Вы находитесь на странице: 1из 26

LINGUAPORTUGUESA

LNGUAPORTUGUESA REA:LINGUAGENS,CDIGOSESUASTECNOLOGIAS ETAPADAEDUCAOBSICA:ENSINOMDIO 1SERIE1BIMESTRE EIXO:LEITURAEINTERLOCUO HABILIDADES CONTEDOSBSICOS/MINIMOS Identificar aspectos referentes s Gnerostextuais: situaes de produo dos gneros Histriaemquadrinhos,contoepoema definidos. Interpretaotextual,aspectos: Identificar os elementos que concorrem Temtica para a organizao e estruturao de Interlocutores textos(coesoecoerncia)dosgnerose Fonte(meiodepublicao) tiposdefinidos. Informaesexplcitaseimplcitas Finalidade Reconhecerosusosdanormapadroda Intencionalidade lnguaportuguesanasdiferentessituaes Ideologia decomunicao. Informatividade Situacionalidade Relacionar as variedades lingusticas a Temporalidade situaesespecficasdeusosocial. Intertextualidade Estabelecer relaes entre os recursos Dimensosocialdalinguagem: expressivos empregados no texto e os Normacultaevariaolingstica efeitosdesentidoproduzidos. Funesdalinguagem: Analisar a funo da linguagem Referencial,emotiva,conativa,ftica,poticaemetalingstica predominante nos textos em situaes especficasdeinterlocuo.

COMPETNCIAS SercapazdecompreendereusaraLngua Portuguesa como lngua materna, geradora designificaoeintegradoradaorganizao domundoedaprpriaidentidade. Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza,funo, organizao, estruturadas manifestaes, deacordo com ascondies deproduoerecepo.

EIXO:LITERATURAEOCONHECIMENTODESIMESMOEDOMUNDO COMPETNCIAS HABILIDADES CONTEDOSBSICOS/MINIMOS Compreender as relaes entre o texto Associar texto literrio a estilo e a HistriadaLiteratura literrioeocontextohistrico,social,poltico contextohistricoculturaldapoca. e cultural, valorizando a literatura como Aarteealiteratura patrimnionacional. Discutirconceitosdeliteraturaearte. Textoliterrioenoliterrio Aprimorar o conhecimento artstico e Ler, interpretar e reconhecer as apropriarse dele a fim de desfrutlo com caractersticas dominantes de um texto Textosemprosaeemverso maiorfluidezeplenitude. narrativo, lrico ou dramtico, em prosa e emverso,esuarespectivaespciedentro Gnerosliterrios: dosgnerosliterrios. Lrico,picoedramtico Relacionar informaes sobre concepesartsticas eprocedimentos de construodotextoliterrio. Sistematizar oralmente e por escrito textos descritivoanalticos sobre obras literriasdosgnerosdefinidos. EIXO:APRTICADAPRODUODETEXTO:DAORALIDADEESCRITA COMPETNCIAS HABILIDADES CONTEDOSBSICOS/MINIMOS SercapazdecompreendereusaraLngua Utilizar os conhecimentos sobre as Gnerostextuais: Portuguesa como lngua materna, geradora particularidades dos gneros definidos e Histriaemquadrinhos,contoepoema designificaoeintegradoradaorganizao modos de organizao discursiva para a domundoedaprpriaidentidade. produo de textos orais e escritos, Produodetextooraleescrita,aspectos: adequandoosaosdiferentescontextosde Temtica Compreender os usos da lngua tornando produo. Interlocutores se leitores/escritores de gneros diversos Fonte(meiodepublicao) com condies de participarem de eventos Empregar os elementos que concorrem Finalidade deletramentocomautonomiaeeficincia. para a progresso temtica e para a Intencionalidade organizao e estruturao de textos Ideologia (coeso e coerncia) dos gneros e tipos Informatividade definidos. Situacionalidade Temporalidade Utilizarse da norma padro da lngua Intertextualidade portuguesaemsituaesdecomunicao Elementos extralingsticos: entonao, expresses corporais, adequadas. faciais,gestuais,pausas Saber utilizar as variedades lingusticas Paragrafao: emsituaesespecficasdeusosocial. Tpicofrasal,estruturaetiposdedesenvolvimento Dimensosocialdalinguagem: Normacultaevariaolingustica

EIXO:ANLISELINGUSTICA:USOSDALNGUA COMPETNCIAS HABILIDADES CONTEDOSBSICOS/MINIMOS Empregarosconhecimentosadquiridospor Empregar as estruturas e usos FonticaeFonologia meiodaanliselingusticaparaexpandirsua lingusticos visando ampliao da capacidadedeusodalinguagem,ampliando capacidadedeleituraeescrita. Elementosdacomunicao acapacidadedeanlisecrtica. Aplicarnoesdevariaolingusticana Ortografiaereformaortogrfica Compreendereusarossistemassimblicos construodotexto. das diferentes linguagens como meios de Variaolingstica organizao cognitiva da realidade pela Relacionar as variedades lingusticas a constituio de significados, expresso, situaesespecficasdeusosocial. Funesdalinguagem: comunicaoeinformao. Referencial,emotiva,conativa,ftica,poticaemetalingstica Utilizarse da norma padro da lngua portuguesaemsituaesdecomunicao adequadas. Saber utilizar a funo da linguagem predominante nos textos em situaes especficasdeinterlocuo.

COMPETNCIAS SercapazdecompreendereusaraLngua Portuguesa como lngua materna, geradora designificaoeintegradoradaorganizao domundoedaprpriaidentidade. Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza,funo, organizao, estruturadas manifestaes, deacordo com ascondies deproduoerecepo.

1SERIE2BIMESTRE EIXO:LEITURAEINTERLOCUO HABILIDADES CONTEDOSBSICOS/MINIMOS Identificar aspectos referentes s Gnerostextuais: situaes de produo dos gneros Biografia,entrevistaecrnica definidos. Interpretaotextual,aspectos: Identificar os elementos que concorrem Temtica para a progresso temtica e para a Interlocutores organizao e estruturao de textos Fonte(meiodepublicao) (coeso e coerncia) de gneros e tipos Finalidade definidos. Intencionalidade Ideologia Conhecerasdiferenasdecorridasdouso Informatividade de palavras e/ou expresses no sentido Situacionalidade conotativoedenotativo. Temporalidade Intertextualidade Estabelecer relaes entre os recursos expressivos empregados no texto e os Aspectossemnticos: efeitosdesentidoproduzidos. Denotaoeconotao Organizaotextual: Assunto,tema,ttulo,teseeargumento

Relaesdesentidoeprogressotextual: Estudodecoesoecoerncia EIXO:LITERATURAEOCONHECIMENTODESIMESMOEDOMUNDO COMPETNCIAS HABILIDADES CONTEDOSBSICOS/MINIMOS Compreender as relaes entre o texto Associar texto literrio a estilo e a PeriodizaoLiterria literrioeocontextohistrico,social,poltico contextohistricoculturaldapoca e cultural, valorizando a literatura como EraMedievaldaliteraturaportuguesa: patrimnionacional Identificar, dentro de textos em prosa e TrovadorismoeHumanismo em verso, figuras de pensamento, de Aprimorar o conhecimento artstico e palavrasedeconstruo Obrasliterrias: apropriarse dele a fim de desfrutlo com FarsadeInsPereiraeautodaBarcadoInfernodeGilVicente maiorfluidezeplenitude. Identificar categorias pertinentes para a anlise e interpretao do texto literrio e Figurasdelinguagem,depensamentoedeconstruo reconhecer os procedimentos de sua construo Sistematizar oralmente e por escrito textos descritivoanalticos sobre obras literriasdosgnerosdefinidos.

EIXO:APRTICADAPRODUODETEXTO:DAORALIDADEESCRITA COMPETNCIAS HABILIDADES CONTEDOSBSICOS/MINIMOS SercapazdecompreendereusaraLngua Utilizar os conhecimentos sobre as Gnerostextuais: Portuguesa como lngua materna, geradora particularidades dos gneros definidos e Biografia,entrevistaecrnica designificaoeintegradoradaorganizao modos de organizao discursiva para a domundoedaprpriaidentidade. produo de textos orais e escritos, Produodetextooraleescrita,aspectos: adequandoos aos diferentes contextos de Temtica Compreender os usosda lngua tornando produo. Interlocutores se leitores/escritores de gneros diversos Fonte(meiodepublicao) com condies de participarem de eventos Empregar os elementos que concorrem Finalidade deletramentocomautonomiaeeficincia. para a progresso temtica e para a Intencionalidade organizao e estruturao de textos Ideologia (coeso e coerncia) dos gneros e tipos Informatividade definidos. Situacionalidade Temporalidade Empregar os recursos expressivos na Intertextualidade construo de um texto, reconhecendo os efeitosdesentidoproduzidos. Elementosextralingusticos: Entonao,expressescorporais,faciais,gestuais,pausas Organizaotextual: Assunto,tema,ttulo,teseeargumento Mecanismodecoeso(coesoreferencial,recorrenciale sequencial) EIXOANLISELINGUSTICA:USOSDALNGUA HABILIDADES CONTEDOSBSICOS/MINIMOS Reconhecer as estruturas e usos Acentuaogrfica: lingusticos com vistas ampliao da Novasregras capacidadedeleituraeescrita. Crase Utilizarse da norma padro da lngua portuguesa em situaes de comunicao Aspectossemnticos: adequadas. Denotaoeconotao

COMPETNCIAS Empregarosconhecimentosadquiridospor meiodaanliselingusticaparaexpandirsua capacidadedeusodalinguagem,ampliando acapacidadedeanlisecrtica.

Compreender e usar os sistemas simblicos das diferentes linguagens como meiosdeorganizaocognitivadarealidade pelaconstituiodesignificados,expresso, Diferenciar a linguagem conotativa da Figurasdelinguagem,depensamentoedeconstruo comunicaoeinformao. denotativa. Vciosdelinguagem Conhecer,dentrodetextosemprosaeem verso, figuras de pensamento, de palavras edeconstruo.

COMPETNCIAS SercapazdecompreendereusaraLngua Portuguesa como lngua materna, geradora designificaoeintegradoradaorganizao domundoedaprpriaidentidade. Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza,funo, organizao, estruturadas manifestaes, deacordo com ascondies deproduoerecepo.

1ANO3BIMESTRE EIXO:LEITURAEINTERLOCUO HABILIDADES CONTEDOSBSICOS/MINIMOS Identificar aspectos referentes s Gnerostextuais: situaes de produo dos gneros Notcia,reportagemepropaganda definidos. Interpretaotextual,aspectos: Identificar os elementos que concorrem Temtica para a progresso temtica e para a Interlocutores organizao e estruturao de textos Fonte(meiodepublicao) (coeso e coerncia) dos gneros e tipos Finalidade definidos. Intencionalidade Ideologia Identificar os recursos expressivos na Informatividade construo de um texto, reconhecendo os Situacionalidade efeitosdesentidoproduzidos. Temporalidade Intertextualidade Relaesdesentidoeprogressotextual: Estudodecoernciaecoeso

Recursos expressivos e efeitos de sentido (ironia ou humor decorrente de pontuao, do uso de determinada palavra, do usoderecursosortogrficos) EIXO:LITERATURAEOCONHECIMENTODESIMESMOEDOMUNDO COMPETNCIAS HABILIDADES CONTEDOSBSICOS/MINIMOS Compreender as relaes entre o texto Associar texto literrio a estilo e a EraClssicadaliteraturaportuguesa: literrioeocontextohistrico,social,poltico contextohistricoculturaldapoca. ClassicismoeBarroco e cultural, valorizando a literatura como patrimnionacional. Identificar categorias pertinentes para a InciodaLiteraturabrasileira: anlise e interpretao do texto literrio e Quinhentismo(Classicismo)eBarroco Aprimorar o conhecimento artstico e reconhecer os procedimentos de sua apropriarse dele a fim de desfrutlo com construo. Obra:RomeueJulieta,deWilliamShakespeare maiorfluidezeplenitude. CartadePeroVazdeCaminha ConheceraculturadoTocantinspormeio da literatura tocantinense (em todos os LiteraturadoTocantins(visogeral) gnerosemqueelasemanifesta). Sistematizar oralmente e por escrito textos descritivoanalticos sobre obras literriasdosgnerosdefinidos.

COMPETNCIAS

EIXO:APRTICADAPRODUODETEXTO:DAORALIDADEESCRITA HABILIDADES CONTEDOSBSICOS/MINIMOS Utilizarosconhecimentossobreas particularidadesdosdiferentesgnerose modosdeorganizaodiscursivaparaa produodetextosoraiseescritos, adequandoosaosdiferentescontextosde produo. Gnerostextuais: Notcia,reportagemepropaganda

SercapazdecompreendereusaraLngua Portuguesacomolnguamaterna,geradora designificaoeintegradoradaorganizao domundoedaprpriaidentidade. Compreenderosusosdalnguatornando seleitores/escritoresdegnerosdiversos comcondiesdeparticiparemdeeventos deletramentocomautonomiaeeficincia.

Produodetextooraleescrita,aspectos: Temtica Interlocutores Fonte(meiodepublicao) Utilizaroselementosqueconcorrempara Finalidade aprogressotemticaeparaaorganizao Intencionalidade eestruturaodetextos(coesoe Ideologia coerncia)dediferentesgnerosetipos. Informatividade Situacionalidade Utilizarosrecursosexpressivosna Temporalidade construodeumtexto,reconhecendoos Intertextualidade efeitosdesentidoproduzidos. Elementosextralingusticos:entonao,expressescorporais, faciais,gestuais,pausas Utilizaremumtextoosmecanismos lingusticosnaconstruodenarraes, Coernciatextual: descriesedissertaes. Articulao,progressotemtica,nocontradio Sequnciatextual: Mododeorganizaodiscursivonarrativa,expositivae argumentativa Tiposdediscurso: Discursodireto,discursoindireto,discursoindiretolivre

EIXO:ANLISELINGUSTICA:USOSDALNGUA COMPETNCIAS HABILIDADES CONTEDOSBSICOS/MINIMOS Usarosconhecimentosadquiridospormeio Reconhecer as estruturas e usos Estruturaeformaodepalavras da anlise lingustica para expandir sua lingusticos com vistas ampliao da capacidadedeusodalinguagem,ampliando capacidadedeleituraeescrita Prefixosesufixos acapacidadedeanlisecrtica Utilizarse da norma padro da lngua Ambiguidade Compreender e usar os sistemas portuguesa em situaes de comunicao simblicos das diferentes linguagens como adequadas. meiosdeorganizaocognitivadarealidade pelaconstituiodesignificados,expresso, comunicaoeinformao.

1ANO4BIMESTRE EIXO:LEITURAEINTERLOCUO COMPETNCIAS HABILIDADES CONTEDOSBSICOS/MINIMOS SercapazdecompreendereusaraLngua Identificar aspectos referentes s Gnerostextuais: Portuguesa como lngua materna, geradora situaesdeproduodosgneros. Dissertaoescolar,resumos,relatrioseresenhas designificaoeintegradoradaorganizao domundoedaprpriaidentidade. Identificar os elementos que concorrem Interpretaotextual,aspectos: para a progresso temtica e para a Temtica Analisar, interpretar e aplicar recursos organizao e estruturao de textos Interlocutores expressivos das linguagens, relacionando (coeso e coerncia) dos gneros e tipos Fonte(meiodepublicao) textos com seus contextos, mediante a definidos. Finalidade natureza,funo,organizao,estruturadas Intencionalidade manifestaes,deacordocomascondies Identificar os recursos expressivos na Ideologia deproduoerecepo. construo de um texto, reconhecendo os Informatividade efeitosdesentidoproduzidos. Situacionalidade Temporalidade Analisar em um texto os mecanismos Intertextualidade lingusticos na construo de narraes, descriesedissertaes. Funesdalinguagem: Referencial,emotiva,conativa,ftica,poticaemetalingustica Sequnciatextual: Modo de organizao discursivo narrativo, expositivo e argumentativo

EIXO:LITERATURAEOCONHECIMENTODESIMESMOEDOMUNDO COMPETNCIAS HABILIDADES CONTEDOSBSICOS/MINIMOS Compreender as relaes entre o texto Associartextoliterrioaestiloeacontexto Literaturabrasileiraeportuguesa: literrioeocontextohistrico,social,poltico histricoculturaldapoca. Arcadismo e cultural, valorizando a literatura como patrimnionacional. Identificar categorias pertinentes para a LiteraturadoTocantins anlise e interpretao do texto literrio e Caractersticasepoemas Aprimorar o conhecimento artstico e reconhecer os procedimentos de sua apropriarse dele a fim de desfrutlo com construo. IntroduoLiteraturaAfroBrasileira maiorfluidezeplenitude. Reconhecer por meio de estudos Obras:RomanceirodaInconfidnciadeCecliaMeireles. comparativos, traos caracterizadores da literatura tocantinense (em todos os gnerosemqueelasemanifesta). Sistematizaroralmenteeporescritotextos descritivoanalticos sobre obras literrias degnerosdefinidos.

EIXO:APRTICADAPRODUODETEXTO:DAORALIDADEESCRITA COMPETNCIAS HABILIDADES CONTEDOSBSICOS/MINIMOS SercapazdecompreendereusaraLngua Utilizarosconhecimentossobreas Gnerostextuais: Portuguesacomolnguamaterna,geradora particularidadesdosdiferentesgnerose Dissertaoescolar,resumos,relatrioseresenhas designificaoeintegradoradaorganizao modosdeorganizaodiscursivaparaa domundoedaprpriaidentidade. produodetextosoraiseescritos, Produodetextooraleescrita,aspectos: adequandoosaosdiferentescontextosde Temtica Compreenderosusosdalnguatornando produo. Interlocutores seleitores/escritoresdegnerosdiversos Fonte(meiodepublicao) comcondiesdeparticiparemdeeventos Utilizaroselementosqueconcorrempara Finalidade deletramentocomautonomiaeeficincia. aprogressotemticaeparaaorganizao Intencionalidade eestruturaodetextos(coesoe Ideologia coerncia)dosgnerosetiposdefinidos. Informatividade Situacionalidade Empregarosrecursosexpressivosna Temporalidade construodeumtexto,reconhecendoos Intertextualidade efeitosdesentidoproduzidos. Elementosextralingsticos:entonao,expressescorporais, faciais,gestuais,pausas Empregarosmecanismoslingusticosna construodenarraes,descriese Sequnciatextual: dissertaes. Mododeorganizaodiscursivoargumentativo Empregaremumtextoosmecanismos lingusticosadequadosparaa argumentao(sustentaodateseeo convencimentodointerlocutor). Operadoresargumentativoseseusefeitosdesentido

EIXO:ANLISELINGUSTICA:USOSDALNGUA COMPETNCIAS HABILIDADES CONTEDOSBSICOS/MINIMOS Usarosconhecimentosadquiridospormeio Reconhecer as estruturas e usos Operadoresargumentativoseseusefeitosdesentido da anlise lingustica para expandir sua lingusticos com vistas ampliao da capacidadedeusodalinguagem,ampliando capacidadedeleituraeescrita. Sinnimoseantnimos acapacidadedeanlisecrtica. Utilizarse da norma padro da lngua Polissemia,homonmiaeparonmia Compreender e usar os sistemas portuguesa em situaes de comunicao simblicos das diferentes linguagens como adequadas. meiosdeorganizaocognitivadarealidade pelaconstituiodesignificados,expresso, Empregar os recursos expressivos na comunicaoeinformao. construo de um texto, reconhecendo os efeitosdesentidoproduzidos.

2ANO1BIMESTRE EIXO:LEITURAEINTERLOCUO COMPETNCIAS HABILIDADES CONTEDOSBSICOS/MINIMOS SercapazdecompreendereusaraLngua Identificar aspectos referentes s Gnerostextuais: Portuguesa como lngua materna, geradora situaesdeproduodosgneros. Conto,crnica,novelaeromance designificaoeintegradoradaorganizao domundoedaprpriaidentidade. Identificar os elementos que concorrem Interpretaotextual,aspectos: para a progresso temtica e para a Temtica Analisar, interpretar e aplicar recursos organizao e estruturao de textos Interlocutores expressivos das linguagens, relacionando (coeso e coerncia) dos gneros e tipos Fonte(meiodepublicao) textos com seus contextos, mediante a definidos. Finalidade natureza,funo,organizao,estruturadas Intencionalidade manifestaes,deacordocomascondies Identificar os recursos expressivos na Ideologia deproduoerecepo. construo de um texto, reconhecendo os Informatividade efeitosdesentidoproduzidos. Situacionalidade Temporalidade Analisar em um texto os mecanismos Intertextualidade lingusticos na construo de narraes, descriesedissertaes. Relaesdesentidoeprogressotextual: Estudodecoernciaecoeso Sequnciatextual: Modo de organizao discursivo narrativa, expositiva e argumentativa

EIXO:LITERATURAEOCONHECIMENTODESIMESMOEDOMUNDO COMPETNCIAS HABILIDADES CONTEDOSBSICOS/MINIMOS Compreender as relaes entre o texto Associartextoliterrioaestiloeacontexto RomantismonoBrasileemPortugal: literrioeocontextohistrico,social,poltico histricoculturaldapoca. 1gerao:literaturaenacionalidade e cultural, valorizando a literatura como 2gerao:idealizao,morteepaixo patrimnionacional. Identificar categorias pertinentes para a 3gerao:apoesiasocial anlise e interpretao do texto literrio e Aprimorar o conhecimento artstico e reconhecer os procedimentos de sua apropriarse dele a fim de desfrutlo com construo. Obras:Iracema,deJosdeAlencar maiorfluidezeplenitude. ObrasCompletas,delvaresdeAzevedo Sistematizaroralmenteeporescritotextos descritivoanalticos sobre obras literrias degnerosdefinidos.

EIXO:APRTICADAPRODUODETEXTO:DAORALIDADEESCRITA COMPETNCIAS HABILIDADES CONTEDOSBSICOS/MINIMOS SercapazdecompreendereusaraLngua Utilizar os conhecimentos sobre as Gnerostextuais: Portuguesa como lngua materna, geradora particularidades dos diferentes gneros e Conto,crnica,novelaeromance designificaoeintegradoradaorganizao modos de organizao discursiva para a domundoedaprpriaidentidade. produo de textos orais e escritos, Produodetextooraleescrita,aspectos: adequandoos aos diferentes contextos de Temtica Compreender os usosda lngua tornando produo. Interlocutores se leitores/escritores de gneros diversos Fonte(meiodepublicao) com condies de participarem de eventos Empregar os elementos que concorrem Finalidade deletramentocomautonomiaeeficincia. para a progresso temtica e para a Intencionalidade organizao e estruturao de textos Ideologia (coeso e coerncia) dos gneros e tipos Informatividade definidos. Situacionalidade Temporalidade Empregar os recursos expressivos na Intertextualidade construo de um texto, reconhecendo os Elementos extralingsticos: entonao, expresses corporais, efeitosdesentidoproduzidos. faciais,gestuais,pausas Utilizar em um texto os mecanismos Paragrafao: lingusticos na construo de narraes, Tpicofrasal,estruturaetiposdedesenvolvimento descriesedissertaes. Organizaotextual: Assunto,tema,ttulo,teseeargumento Sequnciatextual: Modo de organizao discursivo narrativa, expositiva e argumentativa EIXO:ANLISELINGUSTICA:USOSDALNGUA HABILIDADES CONTEDOSBSICOS/MINIMOS Reconhecer as estruturas e usos NovoAcordoOrtogrfico lingusticos com vistas ampliao da capacidadedeleituraeescrita. Classedepalavras: Substantivo,Adjetivo,ArtigoeNumeral Utilizarse da norma padro da lngua portuguesa em situaes de comunicao Apontuaoeseusefeitosdesentidonotexto. adequadas.

COMPETNCIAS Usarosconhecimentosadquiridospormeio da anlise lingustica para expandir sua capacidadedeusodalinguagem,ampliando acapacidadedeanlisecrtica.

Compreender e usar os sistemas simblicos das diferentes linguagens como meiosdeorganizaocognitivadarealidade pelaconstituiodesignificados,expresso, Relacionar classe de palavras a sua comunicaoeinformao. funcionalidade. Reconheceroefeitodesentidodecorrente dousodapontuaoedeoutrasnotaes.

2ANO2BIMESTRE EIXO:LEITURAEINTERLOCUO COMPETNCIAS HABILIDADES CONTEDOSBSICOS/MINIMOS SercapazdecompreendereusaraLngua Identificar aspectos referentes s Gnerostextuais:cartadeleitor,resumo,resenhaeartigode Portuguesa como lngua materna, geradora situaesdeproduodosgneros opinio designificaoeintegradoradaorganizao domundoedaprpriaidentidade Identificar os elementos que concorrem Para a interpretao textual necessrio atentarse para os para a progresso temtica e para a seguintesaspectos: Analisar, interpretar e aplicar recursos organizao e estruturao de textos temtica expressivos das linguagens, relacionando (coeso e coerncia) dos gneros e tipos interlocutores textos com seus contextos, mediante a definidos fonte(meiodepublicao) natureza,funo,organizao,estruturadas finalidade manifestaes,deacordocomascondies Identificar os recursos expressivos na intencionalidade deproduoerecepo. construo de um texto, reconhecendo os ideologia efeitosdesentidoproduzidos informatividade situacionalidade Identificar em um texto os mecanismos temporalidade lingusticos adequados para a intertextualidade. argumentao (sustentao da tese e o convencimentodointerlocutor). Identificaodoargumentoprincipaledosargumentos secundrios Operadoresargumentativoseseusefeitosdesentido. EIXO:LITERATURAEOCONHECIMENTODESIMESMOEDOMUNDO COMPETNCIAS HABILIDADES CONTEDOSBSICOS/MINIMOS Compreender as relaes entre o texto Identificaremumtextoliterrioas Prosa:Romntica literrioeocontextohistrico,social,poltico relaesentretema,estiloecontexto Gtica e cultural, valorizando a literatura como histricodeproduo patrimnionacional RealismoeNaturalismo Identificar categorias pertinentes para a Aprimorar o conhecimento artstico e anlise e interpretao do texto literrio e Obras:DomCasmurro,deMachadodeAssis apropriarse dele a fim de desfrutlo com reconhecer os procedimentos de sua OCortioAluizioAzevedo. maiorfluidezeplenitude. construo Sistematizaroralmenteeporescritotextos descritivoanalticos sobre obras literrias degnerosdefinidos.

EIXO:APRTICADAPRODUODETEXTO:DAORALIDADEESCRITA COMPETNCIAS HABILIDADES CONTEDOSBSICOS/MINIMOS SercapazdecompreendereusaraLngua Utilizar os conhecimentos sobre as Gnerostextuais:cartaaoleitor,resumo,resenhaeartigode Portuguesa como lngua materna, geradora particularidades dos diferentes gneros e opinio designificaoeintegradoradaorganizao modos de organizao discursiva para a domundoedaprpriaidentidade produo de textos orais e escritos, Paraaproduodetextooraleescritanecessrioatentarse adequandoos aos diferentes contextos de paraosseguintesaspectos: Compreender os usosda lngua tornando produo temtica se leitores/escritores de gneros diversos interlocutores com condies de participarem de eventos Empregar os elementos que concorrem fonte(meiodepublicao) deletramentocomautonomiaeeficincia. para a progresso temtica e para a finalidade organizao e estruturao de textos intencionalidade (coeso e coerncia) dos gneros e tipos ideologia definidos informatividade situacionalidade Empregar os recursos expressivos na temporalidade construo de um texto, reconhecendo os intertextualidade efeitosdesentidoproduzidos elementos extralingsticos: entonao, expresses corporais,faciais,gestuais,pausas. Empregar, na construo do texto, estratgias argumentativas para a Mecanismo de coeso (coeso referencial, recorrencial e sustentaodateseeoconvencimentodo sequencial) interlocutor. Coerncia textual (articulao, progresso temtica, no contradio) Operadoresargumentativoseseusefeitosdesentido. EIXO:ANLISELINGUSTICA:USOSDALNGUA COMPETNCIAS HABILIDADES CONTEDOSBSICOS/MINIMOS Usarosconhecimentosadquiridospormeio Reconhecer as estruturas e usos Operadoresargumentativoseseusefeitosdesentido da anlise lingustica para expandir sua lingusticos com vistas ampliao da capacidadedeusodalinguagem,ampliando capacidadedeleituraeescrita CLASSEDEPALAVRAS:PronomeseAdvrbios. acapacidadedeanlisecrtica Utilizarse da norma padro da lngua Compreender e usar os sistemas portuguesa em situaes de comunicao simblicos das diferentes linguagens como adequadas meiosdeorganizaocognitivadarealidade pelaconstituiodesignificados,expresso, Relacionar classe de palavras sua comunicaoeinformao. funcionalidade.

2ANO3BIMESTRE EIXO:LEITURAEINTERLOCUO COMPETNCIAS HABILIDADES CONTEDOSBSICOS/MINIMOS SercapazdecompreendereusaraLngua Identificar aspectos referentes s Estudodognero:notcia,entrevistas,reportagemeanncios Portuguesa como lngua materna, geradora situaesdeproduodosgneros publicitrios designificaoeintegradoradaorganizao domundoedaprpriaidentidade Identificar os elementos que concorrem Para a interpretao textual necessrio atentarse para os para a progresso temtica e para a seguintesaspectos: Analisar, interpretar e aplicar recursos organizao e estruturao de textos temtica expressivos das linguagens, relacionando (coeso e coerncia) dos gneros e tipos interlocutores textos com seus contextos, mediante a definidos fonte(meiodepublicao) natureza,funo,organizao,estruturadas finalidade manifestaes,deacordocomascondies Identificar os recursos expressivos na intencionalidade deproduoerecepo. construo de um texto, reconhecendo os ideologia efeitosdesentidoproduzidos. informatividade situacionalidade temporalidade intertextualidade. Recursos expressivos e efeitos de sentido (ironia ou humor decorrente de pontuao, do uso de determinada palavra, do usoderecursosortogrficos). EIXO:LITERATURAEOCONHECIMENTODESIMESMOEDOMUNDO COMPETNCIAS HABILIDADES CONTEDOSBSICOS/MINIMOS Compreender as relaes entre o texto Associartextoliterrioaestiloeacontexto Parnasianismo literrioeocontextohistrico,social,poltico histricoculturaldapoca e cultural, valorizando a literatura como Obra:Poesias,deOlavoBilac patrimnionacional Identificar categorias pertinentes para a anlise e interpretao do texto literrio e LiteraturaAfroBrasileira(contextohistricoepoemas) Aprimorar o conhecimento artstico e reconhecer os procedimentos de sua apropriarse dele a fim de desfrutlo com construo LiteraturadoTocantins(obraseautoresmaisconhecidos). maiorfluidezeplenitude. Sistematizaroralmenteeporescritotextos descritivoanalticos sobre obras literrias degnerosdefinidos.

EIXO:APRTICADEPRODUODETEXTO:DAORALIDADEESCRITA COMPETNCIAS HABILIDADES CONTEDOSBSICOS/MINIMOS SercapazdecompreendereusaraLngua Utilizar os conhecimentos sobre as Estudodognero:notcia,entrevistas,reportagemeanncios Portuguesa como lngua materna, geradora particularidades dos diferentes gneros e publicitrios designificaoeintegradoradaorganizao modos de organizao discursiva para a domundoedaprpriaidentidade produo de textos orais e escritos, Paraaproduodetextooraleescritanecessrioatentarse adequandoos aos diferentes contextos de paraosseguintesaspectos: Compreender os usosda lngua tornando produo temtica se leitores/escritores de gneros diversos interlocutores com condies de participarem de eventos Empregar os elementos que concorrem fonte(meiodepublicao) deletramentocomautonomiaeeficincia. para a progresso temtica e para a finalidade organizao e estruturao de textos intencionalidade (coeso e coerncia) dos gneros e tipos ideologia definidos informatividade situacionalidade Empregar, na construo do texto, temporalidade estratgias argumentativas para a intertextualidade sustentaodateseeoconvencimentodo elementos extralingsticos: entonao, expresses interlocutor corporais,faciais,gestuais,pausas. Produzir textos de forma sinttica e com Estratgias argumentativas de desenvolvimento causa e anlisecrtica. conseqncia,comparativos,exemplificaes,psecontra.

EIXO:ANLISELINGUSTICA:USOSDALNGUA COMPETNCIAS HABILIDADES CONTEDOSBSICOS/MINIMOS Usarosconhecimentosadquiridospormeio Reconhecer as estruturas e usos ClassedePalavras:PreposioeVerbo(suasflexes) da anlise lingustica para expandir sua lingusticos com vistas ampliao da capacidadedeusodalinguagem,ampliando capacidadedeleituraeescrita VozesVerbais:AtivaePassivasintticaeanaltica. acapacidadedeanlisecrtica Utilizarse da norma padro da lngua Compreender e usar os sistemas portuguesa em situaes de comunicao simblicos das diferentes linguagens como adequadas meiosdeorganizaocognitivadarealidade pelaconstituiodesignificados,expresso, Relacionar classe de palavras sua comunicaoeinformao. funcionalidade.

2ANO4BIMESTRE EIXO:LEITURAEINTERLOCUO COMPETNCIAS HABILIDADES CONTEDOSBSICOS/MINIMOS SercapazdecompreendereusaraLngua Identificar aspectos referentes s Gneros textuais: classificado, propaganda, debate e mesa Portuguesa como lngua materna, geradora situaesdeproduodosgneros redonda designificaoeintegradoradaorganizao domundoedaprpriaidentidade Identificar os elementos que concorrem Para a interpretao textual necessrio atentarse para os para a progresso temtica e para a seguintesaspectos: Analisar, interpretar e aplicar recursos organizao e estruturao de textos temtica expressivos das linguagens, relacionando (coeso e coerncia) dos gneros e tipos interlocutores textos com seus contextos, mediante a definidos fonte(meiodepublicao) natureza,funo,organizao,estruturadas finalidade manifestaes,deacordocomascondies Identificar os recursos expressivos na intencionalidade deproduoerecepo. construo de um texto, reconhecendo os ideologia efeitosdesentidoproduzidos. informatividade situacionalidade temporalidade intertextualidade. Recursos expressivos e efeitos de sentido (ironia ou humor decorrente de pontuao, do uso de determinada palavra, do usoderecursosortogrficos). EIXO:LITERATURAEOCONHECIMENTODESIMESMOEDOMUNDO COMPETNCIAS HABILIDADES CONTEDOSBSICOS/MINIMOS Compreender as relaes entre o texto Associartextoliterrioaestiloeacontexto Simbolismo literrioeocontextohistrico,social,poltico histricoculturaldapoca e cultural, valorizando a literatura como LiteraturadoTocantinseseusautores patrimnionacional Identificar categorias pertinentes para a anlise e interpretao do texto literrio e LiteraturaAfroBrasileira(autoresdatemtica). Aprimorar o conhecimento artstico e reconhecer os procedimentos de sua apropriarse dele a fim de desfrutlo com construo maiorfluidezeplenitude. Reconhecer por meio de estudos comparativos, traos caracterizadores da literaturaregional(emtodososgnerosem queelasemanifesta) Sistematizaroralmenteeporescritotextos descritivoanalticos sobre obras literrias degnerosdefinidos.

EIXO:APRTICADAPRODUODETEXTO:DAORALIDADEESCRITA COMPETNCIAS HABILIDADES CONTEDOSBSICOS/MINIMOS SercapazdecompreendereusaraLngua Utilizar os conhecimentos sobre as Gneros textuais: classificado, propaganda, debate e mesa Portuguesa como lngua materna, geradora particularidades dos diferentes gneros e redonda designificaoeintegradoradaorganizao modos de organizao discursiva para a domundoedaprpriaidentidade produo de textos orais e escritos, Paraaproduodetextooraleescritanecessrioatentarse adequandoos aos diferentes contextos de paraosseguintesaspectos: Compreender os usosda lngua tornando produo temtica se leitores/escritores de gneros diversos interlocutores com condies de participarem de eventos Empregar os elementos que concorrem fonte(meiodepublicao) deletramentocomautonomiaeeficincia. para a progresso temtica e para a finalidade organizao e estruturao de textos intencionalidade (coeso e coerncia) dos gneros e tipos ideologia definidos informatividade situacionalidade Saber utilizar os diferentes discursos da temporalidade linguagem escrita necessrios para intertextualidade construodotexto elementos extralingsticos: entonao, expresses corporais,faciais,gestuais,pausas. Utilizar os recursos expressivos na construo de um texto, reconhecendo os Tipos de discursos (vozes do discurso, discurso direto, efeitosdesentidoproduzidos. discurso indireto, indireto livre) necessrios construo do texto. EIXO:ANLISELINGUSTICA:USOSDALNGUA COMPETNCIAS HABILIDADES CONTEDOSBSICOS/MINIMOS Usarosconhecimentosadquiridospormeio Reconhecer as estruturas e usos Verbos(casosespeciais),conjunoeinterjeio da anlise lingustica para expandir sua lingusticos com vistas ampliao da capacidadedeusodalinguagem,ampliando capacidadedeleituraeescrita Noesdesintaxe:Frase,oraoeperodo acapacidadedeanlisecrtica Utilizarse da norma padro da lngua Compreender e usar os sistemas portuguesa em situaes de comunicao simblicos das diferentes linguagens como adequadas meiosdeorganizaocognitivadarealidade pelaconstituiodesignificados,expresso, Relacionar classe de palavras sua comunicaoeinformao. funcionalidade.

3ANO1BIMESTRE EIXO:LEITURAEINTERLOCUO COMPETNCIAS HABILIDADES CONTEDOSBSICOS/MINIMOS SercapazdecompreendereusaraLngua Identificar aspectos referentes s Gnerostextuais:charge,notcia,crnicaeeditorial Portuguesa como lngua materna, geradora situaesdeproduodosgneros designificaoeintegradoradaorganizao Paraainterpretaotextualnecessrioatentarseparaos domundoedaprpriaidentidade Identificar os elementos que concorrem seguintesaspectos: para a progresso temtica e para a temtica Analisar, interpretar e aplicar recursos organizao e estruturao de textos interlocutores expressivos das linguagens, relacionando (coeso e coerncia) dos gneros e tipos fonte(meiodepublicao) textos com seus contextos, mediante a definidos finalidade natureza,funo,organizao,estruturadas intencionalidade manifestaes,deacordocomascondies Reconhecer, em textos de diferentes ideologia deproduoerecepo. gneros,marcasdevariaolingustica informatividade situacionalidade Identificar os recursos expressivos na temporalidade construo de um texto, reconhecendo os intertextualidade. efeitosdesentidoproduzidos Relaes de sentido e progresso textual: estudo de Reconhecerosusosdanormapadroda coernciaecoeso lngua portuguesa nas diferentes situaes decomunicao Dimenso social da linguagem: norma culta e variao lingustica. Relacionar as variedades lingusticas a situaesespecficasdeusosocial. EIXO:LITERATURAEOCONHECIMENTODESIMESMOEDOMUNDO COMPETNCIAS HABILIDADES CONTEDOSBSICOS/MINIMOS Compreender as relaes entre o texto Associartextoliterrioaestiloeacontexto PrModernismoVanguardasEuropeias literrioeocontextohistrico,social,poltico histricoculturaldapoca SemanadeArteModerna e cultural, valorizando a literatura como patrimnionacional Identificar categorias pertinentes para a Obra:TristefimdePolicarpoQuaresma,deLimaBarreto. anlise e interpretao do texto literrio e Aprimorar o conhecimento artstico e reconhecer os procedimentos de sua apropriarse dele a fim de desfrutlo com construo maiorfluidezeplenitude. Sistematizaroralmenteeporescritotextos descritivoanalticos sobre obras literrias degnerosdefinidos.

EIXO:APRTICADAPRODUODETEXTO:DAORALIDADEESCRITA COMPETNCIAS HABILIDADES CONTEDOSBSICOS/MINIMOS SercapazdecompreendereusaraLngua Utilizar os conhecimentos sobre as Gnerostextuais:charge,notcia,crnicaeeditorial Portuguesa como lngua materna, geradora particularidades dos diferentes gneros e designificaoeintegradoradaorganizao modos de organizao discursiva para a Para a produo de texto oral e escrita necessrio domundoedaprpriaidentidade produo de textos orais e escritos, atentarseparaosseguintesaspectos: adequandoos aos diferentes contextos de temtica Compreender os usosda lngua tornando produo interlocutores se leitores/escritores de gneros diversos fonte(meiodepublicao) com condies de participarem de eventos Empregar os elementos que concorrem finalidade deletramentocomautonomiaeeficincia. para a progresso temtica e para a intencionalidade organizao e estruturao de textos ideologia (coeso e coerncia) dos gneros e tipos informatividade definidos situacionalidade temporalidade Empregar os recursos expressivos na intertextualidade construo de um texto, reconhecendo os elementos extralingsticos: entonao, expresses efeitosdesentidoproduzidos corporais,faciais,gestuais,pausas. Utilizar da norma padro da lngua Paragrafao: tpico frasal, estrutura e tipos de portuguesa nas diferentes situaes de desenvolvimento comunicao Organizao textual: assunto, tema, ttulo, tese e argumento Utilizar em um texto os mecanismos lingusticos na construo de narraes, Sequncia textual: modo de organizao discursivo descriesedissertaes. narrativa,expositivaeargumentativa. EIXO:ANLISELINGUSTICA:USOSDALNGUA HABILIDADES CONTEDOSBSICOS/MINIMOS Reconhecer as estruturas e usos NovoAcordoOrtogrfico lingusticos com vistas ampliao da capacidadedeleituraeescrita Sintaxe:SujeitoePredicadotiposdeverbos Termossintticosdaorao Utilizarse da norma padro da lngua portuguesa em situaes de comunicao Morfossintaxe adequadas PerodoComposto:Coordenaonasoraesdotexto. Reconhecer as classificaes de oraes eseussentidosnaconstruodotexto.

COMPETNCIAS Usarosconhecimentosadquiridospormeio da anlise lingustica para expandir sua capacidadedeusodalinguagem,ampliando acapacidadedeanlisecrtica Compreender e usar os sistemas simblicos das diferentes linguagens como meiosdeorganizaocognitivadarealidade pelaconstituiodesignificados,expresso, comunicaoeinformao.

3ANO2BIMESTRE EIXO:LEITURAEINTERLOCUO COMPETNCIAS HABILIDADES CONTEDOSBSICOS/MINIMOS SercapazdecompreendereusaraLngua Identificar aspectos referentes s Gneros textuais: resumo, resenha, cartaao leitor eartigo Portuguesa como lngua materna, geradora situaesdeproduodosgneros deopinio designificaoeintegradoradaorganizao domundoedaprpriaidentidade Identificar os elementos que concorrem Paraainterpretaotextualnecessrioatentarseparaos para a progresso temtica e para a seguintesaspectos: Analisar, interpretar e aplicar recursos organizao e estruturao de textos temtica expressivos das linguagens, relacionando (coeso e coerncia) dos gneros e tipos interlocutores textos com seus contextos, mediante a definidos fonte(meiodepublicao) natureza,funo,organizao,estruturadas finalidade manifestaes,deacordocomascondies Reconhecer, em textos de diferentes intencionalidade deproduoerecepo. gneros,marcasdevariaolingustica ideologia informatividade Identificar os recursos expressivos na situacionalidade construo de um texto, reconhecendo os temporalidade efeitosdesentidoproduzidos. intertextualidade. Relaes de sentido e progresso textual: estudo de coernciaecoeso Recursosexpressivoseefeitosdesentido(ironiaouhumor decorrentedepontuao,dousodedeterminadapalavra,do usoderecursosortogrficos) EIXO:LITERATURAEOCONHECIMENTODESIMESMOEDOMUNDO COMPETNCIAS HABILIDADES CONTEDOSBSICOS/MINIMOS Compreender as relaes entre o texto Associartextoliterrioaestiloeacontexto Figurasdelinguagem,depensamentoedeconstruo literrioeocontextohistrico,social,poltico histricoculturaldapoca e cultural, valorizando a literatura como Modernismo no Brasil: 1 Gerao Modernista ousadia e patrimnionacional Identificar categorias pertinentes para a inovao anlise e interpretao do texto literrio e 2GeraoModernistapoesia Aprimorar o conhecimento artstico e reconhecer os procedimentos de sua apropriarse dele a fim de desfrutlo com construo Obras:Macunama,deMriodeAndrade maiorfluidezeplenitude. Algumapoesia,deCarlosDrummonddeAndrade Identificar,dentrodetextosemprosaeem verso, figuras de pensamento, de palavras LiteraturadoTocantins(caractersticas). econstruo Sistematizaroralmenteeporescritotextos descritivoanalticos sobre obras literrias degnerosdefinidos.

EIXO:APRTICADAPRODUODETEXTO:DAORALIDADEESCRITA COMPETNCIAS HABILIDADES CONTEDOSBSICOS/MINIMOS Ser capaz de empregar os diferentes Utilizar os conhecimentos sobre as Gneros textuais: resumo, resenha, cartaao leitor eartigo gneros textuais presentes em situaes de particularidades dos diferentes gneros e deopinio interao social, respeitando as diferentes modos de organizao discursiva para a manifestaesdalinguagem produo de textos orais e escritos, Para a produo de texto oral e escrita necessrio adequandoos aos diferentes contextos de atentarseparaosseguintesaspectos: Compreender os usosda lngua tornando produo temtica se leitores/escritores de gneros diversos interlocutores com condies de participarem de eventos Identificar os elementos que concorrem fonte(meiodepublicao) deletramentocomautonomiaeeficincia. para a progresso temtica e para a finalidade organizao e estruturao de textos intencionalidade (coeso e coerncia) dos gneros e tipos ideologia definidos informatividade situacionalidade Utilizar os recursos expressivos na temporalidade construo de um texto, reconhecendo os intertextualidade efeitosdesentidoproduzidos. elementos extralingusticos: entonao, expresses corporais,faciais,gestuais,pausas. Produzir textos de forma sinttica e com anlisecrtica. Organizaotextual:assunto,tema,titulo,tesee argumento Mecanismo de coeso (coeso referencial, recorrencial e seqencial) Coerncia textual (articulao, progresso temtica, no contradio). Parfrase. EIXO:ANLISELINGUSTICA:USOSDALNGUA HABILIDADES CONTEDOSBSICOS/MINIMOS Reconhecer as estruturas e usos Figurasdelinguagem,depensamentoedeconstruo lingusticos com vistas ampliao da Vciosdelinguagem(reviso) capacidadedeleituraeescrita PontuaoeAcentuao(reviso) Utilizarse da norma padro da lngua portuguesa em situaes de comunicao PerodoComposto:Subordinaonasoraesdotexto. adequadas

COMPETNCIAS Usarosconhecimentosadquiridospormeio da anlise lingustica para expandir sua capacidadedeusodalinguagem,ampliando acapacidadedeanlisecrtica

Compreender e usar os sistemas simblicos das diferentes linguagens como meiosdeorganizaocognitivadarealidade pelaconstituiodesignificados,expresso, Conhecer,dentrodetextosemprosaeem comunicaoeinformao. verso, figuras de pensamento, de palavras efnicas

Reconhecer as classificaes de oraes eseussentidosnaconstruodotexto. 3ANO3BIMESTRE EIXO:LEITURAEINTERLOCUO COMPETNCIAS HABILIDADES CONTEDOSBSICOS/MINIMOS SercapazdecompreendereusaraLngua Identificar aspectos referentes s Gneros textuais: correspondncia (carta familiar e Portuguesa como lngua materna, geradora situaesdeproduodosgneros comercial),poemasepeasteatrais. designificaoeintegradoradaorganizao domundoedaprpriaidentidade Identificar os elementos que concorrem Para a interpretao textual oral e escrita necessrio para a progresso temtica e para a atentarseparaosseguintesaspectos: temtica Analisar, interpretar e aplicar recursos organizao e estruturao de textos interlocutores expressivos das linguagens, relacionando (coeso e coerncia) dos gneros e tipos fonte(meiodepublicao) textos com seus contextos, mediante a definidos finalidade natureza,funo,organizao,estruturadas intencionalidade manifestaes,deacordocomascondies Identificar os recursos expressivos na ideologia deproduoerecepo. construo de um texto, reconhecendo os informatividade efeitosdesentidoproduzidos situacionalidade temporalidade Reconhecer, na construo do texto, intertextualidade. estratgias argumentativas para a sustentaodateseeoconvencimentodo Operadoresargumentativoseseusefeitosdesentido interlocutor. Estratgias argumentativas de desenvolvimento causa e consequncia,comparativos,exemplificaes,psecontra. EIXO:LITERATURAEOCONHECIMENTODESIMESMOEDOMUNDO COMPETNCIAS HABILIDADES CONTEDOSBSICOS/MINIMOS Compreender as relaes entre o texto Associartextoliterrioaestiloeacontexto Modernismo: 2 Gerao Modernista misticismo e literrioeocontextohistrico,social,poltico histricoculturaldapoca conscinciasocial(prosa) e cultural, valorizando a literatura como Identificar categorias pertinentes para a 3FaseModernistaRomancede1930 patrimnionacional anlise e interpretao do texto literrio e Aprimorar o conhecimento artstico e reconhecer os procedimentos de sua LiteraturadoTocantins(obraseautoresconhecidos) apropriarse dele a fim de desfrutlo com construo maiorfluidezeplenitude. Literaturaafrobrasileira(textosdatemtica) Reconhecer por meio de estudos comparativos, traos caracterizadores da Obra:VidasSecas,deGracilianoRamos. literatura tocantinense (em todos os gnerosemqueelasemanifesta) Sistematizaroralmenteeporescritotextos descritivoanalticos sobre obras literrias degnerosdefinidos.

EIXO:APRTICADAPRODUODETEXTO:DAORALIDADEESCRITA COMPETNCIAS HABILIDADES CONTEDOSBSICOS/MINIMOS SercapazdecompreendereusaraLngua Utilizar os conhecimentos sobre as Gneros textuais: peas teatrais, correspondncia (carta Portuguesa como lngua materna, geradora particularidades dos diferentes gneros e familiarecomercial). designificaoeintegradoradaorganizao modos de organizao discursiva para a domundoedaprpriaidentidade produo de textos orais e escritos, Para a produo de texto oral e escrita necessrio adequandoos aos diferentes contextos de atentarseparaosseguintesaspectos: Compreender os usosda lngua tornando produo temtica se leitores/escritores de gneros diversos interlocutores com condies de participarem de eventos Empregar os elementos que concorrem fonte(meiodepublicao) deletramentocomautonomiaeeficincia. para a progresso temtica e para a finalidade organizao e estruturao de textos intencionalidade (coeso e coerncia) dos gneros e tipos ideologia definidos informatividade situacionalidade Utilizar os recursos expressivos na temporalidade construo de um texto, reconhecendo os intertextualidade efeitosdesentidoproduzidos elementos extralingusticos: entonao, expresses corporais,faciais,gestuais,pausas. Empregar, na construo do texto, estratgias argumentativas para a Operadoresargumentativoseseusefeitosdesentido sustentaodateseeoconvencimentodo interlocutor. Estratgias argumentativas de desenvolvimento causa e consequncia,comparativos,exemplificaes,psecontra. EIXO:ANLISELINGUSTICA:USOSDALNGUA COMPETNCIAS HABILIDADES CONTEDOSBSICOS/MINIMOS Usarosconhecimentosadquiridospormeio Reconhecer as estruturas e usos da anlise lingustica para expandir sua lingusticos com vistas ampliao da Operadoresargumentativoseseusefeitosdesentido capacidadedeusodalinguagem,ampliando capacidadedeleituraeescrita acapacidadedeanlisecrtica Concordnciaverbalenominal. Utilizarse da norma padro da lngua Compreender e usar os sistemas portuguesa em situaes de comunicao simblicos das diferentes linguagens como adequadas meiosdeorganizaocognitivadarealidade pelaconstituiodesignificados,expresso, Saber utilizar os conectivos comunicaoeinformao. argumentativos.

3ANO4BIMESTRE EIXO:LEITURAEINTERLOCUO COMPETNCIAS HABILIDADES CONTEDOSBSICOS/MINIMOS SercapazdecompreendereusaraLngua Identificar aspectos referentes s Gneros textuais: cordel e correspondncia oficial Portuguesa como lngua materna, geradora situaesdeproduodosgneros (requerimento,declarao,procurao,entreoutras). designificaoeintegradoradaorganizao domundoedaprpriaidentidade Identificar os elementos que concorrem Paraainterpretaotextualnecessrioatentarseparaos paraaorganizaoeestruturaodetextos seguintesaspectos: Analisar, interpretar e aplicar recursos (coeso e coerncia) dos gneros e tipos temtica expressivos das linguagens, relacionando definidos interlocutores textos com seus contextos, mediante a fonte(meiodepublicao) natureza,funo,organizao,estruturadas Identificar os recursos expressivos na finalidade manifestaes,deacordocomascondies construo de um texto, reconhecendo os intencionalidade deproduoerecepo. efeitosdesentidoproduzidos ideologia informatividade Reconhecer, na construo do texto, situacionalidade estratgias argumentativas para a temporalidade sustentaodateseeoconvencimentodo intertextualidade. interlocutor. Estratgias argumentativas de desenvolvimento causa e consequncia,comparativos,exemplificaes,psecontra. EIXO:LITERATURAEOCONHECIMENTODESIMESMOEDOMUNDO COMPETNCIAS HABILIDADES CONTEDOSBSICOS/MINIMOS Compreender as relaes entre o texto Associartextoliterrioaestiloeacontexto PsModernismo literrioeocontextohistrico,social,poltico histricoculturaldapoca e cultural, valorizando a literatura como Obra:Laosdefamlia,deClariceLispector patrimnionacional Identificar categorias pertinentes para a anlise e interpretao do texto literrio e LiteraturaAfroBrasileira(contoseautores) Aprimorar o conhecimento artstico e reconhecer os procedimentos de sua apropriarse dele a fim de desfrutlo com construo Intertextualidade maiorfluidezeplenitude. Sistematizaroralmenteeporescritotextos LiteraturadoTocantins(revisoeobrasdevestibular). descritivoanalticos sobre obras literrias degnerosdefinidos. EIXO:APRTICADAPRODUODETEXTO:DAORALIDADEESCRITA COMPETNCIAS HABILIDADES CONTEDOSBSICOS/MINIMOS SercapazdecompreendereusaraLngua Utilizar os conhecimentos sobre as Gneros textuais: cordel e correspondncia oficial Portuguesa como lngua materna, geradora particularidades dos diferentes gneros e (requerimento,declarao,procurao,entreoutras) designificaoeintegradoradaorganizao modos de organizao discursiva para a domundoedaprpriaidentidade produo de textos orais e escritos, Para a produo de texto escrita e oral necessrio adequandoos aos diferentes contextos de atentarseparaosseguintesaspectos: Compreender os usosda lngua tornando produo temtica se leitores/escritores de gneros diversos interlocutores com condies de participarem de eventos Identificar os elementos que concorrem fonte(meiodepublicao)

deletramentocomautonomiaeeficincia.

paraaorganizaoeestruturaodetextos (coeso e coerncia) dos gneros e tipos definidos Utilizar os recursos expressivos na construo de um texto, reconhecendo os efeitosdesentidoproduzidos

Empregar, na construo do texto, estratgias argumentativas para a sustentaodateseeoconvencimentodo Estratgias argumentativas de desenvolvimento causa e interlocutor. consequncia,comparativos,exemplificaes,psecontra. EIXO:ANLISELINGUSTICA:USOSDALNGUA COMPETNCIAS HABILIDADES CONTEDOSBSICOS/MINIMOS Usarosconhecimentosadquiridospormeio Reconhecer as estruturas e usos Regnciaverbalenominal da anlise lingustica para expandir sua lingusticos com vistas ampliao da capacidadedeusodalinguagem,ampliando capacidadedeleituraeescrita Colocaopronominal acapacidadedeanlisecrtica Utilizarse da norma padro da lngua Usodacrase. Compreender e usar os sistemas portuguesa em situaes de comunicao simblicos das diferentes linguagens como adequadas meiosdeorganizaocognitivadarealidade pelaconstituiodesignificados,expresso, Reconheceroefeitodesentidodecorrente comunicaoeinformao. dousodapontuaoedeoutrasnotaes.

finalidade intencionalidade ideologia informatividade situacionalidade temporalidade intertextualidade elementos extralingusticos: entonao, expresses corporais,faciais,gestuais,pausas.

Вам также может понравиться