Вы находитесь на странице: 1из 23

Instituto Superior De Engenharia De Lisboa

Departamento de Engenharia Mecnica Motores Alternativos 2012/2013 Semestre Inverno

Motores a Hidrognio

Docente: Eng Jorge De Mendona e Costa Turma: LM51_D N Aluno 33214 33309 Nome Ins Lagos Bruno Rosa Assinatura

ndice
Introduo ................................................................................................................................ 3 A necessidade de uma energia limpa..4 O que o Hidrognio ................................................................................................................ 6 Produo de Hidrognio ........................................................................................................... 7 O que uma clula de combustvel ........................................................................................... 8 Princpio de funcionamento ...................................................................................................... 9 Segurana no carros movidos a hidrognio ............................................................................. 10 Custos ..................................................................................................................................... 11 Eficincia ................................................................................................................................ 12 Funcionamento de um Carro a Hidrognio .............................................................................. 15 Carros a circular actualmente.................................................................................................. 16 BMW .................................................................................................................................. 16 MAZDA ............................................................................................................................... 17 HYUNDAI.17 SUZUKI ................................................................................................................................ 18 Futuro ..................................................................................................................................... 22 Concluso ............................................................................................................................... 21 Bibliografia ............................................................................................................................. 22

Introduo
O tema proposto para a realizao deste trabalho no mbito da unidade curricular de motores alternativos foi os motores a hidrognio. Tentaremos explicar o seu completo funcionamento como mostrar as vantagens de desvantagens desta tecnologia ainda criana. Um dos principais pontos ser a urgente alterao da dependncia energtica de combustveis fosseis, que vivemos na actualidade. Falaremos um pouco do estado actual e do passado de tudo o que engloba este tema como: a dependncia energtica, a falta de recursos, crescente poluio atmosfrica, etc. Iremos falar tambm do futuro que nos espera e da preocupao que os principais responsveis destas indstrias e no s tm sobre o tema.

A Necessidade de um energia Limpa


previsvel que a produo global de petrleo e de gs natural atinja o seu pico dentro de 10 anos ou, numa previso optimista, dentro de 40 anos. O consumo de petrleo trs vezes superior produo diria dos pases da Organization of the Petroleum Exporting Countries (OPEC) dado que um tero da humanidade ainda no tem acesso eletricidade; a existncia de um consumo desmesurado de energia nos ltimos 200 anos por parte do mundo ocidental e o consumo de 81 milhes de barris de petrleo por dia pela populao chinesa so outras realidades que contribuem para o elevado consumo deste combustvel.

Previso do consumo de combustveis fsseis

Previso do gasto dos restantes recursos naturais no Estados Unidos

Com as emisses CO2 dos gases de efeito de estufa provenientes da queima de combustveis fsseis como fonte de energia, surgem alteraes climticas. Como resultado, a temperatura global aumentou 0,76 graus Celsius desde 1850, perodo considerado o mais quente para os humanos. ento urgente pensar noutras fontes eficientes e ecolgicas para a produo de energia. O Hidrognio e as clulas de combustvel tm potencial real para serem parte da soluo. O desenvolvimento tecnolgico da qual a armazenagem de hidrognio lquido em tanques exemplo, e o desenvolvimento de parcerias entre empresas so um bom caminho para a sustentabilidade das fontes de energia. O hidrognio o elemento qumico mais abundante no Universo e simultaneamente aquele que contm o maior valor energtico, sendo por isso considerado o combustvel renovvel do futuro. Alm de abundante, o hidrognio tambm menos poluente que os tradicionais combustveis uma vez que a electricidade produzida a partir das pilhas de combustvel, sendo o vapor de gua o produto da reaco. Desta feita, a emisso de gases de efeito de estufa, particularmente CO2 escassa.

Princpio de funcionamento da pilha de combustvel

O Que o Hidrognio

O hidrognio um elemento qumico com o smbolo H, nmero atmico 1. Com apenas um proto e um eletro, o elemento mais comum, tornando-se a 75% da massa de todo o universo. Por si s, o hidrognio no um combustvel ou fonte de energia. Mas, quando o hidrognio arde, reage com o oxignio do ar para criar calor. Este calor ento utilizado para produzir energia. Os seus nicos subprodutos so gua e alguns xidos de nitrognio. Portanto, o hidrognio considerado um portador de energia que armazena energia criada pela primeira vez noutro lugar. Felizmente, h muitas maneiras de produzir combustvel do hidrognio, como a eletrlise utilizando hidroeletricidade, energia elica, solar e nuclear. Como um combustvel, o hidrognio tem sido utilizado de forma segura durante muitas dcadas numa ampla gama de aplicaes, incluindo nas indstrias de alimentos, metal, vidro e qumica. A indstria mundial de hidrognio bem estabelecida e produz mais de 50 milhes de toneladas de hidrognio por ano. O hidrognio um combustvel excelente para muitas razes: Livre de carbono Excepcionalmente limpo Mais leve do que o ar Inodoro No txico Seguro para produzir, armazenar e transporte Fcil de armazenar grandes quantidades Facilmente produzido a partir de vrias fontes diferentes

Produo de Hidrognio
O hidrognio pode ser extrado da gua via produo biolgica, atravs de um biorreator de algas ou usando eletricidade (eletrlise), calor (termlise), ou ainda quimicamente (reao redox). - Produo de Hidrognio pelo Processo de Electrlise da gua Este mtodo baseia-se na utilizao da energia eltrica, para separar os componentes da gua (hidrognio e oxignio). A obteno do hidrognio feita usando um electrolisador com uma(s) membrana(s) de troca de protes (PEM Prton Exchange Membrane). A energia elctrica poder vir de fontes renovveis, como energia solar, hdrica, elica, etc.. Sendo o rendimento global do processo na ordem dos 95%. 2 H2O + electricidade -> 2 H2 + O2

O que uma clula de Combustvel


Uma clula de combustvel um dispositivo electroqumico que gera electricidade directamente a partir da energia guardada num combustvel. possvel ver uma clula de combustvel como uma bateria convencional mas onde os reagentes no so slidos e podem portanto continuar a ser fornecidos continuamente. Visto que o processo no recorre combusto, esta soluo apresenta enormes vantagens no que diz respeito ao impacto ambiental quando comparada com as tecnologias convencionais de uso de combustveis.

Clula de combustvel

Princpio de Funcionamento
Todas as clulas de combustvel tm o mesmo princpio de funcionamento. Funcionam praticamente como uma bateria, dentro da mesma existe uma clula fechada que produz eletricidade. O combustvel reage catalticamente (so removidos electres dos elementos do combustvel) na clula de combustvel por forma a criar uma corrente elctrica. As clulas de combustvel consistem num electrlito colocado entre dois elctrodos finos (nodo e ctodo). O combustvel passa pelo nodo (e o oxignio pelo ctodo)onde se separa catalticamente em ies e electres. Os electres atravessam um circuito externo para servir uma carga elctrica enquanto os ies se movem pelo electrlito em direco ao elctrodo carregado com carga contrria. No elctrodo os ies combinam-se e do origem aos produtos de reaco, fundamentalmente gua e dixido de carbono. As reaces qumicas variam dependendo do combustvel utilizado. As clulas de combustvel so uma das solues mais promissoras para a mobilidade sustentvel por oferecerem a possibilidade de fornecer energia de uma forma no-poluente. Uma grande parte da indstria automvel aposta neste tipo de solues para enfrentar os desafios ambientais do futuro. As clulas de combustvel so 2 a 3 vezes mais eficientes que os motores de combusto. Na co-gerao as clulas de combustvel geram calor e electricidade ao mesmo tempo, a sua eficincia chega perto dos 80%.

O hidrognio tem sido provado ser to seguro ou at mais seguro do que outros combustveis inflamveis testados como a gasolina ou o gs natural.

Segurana nos Carros com Motor a Hidrognio

O seguinte excerto provm de um artigo da Pesquisa Chicago publicado em janeiro de 2008, discute esforo da General Motors (GM) para fazer os seus tanques de alta presso de hidrognio seguros: "A ideia fazer os tanques praticamente indestrutveis. Durante os testes, os tanques foram baleados e atirados de avies entre outras coisas, para garantir a segurana geral. "

Alm disso, a Toyota menciona na pgina 6 do Toyota FCHV book que: "Os testes de coliso da Toyota FCHV so particularmente rigorosos, com a adio de novos testes de confirmao de segurana para componentes de alta tenso e para a proteo contra vazamento de hidrognio. Se ocorrer uma coliso, os sensores na frente, traseira e laterais do Toyota FCHV, detectam o impacto e imediatamente fecham as vlvulas dos tanques de alta presso de hidrognio. Para uma segurana adicional, as vlvulas so fechadas de modo a que o vazamento seja detectado por qualquer um dos sensores de hidrognio colocados em vrios locais dentro do veculo. Os sensores esto localizados na clula de combustvel, extremidade superior do cap, no tanque de alta presso de hidrognio e no tecto do habitculo. Os tanques de alta presso de hidrognio so concebidos para o mximo de segurana de forma a evitar a ruptura dos mesmos, mesmo que o veculo sofra uma forte coliso traseira ".
[Crditos da foto: BBQ Junkie, http://www.flickr.com/photos/bbqjunkie/2028403999/]

10

Mito: Hidrognio comercial pode fazer uma bomba de hidrognio?

No possvel fazer uma bomba de hidrognio com combustvel de hidrognio comercialmente disponvel por uma srie de razes. A exploso termonuclear de uma bomba de hidrognio resulta da reao da fuso nuclear. Dois istopos do hidrognio - deutrio e trtio - colidem a energia muito alta para se fundirem em ncleos de hlio, libertando enormes quantidades de energia. No entanto, para conseguir fundir estes raros istopos do hidrognio requer temperaturas extraordinrias (centenas de milhes de graus) fornecidos por uma arma termonuclear accionada por uma bomba atmica para desencadear a reao de fuso. Alm disso, o hidrognio comercial no contm sequer deutrio e trtio. Sem estes istopos impossvel para qualquer gs hidrognio comum produzir uma reaco termonuclear sobre quaisquer circunstncias.

Custos
O preo de fabrico de um automvel a hidrognio em 2005 custava mais de um milho. Estima-se que a Honda tenha cortado nos custos de produo entre 120,000$ e 140,000$. Estes valores devero cair em 2018 com a produo em massa do carro. Em 2009 o hidrognio produzido do gs natural custava entre 5$ a 10$ na Califrnia apesar desse valor ser equivalente ao dobro do preo da gasolina os carros a hidrognio tm pelo menos o dobro da eficincia dos motores a gasolina. O FXClarity faz uma mdia de 96Km/Kg de hidrognio. Os custos do combustvel hidrognio variam consoante a empresa que fabrica, e dos processos usados para o fabrico do mesmo.

11

Eficincia

Tabela 1- Poder calorfico de diferentes combustveis

Combustvel Hidrognio Metano Propano Gasolina Gasleo Metanol

Valor do Poder Calorfico Superior (a 25C e 1 atm) 141,86 KJ/g 55,53 KJ/g 50,36 KJ/g 47,5 KJ/g 44,8 KJ/g 19,96 KJ/g

Valor do Poder Calorfico Inferior ( a 25 C e 1 atm) 119,93 KJ/g 50,02 KJ/g 45,6 KJ/g 44,5 KJ/g 42,5 KJ/g 18,05 KJ/g

O hidrognio tem a mais alta energia por unidade de peso comparativamente a qualquer outro combustvel, uma vez que o hidrognio o elemento mais leve e no tem os pesados tomos do carbono. Razo pelo qual o hidrognio tem sido usado intensamente em programas espaciais onde o peso crucial. Especificamente a quantidade de energia libertada durante a reaco do hidrognio cerca de 2,5 vezes do poder de combusto de um hidrocarboneto(gasolina, gasleo, metano, propano, etc). Assim, para satisfazer um consumo energtico, a massa de hidrognio necessria apenas aproximadamente uma tera parte da massa de um hidrocarboneto( ver Tabela 1). A alta energia contida no hidrognio tambm implica que a energia de exploso do gs hidrognio seja aproximadamente 2,5 vezes a dos hidrocarbonetos normais. Posto isto, verifica-se que as clulas de combustvel so mais eficientes, 2-3 vezes mais eficientes ( > 40%) do que os motores de combusto interna ( 26%)( ver imagem1).

12

Uma vez que em condies normais o hidrognio um combustvel gasoso este desloca-se mais para a cmara de combusto do que um combustvel lquido. Como consequncia a parte da cmara de combusto ocupada por ar vai ser menor. Em condies estequiomtricas, o hidrognio ocupa cerca de 30% da cmara de combusto, em comparao com cerca de 1 a 2% para a gasolina. A figura seguinte compara volumes da cmara de combusto e contedo de energia para motores alimentados a gasolina e hidrognio.

O hidrognio tem uma difusibilidade elevada, esta capacidade de se dispersar no ar consideravelmente maior do que a gasolina e vantajosa por duas razes principais, em primeiro lugar facilita a formao de uma mistura uniforme de combustvel/ar e em segundo lugar, se ocorrer uma fuga de hidrognio este hidrognio dispersa rapidamente, aumentando as condies de segurana.

13

[Crditos da imagem1: http://biophysics.sbg.ac.at/fuelcell/fuelcell.html]

14

Funcionamento do carro a hidrognio

1- Tanque onde o hidrognio est armazenado 2- Clula de combustivel que gera electricidade 3- Bateria Litium que armazena electricidade proveniente da travagem, ajuda no arranque do veiculo 4- Power Drive Unit (PDU), usado para converter a energia eltrica ou hidrulica em movimento mecnico e dirigir um sistema de acionamento mecnico. Governa o fluxo eltrico.

[Crditos da Imagem2: www.moog.com]

5- Motor elctrico, impulsiona o veiculo

15

[Crditos da foto: Motor Honda Clarity http://0.tqn.com/d/alternativefuels/1/0/W/A/-/-/Clarity_motor.jpg]

Carros Movidos a Hidrognio a Circular Atualmente


As duas marcas que impulsionam as clulas de combustvel (fuel cells) no mundo automvel foram, curiosamente, ambas alems. A BMW e a Mercedes foram os primeiros fabricantes automveis com solues fiveis e realistas. Enquanto que a BMW apresenta as solues mais rentveis a Mercedes est j a por prova os seus automveis a clulas de combustvel, estando inclusiv em Portugal alguns autocarros Mercedes Citaro a clulas de combustvel a circular no Porto, atravs da STCP. Alm de autocarros algumas empresas em Berlim esto a usar Mercedes Classe A para as suas deslocaes dentro da cidade e a UPS tem disponvel algumas carrinhas Mercedes Sprinter.

BMW
Na procura de um combustvel alternativo, a BMW desenvolveu um modelo sedan, srie 7 chamado: Hydrogen 7. O carro vem equipado com um tanque de 74 litros de gasolina (convencional) e um tanque extra para 8 quilos de hidrognio lquido. O Hydrogen 7 foi um dos primeiros modelos de carro movido a hidrognio, podendo ser alternado de hidrognio para gasolina a qualquer momento, de acordo com a necessidade do motorista. Com o tanque de hidrognio completo, voc poder percorrer at 200 km, e mais 480 Km com modo gasolina.

16

MAZDA A Mazda desenvolveu um motor a hidrognio, que gera energia com a queima de hidrognio. Ele emite apenas vapor de gua como escape o que o torna uma fonte de energia muito limpa. Mazda conseguiu comercializar o primeiro motor rotativo a hidrognio do mundo quando o disponibilizou para aluguer a clientes empresariais no Japo, possuindo a capacidade de queimar tanto este gs como gasolina convencional. O seu motor com dois pistes rotativos triangulares cria cmaras separadas para a tomada, combusto e escape, tornando-o mais seguro e adaptado para funcionar com hidrognio.

Motor Mazda a Hidrognio

HYUNDAI
A Comisso Europeia anunciou ter eleito o Hyundai ix35 FCEV como o modelo oficial para a promoo dos modelos alimentados a hidrognio. O anncio foi feito na

17

conferncia Joint Technology Initiatives: Innovation in Action, promovida pelo Fuel Cells and Hydrogen Joint Undertaking. O Hyundai ix35 FCEV, alimentado por clulas de combustvel de hidrognio, foi o eleito pelo organismo para promover os veculos movidos por este combustvel. Desta feita, uma frota de mais de 30 unidades do ix35 foi disponibilizada a membros da Comisso Europeia e do Parlamento Europeu para testes em condies reais de conduo, at maro de 2012. Esta deciso faz com que a marca sul-coreana se aproxime do seu objetivo de comercializar o ix35 FCEV at 2015. Mostrado pela primeira vez no Salo de Genebra de 2010, o ix35 mais recente oferece mais 55% de autonomia que os anteriores movidos a hidrognio da Hyundai, ao mesmo tempo que anuncia uma reduo de 80% nos custos de produo.

SUZUKI
A Suzuki apresentou recentemente no Japo a Burgman, scooter movida a clula de hidrognio. O modelo faz parte de uma nova gerao de scooters ecolgicas. A Burgman alimentada por clulas ou pilhas de hidrognio. Nesses tipos de bateria, o hidrognio reage com o oxignio resultando em energia, sem nenhuma emisso de poluentes. A Suzuki vem testando o produto na Inglaterra e pretende lanar o modelo em 2015.

18

Futuro
Uma nova fonte de energia para viajar no espao mais simples, segura e barata do que as tecnologias atuais foi descoberta por cientistas da Universidade Nacional da Austrlia. O Helicon Double-Layer Thrust (HDLT), propulsor inico eletrnico, dever ser testado pela AgnciaEspacialEuropeia(ESA). A investigadora Christine Charles explicou, em declaraes estao de rdio australiana ABC, que "se os testes europeus forem positivos, o HDLT poder ser aplicado em viagens espaciais dentro de cinco a dez anos". O novo sistema utiliza eletricidade solar para criar um campo magntico atravs do qual passa hidrognio, o que provoca uma corrente de plasma que propulsiona a nave. A Boeing est a testar um avio no tripulado, com motor de hidrognio da Ford. O HALE (High Altitude Long Endurance) j voou trs dias seguidos, dentro de uma cmara de simulao a 60 mil ps. O objectivo conseguir voar uma semana seguida com uma carga de uma tonelada. O motor turbo usado foi desenvolvido pela Ford e funciona com hidrognio.

Avio Stratofox

Estudos mostram que uma infra-estrutura de hidrognio economicamente vivel e fazvel. Mercados iniciais para clulas a combustvel esto a levar instalao de pequenos postos de abastecimento de hidrognio em armazns e centros de distribuio. Mas, com a comercializao de carros com clulas de combustvel prevista para comear em 2015, a construo de uma rede de postos de abastecimento de hidrognio essencial.

19

No Canad, foram instalados postos de hidrognio pequenos, principalmente para fins de pesquisa e desenvolvimento, para apoiar demonstrao de veculos com clula de combustvel adiantados. Estas estaes continuam a fornecer informaes valiosas sobre a forma de produzir hidrognio de forma limpa, econmica e com a flexibilidade de recursos locais - a partir de energia elica, solar, e atravs da captura dos resduos de hidrognio.

20

Concluso
Como vimos ao longo do trabalho os combustveis fsseis no so uma inevitabilidade, existiram desde sempre alternativas que apenas no se impuseram por razes meramente de mercado que nada tm a ver com aspectos tcnicos. Se existir uma aposta forte no desenvolvimento de tecnologia que permita utilizar outros combustveis, certamente que num futuro prximo deixaremos de estar dependentes do petrleo. Os veculos a hidrognio apresentam-se hoje com um elevado nmero de vantagens, sendo de salientar, as reduzidas emisses de produtos poluentes, o seu elevado rendimento, bem como o seu baixo consumo. Estes factores aliados a outros como o facto de terem uma grande autonomia, boas performances e grau de conforto elevado fazem de um veculo movido a Hidrognio o principal candidato substituio dos veculos alimentados a combustveis petrolferos. Por outro lado o hidrognio (seja utilizado em clulas de combustvel ou queimados em um motor de combusto interna) atualmente no to verde como pode parecer, especialmente quando se considera que a produo de hidrognio lquido requer enormes quantidades de energia e ainda existem barreiras na produo, armazenamento e distribuio do hidrognio que s podero ser superadas se houver um investimento slido por parte das empresas e dos governos. O tempo ir ser um factor preponderante na evoluo e, aceitao por parte dos consumidores, a tecnologias como esta e, a outras que permitam o alvio das emisses de poluentes e, uma maior independncia dos combustveis fsseis.

21

Bibliografia

http://www.biodieselbr.com/destaques/2005/crise-petroleo-peak-oil.htm

http://www.3minovacao.com.br/radar/carro-do-futuro-deve-rodar-com

http://pt.scribd.com/doc/39805565/Motor-de-Combustao-a-Hidrogenio

www.eficiencia-energetica.com/html/ve/ve.htm

http://ecen.com/eee66/eee66p/hidrogenio_e_celulas_a_combustivel.htm

http://www.ipv.pt/millenium/millenium31/15.pdf

http://www.h2carblog.com

http://biophysics.sbg.ac.at/fuelcell

http://automobiles.honda.com/fcx-clarity/

http://www.oilcrisis.com/debate

http://ourfiniteworld.com

http://www.chfca.ca/education-center/myths-and-misconceptions/

http://www.motoresecologicos.com/tecnologias_01.php

22

23

Вам также может понравиться