Вы находитесь на странице: 1из 11

2 ATIVIDADE 01: QUESTIONRIO

1 Conceito de capital intelectual. Capital intelectual constitui a matria intelectual conhecimento, informao, propriedade intelectual, experincia que pode ser utilizada para gerar riqueza. 2 Conceito, origem, caractersticas de ativos intangveis. So os ativos no mensurados contabilmente, mas que possuem uma importncia grande na empresa. Esses ativos so imateriais, no-contabilizveis. Ex: experincia dos funcionrios 3 Conceito e exemplo de ativos tangveis. Bens mensurveis existentes nas empresas. Ex: imveis, mveis. 4 Relacionar os componentes dos trs tipos de ativos intangveis. Os componentes dos trs tipos de ativos intangveis so: Competncia dos funcionrios: criatividade, capacidade de agir em diversas situaes; estrutura interna: inclui patentes, conceitos modelos e sistemas administrativos; estrutura externa: marcas, reputao e imagem da empresa. 5 Conceituar a empresa da era do conhecimento. Empresas que se utilizam das informaes para se tornar mais competitivas no mercado, fazendo economia de tempo e dinheiro. 6 Caractersticas da empresa da era do conhecimento. R Reduzem investimentos em ativos tangveis; possuem dispndio de capital com pesquisas e inovaes; buscam constantemente por informaes. 7 Conceituar e caracterizar o trabalhador do conhecimento. o trabalhador do planejamento, superviso, programao e gerenciamento de suas prprias atividades. Este trabalhador busca sempre por novas informaes, conhecimentos novos, pr-ativo, busca desafios.

3 8 Comparar, discutir e distinguir aspectos relativos velha e a nova economia. A velha economia marcada pelos moldes das empresas do sculo XX, com empresas apenas fsicas, com investimentos apenas em ativos tangveis. J na nova economia as empresas so voltadas para a web (empresas virtuais), com altos investimentos em ativos intangveis. 9. Conceito, caractersticas e exemplos de universidade corporativa. So universidades que esto atreladas a empresas, revelando que, pelo menos a princpio, a prestao de servios educacionais no constitui fundamental. As universidades corporativas responsveis o seu objetivo processo de pelo

desenvolvimento de pessoas alinhado definio das estratgias de negcio e competncias essenciais da organizao, assumiram, em muitos casos, um papel to significativo, que em vrias empresas a rea ou departamento de recursos humanos, passou a gravitar em torno de suas universidades corporativas. Os demais processos inerentes gesto de recursos humanos, foram absorvidos como sub-funes ou subprocessos das universidades corporativas, denotando uma mudana qualitativa substancial na organizao das funes estratgicas de recursos humanos. Exemplos; caixa Econmica Federal. 10. Conceito e caractersticas das organizaes de aprendizagem. um fenmeno sistmico nas empresas que permanece independente das pessoas. O seu principal contedo invoca a imagem de pessoas e grupos trabalhando para melhorar a inteligncia, a criatividade e a capacidade organizacional. As organizaes devem desenvolver cinco disciplinas para continuamente estarem em processo de aprendizagem: maestria pessoal, relacionada com o auto-conhecimento; modelos mentais, que trata de imagens que influenciam o modo como as pessoas vem o mundo; objetivos comuns, aborda as questes relacionadas clareza e compartilhamento de objetivos; aprendizado em grupo, relacionada ao desenvolvimento de habilidades coletivas e de aes coordenadas; e pensamento sistmico, um modelo conceitual, formado por um conjunto de conhecimentos ferramentas, que buscam o aperfeioamento do processo de aprendizagem como um todo.

4 ATIVIDADE 02:PROJETO UCA 1. Opinar sobre a iniciativa do Governo Federal de instalar computadores (UCA) nas escolas pblicas brasileiras. O Governo Federal pretende trabalhar com a incluso digital, proporcionando a esses alunos o acesso informao e possibilitando ao ensino fundamental e mdio no Brasil um salto de qualidade propiciando as escolas e aos professores meios mais ldicos para o ensino de crianas. 2. Relacione os objetivos do Projeto UCA no ensino fundamental e mdio do pas. Distribuir equipamentos de informtica em escolas pblicas de todo o pas, pois os recursos tecnolgicos corretamente empregados podem melhorar as aulas dos ensino fundamental e mdio. 3. Quais os beneficiados pelo projeto UCA? Os estudantes do ensino fundamental e mdio da rede pblica de ensino. 4. Enumerar os principais obstculos para a execuo do projeto UCA nas escolas brasileiras. Os fornecedores dos equipamentos, assistncia tcnica, custos de implantao do projeto, treinamento dos professores. 5. Quais os riscos de interferncia poltica do projeto? Comente-os. Temos o uso poltico da iniciativa, pois as secretarias de educao devem cadastrar as escolas interessadas, porm tem o risco da propaganda poltica e um desperdcio de dinheiro pblico. 6. Quais as perspectivas do projeto UCA? Uso de computadores como instrumento pedaggico, mquinas devem aprimorar as aulas, incluso digital.

5 ATIVIDADE 3: RESUMO SLIDES-ATIVOS INTANGVEIS Os slides nos mostram a importncia da Gesto do Conhecimento e dos Ativos intangveis para as organizaes. A diferena entre o valor de mercado de uma empresa de capital aberto e o seu valor contbil lquido oficial o valor de seus ativos intangveis gio ou goodwill. Na maioria das empresas, o valor dos ativos intangveis superior ao valor de ativos tangveis. Os ativos intangveis so compostos pela: competncia dos funcionrios (capacidade/ao), estrutura interna (patentes, modelos de sistemas administrativos e de computadores) e estruturas Externas (relacionamentos com clientes e fornecedores e imagem da empresa) Na Era do Conhecimento necessrio que as empresas trabalhem com a educao continuada e com a capacitao dos funcionrios, visando um maior valor do seu ativo intangvel. O Capital Intelectual a capacidade intelectual humana, nomes de produtos, designs, marcas registradas, lealdade dos clientes, relacionamento com fornecedores e clientes, treinamento constante dos parceiros, velocidade de atendimento de assistncia tcnica. Enquanto a Gesto do Conhecimento a ferramenta gerencial para administrar a informao e agregar-lhe valor: ao filtr-la, sintetiz-la e resumi-la, ajuda os profissionais a conseguir o tipo de informao que necessitam para ao. QUESTES SLIDES: ATIVOS INTANGVEIS 1- O que empresas como microsoft, ge, motorola, google, intel tem que faz valer muitas vezes mais do que o valor de seus ativos registrados na contabilidade? Essas empresas possuem trabalhadores do conhecimento, que convertem informao em conhecimento, trabalham com o processo de educao continuada 2- Qual natureza desse valor adicional percebido pelo mercado mas no registrado pela empresa? o goodwill ou gio, que o valor dos ativos intangveis. 3- Por que algumas empresas possuem relaes entre valor de mercado e valor contbil mais altas que outras? Porque algumas empresas investem maciamente no seu Capital Intelectual(ativos intangveis)

6 ATIVIDADE 4: EXERCCIO - APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL COMO UM PROCESSO PARA ALAVANCAR O CONHECIMENTO DAS ORGANIZAES (Captulo 5) 1. Por que a aprendizagem organizacional to importante para as organizaes? Porque a aprendizagem a alavancagem para o conhecimento, uma vez que por meio da aprendizagem que as empresas conseguem adaptar, transformar, criar e recriar processos e atividades, requisitos fundamentais para as organizaes que procuram vantagens competitivas sustentveis. 2. Qual a diferena entre aprendizagem individual e aprendizagem organizacional? A aprendizagem individual consiste no ciclo no qual a pessoa assimila um novo dado, reflete sobre as experincias passadas, chega a uma concluso, e em seguida, age. J a aprendizagem organizacional a capacidade de criar novas idias multiplicada pela capacidade de generaliz-la por toda a empresa. 3. Explique o modelo integrado de aprendizado de Kim e os problemas que podem ocorrer impedindo-o de completar o ciclo de aprendizagem. A organizao possui dois nveis de aprendizado: o operacional e o conceitual, porm h o risco do ciclo de aprendizagem no se completar, caso um dos vnculos seja enfraquecido ou rompido, atravs do: aprendizado situacional (quando o vnculo entre o aprendizado individual e o modelo mental individual cortado, ocasionando aprendizado, porm sem alteraes dos modelos mentais), aprendizado fragmentado (quando o vnculo entre os modelos mentais e individuais e a memria organizacional quebrado, ocasionando uma mudana nos modelos mentais individuais sem alterao da memria organizacional) e o aprendizado oportunstico ( quando o vnculo entre a memria organizacional e sua ao rompido, ocasionando aes organizacionais sem que se leve em conta a memria organizacional ou seus valores e cultura). 4. Explique o papel da aprendizagem nos quatro modos de converso do conhecimento pela interao entre o conhecimento tcito e o explcito. Os quatro modos de converso do conhecimento pela interao entre o conhecimento tcito e o explcito so: socializao (compartilhamento de experincias por meio de algumas formas de aprendizado, objetivando a transferncia de conhecimento tcito, sendo primordial a existncia de uma experincia anterior de ambas as partes, permitindo associaes por meio de contextos especficos); externalizao (relaco entre o conhecimento tcito com conceitos explcitos na forma de metforas, analogias, conceitos ou hipteses); combinao (envolve a juno de conjuntos diferentes de conhecimentos j explicitados) e internalizao (incorporao do conhecimento explcito ao tcito sendo a aprendizagem uma forma de efetuar essa converso). 5. Que outros exemplos de aprendizagem voc poderia ilustrar, a partir de suas experincias, nos quatro modos de converso de conhecimento. Socializao: treinamento para novos funcionrios; Externalizao: palestras sobre qualidade de vida no trabalho; Combinao: capacitao para funcionrios; Internalizao: leitura do manual da organizao.

7 EXERCCIO: COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAES( Captulo 7). 1. Qual o papel do compartilhamento na gesto do conhecimento? O compartilhamento um dos fatores que envolvem a gesto do conhecimento, e sua prtica imprescindvel, pois no adianta dispor de conhecimentos importantes se no se promove a sua partilha. A organizao s se beneficia quando o conhecimento difundido, transferido, compartilhado e alavancado. 2. Diferencie os processos de compartilhamento de conhecimento pela informao e pela tradio. Qual o processo mais complexo. Por qu? Conhecimento pela informao: o conhecimento compartilhado de forma indireta(palestras, livros). Conhecimento pela tradio: o conhecimento compartilhado de forma direta, ou seja, o receptor participa do processo de transferncia. O mais complexo pela tradio, pois acontece de indivduo para indivduo por meio da prtica, alm de ser um processo dinmico, lento w de difcil distribuio. 3. Como uma organizao pode promover os dois tipos de prtica de compartilhamento do conhecimento? H dois tipo de compartilhamento: o informal( ocorre de maneira no preestabelecida durante encontros casuais e conversas locais, no havendo a inteno prvia de compartilhar certo conhecimento) e o formal ( a inteno e a formalidade esto sempre presentes, atravs de reunies e documentos escritos, palestras e etc). 4. Quais as resistncias, individuais e organizacionais que podem impedir o compartilhamento do conhecimento? As principais barreira que existem so as estruturais, logsticas e culturais criadas pela organizao, como: culturas que valorizam as habilidades tcnicas pessoais, carncia de aprendizado prtico, falta de contato entre as pessoas, no recompensar as pessoas pelo aprendizado. 5. Qual a relao entre as variveis compartilhamento e cultura na organizao do conhecimento? Para a organizao alcanar sucesso no compartilhamento do conhecimento necessrio que ela disponha de uma infra-estrutura tecnolgica, uma cultura uniforme e dirigida a esse compartilhamento. Assim, a cultura organizacional se torna um fator que influencia no compartilhamento do conhecimento por favorecer inibir tal processo.

8 ATIVIDADE 5: EXERCCIO PETER SENGE 1. Conceitue aprendizado. um processo de crescimento integrado e integrante do indivduo e de sua vizinhana. uma habilidade inata onde descobrimos o que sabemos . O aprendizado acontece atravs de realizaes e repeties. 2. Qual a opinio do autor sobre o conflito nas equipes e nas organizaes? Segundo o autor, as grandes equipes se caracterizam por conflitos produtivos, e os conflitos nos enriquecem porque nos mostram muitas especificidades. Em equipes medocres no h conflitos, os conflitos nos ensinam a lidar com a diversidade, da surge a harmonia. 3. Qual a opinio do autor sobre modelos mentais? A todo o momento cada um de ns faz diferentes leituras e interpretaes do mundo, das pessoas e das situaes, baseadas em pressupostos que modelam o nosso modo de agir, os nossos modelos mentais (diferentes de indivduo para indivduo). Segundo Senge, os modelos mentais so o meio atravs do qual ns e o mundo interagimos. Pretende-se que deixemos aflorar, chamemos conscincia, os nossos modelos mentais de forma a podermos repens-los. Apela-se capacidade de se pr em causa e de dar o benefcio da dvida. As pessoas e as relaes no so a preto e branco, tm cambiantes de cor. H que estar consciente dos pensamentos que esto por trs das nossas decises. O trabalho com modelos mentais comea por virar o espelho para dentro, aprender a desenterrar as nossas imagens internas do mundo, a lev-las superfcie e mant-las sob rigorosa anlise .Implica tambm a capacidade de realizar conversas ...que equilibrem indagao com argumentao, em que as pessoas exponham de forma eficaz os prprios pensamentos e estejam abertas influncia dos outros. (Senge 1990/1998, p.42). 4. Citar as cinco disciplinas relacionadas no livro: A Quinta Disciplina. Domnio Pessoal, Modelos Mentais, Viso Compartilhada, Aprendizagem em Grupo e Pensamento Sistmico. 5. Quais as principais idias apresentadas no DVD? O autor mostra o conceito de modelos mentais, a importncia de se construir um ambiente de aprendizado e a importncia dos conflitos nas organizaes.

9 ATIVIDADE 6: EXERCCIO: VOC SABE QUANTO VALE SUA EMPRESA? 1. Diferenciar Capital financeiro, intelectual, humano e estrutural. Capital financeiro: valor da empresa que pode ser verificado atravs do balano patrimonial da empresa; Capital intelectual: capital humano mais capital estrutural; Capital humano: conhecimento, experincia, poder de mercado, habilidades e competncias dos empregados,valores,cultura e filosofia da empresa; Capital estrutural: sistemas de informao, softwares, patentes, marcas registradas e todo o resto que apia a produtividade doa capital humano. 2. Como composto o capital estrutural? O capital estrutural constitudo pelo capital de clientes (relacionamento com os clientes), capital organizacional (composto pelo capital de inovao e capital de processos) 3. Por que a IBM decidiu pagar por algo muito mais valioso d que o refletido no balano patrimonial quando adquiriu a Lotus? Porque o valor principal da Lotus estava em um tipo intangvel de ativo: o capital intelectual. 4 De que formado o ncleo da economia do conhecimento? formado por enormes fluxos de investimento em capital humano bem como em tecnologia da informao. 5. Como o mercado percebe que os investimentos em capital humano e tecnologia da informao so imprescindveis para a nova criao de valor,j que tais investimentos no eram considerados como valores positivos na contabilidade tradicional? O mercado est atribuindo valor aos ativos intangveis de uma empresa,tais ativos j comeam a aparecer nas notas explicativas dos balanos tradicionais ou de forma mais detalhada,nos chamados balanos sociais.

10 6. Explicar o Capital Intelectual da empresa atravs da metfora de considerar a empresa como um organismo vivo: uma rvore. Comparando a empresa a uma rvore, tudo que aparece nos organogramas,relatrios anuais,balanos patrimoniais e outros documentos constituiria o tronco,os galhos e as folhas,os frutos a serem colhidos ,o principal objetivo do investidor;no entanto,presumir que tudo que se v e toca constitui a rvore inteira um equivoco,o estudo das razes do valor de uma empresa, a mensurao de fatores dinmicos ocultos que aliceram a empresa cuja parte visvel so produtos e servios que tornam o capital intelectual to valioso e o seu estudo torna-se imprescindvel para a sobrevivncia das empresas. 7. Explicar o funcionamento do quadro em anexo cujo pice encontra-se o valor de mercado de uma empresa. O quadro nos mostra como estruturado o valor de mercado e quais seus componentes. Podemos verificar que o Capital Intelectual e formado pelo capital humano e capital estrutural. Sendo que o Capital Humano no propriedade da empresa e o conjunto de conhecimentos e experincias dos empregados. J o Capital Estrutural tudo que permanece na empresa na ausncia dos funcionrios. Ento o valor de mercado a soma de todo o ativo tangvel com os intangveis.

11 ATIVIDADE 7: RELATRIO MC2

Foi mostrado na sala de aula uma estratgia de treinamento difundida pela internet que a MC2, uma estratgia de soluo para a criao, disseminao e aplicao do conhecimento, implementada pela CAGECE (Cia de gua e Esgoto do Estado do Cear). Ela tem como objetivo desenvolver a inter-relao entre pessoas e organizaes atravs da gesto do conhecimento, contribuindo no processo de melhoria organizacional. Seus patamares so: Gesto do Conhecimento; educao corporativa; gesto de competncias; inteligncia empresarial. E ela permite o mapeamento dinmico de atitudes, habilidades e competncias, o acompanhamento do relacionamento com as parcerias estratgicas, a vinculao do desenvolvimento das pessoas s estratgias e negcios corporativos, a gesto das atividades de multiplicadores de conhecimento, a criao e mobilizao contnuas da memria organizacional, apoio ao exerccio da liderana, incentivo ao auto-gerenciamento da carreira, etc. Este sistema organizado em mdulos que contemplam: 1 iniciativas de colaborao e conhecimento, amplo e diversificado conjunto de instrumentos para a expresso das atitudes, conhecimentos e habilidades individuais de cada colaborador da organizao, multiplicando as possibilidades de interao com todo o universo de pessoas, conhecimentos e experincias relacionadas no ambiente; 2 pesquisas, oferece um universo de pesquisas que facilitam o acesso s informaes; 3 crculos de conhecimento, so comunidades de pessoas interessadas em aprender, partilhar e aplicar seu aprendizado em relao a um assunto de importncia central para a organizao; 4 EAD, sistema que, integrado estratgia MC2 viabiliza o desenvolvimento de cursos distncia atravs da Web (e-learning) e incorpora-se aos mdulos de desenvolvimento corporativo. Esta estratgia de treinamento apresenta alguns benefcios como: criao de um ambiente propcio cooperao e a criatividade; melhoria na comunicao de informaes e na circulao de conhecimentos; reteno, desenvolvimento e mobilizao do capital intelectual; aumento do ritmo de inovao e da competitividade; melhoria constante dos processos organizacionais; maior produtividade e eficcia operacional; maior eficcia no alcance dos objetivos estratgicos; maior rapidez no desenvolvimento de produtos e processos; reduo dos tempos e custos de treinamento e

12 ampliao de sua eficcia; aumento da reteno e satisfao de clientes; melhoria na qualidade e eficcia da liderana; Melhoria na tomada de decises sobre a formao de equipes e alocao de pessoas; melhoria do clima organizacional, pela consolidao de atitudes de motivao, reconhecimento, valorizao das pessoas e confiana, etc. Ela pode ser aplicada na gesto de competncias, gesto de treinamento, gesto estratgica, gesto de ativos intelectuais, gesto da inovao e da mudana, gesto de atividades de multiplicadores de conhecimento, gesto da memria organizacional, gesto da cultura organizacional, gesto de clima organizacional, gesto de grupos e comunidades de aprendizagem, gesto de liderana, gesto de relacionamento e gesto de biblioteca. A empresa que tem uma estratgia como a MC2 privilegiada com a inovao, a criao de laboratrios de conhecimentos, a criao de novos talentos e tem grande fora para enfrentar os desafios impostos pelo mercado.

Вам также может понравиться