Вы находитесь на странице: 1из 6

PUBLICADO EM SESSO

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL

ACRDO A G R A V O REGIMENTAL NO R E C U R S O E S P E C I A L E L E I T O R A L N 29.596 C L A S S E 32 - U R U C N I A - MINAS GERAIS.


a

Relator: Ministro M a r c e l o Ribeiro. Agravante: Jos Afrnio Silva. Advogados: G e r a l d o M a g e l a Leite e outros. Agravado: Ministrio Pblico Eleitoral.

R E C U R S O ESPECIAL. REGISTRO DE CANDIDATURA. E L E I O 2008. C O N T A S D E C A M P A N H A A N T E R I O R . PRESTAO APS A IMPUGNAO. QUITAO ELEITORAL. NO-OBTENO. SEGUIMENTO NEGADO. AGRAVO REGIMENTAL DESPROVIDO. 1. A apresentao d a s c o n t a s aps a i m p u g n a o d o registro d e candidatura n o s e presta p a r a suprir a falta d e quitao d o candidato c o m a Justia Eleitoral. Precedentes. 2. A g r a v o regimental desprovido.

Acordam

o s ministros

d o Tribunal

Superior

Eleitoral, por

u n a n i m i d a d e , e m d e s p r o v e r o agravo taquigrficas.

regimental, n o s t e r m o s d a s notas

RELATOR

A g R - R E s p e n 2 9 . 5 9 6 / M G .

RELATRIO

SENHOR

MINISTRO

MARCELO

RIBEIRO:

Senhor

Presidente, o Tribunal R e g i o n a l Eleitoral d e M i n a s G e r a i s ( T R E / M G ) n e g o u provimento a o recurso interposto por Jos Afrnio Silva contra sentena d o Juzo d a 3 3 9 Z o n a Eleitoral d e M i n a s G e r a i s , que indeferiu s e u pedido d e registro d e candidatura, ao cargo de v e r e a d o r do Municpio d e Urucnia/MG, por ausncia d e quitao eleitoral - prestao d e c o n t a s d e c a m p a n h a a p s a impugnao a o pedido de registro. O acrdo do T R E / M G foi a s s i m e m e n t a d o (fl. 48): Recurso Eleitoral. Registro de Candidatura. Candidato a Vereador. Indeferimento. Eleies 2008.
a

Ausncia de prestao de contas referente ao pleito de 2004. Apresentao aps a impugnao ao registro. No-cumprimento da exigncia do art. 11, 1 , VI, d a Lei n. 9.504/97. Ausncia d e quitao eleitoral. Recurso a que se nega provimento.
o

D e s s a deciso, Jos Afrnio Silva interps recurso e s p e c i a l (fls. 55-66). A l e g o u violao a o s arts. 11, 3 , e 2 8 d a Lei n 9.504/97 e divergncia jurisprudencial. Sustentou que o art. 11, 3 , d a Lei d a s Eleies e s t a b e l e c e que o juiz abrir prazo de setenta e d u a s horas para diligncias e que o art. 2 8 do referido diploma legal d i z que a s prestaes d e c o n t a s referentes s eleies proporcionais p o d e m s e r feitas pelo candidato o u pelo comit
o o

financeiro d o partido. A d u z i u que s u a prestao d e c o n t a s foi a p r e s e n t a d a pelo partido poltico, logo aps o pleito, e q u e a p r e s e n t o u n o v a prestao de c o n t a s "[...] c o m o m e d i d a d e segurana diante d o q u e s t i o n a m e n t o oferecido pelo Ministrio Pblico Eleitoral" (fl. 57). A l e g o u q u e "[...] a t e n d e u n o - s o m e n t e s condies fixadas n a legislao ordinria o u nas resolues d e s t a E s p e c i a l i z a d a , c o m o a t e n d e u a i n d a a o disposto no 3 , art. 14, d a Constituio F e d e r a l [...]" (fl. 60), t e n d o a p r e s e n t a d o certido d e quitao eleitoral.
o

A g R - R E s p e n 2 9 . 5 9 6 / M G .

Afirmou, ainda, que atribuio d o comit financeiro prestar contas d a s c a m p a n h a s d o s candidatos s eleies proporcionais. A Procuradoria-Geral Eleitoral manifestou-se pelo desprovimento do recurso e s p e c i a l (fls. 78-81). E m deciso de fls. 83-86, neguei s e g u i m e n t o a o recurso. Da o agravo regimental de fls. 8 8 - 1 0 2 , n o qual a l e g a q u e a questo referente a o s dispositivos legal e constitucional foi p r e q u e s t i o n a d a , pois "[...] foi justamente a matria discutida no R e c u r s o Eleitoral a v i a d a perante o Tribunal R e g i o n a l Eleitoral de M i n a s G e r i a s [...]" (fl. 92). R e p i s a o s argumentos postos no recurso e s p e c i a l , inclusive quanto apresentao d a certido de quitao eleitoral e aponta violao a o art. 5 , X X V , d a Constituio Federal. o relatrio.
o

VOTO

O S E N H O R M I N I S T R O M A R C E L O R I B E I R O (relator): S e n h o r Presidente, a deciso a g r a v a d a a s s e n t o u (fls. 84-85): O recurso especial no merece prosperar. As alegaes postas no recurso no foram objeto de anlise e deciso pelo acrdo recorrido, que no tratou das questes referentes violao aos arts. 11, 3 , e 28 da Lei n 9.504/97, e 14, 3 , da Constituio Federal, ou mesmo da alegao de que a prestao de contas j fora apresentada pelo comit financeiro do partido. Falta, portanto o necessrio prequestionamento (Enunciados n 282 e 356 da Smula do STF).
o o os

O acrdo recorrido assentou que a prestao de contas relativa ao pleito de 2004 somente foi apresentada aps a impugnao ao pedido de registro de candidatura, sendo que a quitao eleitoral deve ser aferida no momento do registro. Assim, alm da ausncia de prequestionamento, para se verificar a ocorrncia de prestao de contas pelo comit financeiro do partido, haveria a necessidade de reexame de provas, o que no possvel na esfera especial.

A g R - R E s p e n 2 9 . 5 9 6 / M G .

Tambm a divergncia jurisprudencial no ficou evidenciada. No caso, o recorrente citou trecho de deciso desta Corte, sem, contudo, realizar o cotejo analtico de modo a demonstrar a similitude das hipteses confrontadas. De todo modo, a deciso do T R E / M G est de acordo com a jurisprudncia desta Corte, que j firmou: Eleies 2006. Registro. Candidato que concorreu s eleies de 2004 e no prestou contas tempestivamente Justia Eleitoral. Ausncia de quitao eleitoral. Registro indeferido. 1. A regular prestao de contas de campanha eleitoral depende da observncia de determinados requisitos, dentre eles, o da tempestividade. 2. O dilatado tempo transcorrido entre o prazo fixado para a prestao de contas e a sua efetiva apresentao frustrou o efetivo controle da Justia Eleitoral sobre a arrecadao e a aplicao de recursos. 3. A prestao de contas de campanha eleitoral somente s vsperas de novo pedido de registro de candidatura denuncia o ntido propsito do pr-candidato de afastar irregularidade, para forar uma inexistente quitao eleitoral. (REspe n 26.348/MA, P S E S S de 21.9.2006, relator Min. Cezar Peluso) Mantenho fundamentos. Os convico. Efetivamente, as questes referentes aos dispositivos argumentos postos pelo agravante no alteram minha a deciso monocrtica pelos seus prprios

apontados c o m o violados no foram a p r e c i a d a s pelo acrdo recorrido, no s e n d o suficiente q u e a matria seja posta no r e c u r s o dirigido Corte R e g i o n a l . E x i g e - s e a manifestao. O m e s m o ocorre quanto alegao de q u e o partido poltico teria efetuado a prestao d e c o n t a s d o s c a n d i d a t o s . No caso, o Tribunal R e g i o n a l afirmou que o recorrente

a p r e s e n t o u a prestao de c o n t a s d a c a m p a n h a d e 2 0 0 4 aps a impugnao a o registro, no e s t a n d o presente a quitao eleitoral. Repito. Esse entendimento est em consonncia com a

jurisprudncia d e s t a Corte Superior.

A g R - R E s p e n 2 9 . 5 9 6 / M G .

A questo referente ao art. 5 , X X V , d a Constituio F e d e r a l constitui indevida inovao e m s e d e de agravo regimental, o que no s e admite. A n t e o exposto, nego provimento a o agravo regimental. o voto.

A g R - R E s p e n 2 9 . 5 9 6 / M G .

E X T R A T O DA A T A

A g R - R E s p e n 2 9 . 5 9 6 / M G . Relator: Ministro M a r c e l o Ribeiro. Agravante: Jos Afrnio Silva (Advogados: G e r a l d o M a g e l a Leite e outros). A g r a v a d o : Ministrio Pblico Eleitoral. Deciso: O Tribunal, por unanimidade, d e s p r o v e u o agravo regimental, nos termos do voto d o relator. Presidncia d o S r . Ministro C a r l o s A y r e s Britto. P r e s e n t e s o s Srs. Ministros Joaquim Barbosa, Eros Grau, Felix Fischer, Fernando Xavier,

Gonalves,

Caputo

Bastos, Marcelo

Ribeiro

e o

Dr. F r a n c i s c o

V i c e - P r o c u r a d o r - G e r a l Eleitoral.

S E S S O D E 29.9.2008.

CERTIDO DE PUBLICAO
Certifico a publicao deste acrdo
o

na

Sesso

de

de acordo com o 3 do art. 61 da Res./TSE

n 22.717/2008.
Eu,

C^hS^^
, lavrei a presente certido.

iitfWAt>*r\

/JCBRAGA

Вам также может понравиться