Вы находитесь на странице: 1из 43

G ESTO DE P ROJECTOS 2008/2009

BETO ARMADO EM MURO 3 INCLUINDO BETO, COFRAGEM E ARMADURAS

Projecto n:

N de Ordem:

25

Tiago Lopes de Almeida Coimbra Turma 8

Beto armado em Muro 3 incluindo beto, cofragem e armaduras

Gesto de Projectos 2008

1. Introduo
O presente trabalho, elaborado no mbito da disciplina de Gesto de Projectos, tem como principais objectivos a elaborao de Medies relativas a determinada parte de um projecto de estabilidade de um edifcio, neste caso, um muro de suporte; e a pesquisa e compreenso do processo construtivo. Na primeira componente, relativa s Medies, pretende-se uma compreenso da obra atravs do projecto facultado e a quantificao dos materiais a usar. Neste caso, do muro de suporte, foi necessrio quantificar o beto, as armaduras e a cofragem. Para tal, usou-se o livro Regras de Medio na Construo de M. Santos Fonseca do LNEC como orientao geral. Relativamente componente Tecnologias Construtivas, esta tem como objectivo a realizao do Caderno de Encargos do projecto, para tal recorre-se aplicao informtica PRONIC. Esta aplicao permite gerar automaticamente as fichas de execuo dos trabalhos e as fichas dos materiais a partir da edio dos artigos. Tambm as fichas de custos e de medies podem ser obtidas, adicionalmente, nesta aplicao. O Caderno de Encargos um documento obrigatrio em qualquer obra e faz parte integrante do projecto de arquitectura. Contm a descrio dos trabalhos a realizar de modo a efectuar a obra conforme as disposies legais e as regras de boa construo e contm tambm as disposies legais relativas aos materiais a utilizar.

2. Memria Descritiva
Arquitectura

O edifcio do projecto corresponde a uma habitao unifamiliar de R/C+1 pisos inserida numa urbanizao composta por vrias habitaes similares. O R/C composto pelo hall de entrada, duas casas de banho, um grande salo, a cozinha e uma garagem com capacidade para dois carros. No 1 piso existem trs quartos e duas casas de banho.

Estruturas

A nvel estrutural o edifcio composto por fundaes directas (sapatas isoladas e conjuntas), vigas, lajes aligeiradas, laje macia em beto armado, pilares e vigas lintel. O muro de suporte M3 tanto serve de sustentculo s terras que ladeiam a regio da construo, como tambm efectuam a delimitao da habitao com o exterior. fundado numa fundao directa de sapatas contnuas.

Beto armado em Muro 3 incluindo beto, cofragem e armaduras

Gesto de Projectos 2008

Materiais

Para execuo do muro M3 so necessrios os seguintes materiais: o Beto de classe C 20/25 (B25) em que a mxima dimenso de agregados no poder exceder 39 mm, valor explicado mais frente na Ficha Tecnolgica. o Ao em varo de dimetros 8, 10 e 12 mm, de uma classe de resistncia A 400 NR. O recobrimento de 3 cm e o dimetro mnimo de dobragem de 20. As armaduras devem ser dobradas e cortadas no local da obra para evitar deformaes. Para a colocao das armaduras garantindo o recobrimento mnimo devem usar-se espaadores; o o Cofragens metlicas (ou outras similares, por exemplo em madeira) de dimenses variadas; Arame dctil para amarrar vares, arame queimado.

So necessrios, igualmente, alguns equipamentos, de entre os quais se citam: o o o o o Mquina de dobrar ferro; Betoneira ou camio betoneira, se o beto no for feito no local da obra; Vibrador de agulha; Escoras e peas de acoplamento das cofragens; Ferramentas diversas tais como martelos, ps, colheres, etc.

Disposies construtivas

No contexto deste trabalho h que identificar e descrever duas disposies construtivas, a saber: o posicionamento das armaduras face cofragem (recobrimento) e os espaamentos dos vares. As armaduras no podem ficar encostadas cofragem, h que garantir uma espessura mnima de beto que recubra as armaduras, isto , necessrio garantir um recobrimento mnimo do ao. Por um lado h que garantir a boa aderncia do beto s armaduras, de modo a que ambos cumpram as suas funes na estrutura. Por outro lado, o ao das armaduras muito sensvel aos agentes atmosfricos, pelo que a sua corroso um fenmeno a evitar tanto quanto possvel pois esta reduz a resistncia e a durabilidade da estrutura. O beto por si s confere s armaduras um ambiente alcalino para a sua boa conservao. Todavia, os agentes atmosfricos (em particular a gua, os sais nela dissolvidos e o ar) reduzem o carcter alcalino do beto, conduzindo despassivao, e consequente degradao, das armaduras. Entende-se assim a necessidade de uma camada suficientemente espessa de beto, que isole o ao no mximo de tempo possvel. O recobrimento indicado nas peas desenhadas, e por isso adoptado neste trabalho de 3 cm. Em regra, as peas desenhadas no estipulam um espaamento exacto a dar aos vares. Indicam antes um espaamento mximo que no dever ser excedido, ficando o nmero de vares necessrios uma funo desse espaamento. Para saber a quantidade de vares, divide-se o comprimento da base horizontal subtrada do recobrimento de ambos os lados pelo espaamento, trunca-se e soma-se um varo.

Beto armado em Muro 3 incluindo beto, cofragem e armaduras

Gesto de Projectos 2008

Processo de Construo

Neste ponto sero tratados essencialmente os processos tcnicos associados construo de um muro de suporte com fundao directa em sapata contnua. Encontrou-se aqui um dos condicionamentos do projecto, visto que no existiam dados suficientes para caracterizar completamente o muro. Optou-se ento por medir o comprimento total do muro (111,947 m) e dividir esse valor pelo nmero de muros, 5. Obteve-se, assim, para o comprimento de cada muro 22,389 metros.

Figura 1 Planta onde visvel o desenvolvimento do muro

De seguida sugere-se uma sequncia possvel para a execuo do muro de suporte, devidamente enquadrado no restante processo construtivo:

1. Trabalhos de fundao, tais como: terraplanagens, regularizao do terreno nos locais onde assentaro as fundaes, espalhamento da camada de beto de limpeza na zona da sapata, montagem das cofragens laterais, colocao das armaduras dentro destas, proceder betonagem da sapata. De notar que nesta fase so betonadas quer as armaduras das sapatas, quer as armaduras da base dos muros, que futuramente sero emendadas para a sua extenso total;

2. Dobrar o ao que servir de armadura ao muro, cumprindo escrupulosamente as peas desenhadas do projecto. O ao transportado para a obra habitualmente em vares com comprimentos de 12 m, pelo que depois tem de ser cortado e dobrado medida exacta;

Beto armado em Muro 3 incluindo beto, cofragem e armaduras

Gesto de Projectos 2008

3. Montar as armaduras, como est constante nas peas desenhadas do projecto, amarrando os vares nos pontos de sobreposio de armaduras, utilizando o arame dctil, arame queimado. Colocar as armaduras no local onde vo ser betonadas, procedendo s emendas necessrias, nomeadamente, com os vares que vm da sapata;

4. Montar as cofragens do muro respeitando os espaamentos face armadura estipulados pelo projectista recobrimento das armaduras, executando o seu correcto escoramento. Devem ser colocadas escoras do lado de fora da cofragem para impedir que a esta abra quando receber o beto, e tambm do lado de dentro, de reduzidas dimenses, para permitir o cumprimento da largura exacta do muro;

5. Proceder betonagem, vibrando bem o beto, de modo a que nenhum volume vazio subsista;

6. Manter as superfcies do beto em exposio ao ar, sempre hmidas, regando o beto todos os dias por exemplo. Deixar ocorrer a cura do beto.

De notar que neste caso concreto o muro apresenta, sensivelmente a meia altura, uma reduo de largura que representa uma espcie de patamar. Nesta situao o processo divide-se em duas fases: uma primeira para o patamar inferior como descrito nos pontos supracitados, e, aps a cura deste beto realizar a segunda fase de betonagem, para o patamar superior.

Figura 2 Armaduras, cofragem e escoras para realizao do muro de suporte

Beto armado em Muro 3 incluindo beto, cofragem e armaduras

Gesto de Projectos 2008

Esquema do muro M3

O muro a executar tem o seguinte aspecto, em corte.

Figura 3 Corte do muro a executar

3. Medies
As medies dos volumes de beto, das reas de cofragens e do peso de armaduras necessrias para a execuo do muro M3, foram realizadas com base nas regras prticas presentes nas Regras de Medio na Construo de M. Santos Fonseca do LNEC. Passam-se a citar as regras aplicadas:

Beto armado em Muro 3 incluindo beto, cofragem e armaduras

Gesto de Projectos 2008

6. Fundaes 6.3. Fundaes directas 6.3.4 Muros de suporte e paredes a) A medio ser realizada em m . b) A determinao das medidas para clculo das medies obedecer s regras seguintes: - Os comprimentos sero determinados segundo figuras geomtricas simples. - As alturas, imediatamente acima das fundaes, sero as distncias entre as faces superiores das sapatas ou vigas de fundao e o nvel do tosco do primeiro pavimento.
3

7. Beto, cofragem e armaduras em elementos primrios 7.1. Regras gerais a) As medies dos trabalhos de beto, beto armado e beto armado pr-esforado sero realizadas de modo a ficarem individualizados, em subcaptulos prprios, os trabalhos de beto, cofragens, armaduras e elementos pr-esforados em beto. c) As medies sero descriminadas por elemento de construo. d) As medies devero indicar as referncias de identificao mencionadas no projecto para cada elemento de construo, como j foi referido na alnea anterior, de forma a assegurar a coordenao das peas escritas e desenhadas e a permitir a sua verificao. 7.2. Beto 7.2.1 Regras gerais d) As medidas para clculo das medies sero obtidas a partir das formas geomtricas indicadas no projecto. No entanto no sero deduzidos: os volumes das armaduras, ordinrias ou de presforo; os volumes correspondentes a reentrncias at 0.15m de comprimento do perfil de cada reentrncia e os volumes correspondentes a chanfros at 0.10m de comprimento do respectivo perfil sem chanfro. e) A medio engloba todas as operaes relativas execuo dos trabalhos de beto, nomeadamente: fornecimento e transporte de materiais, preparao, carga, transporte, colocao em obra, compactao (vibrao) e cura. 7.3. Cofragens 7.3.1 Regras gerais b) As medies sero realizadas de modo a ficarem individualizadas, em rubricas prprias, os trabalhos relativos a cada espcie de cofragem nomeadamente as seguintes: cofragens correntes; cofragens especiais. g) A medio engloba todas as operaes relativas execuo dos trabalhos de cofragens nomeadamente fornecimento e transporte de materiais, fabrico, montagem, desmontagem, carga, transporte, descarga, reparaes e limpezas. i) Os elementos de construo a considerar, sero os mesmos que forem indicados nas medies de beto. As medies correspondentes a cada tipo de elemento sero feitas separadamente, em rubricas prprias.

Beto armado em Muro 3 incluindo beto, cofragem e armaduras

Gesto de Projectos 2008

7.3.2 Cofragens de paredes, cortinas e palas, lajes macias, escadas, pilares e montantes, vigas, lintis e cintas. a) A medio ser realizada em m . b) As medidas para a determinao das medies so obtidas das superfcies moldadas, considerando como limites dos elementos os indicados na rubrica beto. 7.4. Armaduras 7.4.1 Regras gerais b) As medies das armaduras sero realizadas de modo a ficarem individualizadas em rubricas prprias, os trabalhos relativos aos diferentes tipos de aos utilizados em armaduras, nomeadamente em: vares; redes electrosoldadas; perfilados; armaduras para pr-esforo. d) As medidas para determinao das medies sero obtidas a partir das formas geomtricas indicadas no projecto. Refira-se que esta regra destina-se a facilitar o clculo das medies e est de acordo com o critrio adoptado j em casos semelhantes. e) As percentagens para quebras, para desperdcios ou para sobreposies, quando estas no estiverem assinaladas no projecto, sero previstas nas composies dos custos. f) A medio engloba todas as operaes relativas execuo dos trabalhos de armaduras, nomeadamente fornecimento e transporte de aos, dobragens, armaes, ligaes, emendas, carga, transporte, descarga, e colocao em obra. h) Os elementos a considerar em cada projecto, nas medies de armaduras, sero os mesmos que foram indicados nas medies de beto. 7.4.2 Ao em varo a) A medio ser realizada em kg. b) A determinao das medidas para o clculo das medies obedecer s regras seguintes: os comprimentos sero determinados em m e convertidos em kg, de acordo com a massa nominal dos vares; os comprimentos sero medidos tendo em considerao os levantamentos, os ganchos de amarrao e as sobreposies, quando estas estiverem assinaladas no projecto. c) A medio de cada dimetro nominal ser individualizada em rubrica prpria.
2

Aplicando estas regras obtiveram-se as seguintes medies para o muro M3.


Tabela 1 Medies de beto e cofragem

Designao Betes Beto em muro

UN
3

P.S.

Dimenses Largura 0,250 0,200 Comprimento 22,389 22,389 Altura 1,798 1,703

Quantidades Parcial Total 10,064 7,626 17,690

m 3 m

1 1

Cofragens Em muro

m 2 m 2 m

1 1 1

22,39 22,39 22,39

3,50 1,70 1,80

78,39 38,13 40,26 156,77

Beto armado em Muro 3 incluindo beto, cofragem e armaduras

Gesto de Projectos 2008

Tabela 2 Medies de armadura

N de vares iguais em cada parte

N de partes iguais

Comprimento de cada varo

Comprimento total dos vares

Designao

6 8 0,222 0,395

10 0,617

12 16 20 25 0,888 1,578 2,466 3,853

Armaduras em muro Conf. da armadura Armadura segundo x 0,14

3,84 1 113 4,14 466,4

0,16 N vares = 113

0,19 2,14 0,24 N vares = 180

180

2,57

461,3

0,14

2,17

91

2,31

211,2

N vares

= 91

Armadura segundo y 1 1 68 2 22,869 22,789 1555,1 45,6

Total (m) Total (kg)

466,4 1555,1 718,1 184,2 959,5 637,7

Beto armado em Muro 3 incluindo beto, cofragem e armaduras

Gesto de Projectos 2008

A medio do beto esta dividida em duas partes devido ao estreitamento que o muro sofre, sensivelmente a meio da sua altura. Da a largura ser diferente, e tambm em relao a altura verificou-se que o patamar inferior ligeiramente mais alto que o superior. No que toca s cofragens, as medies esto divididas em trs porque se considerou um nico elemento para a parte exterior do muro, aquela que fica vista, e dois elementos distintos para o lado do muro que fica enterrado. Utilizaram-se dois elementos deste lado devido existncia do patamar que provoca um encurtamento da largura do muro. De referir, ainda, que no foram consideradas as cofragens de topo. Uma vez que a designao do muro M3 e existem cinco muros, admitiu-se que este muro se situava entre dois dos outros muros (M2 e M4) e que por isso a cofragem destes se une com a cofragem medida para o muro M3. Tambm a betonagem ser realizada em simultneo para estes muros. Referencia final para o facto de se ter considerando, devido falta de dados, que na juno dos muros estes apresentam altura constante, ou seja, onde se une o M2 com o M3 e o M3 com o M4 a altura a mesma. Este aspecto relevante tambm no que concerne s armaduras e seus comprimentos de amarrao.

A armadura primeiramente medida em metros. As armaduras segundo xx so calculadas retirando s dimenses do muro os recobrimentos nominais de cada lado, nomeadamente, na parte superior do muro. No entanto, existem armaduras no cotadas, para esses casos admitimos que o comprimento do varo corresponde ao dimetro mnimo de dobragem, que toma o valor 20, estes vares situam-se na parte pertencente sapata. Em relao s armaduras segundo yy decidiu-se quantificar as armaduras necessrias como se o muro se prolongasse para os muros subjacentes, como j foi referido anteriormente. Resulta da que ao comprimento total do muro M3 se acrescentou duas vezes o dimetro mnimo de dobragem, 20, por forma garantir o comprimento de amarrao necessrio para posteriormente proceder s emendas. A quantidade de armadura em kg obtida multiplicando o comprimento desta pelo peso especfico do ao, para o dimetro respectivo.

Obtiveram-se desta forma os valores finais resultantes das medies das armaduras, 2739,6 metros que correspondem a 1781,4 kg.

Beto armado em Muro 3 incluindo beto, cofragem e armaduras

Gesto de Projectos 2008

4. Ficha Tecnolgica
Muro 3 Tiago Coimbra N de ordem 25 Projecto 8 Bibliografias indicadas ao longo da Ficha e na seco respectiva

Sequncia das operaes:

Numa fase inicial comeou por se escolher a partir dos captulos que constituem o PRONIC, o captulo referente estrutura em anlise, referente a Estruturas de Beto Armado e/ou Pr-Esforo

Dentro de cada captulo h ainda vrias opes a tomar, sendo estas apresentadas de seguida com a correspondente justificao.

1.

2.

Beto Normal Cinzento Armado, um beto de massa volmica normal. No h necessidade de requisitos especiais relativamente ao beto, outros tipos de beto, nomeadamente leves, teriam interesse em estruturas com necessidade de baixar o peso prprio. Tambm betes brancos seriam de boa aplicao em locais onde este material fosse o acabamento, por outro lado betes especiais poderiam encarecer o projecto.

Beto armado em Muro 3 incluindo beto, cofragem e armaduras

Gesto de Projectos 2008

3.

Especificao de 50 anos, de acordo com a funo e vida til pretendida para um projecto. O nosso edifcio, tendo em conta a NP EN 206-1 2007 classificado como um projecto de categoria 4 cujo tempo de vida til pretendido 50 anos sendo descrito como parte integrante de edifcios e outras estruturas comuns.

4.

Foi assim definido j que na lista do PRONIC no eram especificados muros de suporte.

5. O elemento estrutural em estudo um muro de suporte.

6. Resistncia Compresso
A opo tomada relativamente classe de beto a usar na concepo do muro, C20/25, j se encontrava definida em projecto.

7. Classe de Exposio Ambiental


Optou-se por adoptar a classe XC2 uma vez que o muro de suporte estar em contacto directo com solo, e, devido a percolao se encontrar num ambiente hmido. Trata-se ainda de beto armado que est enterrado em solo no agressivo e sujeito a longos perodos de contacto com gua no agressiva.

Beto armado em Muro 3 incluindo beto, cofragem e armaduras

Gesto de Projectos 2008

8. Cloretos
Os Cloretos influenciam a corroso das armaduras. Actualmente a Especificao 461 do LNEC limita o seu valor a um mximo de 0,4% por massa de cimento, em beto com armaduras de ao ou outros metais embebidos, que o nosso caso, como no vo ser tomadas medidas preventivas para reduo desses teores at porque o beto se encontra em ambiente no agressivo o seu valor ser fixado como um mximo de 0,4.

9. Consistncia
A consistncia de um beto tem a ver com a facilidade deste se deformar ou adaptar a um molde quando ainda est fresco. A consistncia depende do tipo de elemento a betonar, no caso dos muros o beto aplicado por descarga directa. Assim, para o muro M3 a exigncia ser de uma classe de consistncia S2.

10.

Dimenso mxima do agregado

O Beto tira do inerte, em particular do inerte grosso, uma boa parte da sua resistncia, assim h necessidade de utilizar inertes de qualidade e com a dimenso mxima compatvel com a facilidade de colocao em obra. A Norma portuguesa NP ENV 206 obriga a que trs condies sejam respeitadas, e, dessas trs a mais condicionante deve ser adoptada. De acordo com a tabela seguinte a dimenso condicionante D 39 mm, no PRONIC abaixo de 39 mm temos 32 mm.

D da menor dimenso do elemento estrutural D distncia livre entre as barras da armadura diminuda de 5mm

D 1,3 vezes a espessura de recobrimento das armaduras

Beto armado em Muro 3 incluindo beto, cofragem e armaduras

Gesto de Projectos 2008

11.

Hidrfugo

O hidrfugo um adjuvante, os adjuvantes so produtos incorporados durante o processo de amassadura do beto com uma dosagem menor 5% em massa da dosagem de cimento do beto. Os adjuvantes servem para modificar as propriedades do beto, fresco ou endurecido. No caso do adjuvante hidrfugo este indicado para aplicao em solos uma vez que reduz a absoro capilar do beto endurecido. Assim, no caso em estudo como se est num ambiente exterior ao edifcio h necessidade de incorporao deste produto apesar de encarecer o processo.

12.

Acabamento da Superfcie

Nesta situao poderiam-se tomar vrias opes, uma vez que o muro tem uma face que ficar enterrada e outra face visvel que vai ser pintada. Optou-se por admitir a soluo de beto vista com superfcie lisa j que esta opo permite que a pintura seja aplicada directamente mas tambm porque a superfcie do muro que ficar visvel maior, em rea, do que a face enterrada.

13.

Altura de escoramento

Uma vez que o muro apresenta uma altura de 3,5 metros, considerou-se mais razovel adoptar escoras com alturas superiores a 4,0 metros porque estas quando esto na sua posio final apresentam sempre uma inclinao o que faz com que o comprimento aumente.

14.

Tipos de Ao

O ao especificado no projecto o A 400 NR, vares rugosos, ou seja, com alta aderncia. Alm de referir que rugoso, refere que o ao dctil, neste caso rugoso e com ductilidade alta.

Beto armado em Muro 3 incluindo beto, cofragem e armaduras

Gesto de Projectos 2008

15.

Quantidades

Aps a definio de todas as especificaes tem-se que definir a quantidade de beto, cofragem e armadura necessria em concordncia com as medies efectuadas para as mesmas. a) Quantidade de Beto

b) c) Quantidade de cofragem

d) Quantidade de Ao e)

16.

Preos

No PRONIC no existem fichas de custos definidas para muros de suporte. Desta forma recorri s fichas de custos de uma parede, por se tratar do elemento estrutural mais parecido com um muro de suporte. Desta forma, os preos unitrios considerados para os trs artigos foram os seguintes: a) Preo do beto, em euros, .

b) Preo da cofragem, em euros, .

c) Preo da armadura, em euros, .

Da conjugao de todos estes elementos o PRONIC gerou vrios documentos, os considerados mais relevantes apresentam-se em Anexo.

Beto armado em Muro 3 incluindo beto, cofragem e armaduras

Gesto de Projectos 2008

5. Planeamento
Geral

Em primeiro lugar, para um bom desenrolar das operaes em estaleiro e a economia quer de tempo, quer de dinheiro, preciso assegurar que se procede a uma boa organizao do estaleiro de acordo com o prazo de execuo e as caractersticas da obra. Assim, a execuo de uma obra e o seu controlo devem ser necessariamente acompanhados de um plano de trabalhos elaborado correctamente. isso que se pretender, de alguma forma, realizar nesta parte do trabalho. A organizao de um estaleiro tem de levar em conta factores como: o Mo-de-obra, que deve ser controlada e programada permanentemente, devido ao seu peso nos gastos totais de uma obra; o Materiais, que devem ser aprovisionados de tal forma que possam ser colocados disposio da obra em tempo oportuno, nas quantidades e na qualidade desejadas; o Mquinas, definidas e transportadas para estaleiro atempadamente em funo das necessidades e do oramento disponvel; o Subempreitadas, controladas, quer em termos de qualidade, bem como da produtividade e dos custos; o Meios de apoios e instalaes fixas, como oficinas de reparaes, armazns e carpintarias, em funo da dimenso da obra e do espao disponvel no estaleiro para a sua reparao; o Segurana na obra, dado que um assunto que assume cada vez mais importncia, quer pelos riscos para as pessoas envolvidas, quer pelos custos associados aos acidentes de trabalho. A diminuio dos acidentes e doenas profissionais assenta em medidas preventivas, atravs de metodologias e aces de proteco, envolvendo a anlise dos riscos inerentes aos diversos trabalhos e a coordenao dos diferentes intervenientes.

De seguida, procedeu-se a um planeamento geral das actividades em estaleiro, considerando que o que demora menos tempo a fazer em estaleiro a betonagem, consideraramse, para as restantes actividades, mltiplos dessa fase do projecto. A Tabela 3 apresenta o planeamento geral da obra em questo, sendo necessrio fazer alguns comentrios: a montagem do estaleiro e encomenda dos materiais precede e acompanha todas as restantes actividades; as armaduras de toda a estrutura, includo a habitao mas tambm os muros de suporte, podem ser feitas antes da cura do beto das fundaes, no entanto s devem ser colocadas no final dessa fase; as alvenarias apresentam-se a comear antes da cura do beto, considerando que se comea pelas alvenarias do R/C, enquanto o beto do piso superior ainda est em cura; os acabamentos s se comeam depois de as instalaes estarem acabadas e a limpeza culmina o processo.

Beto armado em Muro 3 incluindo beto, cofragem e armaduras

Gesto de Projectos 2008

Tabela 3 Planeamento Geral da obra

Tempo (unidades de tempo) Fase


10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 1 2 3 4 5 6 7 8 9

Estaleiro Encomenda e recepo de materiais Escavaes Fundaes Armaduras Cofragem Betonagem Cura Armaduras Cofragem Betonagem Cura

Estrutura

Alvenarias Instalaes (elctricas, guas, etc.) Acabamentos e revestimentos Arranjos exteriores Limpezas

Particular

Como se viu no Processo de construo, e execuo de um muro de suporte consiste basicamente em: o o o Dobragem, montagem e posterior colocao da armadura; Instalao da cofragem; Betonagem.

Para a durao destas tarefas arbitraram-se valores que se consideram ser razoveis e condizentes com a realidade. Na Tabela 4 apresenta-se o nmero de horas aproximado que cada tarefa demoraria a realizar. Estes tempos incluem: para o beto, o lanamento, a vibrao e a compactao; para a cofragem, a montagem, desmontagem, limpeza e reparaes; e para a armadura incluem o seu corte, dobragem, armao e aplicao.
Tabela 4 Tempo estimado de durao das tarefas

Fase Armadura Cofragem Beto

Tempo (unidades de tempo) 4 5

Beto armado em Muro 3 incluindo beto, cofragem e armaduras

Gesto de Projectos 2008

6. Bibliografia
Sousa, H. Gesto de Projectos 4 ano, FEUP Santos Fonseca, M. Curso sobre regras de medio na construo LNEC Martins, J. G. e Oliveira, N. Materiais de Construo 1 Betes, Elementos Gerais, Natureza e Qualidade, 2 Edio, 2005 Eurocdigo 2: Projecto de estruturas de beto, ENV 1992 LNEC Norma Portuguesa; NP ENV 206; 1993 www.peri.pt www.sten.es

Beto armado em Muro 3 incluindo beto, cofragem e armaduras

Gesto de Projectos 2008

Anexos
Anexo I - Caderno de Encargos Anexo II - Condies Tcnicas, fichas de trabalho

Tiago Coimbra Projecto 8 n 25 Edficio de Habitao CADERNO DE ENCARGOS

Tiago Coimbra
Projecto 8 n 25

CADERNO DE ENCARGOS

MAPA DE TRABALHOS EQUANTIDADES


Captulo
CAP.7 Descrio Estruturas de Beto Armado e/ou Pr-esforado

Artigos
7.1.1.1.22

Captulo
CAP.7 7.1 7.1.1 7.1.1.1

Descrio
ESTRUTURAS DE BETO ARMADO E/OU PR-ESFORADO TRABALHOS DE CONSTRUO EM GERAL BETO NORMAL "CINZENTO" ARMADO ESPECIFICAO 50 ANOS Execuo de Muro de Suporte , em beto armado normal cinzento, incluindo fornecimento, colocao, compactao e cura de beto C20/25 , XC2 , Cl 0.40 , S2 , Dmx 32 mm com incorporao de hidrfugo ; transporte, montagem, desmontagem, leo descofrante e limpeza de cofragem para beto vista com superficie lisa e escoramento acima de 4.0 m ; fornecimento, colocao, carga e descarga, desperdcios e empalmes e elementos de montagem de armaduras certificadas em ao A400 NR , e todos os trabalhos, materiais e execuo de acordo com o projecto. Beto Cofragem Armadura

Un

Qtd.

7.1.1.1.22

7.1.1.1.22.1 7.1.1.1.22.2 7.1.1.1.22.3

m m kg

17,690 156,77 1781

ESTIMATIVA ORAMENTAL

INDICE DE CAPTULOS

Captulo
CAP.7

Descrio Estruturas de Beto Armado e/ou Presforado Total global

Preo Total(Euros)
7250,79 7250,79

%
100,00% 100,00%

Captulo
7.1 7.1.1 7.1.1.1

Descrio
TRABALHOS DE CONSTRUO EM GERAL BETO NORMAL "CINZENTO" ARMADO ESPECIFICAO 50 ANOS Execuo de Muro de Suporte , em beto armado normal cinzento, incluindo fornecimento, colocao, compactao e cura de beto C20/25 , XC2 , Cl 0.40 , S2 , Dmx 32 mm com incorporao de hidrfugo ; transporte, montagem, desmontagem, leo descofrante e limpeza de cofragem para beto vista com superficie lisa e escoramento acima de 4.0 m ; fornecimento, colocao, carga e descarga, desperdcios e empalmes e elementos de montagem de armaduras certificadas em ao A400 NR , e todos os trabalhos, materiais e execuo de acordo com o projecto. Beto Cofragem Armadura

Un

Qtd.

Preo Unitrio (Euros)

Preo Total (Euros)

7.1.1.1.22

7.1.1.1.22.1 7.1.1.1.22.2 7.1.1.1.22.3

m m kg

17,690 156,77 1781

94,71 20,00 1,37

1675,42 3135,40 2439,97

TOTAL

Estruturas de Beto Armado e/ou Pr-esforado

7250,79

MEDIES
INDICE DE CAPTULOS
Captulo
CAP.7 Descrio Estruturas de Beto Armado e/ou Pr-esforado

Artigos
7.1.1.1.22

CONDIES TCNICAS
EXECUO DE TRABALHOS
Captulo Captulo 7 Ficha FET-Estruturas de Beto_Geral Artigos 7.1.1.1.22

CONDIES TCNICAS
MATERIAIS E ELEMENTOS DE CONSTRUO

Material gua Ao em varo para armaduras Adjuvantes para beto Cinzas volantes Cimento Agregados para beto Beto normal "cinzento"

Artigos 7.1.1.1.22 7.1.1.1.22 7.1.1.1.22 7.1.1.1.22 7.1.1.1.22 7.1.1.1.22 7.1.1.1.22

Agregados reciclados para beto 7.1.1.1.22

Tiago Coimbra Projecto 8 n 25 CONDIES TCNICAS ProNIC Edifcio de Habitao FET-Estruturas de Beto_Geral

Definio do Trabalho
Execuo: Compreende o conjunto das actividades desenvolvidas para a concluso fsica do trabalho (fornecimento, colocao, compactao e cura do beto; fornecimento, montagem, desmontagem de cofragem e escoramentos ou cimbres; fornecimento, montagem e colocao de armaduras) e a inspeco e documentao da decorrentes. Definies de termos utilizados: Estrutura - Combinao organizada de elementos ligados entre si projectada para suportar cargas e ter rigidez adequada. Elemento estrutural - Parte de uma estrutura, fisicamente identificvel, como por exemplo, pilares, vigas, lajes, paredes, etc. Beto - Material formado pela mistura de cimento, agregados grossos, finos e gua, com ou sem a incorporao de adjuvantes e adies, que desenvolve as suas propriedades por hidratao do cimento. Beto normal cinzento - Material formado pela mistura de cimento cinzento, agregados grossos e finos e gua, com ou sem incorporao de adjuvantes e adies, que desenvolve as suas propriedades por hidratao do cimento, com massa volmica normal, isto , aps secagem em estufa, superior a 2000 Kg/m3 mas no excedendo 2600 Kg/m3. Beto fabricado no local - Beto produzido no local da obra pelo utilizador do beto para seu prprio uso. Beto pronto - Beto entregue num estado fresco por uma pessoa ou entidade que no o utilizador. Considera-se tambm beto pronto o beto produzido fora do local de construo pelo utilizador e o beto produzido no local de construo, mas no pelo utilizador. Armadura - Elemento em ao com seco transversal circular ou praticamente circular, adequado para o reforo do beto. Cofragem - Conjunto que inclui os moldes destinados a conter e dar forma s massas de beto e as estruturas de suporte desses moldes (escoramentos, cavaletes, outros).

Materiais
- Beto normal cinzento - Cofragem (madeira, metlica, matrias plsticas ou outros) - Ao em varo Requisitos Materiais/Elementos de Construo Cimbres e Cofragens o Requisitos Gerais

Os cimbres e as cofragens, incluindo os seus apoios e fundaes, devem ser dimensionados e construdos de modo a que sejam: - capazes de resistir a qualquer aco a que fiquem submetidos durante a construo;

- suficientemente rgidos para assegurar que as tolerncias especificadas para a estrutura so satisfeitas e que a integridade do elemento estrutural no afectada; A forma, funo, aspecto e durabilidade das obras permanentes no devem ser danificados ou deteriorados pelo comportamento dos cimbres e das cofragens ou pela sua remoo. Podem ser utilizados quaisquer materiais que conduzam satisfao dos critrios de resistncia rigidez e acabamento de superfcie estabelecidos para a estrutura. Os materiais devem estar em conformidade com as normas aplicveis, devendo ser tomadas em considerao as caractersticas de cada material em particular. o Cofragens

As cofragens devem conservar o beto na forma pretendida at este endurecer. As cofragens e as juntas entre painis ou pranchas devem ficar suficientemente estanques para evitar a perda de finos. As cofragens devero ser dimensionadas e construdas de forma a produzir o acabamento definido no projecto. O tipo de cofragem a utilizar funo do acabamento superficial pretendido. Poder-se-o utilizar moldes em madeira, contraplacado martimo, metlicos ou outros, revestidos ou no por telas absorventes, devendo-se prestar ateno redobrada : - resistncia e rigidez para evitar deformaes - estanquidade - limpeza (especialmente no caso de cofragens metlicas, por forma a evitar manchas de ferrugem) - nmero de utilizaes reduzido (no caso de moldes em madeira) No se dever proceder reutilizao de cofragens com desgastes superficiais, rasgos, falhas ou outros defeitos que possam afectar a qualidade da superfcie. Antes de cada utilizao, os painis de cofragem sero cuidadosamente inspeccionados e limpos. No projecto devem estar convenientemente indicadas a localizao e detalhes das juntas de construo. Os planos de betonagem tm que ser cuidadosamente estudados de modo a que as juntas de trabalho no fiquem aparentes. Pode ser recomendvel em determinadas situaes proceder-se preparao em obra de amostras (prottipos), fabricados com os mesmos equipamentos, processos e materiais previstos para a fase de construo. Estas amostras, aps (aprovao) serviro de referncia para aceitao de cor e textura de superfcies de beto armado vista. o Produtos descofrantes

Os produtos descofrantes devem ser escolhidos e aplicados de forma a no serem prejudiciais ao beto, s armaduras ou s cofragens e no terem efeitos nocivos no meio ambiente. Os produtos descofrantes devem ser produtos que, alm de facilitar a desmoldagem no promovam o aparecimento de manchas, a colorao desigual e a formao de bolhas de ar nas superfcies, a no ser que seja esse o objectivo. Os produtos descofrantes devem ser aplicados de acordo com as especificaes do produto e com as disposies aplicveis. o Cimbres

Quando requerido, o mtodo de montagem e desmontagem de estruturas provisrias deve estar descrito em instrues prprias. Estes devem estabelecer os requisitos para a montagem, ajuste, contra-flecha intencional, carregamento, desmontagem, descofragem e desmantelamento.

O projecto dos cimbres deve tomar em considerao a deformao durante e aps a betonagem para prevenir a fissurao do beto jovem. Este objectivo pode ser atingido: - limitando a deformao ou o assentamento; - controlando a sequncia da betonagem ou a especificao do beto; As cunhas para o correcto ajuste dos apoios das cofragens devero ser devidamente fixadas para evitar deslizamentos durante a betonagem. o Inseres nas cofragens e elementos embebidos

As inseres temporrias para manter as cofragens em posio, as barras, e elementos semelhantes a incorporar no beto e peas embebidas tais como (chapas de ancoragem), chumbadouros e espaadores devem: - ser fixados firmemente de forma a assegurar a sua manuteno na posio definida durante a betonagem e a compactao; - no introduzir aces inaceitveis na estrutura; - no reagir de forma prejudicial com o beto, ou com a armadura; - no produzir descoloraes ou manchas inaceitveis na superfcie; - no alterar o desempenho funcional e a durabilidade do elemento estrutural; - no impedir a colocao e compactao adequadas do beto fresco. Qualquer pea embebida deve ser suficientemente resistente e rgida para poder manter a sua forma durante a betonagem e deve estar isenta de contaminantes que a possam afectar. Armaduras

As armaduras a serem empregues nos diferentes elementos de beto armado devero satisfazer as prescries enunciadas nas fichas de materiais e elementos de construo do presente caderno de encargos no que diz respeito a aos para armaduras ordinrias. O ao dever ter um Documento de Classificao do Laboratrio Nacional de Engenharia Civil. Os vares de ao tero as seces previstas nos desenhos constituintes do projecto. Beto

Os requisitos a que o beto deve obedecer e as especificaes e recomendaes complementares referentes aos procedimentos a ter em conta relativamente aos materiais constituintes, fabrico, equipamento de produo e transporte do beto constam da ficha de material beto.

Trabalhos Preparatrios
Disposies Gerais Com vista a assegurar que as obras so executadas em conformidade com a NP ENV 136701 e com as disposies das especificaes de projecto necessrio proceder a inspeces referentes verificao da conformidade dos produtos e dos materiais a usar, bem como da execuo dos trabalhos. Os requisitos de inspeco devem ser estabelecidos usando uma das seguintes 3 classes: - Classe de Inspeco 1 - Classe de Inspeco 2 - Classe de Inspeco 3 em funo da importncia do elemento/estrutura e da complexidade da sua execuo tendo em vista a sua capacidade para desempenhar a funo. As especificaes de projecto previstas na NP EN 13670-1 devero ainda considerar as

seguintes disposies, de acordo com o previsto no Decreto-Lei n 301/2007: - tempo de vida til pretendido para a estrutura ou produto estrutural em beto; - a classe de inspeco a aplicar na construo das estruturas de beto, bem como se a entidade responsvel pela inspeco ou no independente da superviso de acordo com o artigo 8. do decreto supracitado; - as propriedades do beto que devem ser objecto de ensaios de recepo pelo utilizador para controlo em obra dos requisitos adicionais previstos na NP EN 206-1, quando estes forem considerados necessrios, podendo os respectivos planos de amostragem e critrios de aceitao ser os utilizados no controlo da conformidade do produtor e fazer parte dele; - as propriedades das armaduras de ao que devem ser objecto de ensaios de recepo pelo utilizador, para alm das previstas na NP EN 13670-1, bem como os respectivos planos de amostragem e critrios de aceitao; - se so obrigatrios os ensaios de identidade do beto e os ensaios de recepo das armaduras para as estruturas objecto da classe de inspeco 1; - as operaes de observao e de manuteno consideradas necessrias durante a vida til pretendida. As orientaes para a escolha da classe de inspeco (que deve ser fixada nas especificaes de projecto) so fornecidas no quadro G1 do Anexo G da NP ENV 13670-1e no Decreto-Lei n 301/2007. As orientaes para a inspeco das operaes de execuo do trabalho esto referenciadas nos quadros G2 a G7 do mesmo Anexo. Todos os trabalhos preparatrios devem estar concludos, inspeccionados e documentados conforme requerido pela classe de inspeco antes do incio da betonagem. Cimbres e Cofragens

As cofragens susceptveis de absorver quantidades significativas de gua do beto ou facilitar a evaporao devem ser adequadamente humedecidas para reduzir a perda de gua do beto, a no ser nos casos em que esse propsito deliberado, por exemplo, no caso de cofragens de permeabilidade controlada. A superfcie interior das cofragens deve estar limpa. Se as cofragens forem utilizadas para produzir superfcies de beto aparente, devem ser objecto de tratamento adequado obteno do acabamento pretendido. Pode ser til para a limpeza dos moldes prever uma janela provisria no fundo dos mesmos. (Quando forem requeridos acabamentos especiais, estes devem ser estabelecidos nas especificaes de projecto. Podem ser especificados painis experimentais de tamanho conveniente como forma de aprovao da qualidade da superfcie). A superfcie interior das cofragens deve estar limpa. Se as cofragens forem utilizadas para produzir superfcies de beto aparente, devem ser objecto de tratamento adequado obteno do acabamento pretendido. Pode ser til para a limpeza dos moldes prever uma janela provisria no fundo dos mesmos. (Quando forem requeridos acabamentos especiais, estes devem ser estabelecidos nas especificaes de projecto. Podem ser especificados painis experimentais de tamanho conveniente como forma de aprovao da qualidade da superfcie). Antes do incio das operaes de betonagem, as inspeces aos cimbres e cofragens, de acordo com a classe de inspeco aplicvel, devem englobar: - a geometria das cofragens; - a estabilidade dos cimbres, das cofragens e das suas fundaes; - a impermeabilidade das cofragens e dos seus constituintes; - a remoo de detritos (tais como poeiras, neve ou gelo e resduos de arame de amarrao

na seco a betonar); - o tratamento das faces das juntas de construo; - a remoo da gua da base dos moldes (excepto quando se seguirem procedimentos para betonagem debaixo de gua ou procedimentos para a deslocao da gua sem que esta se misture com o beto); - preparao da superfcie das cofragens; - aberturas e caixas salientes. A orientao quanto frequncia e o mbito das inspeces das operaes anteriores betonagem encontra-se estabelecidas no Quadro G4 do anexo G da NP ENV 13670-1). Armaduras

Antes do incio das operaes de betonagem, as inspeces devem abranger: - a posio das armaduras em relao s especificaes de projecto, incluindo o recobrimento e o espaamento das armaduras; - a fixao das armaduras, incluindo as disposies para assegurar a conveniente resistncia contra a flutuao e a estabilidade dos seus apoios; - a no existncia de pontas de arame de atar encostadas cofragem. - a verificao de que as armaduras no esto corrodas; Beto

O fabrico deve ser efectuado de modo a que a mistura dos materiais constituintes assegure a distribuio uniforme dos referidos materiais e uma consistncia uniforme do beto dentro do tempo de amassadura. Durante a carga e transporte, incluindo o transporte no estaleiro, devem ser minimizadas quaisquer alteraes prejudiciais do beto fresco, tais como segregao, exsudao perda de pasta ou quaisquer outras alteraes. Relativamente ao acesso ao local da betonagem, o utilizador deve preparar com antecedncia o acesso dos camies betoneira (meio de transporte do beto) e bombas de colocao aos locais de fornecimento, evitando a necessidade de manobras demoradas. Os acessos devem estar preparados para suportar as cargas dos camies, serem regulares e isentos, tanto quanto possvel, de lamas e objectos (tbuas, ferros, pedras, etc) permitindo assim uma boa circulao. Os acessos devem permitir que os camies se possam cruzar com facilidade, evitando demoras no fornecimento. As juntas de betonagem devero estar limpas, isentas de leitada e convenientemente humedecidas. Os moldes devero estar limpos de detritos, neve, gelo e gua acumulada. A temperatura da superfcie da junta de betonagem dever ser superior a 0 C no momento da betonagem. As orientaes relativas s inspeces das operaes anteriores betonagem, referentes especificao do beto e produo do mesmo encontram-se indicadas no Quadro G2 do anexo G da NP ENV 13670-1.

Processo/Modo de Execuo
Armaduras Corte e Dobragem

O corte e a dobragem do ao das armaduras deve respeitar as especificaes de projecto. O corte dos vares poder ser realizado com recurso a meios manuais (tesouras e cisalhas) ou por meios mecnicos.

Para a dobragem so aplicveis os seguintes requisitos: - dobragem a ritmo uniforme; - quando se verificar uma temperatura inferior a -5C a dobragem do ao s dever realizar-se quando permitido pelas normas nacionais ou por disposies especficas de projecto, satisfazendo as precaues adicionais; - a dobragem com recurso ao aquecimento dos vares s dever efectuar-se quando objecto de especificao adicional ao presente caderno de encargos. Para dobragem dos vares, o dimetro do mandril a usar deve ser adequado ao tipo de ao usado e nunca inferior aos valores indicados no Quadro C.1 da NP ENV 13670-1. Adicionalmente devero seguir-se as disposies vlidas no local da construo. A desdobragem dos vares s dever ser autorizada se: - for utilizado equipamento especial para limitar concentraes de tenses; - se existir um procedimento de desdobragem aprovado. NOTA: A autorizao pode ser concedida nas especificaes de projecto ou nas disposies vlidas no local da construo. Montagem, Soldadura, Emendas o Montagem

A montagem propriamente dita pode ser feita em oficina ou no local da obra. Se for efectuada no local da obra, evitam-se assim as possveis deformaes que possam surgir durante o transporte. A operao de montagem faz-se sobre cavaletes ou bancos de carpinteiro especiais. Alguns destes bancos devem ser desmontveis, por forma a facilitar a montagem de armaduras de vigas contnuas. A operao compreende as seguintes fases: - instalao dos bancos nas suas posies e colocao das armaduras - guias e de alguns estribos. - colocao dos vares da armadura principal, comeando pelas rectas e depois as que mudam de direco, com os respectivos estribos. - colocao dos restantes estribos, efectuando a amarrao total com arame de atar. A rigidez e resistncia a deformaes por choque ou vibraes do conjunto deve ser assegurada de modo a que a armadura mantenha a sua forma durante o transporte, colocao e betonagem. As vrias peas das armaduras (vares e estribos) devem ser atadas com arame recozido de forma a tornar slidas as ligaes.

Soldadura

A soldadura deve ser efectuada satisfazendo as disposies do REBAP artigo n156, utilizando os mtodos preconizados no anexo C da NP ENV 13670-1 e/ou as vlidas no local da construo. A soldadura no deve ser efectuada nas zonas de dobragem dos vares nem perto delas. Deve respeitar-se os limites indicados no Quadro C.2 da NP ENV 13670-1. A soldadura por pontos para montagem das armaduras permitida desde que no existam contra-indicaes nas disposies especficas para o local da construo.

Emendas

Os vares devem ser emendados por sobreposio, acopoladores ou soldadura de acordo com as disposies do ponto 8.7 da ENV 1992-1-1 (verso de 2004). As emendas dos vares, quando efectuadas por sobreposio, o comprimento de sobreposio dever ser calculado de acordo com a expresso (8.11) da ENV 1992-1-1 (verso de 2004).

Colocao

A colocao das armaduras dever respeitar as especificaes do projecto e do presente caderno de encargos. Dever prestar-se especial ateno ao recobrimento e s armaduras nas proximidades de pequenas aberturas que possam no estar contempladas no projecto de estrutura. O espaamento mnimo entre vares (medido na horizontal ou vertical) no dever ser inferior ao dimetro mximo do varo utilizado, ao valor do dimetro mximo do agregado acrescido de 5 mm, ou 20 mm. As armaduras devem ser posicionadas e fixadas por forma a que durante a betonagem no ocorram deslocamentos e a sua posio final cumpra as exigncias de recobrimento e as tolerncias indicadas no captulo 10 da norma NP ENV 13670-1. Os posicionadores/espaadores a utilizar devem ser convenientemente envolvidos pelo beto, no devem prejudicar a betonagem nem devem contribuir para o enfraquecimento da pea, seja directamente, seja facilitando a aco agressiva do meio ambiente. Devero ser constitudos por materiais inertes relativamente ao tipo de beto e ao das armaduras, e ser adequados ao tipo de acabamento pretendido para a superfcie do elemento. Os requisitos de recobrimento aplicam-se ao valor nominal, Cnom, e dizem respeito superfcie exterior de qualquer armadura mesmo nas zonas de eventuais peas de ligao. O recobrimento das armaduras especificado deve ser assegurando usando espaadores. S permitida a utilizao de espaadores de ao em contacto com a superfcie do beto em ambientes secos por exemplo classe de exposio X0 segundo a NP EN 206-1:2005. Em zonas de grande densidade de armaduras dever ser garantido o afastamento suficiente entre vares de modo a permitir uma compactao correcta do beto. Inspeco antes betonagem

Antes do incio das operaes de betonagem, as inspeces, de acordo com a classe de inspeco aplicvel, devem confirmar que: - as armaduras indicadas nos desenhos esto na posio e com o espaamento especificados; - o recobrimento est de acordo com as especificaes; - as armaduras no esto contaminadas por leo, gordura, tinta ou outras substncias prejudiciais; - as armaduras esto adequadamente amarradas e fixadas de forma a evitar o seu deslocamento durante a betonagem; - o espaamento entre os vares suficiente para permitir a colocao e compactao do beto.

Beto Entrega/Recepo do beto

Na recepo do beto fresco o utilizador deve ter destacado um responsvel para o efeito que dever efectuar a verificao quando o camio betoneira chega ao local da obra. Dever ser efectuada a verificao da guia de remessa antes da descarga. A guia de remessa dever conter a informao indicada no ponto 7.3 da NP EN 206-1. A verificao dever ser documentada por assinatura de guia. O beto fresco dever ser inspeccionado antes e durante a descarga de acordo com as orientaes fornecidas no quadro G3 do anexo G da NP ENV 13670-1 e no Decreto-Lei n 301/2007. A recolha de amostras de beto fresco para avaliao e controlo de conformidade das propriedades do beto devero ser feitas de acordo com as normas aplicveis. As amostras devero ser colhidas entre e 2/3 da descarga e no no incio ou no fim da mesma. Todas as amostras devero ser misturadas convenientemente de forma a obter-se um produto homogneo. As amostras no devero ser colhidas no beto que j se encontre vazado dentro das cofragens. Na ficha de (material) indicam-se os mtodos para avaliao e controlo de conformidade do beto. Colocao e compactao

O beto deve ser colocado e compactado de modo a assegurar que todas as armaduras e elementos a integrar no beto fiquem adequadamente embebidos de acordo com os requisitos estabelecidos para o recobrimento. O ritmo de colocao e compactao deve ser tal que conduza no existncia de juntas frias e evite assentamentos excessivos ou sobrecargas nos cimbres e cofragens. essencial assegurar a compactao adequada em pontos singulares como sejam as mudanas de seco, as zonas apertadas, as salincias e as zonas de elevada densidade de armadura e juntas de construo.

Deve ser minimizada, tanto quanto possvel, a segregao durante a colocao e compactao. A compactao dever ser efectuada por vibrao interna, a no ser que seja acordado e especificado de outro modo. O beto dever ser colocado tanto quanto possvel perto da sua posio final. A vibrao deve ser utilizada para compactar o beto e no como um meio de movimentao do beto a distncias apreciveis. A vibrao com agulha ou com vibradores acoplados aos moldes dever ser aplicada sistematicamente aps a colocao e at que a expulso do ar ocludo tenha praticamente cessado. Dever ser evitado um excesso de vibrao que possa provocar o enfraquecimento das camadas superficiais ou a segregao. O beto deve ser compactado devidamente de modo a permitir a libertao do ar em excesso. O grau de compactao funo da consistncia do beto. Um beto fluido no dever ser vibrado, mas sim ligeiramente apiloado, pois poder segregar. Pelo contrrio, um beto seco necessitar de uma vibrao vigorosa. A espessura da camada de beto colocada dever ser normalmente inferior ao comprimento da agulha do vibrador. A vibrao dever ser sistemtica e incluir a revibrao da faixa superior da camada anterior.

Em seces de grande altura, recomenda-se voltar a compactar a camada superficial para compensar o assentamento plstico por baixo da armadura superior. Quando forem apenas utilizados vibradores acoplados aos moldes, a camada de beto aps compactao no dever, em situaes normais, exceder 100mm excepto se for considerado aceitvel com betonagens de ensaio. Pode ser necessria a vibrao complementar perto dos apoios para se obter a compactao pretendida.

Dever ser efectuado em tempo oportuno o acabamento superficial atravs de processo que permita obter o efeito especificado. O acabamento da superfcie no dever produzir leitada. Nos casos de beto vista, os vibradores de agulha podero revelar-se insuficientes, pelo que pode ser necessria a sua utilizao em associao com vibradores aplicados exteriormente na cofragem. Dever-se- ter em conta que mais difcil a obteno de acabamentos em superfcies verticais pelo que estas exigem maior potncia de vibrao. Dever prestar-se especial ateno s seguintes disposies na colocao do beto: - Aplicao por camadas no superiores a 50 cm, sendo que em paramentos verticais devero ser preferencialmente inferiores a 30 cm; - Vibrao contnua com penetrao na superfcie da camada inferior de cerca de 15 cm;

No dever ser adicionada gua, cimento, endurecedores de superfcie ou outros materiais durante as operaes de acabamento, a no ser que tal esteja especificado ou acordado. O beto deve ser protegido contra a radiao solar, vento forte, congelao, gua, chuva e neve durante a colocao e compactao. O quadro G5 do anexo G da norma NP ENV 13670-1 fornece as orientaes relativas s inspeces das operaes de colocao e compactao. Proteco e Cura

O beto nas idades jovens deve ser objecto de cura e proteco: - para minimizar a retraco plstica; - para assegurar uma resistncia superficial adequada; - para assegurar uma durabilidade adequada na zona superficial; - para assegurar resistncia congelao; - para proteger contra vibraes prejudiciais, impacto ou danos. Os mtodos de cura devem permitir obter baixas taxas de evaporao da superfcie do beto ou manter esta permanentemente hmida. Para a cura so adequados os seguintes mtodos, usados separadamente ou em sequncia: - manuteno das cofragens no seu lugar; - cobertura do beto com capas impermeveis ao vapor fixadas nos extremos e nas juntas para evitar dissecao por correntes de ar; - colocao de coberturas hmidas sobre a superfcie e manuteno do seu estado de humidade; - manuteno da superfcie do beto visivelmente hmida com gua adequada; - aplicao de uma membrana de cura de aptido estabelecida; Podem ser utilizados outros mtodos de cura de igual eficcia. Logo que a compactao e as operaes de acabamento superficial do beto terminarem, a

cura da superfcie, se for necessria, deve ser iniciada sem demora. Para evitar fissurao por retraco plstica em superfcies livres, deve ser executada, se for necessria, uma cura temporria antes do acabamento. A durao da cura aplicada deve ser funo do desenvolvimento das propriedades do beto na zona superficial. Para betes submetidos a ambientes correspondentes s classes de exposio ambiental X0 e XC1, e s para estes, a durao mnima da cura deve ser de 12h, desde que o incio da presa no exceda 5h, e a temperatura da superfcie do beto seja igual ou superior a 5C. O beto utilizado em ambientes correspondentes s classes de exposio diferentes de X0 e XC1 deve ser curado at que a resistncia da superfcie tenha atingido, no mnimo 50% da resistncia caracterstica compresso. O quadro E1 do anexo E da NP ENV 13670-1 indica a durao da cura em nmero de dias por forma a satisfazer este requisito. As estimativas do desenvolvimento das propriedades do beto podem basear-se num dos seguintes mtodos: - clculo da maturidade a partir de medies de temperatura efectuadas a uma profundidade mxima de 10 mm abaixo da superfcie; - clculo da maturidade baseada na mdia diria da temperatura do ar; - cura de provetes seguindo a temperatura da obra; - outros mtodos, de aptido estabelecida; Os clculos de maturidade devero ser baseados numa funo de maturidade comprovada para o tipo de cimento ou de mistura (de cimento e adio) utilizada. No caso de superfcies de beto sujeitas a abraso ou outras condies de exposio igualmente severas, poder ser necessrio aumentar os perodos de cura para se atingirem coeficientes de resistncia mais elevados. No permitida a utilizao de membranas de cura em juntas de construo, em superfcies a tratar ou superfcies em que seja pretendia a aderncia a outros materiais, excepto se subsequente ou se se demonstrar que no tm efeitos prejudiciais nas operaes subsequentes. As membranas de cura podem penetrar na superfcie do beto e tornar muito difcil a sua remoo, pelo que a decapagem a jacto de areia ou a lavagem com jacto de gua a alta presso normalmente necessria quando se exige a sua remoo. Excepto se for permitido nas especificaes de projecto, as membranas de cura no devem ser utilizadas em superfcies com requisitos especiais de acabamento. A temperatura da superfcie do beto no deve descer abaixo de 0C at que o beto da zona superficial tenha atingido uma resistncia tal que consiga resistir aco do gelo sem sofrer danos (em geral desde que fc > 5 MPa). Excepto se for especificado de outro modo, a temperatura mxima do beto num elemento no deve exceder 65C, a no ser que exista informao que demonstre que, com a combinao dos materiais que foi usada, temperaturas mais elevadas no tero efeitos adversos significativos no comportamento em servio do beto. Os possveis efeitos prejudiciais de altas temperaturas no beto durante a cura incluem: - reduo significativa da resistncia; - aumento significativo da porosidade; - formao de etringite retardada; - aumento da diferena de temperatura entre o elemento betonado e o elemento anteriormente betonado. O quadro G6 do anexo G da NP ENV 13670-1 fornece orientaes relativas s inspeces

das operaes de proteco e cura.

Controlo e Aceitao
Todas as inspeces referidas anteriormente, relativas verificao da conformidade dos produtos e materiais utilizados, s operaes anteriores betonagem, s operaes de colocao e compactao do beto devero ter sido efectuadas e aprovadas. A avaliao e o controlo de conformidade dos requisitos especificados para o beto devem ser efectuados de acordo com o indicado na ficha do material beto. A avaliao e o controlo de conformidade dos requisitos especificados para as armaduras devem ser efectuados de acordo com o indicado na ficha ao para armadura ordinria. Inspeco depois da betonagem Cofragens

- a resistncia do beto deve ser estimada para se verificar a possibilidade de remover os cimbres e as cofragens; - a estrutura dever ser examinada para assegurar que as inseres temporrias foram removidas. Armadura

- as juntas de construo devem ser examinadas para confirmar que os vares de espera esto correctamente colocados. Aps descofragem, todas as superfcies devem ser inspeccionadas de acordo com a classe de inspeco, para avaliar a sua conformidade com os requisitos. O quadro G7 do anexo G da NP ENV 13670-1 fornece as orientaes relativas s inspeces a efectuar aps betonagem. Tolerncias geomtricas A estrutura deve respeitar os desvios mximos permitidos para evitar efeitos prejudiciais em termos de: - resistncia mecnica e estabilidade em situaes provisrias e de servio; - comportamento em servio durante a utilizao da estrutura; - compatibilidade geomtrica entre a estrutura e a colocao dos seus componentes no estruturais. As tolerncias estruturais normativas consideradas relevantes para as estruturas de edifcios esto definidas no ponto 10 da NP ENV 13670-1 e so complementadas pelas recomendaes (tolerncias que podero ser ou no estruturais, dependendo da funo do elemento) includas no anexo F da referida norma. Seces Transversais As dimenses das seces transversais, o recobrimento e a posio das armaduras no devem apresentar, em relao aos valores pretendidos, desvios superiores aos definidos nas figuras abaixo. A conformidade com os requisitos estabelecidos para o recobrimento deve ser verificada em cada medio individual, excepto se as disposies vlidas no local da construo permitirem uma abordagem estatstica.

Do anexo F da norma NP ENV 13670-1

A norma estabelece duas classes de tolerncia estrutural: - a classe de tolerncia 1, considerada como a classe de tolerncia normal que cumpre os pressupostos de projecto da NP ENV 1992 e o nvel de segurana pretendido; - a classe de tolerncia 2 para permitir a especificao de valores nacionais e condies especiais de projecto. Esta classe dever ser utilizada em conjunto com a classe de inspeco 3. Desempeno Superficial Os requisitos estabelecidos nesta norma referem-se apenas classe de tolerncia 1. classe de tolerncia normal para cumprir pressupostos de projecto da ENV 1992 e o nvel de segurana pretendido. A classe de tolerncia 2, definida para a especificao de valores nacionais, deve ser usada em conjunto com a classe de inspeco 3.

Nas superfcies lisas de beto aparente os valores mximos recomendveis de desempeno determinados de acordo com o especificado no anexo da NP ENV 13670-1 devero ser os seguintes: Global L = 2,0 m Local L = 0,20 m 5 mm 2 mm

O projecto poder ainda, dependendo do tipo de acabamento pretendido, fixar outros valores para o desempeno, bem como outras exigncias relativamente textura e tonalidade dos paramentos. Aberturas e inseres

Aberturas e inseres vigas pilares, paredes, lajes, etc

Ensaios
Os ensaios de recepo e de avaliao da conformidade do beto e das armaduras so os indicados nas respectivas fichas de material. Quando se verificar a necessidade de avaliao das caractersticas do beto nas estruturas podem ser utilizados os seguintes ensaios: Extraco, exame e ensaio compresso de carotes ensaio efectuado de acordo com a NP EN 12504-1:2003 Determinao no ndice escleromtrico (ensaio no destrutivo) ensaio efectuado de acordo com a NP EN 12504-2:2003 Determinao da fora de destacamento ensaio efectuado de acordo com a EN 125043:2005 Ensaios snicos - ensaio efectuado de acordo com a EN 12504-4:2004

Referncias Tcnicas e Normativas


NP ENV 13670-1: 2007 Execuo de estruturas em beto. Parte 1: Regras Gerais NP ENV 1992-1-1 Eurocdigo 2: Projecto de estruturas de beto. Parte1.1 regras gerais e regras para edifcios NP EN 206-1:2007 Beto: Especificao, desempenho, produo e conformidade Decreto-Lei n 301/2007 de 23 de Agosto NP EN 12350-1:2002 Ensaios de beto fresco. Parte 1: Amostragem NP EN 12350-2:2002 Ensaios de beto fresco. Parte 2: Ensaio de abaixamento NP EN 12350-3:2002 Ensaios de beto fresco. Parte 3: Ensaio Vb NP EN 12350-4:2002 Ensaios de beto fresco. Parte 4: Grau de compactibilidade NP EN 12350-5:2002 Ensaios de beto fresco. Parte 5: Ensaio da mesa de espalhamento NP EN 12350-6:2002 Ensaios de beto fresco. Parte 6: Massa volmica NP EN 12350-7:2002 Ensaios de beto fresco. Parte 7: Determinao do teor de ar. Mtodos pressiomtricos NP EN 12390-1:2003 Ensaios de beto endurecido. Parte 1: Forma, dimenses e outras exigncias para o ensaio de provetes e para os moldes NP EN 12390-2:2003 Ensaios de beto endurecido. Parte 2: Execuo e cura dos provetes para ensaios de resistncia mecnica NP EN 12390-3:2003 Ensaios de beto endurecido. Parte 3: Resistncia compresso dos provetes de ensaio NP EN 12390-4:2003 Ensaios de beto endurecido. Parte 4: Especificao para as mquinas de ensaio compresso NP EN 12390-5:2003 Ensaios de beto endurecido. Parte 5: Resistncia flexo dos provetes de ensaio NP EN 12390-6:2003 Ensaios de beto endurecido. Parte 6: Resistncia traco por compresso dos provetes de ensaio NP EN 12390-7:2003 Ensaios de beto endurecido. Parte 7: Massa volmica do beto endurecido NP EN 12390-8:2003 Ensaios de beto endurecido. Parte 8: Profundidade de penetrao da gua sob presso

NP EN 12504-1:2003 Ensaios do beto nas estruturas. Parte 1: Carotes extraco, exame e ensaio compresso NP EN 12504-2:2003 Ensaios do beto nas estruturas. Parte 2: Ensaio no destrutivo Determinao no ndice escleromtrico EN 12504-3:2005 Testing concrete in structures. Part 3: Determination of pull-out force. EN 12504-4:2004 Testing concrete. Part 4: Determination of ultrasonic pulse velocity NP 332:1964 - Ao laminado. Varo para Beto. Dimenses

Critrios de Medio
As medies dos trabalhos de beto armado e beto armado pr-esforado sero realizadas de modo a ficarem individualizados, em subcaptulos prprios, os trabalhos de beto, cofragens, armaduras e elementos pr-fabricados em beto. As medies sero individualizadas por elemento de construo. As medies devero indicar as referncias de identificao mencionadas no projecto para cada elemento de construo, de forma a assegurar a coordenao das peas escritas e desenhadas e a permitir a sua verificao. Beto Regras gerais

As medies sero realizadas de modo a ficarem individualizados os trabalhos de beto (armado, pr-esforado, leve, branco, colorido, autocompactvel, entre outros) Cada rubrica das medies ser decomposta, de preferncia, de acordo com as diferentes caractersticas do beto indicadas no projecto, designadamente: - classes de resistncia; - classes de exposio ambiental; - classe de mximo teor de cloretos; - mxima dimenso do agregado; - classe de consistncia

As medidas para o clculo das medies sero obtidas a partir das formas geomtricas indicadas no projecto. No entanto no sero deduzidos: - os volumes das armaduras, ordinrias; - os volumes correspondentes s reentrncias at 0,15 m de comprimento do perfil de cada reentrncia e os volumes correspondentes a chanfros at 0,10 m de comprimento do respectivo perfil sem chanfro. - os volumes relativos a aberturas, cavidades ou furaces existentes nos elementos de construo iguais ou inferiores a 0,10 m3. - a medio engloba todas as operaes relativas execuo dos trabalhos de beto, nomeadamente: fornecimento e transporte de materiais, preparao, carga, transporte, colocao em obra, compactao (vibrao) e cura. Sempre que necessrio, as operaes referidas anteriormente podero ser separadas em rubricas prprias. A medio de beto ser realizada em m3. Cofragens

Regras gerais

As medies sero realizadas de modo a ficarem individualizadas, em rubricas prprias, os trabalhos relativos a cada espcie de cofragens, nomeadamente cofragens para elementos a revestir, cofragem para beto com face vista, cofragem com estereotomias. Cada rubrica de medio ser decomposta, de preferncia, de acordo com as caractersticas das cofragens, nomeadamente: - condies particulares de execuo. As cofragens perdidas devero ser medidas em rubricas prprias. As medidas para determinao das medies sero obtidas a partir das formas geomtricas das superfcies de moldagem indicadas no projecto. As dedues relativas a aberturas a executar nos moldes, s sero consideradas quando a sua rea for superior a 0,50 m2 como, por exemplo, nos casos seguintes: - aberturas existentes nos elementos de construo; - atravessamentos de tubos, cabos ou condutas; - interseces de vigas com paredes, e de vigas secundrias com vigas principais. A medio engloba todas as operaes relativas execuo dos trabalhos de cofragens nomeadamente fornecimento e transporte de materiais, fabrico, montagem, desmontagem, carga, transporte, descarga, reparaes e limpezas. Sempre que necessrio, as operaes da alnea anterior podero ser separadas em rubricas prprias. Os elementos de construo a considerar, sero os mesmos que forem indicados nas medies de beto. As medies correspondentes a cada tipo de elemento sero feitas separadamente, em rubricas prprias. A medio ser realizada em m2. As medidas para a determinao das medies so obtidas das superfcies moldadas, considerando como limites dos elementos os indicados na rubrica beto.

Armaduras Regras gerais

As medies sero feitas a partir do peso das armaduras previstas nos desenhos de construo. As percentagens para quebras, desperdcios e sobreposies, quando estas no estiverem assinaladas no projecto, sero includas nos custos unitrios. A medio engloba as operaes relativas execuo dos trabalhos de armaduras, nomeadamente fornecimento e transporte de aos, dobragens, armaes, ligaes, emendas, carga, descarga e colocao em obra. Ao em varo

A medio ser realizada em Kg. A determinao das medidas para o clculo das medies obedecer s regras seguintes: - Os comprimentos sero determinados em m e convertidos em Kg, de acordo com a massa nominal dos vares; - Os comprimentos sero medidos tendo em considerao os levantamentos, os ganchos de amarrao e as sobreposies, quando estas estiverem assinaladas no projecto. A medio de cada dimetro nominal ser individualizada em rubrica prpria.

Riscos Associados
Riscos - Projeces de beto fresco - Electrocusso - Queda de altura - Queda ao mesmo nvel - Perfurao provocada por pregos e ferro de armadura - Colapso da estrutura de suporte - Choques provocados pelos equipamentos de transporte de beto Outros riscos relacionados com o manuseamento dos elementos e materiais envolvidos no trabalho. Estes riscos e as respectivas medidas de preveno encontram-se identificados nas fichas de materiais. Medidas preventivas Prever os meios humanos e materiais necessrios de acordo com o tipo e ritmo da betonagem a executar. Assegurar que as proteces colocadas na altura das operaes de cofragem sejam mantidas em bom estado. Instalar quadro elctrico com disjuntor de alta sensibilidade em perfeito estado de conservao e funcionamento. Providenciar iluminao suficiente para o caso de betonagens de noite. Certificar-se de que existem condies que permitem, de um lugar seguro, verificar o comportamento da cofragem e do escoramento. Interditar o acesso zona do escoramento. Verificar as condies de acesso das autobetoneiras, zona de manobra e estacionamento da bomba, colocao e circulao do balde da grua e fixao dos tubos de transporte de beto. Cumprir a sequncia e tempo de betonagem pr-estabelecida. Se se estiver a betonar com auxlio do balde da grua evitar despej-lo de uma s vez concentrando a carga sobre um nico ponto da cofragem. Preferir baldes com descarga de fundo e manga, que facilitam o doseamento da sada do beto e permitem anular os efeitos provocados pelas descargas de altura. O balde de beto dever ter um trajecto pr-definido de modo a no transitar sobre as pessoas. Se se estiver a utilizar beto bombado evitar que a descarga se faa de um modo tangencial cofragem ou escoramento a no ser que tal tenha sido previsto no clculo dessa estrutura. Se se estiver a utilizar autobomba de beto com lana e mangueira de distribuio, os trabalhadores encarregados da sua manobra, junto a aberturas ou bordos de lajes, devero estar sempre voltados de frente para esses vos. Caso tal no seja possvel, devero estar munidos de cinto de segurana com espia, a no ser que o guarda-corpos existente seja suficientemente rgido. Em qualquer caso, sempre que o manobrador da bomba ou da grua no possa ver convenientemente a zona de betonagem, colocar sinaleiros que orientem as manobras. Em caso de entupimento das condutas rgidas de beto, a sua desobstruo dever ser feita com todo o cuidado, designadamente, aquando do desengate dos tubos que podero estar em sobrepresso.

Se se utilizar a bola de limpeza, a ponta do tubo dever estar voltada para uma superfcie capaz de resistir convenientemente ao impacto da sada da bola. No se dever permitir a presena de pessoas junto sada do tubo. Durante toda a betonagem dever estar assegurada a vigilncia do comportamento do escoamento, assim como a organizao do local de trabalho. Garantir, em permanncia, caminhos de fuga da zona de betonagem. No permitir que o vibrador seja utilizado de modo que, ao encostar repetidamente cofragem, possa pr em risco o travamento dos painis. Os operrios envolvidos no conjunto de operaes para a execuo de um elemento de beto armado devero estar munidos do seguinte equipamento de proteco individual: - Capacete de proteco (com francalete); - Luvas de proteco mecnica; - Botas de proteco mecnica; - Cinto de segurana (expordico); Nas operaes de montagem da cofragem e armao do ferro, e: - Capacete de proteco; - Botas impermeveis com proteco mecnica; - Luvas de PVC; - Protectores auriculares;

Outras Disposies
Os requisitos comuns para a execuo de estruturas de beto projectadas de acordo com a ENV 1992-1-1 so estabelecidos na NP ENV 13670-1. O Quadro A1 do anexo A da NP ENV 13670-1 fornece um resumo da informao que dever ser includa nas especificaes de projecto, para que este esteja conforme com a norma. Procedimentos para o fabrico e colocao de beto a temperaturas elevadas Tanto quanto possvel, devero ser evitadas as betonagens sujeitas a temperaturas superiores a 30 C (35C); porm, quando tal no for de todo possvel, devero ser tomadas as seguintes precaues: No fabrico: - Procurar baixar a temperatura de beto fresco atravs de: - agregados arrefecido por armazenagem sombra ou por asperso de gua fria; - utilizao de gua fria na amassadura; - utilizao de cimento/ligante de menor calor de hidratao; - uso de retardador de presa, de modo a evitar perdas de trabalhabilidade; Na colocao: - Programao cuidada dos trabalhos, disponibilizando os recursos (m.o. e equipamento), de modo a minimizar tempos e distncias de transporte, acelerar a colocao e compactao de forma a evitar esperas e prolongamentos; - Escolha da melhor hora do dia para a betonagem, de preferncia da parte da tarde, fazendo com que a maior libertao de calor da hidratao do cimento coincida com temperaturas ambientes mais baixas e no durante o perodo de maior calor, como acontecer se se optar

por betonar de manh; - Pulverizao de cofragens e armaduras com gua fria antes da colocao do beto de modo a baixar a temperatura e evitar a absoro por parte daquelas, de gua de amassadura; - Cuidados de cura acrescidos, eventualmente recorrendo a membranas de cura se a asperso de gua for insuficiente; Procedimentos para o fabrico e colocao de beto a temperaturas baixas Em caso de necessidade de efectuar betonagens a temperaturas ambiente inferiores a 5 C devem-se tomar as seguintes precaues: No fabrico: - Utilizao de cimento/ligante de elevado calor de hidratao e com resistncias mecnicas elevadas em idades jovens; - Uso de gua aquecida na amassadura; - Recurso a adjuvantes adequados com vista a acelerar o endurecimento do beto. Utilizao em simultneo de adjuvante introdutor de ar, para precaver os efeitos do congelamento de gua na massa do beto; Na colocao: - Aplicao do beto da parte da manh de modo a fazer coincidir a temperatura mxima diurna com o perodo de fim de presa e incio da endurecimento, por forma a permitir o desenvolvimento das resistncias iniciais; - Remoo de quaisquer resduos de gelo ou neve das cofragens e do local de aplicao; - Proteco do beto, por tempo suficiente, aps a colocao de modo a fixar o calor de hidratao. No caso de temperaturas muito baixas, promover o aquecimento do local com fontes de calor artificiais.

Manuteno
Medidas de proteco Sendo factor de grande importncia a durabilidade da aparncia e uma manuteno a custos baixos, e tendo em vista a facilidade de lavagem dos paramentos de beto vista, pode ser recomendvel a aplicao de produtos de proteco de superfcie. Os produtos base de silanos e siloxanos, sendo incolores permitem manter as superfcies sem alterao de cor assegurando uma durabilidade de boa aparncia. Os produtos acrlicos, formando um filme superficial, podero conferir uma maior proteco ao ataque dos agentes qumicos, sendo, no entanto, a sua durabilidade mais afectada pela exposio aos raios U.V. Lavagem Quando for necessrio limpar uma fachada de beto vista deve utilizar-se jacto de gua quente de intensidade controlada e com auxlio de solues de limpeza. Aps esta lavagem as superfcies devem ser cuidadosamente enxaguadas com gua limpa. Se necessrio, na limpeza, devero usar-se escovas de fibra bastante rija, comeando-se primeiro de baixo para cima e aps lavagem com gua limpa acabar-se de cima para baixo. Se este processo no for considerado suficiente pode utilizar-se outro de comprovada eficcia. Elaborado por: _________________________ Data: __/_/__ Verificado por: _________________________ Data: __/__/__ ${FILE_DES} Pg. __/__

Вам также может понравиться