Вы находитесь на странице: 1из 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof.

Daniel Arajo

AULA ZERO DEMONSTRATIVA APRESENTAO


Ol, amig@. Tudo bem? com grande prazer que inicio nosso curso escrito de Lngua Portuguesa preparatrio para os concursos da Fundao Carlos Chagas - FCC. Este material faz parte do nosso novo projeto, o PDF Amigo, aqui no Ol Amigos. Quero, primeiramente, agradecer ao meu mestre e amigo Srgio Carvalho a oportunidade de integrar essa maravilhosa equipe, que tem como desgnio maior oferecer o que h de melhor em material preparatrio para concursos a um preo realmente acessvel. isto que o Ol para mim: uma Casa de Amigos em busca da democratizao do conhecimento. Bem, agora hora de eu me apresentar, n no?

Eu sou Daniel Arajo, graduado em Letras (Portugus/Ingls e suas Literaturas) e especialista em Ensino da Lngua Inglesa pela Universidade Regional do Cariri - URCA (aqui, no extremo sul do Cear). Tenho 8 anos de experincia no ensino de lnguas (portuguesa, inglesa e espanhola) e j lecionei desde o 1 ano do Ensino Fundamental at cursos de ps-graduao lato sensu (todas as etapas do sistema da educao formal!), passando por cursos de idiomas e preparatrios para vestibulares e concursos. J fui aprovado em alguns concursos pblicos dos governos federal e estadual e atualmente sou professor efetivo do Instituto Federal. "O que eu trago para voc"?

Bem, pode ter certeza de que no ser uma "formao completa em Lingustica". Um dos meus princpios o de que o maior objetivo do professor deve ser simplificar para @ estudante; jamais tentar introduzir "conceitos tericos altamente complexos e desnecessrios". No estou dizendo que no vamos usar a linguagem tcnica aqui: ela indispensvel, at mesmo para voc conseguir entender o que quer o elaborador; porm, s na medida do estritamente necessrio. No estou aqui para exibir conhecimento; estou aqui para ajud-l@. E ento? Quer vir comigo? Ento, vamos nessa!
www.olaamigos.com.br Pgina 1 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

SUMRIO 01. Anlise do programa ............................................................................................. 03 02. Cronograma do curso .......................................................................................... 06 03. O que um texto? ................................................................................................. 07 04. Compreenso/Inteleco e Interpretao de Textos ......................................... 08 04.1. Tipologia Textual ......................................................................................... 11 04.2. Gneros Textuais ........................................................................................ 16 04.3. Coeso e Coerncia .................................................................................... 18 05. Questes ................................................................................................................. 21 06. Gabarito ................................................................................................................. 42 07. Resoluo comentada das questes .................................................................... 43 08. Dever de casa ........................................................................................................ 76 09. Bibliografia ............................................................................................................ 88

www.olaamigos.com.br Pgina 2 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

01. ANLISE DO PROGRAMA

Antes de irmos batalha, precisamos "conhecer o inimigo", certo? Por isso, fiz um trabalho (exaustivo) de anlise de editais e provas da banca, principalmente, de 2009 a 2012. Cheguei a esta sntese (os nmeros entre parnteses indicam, de 1 a 5, o grau de frequncia e, portanto, relevncia de cada tpico): 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. i. ii. iii. Tipologia Textual (1); Compreenso/Inteleco e Interpretao de textos (5); Ortografia oficial e acentuao grfica (5); Crase (5); Emprego das classes de palavras (2); Emprego dos tempos e modos verbais (3); Vozes do verbo (3); Flexo verbal e nominal (2); Concordncia verbal e nominal (5); Regncia verbal e nominal (4); Emprego de tempos e modos verbais (4); Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocao (3); Emprego das conjunes e locues conjuntivas (1); Pontuao (3); Redao (confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas) (3); Redao Oficial (3); Outros pontos menos frequentes incluem: Significao das palavras; Homnimos e parnimos; Sintaxe da orao e do perodo; Vamos falar um pouquinho destes trs ltimos, ento...

O ponto (iii) acima demasiado abrangente, pois envolve vrios tpicos j enumerados mais acima, tais como: concordncia, regncia e flexo verbal e nominal; vozes verbais; emprego das classes de palavras; pontuao etc.
www.olaamigos.com.br Pgina 3 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

O ponto (i), acredito, autoexplicativo. Estamos falando de sinnimos, antnimos, polissemia (palavras com mais de um significado), sentido prprio e figurado, e conotao e denotao. O (ii) , na verdade, um subtpico do (i) e refere-se a palavras iguais na pronncia, ou na escrita, ou em ambas (homo-) ou parecidas (paro-), mas que tm significados diferentes. No tem segredo. HOMNIMOS so (sadio) so (verbo ser) jogo () (subst.) jogo () (verbo) ao (subst.) asso (verbo assar) LEMBRE-SE! PARnimos so PARecidos Vixe! S com isso j d pra voc resolver esta: PARNIMOS descrio discrio soar suar osso ouo

FCC 2012 - TRE/PE - Tcnico Judicirio O par grifado que constitui exemplo de parnimos est em: (A) No pomar atrs da casa havia frutas, entre elas, mangas e cajus. Em mangas de camisa, homens tentavam salvar o que as guas levavam. (B) No espao de uma noite, o rio havia transbordado e inundado o quintal da casa. Pela manh, foi possvel constatar a fora destrutiva das guas. (C) O rio se convertera em um caudaloso fluxo de guas sujas. O menino se assustou com a violncia barrenta das guas. (D) Famlias eminentes podiam ir para o campo, fugindo do bulcio da cidade. Eram iminentes os riscos causados pela inundao das guas barrentas do rio. (E) Era urgente a necessidade de obras para a conteno do rio. Havia herosmo na concentrao dos homens que lutavam contra a corrente.

www.olaamigos.com.br Pgina 4 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

O ponto 16, acima, Redao Oficial, tambm merece um destaque agora (no quer dizer que no vamos estud-lo adiante). altamente recomendvel que voc faa o download do Manual de Redao Oficial da Presidncia da Repblica. Basta clicar neste link: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/ManualRedPR2aEd.PDF. O que voc precisa estudar est entre o incio e a pgina 27 (mel na chupeta, n?), porque o resto gramtica e ns vamos esmiu-la aqui para voc, combinado? As provas que vamos trabalhar neste curso sero, pelo menos, estas listadas abaixo, TODAS da FCC, realizadas neste trinio 2010-1012. Mas isso no quer dizer que eu no possa incluir outras questes de outras provas, e at de outras bancas, sempre que oportuno ao melhor entendimento e fixao. 1. Metr/SP 2010 - Secretrio Pleno 2. Nossa Caixa 2011 - Advogado 3. TRE/TO 2012 - Tcnico Judicirio 4. TRE/PE 2012 - Tcnico Judicirio 5. INSS 2012 - Tcnico do Seguro Social 6. TRE/CE 2012 - Analista Judicirio 7. TRE/SP 2012 - Analista Judicirio 8. TRF 2 Regio 2012 - Analista Judicirio Meu/Minha amig@, sero em torno de DUZENTAS questes pra voc ficar tarimbad@ e "cair matando" na prova de Portugus da FCC! S nesta primeira aula, eu lhe trago 40 Questes, 25 das quais j se encontram resolvidas neste material. As outras 15 so o nosso "Dever de Casa": questes que voc deve resolver e aguardar o gabarito e a resoluo na Aula 01, OK? Que tal a proposta?

www.olaamigos.com.br Pgina 5 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

02. CRONOGRAMA DATA 21/11/12 26/11/12 03/12/12 10/12/12 17/12/12 24/12/12* 31/12/12* 07/01/13* 14/01/13* 21/01/13* 28/01/13* AULA 00 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 CONTEDO Compreenso/inteleco e interpretao de textos Tipologia e gneros textuais Coeso e coerncia Significao das palavras Homnimos e parnimos Ortografia Oficial Acentuao Grfica Emprego das classes de palavras Emprego dos tempos e modos verbais Vozes verbais Sintaxe da orao e do perodo Flexo verbal e nominal Concordncia verbal e nominal Regncia verbal e nominal Crase Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocao Emprego das conjunes e locues conjuntivas Pontuao Redao (confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas) Redao Oficial

*Isso se o mundo no acabar! (Eh-eh! Piada velha e besta... Foi mal...)

www.olaamigos.com.br Pgina 6 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

03. O QUE UM TEXTO? A resposta para a pergunta acima pode parecer demasiado bvia, mas minha inteno instig-l@ a uma reflexo que muito vai ajud-l@ a refletir sobre esse fenmeno social e, assim, ter uma viso crtica para lidar melhor com eles. A palavra texto vem do latim textus, que significa... tcham, tcham, tcham, tcham! TECIDO. Isso mesmo! Agora, pegue qualquer tecido que esteja perto de voc e examine-o bem de perto, com uma lupa, se possvel. O que voc v? Um monte de fios, Professor.

Beleza. Mas, diga-me: se algum tivesse pegado esses fios e tivesse-os aglomerado de forma aleatria, no estruturada, voc teria um tecido agora? No, Professor. Certamente que no!

Ento temos que um texto ("tecido") no um amontoado de palavras ou frases ("fios"), mas uma unidade lingustica com elementos estruturados, que o tornam algo organizado, analisvel -- como o tranado do tecido. Todas as partes do texto esto interligadas por mecanismos textuais como a coeso e coerncia, por exemplo. Bem, poderamos discorrer por mais cinquenta pginas sobre o assunto. Porm, para o seu objetivo, isso j basta.

www.olaamigos.com.br Pgina 7 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

04. COMPREENSO/INTELECO E INTERPRETAO DE TEXTOS Primeiro, vamos entender a diferena entre compreenso e inteleco de textos, que ... Nenhuma! Vamos ao dicionrio: compreenso

substantivo feminino ato ou efeito de compreender (...) 2 faculdade de entender, de perceber o significado de algo; entendimento (...) 7 Rubrica: lingustica. na comunicao, qualidade de coerncia na resposta do interlocutor (enunciado ou ato) mensagem emitida pelo locutor

inteleco
substantivo feminino 1 ao ou processo de entender 2 fato de entender; compreenso, entendimento (HOUAISS, 2010)

O primeiro verbete (compreenso) mais polissmico. Porm, analisando as acepes que nos interessam, percebemos que so sinnimas. Podemos, pois, concluir que os elaboradores de editais e provas usam essas palavras sem distino, porque esta no existe. Por isso, venho usando a barra (/) para separ- las. OK, Professor. Mas... O que compreenso/inteleco de textos mesmo?

Podemos usar a definio do Houaiss mesmo: entender, perceber o significado do que est escrito.

www.olaamigos.com.br Pgina 8 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

E essa j nossa "deixa" para explicar o que interpretao: perceber o que no est necessariamente escrito, o que @ autor/a "quis" dizer; inferir, deduzir, tirar concluses; "ir alm do bvio". Veja um exemplo de enunciado de uma compreenso/inteleco: O texto informa claramente que... questo de

Agora um exemplo de uma questo de interpretao: Das informaes do texto, pode-se concluir que... Olhe esta assertiva, retirada da prova para Agente da Polcia Federal, elaborada pelo Cespe, neste ano:
A informao que inicia o texto suficiente para se inferir que Freud conheceu Marx, mas o contrrio no verdadeiro, visto que esses pensadores no so contemporneos (grifei).

Bem, sabendo que o texto no fala de que poca foram os intelectuais citados, fica fcil perceber que essa uma questo de interpretao, pois voc ter de ler o texto com ateno especial e, atravs das informaes l contidas, concluir se a assertiva verdadeira ou falsa. Agora veja esta, da mesma prova:
A expresso dessas duas palavras (l.11), como comprovam as ideias desenvolvidas no pargrafo em que ela ocorre, remete no aos dois vocbulos que imediatamente a precedem mais-valia (l.8) e inconsciente (l.9) , mas, sim, a fetichismo (l.7) e alienao (l.8).

Aqui se percebe que o elaborador at mesmo se utilizou de mecanismos coesivos (calma, ainda vamos estudar isso) do prprio texto para verificar o entendimento. RESUMINDO...
COMPREENSO/INTELECO INTERPRETAO

perceber o que est escrito entender o texto "mais objetividade"

perceber o subentendido inferir, concluir, deduzir mais ateno s inter-relaes entre

www.olaamigos.com.br Pgina 9 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

ateno s estruturas ateno s relaes textuais O texto diz... Segundo o texto... @ autor/a diz/afirma/defende...

as ideias Pode-se concluir/inferir/deduzir do texto... @ autor/a sugere... A inteno d@ autor/a ...

ATENO! importantssimo salientar que, nem na compreenso/inteleco, nem na interpretao, poder-se- ir alm das informaes efetivamente CONTIDAS no textos, mesmo que de forma subentendida (interpretao). ATENHA-SE, DETENHA-SE ao que diz/sugere o texto. Fugir a essa regra um erro comum entre candidat@s. Por ltimo, quero chamar-lhe a ateno para as vrias dicas de compreenso/inteleco e interpretao textual que esto espalhadas pelas resolues das questes. Leia-as, se possvel, com o mesmo carinho com o qual as escrevi.

www.olaamigos.com.br Pgina 10 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

04.1. TIPOLOGIA TEXTUAL Ainda uso esse termo pela tradio e por ser isso que aparece no seu edital, mas prefiro o termo padres retricos (MAGALHES), por ser autoexplicativo. "Tipologia textual" so padres retricos da linguagem que usamos quando narramos, descrevemos, expomos (como estou fazendo agora), argumentamos ou injungimos (damos instrues ou comandos). Da, temos estes "tipos de texto": Narrao Descrio Exposio (ou dissertao expositiva) Argumentao (ou dissertao argumentativa) Injuno Voc narra e descreve, por exemplo, quando est contando a um/a amig@ uma piada ou fazendo um relato pessoal. Esses dois tipos (narrao e descrio), provavelmente os mais antigos da histria da humanidade, so fceis de se diferenciar. Imagine que agora voc esteja olhando para uma foto. Como voc a descreveria para mim? Com certeza iria usar estes recursos: predominncia de elementos caracterizadores: adjetivos e termos com essa funo; o tempo parado, esttico; por isso, predominam o presente do indicativo (Joo est... Maria parece...) e o pretrito imperfeito do indicativo (Pedro caminhava... O nibus ia...); Perceba tambm, nos exemplos logo acima, que h uma predominncia de verbos de ligao (ser, estar, parecer etc.); comum aparecer uma descrio dentro de uma narrao.
www.olaamigos.com.br Pgina 11 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

Bem, agora imagine que voc vai descrever (narrar) uma cena de um filme para mim. Com certeza identificaremos estas caractersticas no seu texto: predominncia do movimento (Ele foi at a porta.); verbos no passado (Joo estava dormindo quando Maria chegou.); narrador em 1 pessoa (Eu estava estudando quando...), ou em 3 pessoa (Ela chegou atrasada.); enredo (o que aconteceu), personagem(ns) (com quem aconteceu), conflito (o que faz a narrao ser interessante) e clmax (o ponto crucial da narrao); tempo -- o quando (s duas horas,...) e espao -- o onde (... ele chegou estao.); Citaes diretas e indiretas (ou discurso direto e discurso indireto): o Na citao direta, "cita-se diretamente" o que algum disse. Exemplo: ngela disse: -- Com este material eu passo. o Na citao indireta, "cita-se indiretamente" o que algum disse. Exemplo: ngela disse que com este material ela passaria. Veja um excerto de texto (do gnero relato pessoal) que, no mesmo pargrafo, narra e descreve:
Conheci o ltimo bufarinheiro de verdade, e comprei dele um espelhinho que tinha no lado oposto a figura de uma bailarina nua. Que mulher! Sorria para mim como prometendo coisas, mas eu era pequeno, e no sabia que coisas fossem. Perturbava-me.
(Carlos Drummond de Andrade. Contos plausveis, in Prosa Seleta. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2003, p.89)

Observe o movimento do primeiro trecho (em azul) e a "parada" no restante (em verde, depois de espelhinho) para descrever o espelhinho. Assim, podemos perceber que os "tipos textuais" (ou padres retricos) podem aparecer bem "entrelaados" no mesmo texto.

www.olaamigos.com.br Pgina 12 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

PARE! Tente resolver as questes 15, pg. 31, e 20, pg. 36. O tipo expositivo costuma aparecer em aulas (como esta), reportagens, textos tcnico-cientficos etc. Exemplo:
O documentrio E Agora? pretende revelar detalhes do trfico de aves silvestres no Brasil. Segundo o produtor Fbio Cavalheiro, o longa-metragem apresentar cenas de flagrantes de trfico, as rotas do comrcio ilegal e entrevistas com autoridades e representantes de ONGs. A Agncia Nacional de Cinema (Ancine) aprovou o projeto e, agora, busca-se patrocnio. A ONG SOS Fauna, especializada em resgates, foi uma das orientadoras para a produo do filme. O longa tambm se prope a discutir outro problema: o fato de que, mesmo quando salvas das mos dos traficantes, muitas aves no so reintroduzidas na natureza. Alm da verso final editada para o cinema, as entrevistas e materiais pesquisados estaro disponveis para pesquisadores que queiram se aprofundar no tema. A inteno a de que o filme contribua para a educao e, por isso, ser oferecido para estabelecimentos de ensino. Entre as espcies mais visadas pelos traficantes esto papagaios, a araponga, o pixox, o canrio-da-terra, o tico-tico, a sara-preta, o galo-de-campina, sabis e bigodinho. (O Estado de S. Paulo, A30 Vida, Planeta, 21 de novembro de 2010)

A argumentao -- geralmente cobrada nas provas discursivas dos concursos -- visa "convencer" algum de alguma coisa, demonstrar a validade de uma tese, defender um ponto de vista. Exemplo:
Dizem que Karl Marx descobriu o inconsciente trs dcadas antes de Freud. Se a afirmao no rigorosamente exata, no deixa de fazer sentido, uma vez que Marx, em O Capital, no captulo sobre o fetiche da mercadoria, estabelece dois parmetros conceituais imprescindveis para explicar a transformao que o capitalismo produziu na subjetividade. So eles os conceitos de
www.olaamigos.com.br Pgina 13 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

fetichismo e de alienao, ambos tributrios da descoberta da mais- valia ou do inconsciente, como queiram. A rigor, no h grande diferena entre o emprego dessas duas palavras na psicanlise e no materialismo histrico. Em Freud, o fetiche organiza a gesto perversa do desejo sexual e, de forma menos evidente, de todo desejo humano; j a alienao no passa de efeito da diviso do sujeito, ou seja, da existncia do inconsciente. Em Marx, o fetiche da mercadoria, fruto da expropriao alienada do trabalho, tem um papel decisivo na produo inconsciente da mais-valia. O sujeito das duas teorias um s: aquele que sofre e se indaga sobre a origem inconsciente de seus sintomas o mesmo que desconhece, por efeito dessa mesma inconscincia, que o poder encantatrio das mercadorias condio no de sua riqueza, mas de sua misria material e espiritual. Se a sociedade em que vivemos se diz de mercado, porque a mercadoria o grande organizador do lao social.
Maria Rita Kehl. 18 crnicas e mais algumas. So Paulo: Boitempo, 2011, p. 142 (com adaptaes)

DISSERTAO EXPOSITIVA ARGUMENTATIVA no existe pessoalidade, opinio @ autor/a posiciona-se, opina d@ autor/a; diante de ideias expostas; no h inteno de convencer, mas h argumentao, debate; apenas expor ideias; Deparamo-nos com um tipo injuntivo quando lemos um manual de instrues, uma receita culinria, ou uma lei. Exemplo:
Art. 37. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte: (...) (grifei) Constituio Federal do Brasil de 1988

www.olaamigos.com.br Pgina 14 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

Caractersticas: um tipo tambm chamado instrucional, ou seja, visa dar instrues, comandos, ordens; predominncia de verbos no imperativo ou futuro do presente do indicativo (como nas leis: veja o exemplo acima); frases claras e concisas (Insira o disco no aparelho.)

www.olaamigos.com.br Pgina 15 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

04.2. GNEROS TEXTUAIS So padres de estruturao textual que dependem de fatores determinantes como: o contexto -- voc no vai escrever uma carta de amor no servio pblico, vai? o destinatrio -- , no mnimo, estranho escrever um ofcio para @ namorad@, no acha? a finalidade -- j pensou se eu estivesse escrevendo uma crnica para lhe passar estas informaes? o contexto de circulao -- os Ministros de Estado utilizam o gnero de documento oficial chamado aviso para comunicar-se entre si. Existem tantos gneros textuais quanto forem as necessidades de comunicao humana: charges, tiras de quadrinhos, resenhas, artigos, receitas culinrias, contos, depoimentos, piadas, anncios, cartas, bilhetes etc. PARE! Se voc no conseguiu da primeira vez, tente novamente resolver as questes 15, pg. 31, e 20, pg. 36. Agora vamos relacionar esses dois conceitos (tipologia textual e gnero textual). Um gnero textual (ou seja, um texto) pode, e geralmente o faz, reunir mais de um tipo textual, mais de um padro retrico. Veja esta questo do Cespe para o cargo de Analista Judicirio do TRE/RJ, aplicada este ano:
As mulheres sabem que a participao democrtica o principal meio de defesa de seus interesses e de conquista de representao poltica, tal como a implantao do sistema de quotas para aumentar o nmero de representantes eleitas.

www.olaamigos.com.br Pgina 16 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

O nmero reduzido de mulheres que ocupam cargos pblicos atualmente, uma mdia mundial de 19% nas assembleias nacionais constitui um dficit a corrigir. A participao das mulheres em todos os nveis do governo democrtico local, nacional e regional diversifica a natureza das assembleias democrticas e permite que o processo de tomada de decises responda a necessidades dos cidados no atendidas no passado.
Internet: <http://www.unric.org/pt/> (com adaptaes).

Identifica-se no texto ambivalncia estrutural, evidenciada pela presena de trechos tipicamente dissertativos e outros marcadamente narrativos (grifei).

No o caso (a assertiva falsa, pois o texto tipicamente dissertativo argumentativo), mas a citada ambivalncia estrutural existe. Ou seja, um nico texto pode apresentar elementos narrativos e descritivos (eu j disse e mostrei isso acima), expositivos e argumentativos, expositivos e injuntivos etc.

www.olaamigos.com.br Pgina 17 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

04.3. COESO E COERNCIA COESO Na Fsica, coeso


a fora de atrao entre tomos e molculas que constituem um corpo, e que resiste a que este se quebre (grifei). (HOUAISS, 2010)

"Por que usei um conceito de outra cincia"? Porque da Fsica que vem esse conceito; alm de que ele claro e ilustrativo o suficiente para que entendamos seu sentido figurado, o qual usamos ao falar de textos:
unidade lgica, coerncia de um pensamento, de uma obra. Ex.: o autor demonstrou com clareza a c. de suas ideias (grifei) (Idem)

Simplificando, a coeso o que "amarra" as partes de um texto -- palavras, frases, oraes, perodos e pargrafos, transformando-os nessa unidade lgica. Exemplos mais claros de elementos coesivos so os pronomes demonstrativos. Veja: Roma e Grcia foram duas importantssimas civilizaes antigas. Aquela, pelo seu poder blico; esta, pela sua contribuio cultural. Veja como os perodos se "amarram" atravs dos pronomes. Alm disso, perceba que at mesmo elementos omitidos fazem a coeso: as vrgulas esto substituindo "... foi importante...", que se refere, tambm, ao perodo anterior. COERNCIA Voc j ouviu algum dizer a outrem que est tendo um piti: "Seja coerente!"? Bem, ter coerncia , grosso modo, fazer sentido. fcil de notar-se quando falta coerncia, sentido, a um texto. Veja este exemplo de Plato & Fiorin (2012):

www.olaamigos.com.br Pgina 18 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

Havia um menino muito magro que vendia amendoins numa esquina de uma das avenidas de So Paulo. Ele era to fraquinho, que mal podia carregar a cesta em que estavam os pacotinhos de amendoim. Um dia, na esquina em que ficava, um motorista, que vinha em alta velocidade, perdeu a direo. O carro capotou e ficou de rodas para o ar. O menino no pensou duas vezes. Correu para o carro e tirou de l o motorista, que era um homem corpulento. Carregou-o at a calada, parou um carro e levou o homem para o hospital. Assim, salvou-lhe a vida. Sentiu o absurdo? Como que, segundo o mesmo texto, o menino que mal podia carregar a cesta em que estavam os pacotinhos de amendoim, sem nenhuma explicao ou justificativa verossmil, consegue carregar o homem corpulento que sofreu o acidente. Claro. Os mestres citados, com a didtica que lhes inerente, usaram um exemplo fcil. H casos de incoerncia textual que exigem do leitor um pouco mais de juice, de habilidade com textos, e isso, minha/meu amig@, vem com a prtica. Vejamos uma questo da FCC 2012 para cargo de Analista Judicirio do TRF 2:

Aqui, nesta casa, criamos projetos e atividades que mantenham o tecido urbano e social de Paraty em harmonia. A frase acima foi reelaborada, sem prejuzo para a correo e a coerncia, nesta nova redao: (A) para manter em harmonia o tecido urbano e social de Paraty que se criam projetos e atividades nesta casa. (B) A fim de que se mantenham o tecido urbano e social de Paraty em harmonia que criamos nesta casa projetos e atividades. (C) So projetos e atividades que criamos nesta casa com vistas a harmonia aonde se mantenha o tecido urbano e social de Paraty. (D) Nesta casa, cria-se projetos e atividades visando manter-se o tecido urbano e social de Paraty de modo harmonioso. (E) Os projetos e atividades criados nesta casa para se manter em harmonia tanto o tecido urbano quanto o social de Paraty. Veja que somente a letra A mantm a correo e a coerncia!

www.olaamigos.com.br Pgina 19 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

Mas nossa "parte terica" no acaba aqui! H muitas "dicas", as quais acabam sendo suporte terico, na seo RESOLUO COMENTADA DE QUESTES, a partir da pg. 20.

www.olaamigos.com.br Pgina 20 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

05. QUESTES Agora, uma das partes mais importantes: A PRTICA! Sugiro que tente resolver estas questes sozinh@ e, somente depois, confira o gabarito e os comentrios que as seguem. O gabarito encontra-se na pg. 41 e as resolues comentadas, a partir da pg. 43. FCC 2010 - Metr/SP - Secretrio Pleno Ateno: As questes abaixo referem-se ao texto seguinte. Estradas e viajantes A linguagem nossa de cada dia pode ser altamente expressiva. No sei at quando sobrevivero expresses, ditados, frmulas proverbiais, modos de dizer que atravessaram o tempo falando as coisas de um jeito muito especial, gostoso, sugestivo. Acabaro por cair todas em desuso numa poca como a nossa, cheia de pressa e sem nenhuma pacincia, ou apenas se renovaro? Algumas expresses so to fortes que resistem aos sculos. Haver alguma lngua que no estabelea formas de comparao entre vida e viagem, vida e caminho, vida e estrada? O grande Dante j comeava a Divina Comdia com No meio do caminho de nossa vida.... Se a vida uma viagem, a grande viagem s pode ser... a morte, fim do nosso caminho. Ela partiu", Ele se foi, dizemos. E assim vamos seguindo... Quando menino, ouvia com estranheza a frase Cuidado, tem boi na linha. Como no havia linha de trem nem boi por perto, e as pessoas olhavam disfaradamente para mim, comecei a desconfiar, mas sem compreender, que o boi era eu; mas como assim? Mais tarde vim a entender a traduo completa e prosaica: suspendamos a conversa, porque h algum que no deve ouvi-la. Uma outra expresso pitoresca, que eu j entendia, era cala de pular brejo ou cala de atravessar rio, no caso de pernas crescidas ou calas encolhidas, tudo constatado antes de pegar algum caminho.

www.olaamigos.com.br Pgina 21 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

J adulto, vim a dar com o termo passagem, no sentido fnebre. Passou desta para melhor. Situao difcil: estar numa encruzilhada. Fim de vida penoso? Tambm, j est subindo a ladeira dos oitenta... So incontveis os exemplos, uma retrica inteira dedicada a imagens como essas. Obviamente, os poetas, especialistas em imagens, se encarregam de multiplic-las. Tinha uma pedra no meio do caminho, queixou-se uma vez, e para sempre, o poeta Carlos Drummond de Andrade, fornecendo-nos um smbolo essencial para todo e qualquer obstculo que um caminhante fatalmente enfrenta na estrada da vida, neste mundo velho sem porteira...
(Peregrino Solerte, indito)

01. A frase de abertura do texto A linguagem nossa de cada dia pode ser altamente expressiva corresponde a uma tese (A) cuja contestao coerentemente desenvolvida, concluindo-se com a referncia a Carlos Drummond de Andrade. (B) cujo desenvolvimento se faz com a multiplicao de exemplos, relativos a um mesmo campo de expresso simblica. (C) cujo desenvolvimento acaba por comprovar a ineficincia da linguagem simblica, se comparada com a rotineira. (D) cuja comprovao se d pelo fato de que, na evoluo de uma lngua, as expresses simblicas se mantm sempre as mesmas. (E) cuja contestao encaminhada mediante a comparao entre a linguagem antiga e a linguagem contempornea. 02. Atente para as seguintes afirmaes: I. No 1 pargrafo, expressa-se a convico de que os modos de dizer mais expressivos no sobrevivero nos tempos modernos, por serem avaliados como ineficazes nos processos de comunicao. II. No 3 pargrafo, a impossibilidade de o menino compreender a frase ouvida aos adultos deveu-se ao fato de estar traduzida em linguagem prosaica.

www.olaamigos.com.br Pgina 22 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

III. No 4 pargrafo, reconhece-se nos poetas a capacidade de enriquecimento expressivo da linguagem, especialistas que so na criao de imagens. Em relao ao texto, est correto APENAS o que se afirma em (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) II e III. 03. As expresses E assim vamos seguindo e neste mundo velho sem porteira (A) devem ser tomadas como exemplos do mesmo tipo de repertrio de imagens enumeradas no texto. (B) constituem mais exemplos da traduo prosaica que se faz de bem conhecidas expresses simblicas. (C) remetem ao mesmo significado que se atribuiu ao verso Tinha uma pedra no meio do caminho. (D) assumem a mesma significao melanclica de expresses como grande viagemou passagem. (E) significam, no mbito das expresses simblicas, que j no h mais nada de novo que se deva conhecer nesta vida. 04. Funcionam como marcas temporais, dentro de uma sequncia histrica, as expresses (A) No sei at quando e algumas expresses so to fortes. (B) Como no havia linha de trem e So incontveis os exemplos. (C) J adulto e fornecendo-nos um smbolo essencial.

www.olaamigos.com.br Pgina 23 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

(D) Quando menino e Mais tarde vim a entender. (E) Uma outra expresso pitoresca e j est subindo a ladeira dos oitenta. 05. Est correta a seguinte afirmao sobre um procedimento construtivo do texto: (A) O segmento ou apenas se renovaro? expressa uma concomitncia em relao ao segmento Acabaro por cair todas em desuso.(1 pargrafo) (B) A construo Algumas expresses so to fortes que resistem aos sculos expressa uma comparao. (2 pargrafo) (C) No segmento ouvia com estranheza a frase, o elemento sublinhado est empregado com a significao sentindo-me estranho. (3 pargrafo) (D) No segmento vim a dar com o termo passagem, o elemento sublinhado tem o sentido de passei a me valer. (4 pargrafo) (E) A construo Queixou-se uma vez, e para sempre, afirma a permanncia que uma expresso confere a um incidente. (4 pargrafo) Ateno: A questo abaixo refere-se ao texto seguinte. Metr: prxima parada No fique com medo de embarcar caso chegue plataforma de uma das estaes do Metr em So Paulo e veja um trem sem condutor. Os novos vages da linha amarela dispensam o profissional a bordo. Esse apenas um detalhe de uma lista de recursos tecnolgicos que esto sendo implementados para transportar os paulistas com mais eficincia. Escadas rolantes com sensores de presena, cmeras de vdeo que enviam imagens para a central por Wi-Fi, comunicao com os passageiros por VoIP e freios inteligentes so outras novidades. O Metr est passando por uma modernizao que no s cosmtica. Com ar condicionado, os novos trens no precisam de muitas frestas para entrada de ar. No s uma questo de conforto trmico, mas acstico. Nas novas escadas rolantes, sensores infravermelho detectam a presena de pessoais; no havendo ningum, a rolagem mais lenta, e economiza-se energia eltrica.
www.olaamigos.com.br Pgina 24 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

(Adaptado de Ktia Arima, da INFO. http://info.abril.com.br/noticias)

06. Deve-se entender, dado o contexto, que o ttulo do texto refere-se, precisamente, (A) (B) (C) (D) (E) ao anncio de estaes mais modernas e mais bem equipadas, cujo avano eletrnico no deve causar temor entre os futuros usurios do Metr. ao planejamento de linhas de Metr que, sob novas condies, tornaro mais rpido e eficaz o transporte dos passageiros paulistas. s novidades tecnolgicas que representaro considervel economia de tempo e manuteno mais barata. ao provimento de novos recursos eletrnicos, que tm reflexo na operao do Metr paulista e redundam em maior conforto e segurana aos usurios. s conquistas da tecnologia que, uma vez adotadas pelo Metr paulista, significaro cortes em gastos e alteraes menos cosmticas.

07. Atente para as seguintes afirmaes: I. II. III. A autora do texto trabalha com a suposio de que o leitor conhece suficientemente termos tcnicos associados a recursos tecnolgicos. Na frase O Metr est passando por uma modernizao que no s cosmtica subentende-se que algumas transformaes no so essenciais. Subentende-se que, nas novas viagens do Metr, o conforto trmico deixou de ser to importante quanto o conforto acstico.

Em relao ao texto, est correto o que se afirma em (A) (B) (C) I, II e III. I e II, apenas. II e III, apenas.

www.olaamigos.com.br Pgina 25 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

(D) (E)

I e III, apenas. II, apenas.

Ateno: As questes abaixo referem-se ao texto seguinte. Apoio ao transporte urbano O BNDES tem um programa de apoio a projetos de transportes pblicos, abrangendo todos os investimentos necessrios qualificao do espao urbano no entorno do empreendimento. O apoio pode se dar visando a forma de operao especfica, sempre com a preocupao de mirar os seguintes objetivos: a) racionalizao econmica, com reduo dos custos totais do sistema; b) privilgio do transporte coletivo sobre o individual; c) integrao tarifria e fsica, com reduo do nus e do tempo de deslocamento do usurio; d) acessibilidade universal, inclusive para os usurios com necessidades especiais; e) aprimoramento da gesto e da fiscalizao do sistema; f) reduo dos nveis de poluio sonora e do ar, do consumo energtico e dos congestionamentos; g) revalorizao urbana do entorno dos projetos. O BNDES admite um nvel de participao em at 100%, no caso de municpios de baixa renda ou de mdia renda inferior localizados nas regies Norte e Nordeste.
(Baseado em informaes do site oficial do BNDES)

08. Para apoiar projetos de transportes pblicos, o BNDES considera, antes de mais nada, a (A) (B) (C) (D) (E) viabilidade operacional, j demonstrada, de projeto similar ao oferecido. repercusso positiva do empreendimento sobre aspectos de seu entorno. recuperao tecnolgica e financeira de empreendimentos onerosos. formulao de objetivos ordenados segundo sua prioridade. integrao do sistema de transporte com equipamentos de lazer e cultura.

www.olaamigos.com.br Pgina 26 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

09. Considerando-se o conjunto dos objetivos relacionados no texto, identificados pelas letras correspondentes, correto afirmar que os objetivos (A) (B) (C) (D) (E) a) e b) so alternativos entre si, pela impossibilidade do duplo atendimento. c) e d) so complementares, j que ambos cuidam de casos excepcionais. e) e f) esto diretamente voltados para a preservao ambiental. a) e c) esto intimamente associados, quanto ao aspecto econmico. f) e g) so alternativos entre si, pela impossibilidade do duplo atendimento.

10. Traduz-se de forma correta e coerente o sentido do pargrafo final em: No caso de municpios de baixa renda ou de renda mdia inferior localizados nas regies Norte e Nordeste, (A) (B) (C) (D) (E) FCC 2011 - Nossa Caixa - Advogado Ateno: As questes de abaixo referem-se ao texto seguinte. Ps-11/9 Li que em Nova York esto usando dez de setembro como adjetivo, significando antigo, ultrapassado. Como em: Que penteado mais dez de admite-se que 100% dos empreendimentos podem pleitear a participao do BNDES. o nvel de 100% de resultados a condio participativa do BNDES. a participao do BNDES pode chegar ao patamar da plena integralidade. ser mais que satisfatria a implementao complementar do BNDES. o BNDES arcar com a responsabilidade integral pelo sucesso do empreendimento.

www.olaamigos.com.br Pgina 27 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

setembro!. O 11/9 teria mudado o mundo to radicalmente que tudo o que veio antes culminando com o day before [dia anterior], o ltimo dia das torres em p, a ltima segunda-feira normal e a vspera mais vspera da Histria virou prembulo. Obviamente, nenhuma normalidade foi to afetada quanto o cotidiano de Nova York, que vive a psicose do que ainda pode acontecer. Os Estados Unidos descobriram um sentimento indito de vulnerabilidade e reorganizam suas prioridades para acomod- las, inclusive sacrificando alguns direitos de seus cidados, sem falar no direito de cidados estrangeiros no serem bombardeados por eles. Protestos contra a radicalssima reao americana so vistos como irrealistas e anacrnicos, decididamente dez de setembro. Mas fatos inaugurais como o 11/9 tambm permitem s naes se repensarem no bom sentido, no como submisso chantagem terrorista, mas para no perder a oportunidade do novo comeo, um pouco como Deus o primeiro autocrtico fez depois do Dilvio. Sinais de reviso da poltica dos Estados Unidos com relao a Israel e os palestinos so exemplos disto. E certo que nenhuma reunio dos pases ricos ser como era at 10/9, pelo menos por algum tempo. No caso dos donos do mundo, no se devem esperar exames de conscincia mais profundos ou atos de contrio mais espetaculares, mas o instinto de sobrevivncia tambm um caminho para a virtude. O horror de 11/9 teve o efeito paradoxalmente contrrio de me fazer acreditar mais na humanidade. A questo : o que acabou em 11/9 foi prlogo, exatamente, de qu? Seja o que for, ser diferente. Inclusive por uma questo de moda, j que ningum vai querer ser chamado de dez de setembro na rua.
(Luis Fernando Verssimo, O mundo brbaro)

11. J se afirmou a respeito de Luis Fernando Verssimo, autor do texto aqui apresentado: "trata-se de um escritor que consegue dar seriedade ao humor e graa gravidade, sendo ao mesmo tempo humorista inspirado e ensasta profundo". Essa rara combinao de planos e tons distintos pode ser adequadamente ilustrada por meio destes segmentos do texto: I. Que penteado mais dez de setembro! e Os Estados Unidos descobriram um sentimento indito de vulnerabilidade.

www.olaamigos.com.br Pgina 28 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

II. III.

um pouco como Deus o primeiro autocrtico fez depois do Dilvio e o instinto de sobrevivncia tambm um caminho para a virtude. fatos inaugurais como o 11/9 tambm permitem s naes se repensarem e no se devem esperar exames de conscincia mais profundos.

Em relao ao texto, atende ao enunciado desta questo o que se transcreve em (A) (B) (C) (D) (E) 12. Ao comentar a tragdia de 11 de setembro, o autor observa que ela (A) (B) (C) (D) (E) foi uma espcie de prlogo de uma srie de muitas outras manifestaes terroristas. exigiria das autoridades americanas a adoo de medidas de segurana muito mais drsticas que as ento vigentes. estimularia a populao nova-iorquina a tornar mais estreitos os at ento frouxos laos de solidariedade. abriu uma oportunidade para que os americanos venham a se avaliar como nao e a trilhar um novo caminho. faria com que os americanos passassem a ostentar com ainda maior orgulho seu decantado nacionalismo. I, II e III. I e II, apenas. II e III, apenas. I e III, apenas. II, apenas.

FCC 2011 TRE/TO Tcnico Judicirio

www.olaamigos.com.br Pgina 29 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

Ateno: As questes abaixo referem-se ao texto abaixo. O documentrio E Agora? pretende revelar detalhes do trfico de aves silvestres no Brasil. Segundo o produtor Fbio Cavalheiro, o longa-metragem apresentar cenas de flagrantes de trfico, as rotas do comrcio ilegal e entrevistas com autoridades e representantes de ONGs. A Agncia Nacional de Cinema (Ancine) aprovou o projeto e, agora, busca-se patrocnio. A ONG SOS Fauna, especializada em resgates, foi uma das orientadoras para a produo do filme. O longa tambm se prope a discutir outro problema: o fato de que, mesmo quando salvas das mos dos traficantes, muitas aves no so reintroduzidas na natureza. Alm da verso final editada para o cinema, as entrevistas e materiais pesquisados estaro disponveis para pesquisadores que queiram se aprofundar no tema. A inteno a de que o filme contribua para a educao e, por isso, ser oferecido para estabelecimentos de ensino. Entre as espcies mais visadas pelos traficantes esto papagaios, a araponga, o pixox, o canrio-da-terra, o tico-tico, a sara-preta, o galo-de-campina, sabis e bigodinho.
(O Estado de S. Paulo, A30 Vida, Planeta, 21 de novembro de 2010)

13. O assunto do texto est corretamente resumido em: (A) Um longa-metragem, em forma de documentrio, abordar o trfico de aves silvestres no Brasil, e ter objetivos educativos. (B) A Ancine dever escolher e patrocinar a realizao de alguns projetos de filmes educativos, destinados s escolas brasileiras. (C) ONGs voltadas para a proteo de aves silvestres buscam a realizao de novos projetos, como a de filmes educativos. (D) Vrias espcies de aves silvestres encontram-se em extino, apesar dos constantes cuidados de ONGs destinadas sua proteo. (E) Apesar das intenes didticas, filme sobre trfico de aves silvestres no atinge sua finalidade educativa.
www.olaamigos.com.br Pgina 30 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

14. O texto informa claramente que (A) o produtor do documentrio sobre aves silvestres baseou-se em entrevistas com pesquisadores para desenvolver o roteiro do filme. (B) as discusses referentes aos diversos problemas que colocam em perigo as aves silvestres j esto em andamento na Ancine. (C) algumas Organizaes No Governamentais esto se propondo a proteger aves silvestres capturadas e a preparar seu retorno natureza. (D) o objetivo principal do documentrio ser oferecer subsdios a pesquisadores interessados em estudos sobre aves silvestres brasileiras. (E) o projeto do documentrio sobre o trfico de aves silvestres j foi aprovado, mas ainda no h patrocinador para sua produo. Ateno: As questes abaixo referem-se ao texto abaixo. A bailarina A profisso de bufarinheiro est regulamentada; contudo, ningum mais a exerce, por falta de bufarinhas*. Passaram a vender sorvetes e sucos de fruta, e so conhecidos como ambulantes. Conheci o ltimo bufarinheiro de verdade, e comprei dele um espelhinho que tinha no lado oposto a figura de uma bailarina nua. Que mulher! Sorria para mim como prometendo coisas, mas eu era pequeno, e no sabia que coisas fossem. Perturbava-me. Um dia quebrei o espelho, mas a bailarina ficou intata. S que no sorria mais para mim. Era um cromo como outro qualquer. Procurei o bufarinheiro, que no estava mais na cidade, e provavelmente teria mudado de profisso. At hoje no sei qual era o mgico: se o bufarinheiro, se o espelho. * bufarinhas mercadorias de pouco valor; coisas insignificantes.
(Carlos Drummond de Andrade. Contos plausveis, in Prosa Seleta. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2003, p.89)

15. O texto se desenvolve como


www.olaamigos.com.br Pgina 31 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

(A) depoimento de uma criana sobre o espelhinho que tinha no lado oposto a figura de uma bailarina nua, registrado em sua memria. (B) discusso em torno da importncia de certas profisses, ainda que se destinem ao comrcio de bufarinhas. (C) crtica a um tipo de vendedores que no se preocupa com valores morais, como no caso da figura da bailarina nua vendida a uma criana. (D) relato de carter pessoal, em que o autor relembra uma situao vivida quando era pequeno e reflete sobre ela. (E) ensaio de carter filosfico, em que o autor questiona o dilema diante de certos fatos da vida, apontado na dvida final: At hoje no sei qual era o mgico. 16. incorreto afirmar que: (A) A exclamao Que Mulher! cria uma incoerncia no contexto, por referir-se a uma figura feminina que era, na verdade, um cromo como outro qualquer. (B) Percebe-se, na fala do contista, certa nostalgia em relao aos bufarinheiros, que vendiam sonhos, embutidos nas pequenas coisas. (C) Bufarinheiro uma palavra atualmente em desuso no idioma, porm possvel entender seu sentido no decorrer do texto. (D) Uma possvel concluso do texto a de que a verdadeira mgica estava no encanto da criana, quebrado com o espelho partido. (E) No 1 pargrafo o autor constata mudana de hbitos na substituio das bufarinhas por sorvetes e sucos de fruta. Ateno: As questes abaixo baseiam-se no texto abaixo. Na Academia Brasileira de Letras, h um salo bonito, mas um pouco sinistro. o Salo dos Poetas Romnticos, com bustos dos nossos principais romnticos na poesia: Castro Alves, Gonalves Dias, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela e lvares de Azevedo.
www.olaamigos.com.br Pgina 32 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

Os modernistas de 22, e antes deles os parnasianos, decidiram avacalhar com essa turma de jovens, que trouxe o Brasil para dentro de nossa literatura. Foram os romnticos, na prosa e no verso, que colocaram em nossas letras as palmeiras, os ndios, as praias selvagens, o sabi, as borboletas de asas azuis, a juriti o cheiro e o gosto de nossa gente. No fosse o romantismo, ficaramos atrelados ao classicismo das arcdias, pomposidade do verso burilado. Sem falar nos poemas-piadas, a partir de 1922, todos como vanguarda da vanguarda. Foram jovens. Casimiro morreu com 21 anos, lvares de Azevedo com 22, Castro Alves com 24, Fagundes Varela com 34. O mais velho de todos, Gonalves Dias, mal chegara aos 40 anos. O Salo dos Poetas Romnticos tambm sinistro, pois de l que sai o enterro dos imortais, que morrem como todo mundo.
(Adaptado de Carlos Heitor Cony "Salo dos romnticos". FSP, 16/12/2010)

17. No 2 pargrafo, identifica-se (A) aceitao, com ressalvas, do fato de a escola romntica ser considerada superior parnasiana por esta ltima no ter sido produzida por jovens talentos. (B) elogio produo literria dos autores parnasianos, cujas obras clssicas teriam inspirado o modernismo de 22. (C) comparao do movimento de 22 com o romantismo, e concluso de que o primeiro, mais ousado, superior ao segundo. (D) reflexo a respeito do valor dos poetas romnticos brasileiros, que teriam sido injustamente criticados por parnasianos e modernistas. (E) constatao dos inmeros defeitos da produo literria modernista, com base na falta de seriedade de seus autores. 18. ... pois de l que sai o enterro dos imortais, que morrem como todo mundo. (final do texto) A frase acima

www.olaamigos.com.br Pgina 33 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

(A) aponta a desvalorizao dos escritores que j foram considerados os melhores do pas. (B) produz efeito humorstico advindo do paradoxo causado por um jogo de palavras com os conceitos de mortalidade e imortalidade. (C) conclui que apenas os autores romnticos merecem ser chamados de imortais. (D) repudia com sarcasmo o privilgio oferecido aos autores da Academia, pois so mortais como os demais escritores. (E) estabelece oposio ideia de que o Salo dos Poetas Romnticos teria algo de fnebre. FCC 2011 TRE/PE Tcnico Judicirio Ateno: A questo abaixo baseia-se no texto seguinte. Antes de vitoriosa a colonizao portuguesa do Brasil, no se compreendia outro tipo de domnio europeu nas regies tropicais que no fosse o da explorao comercial atravs de feitorias ou de pura extrao de riqueza mineral. Em nenhum dos casos se considerara a srio o prolongamento da vida europeia ou a adaptao dos seus valores materiais e morais a meios e climas to diversos; to mrbidos e dissolventes. O colonizador portugus do Brasil foi o primeiro, dentre os colonizadores modernos, a deslocar a base da colonizao tropical da pura extrao de riqueza mineral, vegetal ou animal o ouro, a prata, a madeira, o mbar, o marfim para a de criao local de riqueza. Ainda que riqueza a criada por eles sob a presso das circunstncias americanas custa do trabalho escravo: tocada, portanto, daquela perverso de instinto econmico que cedo desviou o portugus da atividade de produzir valores para a de explor-los, transport-los ou adquiri-los. Semelhante deslocamento, embora imperfeitamente realizado, importou numa nova fase e num novo tipo de colonizao: a colnia de plantao, caracterizada pela base agrcola e pela permanncia do colono na terra, em vez do
www.olaamigos.com.br Pgina 34 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

seu fortuito contato com o meio e com a gente nativa. No Brasil iniciaram os portugueses a colonizao em larga escala dos trpicos por uma tcnica econmica e por uma poltica social inteiramente novas: apenas esboadas nas ilhas subtropicais do Atlntico. [...] A sociedade colonial no Brasil, principalmente em Pernambuco e no Recncavo da Bahia, desenvolveu-se patriarcal e aristocraticamente sombra das grandes plantaes de acar, no em grupos a esmo e instveis; em casas-grandes de taipa ou de pedra e cal, no em palhoas de aventureiros. Observa Oliveira Martins que a populao colonial no Brasil, especialmente ao Norte, constituiu-se aristocraticamente, isto , as casas de Portugal enviaram ramos para o ultramar, e desde todo o princpio a colnia apresentou um aspecto diverso das turbulentas imigraes dos castelhanos na Amrica Central e ocidental.
(Fragmento extrado de Gilberto Freyre. Casa grande & senzala. v.1. 14. ed. Rio de Janeiro, Jos Olympio, 1969, pp.22-3)

19. O texto estabelece uma clara oposio entre dois tipos de colonizao nos trpicos: a colonizao (A) em que colonos castelhanos se dedicaram verdadeira produo de valores, e aquela em que colonos portugueses trataram apenas de explor-los ou adquiri-los. (B) realizada pelos portugueses, com base no trabalho escravo, e a que foi levada a cabo por outros povos europeus, em que o trabalho era realizado pelos prprios colonos. (C) baseada na pura extrao das riquezas, sem a fixao do explorador, e a que empreende a criao de riquezas e o estabelecimento do colono na terra conquistada. (D) bem que o domnio europeu se dava pelo estabelecimento de feitorias, e aquela outra em que havia to somente a explorao da riqueza mineral da colnia.

www.olaamigos.com.br Pgina 35 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

(E) ultrapassada das ilhas subtropicais do Atlntico, de um lado, e a do Brasil pelos portugueses, de outro, em que foi empregada uma tcnica econmica e uma poltica social inovadoras. Ateno: As questes de abaixo baseiam-se no texto seguinte. Meu av Costa Ribeiro morava na Rua da Unio, bairro da Boa Vista. Nos meses de vero, saamos para um arrabalde mais afastado do bulcio da Cidade, quase sempre Monteiro ou Caxang. Para a delcia dos banhos de rio no Capiberibe. Em Caxang, no chamado Sertozinho, a casa de meu av era a ltima esquerda. Ali acabava a estrada e comeava o mato, com os seus sabis, as suas cobras e os seus tatus. Atrs de casa, na funda ribanceira, corria o rio, cuja beira se especava o banheiro de palha. Uma manh, acordei ouvindo falar de cheia. Talvez tivssemos que voltar para o Recife, as guas tinham subido muito durante a noite, o banheiro tinha sido levado. Corri para a beira do rio. Fiquei siderado diante da violncia fluvial barrenta. Puseram-me de guarda ao monstro, marcando com toquinhos de pau o progresso das guas no quintal. Estas subiam incessantemente e em pouco j ameaavam a casa. s primeiras horas da tarde, abandonamos o Sertozinho. Enquanto espervamos o trem na Estao de Caxang, fomos dar uma espiada ao rio entrada da ponte. Foi a que vi passar o boi morto. Foi a que vi uns caboclos em jangadas amarradas aos peges da ponte lutarem contra a fora da corrente, procurando salvar o que passava boiando sobre as guas. Eu no acabava de crer que o riozinho manso onde eu me banhava sem medo todos os dias se pudesse converter naquele caudal furioso de guas sujas. No dia seguinte, soubemos que tnhamos sado a tempo. Caxang estava inundada, as guas haviam invadido a igreja...
(Manuel Bandeira. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1993, v. nico, p. 692)

20. Identifica-se no texto (A) opinio, baseada em fatos, sobre como se defender das foras da natureza. (B) manifestao de apoio a decises tomadas por famlias em situao de risco. (C) depoimento pessoal, em que transparecem lembranas familiares.

www.olaamigos.com.br Pgina 36 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

(D) desenvolvimento objetivo a respeito da ocorrncia de catstrofes. (E) discusso de ideias sobre acontecimentos naturais, como a cheia de rios. 21. Talvez tivssemos que voltar para o Recife, as guas tinham subido muito durante a noite, o banheiro tinha sido levado. O segmento grifado atribui ao contexto a noo de (A) causa determinante da hiptese apresentada antes dele. (B) ressalva a partir da afirmativa feita anteriormente. (C) condio para a realizao de uma ao anterior. (D) consequncia das observaes a respeito de um fato natural. (E) proporcionalidade entre dois fatos mutuamente relacionados. FCC 2012 - INSS - Tcnico do Seguro Social Em vida, Gustav Mahler (1860-1911), tanto por sua personalidade artstica como por sua obra, foi alvo de intensas polmicas e de desprezo por boa parte da crtica. A incompreenso esttica e o preconceito antissemita tambm o acompanhariam postumamente e foram raros os maestros que, nas dcadas que se seguiram sua morte, se empenharam na apresentao de suas obras. Durante os anos 60, porm, uma virada totalmente inesperada levou a obra de Mahler ao incio de uma era de sucesso sem precedentes, que perdura at hoje. Intrpretes conhecidos e pesquisadores descobriram o compositor, enquanto gravaes discogrficas divulgavam uma obra at ento desconhecida do grande pblico. H uma srie de fatores envolvidos na transformao de Mahler em figura central da histria da msica do sculo XX. A viso de mundo de uma gerao mais jovem certamente teve influncia central aqui: o dilaceramento interior de Mahler, seu interesse pelos problemas fundamentais da existncia humana, seu pacifismo, seu engajamento contra a opresso social e seu posicionamento em favor do respeito integridade da natureza tudo isso se tornou, subitamente, muito atual para a gerao que nasceu nos ps-guerra.

www.olaamigos.com.br Pgina 37 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

O amor incondicional de Mahler pela a natureza sempre esteve presente em sua obra. O compositor dedicava inteiramente criao musical os meses de vero, recolhendo-se em pequenas cabanas na paz dos Alpes austracos. Em Steinbach, Mahler empreendia longas caminhadas, que lhe proporcionaram inspirao para sinfonias. Comparar a simplicidade espartana dessas casinhas com a enorme complexidade das obras ali criadas diz muito sobre a genialidade do compositor e, sobretudo, sobre a real origem de sua genialidade. Totalmente abandonadas e esquecidas na ustria do ps-guerra, essas casinhas de Mahler hoje se transformaram em memoriais, graas ao da Sociedade Internacional Gustav Mahler. O mundo onrico dos Alpes do incio do sculo XX certamente voltar memria de quem, tendo a imagem desses despojados retiros musicais de Mahler, voltar a ouvir sua msica grandiosa.
(Adaptado: Klaus Billand, Gustav Mahler: a criao de um cone. Revista 18. Ano IV, n. 15, maro/abril/maio de 2006, p. 52-53. Disponvel em: <http.//WWW.cebrap.org.br/v1/upload/biblioteca_virtual/GIANNOTTI_Tolerancia%20maxima.pdf> Acesso em: 22 dez. 2011)

22. Segundo o autor, o reconhecimento da grandeza artstica de Mahler deve-se, em larga medida (A) ao advento de uma gerao cujos valores, apesar da distncia temporal, correspondiam aos defendidos pelo compositor. (B) ao reconhecimento, ainda que tardio, de sua originalidade por maestros e grandes intrpretes da msica clssica com quem o compositor convivera. (C) ao de organizaes culturais que se dispuseram a divulgar a obra do autor, mesmo correndo o risco de sofrer represlias por parte do pblico. (D) beleza nica de suas obras, para a qual contriburam largamente o amor incondicional do compositor pelos sons e pela musicalidade da natureza. (E) harmonia do conjunto de sua obra, que, por sua simplicidade intrnseca, pde ser amplamente compreendida pelas geraes seguintes. FCC 2012 - TRE/CE - Analista Judicirio
www.olaamigos.com.br Pgina 38 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

Ateno: As questes a seguir referem-se ao texto abaixo. O tempo, como o dinheiro, um recurso escasso. Isso poderia sugerir que ele se presta, portanto, aplicao do clculo econmico visando o seu melhor proveito. O uso racional do tempo seria aquele que maximiza a utilidade de cada hora do dia. Diante de cada opo de utilizao do tempo, a pessoa delibera e escolhe exatamente aquela que lhe proporciona a melhor relao entre custos e benefcios. Ocorre que a aplicao do clculo econmico s decises sobre o uso do tempo neutra em relao aos fins, mas exigente no tocante aos meios. Ela cobra uma ateno alerta e um exerccio constante de avaliao racional do valor do tempo gasto. O problema que isso tende a minar uma certa disposio entrega e ao abandono, os quais so essenciais nas atividades que envolvem de um modo mais pleno as faculdades humanas. A ateno consciente passagem das horas e a preocupao com o seu uso racional estimulam a adoo de uma atitude que nos impede de fazer o melhor uso do tempo. Valry investigou a realidade dessa questo nas condies da vida moderna: O lazer aparente ainda permanece conosco e, de fato, est protegido e propagado por medidas legais e pelo progresso mecnico. O nosso cio interno, todavia, algo muito diferente do lazer cronometrado, est desaparecendo. Estamos perdendo aquela vacuidade benfica que traz a mente de volta sua verdadeira liberdade. As demandas, a tenso, a pressa da existncia moderna perturbam esse precioso repouso. O paradoxo claro. Quanto mais calculamos o benefcio de uma hora gasta desta ou daquela maneira, mais nos afastamos de tudo aquilo que gostaramos que ela fosse: um momento de entrega, abandono e plenitude na correnteza da vida. Na amizade e no amor; no trabalho criativo e na busca do saber; no esporte e na fruio do belo as horas mais felizes de nossas vidas so precisamente aquelas em que perdemos a noo da hora.
(Adaptado de Eduardo Giannetti. O valor do amanh.So Paulo, Cia. das Letras, 2005, p.206- 209)

www.olaamigos.com.br Pgina 39 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

23. O posicionamento crtico adotado pelo autor em relao ao emprego do clculo econmico sobre a utilizao do tempo est em: (A) (B) (C) (D) (E) O uso racional do tempo seria aquele que maximiza a utilidade de cada hora do dia. Diante de cada opo de utilizao do tempo, a pessoa delibera e escolhe exatamente aquela que lhe proporciona a melhor relao entre custos e benefcios. A ateno consciente passagem das horas e a preocupao com o seu uso racional estimulam a adoo de uma atitude que nos impede de fazer o melhor uso do tempo. Isso poderia sugerir que ele se presta, portanto, aplicao do clculo econmico visando o seu melhor proveito. O lazer aparente ainda permanece conosco e, de fato, est protegido e propagado por medidas legais e pelo progresso mecnico.

24. O paradoxo a que o autor se refere est corretamente resumido em: (A) (B) (C) (D) (E) O tempo despendido na busca de conhecimento recompensado pelo saber. Os momentos de relaxamento pleno advm do bom planejamento do uso do tempo. A criatividade confere maior qualidade ao tempo despendido com o trabalho. O controle do uso do tempo compromete o seu aproveitamento prazeroso. As horas de maior prazer so aquelas empregadas em atividades bem planejadas.

25. Leia atentamente as afirmaes abaixo. I. O problema que isso tende a minar...(2 pargrafo)
www.olaamigos.com.br Pgina 40 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

O pronome grifado se refere a decises sobre o uso do tempo. II. ... os quais so essenciais nas atividades que envolvem de um modo mais pleno as faculdades humanas. (2 pargrafo) O segmento grifado na frase acima se refere aos termos Os segmentos vacuidade benfica (3 pargrafo) e fruio do belo (4 pargrafo) esto corretamente traduzidos, respectivamente, por esmorecimento revigorante e deleite venturoso.

III.

Est correto o que se afirma APENAS em (A) II. (B) I e III. (C) I. (D) II e III. (E) I e II.

www.olaamigos.com.br Pgina 41 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

06. GABARITO 01 02 03 04 05 B C A D E 06 07 08 09 10 D B B D C 11 12 13 14 15 B D A E D 16 17 18 19 20 A D B C C 21 22 23 24 25 A A C D A

www.olaamigos.com.br Pgina 42 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

07. RESOLUO COMENTADA DAS QUESTES Em compreenso/inteleco e interpretao de textos, a PRTICA mais importante que a TEORIA. Peo-lhe, suplico: leia, com o mximo de ateno as dicas que esto espalhadas abaixo em azul e vermelho. FCC 2010 - Metr/SP - Secretrio Pleno Ateno: As questes abaixo referem-se ao texto seguinte. Estradas e viajantes A linguagem nossa de cada dia pode ser altamente expressiva. No sei at quando sobrevivero expresses, ditados, frmulas proverbiais, modos de dizer que atravessaram o tempo falando as coisas de um jeito muito especial, gostoso, sugestivo. Acabaro por cair todas em desuso numa poca como a nossa, cheia de pressa e sem nenhuma pacincia, ou apenas se renovaro? Algumas expresses so to fortes que resistem aos sculos. Haver alguma lngua que no estabelea formas de comparao entre vida e viagem, vida e caminho, vida e estrada? O grande Dante j comeava a Divina Comdia com No meio do caminho de nossa vida.... Se a vida uma viagem, a grande viagem s pode ser... a morte, fim do nosso caminho. Ela partiu", Ele se foi, dizemos. E assim vamos seguindo... Quando menino, ouvia com estranheza a frase Cuidado, tem boi na linha. Como no havia linha de trem nem boi por perto, e as pessoas olhavam disfaradamente para mim, comecei a desconfiar, mas sem compreender, que o boi era eu; mas como assim? Mais tarde vim a entender a traduo completa e prosaica: suspendamos a conversa, porque h algum que no deve ouvi-la. Uma outra expresso pitoresca, que eu j entendia, era cala de pular brejo ou cala de atravessar rio, no caso de pernas crescidas ou calas encolhidas, tudo constatado antes de pegar algum caminho.

www.olaamigos.com.br Pgina 43 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

J adulto, vim a dar com o termo passagem, no sentido fnebre. Passou desta para melhor. Situao difcil: estar numa encruzilhada. Fim de vida penoso? Tambm, j est subindo a ladeira dos oitenta... So incontveis os exemplos, uma retrica inteira dedicada a imagens como essas. Obviamente, os poetas, especialistas em imagens, se encarregam de multiplic-las. Tinha uma pedra no meio do caminho, queixou-se uma vez, e para sempre, o poeta Carlos Drummond de Andrade, fornecendo-nos um smbolo essencial para todo e qualquer obstculo que um caminhante fatalmente enfrenta na estrada da vida, neste mundo velho sem porteira...
(Peregrino Solerte, indito)

01. A frase de abertura do texto A linguagem nossa de cada dia pode ser altamente expressiva corresponde a uma tese OK! O autor abre o texto com uma tese, que pode ser desenvolvida, comprovada, detalhada, demonstrada, contestada etc. ao longo do texto. Saca s: (A) cuja contestao coerentemente desenvolvida, concluindo-se com a referncia a Carlos Drummond de Andrade. ERRADA. O autor no contesta sua tese; pelo contrrio, ele a sustenta e a desenvolve. (B) cujo desenvolvimento se faz com a multiplicao de exemplos, relativos a um mesmo campo de expresso simblica. CORRETA. O autor desenvolve, por meio de vrios exemplos, sua tese. (C) cujo desenvolvimento acaba por comprovar a ineficincia da linguagem simblica, se comparada com a rotineira. ERRADA. A eficincia da linguagem simblica enfatizada, sobretudo, no 2 e 3 pargrafos. (D) cuja comprovao se d pelo fato de que, na evoluo de uma lngua, as expresses simblicas se mantm sempre as mesmas.

www.olaamigos.com.br Pgina 44 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

ERRADA. O 1 pargrafo coloca uma questo que retomada no 2. Ento, o autor afirma que Algumas expresses so to fortes que resistem aos sculos. (E) cuja contestao encaminhada mediante a comparao entre a linguagem antiga e a linguagem contempornea. ERRADA. Vale o mesmo comentrio da letra A, acrescendo-se que o 1 pargrafo compara, sim, a linguagem mais antiga com a contempornea, mas de forma alguma contesta a tese posta. GABARITO: B 02. Atente para as seguintes afirmaes: I. No 1 pargrafo, expressa-se a convico (no h tal convico; h dvida, questionamento) de que os modos de dizer mais expressivos no sobrevivero nos tempos modernos, por serem avaliados como ineficazes (ele no diz isso em parte alguma do texto; pelo contrrio) nos processos de comunicao. ERRADSSIMA! (Eliminemos logo as letras A e D.) II. No 3 pargrafo, a impossibilidade de o menino compreender a frase ouvida aos adultos deveu-se ao fato de estar traduzida em linguagem prosaica (au contraire, mon ami(e): prosaico, aqui, significa comum, trivial. O menino no entendia o que se dizia justamente porque se estava usando a linguagem simblica, no prosaica). ERRADA. (Eliminamos as letras B e E; sobrou a C -- o GABARITO. E VOC, na hora da prova NO deve ler o resto -- marca e vai-se embora!) III. No 4 pargrafo, reconhece-se nos poetas a capacidade de enriquecimento expressivo da linguagem, especialistas que so na criao de imagens. ("Isso, isso, isso". Vide ltimo pargrafo, do 6 perodo em diante.) CORRETA! Em relao ao texto, est correto APENAS o que se afirma em (A) I. (B) II. (C) III.

www.olaamigos.com.br Pgina 45 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

(D) I e II. (E) II e III. GABARITO: C 03. As expresses E assim vamos seguindo e neste mundo velho sem porteira (A) devem ser tomadas como exemplos do mesmo tipo de repertrio de imagens enumeradas no texto. CORRETA. Concorde comigo: essa foi de graa, no foi? Imagens, aqui, so as vrias metforas e outros simbolismos que o autor usa como exemplo em todo o texto. (B) constituem mais exemplos da traduo prosaica que se faz de bem conhecidas expresses simblicas. ERRADA. Pelo dito em A, no, n? (C) remetem ao mesmo significado que se atribuiu ao verso Tinha uma pedra no meio do caminho. ERRADA. Cuidado! Ao mesmo significado, no! Este verso remete-nos ao repertrio (conjunto) de expresses que comparam a vida a uma estrada. (D) assumem a mesma significao melanclica de expresses como grande viagemou passagem. ERRADA. As expresses do enunciado e "grande viagem" no tm o referido tom melanclico. (E) significam, no mbito das expresses simblicas, que j no h mais nada de novo que se deva conhecer nesta vida. ERRADA. Absurda! Se vamos seguindo nesse mundo velho sem porteira, porque ainda temos o que ver, no? GABARITO: A

www.olaamigos.com.br Pgina 46 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

04. Funcionam como marcas temporais, dentro de uma sequncia histrica, as expresses (A) No sei at quando e algumas expresses so to fortes. ERRADA. A 1 marca um futuro incerto; mas a 2 nada tem de temporal: uma constatao de um fato. (B) Como no havia linha de trem e So incontveis os exemplos. ERRADA. A 1 causal e a segunda tambm uma constatao de fato. (C) J adulto e fornecendo-nos um smbolo essencial. ERRADA. A 1 um marcador temporal, mas a 2 expressa uma consequncia da ao do poeta Drummond. (D) Quando menino e Mais tarde vim a entender. CORRETA. As expresses marcam dois momentos da vida do narrador: a infncia e a fase adulta. (E) Uma outra expresso pitoresca e j est subindo a ladeira dos oitenta. ERRADA. A 1 inicia uma exemplificao e a segunda um exemplo de expresso simblica. Leia o enunciado novamente! GABARITO: D 05. Est correta a seguinte afirmao sobre um procedimento construtivo do texto: (A) O segmento ou apenas se renovaro? expressa uma concomitncia em relao ao segmento Acabaro por cair todas em desuso.(1 pargrafo) ERRADA. Concomitncia simultaneidade; essas oraes esto numa relao de alternncia, excluso: vai acontecer isso ou aquilo? (B) A construo Algumas expresses so to fortes que resistem aos sculos expressa uma comparao. (2 pargrafo)
www.olaamigos.com.br Pgina 47 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

ERRADA. Quando uma orao inicia-se por que, tendo na orao principal to, a relao de causa e consequncia: por serem muito fortes, resistem ao tempo. (C) No segmento ouvia com estranheza a frase, o elemento sublinhado est empregado com a significao sentindo-me estranho. (3 pargrafo) ERRADA. Ele no "se sentia estranho"; apenas desconhecia a expresso. (D) No segmento vim a dar com o termo passagem, o elemento sublinhado tem o sentido de passei a me valer. (4 pargrafo) ERRADA. Vir a dar com significa deparar-se com, encontrar. Passei a me valer (de) significa comecei a usar. (E) A construo Queixou-se uma vez, e para sempre, afirma a permanncia que uma expresso confere a um incidente. (4 pargrafo) CORRETA. Refere-se metfora que Drummond fez com a "pedra" e o "caminho". GABARITO: E Ateno: As questes abaixo referem-se ao texto seguinte. Metr: prxima parada No fique com medo de embarcar caso chegue plataforma de uma das estaes do Metr em So Paulo e veja um trem sem condutor. Os novos vages da linha amarela dispensam o profissional a bordo. Esse apenas um detalhe de uma lista de recursos tecnolgicos que esto sendo implementados para transportar os paulistas com mais eficincia. Escadas rolantes com sensores de presena, cmeras de vdeo que enviam imagens para a central por Wi-Fi, comunicao com os passageiros por VoIP e freios inteligentes so outras novidades. O Metr est passando por uma modernizao que no s cosmtica. Com ar condicionado, os novos trens no precisam de muitas frestas para entrada de ar. No s uma questo de conforto trmico, mas acstico. Nas novas escadas rolantes,

www.olaamigos.com.br Pgina 48 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

sensores infravermelho detectam a presena de pessoais; no havendo ningum, a rolagem mais lenta, e economiza-se energia eltrica.
(Adaptado de Ktia Arima, da INFO. http://info.abril.com.br/noticias)

06. Deve-se entender, dado o contexto, que o ttulo do texto refere-se, precisamente, Muita ateno! Uma boa leitura do enunciado imprescindvel boa interpretao. Veja que a banca quer saber qual parte do texto est PRECISAMENTE, DIRETAMENTE, relacionada ao ttulo. (A) ao anncio de estaes mais modernas e mais bem equipadas, cujo avano eletrnico no deve causar temor entre os futuros usurios do Metr. ERRADA! No tem como encontrar nenhuma relao entre a evoluo dos metrs e o fato de que o avano eletrnico no deve causar temor. (B) ao planejamento de linhas de Metr que, sob novas condies, tornaro mais rpido e eficaz o transporte dos passageiros paulistas. ERRADA. A "parada" nada tem a ver com "planejamento de linhas". Alis, o texto nem menciona isso! (C) s novidades tecnolgicas que representaro considervel economia de tempo e manuteno mais barata. ERRADA. O texto no menciona "custo de manuteno". Chega a falar em economia de energia eltrica, mas isso, de qualquer forma, no est precisamente relacionado ao ttulo. (D) ao provimento de novos recursos eletrnicos, que tm reflexo na operao do Metr paulista e redundam em maior conforto e segurana aos usurios. CORRETA. A metfora com a expresso "prxima parada" est diretamente relacionada com o investimento que tem sido feito no metr paulista.
www.olaamigos.com.br Pgina 49 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

(E)

s conquistas da tecnologia que, uma vez adotadas pelo Metr paulista, significaro cortes em gastos e alteraes menos cosmticas. ERRADA. No h referncia direta s "conquistas da tecnologia", mas ao emprego destas no metr.

GABARITO: D 07. Atente para as seguintes afirmaes: I. A autora do texto trabalha com a suposio de que o leitor conhece suficientemente termos tcnicos associados a recursos tecnolgicos. CORRETA. Pois ela no explica o que Wi-Fi, VoIP, infravermelho etc. Eliminemos as letras C e E. II. Na frase O Metr est passando por uma modernizao que no s cosmtica subentende-se que algumas transformaes no so essenciais. CORRETA. Transformaes que so s cosmticas no so essenciais. Eliminemos a letra D; temos duas alternativas, ainda... III. Subentende-se que, nas novas viagens do Metr, o conforto trmico deixou de ser to importante quanto o conforto acstico. ERRADA. Leia o meio do 2 pargrafo. Em relao ao texto, est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) I, II e III. I e II, apenas. II e III, apenas. I e III, apenas. II, apenas.

GABARITO: B

www.olaamigos.com.br Pgina 50 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

Ateno: As questes abaixo referem-se ao texto seguinte. Apoio ao transporte urbano O BNDES tem um programa de apoio a projetos de transportes pblicos, abrangendo todos os investimentos necessrios qualificao do espao urbano no entorno do empreendimento. O apoio pode se dar visando a forma de operao especfica, sempre com a preocupao de mirar os seguintes objetivos: a) racionalizao econmica, com reduo dos custos totais do sistema; b) privilgio do transporte coletivo sobre o individual; c) integrao tarifria e fsica, com reduo do nus e do tempo de deslocamento do usurio; d) acessibilidade universal, inclusive para os usurios com necessidades especiais; e) aprimoramento da gesto e da fiscalizao do sistema; f) reduo dos nveis de poluio sonora e do ar, do consumo energtico e dos congestionamentos; g) revalorizao urbana do entorno dos projetos. O BNDES admite um nvel de participao em at 100%, no caso de municpios de baixa renda ou de mdia renda inferior localizados nas regies Norte e Nordeste.
(Baseado em informaes do site oficial do BNDES)

08. Para apoiar projetos de transportes pblicos, o BNDES considera, antes de mais nada, a (A) viabilidade operacional, j demonstrada, de projeto similar ao oferecido. ERRADA. A viabilidade operacional visado pelo Banco, sim (vide 2 perodo, item "a"), mas a informao tachada acima no tem nada a ver. (B) repercusso positiva do empreendimento sobre aspectos de seu entorno. CORRETA. Confirma-se essa resposta j no primeiro perodo, principalmente na parte que sublinhei para voc. (C) recuperao tecnolgica e financeira de empreendimentos onerosos. ERRADA. No obstante os itens "a" e "c" do texto, no h meno direta ou indireta a este aspecto. Tentaram "misturar alhos com bugalhos" nessa.
www.olaamigos.com.br Pgina 51 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

(D)

formulao de objetivos ordenados segundo sua prioridade. ERRADA. A informao tachada no se encontra no texto.

(E)

integrao do sistema de transporte com equipamentos de lazer e cultura. ERRADA. A informao tachada no se encontra no texto.

GABARITO: B 09. Considerando-se o conjunto dos objetivos relacionados no texto, identificados pelas letras correspondentes, correto afirmar que os objetivos (A) a) e b) so alternativos entre si, pela impossibilidade do duplo atendimento. ERRADA. No impossvel atender, simultaneamente, a a) racionalizao econmica, com reduo dos custos totais do sistema e b) privilgio do transporte coletivo sobre o individual. (B) c) e d) so complementares, j que ambos cuidam de casos excepcionais. ERRADA. Apenas "d" cuida de casos excepcionais. (C) e) e f) esto diretamente voltados para a preservao ambiental. ERRADA. "E" no est diretamente voltado para a preservao ambiental. (D) a) e c) esto intimamente associados, quanto ao aspecto econmico. CORRETA. A a) racionalizao econmica, com reduo dos custos totais do sistema e a c) integrao tarifria e fsica, com reduo do nus e do tempo de deslocamento do usurio esto, no aspecto econmico, intimamente associadas. (E) f) e g) so alternativos entre si, pela impossibilidade do duplo atendimento. ERRADA. Mesmo comentrio da letra (A): f) reduo dos nveis de poluio sonora e do ar, do consumo energtico e dos congestionamentos e g) revalorizao urbana do entorno dos projetos no so incompatveis.
www.olaamigos.com.br Pgina 52 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

GABARITO: D 10. Traduz-se de forma correta e coerente o sentido do pargrafo final em: No caso de municpios de baixa renda ou de renda mdia inferior localizados nas regies Norte e Nordeste, (A) admite-se que 100% dos empreendimentos podem pleitear a participao do BNDES. NO 100% dos "empreendimentos"; 100% de participao do BNDES. (B) o nvel de 100% de resultados a condio participativa do BNDES. NO tem nada a ver com resultados. (C) a participao do BNDES pode chegar ao patamar da plena integralidade. CORRETA. A banca colocou uns culos escuros, um chapu e um sobretudo na redao para confundir voc. Compare as redaes. (D) ser mais que satisfatria a implementao complementar do BNDES. NO se falou em implementao apenas complementar, mas que poder ser integral. (E) o BNDES arcar com a responsabilidade integral pelo sucesso do empreendimento.

ERRADA. O BNDES poder financiar o projeto integralmente, no "se responsabilizar pelo seu sucesso". Uma possvel concluso a de que essa responsabilidade do Governo. GABARITO: C FCC 2011 - Nossa Caixa - Advogado Ateno: As questes de abaixo referem-se ao texto seguinte.

www.olaamigos.com.br Pgina 53 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

Ps-11/9 Li que em Nova York esto usando dez de setembro como adjetivo, significando antigo, ultrapassado. Como em: Que penteado mais dez de setembro!. O 11/9 teria mudado o mundo to radicalmente que tudo o que veio antes culminando com o day before [dia anterior], o ltimo dia das torres em p, a ltima segunda-feira normal e a vspera mais vspera da Histria virou prembulo. Obviamente, nenhuma normalidade foi to afetada quanto o cotidiano de Nova York, que vive a psicose do que ainda pode acontecer. Os Estados Unidos descobriram um sentimento indito de vulnerabilidade e reorganizam suas prioridades para acomod- las, inclusive sacrificando alguns direitos de seus cidados, sem falar no direito de cidados estrangeiros no serem bombardeados por eles. Protestos contra a radicalssima reao americana so vistos como irrealistas e anacrnicos, decididamente dez de setembro. Mas fatos inaugurais como o 11/9 tambm permitem s naes se repensarem no bom sentido, no como submisso chantagem terrorista, mas para no perder a oportunidade do novo comeo, um pouco como Deus o primeiro autocrtico fez depois do Dilvio. Sinais de reviso da poltica dos Estados Unidos com relao a Israel e os palestinos so exemplos disto. E certo que nenhuma reunio dos pases ricos ser como era at 10/9, pelo menos por algum tempo. No caso dos donos do mundo, no se devem esperar exames de conscincia mais profundos ou atos de contrio mais espetaculares, mas o instinto de sobrevivncia tambm um caminho para a virtude. O horror de 11/9 teve o efeito paradoxalmente contrrio de me fazer acreditar mais na humanidade. A questo : o que acabou em 11/9 foi prlogo, exatamente, de qu? Seja o que for, ser diferente. Inclusive por uma questo de moda, j que ningum vai querer ser chamado de dez de setembro na rua.
(Luis Fernando Verssimo, O mundo brbaro)

11. J se afirmou a respeito de Luis Fernando Verssimo, autor do texto aqui apresentado: "trata-se de um escritor que consegue dar seriedade ao humor e graa gravidade, sendo ao mesmo tempo humorista inspirado e ensasta profundo". Essa rara combinao de planos e tons distintos pode ser adequadamente ilustrada por meio destes segmentos do texto:
www.olaamigos.com.br Pgina 54 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

I.

Que penteado mais dez de setembro! e Os Estados Unidos descobriram um sentimento indito de vulnerabilidade. SIM. A primeira orao tem o tom humorstico, enquanto a segunda tem o analtico. Eliminemos as letras C e E.

II.

um pouco como Deus o primeiro autocrtico fez depois do Dilvio e o instinto de sobrevivncia tambm um caminho para a virtude. SIM. A primeira tambm tem o tom sarcstico: Deus sendo comparado aos EUA e, tambm, "o primeiro autocrtico"; a segunda tambm encerra uma anlise profunda. Eliminamos a letra D: ficamos com duas; logo, temos que analisar a (III).

III.

fatos inaugurais como o 11/9 tambm permitem s naes se repensarem e no se devem esperar exames de conscincia mais profundos. NO. Esta no ilustra a combinao de planos e tons distintos. Em nenhuma das duas percebe-se o humor, apenas a anlise crtica.

Em relao ao texto, atende ao enunciado desta questo o que se transcreve em (A) (B) (C) (D) (E) I, II e III. I e II, apenas. II e III, apenas. I e III, apenas. II, apenas.

GABARITO: B 12. Ao comentar a tragdia de 11 de setembro, o autor observa que ela (A) foi uma espcie de prlogo de uma srie de muitas outras manifestaes terroristas.

www.olaamigos.com.br Pgina 55 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

NO h essa observao. No ltimo pargrafo, o autor questiona esse "prlogo". (B) exigiria das autoridades americanas a adoo de medidas de segurana muito mais drsticas que as ento vigentes.

Alternativa perigosa! Cuidado quando a banca "coloca palavras na boca do autor"! A afirmao, apesar de coerente, NO sugerida pelo autor, que apenas comenta que os Estados Unidos descobriram um sentimento indito de vulnerabilidade e reorganizam suas prioridades para acomod-las (...) (C) estimularia a populao nova-iorquina a tornar mais estreitos os at ento frouxos laos de solidariedade.

Absurda! Nenhuma referncia no texto. (D) abriu uma oportunidade para que os americanos venham a se avaliar como nao e a trilhar um novo caminho.

CORRETA. Isso fica bem claro no incio do 2 pargrafo. Releia. (E) faria com que os americanos passassem a ostentar com ainda maior orgulho seu decantado nacionalismo.

"Foraram a barra" nessa. O comentrio do autor : No caso dos donos do mundo, no se devem esperar exames de conscincia mais profundos ou atos de contrio mais espetaculares (...). Da para o que afirma a letra E... GABARITO: D FCC 2011 TRE/TO Tcnico Judicirio Ateno: As questes abaixo referem-se ao texto abaixo. O documentrio E Agora? pretende revelar detalhes do trfico de aves silvestres no Brasil. Segundo o produtor Fbio Cavalheiro, o longa-metragem apresentar cenas de flagrantes de trfico, as rotas do comrcio ilegal e entrevistas com autoridades e representantes de ONGs.
www.olaamigos.com.br Pgina 56 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

A Agncia Nacional de Cinema (Ancine) aprovou o projeto e, agora, busca-se patrocnio. A ONG SOS Fauna, especializada em resgates, foi uma das orientadoras para a produo do filme. O longa tambm se prope a discutir outro problema: o fato de que, mesmo quando salvas das mos dos traficantes, muitas aves no so reintroduzidas na natureza. Alm da verso final editada para o cinema, as entrevistas e materiais pesquisados estaro disponveis para pesquisadores que queiram se aprofundar no tema. A inteno a de que o filme contribua para a educao e, por isso, ser oferecido para estabelecimentos de ensino. Entre as espcies mais visadas pelos traficantes esto papagaios, a araponga, o pixox, o canrio-da-terra, o tico-tico, a sara-preta, o galo-de-campina, sabis e bigodinho.
(O Estado de S. Paulo, A30 Vida, Planeta, 21 de novembro de 2010)

13. O assunto do texto est corretamente resumido em: (A) Um longa-metragem, em forma de documentrio, abordar o trfico de aves silvestres no Brasil, e ter objetivos educativos. CORRETA. Fala-se de um longa-metragem (o documentrio E Agora?) que abordar o problema do trfico de aves no Brasil e ter objetivos educativos. Veja que so duas ideias que, de fato, so centrais ao texto. Os pargrafos 1 a 3 e 5 descrevem o problema apresentado pelo filme e trazem informaes acessrias (pargrafo 2). O aspecto educacional abordado no 4 pargrafo. (B) A Ancine dever escolher e patrocinar a realizao de alguns projetos de filmes educativos, destinados s escolas brasileiras. ERRADA. A Ancine aprovou o projeto, mas o texto no diz que esta agncia dever patrocinar nada. Ademais, no se fala em filmes; o texto s se refere ao documentrio citado. Enfim, esta assertiva s para encher linguia ou pegar os candidatos mais desatentos. (C) ONGs voltadas para a proteo de aves silvestres buscam a realizao de novos projetos, como a de filmes educativos.

www.olaamigos.com.br Pgina 57 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

ERRADA. De quantas ONGs, especificamente, fala o texto? S uma: a SOS Fauna (2 pargrafo). E o que diz o texto sobre ela? Que ela foi uma das orientadoras para a produo do filme. Leia o texto. Ele no fala nada sobre a realizao de novos projetos. (D) Vrias espcies de aves silvestres encontram-se em extino, apesar dos constantes cuidados de ONGs destinadas sua proteo. "Assertiva correta"! Mas no resume o assunto do texto. Veja bem: no o que voc sabe; o que o texto diz! Raciocnio e conhecimento prvio so essenciais a uma boa leitura, mas, se mal usados, podem lev-lo ao erro. ERRADA. (E) Apesar das intenes didticas, filme sobre trfico de aves silvestres no atinge sua finalidade educativa. ERRADA. O 4 pargrafo diz que a inteno a de que o filme contribua para a educao e, por isso, ser oferecido para estabelecimentos de ensino. Somente isso. No sabemos, atravs do texto, se essa inteno logrou xito ou no. GABARITO: A 14. O texto informa claramente que (A) o produtor do documentrio sobre aves silvestres baseou-se em entrevistas com pesquisadores para desenvolver o roteiro do filme. ERRADA. O 1 pargrafo fala de entrevistas com autoridades e representantes de ONGs. O que os pesquisadores tm a ver com isso? Ah! O 4 pargrafo diz que eles podero se beneficiar do documentrio em suas pesquisas. S isso! (B) as discusses referentes aos diversos problemas que colocam em perigo as aves silvestres j esto em andamento na Ancine. ERRADA. A Ancine a Agncia Nacional de Cinema. O que tem ela a ver com este problema das aves? Tudo bem. Acho que nada impede que Ancine se envolva com questes ambientais. Mas o que importa que o texto no fala

www.olaamigos.com.br Pgina 58 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

dessas discusses e que a Ancine apenas aprovou o projeto do documentrio. (C) algumas Organizaes No Governamentais esto se propondo a proteger aves silvestres capturadas e a preparar seu retorno natureza. O documentrio apresenta entrevistas com representantes de ONGs. A ONG SOS Fauna foi uma das orientadoras para a produo do filme. S isso? No. Desta ltima frase, eu retirei o aposto (explicao) que diz que a SOS Fauna especializada em resgate (certamente, de animais). Ah! Ento aqui est a assertiva! No. Leia bem a assertiva. O texto no fala claramente de algumas ONGs, nem de elas estarem se propondo a preparar o retorno das aves natureza. Veja tambm o 3 pargrafo. ERRADA. (D) o objetivo principal do documentrio ser oferecer subsdios a pesquisadores interessados em estudos sobre aves silvestres brasileiras.
Tpico frasal do 1 pargrafo: O documentrio E Agora? pretende revelar detalhes do trfico de aves silvestres no Brasil. Este o objetivo principal do documentrio. Como se v no 4 pargrafo, ele tambm servir para pesquisadores e para a educao. ERRADA.

(E) o projeto do documentrio sobre o trfico de aves silvestres j foi aprovado, mas ainda no h patrocinador para sua produo. CORRETA. exatamente o que diz a primeira frase do 2 pargrafo. GABARITO: E Ateno: As questes abaixo referem-se ao texto abaixo. A bailarina A profisso de bufarinheiro est regulamentada; contudo, ningum mais a exerce, por falta de bufarinhas*. Passaram a vender sorvetes e sucos de fruta, e so conhecidos como ambulantes. Aqui o autor faz uma breve introduo ao seu relato pessoal (a seguir: Conheci..., referindo-se a uma profisso extinta para contextualizar o leitor. Conheci o ltimo bufarinheiro de verdade, e comprei dele um espelhinho que tinha no lado oposto a figura de uma bailarina nua. Que mulher! Sorria para mim

www.olaamigos.com.br Pgina 59 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

como prometendo coisas, mas eu era pequeno, e no sabia que coisas fossem. Perturbava-me.
Clmax da estria, este pargrafo traz o tema de interesse central no texto.

Um dia quebrei o espelho, mas a bailarina ficou intata. S que no sorria mais para mim. Era um cromo como outro qualquer. Procurei o bufarinheiro, que no estava mais na cidade, e provavelmente teria mudado de profisso. At hoje no sei qual era o mgico: se o bufarinheiro, se o espelho.
O autor narra, em tom nostlgico, o desfecho desse episdio de sua vida.

* bufarinhas mercadorias de pouco valor; coisas insignificantes.


(Carlos Drummond de Andrade. Contos plausveis, in Prosa Seleta. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2003, p.89)

15. O texto se desenvolve como (A) depoimento de uma criana sobre o espelhinho que tinha no lado oposto a figura de uma bailarina nua, registrado em sua memria. O autor no est depondo (veja as aspas!), testemunhando sobre algum fato, mas apenas relatando um episdio de sua infncia. (B) discusso em torno da importncia de certas profisses, ainda que se destinem ao comrcio de bufarinhas. Apenas no 1 pargrafo ele comenta, no discute, a extinta profisso de uma profisso: a de bufarinheiro. (C) crtica a um tipo de vendedores que no se preocupa com valores morais, como no caso da figura da bailarina nua vendida a uma criana. impossvel marcar essa, amig@! No h no texto qualquer julgamento moral! (D) relato de carter pessoal, em que o autor relembra uma situao vivida quando era pequeno e reflete sobre ela. isso a!

www.olaamigos.com.br Pgina 60 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

(E) ensaio de carter filosfico, em que o autor questiona o dilema diante de certos fatos da vida, apontado na dvida final: At hoje no sei qual era o mgico. De forma alguma! Trata-se de um simples relato pessoal envolvendo um encantamento desses que ns temos quando criana. GABARITO: D 16. INCORRETO afirmar que: (A) A exclamao Que Mulher! cria uma incoerncia no contexto, por referir-se a uma figura feminina que era, na verdade, um cromo como outro qualquer. A expresso apenas mostra o deslumbramento do infante, NO incoerncia textual. ESSA O GABARITO!!! (B) Percebe-se, na fala do contista, certa nostalgia em relao aos bufarinheiros, que vendiam sonhos, embutidos nas pequenas coisas. Sentimento presente, principalmente, no 2 e 3 pargrafos. (C) Bufarinheiro uma palavra atualmente em desuso no idioma, porm possvel entender seu sentido no decorrer do texto. No 1 pargrafo, a comparao com os atuais ambulantes; no 2, um exemplo do que eram as bufarinhas. (D) Uma possvel concluso do texto a de que a verdadeira mgica estava no encanto da criana, quebrado com o espelho partido. O deslumbramento j mencionado pode justificar esta ilao. (E) No 1 pargrafo o autor constata mudana de hbitos na substituio das bufarinhas por sorvetes e sucos de fruta. Correto. Ningum exerce a tal profisso porque agora esto vendendo sorvetes e sucos de fruta e so chamados ambulantes. GABARITO: A

www.olaamigos.com.br Pgina 61 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

Ateno: As questes abaixo baseiam-se no texto abaixo. Na Academia Brasileira de Letras, h um salo bonito, mas um pouco sinistro. o Salo dos Poetas Romnticos, com bustos dos nossos principais romnticos na poesia: Castro Alves, Gonalves Dias, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela e lvares de Azevedo. Os modernistas de 22, e antes deles os parnasianos, decidiram avacalhar com essa turma de jovens (Que turma? Os romnticos, citados no 1 pargrafo. Aqui est a resposta da 18 questo), que trouxe o Brasil para dentro de nossa literatura. Foram os romnticos, na prosa e no verso, que colocaram em nossas letras as palmeiras, os ndios, as praias selvagens, o sabi, as borboletas de asas azuis, a juriti o cheiro e o gosto de nossa gente. No fosse o romantismo, ficaramos atrelados ao classicismo das arcdias, pomposidade do verso burilado. Sem falar nos poemas- piadas, a partir de 1922, todos como vanguarda da vanguarda. Todo o resto do pargrafo uma reflexo sobre o valor, o mrito dos romnticos na Literatura Brasileira. Foram jovens. Casimiro morreu com 21 anos, lvares de Azevedo com 22, Castro Alves com 24, Fagundes Varela com 34. O mais velho de todos, Gonalves Dias, mal chegara aos 40 anos. O Salo dos Poetas Romnticos tambm sinistro, pois de l que sai o enterro dos imortais, que morrem como todo mundo. Sentiu o sarcasmo e a ironia aqui? A imortalidade refere-se memria das obras e seus autores que sempre sobrevivero na memria dos homens; porm, o autor satiriza com o sentido denotativo, literal, da palavra aquele que morre.
(Adaptado de Carlos Heitor Cony "Salo dos romnticos". FSP, 16/12/2010)

17. No 2 pargrafo, identifica-se Observe que cada assertiva comea com uma palavra-chave.

(A) aceitao, com ressalvas, do fato de a escola romntica ser considerada


superior parnasiana (dos versos burilados) por esta ltima no ter sido produzida por jovens talentos.

www.olaamigos.com.br Pgina 62 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

O texto se refere juventude dos romnticos no 2 e 3 pargrafos, mas isso no seria o motivo para declarar a superioridade destes em relao aos parnasianos; alis, o autor nem declara a suposta superioridade: apenas atesta a valiosa contribuio daqueles poetas.

(B) elogio produo literria dos autores parnasianos, cujas obras clssicas teriam inspirado o modernismo de 22.
Nenhum dos dois elementos tachados encontrado no texto. Faz-se referncia pomposidade dos versos parnasianos no 2 pargrafo e aos poemas-piadas modernistas, no final deste pargrafo. Sem elogios, nem a mencionada relao de inspirao. (C) comparao do movimento de 22 com o romantismo, e concluso de que o primeiro, mais ousado, superior ao segundo. Pode haver uma comparao implcita sim, mas no h julgamento de superioridade, como disse na letra a, acima. (D) reflexo a respeito do valor dos poetas romnticos brasileiros, que teriam sido injustamente criticados por parnasianos e modernistas. CORRETA. exatamente o que diz o incio do 2 pargrafo, com ideias desenvolvidas no decorrer deste. (E) constatao dos inmeros defeitos da produo literria modernista, com base na falta de seriedade de seus autores. Quantos defeitos dos modernistas voc v citados no texto? Nenhum. A meno aos poemas-piadas um mero comentrio a um dos estilos peculiares destes autores.) GABARITO: D 18. ... pois de l que sai o enterro dos imortais, que morrem como todo mundo. (final do texto) A frase acima

www.olaamigos.com.br Pgina 63 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

(A) aponta a desvalorizao dos escritores que j foram considerados os melhores do pas. No. Apenas os modernistas e parnasianos avacalharam ridicularizaram os romnticos. (B) produz efeito humorstico advindo do paradoxo (algo que contraria a lgica humana) causado por um jogo de palavras com os conceitos de mortalidade e imortalidade (em seu sentido literal, que NO o do texto). CORRETA. Veja comentrio no final do texto. (C) conclui que apenas os autores romnticos merecem ser chamados de imortais. O final do texto refere-se aos romnticos como imortais, mas no afirma que apenas eles merecem este atributo. (D) repudia com sarcasmo o privilgio oferecido aos autores da Academia, pois so mortais como os demais escritores. Como vimos na letra b, o sarcasmo apenas um recurso estilstico usado pelo autor; mas, de forma alguma, chega a ser um repdio a este privilgio. (E) estabelece oposio ideia de que o Salo dos Poetas Romnticos teria algo de fnebre. Pelo contrrio: o aspecto funreo do Salo concatena com a ideia do trecho em destaque. GABARITO: B

FCC 2011 TRE/PE Tcnico Judicirio Ateno: A questo abaixo baseia-se no texto seguinte. Antes de vitoriosa a colonizao portuguesa do Brasil, no se compreendia outro tipo de domnio europeu nas regies tropicais que no fosse o da explorao

www.olaamigos.com.br Pgina 64 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

comercial atravs de feitorias ou de pura extrao de riqueza mineral. Em nenhum dos casos se considerara a srio o prolongamento da vida europeia ou a adaptao dos seus valores materiais e morais a meios e climas to diversos; to mrbidos e dissolventes. IMPORTANTE! O primeiro pargrafo , quase sempre, o mais importante do texto, pois ele que introduz o leitor ao assunto principal, integra-o no processo de leitura, com informaes que, dependendo do conhecimento do leitor, ir iniciar uma srie de operaes cognitivas determinantes na compreenso e interpretao do texto. Esse pargrafo refere-se colonizao do Brasil, durante a qual o tipo de domnio era a de explorao comercial, sem se considerar o estabelecimento dos colonos em nossa terra, devidos s diferenas ambientais deste pas tropical em relao ao clima temperado da Europa. O colonizador portugus do Brasil foi o primeiro, dentre os colonizadores modernos, a deslocar a base da colonizao tropical da pura extrao de riqueza mineral, vegetal ou animal o ouro, a prata, a madeira, o mbar, o marfim para a de criao local de riqueza. Ainda que riqueza a criada por eles sob a presso das circunstncias americanas custa do trabalho escravo: tocada, portanto, daquela perverso de instinto econmico que cedo desviou o portugus da atividade de produzir valores para a de explor-los, transport-los ou adquiri-los. Aqui se destaca o pioneirismo do portugus em romper com a tradio exposta no 1 pargrafo. Estabelece-se tambm uma dicotomia: extrao de riqueza mineral, vegetal ou animal versus criao local de riqueza, esta ltima sendo explorada pelos portugueses. Semelhante deslocamento, embora imperfeitamente realizado, importou numa nova fase e num novo tipo de colonizao: a colnia de plantao, caracterizada pela base agrcola e pela permanncia do colono na terra, em vez do seu fortuito contato com o meio e com a gente nativa. No Brasil iniciaram os portugueses a colonizao em larga escala dos trpicos por uma tcnica econmica e por uma poltica social inteiramente novas: apenas esboadas nas ilhas subtropicais do Atlntico. [...]

www.olaamigos.com.br Pgina 65 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

Este pargrafo oferece mais informaes acerca de como o os colonos portugueses aqui se estabeleceram. A sociedade colonial no Brasil, principalmente em Pernambuco e no Recncavo da Bahia, desenvolveu-se patriarcal e aristocraticamente sombra das grandes plantaes de acar, no em grupos a esmo e instveis; em casas-grandes de taipa ou de pedra e cal, no em palhoas de aventureiros. Observa Oliveira Martins que a populao colonial no Brasil, especialmente ao Norte, constituiu-se aristocraticamente, isto , as casas de Portugal enviaram ramos para o ultramar, e desde todo o princpio a colnia apresentou um aspecto diverso das turbulentas imigraes dos castelhanos na Amrica Central e ocidental. Essa concluso serve para arrematar a ideia da relativamente organizada colonizao portuguesa, quando comparada, por exemplo, com a castelhana, no mesmo continente.
(Fragmento extrado de Gilberto Freyre. Casa grande & senzala. v.1. 14. ed. Rio de Janeiro, Jos Olympio, 1969, pp.22-3)

19. O texto estabelece uma clara oposio entre dois tipos de colonizao nos trpicos: a colonizao a) em que colonos castelhanos se dedicaram verdadeira produo de valores, e aquela em que colonos portugueses trataram apenas de explor- los ou adquiri-los. ERRADA. Veja os comentrios dos pargrafos 2 e 4. b) realizada pelos portugueses, com base no trabalho escravo, e a que foi levada a cabo por outros povos europeus, em que o trabalho era realizado pelos prprios colonos. ERRADA. A informao tachada aqui no consta do texto. c) baseada na pura extrao das riquezas, sem a fixao do explorador, e a que empreende a criao de riquezas e o estabelecimento do colono na terra conquistada.

www.olaamigos.com.br Pgina 66 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

CORRETA. Informao apresentada no pargrafo 2 e reiterada nos 2 seguintes. d) em que o domnio europeu se dava pelo estabelecimento de feitorias, e aquela outra em que havia to somente a explorao da riqueza mineral da colnia. ERRADA. Na verdade, esta foi a forma de colonizao mais primitiva destacada no 1 pargrafo. e) ultrapassada das ilhas subtropicais do Atlntico, de um lado, e a do Brasil pelos portugueses, de outro, em que foi empregada uma tcnica econmica e uma poltica social inovadoras. ERRADA. Esta assertiva a mais perigosa! De fato, o 3 pargrafo compara as inovaes coloniais no Brasil com aquelas apenas esboadas nas ilhas subtropicais, mas leia o enunciado e veja que o examinador refere-se a tal oposio ocorrida nos trpicos, o que exclui tais ilhas. GABARITO: C Ateno: As questes de abaixo baseiam-se no texto seguinte. Meu av Costa Ribeiro morava na Rua da Unio, bairro da Boa Vista. Nos meses de vero, saamos para um arrabalde mais afastado do bulcio da Cidade, quase sempre Monteiro ou Caxang. Para a delcia dos banhos de rio no Capibaribe. Em Caxang, no chamado Sertozinho, a casa de meu av era a ltima esquerda. Ali acabava a estrada e comeava o mato, com os seus sabis, as suas cobras e os seus tatus. Atrs de casa, na funda ribanceira, corria o rio, cuja beira se especava o banheiro de palha. Uma manh, acordei ouvindo falar de cheia. Talvez tivssemos que voltar para o Recife, as guas tinham subido muito durante a noite, o banheiro tinha sido levado. Corri para a beira do rio. Fiquei siderado diante da violncia fluvial barrenta. Puseram-me de guarda ao monstro, marcando com toquinhos de pau o progresso das guas no quintal. Estas subiam incessantemente e em pouco j ameaavam a casa. s primeiras horas da tarde, abandonamos o Sertozinho. Enquanto espervamos o trem na Estao de Caxang, fomos dar uma espiada ao rio entrada da ponte. Foi a que vi passar o boi morto. Foi a que vi uns caboclos em

www.olaamigos.com.br Pgina 67 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

jangadas amarradas aos peges da ponte lutarem contra a fora da corrente, procurando salvar o que passava boiando sobre as guas. Eu no acabava de crer que o riozinho manso onde eu me banhava sem medo todos os dias se pudesse converter naquele caudal furioso de guas sujas. No dia seguinte, soubemos que tnhamos sado a tempo. Caxang estava inundada, as guas haviam invadido a igreja...
(Manuel Bandeira. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1993, v. nico, p. 692)

COMENTRIOS: Primeiro de tudo, compreenda o texto em seus aspectos macrotextuais, quero dizer, como um todo, uma unidade de sentido, um tecido (este significado da palavra latina textus) que o autor teceu com um objetivo especfico. Aqui temos uma pequena narrativa de apenas um pargrafo. A linguagem no coloquial, mais tem leveza, de forma que podemos deslizar com suavidade pelo texto. Manuel Bandeira narra um episdio trgico de sua infncia, com descries pitorescas (= que nos lembram uma pintura) a delcia dos banhos de rio, a estrada e (...) o mato, com seus sabis, as suas cobras e os seus tatus... E tambm suas emoes diante do evento (siderado, isto , atordoado; o monstro... riozinho manso... furioso). Enfim, perceba o tom narrativo e subjetivo do texto e j teremos a questo 20, abaixo. 20. Identifica-se no texto a) opinio, baseada em fatos, sobre como se defender das foras da natureza. ERRADA. Veja que o texto no opinativo, nem d sugestes. b) manifestao de apoio a decises tomadas por famlias em situao de risco. ERRADA. Pelos comentrios que fiz abaixo do texto, acredito que voc percebeu o quanto esta assertiva absurda. c) depoimento pessoal, em que transparecem lembranas familiares. CORRETA. De acordo com os comentrios ao texto. d) desenvolvimento objetivo a respeito da ocorrncia de catstrofes.

www.olaamigos.com.br Pgina 68 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

ERRADA. A objetividade seria mais caracterstica de um texto jornalstico, que descreve fatos sem muito envolvimento pessoal hoje em dia, nem tanto. Ademais, apontei, acima, algumas expresses de subjetividade. e) discusso de ideias sobre acontecimentos naturais, como a cheia de rios. ERRADA. No h ideias em discusso e no se tratam de acontecimentos naturais em geral, mas, especificamente, sobre um: uma enchente presenciada pelo autor. GABARITO: C 21. Talvez tivssemos que voltar para o Recife, as guas tinham subido muito durante a noite, o banheiro tinha sido levado. O segmento grifado atribui ao contexto a noo de Temos um perodo composto por 3 oraes (= ideias): o banheiro tinha sido levado Talvez tivssemos que voltar para o Recife, Eu que pergunto a voc agora: qual a causa desses dois fatos acima? as guas tinham subido muito durante a noite Olhe as palavras-chaves destacadas abaixo: (A) (B) (C) (D) (E) causa determinante da hiptese apresentada antes dele. CORRETA! ressalva a partir da afirmativa feita anteriormente. condio para a realizao de uma ao anterior. consequncia das observaes a respeito de um fato natural. proporcionalidade entre dois fatos mutuamente relacionados. isso mesmo, amig@. Algumas questes podem ser simples assim. Voc leva menos de 30 segundos para resolver e sobra tempo para as mais complexas. GABARITO: A
www.olaamigos.com.br Pgina 69 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

FCC 2012 - INSS - Tcnico do Seguro Social Compreenda o texto.

Em vida, Gustav Mahler (1860-1911), tanto por sua personalidade artstica como por sua obra, foi alvo de intensas polmicas e de desprezo por boa parte da crtica. A incompreenso esttica e o preconceito antissemita tambm o acompanhariam postumamente e foram raros os maestros que, nas dcadas que se seguiram sua morte, se empenharam na apresentao de suas obras. Durante os anos 60, porm, uma virada totalmente inesperada levou a obra de Mahler ao incio de uma era de sucesso sem precedentes, que perdura at hoje. Intrpretes conhecidos e pesquisadores descobriram o compositor, enquanto gravaes discogrficas divulgavam uma obra at ento desconhecida do grande pblico. Esse 1 pargrafo apresenta Mahler, um incompreendido compositor do sculo XIX que s veio a ganhar visibilidade no sculo XX o prximo pargrafo revela como. H uma srie de fatores envolvidos na transformao de Mahler em figura central da histria da msica do sculo XX. A viso de mundo de uma gerao mais jovem certamente teve influncia central aqui: o dilaceramento interior de Mahler, seu interesse pelos problemas fundamentais da existncia humana, seu pacifismo, seu engajamento contra a opresso social e seu posicionamento em favor do respeito integridade da natureza tudo isso se tornou, subitamente, muito atual para a gerao que nasceu nos ps-guerra. Como dito acima, este pargrafo nos revela os fatores que levaram o compositor fama, dentre os quais o principal foi a viso de mundo de uma gerao mais jovem, que correspondia defendida por Mahler. O amor incondicional de Mahler pela a natureza sempre esteve presente em sua obra. O compositor dedicava inteiramente criao musical os meses de vero, recolhendo-se em pequenas cabanas na paz dos Alpes austracos. Em Steinbach, Mahler empreendia longas caminhadas, que lhe proporcionaram inspirao para sinfonias. Comparar a simplicidade espartana dessas casinhas com a enorme complexidade das obras ali criadas diz muito sobre a genialidade do compositor e,
www.olaamigos.com.br Pgina 70 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

sobretudo, sobre a real origem de sua genialidade. Totalmente abandonadas e esquecidas na ustria do ps-guerra, essas casinhas de Mahler hoje se transformaram em memoriais, graas ao da Sociedade Internacional Gustav Mahler. O mundo onrico dos Alpes do incio do sculo XX certamente voltar memria de quem, tendo a imagem desses despojados retiros musicais de Mahler, voltar a ouvir sua msica grandiosa.
(Adaptado: Klaus Billand, Gustav Mahler: a criao de um cone. Revista 18. Ano IV, n. 15, maro/abril/maio de 2006, p. 52-53. Disponvel em: <http.//WWW.cebrap.org.br/v1/upload/biblioteca_virtual/GIANNOTTI_Tolerancia%20maxima.pdf> Acesso em: 22 dez. 2011)

22. Segundo o autor, o reconhecimento da grandeza artstica de Mahler deve-se, em larga medida (A) ao advento de uma gerao cujos valores, apesar da distncia temporal, correspondiam aos defendidos pelo compositor.

Esta informao est no 2 pargrafo. Confira! GABARITO. (B) ao reconhecimento, ainda que tardio, de sua originalidade por maestros e grandes intrpretes da msica clssica com quem o compositor convivera.

Pelo destacado no 1 pargrafo, vemos que Mahler s foi reconhecido pelos intrpretes dos anos 60 do sculo seguinte em diante. (C) ao de organizaes culturais que se dispuseram a divulgar a obra do autor, mesmo correndo o risco de sofrer represlias por parte do pblico.

O texto cita, no ltimo pargrafo, a Sociedade Internacional Gustav Mahler, a qual foi responsvel pela transformao das casinhas onde o compositor compunha em memoriais. Alm disso, a informao tachada aqui no pode ser encontrada de forma alguma no texto. (D) beleza nica de suas obras, para a qual contriburam largamente o amor incondicional do compositor pelos sons e pela musicalidade da natureza.

Acredito que muitos marcaram esta, porque a informao verdadeira, mas NO DIRETAMENTE a isto que se deve, em larga medida, o reconhecimento de

www.olaamigos.com.br Pgina 71 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

Mahler, e sim a uma nova mentalidade que estava em sintonia com os ideais aqui expressos. (E) harmonia do conjunto de sua obra, que, por sua simplicidade intrnseca, pde ser amplamente compreendida pelas geraes seguintes.

Esta est errada porque estabelece uma relao de causa e efeito equivocada: no foi por causa da simplicidade da obra de Mahler que as geraes o puderam compreender, embora esta seja uma caracterstica do compositor. Fique atent@! GABARITO: A FCC 2012 - TRE/CE - Analista Judicirio Ateno: As questes a seguir referem-se ao texto abaixo. O tempo, como o dinheiro, um recurso escasso. Isso poderia sugerir que ele se presta, portanto, aplicao do clculo econmico visando o seu melhor proveito. O uso racional do tempo seria aquele que maximiza a utilidade de cada hora do dia. Diante de cada opo de utilizao do tempo, a pessoa delibera e escolhe exatamente aquela que lhe proporciona a melhor relao entre custos e benefcios. Ocorre que a aplicao do clculo econmico s decises sobre o uso do tempo neutra em relao aos fins, mas exigente no tocante aos meios. Ela cobra uma ateno alerta e um exerccio constante de avaliao racional do valor do tempo gasto. O problema que isso tende a minar uma certa disposio entrega e ao abandono, os quais so essenciais nas atividades que envolvem de um modo mais pleno as faculdades humanas. A ateno consciente passagem das horas e a preocupao com o seu uso racional estimulam a adoo de uma atitude que nos impede de fazer o melhor uso do tempo. Valry investigou a realidade dessa questo nas condies da vida moderna: O lazer aparente ainda permanece conosco e, de fato, est protegido e propagado por medidas legais e pelo progresso mecnico. O nosso cio interno, todavia, algo muito diferente do lazer cronometrado, est desaparecendo. Estamos perdendo aquela

www.olaamigos.com.br Pgina 72 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

vacuidade benfica que traz a mente de volta sua verdadeira liberdade. As demandas, a tenso, a pressa da existncia moderna perturbam esse precioso repouso. O paradoxo claro. Quanto mais calculamos o benefcio de uma hora gasta desta ou daquela maneira, mais nos afastamos de tudo aquilo que gostaramos que ela fosse: um momento de entrega, abandono e plenitude na correnteza da vida. Na amizade e no amor; no trabalho criativo e na busca do saber; no esporte e na fruio do belo as horas mais felizes de nossas vidas so precisamente aquelas em que perdemos a noo da hora.
(Adaptado de Eduardo Giannetti. O valor do amanh.So Paulo, Cia. das Letras, 2005, p.206- 209)

23. O posicionamento crtico adotado pelo autor em relao ao emprego do clculo econmico sobre a utilizao do tempo est em: Observe que o autor apresenta, logo no incio, uma tese, a qual podemos resumir no ditado popular "Tempo dinheiro". O desenvolvimento dessa tese culmina no paradoxo que constitui o posicionamento crtico do autor, que nos apresentado j no final do primeiro pargrafo e mais claramente defendido no ltimo pargrafo. Isso nos leva letra C. (A) (B) (C) (D) O uso racional do tempo seria aquele que maximiza a utilidade de cada hora do dia. Diante de cada opo de utilizao do tempo, a pessoa delibera e escolhe exatamente aquela que lhe proporciona a melhor relao entre custos e benefcios. A ateno consciente passagem das horas e a preocupao com o seu uso racional estimulam a adoo de uma atitude que nos impede de fazer o melhor uso do tempo. Isso poderia sugerir que ele se presta, portanto, aplicao do clculo econmico visando o seu melhor proveito.

www.olaamigos.com.br Pgina 73 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

(E)

O lazer aparente ainda permanece conosco e, de fato, est protegido e propagado por medidas legais e pelo progresso mecnico.

GABARITO: C 24. O paradoxo a que o autor se refere est corretamente resumido em: Essa questo d uma continuidade lgica anterior. A resposta tambm est no ltimo pargrafo. Alm disso, mesmo sem ler o texto, percebemos que a nica alternativa que apresenta um paradoxo a letra D. (A) (B) (C) (D) (E) O tempo despendido na busca de conhecimento recompensado pelo saber. Os momentos de relaxamento pleno advm do bom planejamento do uso do tempo. A criatividade confere maior qualidade ao tempo despendido com o trabalho. O controle do uso do tempo compromete o seu aproveitamento prazeroso. As horas de maior prazer so aquelas empregadas em atividades bem planejadas.

GABARITO: D 25. Leia atentamente as afirmaes abaixo. I. O problema que isso tende a minar...(2 pargrafo) O pronome grifado se refere a decises sobre o uso do tempo. O pronome isso, usado dentro do texto, geralmente se refere ltima ideia apresentada. Neste caso, ideia de que "a aplicao do clculo econmico s decises sobre o uso do tempo (...) cobra uma ateno alerta e um exerccio constante de avaliao racional do valor do tempo gasto. ERRADA. Eliminemos as letras B, C e D.

www.olaamigos.com.br Pgina 74 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

II.

... os quais so essenciais nas atividades que envolvem de um modo mais pleno as faculdades humanas. (2 pargrafo) O segmento grifado na frase acima se refere aos termos ' O relativo qual normalmente se refere a termos imediatamente anteriores. Logo, assertiva CORRETA. Ainda sobraram duas alternativas... Temos que ver a 3.

III.

Os segmentos vacuidade benfica (3 pargrafo) e fruio do belo (4 pargrafo) esto corretamente traduzidos, respectivamente, por esmorecimento revigorante e deleite venturoso. J comea ERRADA! Vacuidade vem de vcuo e significa vazio, com significado que, neste contexto, positivo; ao passo que esmorecimento tem a denotao negativa de abandono, desalento. Benfica, neste contexto, pode-se traduzir por revigorante, sim. Deleite satisfao; fruio aproveitamento. Venturoso feliz, ditoso. Logo, o ltimo par tambm no corresponde.

Est correto o que se afirma APENAS em (A) II. (B) I e III. (C) I. (D) II e III. (E) I e II. GABARITO: A.

www.olaamigos.com.br Pgina 75 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

08. DEVER DE CASA Agora s com voc! No dei a esta seo o nome de "dever" toa. Resolva estas quinze questezinhas e aguarde o gabarito e os comentrios na Aula 01. Estou fazendo a minha para garantir o seu sucesso: no deixe de fazer a sua! FCC 2012 - TRE/SP - Analista Judicirio Ateno: As questes a seguir referem-se crnica abaixo, publicada em 28/08/1991. Bom para o sorveteiro Por alguma razo inconsciente, eu fugia da notcia. Mas a notcia me perseguia. At no avio, o nico jornal abria na minha cara o drama da baleia encalhada na praia de Saquarema. Afinal, depois de quase trs dias se debatendo na areia da praia e na tela da televiso, o filhote de jubarte conseguiu ser devolvido ao mar. At a Unio Sovitica acabou, como foi dito por locutores especializados em necrolgio eufrico. Mas o drama da baleia no acabava. Centenas de curiosos foram l apreciar aquela montanha de fora a se esfalfar em vo na luta pela sobrevivncia. Um belo espetculo. noite, cessava o trabalho, ou a diverso. Mas j ao raiar do dia, sem recursos, com simples cordas e as prprias mos, todos se empenhavam no lcido objetivo comum. Comum, vrgula. O sorveteiro vendeu centenas de picols. Por ele a baleia ficava encalhada por mais duas ou trs semanas. Uma santa senhora teve a feliz ideia de levar pastis e empadinhas para vender com gio. Um malvado sugeriu que se desse por perdida a batalha e se comeasse logo a repartir os bifes. Em 1966, uma baleia adulta foi parar ali mesmo e em quinze minutos estava toda retalhada. Muitos se lembravam da alegria voraz com que foram disputadas as toneladas da vtima. Essa de agora teve mais sorte. Foi salva graas religio

www.olaamigos.com.br Pgina 76 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

ecolgica que anda na moda e que por um momento estabeleceu uma trgua entre todos ns, animais de sangue quente ou de sangue frio. At que enfim chegou uma traineira da Petrobrs. Logo uma estatal, cus, num momento em que preciso dar provas da eficcia da empresa privada. De qualquer forma, eu j podia recolher a minha aflio. Metfora fcil, l se foi, espero que salva, a baleia de Saquarema. O maior animal do mundo, assim frgil, merc de curiosos. noite, sonhei com o Brasil encalhado na areia diablica da inflao. A bordo, uma tripulao de camels anunciava umas bugigangas. Tudo fala. Tudo smbolo.
(Otto Lara Resende, Folha de S. Paulo)

26. O cronista ressalta aspectos contrastantes do caso de Saquarema, tal como se observa na relao entre estas duas expresses: (A) (B) (C) (D) (E) drama da baleia encalhada e trs dias se debatendo na areia. em quinze minutos estava toda retalhada e foram disputadas as toneladas da vtima. se esfalfar em vo na luta pela sobrevivncia e levar pastis e empadinhas para vender com gio. o filhote de jubarte conseguiu ser devolvido ao mar e l se foi, espero que salva, a baleia de Saquarema. At que enfim chegou uma traineira da Petrobrs e Logo uma estatal, cus.

27. Atente para as seguintes afirmaes sobre o texto: I. II. III. A analogia entre a baleia e a Unio Sovitica insinua, entre outros termos de aproximao, o encalhe dos gigantes. As reaes dos envolvidos no episdio da baleia encalhada revelam que, acima das diferentes providncias, atinham-se todos a um mesmo propsito. A expresso Tudo smbolo prende-se ao fato de que o autor aproveitou o episdio da baleia encalhada para tambm figurar o encalhe de um pas imobilizado pela alta inflao.
www.olaamigos.com.br Pgina 77 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

Em relao ao texto, est correto o que se afirma em (A) I, II e III. (B) I e III, apenas. (C) II e III, apenas. (D) I e II, apenas. (E) III, apenas. 28. Foram irrelevantes para a salvao da baleia estes dois fatores: (A) (B) (C) (D) (E) o necrolgio da Unio Sovitica e os servios da traineira da Petrobrs. o prestgio dos valores ecolgicos e o empenho no lcido objetivo comum. o fato de a jubarte ser um animal de sangue frio e o prestgio dos valores ecolgicos. o fato de a Petrobrs ser uma empresa estatal e as iniciativas que couberam a uma traineira. o aproveitamento comercial da situao e a fora descomunal empregada pela jubarte.

29. Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento em: (A) (B) (C) (D) em necrolgio eufrico (1 pargrafo) = em faanha mortal. Comum, vrgula (2 pargrafo) = Geral, mas nem tanto. que se desse por perdida a batalha (2 pargrafo) = que se imaginasse o efeito de uma derrota. estabeleceu uma trgua entre todos ns (3 pargrafo) = derrogou uma imunidade para ns todos.

www.olaamigos.com.br Pgina 78 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

(E)

preciso dar provas da eficcia (4 pargrafo) = convm explicitar os bons propsitos.

Ateno: As questes a seguir referem-se ao texto abaixo. A razo do mrito e a do voto Um ministro, ao tempo do governo militar, irritado com a campanha pelas eleies diretas para presidente da Repblica, buscou minimizar a importncia do voto com o seguinte argumento: Ser que os passageiros de um avio gostariam de fazer uma eleio para escolher um deles como piloto de seu voo? Ou refeririam confiar no mrito do profissional mais abalizado? A perfdia desse argumento est na falsa analogia entre uma funo eminentemente tcnica e uma funo eminentemente poltica. No fundo, o ministro queria dizer que o governo estava indo muito bem nas mos dos militares e que estes saberiam melhor que ningum prosseguir no comando da nao. Entre a escolha pelo mrito e a escolha pelo voto h necessidades muito distintas. Num concurso pblico, por exemplo, a avaliao do mrito pessoal do candidato se impe sobre qualquer outra. A seleo e a classificao de profissionais devem ser processos marcados pela transparncia do mtodo e pela adequao aos objetivos. J a escolha da liderana de uma associao de classe, de um sindicato deve ocorrer em conformidade com o desejo da maioria, que escolhe livremente seu representante. Entre a especialidade tcnica e a vocao poltica h diferenas profundas de natureza, que pedem distintas formas de reconhecimento. Essas questes vm tona quando, em certas instituies, o prestgio do "assemblesmo" surge como absoluto. H quem pretenda decidir tudo no voto, reconhecendo numa assembleia a "soberania" que a qualifica para a tomada de qualquer deciso. No por acaso, quando algum se ope a essa generalizao, lembrando a razo do mrito, ouvem-se diatribes contra a "meritocracia". Eis a uma tarefa para ns todos: reconhecer, caso a caso, a legitimidade que tem a deciso pelo voto ou pelo reconhecimento da qualificao indispensvel. Assim, no elegeremos deputado algum sem esprito pblico, nem votaremos no passageiro que dever pilotar nosso avio.
(Jlio Castanho de Almeida, indito) www.olaamigos.com.br Pgina 79 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

30. Deve-se presumir, com base no texto, que a razo do mrito e a razo do voto devem ser consideradas, diante da tomada de uma deciso, (A) (B) (C) (D) (E) complementares, pois em separado nenhuma delas satisfaz o que exige uma situao dada. excludentes, j que numa votao no se leva em conta nenhuma questo de mrito. excludentes, j que a qualificao por mrito pressupe que toda votao ilegtima. conciliveis, desde que as mesmas pessoas que votam sejam as que decidam pelo mrito. independentes, visto que cada uma atende a necessidades de bem distintas naturezas.

31. Atente para as seguintes afirmaes: I. A argumentao do ministro, referida no primeiro pargrafo, rebatida pelo autor do texto por ser falaciosa e escamotear os reais interesses de quem a formula. O autor do texto manifesta-se francamente favorvel razo do mrito, a menos que uma situao de real impasse imponha a resoluo pelo voto. A conotao pejorativa que o uso de aspas confere ao termo "assemblesmo" expressa o ponto de vista dos que desconsideram a qualificao tcnica.

II. III.

Em relao ao texto, est correto SOMENTE o que se afirma em (A) I. (B) II. (C) III.

www.olaamigos.com.br Pgina 80 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

(D) I e II. (E) II e III. 32. Considerando-se o contexto, so expresses bastante prximas quanto ao sentido: (A) fazer uma eleio e confiar no mrito do profissional. (B) especialidade tcnica e vocao poltica. (C) classificao de profissionais e escolha da liderana. (D) avaliao do mrito e reconhecimento da qualificao. (E) transparncia do mtodo e desejo da maioria. FCC 2012 - TRF 2 Regio - Analista Judicirio Ateno: As questes a seguir referem-se ao texto abaixo. Divagao sobre as ilhas Minha ilha (e s de a imaginar j me considero seu habitante) ficar no justo ponto de latitude e longitude que, pondo-me a coberto de ventos, sereias e pestes, nem me afaste demasiado dos homens nem me obrigue a pratic-los diuturnamente. Porque esta a cincia e, direi, a arte do bom viver: uma fuga relativa, e uma no muito estouvada confraternizao. E por que nos seduz a ilha? As composies de sombra e luz, o esmalte da relva, a cristalinidade dos regatos tudo isso existe fora das ilhas, no privilgio delas. A mesma solido existe, com diferentes presses, nos mais diversos locais, inclusive os de populao densa, em terra firme e longa. Resta ainda o argumento da felicidade aqui eu no sou feliz, declara o poeta, para enaltecer, pelo contraste, a sua Pasrgada, mas ser que se procura realmente nas ilhas a ocasio de ser feliz, ou um

www.olaamigos.com.br Pgina 81 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

modo de s-lo? E s se alcanaria tal merc, de ndole extremamente subjetiva, no regao de uma ilha, e no igualmente em terra comum? Quando penso em comprar uma ilha, nenhuma dessas excelncias me seduz mais do que as outras, nem todas juntas constituem a razo do meu desejo. A ideia de fuga tem sido alvo de crtica severa e indiscriminada nos ltimos anos, como se fosse ignominioso, por exemplo, fugir de um perigo, de um sofrimento, de uma caceteao. Como se devesse o homem consumir-se numa fogueira perene, sem carinho para com as partes cndidas ou pueris dele mesmo. Chega-se a um ponto em que convm fugir menos da malignidade dos homens do que da sua bondade incandescente. Por bondade abstrata nos tornamos atrozes. E o pensamento de salvar o mundo dos que acarretam as mais copiosas e inteis carnificinas. A ilha , afinal de contas, o refgio ltimo da liberdade, que em toda parte se busca destruir. Amemos a ilha.
(Adaptado de Carlos Drummond de Andrade, Passeios na ilha)

33. Em suas divagaes sobre as ilhas, o autor v nelas, sobretudo, a positividade de (A) um espao ideal, cujas caractersticas naturais o tornam uma espcie de reduto ecolgico, que faz esquecer os artifcios urbanos. (B) um repouso do esprito, de vez que no possvel usufruir os benefcios do insulamento em meio a lugares povoados. (C) um sucesso pessoal, a ser obtido pela paz de esprito e pela concentrao intelectual que somente o pleno isolamento garante. (D) uma libertao possvel, pois at mesmo os bons homens acabam por tolher a prtica salvadora da verdadeira liberdade. (E) uma solido indispensvel, pois a felicidade surge apenas quando conseguimos nos distanciar dos nossos semelhantes. 34. Atente para as seguintes afirmaes:

www.olaamigos.com.br Pgina 82 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

I. A expresso fuga relativa, referida no 1 pargrafo, diz respeito ao equilbrio que o autor considera desejvel entre a conveniente distncia e a conveniente aproximao, a se preservar no relacionamento com os semelhantes. II. No 2 pargrafo, todas as razes aventadas para explicar a irresistvel seduo de uma ilha so consideradas essenciais, no havendo como entender essa atrao sem se recorrer a elas. III. No 3 pargrafo, o autor se vale de amarga ironia quando afirma que o exerccio da liberdade pessoal, benigno em si mesmo, a causa da falta de liberdade dos povos que mais lutam por ela. Em relao ao texto est correto SOMENTE o que se afirma em (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) II e III. 35. Quando afirma, no incio do 3 pargrafo, que nenhuma dessas excelncias me seduz mais do que as outras, o autor deprecia, precisamente, estes clssicos atributos das ilhas: (A) a hostilidade agreste, a solido plena e a definitiva renncia solidariedade. (B) a poesia do mundo natural, o exclusivo espao da solido e a realizao do ideal de felicidade. (C) a monotonia da natureza, o conforto da relativa solido e a surpresa da felicidade. (D) a seduo mgica da paisagem, a valorizao do esprito e a relativizao da felicidade.

www.olaamigos.com.br Pgina 83 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

(E) a fuga da vida urbana, a exaltao da bondade e o encontro da liberdade verdadeira. 36. Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento em: (A) pondo-me a coberto de (1 pargrafo) = recobrindo-me com (B) estouvada confraternizao (1 pargrafo) = insensvel comunho (C) se alcanaria tal merc (2 pargrafo) = se granjearia essa graa (D) crtica severa e indiscriminada (3 pargrafo) = anlise sria e circunstanciada (E) acarretam as mais copiosas e inteis carnificinas (3 pargrafo) = induzem as exemplares mortalidades Ateno: As questes abaixo referem-se ao texto que segue. Paraty do esquecimento que vem o tempo lento de Paraty.

A vida vagarosa quase sempre caminhando pela gua , o saber antigo, os barcos feitos ainda hoje pelas mos de antepassados, os caminhos de pedra que repelem e desequilibram a pressa: tudo isso vem do esquecimento. Vem do dia em que Paraty foi deixada quieta no sculo XIX, sem razo de existir. At ali, a cidade fervia de agitao. Estava na rota do caf, e escoava o ouro no lombo do burro e nas costas do escravo. Um caminho de pedra cortava a floresta para conectar Paraty sua poca e ao centro do mundo. Mas, em 1855, a cidade inteira se aposentou. Com a estrada de ferro criada por D. Pedro II, Paraty foi lanada para fora das rotas econmicas. Ficou sossegada em seu canto, ao sabor de sua gente e das mars. E pelos prximos 119 anos, Paraty iria formar lentamente, sem se dar conta, seu maior patrimnio.

www.olaamigos.com.br Pgina 84 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

At que chegasse outro ciclo econmico, vido por lugares onde todos os outros no houvessem tocado: o turismo. E assim, em 1974, o asfalto da BR-101 fez as pedras e a cal de Paraty virarem ouro novamente. A cidade volta a conviver com o presente, com outro Brasil, com outros pases. ento que a preservao de Paraty, seu principal patrimnio e meio de vida, escapa mo do destino. No podemos contar com a sorte, como no passado. Agora, manter o que d vida a Paraty razo de muito trabalho. Daqui para frente, preservar suor. Para isso existe a Associao Casa Azul, uma organizao da sociedade civil de interesse pblico. Aqui, criamos projetos e atividades que mantenham o tecido urbano e social de Paraty em harmonia. Nesta casa, o tempo pulsa com cuidado, sem apagar as pegadas.
(Texto institucional- Revista Piau, n. 58, julho 2011)

37. Paraty apresentada, fundamentalmente, como uma cidade (A) cuja vocao turstica se manifestou ao mesmo tempo em que foi beneficiada pelos ciclos econmicos do caf e do ouro. (B) que se beneficiou de dois ciclos econmicos do ouro, muito embora espaados entre si por mais de um sculo. (C) cuja histria foi construda tanto pela participao em ciclos econmicos como pela longa inatividade que a preservou. (D) cujo atual interesse turstico deriva do fato de que foi convenientemente remodelada para documentar seu passado. (E) que sempre respondeu, com desenvoltura e sem soluo de continuidade, s demandas econmicas de vrias pocas. 38. Atente para as seguintes afirmaes: I. A frase do esquecimento que vem o tempo lento de Paraty faz aluso ao perodo em que a cidade deixou de se beneficiar de sua importncia estratgica nos ciclos do ouro e do caf.

www.olaamigos.com.br Pgina 85 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

II. O texto sugere que o mesmo turismo que a princpio valoriza e cultua os espaos histricos e naturais preservados traz consigo as ameaas de uma sria degradao. III. Um longo esquecimento, condio em princpio negativa na escalada do progresso, acabou sendo um fator decisivo para a atual evidncia e valorizao de Paraty. Em relao ao texto, est correto o que se afirma em (A) I, II e III. (B) I e II, somente. (C) II e III, somente. (D) I e III, somente. (E) II, somente. 39. A informao objetiva contida numa expresso ou frase de efeito literrio est adequadamente reconhecida em: (A) os barcos feitos ainda hoje pelas mos de antepassados (2 pargrafo) =os barcos que l se encontram foram herdados dos antecessores (B) escoava o ouro no lombo do burro e nas costas do escravo (3 pargrafo) = dava embarque ao ouro trazido por muares e cativos (C) em 1855, a cidade inteira se aposentou = ano em que se decretou a inatividade de todos os seus funcionrios (D) Ficou sossegada em seu canto, ao sabor de sua gente e das mars (4 pargrafo) = acomodou-se ao ritmo das canes de seu povo e aos sons da natureza (E) o asfalto da BR-101 fez as pedras e a cal de Paraty virarem ouro novamente (5 pargrafo) = a valorizao imobiliria reviveu a pujana dos antigos ciclos econmicos

www.olaamigos.com.br Pgina 86 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

40. Articulam-se como uma causa e seu efeito, respectivamente, os seguintes elementos: (A) do esquecimento que vem o tempo lento / Estava na rota do caf (B) a cidade fervia de agitao / foi lanada para fora das rotas econmicas (C) estrada de ferro criada por D. Pedro / Um caminho de pedra cortava a floresta (D) A cidade volta a conviver com o presente / o asfalto da BR-101 (E) Nesta casa, o tempo pulsa com cuidado / sem apagar as pegadas

www.olaamigos.com.br Pgina 87 de 88

Lngua Portuguesa - FCC Prof. Daniel Arajo

09. BIBLIOGRAFIA ABAURRE, Maria Luiza M.; ABAURRE, Maria Bernadete M.; PONTARA, Marcela. Portugus: contexto, interlocuo e sentido. So Paulo: Ed.Moderna, 2010. CEREJA, William Roberto e MAGALHES, Thereza Cochar. Portugus: linguagens. 2.ed. So Paulo: Atual Ed., 2005. CIPRO NETO, Pasquale & INFANTE, Ulisses. Gramtica da Lngua Portuguesa. 3.ed. So Paulo: Ed. Scipione, 2010. DICIONRIO Houaiss da Lngua Portuguesa. Rio de Janeiro: Ed. Objetiva, 2009. FIORIN, Jos Luiz e SAVIOLI, Francisco Plato. Para entender o texto: leitura e redao. 17.ed. So Paulo: Ed. tica, 2012. GARCIA, Othon M. Comunicao em prosa moderna. 27.ed. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2010. MAGALHES, Clia. Estratgias de anlise macrotextual: gnero, texto e contexto. in Traduzir com autonomia: estratgias para o tradutor em formao. So Paulo: Ed. Contexto, 2000. SACCONI, Luiz, Antonio. Nossa gramtica completa: teoria e prtica. 31.ed. So Paulo: Ed. Nova Gerao, 2011.

www.olaamigos.com.br Pgina 88 de 88

Вам также может понравиться