Вы находитесь на странице: 1из 7

Estatuto do Voluntariado

JMJ RIO 2013


INST. JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE JMJ RIO 2013

JMJ RIO 2013

Estatuto do Voluntariado

SUMRIO
PAG.

Natureza e objetivos do voluntariado da JMJ Admisso dos voluntrios Organizao do voluntariado Compromissos dos voluntrios Servios oferecidos aos voluntrios Funes dos voluntrios Reconhecimento do papel dos voluntrios Dispensa dos voluntrios

03 03 04 04 06 06 07 07

-2-

JMJ RIO 2013

Estatuto do Voluntariado

Natureza e objetivosdo voluntariado da JMJ 2013 Art. 1. O voluntariado da JMJ 2013 composto, em sua maioria por catlicos, a ser desenvolvido junto ao instituto JMJ RIO, no qual expressam o seu testemunho de uma vida de f em comunho com a Igreja. O voluntario da JMJ tambm, composto por todo aquele que, independente de confisso religiosa, oferecem generosamente o seu tempo e o seu trabalho ao servio da preparao e da realizao da Jornada Mundial da Juventude 2013. I Voluntario todo aquele que, movido pela graa de Deus, se dispe a servir, de maneira gratuita, na realizao da JMJ em suas diversas fases. II - OBJETIVOS ESPECFICOS DO SETOR DE VOLUNTARIOS: a) Promover o voluntariado na Arquidiocese de Rio de Janeiro, como sede da JMJ 2013, atravs das Parquias, Instituies de Vida Consagrada, Movimentos, Novas Comunidades e outras realidades Eclesisticas; b) Promover e acolher o voluntariado do Brasil e de outros pases; c) Receber dos diversos setores as suas solicitaes de voluntrios, buscando atende-las; d) Realizar a seleo de voluntrios para atuarem nas diversas reas da JMJ; e) Formar adequadamentee em todas as dimenses (espiritual, pastoral, humana e tcnica) os voluntrios da JMJ; f) Coordenar com os demais setores da JMJ todas as aes dos voluntrios. UNTARIADOARA LA JMJ 2011

Admisso dos voluntrios Art. 2. Podem ser admitidos como voluntrios maiores de 18 anos, respeitados os critrios da legislao trabalhista brasileira bem como normas de natureza migratria vigentes, que se comprometam em aceitar os critrios eobedecer as regras estabelecidas para JMJ. I. Todo estrangeiro para ser admitido como voluntrio da JMJ precisa ser maior de 18 anos, observando a legislao vigente no Brasil. II. Para ser admitido como voluntrio, exigido uma carta de apresentao do Proco, superior da ordem religiosa ouresponsvel da Associao ou Movimento Apostlico. Os voluntrios internacionais devero ser apresentados pelo respectivo Bispo diocesano ou pela Conferncia Episcopal. Todavia, para os voluntrios diocesanos, basta a lista de voluntrios assinada pelo proco. III. A admisso, como voluntrio, da competncia exclusiva doSetor de Voluntrios do InstitutoJMJ RIO2013 que se reserva o direito de deferir ou no os pedidos de adeso de forma imotivada. IV. Os voluntrios, no deixam de ser peregrinos, faro sua inscrio por meio do setor de voluntariado e tero uma taxa de participao diferenciada dos demais peregrinos, que lhes daro direito ao kit peregrino e o material que lhe possibilitar atuar como voluntario. Tal diferenciao no configura forma de remunerao ao voluntrio.

-3-

JMJ RIO 2013

Estatuto do Voluntariado

Art. 3. Segundo as necessidades dos diferentes Setores do COL convocar-se-oosvoluntrios para atuarem em perodos diferentes, para a realizao de diferentes tarefas e servios, sempre respeitando as clusulas firmadas no Termo de Adeso.

Organizao do setor de voluntrios e do voluntariado Art. 4. Os voluntrios da JMJ 2013 respondem diretamente ao Setor de Voluntrios. I. O Setor de Voluntrios funciona de acordo com as determinaes da Coordenao Geraldo Instituto JMJ RIO, o qual determina quais as tarefas que correspondem aos voluntrios. II. O diretor do Setor de Voluntrios o responsvel por toda atividade referente ao setor de voluntrios e deve sempre se reportar a coordenao geral. III. Dentro de cada setor do Instituto Jornada Mundial da Juventude, o diretor do respectivo setor o responsvel pelos voluntrios alocados no seu setor. IV. Existindo alguma dificuldade em relao aos voluntrios alocados em um setor, o diretor do mesmo, se reportar ao diretor do Setor de Voluntrios. V. Os voluntrios alocados em um determinado setor devem se reportar ao diretor do mesmo ou a quem por ele designado para orientar e acompanhar o trabalho do voluntario. VI. Dentro de cada setor, os coordenadores de Departamento so os responsveis em acompanhar a execuo dos trabalhos dos voluntrios. VII. Os coordenadores de departamentos dos diversos setores sempre se reportam ao diretor do seu setor.

Compromissos dos voluntrios Art. 5. Os voluntrios tero como obrigaes I. Cumprir as obrigaes assumidas para com a Organizao da Jornada Mundial da Juventude, na qual se integraram, respeitando os fins e a normativa da mesma. II. III. IV. Ser assduo e pontual nos dias definidos para o servio voluntario. Notificar eventuais faltas com antecedncia para que se possa viabilizar a substituio. Comunicar os perodos de folga desejveis com antecedncia

V. Participar nas atividades religiosas e formativas propostas pela Organizao da Jornada, necessrias para manter a qualidade dos servios prestados pelos voluntrios. VI. Ouvir atentamente todas as instrues para cumpri-las em todos os seus detalhes.

-4-

JMJ RIO 2013

Estatuto do Voluntariado

VII. VIII.

Aceitar superviso, controle e eventuais criticas de seus coordenadores. Cumprir as instrues recebidas, nas atividades que vo sendo propostas.

IX. No assumir o lugar do tcnico ou do profissional da rea ou atividade que estiver atuando, mas sempre procurando colaborar com ele. X. No criticar e nem buscar modificar a rotina de servio de nenhum setor. Todos os problemas e sugestes devem ser levados direo do Setor de Voluntrio, que ir tomar as providncias necessrias. XI. Trabalhar sempre em perfeita harmonia com todos, tanto na sua equipe de voluntrios, como na equipe contratada. XII. Utilizar telefones, computadores, impressoras, enfim todo equipamento do escritrio somente para tarefas ligadas ao seu servio voluntario na organizao. XIII. Recusar qualquer retribuio material que possa ser oferecida, seja do beneficiado, ou seja, de outras pessoas relacionadas com o seu trabalho. XIV. No utilizar o nome da organizao para angariar fundos, pedir donativos ou obter qualquer tipo de regalias. XV. Realizar despesas somente autorizadas por meio de documento escrito pelo setor.

XVI. Apresentar as notas fiscais dos gastos autorizados juntamente com o formulrio de reembolso assinado pelo responsvel do setor para obter reembolso. XVII. No sero permitidas vendas de qualquer espcie, arrecadao de valores, abaixoassinados no ambiente de servio. XVIII. XIX. Respeitar os direitos dos beneficiados pela sua atividade voluntria. Atuar de forma diligente, generosa e solidria.

XX. Em caso de necessidade, guardar confidencialidade da informao recebida ou conhecida ao longo da atividade voluntria. XXI. Consultar os responsveis sempre que surja qualquer dvida sobre o desempenho da sua atividade de voluntrio. XXII. Utilizar devidamente a acreditao e distintivos da Organizao da Jornada Mundial da Juventude. XXIII. XXIV. Respeitar o decoro no vestir e quando necessrio vestir-se conforme estabelecido. Manter atualizado endereo e telefone de contato.

XXV. Jamais dar declaraes imprensa ou participar de palestras, debates e etc., em nome da entidade, sem autorizao previa da diretoria da organizao. -5-

JMJ RIO 2013

Estatuto do Voluntariado

XXVI. Em caso de afastamento ou desligamento, comunicar com antecedncia a direo do setor de voluntrios. XXVII. Para manipulao dos alimentos, dever estar devidamente paramentado. XXVIII. Utilizar sempre crachs nas dependncias da instituio XXIX. Respeitar e cuidar dos recursos materiais colocados disposio pela JMJ

Servios oferecidos aos voluntrios Art. 6. Em ateno ao trabalho desempenhado pelos voluntrios e com o objetivo de o exercerem mais eficazmente, a Organizao da JMJ oferecer os seguintes servios: I. Assim, desde o incio e ao longo da Jornada Mundial da Juventude, ser facultada toda a informao, formao, orientao, apoio e de acordo com cada caso. Meios materiais necessrios para o exerccio das funes atribudas. II. Aos voluntrios internacionais, nacionais e aos no residentes no Rio de Janeiro, a Organizao promover o acolhimento junto a famlias, paroquias e alojamentos. Tambm ser providenciado todo deslocamento necessrio dos voluntrios. III. Durante a atuao ser providenciado alimentao dos voluntrios.

IV. Conceder um diploma oficial do Comit Organizador da Jornada que acredite a formao recebida para o desempenho da funo de voluntrio. V. Facilitar uma participao ativa no mbito em que esto inseridos e consider-los- parte integrante da organizao da Jornada Mundial da Juventude e membros do programa de atos e servios de preparao. VI. Reembolso, aos voluntrios contnuos, de despesas realizadas no desempenho das suas atividades. Desde que tenham sido previamente autorizadas. VII. Outorgar uma acreditao identificativa da sua condio de voluntrio.

VIII. Facultar os meios adequados para que possam realizar a sua atividade nas devidas condies de segurana e higiene, de acordo com a natureza e caracterstica da funo desempenhada. IX. Velar para que obtenham o respeito e reconhecimento pelo valor social do seu contributo.

Funes dos voluntrios Art. 7. As principais funes do Voluntariado da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 consistir na ateno aos peregrinos e no seu acolhimento quer em estaes ferrovirias, quer na rodoviria, nas barcas e aeroporto; informaes nos distintos pontos da cidade; colaborao no centro de -6-

JMJ RIO 2013

Estatuto do Voluntariado

imprensa, traduo e interpretao; organizao (ordens de servio) e logstica dos eventos, no acompanhamento das autoridades e coordenao de grupos, no cuidado do acolhimento em parquias e outras instituies da arquidiocese do Rio de Janeiro ou do poder publico que serviro para o alojamento de peregrinos. Colaborar com as instituies civis (Governo Federal, Estadual e Municipal), para favorecer a coordenao no alojamento, deslocaes, segurana nas ruas, cuidados sanitrios, etc. I. Os voluntrios podero e devero exercer as mais diversas funes no mbito da Jornada Mundial da Juventude. Art. 8. Todas as funes sero desempenhadas com diligncia, sentido de generosidade e servio do bem comum. Deve-se manter uma atitude de colaborao permanente entre os prprios voluntrios e de caloroso acolhimento aos peregrinos e participantes na Jornada. E desta forma ter em mente que todo servio executado antes de tudo uma ao missionaria, com a qual cada um utilizando dos seus dons e capacidade ajuda a construir o reino de Deus.

Reconhecimento do papel dos voluntrios Art. 9. Como reconhecimento do seu papel, a Organizao outorgar a cada voluntrio um certificado que inclua o ttulo da tarefa, o nome do voluntrio, assim como o nome e o logotipo da Organizao.

Dispensa dos voluntrios Art. 10. O no cumprimento do compromisso assumido pelo voluntrio por ocasio da sua admisso formal e expressa no contrato ao qual se refere o art. 2. Inciso IV, ser motivo para abertura de um processo que o afastar temporariamente do desempenho das suas funes, sendo-lhe retirada a acreditao de voluntrio e, depois da averiguao por parte do Instituto JMJ RIO do descumprimento, ser afastado de forma definitiva da Organizao da Jornada Mundial da Juventude. Pargrafo nico. Durante o processo de averiguao por parte do Instituto Jornada da Juventude do descumprimento garantido ao voluntario o direito de apresentar a sua defesa. Assim o parecer final s ser emitido aps a defesa do voluntario JMJ

-7-

Вам также может понравиться