Вы находитесь на странице: 1из 42

Universidade Federal do Recncavo da Bahia Centro de Cincia Agrrias, Ambientais e Biolgicas Ncleo de Engenharia de gua e Solo Disciplina: CCA

039 - Irrigao e Drenagem

Relao Solo-gua
Prof. Vital Pedro da Silva Paz

2010

DEFINIO E COMPOSIO DO SOLO


Material poroso, constitudo de 3 fases: slidas, lquida e gasosa. Originado de rochas por processos de intemperizao. Serve de apoio fsico (sustentao), qumico e biolgico para o crescimento vegetal. Funciona como reservatrio de gua, essencial para o desenvolvimento vegetal e produo agrcola.

COMPOSIO VOLUMTRICA DO SOLO

FRAO SLIDA
Constitui de partculas classificadas de acordo com o tamanho mdio dos gros (partculas).

Areia: 2 0,02 mm

Silte: 0,02 0,002 mm

Argila: < 0,002 mm

FRAO SLIDA
TEXTURA DO SOLO = propores de areia, silte e argila. ESTRUTURA DO SOLO = arranjo das diversas partculas, juntamente com os efeitos cimentantes de materiais orgnicos e inorgnicos. Os materiais orgnicos slidos se constituem de resduos vegetais e animais, vivos e em decomposio, por exemplo, (hmus).

FRAO LQUIDA
gua, contendo minerais dissolvidos e materiais orgnicos solveis. Ocupa parte (ou quase o todo) do espao vazio entre as partculas slidas, dependendo da umidade do solo. A gua absorvida pelas plantas ou drenada para camadas mais profundas. Reposta pela chuva ou pela irrigao.

FRAO GASOSA
Constitui-se do ar do solo ou da atmosfera do solo, ocupando o espao poroso no ocupado pela gua. Esta uma poro importante do sistema solo, pois a maioria das plantas exige certa aerao do sistema radicular (exceo de plantas aquticas, como o arroz). Na composio qumica semelhante da atmosfera livre, junto superfcie do solo, diferenas quanto aos teores de O2 e CO2.

CARACTERSTICAS FSICAS DO SOLO

TEXTURA

ESTRUTURA

CARACTERSTICA FSICO-HDRICAS

TEXTURA DO SOLO
Distribuio das partculas de acordo com o tamanho. Envolve as propores relativas dos vrios tamanhos de partculas num dado solo: areia, silte e argila. A textura adquire importncia nas relaes solo-guaplanta por interferir na infiltrao, na evaporao e no suprimento de nutrientes.

TEXTURA DO SOLO
A textura pode dar uma idia a respeito da quantidade de gua a ser armazenada no solo. Solos com partculas grosseiras; timas propriedades quanto permeabilidade e arejamento; baixa capacidade de reteno de gua. Solos com partculas finas, boa ou satisfatria capacidade de reteno; permeabilidade e o arejamento reduzidos, prejudicando, o desenvolvimento das plantas.

TRINGULO TEXTURAL

ESTRUTURA DO SOLO
Arranjo das partculas e adeso de partculas menores na formao de agregados; arranjamento mtuo, orientao ou organizao das partculas. SOLTA = partculas se encontram completamente livres umas das outras. MACIA = partculas reunidas em grande nmero, formando grandes torres, AGREGADOS = condio intermediria, partculas reunidas em grnulos conhecidos por aglomerados.

COMPACTAO DO SOLO
Indiretamente ligada estrutura. Como o solo um material poroso, por compactao, a mesma massa de material slido pode ocupar um volume menor

ESTRUTURA DO SOLO
Altamente dinmica, varia muito no tempo, em resposta a mudanas nas condies naturais ou nas prticas de manejo do solo. Na superfcie, a estrutura afetada pelo preparo do solo e nos horizontes mais profundos, ela tpica para cada solo. Boa estrutura melhora a permeabilidade do solo gua, d melhores condies de aerao e penetrao de razes. Solo sem estrutura massivo, pesado para ser trabalhado, com problemas de penetrao de gua e de razes.

RELAES MASSA-VOLUME

RELAES MASSA-VOLUME
DENSIDADE DAS PARTCULAS

Ms 3 dp = ( g cm ) Vs
Pequena variao entre os solos Valor mdio: 2,65 g cm-3

RELAES MASSA-VOLUME
DENSIDADE GLOBAL

Ms dg = ( g cm 3 ) Vt
Bastante varivel dada a sua dependncia da textura, estrutura e grau de compacidade Solos arenosos 1,3 - 1,8 g cm-3 Solos argilosos 1,1 - 1,5 g cm-3

RELAES MASSA-VOLUME
POROSIDADE
Vporos V w + V a = = Vt Vt

Vt V s = Vt

dg 100 = 1 dp

Maior porosidade indica maior capacidade do solo em armazenar gua. A porosidade total ou volume total de poros no d indicao da distribuio de tamanho de poros.

RELAES MASSA-VOLUME
DENSIDADE GLOBAL E POROSIDADE
Classe Textural Argila Franco Areia dg (g cm-3) 1,00 1,25 1,25 1,40 1,40 1,80 (%) 61,5 52,8 52,8 47,2 47,2 32,1

RELAES MASSA-VOLUME

Determinao da densidade Amostra Indeformada.avi.avi

RELAES MASSA-VOLUME
UMIDADE Umidade base de massa ou gravimtrica (U): quantidade de gua que contm o solo em relao a massa de solo seco.

Mw 1 U= ( g g , %) Ms

RELAES MASSA-VOLUME
UMIDADE Umidade base de volume ou volumtrica (): a porcentagem de gua que contm o solo com relao ao volume de solo

Vw 3 3 = ( cm cm , %) Vt

RELAES MASSAMASSA-VOLUME
UMIDADE Umidade base de volume
Ms dg = ( g cm 3 ) Vt

Ms Vt = dg

dg Vw = = Vw Ms Ms dg

Mw = dg Ms

= U dg

RELAES MASSA-VOLUME
POROSIDADE LIVRE DA GUA: GUA Refere-se ao espao poroso total que ocupado pelo ar Tambm chamado de porosidade drenvel.

' =
GRAU DE SATURAO: SATURAO Refere-se quanto em relao ao espao poroso total ocupado pela gua.

S=

CICLO DA GUA NA AGRICULTURA

ARMAZENAMENTO DE GUA
dada por sua umidade e pode ser medida por uma altura de gua.

ARMAZENAMENTO DE GUA
gua gua
X

h
Y

Vt = x y z

Slidos Ar +Ar) (Slidos gua

Vw = x y h

=?

ARMAZENAMENTO DE GUA
gua

gua
Y

Vt = x y z V w = x y h

X
Z Slidos Ar gua

Vw xyh h = = = Vt xyz z

(Slidos +Ar)

h = z

Como o solo um reservatrio, quanto maior a profundidade (Z) maior a quantidade de gua armazenada (h).

ARMAZENAMENTO DE GUA
A quantidade de gua que se deve adicionar ao solo (h) para elevar sua umidade de i a f, ser:

h = h final hinicial

h = z ( f i )

possvel estimar a altura de gua consumida pela cultura ou a variao de umidade no perfil do solo.

DISPONIBILIDADE DE GUA DO SOLO PARA AS PLANTAS


SATURAO: Um solo est saturado quando todos os seus poros esto ocupados pela gua. CAPACIDADE DE CAMPO: A gua ocupa e est retida nos poros pequenos do solo e o ar ocupa grande parte do espao dos poros maiores. o limite superior de umidade. A quantidade de gua que pode reter um solo capacidade de campo depende da quantidade de microporos textura. Energia de reteno de gua na CC = -1/3atm.

DISPONIBILIDADE DE GUA DO SOLO PARA AS PLANTAS


LIMITES DE UMIDADE CAPACIDADE DE CAMPO: Marca o limite superior de gua no solo, prontamente disponvel s plantas PONTO DE MURCHA: Marca o limite inferior de aproveitamento da gua do solo pelas plantas.
R E S E R V A T R I O Limite Superior Limite Crtico

Limite Inferior

DISPONIBILIDADE DE GUA DO SOLO PARA AS PLANTAS


R E S E R V A T R I O Limite Superior

Limite Crtico

Limite inferior

DISPONIBILIDADE DE GUA DO SOLO PARA AS PLANTAS


CAPACIDADE DE CAMPO: Marca o limite superior de gua no solo, prontamente disponvel s plantas (CC.avi)

PONTO DE MURCHA: Marca o limite inferior de aproveitamento da gua do solo pelas plantas (PMP.avi)

DISPONIBILIDADE DE GUA (LIMITES DE UMIDADE)


R E S E R V A T R I O Limite Superior

Limite Crtico

T O T A L

Limite inferior

GUA DISPONVEL
Considerando os conceitos de capacidade de campo e ponto de murcha e, principalmente, entendendo ser o solo um reservatrio de gua para as plantas, pode-se expressar a quantidade de gua disponvel para uma dada profundidade corresponde profundidade efetiva do sistema radicular da cultura.

GUA DISPONVEL

DISPONIBILIDADE TOTAL DE GUA (DTA)


gua disponvel (AD), quantidade de gua que o solo pode armazenar, entre CC e PM, na camada de solo explorada pelas razes da cultura (Z).

DTA = ( CC pm ) Z
em que: DTA disponibilidade total de gua, Cm; cc umidade do solo capacidade de campo, cm3.cm-3; pm umidade do solo ao ponto de murcha, cm3.cm-3; Z - profundidade efetiva do sistema radicular, cm

DISPONIBILIDADE REAL DE GUA (DRA)


R E S E R V A T R I O Limite Superior
R E A L

Limite Crtico

R E S E R V A

Limite inferior

DISPONIBILIDADE REAL DE GUA (DRA)


Corresponde a uma reserva de gua disponvel que pode ser consumida sem que as plantas exeram esforo excessivo, sem que se configure dficit hdrico capaz de afetar a produo.

DRA = f DTA = f ( CC pm ) Z
em que: DRA disponibilidade real de gua, cm; f frao da disponibilidade total de gua que a planta pode utilizar, antes que se configure dficit hdrico,

DISPONIBILIDADE REAL DE GUA (DRA)


Fator/frao de disponibilidade - f A frao de disponibilidade ou de esgotamento de gua disponvel, depende: tipo de cultura tipo de solo magnitude da demanda evapotranspiromtrica da planta (clima). Doorenbos e Kassan (1979), valores de f em funo do grupo da cultura e da evapotranspirao mxima diria.

DISPONIBILIDADE REAL DE GUA (DRA)


Fator/frao de disponibilidade - f Grupo 1: cebola, arroz, alho, folhosas; Grupo 2: feijo, trigo, ervilha; Grupo 3: milho, girassol, tomate, batata; Grupo 4: algodo, amendoim, sorgo, soja, cana-deacar.
Grupo culturas 1 2 3 4 de 2 0,50 0,68 0,80 0,88 3 0,42 0,56 0,70 0,80 Evapotranspirao mxima ETm (mm dia-1) 4 0,35 0,48 0,60 0,70 5 0,30 0,40 0,50 0,60 6 0,25 0,35 0,45 0,55 7 0,22 0,32 0,42 0,50 8 0,22 0,28 0,38 0,45 9 0,20 0,25 0,35 0,42 10 0,18 0,22 0,30 0,40

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA E RECOMENDADA


BERNARDO, S. Manual de Irrigao. UFV-Imprensa Universitria,

Viosa-MG. 6 ed. 1995. 657p.


REICHARDT, K. A gua em sistemas agrcolas. So Paulo. Editora

Manole Ltda. 1990. 188p. KLAR, A. E. A gua no sistema solo-planta-atmosfera, 2 ed. So Paulo: Nobel, 1988. 408 p. REICHARDT, K. ; TIMM, L C . Solo, Planta e Atmosfera: conceitos, processos e aplicaes. 1a. ed. Barueri: Manole, 2004. v. 1. 478 p.

Вам также может понравиться