Вы находитесь на странице: 1из 6

Trinta: a falsa revoluo

Otvio Augusto Sitnio Pinto

A Revoluo de 1930 foi o movimento armado, liderado pelos estados de Minas Gerais, Paraba e Rio Grande do Sul, que culminou com o golpe de Estado, o Golpe de 1930, que deps o presidente da repblica Washington Lus em 24 de outubro de 1930, impediu a posse do presidente eleito Jlio Prestes e ps fim Repblica Velha. Em 1 de maro de 1930, foram realizadas as eleies para presidente da Repblica que deram a vitria ao candidato governista, que era o presidente do estado de So Paulo, Jlio Prestes. Porm, ele no tomou posse, em virtude do golpe de estado desencadeado a 3 de outubro de 1930, e foi exilado. O capital internacional, que j participara das intrigas que levaram Guerra do Paraguai, assim como Abolio da Escravatura, no aceitava o nacionalismo da casa real brasileira, caracterstico das monarquias o nacionalismo condio sine qua non para sustentao das realezas. E ajudou a conspirar o Golpe da Repblica, pois a Amrica um continente republicano, no modelo da Guerra da Independncia Americana, e abolicionista e capitalista, no modelo da Guerra Civil Americana. Mas a primeira repblica brasileira tinha uma orientao marcantemente nacionalista, e era, ainda, comandada por foras polticas de base rural como no Sul Confederado da Amrica do Norte, derrotado pelas tropas da Unio.

Algodo no Nordeste A Guerra Civil Norte j contribura para o incremento da cultura algodoeira no Nordeste Brasileiro, quando o Sul Confederado ficara impedido de exportar o ouro branco para a Europa, diante do bloqueio naval estabelecido pelo Norte. Um bloqueio to eficiente que levou inveno do submarino como arma de guerra pela nascente indstria sulista. No que tange economia algodoeira, o interesse do capital internacional voltou-se, ento, para o Nordeste Brasileiro. Esse capital era representado pelo cartel da Machine Cotton, Anderson Clayton, e Sanbra (Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileiro na verdade, uma empresa de capitalistas judeus sediada na Argentina). A Machine Cotton dominara o mercado algodoeiro do Nordeste, mas, durante a Primeira Guerra Mundial, com as rotas martimas interrompidas, perdeu o controle desse mercado para um industrial cearense radicado em Pernambuco, Delmiro Gouveia, que construra um complexo beneficiador de algodo nas margens do Rio So Francisco, movido primeira hidreltrica do rio. Finda a guerra, a Machine Cotton quis comprar a indstria de Delmiro, que recusou seguidas propostas. Delmiro foi assassinado em circunstncias ainda inexplicadas. Aps a morte do industrial nordestino, a Machine Cotton comprou sua indstria, desmontou suas mquinas e sua usina hidreltrica, e atirou-as no rio.

Algodo na Paraba Outro grupo pernambucano, de origem paraibana, prosperou com a industrializao do algodo. Foi o grupo Pessoa de Queiroz, constitudo por sobrinhos do Presidente da Repblica Epitcio Pessoa, o oligarca de Umbuzeiro. A maior parte do algodo beneficiado pelos Pessoa de Queiroz vinha da Paraba, na poca o principal produtor brasileiro. Na Paraba, os cotonicultores eram liderados pelo deputado Jos Pereira Lima, um industrial da cidade de Princesa, onde havia 22 usinas de algodo. Jos Pereira era proprietrio, em Princesa, de casa de fora e luz, a vapor, que de dia gerava energia para sua usina de algodo e seu engenho de cana-de-acar, conforme a estao e, de noite, gerava luz para a cidade. Era sua base econmica. Portanto, era um capitalista no um capitalista tardio, como os que vieram no ps1930. Jos Pereira foi, ainda, fundador e scio de um jornal na Capital (Correio da Manh) ,do qual era um dos diretores, e de outro, em Princesa (Jornal de Princesa). Suas duas maiores propriedades rurais, herdadas do pai (o deputado Marcolino Pereira Lima), ficavam fora dos limites de Princesa, no municpio de Pianc. Jos Pereira era, assim, um capitalista ligado ao grupo econmico dos Pessoa de Queiroz, do Recife, para onde o algodo da Paraba era exportado j pr-beneficiado.

Golpe multinacional Havia um mal-estar entre sobrinhos do presidente Epitcio, divididos entre os Pessoa de Queiroz e o ministro

do Superior Tribunal Militar, Joo Pessoa Cavalcanti, ambos com interesse na presidncia da Paraba. Esse mal-estar era terreno frtil para os interesses do cartel algodoeiro multinacional da Machine Cotton, Anderson Clayton, e Sanbra. um dos cartis que financiaram o Golpe de 1930. Uma das remessas de dinheiro para financiamento do golpe, enviadas de avio pela Sanbra, vinda da Argentina, caiu num desastre areo sobre o Rio da Prata, em 10 de maio de 1930, causando a morte do tenente Antnio Siqueira Campos, portador da contribuio da Sanbra, perdida nas guas do rio o que levou a multinacional a mandar mais outra remessa. Os tenentes Siqueira Campos e Eduardo Gomes foram os dois sobreviventes do levante conhecido como 18 do Forte, em que 17 militares e um civil (Otvio Correia) enfrentaram 3.000 soldados do Exrcito Brasileiro, em 6 de julho de 1922. No Pas, o revezamento poltico era limitado a uma gangorra entre os estados de Minas Gerais, por excelncia agro-pecurio, e ao estado de So Paulo, cafeicultor. Essa situao desagradava ao tambm rural estado do Rio Grande do Sul, sempre excludo da sucesso presidencial. A eleio presidencial de 1919 se trava entre dois nordestinos, o baiano Ruy Barbosa e o paraibano Epitcio Pessoa, ambos Senadores da Repblica, com a vitria do paraibano.

Ruralistas dos pampas O rio Grande do Sul, que tambm produzia leite e carne, tambm queria um lugar ao sol da repblica. O ruralista Getlio Dornelles Vargas, senhor da querncia do Itu, candidatou-se presidncia tendo como vice o paraibano Joo Pessoa, sobrinho de Epitcio Pessoa e seu sucessor na poltica. Epitcio foi o nico brasileiro a ocupar a presidncia dos trs poderes o Supremo Tribunal Federal, o Senado e o Executivo. Era, assim, um nome nacional, e, por isso, os descontentes do Rio Grande do Sul escalaram para a sua chapa, no lugar de vice-presidente, um obscuro jurista, oriundo de um estado pobre: Joo Pessoa, da Paraba, sobrinho do ex-presidente Epitcio Pessoa. Joo Pessoa foi candidato a presidente da Paraba e presidente da Repblica pelo mrito de ser sobrinho de Epitcio, pois nunca fizera carreira poltica, nem sequer votara alguma vez na Paraba. Os descontentes contavam ainda com o apoio de Antnio Carlos, presidente de Minas Gerais portanto, da rea do caf com leite, mas que se sentira preterido na sucesso presidencial, pois, segundo a gangorra, a vez seria de Minas. E se fez a conspirao da Aliana Liberal, contra a repblica do presidente Washington Lus, um historiador e escritor nascido em Maca, no estado do Rio de Janeiro, e que fez carreira poltica em So Paulo. Washington Lus fizera seu sucessor presidncia no paulista Jlio Prestes. Mas, 21 dias antes do trmino do seu mandato, Washington Lus foi deposto pelo que o historiador Jos Honrio Rodrigues chamou de um movimento militar com simpatias civis, ou seja, o Golpe de 1930. Para Jos Honrio, nunca houve uma revoluo no Brasil.

Acomodao liberal A Aliana Liberal j havia se conformado com a eleio de Jlio Prestes. Seu vice derrotado, Joo Pessoa, dizia sem reservas, diante dos boatos de conspirao (da qual ele nunca fez parte), que preferia mil Jlios Prestes a uma revoluo. O presidente da Paraba era um simpatizante de Washington Lus, como escreveu seu tio Epitcio, em carta para o sobrinho: No entendo tua candidatura, pois bem sei de tuas simpatias pelo Washington. Quer dizer: Joo Pessoa no era um aliancista, nem um conspirador, nem um revolucionrio, nem um golpista; era um legalista, posio mais de acordo com sua formao jurdica. Mas, o que levou ecloso do Golpe de 1930, se Jlio Prestes fora eleito, seus adversrios j estavam acomodados, conformados e com ele compostos (como Joo Pessoa), e a Aliana Liberal expirava no ocaso?

Motivos pessoais Nem s de fatores econmicos e polticos feita a Histria. Relembrem-se as relaes pessoais do marechal Deodoro da Fonseca com o Imperador Pedro II, seu parente eclesistico (compadre), e o poltico gacho Gaspar da Silveira Martins, de quem diziam ser rival afetivo de Deodoro (disputaram a mesma mulher). Silveira Martins estava margem da Histria pois no pleiteava nenhum cargo no Imprio ou na conspirada Repblica. Deodoro s aceitou comandar o golpe contra o Imperador seu amigo e compadre quando os

intrigantes lhe disseram que Silveira Martins comandaria a intentona, caso o marechal no aceitasse chefiar o putsch. Na Paraba se travara uma luta dentro do epitacismo. O dirigente e convencional do Partido Liberal, Jos Pereira Lima, de Princesa, era considerado o nmero um do epitacismo, desde que foi um dos principais articuladores da candidatura de Epitcio ao Senado, em 1915 o que lhe possibilitou chegar Presidncia da Repblica. Jos Pereira ainda era muito prximo ao outro ramo dos Pessoas, os Pessoas de Queiroz, sobrinhos de Epitcio e industriais no Recife. Havia cime dentro da famlia, entre os sobrinhos de Epitcio, provocado pela disputa quanto sucesso do tio. E havia cime de Joo Pessoa em relao a Jos Pereira, pelo prestgio que o mesmo gosava junto a Epitcio como nmero um. As relaes pessoais entre Jos Pereira e Joo Pessoa foram agravadas por um incidente de mesa de jogo, na cidade de Monteiro, quando um cunhado de Jos Pereira, o diretor da Mesa de Rendas Inocncio Nbrega (casado com gueda Pereira Lima, irm caula de Jos Pereira) esmurrou seu companheiro de jogo e subordinado na Mesa de Rendas, Cndido Clementino Cavalcanti de Albuquerque, pai de Joo Pessoa.

Articulador Diante do mal-estar que se seguiu ao incidente, e com Inocncio correndo risco de vida, Jos Pereira providenciou a remoo do cunhado para outra cidade. Mas as relaes com Joo Pessoa, que j eram estremecidas por conta do cime do sobrinho de Epitcio diante do seu nmero um, ficaram tensas e delicadas. Alm disso, Jos Pereira participou da articulao da candidatura de Solon de Lucena ao cargo de Presidente da Paraba, com sucesso, quando Joo Pessoa pretendeu esse cargo pela primeira vez; no mandato seguinte, Jos Pereira foi um dos que articularam a candidatura de Joo Suassuna Presidncia do Estado, tambm com sucesso, quando Joo Pessoa pleiteou o cargo pela segunda vez. Dizia-se que Jos Pereira preferia fazer presidentes a ser presidente. Quando Joo Pessoa quis ser candidato, pela terceira vez, Jos Pereira tentou levantar a candidatura de Francisco Pessoa de Queiroz, sobrinho do ex-presidente da Repblica, ou de Jlio Lira, para presidente da Paraba. Dessa vez, Joo Pessoa logrou ser escolhido pelo tio como candidato. Joo Pessoa nunca perdoaria Jos Pereira por essas articulaes polticas em detrimento de seus interesses oligarcas, como pretenso sucessor do tio Epitcio.

Mal-estar familiar A disputa interna entre os primos gerou grande mal-estar na famlia, principalmente porque os ramos Pessoa de Queiroz e Pessoa Cavalcanti eram agastados por conta de um crime passional envolvendo as duas faces, quando um primo (Epitcio Pessoa de Queiroz) teria matado o marido (o mdico Bandeira Filho) de uma prima (Dona Clarice), suspeitando que ele tivesse envolvido com sua esposa (Dona Laura Matos) . A situao tornou-se mais complicada quando o Pessoa de Queiroz, suspeito do crime, foi homiziar-se em Princesa, sob o plio de Jos Pereira. O clima emocional entre Jos Pereira e Joo Pessoa tornou-se muito pesado. Joo Pessoa no podia aceitar o nmero um do epitacismo, cunhado do homem que esmurrou seu pai, que homiziara o suspeito do assassinato do marido de sua prima, e que tramara por trs vezes contra sua candidatura Presidncia do Estado. Os dois estiveram muitas vezes em rota de coliso, e Joo Pessoa, com seu temperamento irascvel, jamais poderia perdoar Jos Pereira.

spera e forte No comeo do mandato do Presidente eleito, Joo Pessoa e Jos Pereira tiveram uma conversa spera e forte em Palcio. Joo Pessoa perguntou a Jos Pereira se ele tinha cangaceiros no seu municpio, e a resposta veio rpida: os cangaceiros que tenho no meu municpio so os eleitores de seu tio Epitcio. Dito isso, o deputado levantou-se em direo ao presidente, com as narinas acesas, segundo narra Jos Amrico de Almeida, ento secretrio da Segurana, e que, disse ele, se interps entre os dois. Mas Jos Pereira podia fisicamente com esses interlocutores; se nada mais houve, foi por conta de sua educao refinada o homem mais bem educado que j vi, dizia o intelectual e poliglota Jos Ascendino de Farias, tio

do presidente da Academia Paraibana de Letras, Juarez Farias, que ouviu e repete esse depoimento.

Expurgo fatal s vsperas das eleies nacionais e locais, Joo Pessoa tomara uma atitude muito prpria do seu temperamento: expurgou todos os candidatos a deputado federal da chapa de seu partido, do qual Jos Pereira era um dos convencionais e dirigentes. Na ocasio, Jos Pereira estava em Princesa, a 430 km da Capital. Joo Pessoa manteve na chapa apenas um candidato: seu primo Carlos Pessoa. Conhecendo o prestgio do nmero um do epitacismo, Joo Pessoa, um dia aps o expurgo, saiu em comitiva com dois carros rumo a Princesa, para comunicar sua deciso a Jos Pereira e tentar contornar uma possvel crise j no seu nascedouro, assim como dissolver o mal-estar que ficara do encontro dos dois em Palcio. O prprio Joo Pessoa descreveu a apoteose e a hospitalidade com que foi recebido em Princesa, em telegrama ao deputado gacho Arajo Cunha: Cheguei a Princesa a 19 de fevereiro, sendo recebido a 9 km da cidade por um grande cortejo de automveis e nela com retumbantes festas. A sucesso dos fatos ocorreu muito depressa: quatro dias depois, aos 23 de fevereiro, Jos Pereira telegrafava a Joo Pessoa comunicando seu desligamento do Partido Liberal, do qual era dirigente e convencional; nove dias depois, aos 28 de fevereiro, ocorria a invaso da cidade de Teixeira pela volante do tenente Ascendino e a priso dos Dantas e das Dantas. Era a guerra. No outro dia, 1 de maro, deveria ser realizada a eleio, dez dias aps a visita do presidente a Princesa, onde fora recebido com retumbantes festas, ocasio em que foi comunicada a Jos Pereira a deciso singular do Presidente, de expurgar a chapa de deputados federais do Partido Liberal, eliminando o nome de Joo Suassuna, sufragado em Princesa, e mantendo Carlos Pessoa, candidato da oligarquia de Umbuzeiro e primo de Joo Pessoa. Estava decretada a crise.

Contra-revolucionrio Emerge, desses fatos, que Joo Pessoa no era um conspirador aliancista e nada tinha a ver com o Golpe de Trinta, ao qual deu vida com sua morte, embora fosse um contra-revolucionrio. Por sua vez, Jos Pereira no era um opositor do golpe (nem dele sabia) que estimulou com sua sedio do Territrio Livre de Princesa, nem o Golpe de Trinta objetivava o fim dos coronis, pois Getlio Vargas era o maior deles, maior que o Padre Ccero. Essa realidade se torna clara com a convocao de Jos Pereira, sete anos depois, feita por Getlio Vargas o coronel do Itu para participar do golpe de 1937, formando e comandando uma coluna que deveria marchar sobre Salvador. A convocao foi feita pelo coronel do Exrcito Azambuja Vila-Nova, interventor de Pernambuco, e aceita por Jos Pereira.

Pereira e Vargas O fato foi manchete nos jornais do Recife, causando impacto em Salvador: Juracy Magalhes, o conspirador aliancista e interventor demitido da Bahia, desistiu de resistir ao golpe do golpe de Vargas o regolpe e a coluna de Jos Pereira (que deveria marchar sobre Salvador como, em 1930, uma coluna de Princesa estivera programada para marchar contra a capital da Parahyba) foi desmobilizada antes de nascer. J no ano anterior, em 1936, o interventor federal da Parahyba, Argemiro de Figueiredo, convidara Jos Pereira e os oficiais da polcia que lutaram em Princesa para um almoo de confraternizao. Todos os oficiais confirmaram a presena no gape da paz, menos o capito Joo Costa o que inviabilizou o encontro. Mas Argemiro deu garantias a Jos Pereira de que nenhuma represso lhe seria dirigida na Paraba, reforando a anistia concedida por Getlio Vargas em 1932, e o caudilho pde sair da clandestinidade na qual se refugiara. Nesse nterim, aparece vivo um homem a quem Jos Pereira fora imputado de ter mandado matar: Joo de Deus, de Desterro, ento distrito de Teixeira e hoje cidade.

Vitrias no Supremo Em 1948, Jos Pereira obtm importante vitria no Supremo Tribunal: so-lhe devolvidos os bens que a Standard Oil lhe empalmara no ps-Trinta, assim como a fazenda de que um oportunista tomara posse

durante o perodo em que o caudilho esteve evadido. O Supremo havia infligido, em 1930, notvel derrota ao presidente Joo Pessoa, julgando favoravelmente a ao interposta pela Associao Comercial da Paraba contra o aumento abusivo de impostos at 500 % (quinhentos por cento!) decretado por Joo Pessoa, ao qual se opusera Jos Pereira. Ainda em 1948, o tribuno Alcides Carneiro, afilhado de Jos Pereira, cunhado de seu filho Aloysio Pereira e genro de Jos Amrico, teceram o apoio poltico de Jos Pereira candidatura do autor de A Bagaceira ao governo do Estado. Nunca, desde 1930 e nos anos seguintes, o status poltico do coronel e deputado Jos Pereira Lima foi contestado pelo stablishment da Nova Repblica, mas at confirmado com sua convocao para a implantao do Estado Novo. A Guerra de Princesa foi um conflito restrito entre Jos Pereira (e seus amigos) versus Joo Pessoa e seu Estado. A morte do Presidente conduziria ao golpe de 1930, desfechado por uma conspirao da qual nunca fizera parte; mas a anistia de 1932, o almoo jejuno de 1936, o regolpe de 1937 e o conchavo de 1948 vieram provar que a Aliana Liberal e Jos Pereira no estavam em campos opostos, como estavam Joo Pessoa e os conspiradores de 1930, albergados na Paraba socapa do Presidente do Estado que nem sequer foi o ltimo a saber, pois morreu antes do golpe nacional-trabalhista.

Nepotismo Em Princesa, Jos Pereira ponderou a Joo Pessoa que tirasse tambm Carlos Pessoa da chapa, e, em seu lugar, colocasse Assis Chateaubriand. No foi atendido e o rompimento tornou-se inevitvel. Poucos dias depois, Jos Pereira telegrafou a Joo Pessoa comunicando sua deciso de liberar seus amigos para votar em quem quisessem, quando faltavam poucos dias para as eleies. Em Teixeira, cidade da mesma regio fisiogrfica de Princesa, a famlia Dantas tinha o comando poltico e sempre fora opositora de Joo Pessoa e dos Pessoas. O ex-presidente Joo Suassuna era casado com uma Dantas, mas era partidrio de Joo Pessoa. Fora tambm expurgado da chapa e era o candidato de Jos Pereira a deputado federal. Suassuna tomou a mesma atitude de Jos Pereira, rompendo com Joo Pessoa. Em represlia o presidente despachou uma tropa policial para Teixeira, sob o comando de um desafeto dos Dantas o tenente Ascendino Feitosa, que levara um murro na cara, desfechado por Silveira Dantas, chefe poltico de Teixeira, quando fora delegado naquela cidade ( semelhana do que houvera entre o cunhado de Jos Pereira e o pai de Joo Pessoa). Os Dantas sempre foram opositores da oligarquia Pessoa.

Fuzile os Dantas O tenente Ascendino tivera que sair de Teixeira, e agora voltava plenipotencirio com um telegrama do Presidente Joo Pessoa nas mos: Todo membro famlia Dantas, encontrar armas na mo, fuzile . Ascendino prendeu todos os principais dos Dantas, inclusive senhoras, que manteve refns. Diante disso, Jos Pereira enviou para Teixeira um grupo de seus homens, que mantinha em Princesa para combater cangaceiros. Esse efetivo fora reforado no tempo da Coluna Prestes, quando foram criados, no Serto, os Batalhes Patriticos, armados e municiados pelos governos para dar combate aos revoltosos. O grupo que saiu de Princesa para Teixeira era comandado por Lus do Tringulo, e resgatou os Dantas prisioneiros, pondo o destacamento de Ascendino em debandada. Tinha incio a Guerra de Princesa, que seria proclamada Territrio Livre, com exrcito, constituio, hino, bandeira e Dirio Oficial.

Guerra civil A Guerra Civil de Princesa foi sangrenta, perdendo a polcia 151 homens. Foi o segundo conflito brasileiro em que se empregou avies, das foras do governo do Estado (o primeiro foi a Revoluo Paulista de 1924). A famlia Dantas tinha um notvel advogado na Capital, Joo Dantas, que fora scio de Jos Amrico (este, alado ao cargo de secretrio de segurana de Joo Pessoa). Tambm fazia parte do escritrio o advogado Joo da Mata. De Joo Dantas disse Jos Amrico ser o maior advogado de seu tempo. A segurana fsica de Joo Dantas tornou-se crtica na Capital, e ele teve de se evadir para o Recife, onde se hospedou na residncia do cunhado Augusto Caldas. Seu escritrio/residncia foi arrombado pela polcia da Paraba, seus documentos e correspondncia ntima tornados pblicos as cartas de sua noiva Anayde

Beiriz expostas no quadro de avisos de A Unio e na Chefatura de Polcia para quem quisesse quise ler. Dois dias depois, Joo Pessoa viajou ao Recife, onde Joo Dantas o matou na Confeitaria Glria, depois de se apresentar: Joo Pessoa, oa, eu sou Joo Dantas, a quem tanto humilhaste e ofendeste. ofendeste A apresentao se fazia necessria, pois os dois no se conheciam, dado que Joo Pessoa era figura estranha e recente na sociedade da Paraba onde Joo Dantas era um de seus expoentes, como advogado advogado do Banco do Brasil, jornalista, poeta, membro de famlia ilustre e noivo da miss e poetisa Anayde Beiriz. Diz-se se que, se Joo Dantas no tivesse matado Joo Pessoa, seus primos o teriam feito naquela sua ida ao Recife. De qualquer maneira, ele no teria teria sado vivo da capital Pernambucana. Joo Dantas e seu cunhado Augusto Caldas foram sangrados na priso, pela polcia da Paraba (Ascendino Feitosa, o mdico Lus de Gis, o soldado Mancha e outros), poucos dias aps o atentado da Glria. Anayde Beiriz Be teve morte misteriosa.

Ressurreio da Aliana A Aliana Liberal, que estivera morta, ressuscitou com a morte de Joo Pessoa, e o Golpe de 1930 foi desfechado na sexta-feira feira de trs de outubro de 1930, s 17h25m, no Rio Grande do Sul. Vinte e um dias depois, precisamente no dia 24 de outubro, Washington Lus era deposto. O golpe precisou de trs semanas apenas para derribar o presidente da Repblica. No dia trs de novembro, Getlio Vargas empalmava o governo como ditador. Um blitz putsch. No existem revolues revolues to breves assim. Um movimento militar com simpatias civis, disse o historiador Jos Honrio Rodrigues a respeito do Golpe de Trinta. Em 1937 Getlio desfecharia novo golpe o Estado Novo. Um golpe dentro do golpe, recrudescendo o primeiro. Na a Bahia, o interventor Juracy Magalhes tentou resistir. Juracy foi um dos oficiais do exrcito que participaram do Golpe de 1930. Destacado no 22 Batalho de Caadores, na Paraba, o capito Juracy Magalhes no fez parte do assalto ao quartel, pois ficara ficara na redao do jornal A Unio, rgo do estado da Paraba, situado a poucos metros do Palcio do Governo, de onde podia vigiar qualquer movimento em Palcio. O assalto do 22 BC resultou na morte do general Lavanre Wanderley, comandante excepcional excepcion do quartel , baleado no abdmen, possivelmente pelo tenente Agildo Barata. O general demorou a morrer, sendo transportado com vida para o Hospital de Pronto Socorro e atendido pelo mdico Antnio Dvila D Lins a quem disse, quando instado sobre quem lhe ferira: ferira: So coisas da vida. E levou para o tmulo a autoria de sua morte desnecessria, pois o general no ofereceu resistncia ao assalto, surpreendido que foi quando dormia. Em 1937, no golpe continuado, para marchar contra Salvador e a resistncia de Juracy Juracy Magalhes, teve incio a organizao de uma coluna de seis mil homens. E, para comand-la, comand la, convocou-se convocou ningum menos que Jos Pereira, j anistiado pela ditadura Vargas! Mas Juracy mudou de idia antes da coluna partir. Com o Golpe de 1930 tinha incio cio uma ditadura di ura que duraria 15 anos: o voto secreto e o voto da mulher, institudos em 1933, por fora da Revoluo Constitucionalista de 1932, foram banidos da prtica poltica brasileira em 1937. O Pas s voltaria a ter eleies ao fim da Segunda Guerra Guerra Mundial; nesse nterim, o eleitor brasileiro (homem ou mulher) ficou sem votar mesmo em bico-de-pena. A ditadura de Vargas tinha tendncias germanfilas e fascistas (sua decantada legislao trabalhista foi inspirada na Carta Del Lavoro de Mussolini). Esse posicionamento provocou fortes presses do presidente Roosevelt junto ao ditador dos pampas. Roosevelt exigiu a cesso da rea de Parnamirim, em Natal, no Rio Grande do Norte, aos Estados Unidos, para a construo de uma grande base area, a 2.002 km de Dakar, na frica do Norte. Foi de Parnamirim o trampolim da vitria que saram ram as foras para a retomada da frica do Norte e do sul da Europa e apoio logstico para as tropas aliadas na sia e Pacfico. A vitria dos aliados s na Segunda Grande Guerra, com o triunfo da democracia, democ acia, determinou o fim da longa e assassina ditadura de Vargas e seus liberais...
Cpia para download em http://paraibanos.com/joaopessoa/doc/rev1930pb.pdf http://paraibanos.com/joaopessoa/doc/ O Ensaio foi publicado ublicado em 03/10/10 no blog "Cem Ris de Prosa" (http://www.cemreis.com.br) ( O autor jornalista, poeta, escritor e membro do Instituto Histrico e Geogrfico da Paraba, dispondo de mais textos em http://blogdesitonio.blogspot.com.br

Вам также может понравиться