Вы находитесь на странице: 1из 6

O PROGRAMA (PARADIGMA) DOS ANNALES FACE AOS EVENTOS DA HISTRIA. (...

..) o termo paradigma pode ser usado em dois sentidos: o sociolgico, com o significado de um conjunto de crenas,valores e tcnicas comuns a um grupo que pratica um mesmo tipo de conhecimento ;e o filosfico ,como um elemento isolado do conjunto anterior,isto ,como as solues concretas de enigmas que, empregadas como modelos e exemplos,legitimam a cincia normal e as revolues cientficas.Uma comunidade cientfica o que define um paradigma no sentido sociolgico: um grupo de indivduos que praticam certa especialidade cientfica,que tiveram uma formao e uma iniciao profissional semelhantes,assimilaram a mesma literatura tcnica ,obtiveram os mesmos ensinamentos.(pg.67). (...)o paradigma dos Annales ,criao original dos franceses, o estruturalfuncionalista .Para Stoianovith , os Annales ,em todas as trs geraes,teriam sido os criadores e os praticantes talentosos desse paradigma ,que ele procurar caracteriza em sua obra.(pg.69). (...) A mudana no vivida como progresso ,como uma nova funo,aspecto de um processo de estruturao,desestruturao e reestruturao.(pg.69). (...) O paradigma dos Annales seria, ento, uma sntese desse duplo aspecto da experincia fixa e mvel,autrquica e interdependente: O paradigma dos Annales consiste na pesquisa sobre o modo como funciona o sistema dado de uma sociedade em suas mltiplas dimenses,temporal,espacial,humana,social, econmica ,cultural, acontecimento [...]Faz a anlise entre parte e todo e no entre antecedente e consequente[...]pesquisa as vrias funes da comunicao ,inclusive a simblica e inconsciente.(Stoianovitch,1976,p.236-7) (pg.69). (...)Os Annales ,apesar da sua vivacidade ,nunca constituram uma escola no sentido estrito,isto , um modelo de pensamento fechado em si mesmo(1972).(pg.70). (...) Os defensores do esprito dos Annales costumam justificar uma continuidade,apesar da descontinuidade entre trs geraes,pela fidelidade dos ltimos ao desejo de Febvre e Braudel de manter a histria sempre aberta histria efetiva e aos movimentos da histria da cincia.(pg.71). (...) a histria teria se dotado de vrios paradigmas,pois as cincias sociais so mltiplas,apesar de ter em comum a objetivao do social.(pg.72). (...) O tempo histrico da historiografia tradicional ainda estava sob a influncia de certa filosofia,mesmo quando pretendia ser cientfico, e ignorava o evento intelectual da passagem do sculo: a perspectiva das cincias sociais.(pg.73). (...) confronto ,s havia dois caminhos para a Histria : ou mantinha sua velha forma e pedia seu espao institucional para os novos paradigmas das cincias sociais,ou adotaria esses paradigmas,traduzindo-os para o discurso especificamente histrico.O confronto de paradigma inclui ,aqui ,trs atores:os historiadores tradicionais,os cientistas sociais e os historiadores que vo aceitar as propostas.(pg.74).

(...) os Annales significaram um progresso, no sentido das revolues cientficas de Kuhn, no em direo verdade da histria,mas a uma compreenso mais detalhada do processo histrico,mais ampla e que inclua, dando-lhe outro significado, a compreenso anterior.(pg.74 e 75). (...)uma metamorfose na memoria coletiva dos homens ,segundo outra durao ,outra concepo do mundo e da sua evoluo.(1988,p.24).Le Goff revela, finalmente, a hiptese maior que gostaramos de sustentar: os Annales produziram uma descontinuidade , realizaram uma mudana substancial ,porque apresentaram, sob o signo das cincias sociais , outra concepo do tempo histrico, outra noo de durao e de conhecimento da durao.(pg.75). (...)formam um meio relaxado e aberto ,no tendo formado no passado uma escola esprito ,uma orientao ,uma tendncia(Reis , 1994a,p.12;Reis,200).(pg.76) (...) A historiografia tradicional pode ser chamada de histria normal no inicio do sculo ; a mudana substancial que o programa dos Annales realizou pode ser chamada de revoluo cientfica e a luta que exigiu a implementao desse programa pode ser descrita como confronto de paradigmas , em um sentido menos preciso do termo.(pg.77) (...) O programa proposto pelos fundadores consistia fundamentalmente no seguinte : a interdisciplinaridade , a mudana dos objetos da pesquisa ,que passavam a ser as estruturas econmico social-mental , a mudana na estrutura da explicaocompreenso em histria , a mudana no conceito de fonte histrica e , sobretudo , embasando todas as propostas anteriores , a mudana do conceito de tempo histrico, que agora consiste ,fundamentalmente ,na superao estrutural do evento.(pg.78)

A Interdisciplinaridade : Histria e Cincia Sociais ; Histria-Cincia Social. (...)a mudana fundamental que os Annales produziram foi a adeso ao ponto de vista das cincias sociais.(pg.78). (...)Foucault considera que as cincias humanas ,pertencendo episteme moderna ,possuem nela um lugar especial : existem nos interstcios do triedro de saberes que a constitui : Matemtica / Biologia -Economia- Filosofia.(pg.79 e 80). (..)as cincias humanas so um meta -conhecimento do triedro dos saberes que constituem a episteme moderna ; os Annales poderiam ser um meta -conhecimento das cincias sociais posio ,assim com a das cincias humanas l ,privilegiada e perigosa.(pg.80). (...)O que unificava essas tendncias era um ponto de vista comum,o das cincias sociais : estudo de massas, coletividades ,separao do sujeito do seu sujeito, a superao do evento pela abordagem estrutural , a nfase em fatos repetitivos, comportamentos constantes , o uso de fontes seriais , a quantificao ,o estudo de causas impessoais. Os Annales tendiam sociografia , economia , demografia , etnografia.(pg.81). (...) A histria,diz-se, fragmentou-se em infinitas historias de...que no convergem para aquela anunciada viso global do homem social.(LEIS ANNALES,1989).(pg.82).

(...) Os Annales consideravam ser o momento de ser repensar a interdisciplinaridade tal como a propuseram os fundadores e como a praticaram os seguidores at ento.(pg.82)

Novos objetos: Economia,sociedades,civilizaes (...) Os objetivos do conhecimento recusados: a poltica,as relaes exteriores dos Estados nacionais,as guerras e a biografia de seus grandes lderes. Os Annales recusaram ,fundamentalmente ,a histria poltica ,que era a histria a servio dos Estados nacionais : seus heris,suas batalhas ,sua diplomacia,suas pretenses imperialistas. Febvre critica a preferncia positivista pelo poltico: Poltica primeiro!.(pg.83 e 84). (...) A histria poltica era psicologia ,elitista,biogrfica,qualitativa;visava ao particular, ao individual e ao singular;era narrativa ,ideolgica,partidria.Era a histria das aes conscientes dos grandes indivduos.(pg.84). Os Annales tiveram trs nomes.Na primeira fase da revista,os novos objetos que apareceram esto relacionados s alianas da historia com a economia ,a sociologia,geografia e a demografia.(pg.85). (...) na primeira fase,o desdobramento futuro da escola :j se fala de demografia,urbanismo,famlia,Unio Europeia,historia das tcnicas,crise do socialismo,bancos e histria financeira. A nfase recai sobre assuntos econmico sociais e geoistricos.(pg.86). A partir de 1946 , a revista mudou de nome e ganhou outro campo de objetos de experimentao : civilizaes.(pg.86). (...) Cada civilizao ligada a um espao mais ou menos estvel,que constitui um lote de possibilidades e de dados.Resultado da aliana com a sociologia ,a histria social considerar como civilizao a estrutura social mesma ,mas sem confundir civilizao e sociedade: para a histria social , a civilizao possui um tempo mais longo,que ultrapassa o de uma realidade social dada.(pg.87). O que se percebe nessa lista de temas tratados pelos membros e colaboradores da revista ,em suas trs fases, : (a) as diversas alianas que a histria fez com as cincias sociais em cada uma de suas fases; (b) a imensa ampliao do campo de pesquisas do historiador ;(c) a influncia do presente na tematizao do passado e at mesmo sua presena como tema;(d) o desaparecimento da histria poltica;(d) o desaparecimento da histria poltica;(e) o desengajamento poltico-partidrio da histria dos Annales.(pg.90). (...) A histria poltica no ser mais moral e psicolgica,mas sociolgica e praxiolgica.(pg.91).] (...) A vida material no possui o clculo ,a racionalizao,a estruturao,a sistematizao e o tempo rpido da vida econmica e social dos andares superiores,da economia de mercado e da especulao capitalista. A vida material feita de faits divers e no de eventos:gestos,palavras,produo e consumo,tcnicas e culturas centenrias.(pg.93).

A estruturada explicao- compreenso Em Histria :Histria problema e ou Histria Global O conceito de cincia do sculo XIX era definido pela relao que se concebia que as cincias humanas e naturais mantivessem.(pg.93). (...)Os positivistas procuravam as leis da evoluo social ;os neopositivistas deixaro de lado esse evolucionismo,mas ainda procuraro leis,regularidades do tipo das da fsica.Para eles, a lgica das cincias naturais no incompatvel com a lgica das cincias sociais. Sociedade e natureza seriam realidades duras,determinadas,coisas que se pode abordar emprica e quantitativamente.Histria e natureza no seriam constitudas de fatos isolados e dispersos, mas seriam ordens determinadas por leis gerais(pg.94). (...) A histria seria uma cincia de individualidades,com significados e valores,isto ,oposto da cincia natural.Seu mtodo de conhecimento seria o da compreenso.(pg.94). (...) O marxismo,embora seja um mtodo original,poderia ser tratado como um modelo mdio entre o nomolgico e o hermenutico.(pg.94 e 95). (...) Na realidade ,h paradigmas cada subgrupo ou membro isolado opta por um por outro aspecto dos modelos disponveis.(pg.96 e 97). (...) h uma ligao profunda entre a terceira e a primeira geraes ,pois as trs utilizaram todas as estratgias de conhecimento,desde que o objeto o permitisse.O que variar a importncia ,o peso de um grupo de estratgias em cada poca.O que faz a ponte entre as trs geraes so duas posies fundamentais e permanentes: a adoo do ponto de vista das cincias sociais e a prtica da interdisciplinaridade.(pg.97). (...) as cincias humanas no tem necessidade de renunciar a sua originalidade ou ter vergonha dela para ser uma cincias.(1974,p.29-30).(pg.98). (...) O individuo s pode ser compreendido na sua estrutura social,que e construda racionalmente, observvel empiricamente e explicvel causalmente;o objeto do historiador so os homens,suas significaes ,intenes e aes ,que devem ser compreendidas,mas em seus grupos,em seus modos concretos e repetitivos de comportamento, nas normas sociais.(pg.99). (...) Braudel pretendeu construir um sistema de sistemasuma estrutura suprema o que estava acima de suas possibilidades e ningum quis acompanha-lo, exceto,talvez Leroy Laudirie e Chaunu ,que tentaram igualmente uma historia global.(pg.99). (...) O projeto de uma historia global foi abandonado e passa-se a ambio de uma historia geral. A terceira gerao,inspirando-se na analise de Foucault , falara de uma histria geral: elaborao de sries e limites ,desnveis ,defasagens,especificidades cronolgicas e sua articulao em sries de sries,quadros seriais que religariam,hierarquizando,sries particulares.A pesquisa da descontinuidade se impem sobre a pesquisa continuidade.Entretanto mesmo essa historia geral,que seria uma continuidade parcial no pode ser atingida .A historia multiplica suas curiosidades,tudo se torna histrico e nada se liga a nada. Resultado: a fragmentao a especializao extrema do objeto de anlise.(pg.100).

(...) A terceira gerao teria realizado e radicalizado o projeto inicial, pois hoje, problematiza e estuda tudo e no mais o todo.(pg.101). (...) A segunda gerao procurou realizar os dois projetos, pela geoistria braudeliana e pela histria quantitativa dos historiadores econmicos e demogrficos;a terceira gerao recusar a histria global e s atingir ,em uma perspectiva mais pessimista,uma fragmentao extrema da histria e ,em uma perspectiva mais otimista,a radicalizao do projeto inicial da histria problema.(pg.102). (...) A histria antes de tudo uma arte literria ,pois existe concretamente atravs de um discurso ,cuja forma essencial.(pg.103). O que sustentava a euforia cientificista da segunda gerao era a quantificao serial. A terceira gerao reconhecia os limites dessa histria serial.(pg.103). (...) A histria serial ,nesse domnio,seria redutora e reificante, pois supe que os objetos culturais se do na documentao repetida,pronta a ser cortada e elaborada tecnicamente. A srie foi substituda pelo evento ! O evento uma entrada para a estrutura social.(pg.104).

A LEGITIMIDADE INTELECTUAL E SOCIAL DA HISTRIA (...) a histria constituidora da cultura ocidental.(pg.107). (...) O espetculo das atividades humanas seduz a imaginao.(pg.108). (...) A histria para Bloch toca, portanto , em primeiro lugar a sensibilidade e a inteligncia.(pg.108). (...) a histria se reduzisse a esse prazer de conhecer o outro e de se reconhecer nele ,um tal investimento material e em capacidades humanas valeria a pena.(pg.108). (...) O conhecimento histrico ,portanto , legtimo por diversas razes : (a) porque uma marca principal da civilizao ocidental. (b) O conhecimento histrico um prazer,o prazer do conhecimento do outro,a curiosidade de conhecer situaes que ele viveu , o que ele sentiu,como sobreviveu,como morreu; (c) O conhecimento histrico tem uma legitimidade intelectual. (d) O conhecimento histrico possui uma legitimidade social.(pg.109 e 110). (...) O conhecimento histrico ensina a diferenciar as duraes ,as vidas; ensina a dvida metdica,a crtica da informao,a anlise lcida da informao tendenciosa. A histria ensina a complexidade do real,sua diversidade,suas especificidades (Duby e Lardreau,1980, p.188-9).(pg.111). (...) a histria o conhecimento das condies histricas de toda ao , o conhecimento da durao e ,portanto,fundamento de toda criao no tempo.(pg.111).

(...) o saber histrico transforma o passado em meio de liberao do presente.(pg.111). (...) A histria seria uma atividade intelectual gratuita.Um conhecimento sem fins polticos ,ticos ou lucrativos,um conhecimento inofensivo: ela desvaloriza,tira a paixo,mostra que a histria de nossa ptria to entediante como a dos estrangeiros.(pg.112). (...) a legitimidade intelectual da histria anterior sua utilidade: o homem um objeto de conhecimento como qualquer outro,que exige uma problematizaco ,hipteses ,conceitos, documentos,reflexo e pesquisa.(pg.112). (...) o historiador nada mais nada menos do que o mediador de um dilogo, de um debate , entre os homens passados,cuja presena torna-se viva,e os homens presentes,que se sentem menos solitrios e desprotegidos.(pg.112 e 113).

Вам также может понравиться