Вы находитесь на странице: 1из 20

PODER JUDICIRIO

TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO

Concurso Pblico

001. PROVA OBJETIVA Escrevente Tcnico Judicirio

INSTRUES  Voc recebeu sua folha de respostas e este caderno contendo 80 questes objetivas.  Confira seu nome e nmero de inscrio impressos na capa deste caderno.  Quando for permitido abrir o caderno, verifique se est completo ou se apresenta imperfeies. Caso haja algum problema, informe ao fiscal da sala.  Leia cuidadosamente todas as questes e escolha a resposta que voc considera correta.  Marque, na folha de respostas, com caneta de tinta azul ou preta, a letra correspondente alternativa que voc escolheu.  A durao da prova de 4 horas, includo o tempo para o preenchimento da folha de respostas.  S ser permitida a sada definitiva da sala e do prdio aps 2 horas e 30 minutos do incio da prova.  Ao sair, voc entregar ao fiscal a folha de respostas e este caderno, podendo levar apenas o rascunho de gabarito, localizado em sua carteira, para futura conferncia.  At que voc saia do prdio, todas as proibies e orientaes continuam vlidas.

Aguarde a ordem do fiscal para abrir este caderno de questes.

02.12.2012

LNGUA PORTUGUESA 01. Leia a tira.


DIZEM QUE A GRAMA DO VIZINHO MAIS VERDE.

02. A frase inicial do texto Geralmente, numa situao um posto de trabalho. expressa as condies gerais em uma situao de altos ndices de desemprego. De acordo com essas condies,
EU SOU DALTNICO!

GRANDE COISA...

(A) o perfil de profissional pretendido nem sempre bem definido nas empresas. (B) o desemprego aumenta em decorrncia da qualifica o profissional. (C) a formao de um profissional , via de regra, questo secundria na sua contratao.

(Gazeta do Povo, 03.05.2011)

No segundo quadrinho, a fala da personagem revela (A) hesitao. (B) indiferena. (C) contradio. (D) raiva. (E) exaltao.

(D) a qualificao profissional um caminho para se con seguir um emprego. (E) o profissional deve ter qualificao inferior em rela o s pretenses da empresa. 03. O texto revela que, no Brasil, (A) as empresas esto mais rigorosas para selecionar os mais qualificados. (B) os ndices de desemprego tm-se elevado continua mente nas regies metropolitanas. (C) os trabalhadores tm investido mais do que o neces srio em sua formao profissional. (D) as pesquisas sobre emprego so pouco consistentes e confiveis. (E) as empresas convivem com a carncia de mo de obra qualificada. 04. No perodo A pesquisa do Dieese um medidor impor tante, pois sua metodologia leva em conta no s o desem prego aberto (quem est procurando trabalho), como tambm o oculto (pessoas que desistiram de procurar ou esto em postos precrios). , os termos em destaque estabe lecem entre as oraes relao de (A) causa. (B) alternncia. (C) adio. (D) oposio. (E) explicao. 05. No contexto em que se insere o perodo A outra a difi culdade que as empresas tm de encontrar mo de obra qualificada para os postos de trabalho que esto abertos. (3. pargrafo), entende-se que a expresso A outra refe re-se a: (A) consequncias. (B) lgica. (C) pesquisa. (D) situao. (E) metodologia.
3
TJSP1204/001-EscreventeTcnicoJudicirio

Leia o texto para responder s questes de nmeros 02 a 06. Saber trabalhar Geralmente, numa situao de altos ndices de desem prego, o trabalhador sente a necessidade de aprimorar a sua formao para obter um posto de trabalho. As empresas bus cam os mais qualificados em cada categoria e excluem os que no se encaixam no perfil pretendido. Nos ltimos anos, essa no tem sido a lgica vigente no Brasil. Segundo a pesquisa de emprego urbano feita pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatstica e Estudos Socioeconmicos) e pela Fundao Seade (Sistema Estadual de Anlise de Dados), os nveis de pessoas sem emprego esto apresentando quedas sucessivas de 2005 para c. O desemprego em nove regies metropoli tanas medido pela pesquisa era de 17,9% em 2005 e fechou em 11,9% em 2010. A pesquisa do Dieese um medidor importante, pois sua metodologia leva em conta no s o desemprego aberto (quem est procurando trabalho), como tambm o oculto (pessoas que desistiram de procurar ou esto em postos precrios). Uma das consequncias dessa situao apontada dentro da prpria pesquisa, um aumento mdio no nvel de rendimentos dos tra balhadores ocupados. A outra a dificuldade que as empresas tm de encontrar mo de obra qualificada para os postos de trabalho que esto abertos. A Fundao Dom Cabral apresentou, em maro, a pes quisa Carncia de Profissionais no Brasil. A anlise levou em conta profissionais dos nveis tcnico, operacional, estratgi co e ttico. Do total, 92% das empresas admitiram ter dificul dades para contratar a mo de obra de que necessitam.
(Lngua Portuguesa, outubro de 2011. Adaptado)

313412

06. Na frase os nveis de pessoas sem emprego esto apresentando quedas sucessivas de 2005 para c. , a locu o verbal em destaque expressa ao (A) concluda. (B) hipottica. (C) futura. (D) atemporal. (E) contnua.

Leia o texto para responder s questes de nmeros 08 a 14. SO PAULO Se voc leu Cndido, de Voltaire, e achou o dr. Pangloss um sujeito muito otimista, porque no abriu Abundance, de Peter Diamandis e Steven Kotler. Os autores, um milionrio com formao em engenharia espacial, gentica e medicina e um jornalista cientfico, dizem com todas as letras que a humanidade est para entrar numa era de superabundncia, na qual tecnologias tornaro itens essenciais to baratos que todos os habitantes da Terra tero acesso a bens e servios at h pouco ao alcance apenas dos muito ricos. E tudo isso no horizonte de uma gerao. Os autores tm at explicao para o fato de no acreditar mos muito nessas promessas. Como fomos programados para ver o mundo como um lugar ameaador, nutrimos um inesca pvel pessimismo global, que no nos deixa perceber as revo lues silenciosas de que participamos. Talvez sim, talvez no. Abundance definitivamente um livro ousado, e mesmo que lhe apliquemos um desgio ctico de, v l, 80%, ainda coisas surpreendentes.
(Hlio Schwartsman, Abundncia e otimismo. Folha de S.Paulo, 16.09.2012. Adaptado)

07. Examine a imagem.

Senna: Ser interessante correr na equipe que meu tio pilotou 1 2 3 4 5


(UOL, 17.01.2012)

08. De acordo com a norma-padro da lngua portuguesa, a lacuna da ltima frase do texto pode ser preenchida indi ferentemente com (A) sobra ou tem (B) existe ou h (C) sobram ou h (D) existe ou tm (E) sobram ou se v

Na frase, h um erro de regncia que se corrige com a seguinte redao: (A) Ser interessante correr na equipe a qual meu tio pilotou. (B) Ser interessante correr na equipe de que meu tio pilotou. (C) Ser interessante correr na equipe em cuja meu tio pilotou. (D) Ser interessante correr na equipe aonde meu tio pilotou. (E) Ser interessante correr na equipe em que meu tio pilotou.

09. De acordo com o texto, o futuro descrito pelos autores de Abundance como tempo (A) auspicioso e de grandes mudanas. (B) de empobrecimento dos ricos. (C) de descrena e intolerncia. (D) com certas restries tecnolgicas. (E) de conflito entre as pessoas.

TJSP1204/001-EscreventeTcnicoJudicirio

10. Peter Diamandis e Steven Kotler acreditam que a des crena quanto s promessas apresentadas no livro deve -se ao fato de as pessoas participarem de (A) um mundo ameaador em que no h revolues silenciosas. (B) revolues silenciosas que so afetadas pelo pessi mismo global. (C) um mundo ameaador sem expectativa de revolues silenciosas. (D) um pessimismo global distanciado das revolues silenciosas. (E) revolues silenciosas decorrentes do pessimismo global. 11. Na frase E tudo isso no horizonte de uma gerao. , o termo em destaque significa (A) proposio. (B) confronto. (C) paisagem. (D) inteno. (E) perspectiva. 12. Observando as ocorrncias da palavra como em Como fomos programados para ver o mundo como um lugar ameaador correto afirmar que se trata de conjuno (A) conformativa nas duas ocorrncias. (B) comparativa na primeira ocorrncia. (C) causal na primeira ocorrncia. (D) comparativa nas duas ocorrncias. (E) causal na segunda ocorrncia. 13. Na frase Os autores tm at explicao para o fato de no acreditarmos muito nessas promessas. , correto afirmar que (A) o termo at, considerando seu uso contextual, pode ria ser substitudo por inclusive. (B) a forma verbal acreditarmos est errada, pois o sujeito da orao Os autores. (C) o termo para introduz orao adverbial, expressan do sentido de finalidade. (D) a expresso nessas promessas no tem um referente preciso nas informaes textuais. (E) a forma verbal tm est grafada incorretamente, pois no haveria acento nesse contexto.
5

14. Na passagem Talvez sim, talvez no. Abundance definitivamente um livro ousado... , o advrbio em destaque equivale a (A) oportunamente, estabelecendo relao de tempo. (B) decididamente, estabelecendo relao de afirmao. (C) previsivelmente, estabelecendo relao de intensidade. (D) possivelmente, estabelecendo relao de certeza. (E) provavelmente, estabelecendo relao de dvida. 15. Leia a charge.
ANDO TO POR BAIXO QUE GANHEI O APELID O DE PANO DE CHO...

(Gazeta do Povo, 14.09.2012)

Em relao ao enunciado andar to por baixo, a ideia contida em ganhar apelido de pano de cho deve ser considerada (A) a sua finalidade. (B) a sua causa. (C) o seu oposto. (D) a sua consequncia. (E) a sua concluso. 16. No Brasil, as discusses sobre drogas parecem limitar-se aspectos jurdicos ou policiais. como se suas nicas consequncias estivessem em legalismos, tecnica lidades e estatsticas criminais. Raro ler respeito envolvendo questes de sade pblica como programas de esclarecimento e preveno, de tratamento para depen dentes e de reintegrao desses vida. Quantos de ns sabemos o nome de um mdico ou clnica quem tentar encaminhar um drogado da nossa prpria famlia?
(Ruy Castro, Da nossa prpria famlia. Folha de S.Paulo, 17.09.2012. Adaptado)

As lacunas do texto devem ser preenchidas, correta e res pectivamente, com: (A) aos a a (B) aos a a (C) a a a a (D) a a (E)

TJSP1204/001-EscreventeTcnicoJudicirio

Leia o texto para responder s questes de nmeros 17 a 20. Ainda vamos ver sites como o Google com a mesma nos talgia que hoje dedicamos a mquinas de escrever e discos de vinil. Os atuais mecanismos de busca na rede j esto ultra passados por projetos inovadores, que deixam esta tarefa mais fcil e precisa. Como voc ainda no foi informado? Ainda so iniciativas experimentais. Falta mais dedicao dos pes quisadores e investidores dispostos a deix-las acessveis ao grande pblico.
(Galileu, dezembro de 2011)

19. Em iniciativas experimentais, o adjetivo uma palavra formada por sufixao. Outro adjetivo do texto com essa mesma formao est destacado em: (A) Falta mais dedicao dos pesquisadores e inves tidores (B) dispostos a deix-las acessveis ao grande pblico. (C) dispostos a deix-las acessveis ao grande pblico. (D) Os atuais mecanismos de busca na rede j esto ultrapassados... (E) Ainda vamos ver sites como o Google com a mesma nostalgia...

17. As informaes textuais permitem inferir que muitas pes soas atualmente (A) desconhecem o que seja um mecanismo de busca como o Google. (B) tornaram iniciativas experimentais acessveis ao gran de pblico. (C) sentem saudades das mquinas de escrever e dos discos de vinil. (D) trocaram o Google por mquinas de escrever e discos de vinil. (E) substituram o Google por mecanismos inovadores de buscas.

20. No texto, a expresso esta tarefa diz respeito (A) s iniciativas experimentais. (B) elaborao de projetos inovadores. (C) implementao de projetos inovadores. (D) busca de informaes na rede. (E) ao propsito de acabar com o Google.

Leia o texto para responder s questes de nmeros 21 a 25. dvidas sobre o crescimento verde. Primeiro, no est claro at onde pode realmente chegar uma poltica baseada em melhorar a eficincia sem preos adequados para o carbono, a gua e (na maioria dos pases pobres) a terra. verdade que mesmo que a ameaa dos preos do carbono e da gua em si diferena, as companhias no podem suportar ter de pagar, de repente, digamos, 40 dlares por to nelada de carbono, sem qualquer preparao. Portanto, elas comeam a usar preos-sombra. Ainda assim, ningum encon trou at agora uma maneira de quantificar adequadamente os insumos bsicos. E sem eles a maioria das polticas de cresci mento verde sempre a segunda opo.
(CartaCapital, 27.06.2012. Adaptado)

18. Em conformidade com a norma-padro da lngua portu guesa, o trecho Os atuais mecanismos de busca na rede j esto ultrapassados por projetos inovadores est corretamente reescrito em: (A) Os atuais mecanismos de busca na rede, projetos ino vadores j ultrapassaram-lhes (B) Os atuais mecanismos de busca na rede, projetos ino vadores j ultrapassaram-nos (C) Os atuais mecanismos de busca na rede, projetos ino vadores j ultrapassaram eles (D) Os atuais mecanismos de busca na rede, projetos ino vadores j os ultrapassaram... (E) Os atuais mecanismos de busca na rede, projetos ino vadores j lhes ultrapassaram

21. De acordo com a norma-padro da lngua portuguesa, as lacunas do texto devem ser preenchidas, correta e respecti vamente, com: (A) Restam faa ser (B) Resta faz ser (C) Resta fazem ser (D) Restam faam sero (E) Restam faz sero

TJSP1204/001-EscreventeTcnicoJudicirio

22. Na passagem e (na maioria dos pases pobres) a terra. , o uso dos parnteses indica uma informao (A) comum aos termos carbono, gua e terra. Nesse contexto, eles poderiam ser substitudos por reti cncias. (B) especfica relacionada ao termo terra. Nesse con texto, eles poderiam ser substitudos por travesses. (C) principalmente relativa ao termo terra. Nesse con texto, eles poderiam ser eliminados. (D) relativa aos termos carbono, gua e terra. Nesse contexto, eles poderiam ser substitudos por vrgulas. (E) excluda da referncia ao termo terra. Nesse con texto, eles poderiam ser substitudos por dois pontos ou ponto e vrgula.

25. Assinale a alternativa em que o trecho Ainda assim, ningum encontrou at agora uma maneira de quantificar adequadamente os insumos bsicos. est corretamente reescrito, de acordo com a norma-padro da lngua por tuguesa. (A) Ainda assim, temos certeza de que ningum encon trou at agora uma maneira adequada para que os insumos bsicos seja quantificado. (B) Ainda assim, temos certeza que ningum encontrou at agora uma maneira adequada para que os insumos bsicos sejam quantificado. (C) Ainda assim, temos certeza de que ningum encon trou at agora uma maneira adequada de se quantifi carem os insumos bsicos. (D) Ainda assim, temos certeza que ningum encontrou at agora uma maneira adequada de se quantificar os insumos bsicos. (E) Ainda assim, temos certeza de que ningum encon trou at agora uma maneira adequada de os insumos bsicos ser quantificados.

23. Os pronomes elas e eles, em destaque no texto, refe rem-se, respectivamente, a (A) dvidas e preos. (B) polticas de crescimento e preos adequados. (C) companhias e preos do carbono e da gua. (D) companhias e insumos bsicos. (E) dvidas e insumos bsicos.

26. Leia a charge.


CARPIMO UMA ROONA HOJE, COMPADRE! E PRA UMA ROCINHA, CHAMAM O EXRCITO! VERGONHA!

24. A flexo de nmero do termo preos-sombra tambm ocorre com o plural de (A) guarda-costa. (B) reco-reco. (C) guarda-noturno. (D) sem-vergonha. (E) clula-tronco.

(www.acharge.com.br)

Um dos efeitos de humor da charge reside no fato de as per sonagens entenderem ROONA e ROCINHA como (A) palavras sinnimas derivadas de roa. (B) aumentativo e diminutivo de roa, respectivamente. (C) reas urbanas onde se trabalha pouco. (D) reas rurais cuidadas pelo Exrcito. (E) substantivos prprios relativos a logradouro.

TJSP1204/001-EscreventeTcnicoJudicirio

Leia o texto para responder s questes de nmeros 27 e 28. A Groenlndia nunca derreteu tanto No vero da Groenlndia, normal que suas camadas de gelo se derretam. Em julho de 2012, no entanto, em apenas quatro dias (de 9 a 12), a superfcie gelada sofreu um der retimento nunca antes observado: a rea descongelada passou de 40 para 97%. Apesar de os cientistas definirem o fenme no como extremo, eles explicam que no h motivos para alarde: experimentos apontaram que nos ltimos dez milnios, houve um vasto derretimento a cada 150 anos. As informaes so da Nasa.
(Isto, 01.08.2012)

29. Que mexer o esqueleto bom para a sade j virou at sabedoria popular. Agora, estudo levanta hipteses sobre praticar atividade fsica benefcios para a totalidade do corpo. Os resultados podem levar a novas terapias para reabilitar msculos contundidos ou mesmo para e restaurar a perda muscular que ocorre com o avano da idade.
(Cincia Hoje, maro de 2012)

As lacunas do texto devem ser preenchidas, correta e res pectivamente, com: (A) porque trs previnir (B) porque traz previnir (C) porqu tras previnir (D) por que traz prevenir (E) por qu trz prevenir

27. O sentido da conjuno destacada no texto tambm est presente na seguinte passagem, adaptada do editorial da Folha de S.Paulo, de 02.06.2012: (A) Heloisa, minha mulher, ficou logo sabendo, mas quis me poupar. Ele era nosso amigo. (B) No dia 26, voltei para casa. Horas depois, liguei o computador e abri a lista de mensagens. (C) Assim que abri os olhos, li a notcia: Morreu Pery Ribeiro.. (D) No dia 24 de fevereiro, eu estava no CTI de um hos pital, recm-sado de uma cirurgia, quando morreu o cantor Pery Ribeiro. (E) O cuidado de Heloisa foi intil, pois havia uma TV no CTI, bem minha frente.

30. Assinale a alternativa em que o perodo, adaptado da revista Pesquisa Fapesp de junho de 2012, est correto quanto regncia nominal e pontuao. (A) No h dvida que as mulheres ampliam, rapidamente, seu espao na carreira cientfica ainda que o avano seja mais notvel em alguns pases, o Brasil um exemplo, do que em outros. (B) No h dvida que as mulheres ampliam rapida mente, seu espao na carreira cientfica, ainda que, o avano seja mais notvel em alguns pases (o Brasil um exemplo) do que em outros. (C) No h dvida de que, as mulheres, ampliam rapida mente seu espao na carreira cientfica; ainda que o avano seja mais notvel, em alguns pases, o Brasil um exemplo!, do que em outros. (D) No h dvida de que as mulheres, ampliam rapida mente seu espao, na carreira cientfica, ainda que o avano seja mais notvel, em alguns pases: o Brasil um exemplo, do que em outros. (E) No h dvida de que as mulheres ampliam rapida mente seu espao na carreira cientfica, ainda que o avano seja mais notvel em alguns pases o Brasil um exemplo do que em outros.

28. O trecho a superfcie gelada sofreu um derretimento nunca antes observado: a rea descongelada passou de 40 para 97%. est corretamente reescrito em: (A) a superfcie gelada sofreu um derretimento que nunca antes foi observado, logo a rea descongelada passou de 40 para 97%. (B) a superfcie gelada sofreu um derretimento que nunca antes fora observado, haja vista que a rea des congelada passou de 40 para 97%. (C) a superfcie gelada sofreu um derretimento que nunca antes se havia observado, como a rea descon gelada passou de 40 para 97%. (D) a superfcie gelada sofreu um derretimento que nunca antes era observado, que a rea descongelada passou de 40 para 97%. (E) a superfcie gelada sofreu um derretimento que nunca antes tivera sido observado, enquanto a rea descongelada passou de 40 para 97%.

TJSP1204/001-EscreventeTcnicoJudicirio

CONHECIMENTOS GERAIS Atualidades Embaixador americano morto em ataque em Benghazi Aps a confirmao da morte do embaixador americano na Lbia, Christopher Stevens, o presidente Barack Obama anunciou que vai reforar a segurana em todas as embaixadas dos EUA no mundo e que levar os culpados justia. Segun do a Fox News e a CNN, um contingente de fuzileiros navais foi enviado para a Lbia.
(Globo.com. 12.09.12)

Mercosul suspender Paraguai dos rgos do bloco O Mercosul, reunido na cidade argentina de Mendoza, suspender o Paraguai dos rgos do bloco, informou nesta quinta-feira, 28 de junho, o chanceler brasileiro, Antnio Pa triota.
(Terra. 28.06.12. Adaptado)

33. A suspenso do Paraguai do Mercosul se deveu (A) ao golpe sofrido pelo presidente Fernando Lugo, de mocraticamente eleito, o que contrariou a chamada clasula democrtica do bloco. (B) aproximao dos chamados brasiguaios com os sem-terra paraguaios, acirrando as tenses polticas e sociais no pas vizinho. (C) s tentativas do Paraguai de influir na poltica interna venezuelana, apoiando a oposio a Chvez, o que foi considerado uma afronta aos princpios democr ticos. (D) lei aprovada no pas vizinho que libera o cultivo e a comercializao da maconha, contrariando toda a poltica antidrogas estabelecida no continente. (E) ao acordo econmico assinado pelo pas, diretamente com os EUA, o que contrariou a prioridade que os outros pases do bloco deveriam ter. Governo prorroga IPI menor para carros, linha branca e mveis Benefcio para veculos ser mantido at outubro, informou Guido Mantega. Se no fosse renovado, corte no imposto comearia a vencer na sexta, 31 de agosto. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta quarta-feira (29 de agosto) a prorrogao da reduo do Im posto sobre Produtos Industrializados (IPI) para vrios setores, entre eles a linha branca e os automveis. O benefcio comea ria a vencer na prxima sexta (31 de agosto).
(G1. 29.08.12. Adaptado)

31. A morte do embaixador americano na Lbia, em setembro de 2012, teve relao com (A) os protestos contra um filme anti-islmico produzido nos EUA, que circulou pelo mundo rabe, provocan do descontentamento e revolta. (B) a continuao do conflito entre as tropas leais ao ditador Muammar Gaddafi, j falecido, e os invasores ingleses e americanos. (C) a radicalizao da chamada primavera rabe, agora com a inteno dos jovens de expulsar as potncias imperialistas ocidentais. (D) o anncio dos EUA, da Inglaterra, da Frana e da Ale manha de que haveria uma nova investida militar da OTAN contra a Lbia. (E) a perspectiva pessimista dos pases rabes do norte da frica de que os conflitos na Sria se estenderiam ao continente africano. Neonazistas atacam imigrantes estrangeiros em bairro da Grcia Aps convencer mais de 400 mil gregos com seu discurso e conseguir uma histrica entrada no Parlamento de Atenas, o partido neonazista Aurora Dourada ampliou sua presena nas ruas, com ataques a estrangeiros e ameaas a comerciantes imigrantes.
(Terra. 7.07.12. Adaptado)

32. A partir da notcia, possvel estabelecer uma relao entre a crise econmica mundial e (A) o acirramento das tenses polticas entre orientais e ocidentais. (B) a ampliao da pobreza e a consequente luta revolu cionria anticapitalista. (C) o aumento da xenofobia e a ascenso de foras pol ticas extremistas. (D) o reforo do poder de grupos que defendem a no violncia na poltica. (E) a diminuio do poder de influncia da direita e a reduo do nacionalismo.
9

34. A reduo do Imposto sobre Produtos Industrializados uma das medidas adotadas pelo governo com o objetivo de (A) reduzir a utilizao do crdito e o endividamento das famlias, considerado alto. (B) reverter mais de trs anos de queda do PIB, marcando uma poca de recesso. (C) incentivar o consumo, aquecer a economia e elevar o crescimento do PIB. (D) aumentar as importaes no Brasil, de forma a enfra quecer a indstria nacional. (E) compensar a forte inflao recente, tentando garantir a estabilidade dos preos.
TJSP1204/001-EscreventeTcnicoJudicirio

Matemtica

37. Observe a sequncia de quadrados, em que a medida do lado de cada quadrado, a partir do segundo, igual meta de da medida do lado do quadrado imediatamente anterior.
x

35. Usando, inicialmente, somente gasolina e, depois, so mente lcool, um carro com motor flex rodou um total de 2600 km na pista de testes de uma montadora, consumin do, nesse percurso, 248 litros de combustvel. Sabe-se que nesse teste ele percorreu, em mdia, 11,5 quilmetros com um litro de gasolina e 8,5 quilmetros com um litro de l cool. Desse modo, correto afirmar que a diferena entre a quantidade utilizada de cada combustvel nesse teste foi, em litros, igual a (A) 84. (B) 60. (C) 90. (D) 80. (E) 68.

1.

2.

3. 4.

Nessas condies, correto afirmar que a razo entre a rea do 3. quadrado e a rea do 2. quadrado, nessa or dem, (A) 1 . 4 (B) 1 . 12 (C)
1 10 1 (D) . 8

36. Do valor total recebido pela venda de um terreno, Ricardo separou 20% para custear uma pequena reforma em sua casa e reservou o restante para a compra de um carro novo. Sabe-se que 60% do valor separado para a reforma foi usa do na compra de material de construo, e o restante, no pagamento da mo de obra. Sabendo-se que Ricardo gas tou R$ 6.000,00 com a mo de obra empregada na reforma, pode-se afirmar que, para a compra do carro novo, Ricardo reservou (A) R$ 50.000,00. (B) R$ 65.000,00. (C) R$ 60.000,00. (D) R$ 75.000,00. (E) R$ 70.000,00.

(E) 1 . 2

38. Certo capital foi aplicado a juros simples, taxa de 1,5% ao ms. Para que seja possvel resgatar um montante igual 7 a do capital inicial, o tempo mnimo que esse capital 4 dever permanecer aplicado : (A) 3 anos e 4 meses. (B) 3 anos e 9 meses. (C) 4 anos e 2 meses. (D) 2 anos e 8 meses. (E) 2 anos e 10 meses.

TJSP1204/001-EscreventeTcnicoJudicirio

10

Noes de Informtica 39. Analise a rgua horizontal do Microsoft Word XP, na sua configurao padro, exibida na figura.

41. O arquivo zaSetup_en se encontra (A) no disquete. (B) no DVD. (C) em Meus documentos. (D) no Desktop. (E) na raiz do disco rgido.

Assinale a alternativa que contm apenas os indicadores de tabulao. (A) II, III, IV e V. (B) III e VI. (C) I, IV e V. (D) III, IV e V. (E) I, II e VI. 40. Uma planilha do Microsoft Excel XP, na sua configurao padro, possui os seguintes valores nas clulas: B1=4, B2=1 e B3=3. A frmula =ARRED(MNIMO(SOMA (B1:B3)/3;2,7);2) inserida na clula B5 apresentar o se guinte resultado: (A) 2 (B) 1,66 (C) 2,667 (D) 2,7 (E) 2,67 Considere a figura que mostra o Windows Explorer do Micro soft Windows XP, em sua configurao original, e responda s questes de nmeros 41 e 42.

42. Ao se clicar em tos, ser fechado

, localizado abaixo do menu Favori

(A) o Meu computador. (B) o Disco Local (C:). (C) o painel Pastas. (D) Meus documentos. (E) o painel de arquivos.

CONHECIMENTOS EM DIREITO Direito Penal 43. O crime de petrechos de falsificao (CP, art. 294), por expressa disposio do art. 295 do CP, tem a pena aumen tada de sexta parte se o agente (A) funcionrio pblico. (B) funcionrio pblico, e comete o crime, prevalecen do-se do cargo. (C) tem intuito de lucro. (D) confecciona documento falso hbil a enganar o ho mem mdio. (E) causa, com sua ao, prejuzo ao errio pblico. 44. O crime de falsificao de documento pblico, do art. 297 do CP, I. configura-se apenas se a falsificao total, ou seja, a mera alterao de documento pblico verdadeiro no constitui crime; II. tambm se configura se o documento trata-se de testa mento particular; III. tambm se configura se o documento trata-se de livro mercantil. correto, apenas, o que se afirma em (A) III. (B) II e III. (C) II. (D) I e II. (E) I.
11
TJSP1204/001-EscreventeTcnicoJudicirio

45. A conduta do funcionrio pblico que, antes de assumir a funo, mas em razo dela, exige para outrem, indireta mente, vantagem indevida (A) configura crime de corrupo passiva. (B) no configura crime algum, pois o fato ocorre antes de assumir a funo. (C) configura crime de corrupo ativa. (D) configura crime de concusso. (E) no configura crime algum, pois a exigncia indireta e para outrem.

48. Imagine que um advogado solicite dinheiro de seu cliente, deixando claro que, mediante o pagamento do valor, pro curar uma testemunha do processo, a fim de influenci-la a prestar um depoimento mais favorvel pretenso do cliente. Alm disso, o advogado insinua que a quantia ser repartida com a testemunha. O advogado recebe o dinhei ro, mas engana seu cliente e no procura a testemunha. Nesse caso, o advogado (A) cometeu o crime de corrupo passiva. (B) cometeu o crime de usurpao de funo pblica. (C) cometeu o crime de explorao de prestgio. (D) cometeu o crime de corrupo ativa.

46. A pena prevista pelo Cdigo Penal para o crime de re sistncia (CP, art. 329), por expressa disposio legal, (A) de recluso e de multa. (B) de recluso, de seis meses a um ano. (C) maior, se o funcionrio pblico, em razo da violncia, fica afastado do cargo. (D) maior se o ato, em razo da resistncia, no se executa. (E) diminuda de um a dois teros se a resistncia no praticada com violncia.

(E) no cometeu crime algum.

Direito Processual Penal 49. Nos termos do art. 257 do CPP cabe, ao Ministrio Pblico, I. promover, privativamente, a ao penal pblica, na forma estabelecida no CPP; II. buscar a condenao dos indiciados em inqurito policial; III. fiscalizar a execuo da lei. correto o que se afirma em (A) I e II, apenas. (B) II e III, apenas. (C) I e III, apenas. (D) I, II e III. (E) I, apenas.

47. O crime de fraude processual, do art. 347 do CP, I. punido com pena de recluso e multa; II. s se configura se a fraude se destina a produzir efeito em processo penal, ainda que no iniciado; III. configura-se se a fraude tem o fim de induzir a erro o juiz ou o perito. correto o que se afirma, apenas, em (A) I e II. (B) II e III. (C) II. (D) I. (E) III.

50. O CPP (art. 261) admite que seja o acusado processado ou julgado sem defensor? (A) Sim, apenas o foragido. (B) No. (C) Sim, o foragido, o ausente e o revel. (D) Sim, apenas o ausente. (E) Sim, apenas o revel.

TJSP1204/001-EscreventeTcnicoJudicirio

12

51. Determina o art. 353 do CPP: quando o ru estiver fora do territrio da jurisdio do juiz processante ser citado mediante (A) carta de ordem. (B) publicao em jornal de grande circulao. (C) carta com aviso de recebimento ou telegrama. (D) edital. (E) precatria.

54. Nos crimes , o Ministrio Pblico, ao oferecer a denncia, poder propor a suspenso do processo, por dois a quatro anos, desde que o acusado , presentes os demais requisitos que autorizariam . Assinale a alternativa cujas expresses completam, correta e respectivamente, o art. 89 da Lei n. 9.099/95. (A) de menor potencial ofensivo no esteja sendo pro cessado ou no tenha sido condenado por outro crime a suspenso condicional da pena (B) em que a pena mnima cominada for igual ou inferior a um ano, abrangidas ou no por esta Lei no es teja sendo processado ou no tenha sido condenado por outro crime a suspenso condicional da pena (C) de menor potencial ofensivo seja primrio a substituio da pena privativa de liberdade (D) em que a pena mnima cominada for igual ou inferior a um ano, abrangidas ou no por esta Lei seja pri mrio a suspenso condicional da pena (E) em que a pena mnima cominada for igual ou inferior a um ano, abrangidas ou no por esta Lei no es teja sendo processado ou no tenha sido condenado por outro crime a substituio da pena privativa de liberdade

52. O CPP, no 3. do art. 406, logo aps a citao, faculta ao acusado que apresente resposta escrita (A) oferecendo documentos e justificaes, e especificando provas pretendidas, apenas. (B) arguindo preliminares, oferecendo documentos e justifi caes, e especificando provas pretendidas, apenas. (C) arguindo preliminares, alegando tudo que interesse a sua defesa, oferecendo documentos e justificaes, especifi cando provas pretendidas e arrolando testemunhas. (D) arguindo preliminares, apenas. (E) arguindo preliminares e arrolando testemunhas, apenas.

Direito Processual Civil 53. So requisitos necessrios para que se articulem os embargos infringentes e de nulidade do pargrafo nico do art. 609 do CPP: I. deciso de segunda instncia; II. deciso desfavorvel ao ru; III. deciso unnime. correto o que se afirma em (A) I e II, apenas. (B) I, II e III. (C) I e III, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, apenas. 55. Durante as frias e feriados, no se praticaro atos pro cessuais, no entanto poder ser feita a citao, a fim de se evitar o perecimento de direito, sendo que o prazo para a resposta do ru s comear a correr (A) no primeiro dia til, seguinte juntada do mandado. (B) a partir da data fixada no despacho que ordenar a citao. (C) por ser medida excepcional no prazo estabelecido no mandado. (D) no primeiro dia til, aps a citao. (E) no primeiro dia til, seguinte ao feriado ou s frias. 56. Observar-se- o procedimento sumrio na seguinte con dio: (A) de execuo de seguro, relativo aos danos causados em acidente de veculo. (B) de execuo ao condmino de quaisquer quantias devidas ao condomnio. (C) nas aes relativas ao estado e capacidade das pessoas. (D) nas causas cujo valor no exceda a 100 vezes o valor do salrio mnimo. (E) de ressarcimento por danos causados em acidente de veculo de via terrestre.
13
TJSP1204/001-EscreventeTcnicoJudicirio

57. Quanto ao recurso adesivo, assinale a alternativa correta. (A) Ser admissvel na apelao, nos embargos infringen tes e no agravo de instrumento ou retido. (B) Ser conhecido, mesmo se houver desistncia do recurso principal, ou se for ele declarado inadmis svel ou deserto. (C) Caber, quando vencidos o autor e o ru, e ficar subordinado ao recurso principal, interposto por qualquer das partes. (D) O recorrente no poder, sem a anuncia do recorrido ou dos litisconsortes, desistir do recurso. (E) Para a Fazenda Pblica, o prazo ser o dobro daquele destinado parte comum. 58. cabvel, perante o Juizado Especial Cvel, ao de despejo (A) para uso prprio. (B) por infrao contratual. (C) para fins de alienao do imvel. (D) por falta de pagamento. (E) por perda de garantia locatcia. 59. No que diz respeito s citaes ou intimaes realizadas nos procedimentos de competncia do Juizado Especial Cvel, assinale a alternativa correta. (A) Dos atos praticados na audincia, considerar-se-o desde logo cientes as partes. (B) A intimao, sendo realizada por oficial de justia, depende de mandado ou carta precatria. (C) O comparecimento espontneo no suprir a falta ou nulidade da citao, em razo do rito especial do Juizado. (D) Podero ser feitas por correspondncia, com aviso de recebimento em mo prpria, por mandado ou edital. (E) Tratando-se de pessoa jurdica, a citao ser vlida mediante entrega ao scio com poderes para receb-la. 60. No se incluem na competncia do Juizado Especial da Fazenda Pblica as causas que tenham por objeto (A) obrigaes vincendas, cuja soma de doze parcelas no exceda a 60 salrios mnimos. (B) obrigao de fazer. (C) matria relativa a autarquias e fundaes pblicas. (D) impugnao da pena de demisso imposta a servidores pblicos civis. (E) reparao de danos.

Direito Constitucional 61. Assinale a alternativa que contempla corretamente um di reito garantido expressamente pela Constituio Federal. (A) Inviolabilidade do sigilo de correspondncia e das co municaes telefnicas, salvo, no primeiro caso, por ordem judicial, para fins de investigao criminal ou instruo processual penal. (B) Inviolabilidade do domiclio, impedindo que algum nele possa entrar sem consentimento do morador, sal vo para prestar socorro, ou, durante o dia ou noite, por determinao judicial. (C) Livre exerccio dos cultos religiosos e garantia, na forma da lei, da proteo aos locais de culto e a suas liturgias. (D) Direito de reunio pacfica, sem armas, em locais abertos ao pblico, desde que obtida prvia auto rizao do poder pblico e desde que no frustre outra reunio anteriormente convocada para o mesmo local. (E) Manifestao livre do pensamento, com respectiva garantia do anonimato. 62. Analise as seguintes afirmativas: I. A lei estabelecer o procedimento para desapropriao por necessidade ou utilidade pblica, ou por interesse social, mediante indenizao a ser paga em ttulos da dvida pblica, resgatveis em at vinte anos, ressal vados os casos previstos na Constituio. II. A pequena ou mdia propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela famlia, no ser ob jeto de penhora para pagamento de dbitos decorren tes de sua atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar o seu desenvolvimento. III. Todos tm direito a receber dos rgos pblicos in formaes de seu interesse particular, ou de interes se coletivo ou geral, que sero prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da socie dade e do Estado. IV. A prtica do racismo constitui crime hediondo, ina fianvel e imprescritvel, sujeito pena de deteno, nos termos da lei. Considerando-se o disposto na Constituio Federal, est correto o que se afirma, apenas, em (A) III. (B) II e III. (C) III e IV. (D) II. (E) I e II.
14

TJSP1204/001-EscreventeTcnicoJudicirio

63. Segundo o que estabelece a Carta Magna Brasileira, para que um tratado internacional seja considerado equivalente emenda constitucional, necessrio que (A) seja assinado pelo Chefe do Poder Executivo, ratifi cado por ambas as Casas do Congresso Nacional e, independentemente da sua matria, que seja aprovado em dois turnos, por trs quintos dos votos dos respec tivos membros. (B) seja sobre direitos humanos e que tenha sido aprova do, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por trs quintos dos votos dos respectivos membros. (C) tenha sido aprovado, em cada Casa do Congresso Na cional, em dois turnos, por trs quintos dos votos dos respectivos membros, independentemente da matria que ele trate. (D) seja devidamente aprovado pelo Congresso Nacio nal, ratificado pelo Poder Executivo e incorporado Constituio Federal, independentemente da matria que ele trate. (E) o Supremo Tribunal Federal reconhea a sua compa tibilidade com o texto constitucional por meio do jul gamento de Ao Declaratria da Constitucionalidade. 64. Himeneu Silva tem 17 anos de idade, casado e pai de dois filhos menores de cinco anos, e acabou de ser contratado para trabalhar na Empresa ABC Ltda. Com base nos dados fornecidos, assinale a alternativa que contempla corretamente um direito de Himeneu previsto na Constituio Federal. (A) Se for trabalhar no perodo noturno, dever perceber remunerao superior do diurno em, no mnimo, cinquenta por cento. (B) Participao nos lucros, ou resultados, vinculada sua remunerao, e, excepcionalmente, participao na gesto da empresa, conforme definido em lei. (C) Seguro contra acidentes de trabalho, a ser custeado em igual proporo entre Himeneu e a empresa ABC Ltda. (D) Garantia de que no poder exercer trabalho perigoso ou insalubre. (E) Salrio famlia, independentemente da renda que ir auferir como empregado. 65. So privativos de brasileiros natos os seguintes cargos: (A) de Senador e de Ministro de Estado da Defesa. (B) de Deputado Federal e de Deputado Estadual. (C) de Presidente da Repblica e de Senador. (D) da carreira diplomtica e de Vereador. (E) de Ministro do Supremo Tribunal Federal e de oficial das Foras Armadas.
15

66. Trcio Romano empregado na rea administrativa de uma sociedade de economia mista e foi convidado para ser as sessor de um Vereador do Municpio onde domiciliado. Trcio tem dvida se pode, legalmente, aceitar a indicao para este cargo em comisso remunerado. Nessa situao, com base no que dispe a Constituio Federal sobre a acumulao de cargos pblicos, correto afirmar que Trcio (A) est autorizado a acumular o cargo pblico com o emprego, uma vez que, em ambos, Trcio exercer funes tcnicas, que admitem a acumulao. (B) poder acumular o cargo pblico com o seu empre go, uma vez que este vinculado a uma sociedade de economia mista, o que no impede a acumulao de cargos no servio pblico. (C) no poder acumular o cargo de assessor de Vereador com o seu emprego, por vedao Constitucional, ex ceto se for exercer funo tcnica ou na rea da sade. (D) no poder aceitar o cargo de assessor do Vereador, sob pena de violar a Constituio, que no permite tal acumulao. (E) poder acumular o cargo pblico com o seu emprego, apenas se houver compatibilidade de horrios. 67. Os servidores nomeados para cargo de provimento efe tivo, em virtude de concurso pblico, adquirem estabili dade aps (A) 03 (trs) anos de efetivo exerccio. (B) 03 (trs) anos da data da sua nomeao no Dirio Oficial. (C) 02 (dois) anos da data da nomeao no Dirio Oficial. (D) 02 (dois) anos da data da posse. (E) 02 (dois) anos de efetivo exerccio.

Direito Administrativo 68. Sobre o direito de petio, assinale a alternativa correta. (A) A Administrao poder recusar-se a protocolar a pe tio, se esta no for subscrita por advogado consti tudo. (B) A reclamao sobre abuso, erro, omisso ou conduta incompatvel no servio pblico dever ser encami nhada, exclusivamente, ao Ministrio Pblico. (C) Se o agente pblico se recusar a encaminhar ou apre ciar a petio, estar sujeito pena de responsabili dade. (D) Visa coibir ilegalidade ou abuso de poder e promover a defesa de direitos, desde que exista prvio processo administrativo ou judicial. (E) direito assegurado a qualquer pessoa fsica ou jur dica mediante pagamento de taxa.
TJSP1204/001-EscreventeTcnicoJudicirio

69. Nos termos do que dispe a Lei n. 10.261/68, ao funcio nrio pblico proibido (A) constituir-se procurador de partes perante qualquer repartio pblica, exceto quando se tratar de interes se de cnjuge ou parente at segundo grau. (B) referir-se de forma depreciativa, em informaes, pa receres, despachos ou pela imprensa, a respeito das autoridades constitudas. (C) ter outro trabalho remunerado, na iniciativa privada, fora do horrio do servio pblico. (D) participar dos quadros sociais de qualquer tipo de so ciedade comercial. (E) retirar, mesmo que autorizado pela autoridade com petente, qualquer documento ou objeto existente na repartio. 70. Hrcules Remo, funcionrio pblico estadual, cometeu falta administrativa grave punvel com pena de suspenso. Considerando-se o disposto no Estatuto dos Funcionrios Pblicos Civis do Estado de So Paulo, assinale a alterna tiva correta. (A) A autoridade que aplicar a pena poder convert-la em multa, na base de 100% por dia de vencimento ou remunerao de Hrcules. (B) A pena de Hrcules no poder exceder de 90 dias. (C) Caso no ocorram situaes de suspenso ou inter rupo, se Hrcules no for punido pela falta cometi da dentro do prazo de 1 ano, sua pena estar prescrita. (D) Se Hrcules for suspenso, ele no perder as vanta gens e direitos decorrentes do exerccio do cargo. (E) Se, ao invs da suspenso, Hrcules for multado, ele no poder ser obrigado a permanecer em servio. 71. Sobre os atos e termos processuais previstos no Estatuto dos Funcionrios Pblicos Civis do Estado de So Paulo, correto afirmar que (A) a citao do acusado ser feita pessoalmente, no m nimo 2 (dois) dias antes do interrogatrio, por inter mdio do respectivo superior hierrquico, ou direta mente, onde possa ser encontrado. (B) ao servidor pblico que se recusar a depor, sem fun damento, ser pela autoridade competente aplicada a sano de repreenso, mediante comunicao da Co misso Processante. (C) quando ao funcionrio se imputar crime, praticado na esfera administrativa, a autoridade que determinou a instaurao do processo administrativo impor, si multaneamente, a sano penal correspondente. (D) quando for desconhecido o paradeiro de alguma tes temunha, o Presidente determinar ao sindicado que fornea o seu endereo e, caso este no o faa, dis pensar o testemunho. (E) o processo administrativo dever ser iniciado dentro do prazo improrrogvel de 8 dias, contados de sua instaurao e concludo no de 180 dias, a contar da citao do indiciado.
TJSP1204/001-EscreventeTcnicoJudicirio

72. Prometeu Costa, funcionrio pblico de uma Secretaria Estadual, foi punido pelo Secretrio de Estado, no compe tente processo administrativo, com a pena de demisso a bem do servio pblico por ineficincia do servio. Considerando-se o disposto na Lei n. 10.261/68, correto afirmar, com relao a Prometeu, que (A) a punio foi aplicada pela autoridade competente nesse caso, mas a pena imposta no corresponde quela prevista na Lei para a conduta praticada por Prometeu. (B) a pena imposta foi correta em razo da situao, mas a autoridade competente para aplic-la no era o Se cretrio Estadual, mas sim o Governador do Estado. (C) ele no poderia ser punido diretamente pelo Secre trio do Estado em processo administrativo, sendo necessrio processo judicial para aplicar a pena de demisso a bem do servio pblico. (D) a pena aplicada a ele no aquela prevista para o caso de ineficincia do servio, e a autoridade competente para impor a pena de demisso a bem do servio p blico no o Secretrio. (E) sua demisso a bem do servio pblico foi correta mente aplicada em decorrncia da sua conduta, e a autoridade competente para imp-la o Secretrio Estadual; autoridade mxima do rgo em que Pro meteu exercia suas funes. 73. Segundo o que dispe o Estatuto dos Funcionrios Pblicos Civis do Estado de So Paulo, a respeito da reviso dos pro cessos administrativos, correto afirmar que (A) a reviso ser processada pelo Secretrio de Estado, ou a juzo do Governador, por comisso composta de 3 (trs) funcionrios de condio hierrquica nunca inferior do punido, cabendo a presidncia a bacharel em direito. (B) julgada procedente a reviso, a Administrao Pbli ca determinar a reduo, majorao ou o cancela mento da pena. (C) no constitui fundamento para reviso a alegao de que a deciso foi contrria a texto expresso de lei. (D) a reviso pode ocorrer mediante recurso do punido quando, aps a deciso, descobrirem-se novas provas da sua inocncia. (E) a reviso, que dever ser interposta no prazo de 30 dias aps o julgamento de todos os recursos cabveis, no autoriza a agravao da pena.

16

74. A Lei n. 8.429/92 estabelece as penas para quem comete atos de Improbidade Administrativa. Nesse sentido, con siderando-se o disposto, expressamente, no referido diplo ma legal, assinale a alternativa correta. (A) Quando o ato de improbidade ensejar enriquecimento ilcito, caber autoridade administrativa, respons vel pelo inqurito, decretar a indisponibilidade dos bens do indiciado. (B) Dependendo da gravidade do ato, as penas que po dem ser impostas ao infrator so, entre outras, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patri mnio, ressarcimento integral do dano, quando hou ver, perda da funo pblica e cassao dos direitos polticos. (C) As cominaes previstas na Lei so personalssimas, no podendo atingir os sucessores daquele que causar leso ao patrimnio pblico ou se enriquecer ilicita mente. (D) As penas previstas na Lei de Improbidade no so apli cveis a quem no agente pblico, mesmo que tenha concorrido para a prtica do ato de improbidade. (E) O agente pblico que se recusar a prestar declarao de bens do seu patrimnio, dentro do prazo determi nado, ou que a prestar falsa, ser punido com a pena de demisso, a bem do servio pblico, sem prejuzo de outras sanes cabveis.

76. Assinale a alternativa que est de acordo com o texto expresso das Normas da Corregedoria Geral de Justia em relao Ordem Geral dos Servios. (A) Dever ser utilizado o espao nmero um nos atos datilografados. (B) autorizada a utilizao de chancela ou de outro recurso que propicie a reproduo mecnica da assi natura do juiz nos autos judiciais. (C) Sero atendidos em 72 horas os pedidos de certides de objeto e p formulados pelo e-mail institucional de um cartrio judicial para outro. (D) As certides em breve relatrio ou de inteiro teor sero expedidas no prazo de 5 dias, contados da data do recebimento em cartrio do respectivo pedido. (E) No poder haver anotaes de sem efeito nos autos judiciais, sob pena de responsabilidade administrativa do Escrevente que a lanar. 77. Dever ser feita concluso dos autos e executados os atos processuais no prazo, respectivamente, de (A) 24 (vinte e quatro) horas e 5 (cinco) dias. (B) 48 (quarenta e oito) horas e 5 (cinco) dias. (C) 24 (vinte e quatro) horas e 48 (quarenta e oito) horas. (D) 5 (cinco) dias e 10 (dez) dias. (E) 24 (vinte e quatro) horas e 36 (trinta e seis) horas. 78. Assinale a alternativa que est de acordo com o texto expresso das Normas da Corregedoria Geral de Justia. (A) O acesso aos autos judiciais de processos em andamento ou findos, quando no estejam sujeitos a segredo de justia, assegurado aos advogados, estagirios de Direito e ao pblico em geral por meio do exame em balco do Ofcio Judicial. (B) No se dever juntar documento ou petio aos autos, sem que seja lavrado o respectivo termo de juntada, salvo peties que tenham sido despachadas direta mente pelo juiz competente. (C) Ao advogado que no restituir os autos no prazo legal, e s o fizer depois de intimado, no ser mais permi tida a vista fora do cartrio e nem poder falar ou peticionar nos autos at o encerramento do processo. (D) Recebida petio inicial ou intermediria acompa nhada de objetos de invivel entranhamento aos autos do processo, o escrivo dever devolv-los, imediata mente, parte mediante carga no livro prprio. (E) Na hiptese de os processos correrem em segredo de justia, fica vedado o seu exame, em cartrio, sendo, entretanto, permitido o seu acesso por meio de vista fora de cartrio s partes e a seus procuradores.

Normas da Corregedoria Geral da Justia 75. Em determinada Comarca, o Cartrio do Servio Anexo Fiscal encontra-se com um volume muito grande de pro cessos de execuo fiscal arquivados. O Diretor do Cart rio pretende inutilizar ou incinerar esses processos. Nesse sentido, considerando o que dispem as Normas da Cor regedoria Geral de Justia, correto afirmar que o Diretor (A) dever obter, primeiramente, autorizao do juiz da Vara e do juiz Diretor do Frum, para depois proceder inutilizao ou incinerao de todos os processos que tenham sido arquivados h mais de um ano. (B) dever dar cincia s partes envolvidas em cada pro cesso, dando-lhes oportunidade de requererem o desar quivamento do seu processo, a fim de promover a sua retirada do Cartrio, impedindo a sua inutilizao ou incinerao, para, somente aps, tomar essa medida. (C) poder inutilizar ou incinerar os processos arquivados h mais de um ano, em virtude de anistia, paga mento ou qualquer outro fato extintivo, desde que atendidas as demais exigncias preconizadas nas Normas da Corregedoria Geral. (D) no poder inutilizar os processos arquivados, devendo remet-los ao arquivo central na Comarca da Capital, onde, depois de cinco anos, sero incinerados. (E) poder inutilizar ou incinerar todos os processos arquivados h mais de um ano, desde que devidamente autorizado pela Corregedoria Geral e com a concor dncia das partes envolvidas nos respectivos feitos.
17

TJSP1204/001-EscreventeTcnicoJudicirio

79. Em todos os Ofcios de Justia, o controle dos prazos dos processos dever ser efetuado mediante o uso de esca ninhos numerados de 01 a 31, correspondentes aos dias do ms, nos quais devero ser acondicionados os autos de acordo com a data de vencimento do prazo que estiver fluindo. No entanto, no devero ser acondicionados nos escaninhos de prazo os autos dos processos que aguardam (A) cumprimento de mandados. (B) ato pendente de execuo pelos serventurios. (C) realizao de percias. (D) devoluo de cartas precatrias. (E) cumprimento de diligncias.

80. Perseu Vitale, estagirio de direito constitudo no processo n. 123/12, comparece ao Cartrio, onde tramita esse pro cesso, s 17h05, pedindo para retirar com carga os res pectivos autos de Cartrio. O Escrevente responsvel pelo atendimento verifica que se trata de processo que est sob a fluncia de prazo comum s partes. Considerando esses fatos, bem como o disposto nas Nor mas da Corregedoria Geral de Justia, assinale a alterna tiva correta. (A) Perseu Vitale ter direito carga rpida dos autos por at uma hora, mas o Escrevente ter que reter o docu mento do estagirio para fins de controle de movi mentao fsica at a efetiva devoluo dos autos em Cartrio. (B) Perseu Vitale, por ser estagirio de direito e no o advogado da parte, no poder retirar os autos com carga. (C) Mesmo sendo estagirio de direito, Perseu Vitale pode ria retirar os autos com carga rpida de uma hora, vez que est devidamente constitudo no pro cesso, mas, em razo do horrio em que compareceu ao Frum, os autos no podero sair do Cartrio. (D) Ser concedida a carga rpida dos autos por at uma hora, mediante controle de movimentao fsica, con forme formulrio a ser preenchido e assinado por Per seu Vitale. (E) O fato de ser estagirio de direito no impede Per seu Vitale de retirar os autos, porm, por se tratar de prazo comum s partes, os autos no podero sair do cartrio, podendo, apenas, ser consultados no balco.

TJSP1204/001-EscreventeTcnicoJudicirio

18

Вам также может понравиться