Вы находитесь на странице: 1из 24

16 Concurso de Credenciamento de Estagirios do Ministrio Pblico PROVA A 1 - Analise as afirmaes a seguir: l - funo institucional do Ministrio Pblico requisitar diligncias

as investigatrias e a instaurao de inqurito policial, indicados os fundamentos jurdicos de suas manifestaes processuais. lI - O Ministrio Pblico somente pode requisitar diligncias investigatrias e a instaurao de inqurito policial, aps prvia autorizao judicial. III - As funes do Ministrio Pblico s podem ser exercidas por integrantes da carreira, que devero residir na comarca da respectiva lotao, salvo autorizao do chefe da instituio. lV - O Conselho Nacional do Ministrio Pblico compe-se de vinte membros nomeados pelo Presidente da Repblica, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal, para um mandato de dois anos, admitida uma reconduo. So corretas as seguintes afirmaes: a) I e II. b) I,II,III e IV c) I e III d) II, III e IV 2 - Julgue as atribuies a seguir, com base nos dispositivos constitucionais que disciplinam o Ministrio Pblico. I - Promover, privativamente, a ao penal pblica, na forma da lei. II - Defender judicialmente os direitos e interesses das populaes indgenas. III - Promover o inqurito civil e a ao civil pblica, para a proteo do patrimnio pblico e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos. IV - Exercer a representao judicial e a consultoria jurdica de entidades pblicas. V - Expedir notificao nos procedimentos administrativos de sua competncia, requisitando informaes e documentos para instru-los, na forma da lei complementar. VI - Exercer o controle externo da atividade policial, na forma da lei complementar. Assinale a opo correta. a) Apenas trs itens esto certos. b) Apenas quatro itens esto certos. c) Apenas cinco itens esto certos. d) Todos itens esto certos. 3 - O Ministrio Pblico instituio permanente, essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis. Nesse sentido, marque com V as afirmaes verdadeiras e F as falsas. ( ) So princpios institucionais do Ministrio Pblico a unidade, a indivisibilidade e a independncia funcional. ( ) Ao Ministrio Pblico est assegurada autonomia funcional e administrativa,sendo incompetente, contudo, para propor ao Poder Legislativo a criao e extino de seus cargos e servios auxiliares.

( ) O Ministrio Pblico elaborar sua proposta oramentria fora dos limites estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias, vez que esta norma no aplicvel a tal instituio. ( ) A destituio do Procurador-Geral da Repblica, por iniciativa do Presidente da Repblica, dever ser precedida de autorizao da maioria absoluta, aps sesso conjunta do Congresso Nacional. A sequncia correta, de cima para baixo, : a) V, F, V e F b) V, F, F e V c) V, F, F e F d) F, V, V e V 4 - O membro do Ministrio Pblico integra um s rgo sob a direo de uma s chefia. Tal afirmativa relativa: a) ao princpio constitucional da indivisibilidade do Ministrio Pblico. b) ao princpio constitucional do Promotor Natural. c) ao princpio constitucional da unidade do Ministrio Pblico. d) a garantia da autonomia administrativa. 5 Entre os membros do Ministrio Pblico no pode haver subordinao hierrquica. Tal afirmativa reflete o seguinte princpio constitucional do Ministrio Pblico: a) Unidade. b) Especialidade. c) Independncia funcional. d) Indivisibilidade. 6 - No rgo da Administrao Superior do Ministrio Pblico: a) a Procuradoria-Geral de Justia. b) o Colgio de Procuradores de Justia. c) o Centro de Estudo e Aperfeioamento Funcional. d) o Conselho Superior do Ministrio Pblico. 7 - Sobre o Procurador-Geral de Justia correto afirmar que: a) o Chefe da Procuradoria-Geral de Justia e nomeado pelo Corregedor-Geral do Ministrio Pblico. b) o Chefe da Procuradoria-Geral de Justia e nomeado pelo Chefe do Poder Executivo. c) o Chefe dos Promotores de Justia e nomeado pelo Chefe do Poder Judicirio. d) o Chefe da Procuradoria-Geral de Justia e nomeado pelo Corregedor-Geral da Justia. 8 - A avaliao do desempenho do estagirio e a expedio do certificado correspondente compete ao (): a) Corregedoria-Geral do Ministrio Pblico. c) Procuradoria-Geral de Justia. c) Centro de Estudos e Aperfeioamento Funcional. d) Conselho Superior do Ministrio Pblico. 9 - No dever do estagirio: a) apresentar, trimestralmente, Corregedoria-Geral do Ministrio Pblico, relatrios de suas atividades.

b) comprovar, no incio de cada ano letivo, a renovao da matrcula em curso de graduao em Direito, bem como que no foi reprovado em mais de uma disciplina do currculo. c) declarar-se suspeito ou impedido, nos termos da lei. d) manter sigilo sobre fatos relevantes de que tiver conhecimento no exerccio das funes. 10 - As atribuies do Ministrio Pblico junto aos Tribunais, inclusive a de interpor recursos aos Tribunais Superiores, salvo aquelas privativas do Procurador-Geral de Justia, so exercidas pelos: a) Promotores de Justia. b) Procuradores de Justia. c) Procuradores do Estado. d) Integrantes do Conselho Superior do Ministrio Pblico. 11 - Culpa consciente aquela em que o agente: a) prev o resultado, porm no o aceita. b) prev o resultado, e o aceita. c) no prev o resultado, que era previsvel. d) prev o resultado, e no se importa com sua ocorrncia.

cumprir o crime projetado. Diante dessa hiptese, assinale a alternativa correta. a) O ajuste sempre caracteriza incio da execuo delitiva, respondendo os autores pelos atos praticados. b) O impedimento consumao do delito decorrente de situao que atingiu o executor do crime planejado enseja a responsabilizao do partcipe a empreitada por crime tentado. c) O ajuste, a instigao e o auxlio sempre so impunveis, ainda que os atos do delito projetado no tenham sido iniciados. d) O ajuste impunvel, se o crime no chega, pelo menos, a ser tentado.

14 - Considera-se reincidente o agente que comete: a) novo crime, depois de transitar em julgado a sentena que, no pas ou no estrangeiro, o tenha condenado por crime ou contraveno penal anterior. b) novo crime, depois de transitar em julgado a sentena que, no pas ou no estrangeiro, o tenha condenado por crime anterior. c) novo crime, ainda que pendente o trnsito em julgado da sentena que, no pas ou no estrangeiro, o tenha condenado por infrao penal anterior. d) novo crime, ainda que pendente o trnsito em julgado, apenas ao ru, da sentena que, no pas ou no estrangeiro, o tenha condenado por infrao penal anterior.

12 - Durante o repouso noturno de um grupo de pescadores, um dos integrantes se veste de animal feroz para assustar seus colegas. O agente, que pela primeira vez participava da pescaria, dispara arma de fogo pensando tratar-se de ataque de animal, porm atinge o companheiro brincalho, matando-o. Diante dessa hiptese, assinale a alternativa incorreta. a) A denominado erro de tipo aquele que recai sobre elemento constitutivo do tipo penal. b) O erro de tipo exclui sempre o dolo, tratando-se de causa excludente da tipicidade. c) O erro de tipo ser inescusvel, se qualquer pessoa, agindo com as cautelas necessrias e nas condies em que se viu o agente, adotaria a mesma conduta, excluindo, assim, apenas a culpa. d) O erro de tipo ser escusvel, se qualquer pessoa, agindo com as cautelas necessrias e nas condies em que se viu o agente, adotaria a mesma conduta, excluindo, assim, o dolo e a culpa.

15 - No constitui causa extintiva da punibilidade: a) a anistia, graa ou indulto. b) a retroatividade de lei que no mais considera o fato como criminoso. c) o casamento do agente com a vtima, nos crimes contra os costumes. d) a renncia do direito de queixa ou o perdo aceito, nos crimes de ao privada.

13 - A contrata B, mediante prvia entrega de quantia em dinheiro, para matar C. Durante o trajeto residncia da vtima, B atropelado e morre, sem

16 - Sobre as sentenas abaixo, correto afirmar que:

I Em respeito ao princpio da reserva legal, os tipos penais no podem ser criados por medida provisria. II Abolitio criminis ocorre quando uma lei posterior deixa de considerar um fato como criminoso. III A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, desde que no tenha havido coisa julgada. a) a assertiva III est incorreta e as demais esto corretas. b) a assertiva I est correta e as demais esto incorretas. c) as assertivas I, II e III esto corretas. d) as assertivas I, II e III esto incorretas.

a) o juzo de censura que o ordenamento jurdicopenal realiza sobre o autor do fato. b) dolo e culpa integram a culpabilidade. c) a ausncia da potencial conscincia da ilicitude d lugar ao erro de tipo. d) a coao fsica irresistvel exclui a culpabilidade.

20 - Sobre as sentenas abaixo, correto afirmar que: I O partcipe no realiza conduta descrita no tipo penal, mas sim uma atividade que contribui para a formao do delito. II A pluralidade de condutas, o liame subjetivo e a identidade de infrao para todos os participantes so requisitos do concurso de pessoas. III No h participao dolosa em crime culposo nem participao culposa em crime doloso. a) a assertiva I est correta e as demais esto incorretas. b) a assertiva III est incorreta e as demais esto corretas. c) as assertivas I, II e III esto corretas. d) as assertivas I, II e III esto incorretas. 21 - Sobre os direitos da personalidade, pode-se afirmar: I apenas a pessoa fsica e a pessoa jurdica podem se valer da proteo dos direitos da personalidade, que no se estende ao nascituro, porque ele no possui personalidade civil. II alm de intransmissveis e irrenunciveis, conforme expressamente estabelece o Cdigo Civil, os direitos da personalidade so: originrios (inatos ao ser humano), perptuos (alguns so post-mortem, outros ad eternum), extrapatrimoniais, incomunicveis, impenhorveis, oponveis erga omnes, e imprescritveis, no podendo o seu exerccio sofrer limitao voluntria, salvo nos casos previstos na lei. III - a violao dos direitos da personalidade de pessoa j falecida motivo para que apenas os seguintes herdeiros do de cujus, nessa ordem de preferncia, requeiram judicialmente a cessao da leso, assim como reclamar indenizao: os descendentes; na falta deles os ascendentes; na falta deles, o cnjuge sobrevivente. IV a vida privada das pessoas inviolvel, podendo o titular obter judicialmente as providncias necessrias para a preservao da sua intimidade. a) apenas I e II esto corretas. b) apenas II e IV esto corretas. c) apenas II e III esto corretas.

17 - A, querendo matar B, desfere nele golpes de faca e foge do local, pensando ter alcanado seu objetivo. Posteriormente, B socorrido por populares e sobrevive. s vsperas do julgamento, o pai de A procura B, propondo-lhe o ressarcimento das despesas efetuadas. Trata-se de: a) causa de diminuio da pena do arrependimento posterior. b) crime de homicdio tentado, sem a aplicao de causa de diminuio de pena e de circunstncia atenuante. c) circunstncia atenuante da pena. d) arrependimento eficaz, excluindo-se a tipicidade do delito contra a vida.

18 - Quanto legtima defesa, incorreto afirmar: a) quem aceita desafio para luta no age em legtima defesa. b) meios necessrios so os menos lesivos colocados disposio do defendente. c) causa excludente da antijuridicidade. d) no h medida para a repulsa injusta agresso, conferindo o Direito Penal uma espcie de carta branca ao inicialmente agredido.

19 - Quanto culpabilidade, correto afirmar que:

d) apenas III e IV esto corretas. 22 - Sobre a incapacidade, assinale a afirmao incorreta. a) Os portadores de enfermidade que retira completa ou parcialmente o discernimento somente podero ser considerados absoluta ou relativamente incapazes, respectivamente, mediante sentena judicial. b) Admite-se a convalidao do ato ou negcio realizado pelo relativamente incapaz, mas isso no possvel para o absolutamente incapaz, porque quem deve agir em seu nome, neste ltimo caso, o seu representante legal. c) O relativamente incapaz que desejar contrair matrimnio, sem autorizao dos seus pais, necessitar de suprimento judicial. d) Na falta do poder familiar, os incapazes por idade sero representados (na hiptese dos absolutamente incapazes) ou assistidos (no caso dos relativamente incapazes), por um curador; e os demais incapazes, por um tutor. 23 - Sobre a desconsiderao da personalidade jurdica, pode-se afirmar: a) A lei civil expressamente admite, em um desses casos: abuso de poder; desvio de finalidade social ou estatutria; ou, por fim, de confuso patrimonial. b) A lei civil expressamente admite, em um dos casos: abuso de poder; desvio da finalidade social ou estaturia; ou, por fim, pela prtica de ato ilcito ou de fraude lei. c) H desconsiderao da personalidade jurdica quando uma pessoa que no possui poderes para praticar atos ou negcios em nome dela assim procede. d) H desconsiderao da personalidade jurdica quando seu representante legal, previamente autorizado por deliberao assemblear, celebra negcios em seu prprio nome, mas em proveito dela. 24 - A respeito das fundaes e das associaes, o Ministrio Pblico Estadual: a) possui atribuio legal para velar pelas fundaes e associaes, desde a sua constituio, salvo se elas funcionarem no Distrito Federal ou Territrio, hiptese na qual a atribuio ser do Ministrio Pblico Federal. b) poder impedir a constituio da fundao, se o estatuto no tiver prazo fixado pelo instituidor para a sua elaborao. c) dever tomar as providncias cabveis para a constituio da fundao, se o estatuto fundacional no for elaborado no prazo fixado pelo instituidor. d) aprovar ou rejeitar a alterao do estatuto fundacional ou da associao, salvo nos casos em que a lei expressamente assim determina. 25 - Os negcios jurdicos devem ser interpretados: a) de acordo com a vontade das partes. b) conforme os usos do lugar de sua celebrao e a boa-f. c) de acordo com os interesses das partes. d) de acordo com os benefcios proporcionados s partes.

26 - Em relao fraude contra credores, assinale a afirmao incorreta: a) Os negcios de transmisso gratuita de bens podem ser anulados por qualquer credor cuja garantia se tornar insuficiente. b) S os credores que no eram ao tempo daqueles atos podem pleitear a anulao deles. c) Os negcios de transmisso gratuita devem ser praticados com o devedor j insolvente. d) A remisso de dvida poder ser anulada pelos credores quirografrios, como lesivos dos seus direitos. 27 - A nulidade do negcio jurdico simulado pode ser: a) alegada por qualquer interessado. b) alegada pelo Ministrio Pblico, quando lhe couber intervir. c) pronunciada pelo juiz, quando conhecer do negcio jurdico ou de seus efeitos e as encontrar provadas. d) todas as alternativas esto corretas. 28 - A pretenso para haver prestaes alimentares, a partir da data em que se vencerem, ocorre em: a) um ano. b) dois anos. c) trs meses. d) trs anos. 29 Podem ser admitidos como testemunhas: a) o interessado no litgio, o amigo ntimo ou inimigo capital das partes. b) a pessoa que tiver, pelo menos, dezesseis anos de idade. c) os cegos e surdos, quando a cincia do fato que se quer provar depende dos sentidos que lhes faltam. d) os colaterais at terceiro grau de alguma das partes, por consanguinidade ou afinidade. 30 - Sobre o objeto de direito, assinale a alternativa correta. I Considerados em si mesmos, a lei entende que so imveis, dentre outros: os materiais destinados construo, a hipoteca e o direito sucesso aberta. II - Considerados em si mesmos, a lei entende que so mveis, dentre outros: a energia com valor econmico, o penhor e o direito de autor. III - Produto o resultado obtido de forma no peridica a partir do bem principal, reduzindo sua quantidade em virtude de transformao, enquanto o fruto o resultado obtido sem reduo do bem principal. IV Pertena todo bem destinado a facilitar ou conservar o uso do bem principal, sem ser parte integrante dele. a) Apenas I, II e III esto corretas. b) Apenas I, III e IV esto corretas. c) Apenas II, III e IV esto corretas. d) Todas as afirmativas esto corretas. 31 - No conflito intertemporal de leis processuais correto afirmar que:

a) os Cdigos de Processo Civil e Processo Penal adotam o princpio do efeito imediato. b) somente o Cdigo de Processo Penal adota o princpio do efeito imediato. c) somente o Cdigo de Processo Civil adota o princpio do efeito imediato. d) o Cdigo de Processo Penal adota o princpio do efeito imediato, orientado pelo princpio da retroatividade benigna.

a) Os elementos constitutivos da ao so as partes, o pedido e a causa de pedir. b) A legitimao extraordinria consiste na possibilidade de algum, autorizado por lei, agindo em nome prprio, pleitear no processo direito alheio, seja como autor, seja como ru. c) As partes so, entre outros, pressupostos de existncia da relao processual. d) A pessoa, com 16 anos, reveste-se da plena capacidade processual.

32 - Em face do princpio da devoluo aplicado ao Processo Penal correto afirmar que: a) o Juiz de Direito, ao apreciar o pedido de arquivamento, exerce uma funo anmala. b) a fiscalizao exercida pelo Juiz de Direito, no que tange ao pedido de arquivamento formulado pelo Ministrio Pblico, ato tpico de jurisdio. c) o indeferimento, pelo Juiz de Direito, do pedido de arquivamento do inqurito policial e a remessa dos autos ao Procurador-Geral de Justia ato tpico de jurisdio porque o Promotor de Justia pode interpor recurso da deciso. d) o indeferimento, pelo Juiz de Direito, do pedido de arquivamento do inqurito policial ato tpico de jurisdio porque emanado de juiz togado.

35 - Em face da aplicao do princpio da durao razovel do processo na legislao brasileira, correto afirmar que: a) o princpio em exame passou a ser tratado explicitamente pela Constituio Federal, com o advento da Emenda Constitucional n 45, de 30 de dezembro de 2004. b) o princpio em exame est contido explicitamente nos Cdigos de Processo Penal e Processo Civil. c) o princpio em exame passou a fazer parte do ordenamento ptrio, com a criao da Corte Interamericana de Direitos Humanos. d) o princpio em exame est previsto explicitamente no Cdigo de Processo Penal e implicitamente na Constituio Federal.

33 - Assinale a alternativa correta. a) O Tribunal de Justia de So Paulo tem competncia originria para processar e julgar, nos crimes comuns, os Prefeitos Municipais e o Governador. b) O Tribunal de Justia de So Paulo tem competncia originria para apreciar crime de responsabilidade imputado ao Governador de So Paulo. c) O Superior Tribunal de Justia tem competncia originria para processar e julgar, nos crimes comuns, os Governadores dos Estados e os Juzes Federais. d) O Superior Tribunal de Justia tem competncia originria para processar e julgar, nos crimes comuns, os Governadores dos Estados. 36 - Considerando que o legislador processual penal optou pela teoria do resultado correto afirmar que: a) a competncia para o recebimento da denncia ou queixa ser sempre regida pelo local da infrao, no podendo ser modificada. b) a queixa ser sempre oferecida ao Juzo que exerce jurisdio no local em que foi praticado o delito de exclusiva ao privada. c) a queixa ser sempre oferecida ao Juzo que exerce a jurisdio no local em que reside o querelado. d) a queixa, ao contrrio da denncia, nos casos de exclusiva ao privada, poder ser oferecida no foro de domiclio ou da residncia do ru, ainda quando conhecido o lugar da infrao penal.

34 - Assinale a alternativa incorreta.

37 - Quanto ao princpio da motivao das decises correto afirmar que: a) est previsto implicitamente na Constituio Federal. b) est previsto explicitamente na Constituio Federal. c) est previsto to somente no Cdigo de Processo Civil. d) est previsto to somente no Cdigo de Processo Penal.

38 - No que tange s assertivas abaixo: I - A justa causa constitui condio implcita para o exerccio da ao penal. II - A justa causa constitui condio explcita para o exerccio da ao penal. III - A ausncia de justa causa acarreta a rejeio da denncia ou queixa. IV - A ausncia de justa causa implicar no trancamento do inqurito policial. a) as alternativas I e IV esto corretas. b) as alternativas II e III esto corretas. c) as alternativas II, III e IV esto corretas. d) as alternativas I, III e IV esto corretas. 39 - So pressupostos objetivos do recurso: a) recorribilidade da deciso, legitimao e singularidade do recurso. b) adequao, tempestividade e interesse. c) preparo do recurso, sucumbncia e motivao. d) tempestividade, adequao e recorribilidade da deciso. 40 - So princpios inerentes jurisdio: a) inafastabilidade, irredutibilidade de vencimentos e investidura. b) indelegabilidade, inrcia e juiz natural. c) inamovibilidade, aderncia ao territrio e competncia. d) vitaliciedade, investidura e inamovibilidade.

16 Concurso de Credenciamento de Estagirios do Ministrio Pblico PROVA B: 1 - Culpa consciente aquela em que o agente: a) prev o resultado, porm no o aceita. b) prev o resultado, e o aceita. c) no prev o resultado, que era previsvel. d) prev o resultado, e no se importa com sua ocorrncia.

2 - Durante o repouso noturno de um grupo de pescadores, um dos integrantes se veste de animal feroz para assustar seus colegas. O agente, que pela primeira vez participava da pescaria, dispara arma de fogo pensando tratar-se de ataque de animal, porm atinge o

companheiro brincalho, matando-o. Diante dessa hiptese, assinale a alternativa incorreta. a) O denominado erro de tipo aquele que recai sobre elemento constitutivo do tipo penal. b) O erro de tipo exclui sempre o dolo, tratando-se de causa excludente da tipicidade. c) O erro de tipo ser inescusvel, se qualquer pessoa, agindo com as cautelas necessrias e nas condies em que se viu o agente, adotaria a mesma conduta, excluindo, assim, apenas a culpa. d) O erro de tipo ser escusvel, se qualquer pessoa, agindo com as cautelas necessrias e nas condies em que se viu o agente, adotaria a mesma conduta, excluindo, assim, o dolo e a culpa.

d) novo crime, ainda que pendente o trnsito em julgado, apenas ao ru, da sentena que, no pas ou no estrangeiro, o tenha condenado por infrao penal anterior.

5 - No constitui causa extintiva da punibilidade: a) a anistia, graa ou indulto. b) a retroatividade de lei que no mais considera o fato como criminoso. c) o casamento do agente com a vtima, nos crimes contra os costumes. d) a renncia do direito de queixa ou o perdo aceito, nos crimes de ao privada.

3 - A contrata B, mediante prvia entrega de quantia em dinheiro, para matar C. Durante o trajeto residncia da vtima, B atropelado e morre, sem cumprir o crime projetado. Diante dessa hiptese, assinale a alternativa correta. a) O ajuste sempre caracteriza incio da execuo delitiva, respondendo os autores pelos atos praticados. b) O impedimento consumao do delito decorrente de situao que atingiu o executor do crime planejado enseja a responsabilizao do partcipe a empreitada por crime tentado. c) O ajuste, a instigao e o auxlio sempre so impunveis, ainda que os atos do delito projetado no tenham sido iniciados. d) O ajuste impunvel, se o crime no chega, pelo menos, a ser tentado.

6 - Sobre as sentenas abaixo, correto afirmar que: I Em respeito ao princpio da reserva legal, os tipos penais no podem ser criados por medida provisria. II Abolitio criminis ocorre quando uma lei posterior deixa de considerar um fato como criminoso. III A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, desde que no tenha havido coisa julgada. a) a assertiva III est incorreta e as demais esto corretas. b) a assertiva I est correta e as demais esto incorretas. c) as assertivas I, II e III esto corretas. d) as assertivas I, II e III esto incorretas.

4 - Considera-se reincidente o agente que comete: a) novo crime, depois de transitar em julgado a sentena que, no pas ou no estrangeiro, o tenha condenado por crime ou contraveno penal anterior. b) novo crime, depois de transitar em julgado a sentena que, no pas ou no estrangeiro, o tenha condenado por crime anterior. c) novo crime, ainda que pendente o trnsito em julgado da sentena que, no pas ou no estrangeiro, o tenha condenado por infrao penal anterior.

7 - A, querendo matar B, desfere nele golpes de faca e foge do local, pensando ter alcanado seu objetivo. Posteriormente, B socorrido por populares e sobrevive. s vsperas do julgamento, o pai de A procura B, propondo-lhe o ressarcimento das despesas efetuadas. Trata-se de: a) causa de diminuio da pena do arrependimento posterior. b) crime de homicdio tentado, sem a aplicao de causa de diminuio de pena e de circunstncia atenuante. c) circunstncia atenuante da pena.

d) arrependimento eficaz, excluindo-se a tipicidade do delito contra a vida.

8 - Quanto legtima defesa, incorreto afirmar: a) quem aceita desafio para luta no age em legtima defesa. b) meios necessrios so os menos lesivos colocados disposio do defendente. c) causa excludente da antijuridicidade. d) no h medida para a repulsa injusta agresso, conferindo o Direito Penal uma espcie de carta branca ao inicialmente agredido.

9 - Quanto culpabilidade, correto afirmar que: a) o juzo de censura que o ordenamento jurdicopenal realiza sobre o autor do fato. b) dolo e culpa integram a culpabilidade. c) a ausncia da potencial conscincia da ilicitude d lugar ao erro de tipo. d) a coao fsica irresistvel exclui a culpabilidade.

11 - Sobre os direitos da personalidade, pode-se afirmar: I apenas a pessoa fsica e a pessoa jurdica podem se valer da proteo dos direitos da personalidade, que no se estende ao nascituro, porque ele no possui personalidade civil. II alm de intransmissveis e irrenunciveis, conforme expressamente estabelece o Cdigo Civil, os direitos da personalidade so: originrios (inatos ao ser humano), perptuos (alguns so post-mortem, outros ad eternum), extrapatrimoniais, incomunicveis, impenhorveis, oponveis erga omnes, e imprescritveis, no podendo o seu exerccio sofrer limitao voluntria, salvo nos casos previstos na lei. III - a violao dos direitos da personalidade de pessoa j falecida motivo para que apenas os seguintes herdeiros do de cujus, nessa ordem de preferncia, requeiram judicialmente a cessao da leso, assim como reclamar indenizao: os descendentes; na falta deles, os ascendentes; na falta deles, o cnjuge sobrevivente. IV a vida privada das pessoas inviolvel, podendo o titular obter judicialmente as providncias necessrias para a preservao da sua intimidade. a) apenas I e II esto corretas. b) apenas II e IV esto corretas. c) apenas II e III esto corretas. d) apenas III e IV esto corretas. 12 - Sobre a incapacidade, assinale a afirmao incorreta. a) Os portadores de enfermidade que retira completa ou parcialmente o discernimento somente podero ser considerados absoluta ou relativamente incapazes, respectivamente, mediante sentena judicial. b) Admite-se a convalidao do ato ou negcio realizado pelo relativamente incapaz, mas isso no possvel para o absolutamente incapaz, porque quem deve agir em seu nome, neste ltimo caso, o seu representante legal. c) O relativamente incapaz que desejar contrair matrimnio, sem autorizao dos seus pais, necessitar de suprimento judicial. d) Na falta do poder familiar, os incapazes por idade sero representados (na hiptese dos absolutamente incapazes) ou assistidos (no caso dos relativamente incapazes), por um curador; e os demais incapazes, por um tutor. 13 - Sobre a desconsiderao da personalidade jurdica, pode-se afirmar: a) a lei civil expressamente admite, em um desses casos: abuso de poder; desvio de finalidade social ou estatutria; ou, por fim, de confuso patrimonial. b) a lei civil expressamente admite, em um dos casos: abuso de poder; desvio da finalidade social ou estaturia; ou, por fim, pela prtica de ato ilcito ou de fraude lei. c) h desconsiderao da personalidade jurdica quando uma pessoa que no possui poderes para praticar atos ou negcios em nome dela assim procede. d) h desconsiderao da personalidade jurdica quando seu representante legal, previamente autorizado

10 - Sobre as sentenas abaixo, correto afirmar que: I O partcipe no realiza conduta descrita no tipo penal, mas sim uma atividade que contribui para a formao do delito. II A pluralidade de condutas, o liame subjetivo e a identidade de infrao para todos os participantes so requisitos do concurso de pessoas. III No h participao dolosa em crime culposo nem participao culposa em crime doloso. a) a assertiva I est correta e as demais esto incorretas; b) a assertiva III est incorreta e as demais esto corretas. c) as assertivas I, II e III esto corretas. d) as assertivas I, II e III esto incorretas.

por deliberao assemblear, celebra negcios em seu prprio nome, mas em proveito dela. 14 - A respeito das fundaes e das associaes, o Ministrio Pblico Estadual: a) possui atribuio legal para velar pelas fundaes e associaes, desde a sua constituio, salvo se elas funcionarem no Distrito Federal ou Territrio, hiptese na qual a atribuio ser do Ministrio Pblico Federal. b) poder impedir a constituio da fundao, se o estatuto no tiver prazo fixado pelo instituidor para a sua elaborao. c) dever tomar as providncias cabveis para a constituio da fundao, se o estatuto fundacional no for elaborado no prazo fixado pelo instituidor. d) aprovar ou rejeitar a alterao do estatuto fundacional ou da associao, salvo nos casos em que a lei expressamente assim determina. 15 - Os negcios jurdicos devem ser interpretados: a) de acordo com a vontade das partes. b) conforme os usos do lugar de sua celebrao e a boa-f. c) de acordo com os interesses das partes. d) de acordo com os benefcios proporcionados s partes. 16 - Em relao fraude contra credores, assinale a afirmao incorreta. a) Os negcios de transmisso gratuita de bens podem ser anulados por qualquer credor cuja garantia se tornar insuficiente. b) S os credores que no eram ao tempo daqueles atos podem pleitear a anulao deles. c) Os negcios de transmisso gratuita devem ser praticados com o devedor j insolvente. d) A remisso de dvida poder ser anulada pelos credores quirografrios, como lesivos dos seus direitos. 17 - A nulidade do negcio jurdico simulado pode ser: a) alegada por qualquer interessado. b) alegada pelo Ministrio Pblico, quando lhe couber intervir. c) pronunciada pelo juiz, quando conhecer do negcio jurdico ou de seus efeitos e as encontrar provadas. d) todas as alternativas anteriores esto corretas. 18 - A pretenso para haver prestaes alimentares, a partir da data em que se vencerem, ocorre em: a) um ano. b) dois anos. c) trs meses. d) trs anos. 19 Podem ser admitidos como testemunhas: a) o interessado no litgio, o amigo ntimo ou inimigo capital das partes. b) a pessoa que tiver, pelo menos, dezesseis anos de idade. c) os cegos e surdos, quando a cincia do fato que se quer provar depende dos sentidos que lhes faltam. d) os colaterais at terceiro grau de alguma das partes, por consanguinidade ou afinidade.

20 - Sobre o objeto de direito, assinale a alternativa correta. I Considerados em si mesmos, a lei entende que so imveis, dentre outros: os materiais destinados construo, a hipoteca e o direito sucesso aberta. II - Considerados em si mesmos, a lei entende que so mveis, dentre outros: a energia com valor econmico, o penhor e o direito de autor. III - Produto o resultado obtido de forma no peridica a partir do bem principal, reduzindo sua quantidade em virtude de transformao, enquanto o fruto o resultado obtido sem reduo do bem principal. IV Pertena todo bem destinado a facilitar ou conservar o uso do bem principal, sem ser parte integrante dele. a) Apenas I, II e III esto corretas. b) Apenas I, III e IV esto corretas. c) Apenas II, III e IV esto corretas. d) Todas as afirmativas esto corretas. 21 - No conflito intertemporal de leis processuais correto afirmar que: a) os Cdigos de Processo Civil e Processo Penal adotam o princpio do efeito imediato. b) somente o Cdigo de Processo Penal adota o princpio do efeito imediato. c) somente o Cdigo de Processo Civil adota o princpio do efeito imediato. d) o Cdigo de Processo Penal adota o princpio do efeito imediato, orientado pelo princpio da retroatividade benigna.

22 - Em face do princpio da devoluo aplicado ao Processo Penal correto afirmar que: a) o Juiz de Direito, ao apreciar o pedido de arquivamento, exerce uma funo anmala. b) a fiscalizao exercida pelo Juiz de Direito, no que tange ao pedido de arquivamento formulado pelo Ministrio Pblico, ato tpico de jurisdio. c) o indeferimento, pelo Juiz de Direito, do pedido de arquivamento do inqurito policial e a remessa dos autos ao Procurador-Geral de Justia ato tpico de jurisdio porque o Promotor de Justia pode interpor recurso da deciso. d) o indeferimento, pelo Juiz de Direito, do pedido de arquivamento do inqurito policial ato tpico de jurisdio porque emanado de juiz togado.

23 - Assinale a alternativa correta. a) O Tribunal de Justia de So Paulo tem competncia originria para processar e julgar, nos crimes comuns, os Prefeitos Municipais e o Governador. b) O Tribunal de Justia de So Paulo tem competncia originria para apreciar crime de responsabilidade imputado ao Governador de So Paulo. c) O Superior Tribunal de Justia tem competncia originria para processar e julgar, nos crimes comuns, os Governadores dos Estados e os Juzes Federais. d) O Superior Tribunal de Justia tem competncia originria para processar e julgar, nos crimes comuns, os Governadores dos Estados.

26 - Considerando que o legislador processual penal optou pela teoria do resultado correto afirmar que: a) a competncia para o recebimento da denncia ou queixa ser sempre regida pelo local da infrao, no podendo ser modificada. b) a queixa ser sempre oferecida ao Juzo que exerce jurisdio no local em que foi praticado o delito de exclusiva ao privada. c) a queixa ser sempre oferecida ao Juzo que exerce a jurisdio no local em que reside o querelado. d) a queixa, ao contrrio da denncia, nos casos de exclusiva ao privada, poder ser oferecida no foro de domiclio ou da residncia do ru, ainda quando conhecido o lugar da infrao penal.

24 - Assinale a alternativa incorreta. a) Os elementos constitutivos da ao so as partes, o pedido e a causa de pedir. b) A legitimao extraordinria consiste na possibilidade de algum, autorizado por lei, agindo em nome prprio, pleitear no processo direito alheio, seja como autor, seja como ru. c) As partes so, entre outros, pressupostos de existncia da relao processual. d) A pessoa, com 16 anos, reveste-se da plena capacidade processual. 28 - No que tange s assertivas abaixo: 25 - Em face da aplicao do princpio da durao razovel do processo na legislao brasileira, correto afirmar que: a) o princpio em exame passou a ser tratado explicitamente pela Constituio Federal, com o advento da Emenda Constitucional n 45, de 30 de dezembro de 2004. b) o princpio em exame est contido explicitamente nos Cdigos de Processo Penal e Processo Civil. c) o princpio em exame passou a fazer parte do ordenamento ptrio, com a criao da Corte Interamericana de Direitos Humanos. d) o princpio em exame est previsto explicitamente no Cdigo de Processo Penal e implicitamente na Constituio Federal. I - A justa causa constitui condio implcita para o exerccio da ao penal. II - A justa causa constitui condio explcita para o exerccio da ao penal. III - A ausncia de justa causa acarreta a rejeio da denncia ou queixa. IV - A ausncia de justa causa implicar no trancamento do inqurito policial. a) as alternativas I e IV esto corretas. b) as alternativas II e III esto corretas. c) as alternativas II, III e IV esto corretas. d) as alternativas I, III e IV esto corretas. 27 - Quanto ao princpio da motivao das decises correto afirmar que: a) est previsto implicitamente na Constituio Federal. b) est previsto explicitamente na Constituio Federal. c) est previsto to somente no Cdigo de Processo Civil. d) est previsto to somente no Cdigo de Processo Penal.

10

29 - So pressupostos objetivos do recurso: a) recorribilidade da deciso, legitimao e singularidade do recurso. b) adequao, tempestividade e interesse. c) preparo do recurso, sucumbncia e motivao. d) tempestividade, adequao e recorribilidade da deciso. 30 - So princpios inerentes jurisdio: a) inafastabilidade, irredutibilidade de vencimentos e investidura. b) indelegabilidade, inrcia e juiz natural. c) inamovibilidade, aderncia ao territrio e competncia. d) vitaliciedade, investidura e inamovibilidade. 31 - Analise as afirmaes a seguir: l - funo institucional do Ministrio Pblico requisitar diligncias investigatrias e a instaurao de inqurito policial, indicados os fundamentos jurdicos de suas manifestaes processuais. lI - O Ministrio Pblico somente pode requisitar diligncias investigatrias e a instaurao de inqurito policial, aps prvia autorizao judicial. III - As funes do Ministrio Pblico s podem ser exercidas por integrantes da carreira, que devero residir na comarca da respectiva lotao, salvo autorizao do chefe da instituio. lV - O Conselho Nacional do Ministrio Pblico compe-se de vinte membros nomeados pelo Presidente da Repblica, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal, para um mandato de dois anos, admitida uma reconduo. So corretas as seguintes afirmaes: a) I e II. b) I,II,III e IV. c) I e III. d) II, III e IV. 32 - Julgue as atribuies a seguir, com base nos dispositivos constitucionais que disciplinam o Ministrio Pblico. I - Promover, privativamente, a ao penal pblica, na forma da lei. II - Defender judicialmente os direitos e interesses das populaes indgenas; III - Promover o inqurito civil e a ao civil pblica, para a proteo do patrimnio pblico e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos. IV - Exercer a representao judicial e a consultoria jurdica de entidades pblicas. V - Expedir notificao nos procedimentos administrativos de sua competncia, requisitando informaes e documentos para instru-los, na forma da lei complementar. VI - Exercer o controle externo da atividade policial, na forma da lei complementar. Assinale a opo correta. a) Apenas trs itens esto certos. b) Apenas quatro itens esto certos. c) Apenas cinco itens esto certos. d) Todos itens esto certos.

33 - O Ministrio Pblico instituio permanente, essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis. Nesse sentido, marque com V as afirmaes verdadeiras e F as falsas. ( ) So princpios institucionais do Ministrio Pblico a unidade, a indivisibilidade e a independncia funcional. ( ) Ao Ministrio Pblico est assegurada autonomia funcional e administrativa,sendo incompetente, contudo, para propor ao Poder Legislativo a criao e extino de seus cargos e servios auxiliares. ( ) O Ministrio Pblico elaborar sua proposta oramentria fora dos limites estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias, vez que esta norma no aplicvel a tal instituio. ( ) A destituio do Procurador-Geral da Repblica, por iniciativa do Presidente da Repblica, dever ser precedida de autorizao da maioria absoluta, aps sesso conjunta do Congresso Nacional. A sequncia correta, de cima para baixo, : a) V, F, V e F. b) V, F, F e V. c) V, F, F, F. d) F, V, V, V. 34 - O membro do Ministrio Pblico integra um s rgo sob a direo de uma s chefia. Tal afirmativa relativa: a) ao princpio constitucional da indivisibilidade do Ministrio Pblico. b) ao princpio constitucional do Promotor Natural. c) ao princpio constitucional da unidade do Ministrio Pblico. d) a garantia da autonomia administrativa. 35 Entre os membros do Ministrio Pblico no pode haver subordinao hierrquica. Tal afirmativa reflete o seguinte princpio constitucional do Ministrio Pblico: a) Unidade. b) Especialidade. c) Independncia funcional. d) Indivisibilidade. 36 - No rgo da Administrao Superior do Ministrio Pblico: a) a Procuradoria-Geral de Justia. b) o Colgio de Procuradores de Justia. c) o Centro de Estudo e Aperfeioamento Funcional. d) o Conselho Superior do Ministrio Pblico. 37 - Sobre o Procurador-Geral de Justia correto afirmar que: a) o Chefe da Procuradoria-Geral de Justia e nomeado pelo Corregedor-Geral do Ministrio Pblico. b) o Chefe da Procuradoria-Geral de Justia e nomeado pelo Chefe do Poder Executivo. c) o Chefe dos Promotores de Justia e nomeado pelo Chefe do Poder Judicirio. d) o Chefe da Procuradoria-Geral de Justia e nomeado pelo Corregedor-Geral da Justia.

11

38 - A avaliao do desempenho do estagirio e a expedio do certificado correspondente compete ao (): a) Corregedoria-Geral do Ministrio Pblico. c) Procuradoria-Geral de Justia. c) Centro de Estudos e Aperfeioamento Funcional. d) Conselho Superior do Ministrio Pblico. 39 - No dever do estagirio: a) apresentar, trimestralmente, Corregedoria-Geral do Ministrio Pblico, relatrios de suas atividades. b) comprovar, no incio de cada ano letivo, a renovao da matrcula em curso de graduao em Direito, bem como que no foi reprovado em mais de uma disciplina do currculo. c) declarar-se suspeito ou impedido, nos termos da lei. d) manter sigilo sobre fatos relevantes de que tiver conhecimento no exerccio das funes. 40 - As atribuies do Ministrio Pblico junto aos Tribunais, inclusive a de interpor recursos aos Tribunais Superiores, salvo aquelas privativas do Procurador-Geral de Justia, so exercidas pelos: a) Promotores de Justia. b) Procuradores de Justia. c) Procuradores do Estado. d) Integrantes do Conselho Superior do Ministrio Pblico. 16 Concurso de Credenciamento de Estagirios do Ministrio Pblico PROVA C 1 - No conflito intertemporal de leis processuais correto afirmar que: a) os Cdigos de Processo Civil e Processo Penal adotam o princpio do efeito imediato. b) somente o Cdigo de Processo Penal adota o princpio do efeito imediato. c) somente o Cdigo de Processo Civil adota o princpio do efeito imediato. d) o Cdigo de Processo Penal adota o princpio do efeito imediato, orientado pelo princpio da retroatividade benigna.

2 - Em face do princpio da devoluo aplicado ao Processo Penal correto afirmar que: a) o Juiz de Direito, ao apreciar o pedido de arquivamento, exerce uma funo anmala. b) a fiscalizao exercida pelo Juiz de Direito, no que tange ao pedido de arquivamento formulado pelo Ministrio Pblico, ato tpico de jurisdio. c) o indeferimento, pelo Juiz de Direito, do pedido de arquivamento do inqurito policial e a remessa dos autos ao Procurador-Geral de Justia ato tpico de jurisdio porque o Promotor de Justia pode interpor recurso da deciso. d) o indeferimento, pelo Juiz de Direito, do pedido de arquivamento do inqurito policial ato tpico de jurisdio porque emanado de juiz togado.

3 - Assinale a alternativa correta. a) O Tribunal de Justia de So Paulo tem competncia originria para processar e julgar, nos crimes comuns, os Prefeitos Municipais e o Governador.

12

b) O Tribunal de Justia de So Paulo tem competncia originria para apreciar crime de responsabilidade imputado ao Governador de So Paulo. c) O Superior Tribunal de Justia tem competncia originria para processar e julgar, nos crimes comuns, os Governadores dos Estados e os Juzes Federais. d) O Superior Tribunal de Justia tem competncia originria para processar e julgar, nos crimes comuns, os Governadores dos Estados.

a) a competncia para o recebimento da denncia ou queixa ser sempre regida pelo local da infrao, no podendo ser modificada. b) a queixa ser sempre oferecida ao Juzo que exerce jurisdio no local em que foi praticado o delito de exclusiva ao privada. c) a queixa ser sempre oferecida ao Juzo que exerce a jurisdio no local em que reside o querelado. d) a queixa, ao contrrio da denncia, nos casos de exclusiva ao privada, poder ser oferecida no foro de domiclio ou da residncia do ru, ainda quando conhecido o lugar da infrao penal.

4 - Assinale a alternativa incorreta. a) Os elementos constitutivos da ao so as partes, o pedido e a causa de pedir. b) A legitimao extraordinria consiste na possibilidade de algum, autorizado por lei, agindo em nome prprio, pleitear no processo direito alheio, seja como autor, seja como ru. c) As partes so, entre outros, pressupostos de existncia da relao processual. d) A pessoa, com 16 anos, reveste-se da plena capacidade processual.

7 - Quanto ao princpio da motivao das decises correto afirmar que: a) est previsto implicitamente na Constituio Federal. b) est previsto explicitamente na Constituio Federal. c) est previsto to somente no Cdigo de Processo Civil. d) est previsto to somente no Cdigo de Processo Penal.

5 - Em face da aplicao do princpio da durao razovel do processo na legislao brasileira, correto afirmar que: a) o princpio em exame passou a ser tratado explicitamente pela Constituio Federal, com o advento da Emenda Constitucional n 45, de 30 de dezembro de 2004. b) o princpio em exame est contido explicitamente nos Cdigos de Processo Penal e Processo Civil. c) o princpio em exame passou a fazer parte do ordenamento ptrio, com a criao da Corte Interamericana de Direitos Humanos. d) o princpio em exame est previsto explicitamente no Cdigo de Processo Penal e implicitamente na Constituio Federal.

8 - No que tange s assertivas abaixo: I - A justa causa constitui condio implcita para o exerccio da ao penal. II - A justa causa constitui condio explcita para o exerccio da ao penal. III - A ausncia de justa causa acarreta a rejeio da denncia ou queixa. IV - A ausncia de justa causa implicar no trancamento do inqurito policial. a) as alternativas I e IV esto corretas. b) as alternativas II e III esto corretas. c) as alternativas II, III e IV esto corretas. d) as alternativas I, III e IV esto corretas.

6 - Considerando que o legislador processual penal optou pela teoria do resultado correto afirmar que:

9 - So pressupostos objetivos do recurso: a) recorribilidade da deciso, legitimao singularidade do recurso. b) adequao, tempestividade e interesse. c) preparo do recurso, sucumbncia e motivao.

13

d) tempestividade, adequao e recorribilidade da deciso. 10 - So princpios inerentes jurisdio: a) inafastabilidade, irredutibilidade de vencimentos e investidura. b) indelegabilidade, inrcia e juiz natural. c) inamovibilidade, aderncia ao territrio e competncia. d) vitaliciedade, investidura e inamovibilidade. 11 - Culpa consciente aquela em que o agente: a) prev o resultado, porm no o aceita. b) prev o resultado, e o aceita. c) no prev o resultado, que era previsvel. d) prev o resultado, e no se importa com sua ocorrncia.

b) O impedimento consumao do delito decorrente de situao que atingiu o executor do crime planejado enseja a responsabilizao do partcipe a empreitada por crime tentado. c) O ajuste, a instigao e o auxlio sempre so impunveis, ainda que os atos do delito projetado no tenham sido iniciados. d) O ajuste impunvel, se o crime no chega, pelo menos, a ser tentado.

14 - Considera-se reincidente o agente que comete: a) novo crime, depois de transitar em julgado a sentena que, no pas ou no estrangeiro, o tenha condenado por crime ou contraveno penal anterior. b) novo crime, depois de transitar em julgado a sentena que, no pas ou no estrangeiro, o tenha condenado por crime anterior. c) novo crime, ainda que pendente o trnsito em julgado da sentena que, no pas ou no estrangeiro, o tenha condenado por infrao penal anterior. d) novo crime, ainda que pendente o trnsito em julgado, apenas ao ru, da sentena que, no pas ou no estrangeiro, o tenha condenado por infrao penal anterior.

12 - Durante o repouso noturno de um grupo de pescadores, um dos integrantes se veste de animal feroz para assustar seus colegas. O agente, que pela primeira vez participava da pescaria, dispara arma de fogo pensando tratar-se de ataque de animal, porm atinge o companheiro brincalho, matando-o. Diante dessa hiptese, assinale a alternativa incorreta. a) A denominado erro de tipo aquele que recai sobre elemento constitutivo do tipo penal. b) O erro de tipo exclui sempre o dolo, tratando-se de causa excludente da tipicidade. c) O erro de tipo ser inescusvel, se qualquer pessoa, agindo com as cautelas necessrias e nas condies em que se viu o agente, adotaria a mesma conduta, excluindo, assim, apenas a culpa. d) O erro de tipo ser escusvel, se qualquer pessoa, agindo com as cautelas necessrias e nas condies em que se viu o agente, adotaria a mesma conduta, excluindo, assim, o dolo e a culpa.

15 - No constitui causa extintiva da punibilidade: a) a anistia, graa ou indulto. b) a retroatividade de lei que no mais considera o fato como criminoso. c) o casamento do agente com a vtima, nos crimes contra os costumes. d) a renncia do direito de queixa ou o perdo aceito, nos crimes de ao privada.

13 - A contrata B, mediante prvia entrega de quantia em dinheiro, para matar C. Durante o trajeto residncia da vtima, B atropelado e morre, sem cumprir o crime projetado. Diante dessa hiptese, assinale a alternativa correta. a) O ajuste sempre caracteriza incio da execuo delitiva, respondendo os autores pelos atos praticados.

16 - Sobre as sentenas abaixo, correto afirmar que: I Em respeito ao princpio da reserva legal, os tipos penais no podem ser criados por medida provisria. II Abolitio criminis ocorre quando uma lei posterior deixa de considerar um fato como criminoso.

14

III A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, desde que no tenha havido coisa julgada. a) a assertiva III est incorreta e as demais esto corretas. b) a assertiva I est correta e as demais esto incorretas. c) as assertivas I, II e III esto corretas. d) as assertivas I, II e III esto incorretas.

c) a ausncia da potencial conscincia da ilicitude d lugar ao erro de tipo. d) a coao fsica irresistvel exclui a culpabilidade.

20 - Sobre as sentenas abaixo, correto afirmar que: I O partcipe no realiza conduta descrita no tipo penal, mas sim uma atividade que contribui para a formao do delito. II A pluralidade de condutas, o liame subjetivo e a identidade de infrao para todos os participantes so requisitos do concurso de pessoas. III No h participao dolosa em crime culposo nem participao culposa em crime doloso. a) a assertiva I est correta e as demais esto incorretas. b) a assertiva III est incorreta e as demais esto corretas. c) as assertivas I, II e III esto corretas. d) as assertivas I, II e III esto incorretas. 21 - Analise as afirmaes a seguir: l - funo institucional do Ministrio Pblico requisitar diligncias investigatrias e a instaurao de inqurito policial, indicados os fundamentos jurdicos de suas manifestaes processuais. lI - O Ministrio Pblico somente pode requisitar diligncias investigatrias e a instaurao de inqurito policial, aps prvia autorizao judicial. III - As funes do Ministrio Pblico s podem ser exercidas por integrantes da carreira, que devero residir na comarca da respectiva lotao, salvo autorizao do chefe da instituio. lV - O Conselho Nacional do Ministrio Pblico compe-se de vinte membros nomeados pelo Presidente da Repblica, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal, para um mandato de dois anos, admitida uma reconduo. So corretas as seguintes afirmaes: a) I e II. b) I,II,III e IV c) I e III d) II, III e IV 22 - Julgue as atribuies a seguir, com base nos dispositivos constitucionais que disciplinam o Ministrio Pblico. I - Promover, privativamente, a ao penal pblica, na forma da lei. II - Defender judicialmente os direitos e interesses das populaes indgenas.

17 - A, querendo matar B, desfere nele golpes de faca e foge do local, pensando ter alcanado seu objetivo. Posteriormente, B socorrido por populares e sobrevive. s vsperas do julgamento, o pai de A procura B, propondo-lhe o ressarcimento das despesas efetuadas. Trata-se de: a) causa de diminuio da pena do arrependimento posterior. b) crime de homicdio tentado, sem a aplicao de causa de diminuio de pena e de circunstncia atenuante. c) circunstncia atenuante da pena. d) arrependimento eficaz, excluindo-se a tipicidade do delito contra a vida.

18 - Quanto legtima defesa, incorreto afirmar: a) quem aceita desafio para luta no age em legtima defesa. b) meios necessrios so os menos lesivos colocados disposio do defendente. c) causa excludente da antijuridicidade. d) no h medida para a repulsa injusta agresso, conferindo o Direito Penal uma espcie de carta branca ao inicialmente agredido.

19 - Quanto culpabilidade, correto afirmar que: a) o juzo de censura que o ordenamento jurdicopenal realiza sobre o autor do fato. b) dolo e culpa integram a culpabilidade.

15

III - Promover o inqurito civil e a ao civil pblica, para a proteo do patrimnio pblico e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos. IV - Exercer a representao judicial e a consultoria jurdica de entidades pblicas. V - Expedir notificao nos procedimentos administrativos de sua competncia, requisitando informaes e documentos para instru-los, na forma da lei complementar. VI - Exercer o controle externo da atividade policial, na forma da lei complementar. Assinale a opo correta. a) Apenas trs itens esto certos. b) Apenas quatro itens esto certos. c) Apenas cinco itens esto certos. d) Todos itens esto certos. 23 - O Ministrio Pblico instituio permanente, essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis. Nesse sentido, marque com V as afirmaes verdadeiras e F as falsas. ( ) So princpios institucionais do Ministrio Pblico a unidade, a indivisibilidade e a independncia funcional. ( ) Ao Ministrio Pblico est assegurada autonomia funcional e administrativa,sendo incompetente, contudo, para propor ao Poder Legislativo a criao e extino de seus cargos e servios auxiliares. ( ) O Ministrio Pblico elaborar sua proposta oramentria fora dos limites estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias, vez que esta norma no aplicvel a tal instituio. ( ) A destituio do Procurador-Geral da Repblica, por iniciativa do Presidente da Repblica, dever ser precedida de autorizao da maioria absoluta, aps sesso conjunta do Congresso Nacional. A sequncia correta, de cima para baixo, : a) V, F, V e F b) V, F, F e V c) V, F, F e F d) F, V, V e V 24 - O membro do Ministrio Pblico integra um s rgo sob a direo de uma s chefia. Tal afirmativa relativa: a) ao princpio constitucional da indivisibilidade do Ministrio Pblico. b) ao princpio constitucional do Promotor Natural. c) ao princpio constitucional da unidade do Ministrio Pblico. d) a garantia da autonomia administrativa. 25 Entre os membros do Ministrio Pblico no pode haver subordinao hierrquica. Tal afirmativa reflete o seguinte princpio constitucional do Ministrio Pblico: a) Unidade. b) Especialidade. c) Independncia funcional. d) Indivisibilidade.

26 - No rgo da Administrao Superior do Ministrio Pblico: a) a Procuradoria-Geral de Justia. b) o Colgio de Procuradores de Justia. c) o Centro de Estudo e Aperfeioamento Funcional. d) o Conselho Superior do Ministrio Pblico. 27 - Sobre o Procurador-Geral de Justia correto afirmar que: a) o Chefe da Procuradoria-Geral de Justia e nomeado pelo Corregedor-Geral do Ministrio Pblico. b) o Chefe da Procuradoria-Geral de Justia e nomeado pelo Chefe do Poder Executivo. c) o Chefe dos Promotores de Justia e nomeado pelo Chefe do Poder Judicirio. d) o Chefe da Procuradoria-Geral de Justia e nomeado pelo Corregedor-Geral da Justia. 28 - A avaliao do desempenho do estagirio e a expedio do certificado correspondente compete ao (): a) Corregedoria-Geral do Ministrio Pblico. c) Procuradoria-Geral de Justia. c) Centro de Estudos e Aperfeioamento Funcional. d) Conselho Superior do Ministrio Pblico. 29 - No dever do estagirio: a) apresentar, trimestralmente, Corregedoria-Geral do Ministrio Pblico, relatrios de suas atividades. b) comprovar, no incio de cada ano letivo, a renovao da matrcula em curso de graduao em Direito, bem como que no foi reprovado em mais de uma disciplina do currculo. c) declarar-se suspeito ou impedido, nos termos da lei. d) manter sigilo sobre fatos relevantes de que tiver conhecimento no exerccio das funes. 30 - As atribuies do Ministrio Pblico junto aos Tribunais, inclusive a de interpor recursos aos Tribunais Superiores, salvo aquelas privativas do Procurador-Geral de Justia, so exercidas pelos: a) Promotores de Justia. b) Procuradores de Justia. c) Procuradores do Estado. d) Integrantes do Conselho Superior do Ministrio Pblico. 31 - Sobre os direitos da personalidade, pode-se afirmar: I apenas a pessoa fsica e a pessoa jurdica podem se valer da proteo dos direitos da personalidade, que no se estende ao nascituro, porque ele no possui personalidade civil. II alm de intransmissveis e irrenunciveis, conforme expressamente estabelece o Cdigo Civil, os direitos da personalidade so: originrios (inatos ao ser humano), perptuos (alguns so post-mortem, outros ad eternum), extrapatrimoniais, incomunicveis, impenhorveis, oponveis erga omnes, e imprescritveis, no podendo o seu exerccio sofrer limitao voluntria, salvo nos casos previstos na lei.

16

III - a violao dos direitos da personalidade de pessoa j falecida motivo para que apenas os seguintes herdeiros do de cujus, nessa ordem de preferncia, requeiram judicialmente a cessao da leso, assim como reclamar indenizao: os descendentes; na falta deles os ascendentes; na falta deles, o cnjuge sobrevivente. IV a vida privada das pessoas inviolvel, podendo o titular obter judicialmente as providncias necessrias para a preservao da sua intimidade. a) apenas I e II esto corretas. b) apenas II e IV esto corretas. c) apenas II e III esto corretas. d) apenas III e IV esto corretas. 32 - Sobre a incapacidade, assinale a afirmao incorreta. a) Os portadores de enfermidade que retira completa ou parcialmente o discernimento somente podero ser considerados absoluta ou relativamente incapazes, respectivamente, mediante sentena judicial. b) Admite-se a convalidao do ato ou negcio realizado pelo relativamente incapaz, mas isso no possvel para o absolutamente incapaz, porque quem deve agir em seu nome, neste ltimo caso, o seu representante legal. c) O relativamente incapaz que desejar contrair matrimnio, sem autorizao dos seus pais, necessitar de suprimento judicial. d) Na falta do poder familiar, os incapazes por idade sero representados (na hiptese dos absolutamente incapazes) ou assistidos (no caso dos relativamente incapazes), por um curador; e os demais incapazes, por um tutor. 33 - Sobre a desconsiderao da personalidade jurdica, pode-se afirmar: a) A lei civil expressamente admite, em um desses casos: abuso de poder; desvio de finalidade social ou estatutria; ou, por fim, de confuso patrimonial. b) A lei civil expressamente admite, em um dos casos: abuso de poder; desvio da finalidade social ou estaturia; ou, por fim, pela prtica de ato ilcito ou de fraude lei. c) H desconsiderao da personalidade jurdica quando uma pessoa que no possui poderes para praticar atos ou negcios em nome dela assim procede. d) H desconsiderao da personalidade jurdica quando seu representante legal, previamente autorizado por deliberao assemblear, celebra negcios em seu prprio nome, mas em proveito dela. 34 - A respeito das fundaes e das associaes, o Ministrio Pblico Estadual: a) possui atribuio legal para velar pelas fundaes e associaes, desde a sua constituio, salvo se elas funcionarem no Distrito Federal ou Territrio, hiptese na qual a atribuio ser do Ministrio Pblico Federal. b) poder impedir a constituio da fundao, se o estatuto no tiver prazo fixado pelo instituidor para a sua elaborao.

c) dever tomar as providncias cabveis para a constituio da fundao, se o estatuto fundacional no for elaborado no prazo fixado pelo instituidor. d) aprovar ou rejeitar a alterao do estatuto fundacional ou da associao, salvo nos casos em que a lei expressamente assim determina. 35 - Os negcios jurdicos devem ser interpretados: a) de acordo com a vontade das partes. b) conforme os usos do lugar de sua celebrao e a boa-f. c) de acordo com os interesses das partes. d) de acordo com os benefcios proporcionados s partes. 36 - Em relao fraude contra credores, assinale a afirmao incorreta: a) Os negcios de transmisso gratuita de bens podem ser anulados por qualquer credor cuja garantia se tornar insuficiente. b) S os credores que no eram ao tempo daqueles atos podem pleitear a anulao deles. c) Os negcios de transmisso gratuita devem ser praticados com o devedor j insolvente. d) A remisso de dvida poder ser anulada pelos credores quirografrios, como lesivos dos seus direitos. 37 - A nulidade do negcio jurdico simulado pode ser: a) alegada por qualquer interessado. b) alegada pelo Ministrio Pblico, quando lhe couber intervir. c) pronunciada pelo juiz, quando conhecer do negcio jurdico ou de seus efeitos e as encontrar provadas. d) todas as alternativas esto corretas. 38 - A pretenso para haver prestaes alimentares, a partir da data em que se vencerem, ocorre em: a) um ano. b) dois anos. c) trs meses. d) trs anos. 39 Podem ser admitidos como testemunhas: a) o interessado no litgio, o amigo ntimo ou inimigo capital das partes. b) a pessoa que tiver, pelo menos, dezesseis anos de idade. c) os cegos e surdos, quando a cincia do fato que se quer provar depende dos sentidos que lhes faltam. d) os colaterais at terceiro grau de alguma das partes, por consanguinidade ou afinidade. 40 - Sobre o objeto de direito, assinale a alternativa correta. I Considerados em si mesmos, a lei entende que so imveis, dentre outros: os materiais destinados construo, a hipoteca e o direito sucesso aberta. II - Considerados em si mesmos, a lei entende que so mveis, dentre outros: a energia com valor econmico, o penhor e o direito de autor. III - Produto o resultado obtido de forma no peridica a partir do bem principal, reduzindo sua quantidade em virtude de transformao, enquanto o

17

fruto o resultado obtido sem reduo do bem principal. IV Pertena todo bem destinado a facilitar ou conservar o uso do bem principal, sem ser parte integrante dele. a) Apenas I, II e III esto corretas. b) Apenas I, III e IV esto corretas. c) Apenas II, III e IV esto corretas. d) Todas as afirmativas esto corretas.

II alm de intransmissveis e irrenunciveis, conforme expressamente estabelece o Cdigo Civil, os direitos da personalidade so: originrios (inatos ao ser humano), perptuos (alguns so post-mortem, outros ad eternum), extrapatrimoniais, incomunicveis, impenhorveis, oponveis erga omnes, e imprescritveis, no podendo o seu exerccio sofrer limitao voluntria, salvo nos casos previstos na lei. III - a violao dos direitos da personalidade de pessoa j falecida motivo para que apenas os seguintes herdeiros do de cujus, nessa ordem de preferncia, requeiram judicialmente a cessao da leso, assim como reclamar indenizao: os descendentes; na falta deles os ascendentes; na falta deles, o cnjuge sobrevivente. IV a vida privada das pessoas inviolvel, podendo o titular obter judicialmente as providncias necessrias para a preservao da sua intimidade. a) apenas I e II esto corretas. b) apenas II e IV esto corretas. c) apenas II e III esto corretas. d) apenas III e IV esto corretas. 2 - Sobre a incapacidade, assinale a afirmao incorreta. a) Os portadores de enfermidade que retira completa ou parcialmente o discernimento somente podero ser considerados absoluta ou relativamente incapazes, respectivamente, mediante sentena judicial. b) Admite-se a convalidao do ato ou negcio realizado pelo relativamente incapaz, mas isso no possvel para o absolutamente incapaz, porque quem deve agir em seu nome, neste ltimo caso, o seu representante legal. c) O relativamente incapaz que desejar contrair matrimnio, sem autorizao dos seus pais, necessitar de suprimento judicial. d) Na falta do poder familiar, os incapazes por idade sero representados (na hiptese dos absolutamente incapazes) ou assistidos (no caso dos relativamente incapazes), por um curador; e os demais incapazes, por um tutor. 3 - Sobre a desconsiderao da personalidade jurdica, pode-se afirmar: a) A lei civil expressamente admite, em um desses casos: abuso de poder; desvio de finalidade social ou estatutria; ou, por fim, de confuso patrimonial. b) A lei civil expressamente admite, em um dos casos: abuso de poder; desvio da finalidade social ou estaturia; ou, por fim, pela prtica de ato ilcito ou de fraude lei. c) H desconsiderao da personalidade jurdica quando uma pessoa que no possui poderes para praticar atos ou negcios em nome dela assim procede. d) H desconsiderao da personalidade jurdica quando seu representante legal, previamente autorizado por deliberao assemblear, celebra negcios em seu prprio nome, mas em proveito dela. 4 - A respeito das fundaes e das associaes, o Ministrio Pblico Estadual:

16 Concurso de Credenciamento de Estagirios do Ministrio Pblico PROVA D 1 - Sobre os direitos da personalidade, pode-se afirmar: I apenas a pessoa fsica e a pessoa jurdica podem se valer da proteo dos direitos da personalidade, que no se estende ao nascituro, porque ele no possui personalidade civil.

18

a) possui atribuio legal para velar pelas fundaes e associaes, desde a sua constituio, salvo se elas funcionarem no Distrito Federal ou Territrio, hiptese na qual a atribuio ser do Ministrio Pblico Federal. b) poder impedir a constituio da fundao, se o estatuto no tiver prazo fixado pelo instituidor para a sua elaborao. c) dever tomar as providncias cabveis para a constituio da fundao, se o estatuto fundacional no for elaborado no prazo fixado pelo instituidor. d) aprovar ou rejeitar a alterao do estatuto fundacional ou da associao, salvo nos casos em que a lei expressamente assim determina. 5 - Os negcios jurdicos devem ser interpretados: a) de acordo com a vontade das partes. b) conforme os usos do lugar de sua celebrao e a boa-f. c) de acordo com os interesses das partes. d) de acordo com os benefcios proporcionados s partes. 6 - Em relao fraude contra credores, assinale a afirmao incorreta: a) Os negcios de transmisso gratuita de bens podem ser anulados por qualquer credor cuja garantia se tornar insuficiente. b) S os credores que no eram ao tempo daqueles atos podem pleitear a anulao deles. c) Os negcios de transmisso gratuita devem ser praticados com o devedor j insolvente. d) A remisso de dvida poder ser anulada pelos credores quirografrios, como lesivos dos seus direitos. 7 - A nulidade do negcio jurdico simulado pode ser: a) alegada por qualquer interessado. b) alegada pelo Ministrio Pblico, quando lhe couber intervir. c) pronunciada pelo juiz, quando conhecer do negcio jurdico ou de seus efeitos e as encontrar provadas. d) todas as alternativas esto corretas. 8 - A pretenso para haver prestaes alimentares, a partir da data em que se vencerem, ocorre em: a) um ano. b) dois anos. c) trs meses. d) trs anos. 9 Podem ser admitidos como testemunhas: a) o interessado no litgio, o amigo ntimo ou inimigo capital das partes. b) a pessoa que tiver, pelo menos, dezesseis anos de idade. c) os cegos e surdos, quando a cincia do fato que se quer provar depende dos sentidos que lhes faltam. d) os colaterais at terceiro grau de alguma das partes, por consanguinidade ou afinidade. 10 - Sobre o objeto de direito, assinale a alternativa correta.

I Considerados em si mesmos, a lei entende que so imveis, dentre outros: os materiais destinados construo, a hipoteca e o direito sucesso aberta. II - Considerados em si mesmos, a lei entende que so mveis, dentre outros: a energia com valor econmico, o penhor e o direito de autor. III - Produto o resultado obtido de forma no peridica a partir do bem principal, reduzindo sua quantidade em virtude de transformao, enquanto o fruto o resultado obtido sem reduo do bem principal. IV Pertena todo bem destinado a facilitar ou conservar o uso do bem principal, sem ser parte integrante dele. a) Apenas I, II e III esto corretas. b) Apenas I, III e IV esto corretas. c) Apenas II, III e IV esto corretas. d) Todas as afirmativas esto corretas. 11 - Analise as afirmaes a seguir: l - funo institucional do Ministrio Pblico requisitar diligncias investigatrias e a instaurao de inqurito policial, indicados os fundamentos jurdicos de suas manifestaes processuais. lI - O Ministrio Pblico somente pode requisitar diligncias investigatrias e a instaurao de inqurito policial, aps prvia autorizao judicial. III - As funes do Ministrio Pblico s podem ser exercidas por integrantes da carreira, que devero residir na comarca da respectiva lotao, salvo autorizao do chefe da instituio. lV - O Conselho Nacional do Ministrio Pblico compe-se de vinte membros nomeados pelo Presidente da Repblica, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal, para um mandato de dois anos, admitida uma reconduo. So corretas as seguintes afirmaes: a) I e II. b) I,II,III e IV c) I e III d) II, III e IV 12 - Julgue as atribuies a seguir, com base nos dispositivos constitucionais que disciplinam o Ministrio Pblico. I - Promover, privativamente, a ao penal pblica, na forma da lei. II - Defender judicialmente os direitos e interesses das populaes indgenas. III - Promover o inqurito civil e a ao civil pblica, para a proteo do patrimnio pblico e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos. IV - Exercer a representao judicial e a consultoria jurdica de entidades pblicas. V - Expedir notificao nos procedimentos administrativos de sua competncia, requisitando informaes e documentos para instru-los, na forma da lei complementar. VI - Exercer o controle externo da atividade policial, na forma da lei complementar. Assinale a opo correta. a) Apenas trs itens esto certos.

19

b) Apenas quatro itens esto certos. c) Apenas cinco itens esto certos. d) Todos itens esto certos. 13 - O Ministrio Pblico instituio permanente, essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis. Nesse sentido, marque com V as afirmaes verdadeiras e F as falsas. ( ) So princpios institucionais do Ministrio Pblico a unidade, a indivisibilidade e a independncia funcional. ( ) Ao Ministrio Pblico est assegurada autonomia funcional e administrativa,sendo incompetente, contudo, para propor ao Poder Legislativo a criao e extino de seus cargos e servios auxiliares. ( ) O Ministrio Pblico elaborar sua proposta oramentria fora dos limites estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias, vez que esta norma no aplicvel a tal instituio. ( ) A destituio do Procurador-Geral da Repblica, por iniciativa do Presidente da Repblica, dever ser precedida de autorizao da maioria absoluta, aps sesso conjunta do Congresso Nacional. A sequncia correta, de cima para baixo, : a) V, F, V e F b) V, F, F e V c) V, F, F e F d) F, V, V e V 14 - O membro do Ministrio Pblico integra um s rgo sob a direo de uma s chefia. Tal afirmativa relativa: a) ao princpio constitucional da indivisibilidade do Ministrio Pblico. b) ao princpio constitucional do Promotor Natural. c) ao princpio constitucional da unidade do Ministrio Pblico. d) a garantia da autonomia administrativa. 15 Entre os membros do Ministrio Pblico no pode haver subordinao hierrquica. Tal afirmativa reflete o seguinte princpio constitucional do Ministrio Pblico: a) Unidade. b) Especialidade. c) Independncia funcional. d) Indivisibilidade. 16 - No rgo da Administrao Superior do Ministrio Pblico: a) a Procuradoria-Geral de Justia. b) o Colgio de Procuradores de Justia. c) o Centro de Estudo e Aperfeioamento Funcional. d) o Conselho Superior do Ministrio Pblico. 17 - Sobre o Procurador-Geral de Justia correto afirmar que: a) o Chefe da Procuradoria-Geral de Justia e nomeado pelo Corregedor-Geral do Ministrio Pblico. b) o Chefe da Procuradoria-Geral de Justia e nomeado pelo Chefe do Poder Executivo.

c) o Chefe dos Promotores de Justia e nomeado pelo Chefe do Poder Judicirio. d) o Chefe da Procuradoria-Geral de Justia e nomeado pelo Corregedor-Geral da Justia. 18 - A avaliao do desempenho do estagirio e a expedio do certificado correspondente compete ao (): a) Corregedoria-Geral do Ministrio Pblico. c) Procuradoria-Geral de Justia. c) Centro de Estudos e Aperfeioamento Funcional. d) Conselho Superior do Ministrio Pblico. 19 - No dever do estagirio: a) apresentar, trimestralmente, Corregedoria-Geral do Ministrio Pblico, relatrios de suas atividades. b) comprovar, no incio de cada ano letivo, a renovao da matrcula em curso de graduao em Direito, bem como que no foi reprovado em mais de uma disciplina do currculo. c) declarar-se suspeito ou impedido, nos termos da lei. d) manter sigilo sobre fatos relevantes de que tiver conhecimento no exerccio das funes. 20 - As atribuies do Ministrio Pblico junto aos Tribunais, inclusive a de interpor recursos aos Tribunais Superiores, salvo aquelas privativas do Procurador-Geral de Justia, so exercidas pelos: a) Promotores de Justia. b) Procuradores de Justia. c) Procuradores do Estado. d) Integrantes do Conselho Superior do Ministrio Pblico. 21 - No conflito intertemporal de leis processuais correto afirmar que: a) os Cdigos de Processo Civil e Processo Penal adotam o princpio do efeito imediato. b) somente o Cdigo de Processo Penal adota o princpio do efeito imediato. c) somente o Cdigo de Processo Civil adota o princpio do efeito imediato. d) o Cdigo de Processo Penal adota o princpio do efeito imediato, orientado pelo princpio da retroatividade benigna.

22 - Em face do princpio da devoluo aplicado ao Processo Penal correto afirmar que: a) o Juiz de Direito, ao apreciar o pedido de arquivamento, exerce uma funo anmala. b) a fiscalizao exercida pelo Juiz de Direito, no que tange ao pedido de arquivamento formulado pelo Ministrio Pblico, ato tpico de jurisdio.

20

c) o indeferimento, pelo Juiz de Direito, do pedido de arquivamento do inqurito policial e a remessa dos autos ao Procurador-Geral de Justia ato tpico de jurisdio porque o Promotor de Justia pode interpor recurso da deciso. d) o indeferimento, pelo Juiz de Direito, do pedido de arquivamento do inqurito policial ato tpico de jurisdio porque emanado de juiz togado.

b) o princpio em exame est contido explicitamente nos Cdigos de Processo Penal e Processo Civil. c) o princpio em exame passou a fazer parte do ordenamento ptrio, com a criao da Corte Interamericana de Direitos Humanos. d) o princpio em exame est previsto explicitamente no Cdigo de Processo Penal e implicitamente na Constituio Federal.

23 - Assinale a alternativa correta. a) O Tribunal de Justia de So Paulo tem competncia originria para processar e julgar, nos crimes comuns, os Prefeitos Municipais e o Governador. b) O Tribunal de Justia de So Paulo tem competncia originria para apreciar crime de responsabilidade imputado ao Governador de So Paulo. c) O Superior Tribunal de Justia tem competncia originria para processar e julgar, nos crimes comuns, os Governadores dos Estados e os Juzes Federais. d) O Superior Tribunal de Justia tem competncia originria para processar e julgar, nos crimes comuns, os Governadores dos Estados.

26 - Considerando que o legislador processual penal optou pela teoria do resultado correto afirmar que: a) a competncia para o recebimento da denncia ou queixa ser sempre regida pelo local da infrao, no podendo ser modificada. b) a queixa ser sempre oferecida ao Juzo que exerce jurisdio no local em que foi praticado o delito de exclusiva ao privada. c) a queixa ser sempre oferecida ao Juzo que exerce a jurisdio no local em que reside o querelado. d) a queixa, ao contrrio da denncia, nos casos de exclusiva ao privada, poder ser oferecida no foro de domiclio ou da residncia do ru, ainda quando conhecido o lugar da infrao penal.

24 - Assinale a alternativa incorreta. a) Os elementos constitutivos da ao so as partes, o pedido e a causa de pedir. b) A legitimao extraordinria consiste na possibilidade de algum, autorizado por lei, agindo em nome prprio, pleitear no processo direito alheio, seja como autor, seja como ru. c) As partes so, entre outros, pressupostos de existncia da relao processual. d) A pessoa, com 16 anos, reveste-se da plena capacidade processual. 27 - Quanto ao princpio da motivao das decises correto afirmar que: a) est previsto implicitamente na Constituio Federal. b) est previsto explicitamente na Constituio Federal. c) est previsto to somente no Cdigo de Processo Civil. d) est previsto to somente no Cdigo de Processo Penal.

28 - No que tange s assertivas abaixo: 25 - Em face da aplicao do princpio da durao razovel do processo na legislao brasileira, correto afirmar que: a) o princpio em exame passou a ser tratado explicitamente pela Constituio Federal, com o advento da Emenda Constitucional n 45, de 30 de dezembro de 2004. I - A justa causa constitui condio implcita para o exerccio da ao penal. II - A justa causa constitui condio explcita para o exerccio da ao penal. III - A ausncia de justa causa acarreta a rejeio da denncia ou queixa.

21

IV - A ausncia de justa causa implicar no trancamento do inqurito policial. a) as alternativas I e IV esto corretas. b) as alternativas II e III esto corretas. c) as alternativas II, III e IV esto corretas. d) as alternativas I, III e IV esto corretas. 29 - So pressupostos objetivos do recurso: a) recorribilidade da deciso, legitimao e singularidade do recurso. b) adequao, tempestividade e interesse. c) preparo do recurso, sucumbncia e motivao. d) tempestividade, adequao e recorribilidade da deciso. 30 - So princpios inerentes jurisdio: a) inafastabilidade, irredutibilidade de vencimentos e investidura. b) indelegabilidade, inrcia e juiz natural. c) inamovibilidade, aderncia ao territrio e competncia. d) vitaliciedade, investidura e inamovibilidade. 31 - Culpa consciente aquela em que o agente: a) prev o resultado, porm no o aceita. b) prev o resultado, e o aceita. c) no prev o resultado, que era previsvel. d) prev o resultado, e no se importa com sua ocorrncia.

d) O erro de tipo ser escusvel, se qualquer pessoa, agindo com as cautelas necessrias e nas condies em que se viu o agente, adotaria a mesma conduta, excluindo, assim, o dolo e a culpa.

33 - A contrata B, mediante prvia entrega de quantia em dinheiro, para matar C. Durante o trajeto residncia da vtima, B atropelado e morre, sem cumprir o crime projetado. Diante dessa hiptese, assinale a alternativa correta. a) O ajuste sempre caracteriza incio da execuo delitiva, respondendo os autores pelos atos praticados. b) O impedimento consumao do delito decorrente de situao que atingiu o executor do crime planejado enseja a responsabilizao do partcipe a empreitada por crime tentado. c) O ajuste, a instigao e o auxlio sempre so impunveis, ainda que os atos do delito projetado no tenham sido iniciados. d) O ajuste impunvel, se o crime no chega, pelo menos, a ser tentado.

34 - Considera-se reincidente o agente que comete: a) novo crime, depois de transitar em julgado a sentena que, no pas ou no estrangeiro, o tenha condenado por crime ou contraveno penal anterior. b) novo crime, depois de transitar em julgado a sentena que, no pas ou no estrangeiro, o tenha condenado por crime anterior. c) novo crime, ainda que pendente o trnsito em julgado da sentena que, no pas ou no estrangeiro, o tenha condenado por infrao penal anterior. d) novo crime, ainda que pendente o trnsito em julgado, apenas ao ru, da sentena que, no pas ou no estrangeiro, o tenha condenado por infrao penal anterior.

32 - Durante o repouso noturno de um grupo de pescadores, um dos integrantes se veste de animal feroz para assustar seus colegas. O agente, que pela primeira vez participava da pescaria, dispara arma de fogo pensando tratar-se de ataque de animal, porm atinge o companheiro brincalho, matando-o. Diante dessa hiptese, assinale a alternativa incorreta. a) A denominado erro de tipo aquele que recai sobre elemento constitutivo do tipo penal. b) O erro de tipo exclui sempre o dolo, tratando-se de causa excludente da tipicidade. c) O erro de tipo ser inescusvel, se qualquer pessoa, agindo com as cautelas necessrias e nas condies em que se viu o agente, adotaria a mesma conduta, excluindo, assim, apenas a culpa.

35 - No constitui causa extintiva da punibilidade: a) a anistia, graa ou indulto. b) a retroatividade de lei que no mais considera o fato como criminoso.

22

c) o casamento do agente com a vtima, nos crimes contra os costumes. d) a renncia do direito de queixa ou o perdo aceito, nos crimes de ao privada.

c) causa excludente da antijuridicidade. d) no h medida para a repulsa injusta agresso, conferindo o Direito Penal uma espcie de carta branca ao inicialmente agredido.

36 - Sobre as sentenas abaixo, correto afirmar que: I Em respeito ao princpio da reserva legal, os tipos penais no podem ser criados por medida provisria. II Abolitio criminis ocorre quando uma lei posterior deixa de considerar um fato como criminoso. III A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, desde que no tenha havido coisa julgada. a) a assertiva III est incorreta e as demais esto corretas. b) a assertiva I est correta e as demais esto incorretas. c) as assertivas I, II e III esto corretas. d) as assertivas I, II e III esto incorretas.

39 - Quanto culpabilidade, correto afirmar que: a) o juzo de censura que o ordenamento jurdicopenal realiza sobre o autor do fato. b) dolo e culpa integram a culpabilidade. c) a ausncia da potencial conscincia da ilicitude d lugar ao erro de tipo. d) a coao fsica irresistvel exclui a culpabilidade.

40 - Sobre as sentenas abaixo, correto afirmar que: I O partcipe no realiza conduta descrita no tipo penal, mas sim uma atividade que contribui para a formao do delito. II A pluralidade de condutas, o liame subjetivo e a identidade de infrao para todos os participantes so requisitos do concurso de pessoas. III No h participao dolosa em crime culposo nem participao culposa em crime doloso. a) a assertiva I est correta e as demais esto incorretas. b) a assertiva III est incorreta e as demais esto corretas. c) as assertivas I, II e III esto corretas. d) as assertivas I, II e III esto incorreta

37 - A, querendo matar B, desfere nele golpes de faca e foge do local, pensando ter alcanado seu objetivo. Posteriormente, B socorrido por populares e sobrevive. s vsperas do julgamento, o pai de A procura B, propondo-lhe o ressarcimento das despesas efetuadas. Trata-se de: a) causa de diminuio da pena do arrependimento posterior. b) crime de homicdio tentado, sem a aplicao de causa de diminuio de pena e de circunstncia atenuante. c) circunstncia atenuante da pena. d) arrependimento eficaz, excluindo-se a tipicidade do delito contra a vida.

38 - Quanto legtima defesa, incorreto afirmar: a) quem aceita desafio para luta no age em legtima defesa. b) meios necessrios so os menos lesivos colocados disposio do defendente.

23

24

Вам также может понравиться