira escrita sedimentando o significado das palavras as quais passam a ser mais que um conjunto de letras do alfabeto. Sabe que disfunes nessa regio podem estar intrinsecamente relacionadas ao problema aqui discutido, a dislexia. Nesse caso, o indivduo tambm pode ver a palavra, e saber que, por exemplo, no jornal existem muitas palavras, mas no sabe o que elas querem dizer, no h uma concretizao da grafia com um conjunto de significados, como se fossem apenas uma sopa de letrinhas desconexas.

Como se pode facilmente entender, o ser humano, em suas fases iniciais de desenvolvimento, amadurece intelectualmente de forma gradativa. Assim, as regies aqui citadas como partes importantes para a aquisio da habilidade de leitura e escrita, esto presentes nesse processo. Todas as estruturas anatmicas previamente citadas, que participam da comunicao, passam por um processo de crescimento, desenvolvimento e organizao ao longo do desenvolvimento infantil. medida que esses processos vo ocorrendo, a criana vai aumentando paulatinamente o seu repertrio de comunicao at chegar ao ponto de adequada prontido neurolgica para o aprendizado da leitura e escrita. muito importante o conhecimento dessas fases fisiolgicas. Muitos quadros rotulados como Dislexia so apenas fases normais do desenvolvimento da linguagem infantil. Segue uma relao simplificada da idade em que as estruturas esto prontas e a criana est apta a desempenhar as funes correspondentes: 0 a 1A: Desenvolvimento das vias auditivas sub corticais e tlamo cortical. Fase pr-lingstica, uso da expresso facial e gestos para comunicao. Lalao (sons sem significado), ecolalia (repetio da palavra sem entend-la). 1 a 4A: Desenvolvimento das vias crtico nucleares e vias de associao intra e interhemisfricas. Sistema Fonolgico Aumento progressivo da capacidade de discernir os sons e de produzi-los com objetivo de formar novas palavras e frases. Sistema Semntico - Aumento progressivo da capacidade de compreender a fala e seu significado. Sistema Pragmtico Aumento progressivo da capacidade de usar a linguagem com um sentido de comunicao social. 4 a 6A: Estgio visual da leitura - anlise visual do estmulo grfico. H o aprimoramento da parte mais visual das palavras. Nesse estgio, a criana j consegue transcrever algumas palavras, sem entender muito que elas dizem. Podem copiar, por exemplo, o seu nome que a me escreveu no papel (copiam,

mas s sabem que nome porque a me falou). 5 a 7A: Estgio fonolgico da Leitura Reconhecimento e processamento dos sons associados ao smbolo grfico. A criana aprende a ler e a escrever de forma silabada. A capacidade de compreenso sonora da leitura comea a se exibir. H uma ligao dos sons das palavras com o significado que elas venham a ter. Por exemplo, a criana comea a entender que se juntar as slabas es+co+la se formar a palavra escola e ela entender o significado dessa grafia (nessa fase a compreenso comea a ser adquirida). 7 a 9A: Estgio ortogrfico da Leitura Estgio de memorizao e leitura da palavra inteira. A criana aprende a ler de forma fluda e com bom nvel de compreenso. Assim, at os nove anos de idade, esse processo intelectual se consolidar com o aprimoramento da capacidade de leitura, fluente e compreensvel. Aqui, a criana capaz de ler em voz alta na sala de aula de forma ininterrupta e inteligvel para si e para quem ouve. Resumidamente, algum processo que, venha a atrapalhar o desenvolvimento de qualquer um desses estgios de forma concreta, no prprio desenvolvimento do sistema nervoso, pode desencadear um tipo de dislexia.
Retirado de: http://ptbr.infomedica.wikia.com/wiki/Dislexia,_a_Cegueira_de_Palavras http://www.neuropediatria.org.br/index.php? option=com_content&view=article&id=91:dislexia--aspectos-neurologicos&catid=58:dislexia&Itemid=147 Imagens: Fonte: Guyton e Hall, captulo 57

Cererbro dislexico por raulespert

Вам также может понравиться