Вы находитесь на странице: 1из 4

ASPECTOS GERAIS DA ARBITRAGEM Prof.

Fernando Schwarz Gaggini

ARBITRAGEM
Mtodo extrajudicial de soluo de conflitos, atravs do qual as partes submetem o julgamento da causa a um terceiro (ou terceiros), concedendo a este a funo de dar a deciso definitiva e irrecorrvel sobre o conflito, deciso esta que ter efeito vinculante entre as partes e fora executiva.

Legislao: Lei n. 9.307/96 (deu maior fora ao instituto da arbitragem no Brasil)

Utilidade Prtica da Arbitragem


Obteno de ttulo executivo (sentena arbitral; substituio ao processo de conhecimento)

Anlise da situao concreta (aplicabilidade da arbitragem conhecimento da matria)

Pressupostos de uso da Arbitragem?


possvel utilizar a arbitragem nos casos em que: (1) O objeto da questo envolva direitos patrimoniais disponveis (assim considerados os direitos que podem ser objeto de livre negociao e contratao; ex: questes decorrentes de contratos, conflitos comerciais entre
empresas, brigas de scios etc)

(2) (3)

As partes sejam capazes para contratar Exista consenso entre as partes quanto ao uso do mtodo alternativo

Modos de conveno:
Premissa bsica: requisito indispensvel da arbitragem a aceitao por ambas as partes do uso deste instrumento. Essa aceitao pode se dar antes ou depois da existncia do conflito.

1)

Clusula arbitral ou compromisso arbitral Clusula arbitral: clusula contratual que determina a obrigatoriedade
das partes submeter qualquer conflito futuro arbitragem, renunciando expressamente ao Poder Judicirio. Existindo essa clusula, ficam as partes obrigadas a aceitar a arbitragem caso venha a surgir algum conflito relativo ao contrato celebrado. (Clusula cheia e clusula vazia)

1)

Compromisso arbitral: documento escrito, celebrado aps a existncia do conflito, que determina a obrigatoriedade das partes submeter conflito arbitragem, renunciando expressamente ao Poder Judicirio.

Atribuio da arbitragem: poder ficar a cargo de um nico rbitro, aceito por ambas as partes, ou por um tribunal arbitral, composto por trs rbitros (ou outro nmero maior, desde que impar). Art. 13. Pode ser rbitro qualquer pessoa capaz e que tenha a confiana das partes. (Lei n. 9.307/96) Tribunal arbitral x Cmara de Arbitragem (rgo institucional) Obs: ser rbitro no uma profisso, mas uma situao provisria, destinada a julgar um caso determinado.

Funcionamento da Arbitragem
Na conveno da arbitragem, as partes podem optar pelo procedimento ad-hoc ou pelo procedimento institucional. No procedimento ad-hoc (avulso), as partes resguardam para si o direito de estabelecer todos os procedimentos aplicveis arbitragem (procedimento criado especificamente para resolver um caso em concreto). No procedimento institucional, as partes delegam a uma entidade a administrao do procedimento de arbitragem, sujeitando-se, portanto, s regras internas da instituio eleita.

1)

2)

Obs: regras da lei e regras do procedimento (preenchimento de lacunas da lei). Obs 2: A opo feita por ocasio da celebrao da clusula arbitral ou do compromisso arbitral (clusula cheia e clusula vazia).

Obs 3 : A vantagem do procedimento institucional (e redao de clusula cheia): maior segurana jurdica e agilidade. A opo pelo procedimento institucional permite que as partes fiquem mais seguras quanto forma do procedimento, sem elevar o contrato/documento a nveis exorbitantes de complexidade, e dispensando as partes do desgaste de estabelecer minuciosamente todas as regras aplicveis ao procedimento (evitando novos conflitos). No obstante a existncia de cmaras organizadas no seja indispensvel ao procedimento de arbitragem, na prtica so elas que permitem o efetivo uso dos institutos, pois criam centros de referncia, dotados de credibilidade, garantindo s partes segurana, organizao, imparcialidade, regras transparentes e demais itens necessrios existncia de tal atividade. Obs 4: A problemtica da clusula vazia.

Deciso da Arbitragem
A deciso final do arbitragem se d atravs da sentena arbitral, que materializa a deciso impositiva e definitiva (da qual no cabe recurso) e equivale a uma sentena judicial. Art. 31. A sentena arbitral produz, entre as partes e seus sucessores, os mesmos efeitos da sentena proferida pelo rgo do Poder Judicirio e, sendo condenatria, constitui ttulo executivo. Logo, a sentena arbitral: - equivale a uma sentena judicial; - ttulo executivo judicial; - definitiva (no cabe recurso). Prazo da arbitragem

Execuo e Controle da Legalidade


Execuo da sentena arbitral: no h soluo no campo da arbitragem. Execuo deve ser proposta perante o Poder Judicirio.

Controle da legalidade do procedimento arbitral (aspectos formais): realizado pelo Poder Judicirio, atravs de propositura de ao de nulidade de sentena arbitral ou mediante apresentao de impugnao.

Вам также может понравиться