Вы находитесь на странице: 1из 6

SRIE ISO 14000 Perguntas mais freqentes

A ISO 14000 uma norma para sistemas de gesto ambiental que aplicvel a qualquer empresa, independentemente do tamanho, localizao ou renda. O objetivo da norma reduzir o impacto ambiental de uma empresa e para diminuir a poluio e resduos de uma empresa produz. A verso mais recente da norma ISO 14001 foi lanado em 2004 pela International Organization for Standardization (ISO), que tem representao das comisses parlamentares de todo o mundo.

A ISO 14000 de gesto ambiental existe para ajudar as organizaes a minimizar as suas operaes como afetam negativamente o meio ambiente. Na estrutura semelhante a ISO de gesto da qualidade 9000 e ambos podem ser aplicadas lado a lado. Para que uma organizao deve ser concedido um certificado ISO 14001, devem ser externamente auditado por um organismo de auditoria que tenha sido acreditado por um organismo de acreditao. No Reino Unido, este UKAS. Os auditores de certificao tm de ser acreditados pelo secretrio de Certificao Internacional de Auditores. O organismo de certificao deve ser acreditado pelo Conselho de Credenciamento de Registradores na E.U.A., ou o Conselho Nacional de Acreditao, na Irlanda.

ISO 14001 Sistemas de gesto ambiental-Requisitos com orientaes para uso ISO 14004 Sistemas de gesto ambiental-Diretrizes gerais sobre princpios, sistemas e tcnicas de apoio ISO 14015 avaliao ambiental de locais e organizaes ISO 14020 (srie 14020-14025) Rtulos e declaraes ambientais ISO 14031 avaliao de desempenho ambiental-Diretrizes ISO 14040 (srie 14040-14049), Life Cycle Assessment, LCA, discute planejamento de produo pr-definio de objectivos e meio ambiente. ISO 14050 termos e definies. ISO 14062 discute melhorias para os objectivos de impacto ambiental. ISO 14063 Comunicao Ambiental-Diretrizes e exemplos ISO 19011, que especifica um protocolo de auditoria para os 14000 e 9000 normas da srie juntos. Isso substitui ISO 14011-meta-avaliao como saber se sua inteno instrumentos regulamentares funcionou. 19011 agora a nica maneira recomendada para determinar isso.

PERGUNTAS MAIS FREQENTES

ISO 14001

Qual o objetivo da ISO 14000?


A srie ISO 14000 tem por objetivo contribuir para a melhoria da qualidade ambiental, diminuindo a poluio e integrando o setor produtivo na otimizao do uso dos recursos ambientais. So normas que tambm atendem s exigncias ambientais do consumidor consciente de nossa poca.

O que um sistema de gesto ambiental segundo a ISO 14000?


um conjunto de procedimentos e tcnicas sistmicas que visam dotar uma organizao dos meios que permitam definir sua poltica ambiental e que assegurem o atendimento dos principais requisitos: - comprometimento com a melhoria contnua e a preveno da poluio; - comprometimento com o atendimento legislao ambiental do pas e outros requisitos dos mercados que se deseja atingir; - estabelecimento de objetivos e metas ambientais; - avaliao e monitoramento do atendimento aos seus objetivos e metas ambientais; - conscientizao e treinamento de todo o pessoal envolvido; - comunicao a todas as partes interessadas (acionistas, empregados, consumidores); e - avaliao crtica do desempenho ambiental e adoo de medidas corretivas.

Que vantagens oferece um sistema de gesto ambiental?


So muitas as vantagens, entre as quais: para a empresa: - criao de uma imagem "verde"; - acesso a novos mercados; - reduo de acidentes ambientais e custos de remediao; - conservao de energia e recursos naturais; - racionalizao de atividade; - menor risco de sanes do poder pblico;

- reduo de perdas e desperdcios; - maior economia; e - facilidade de acesso a financiamentos. para os clientes: - confiana na sustentabilidade do produto; - acompanhamento da vida til do produto; - cuidados com a disposio final do produto; - incentivo reciclagem, se for o caso; - produtos e processos mais limpos; - conservao dos recursos naturais; - gesto dos resduos industriais; - gesto racional do uso da energia; e - reduo da poluio global. A implementao de um sistema de gesto ambiental, alm de promover a reduo dos custos internos das organizaes, aumenta a competitividade e facilita o acesso aos mercados consumidores, em consonncia com os princpios e objetivos do desenvolvimento sustentvel.

Qual a diferena ambiental?

entre

aspecto

ambiental

impacto

Aspecto: Elemento das atividades, produtos ou servios de uma organizao que pode interagir com o meio ambiente. Impacto: Qualquer modificao do meio ambiente, adversa ou benfica, que resulte no todo ou em parte, dos aspectos ambientais da organizao.

Na empresa j est implantada a ISO 9001, temos o Manual da Qualidade. Queremos implantar a ISO 14001, gostaria de saber em quais itens do Manual deve-se inserir os requisitos da ISO 14001. Aqueles que no tiverem devem ser abertos outros tpicos?
Sim, pois o Sistema de Gesto Integrada no pode deixar nenhum requisito de fora. Para melhor entendimento, consulte a Tabela B.1 Correspondncia entre a ABNT NBR ISO 14001:2004 e a ABNT NBR ISO 9001:2000. (Anexo B da ABNT ISO 14001:2004). Com base nesta tabela possvel fazer a correlao entre as duas normas.

necessrio criar um Manual para ISO 14001? O que deve conter? Segue uma ordem j estabelecida?
De acordo com as orientaes de uso da NBR ISO 14001:2004, a documentao pode ser integrada com as de outros sistemas implementados, no precisando estar na forma de um nico manual. Lembrando que a extenso da documentao pode variar dependendo do porte e tipo da empresa e suas atividades, produtos ou servios, da complexidade dos processos e suas interaes e da competncia do pessoal. No caso da empresa no possuir outro sistema implementado, deve documentar: a poltica, objetivos e metas ambientais; descrio do escopo do sistema da gesto ambiental; descrio dos principais elementos do sistema da gesto ambiental e sua interao e referncia aos documentos associados; documentos, incluindo registros, requeridos pela NBR ISO 14001:2004; documentos, incluindo registros, determinados pela empresa como sendo necessrios requeridos pela NBR ISO 14001:2004;

Gostaria de saber quais os procedimentos exigidos pela ISO 14001?


A ISO 14001:2004 trata os procedimentos de forma diferente da ISO 9001:2000. Enquanto esta possui 6 procedimentos obrigatrios, a ISO 14001 possui somente um. Ao longo da norma l-se diversas vezes o termo documentado, onde se pode entender que pode estar escrito em algum lugar. O se l na ISO 14001 estabelecer, implementar e manter procedimento significa que deve ser praticado na empresa, independente de estar escrito em procedimento. Documentados: Escopo do Sistema de Gesto Ambiental; Poltica ambiental; Objetivos, metas e programas; Funes, responsabilidades e autoridades; Registros. Procedimentos: Aspectos ambientais;

Requisitos legais; Competncia, treinamento e conscientizao; Comunicao; Controle de documentos; Controle Operacional (este obrigatrio); Preparao e resposta emergncia; Monitoramento e medio; Avaliao do atendimento a requisitos legais e outros; No-conformidade, ao corretiva e ao preventiva; Controle de registros; Auditoria interna.

Quais as diferenas e os benefcios entre as certificaes ISO 14000 e ISO 14001?


importante ressaltar ISO 14000 Sistema de Gesto Ambiental Especificaes com Guia para uso, estabelece requisitos para as empresas gerenciarem seus produtos e processos para que eles no agridam o meio ambiente, que a comunidade no sofra com os resduos gerados e que a sociedade seja beneficiada num aspecto amplo. J a ISO 14001 Sistema de Gesto Ambiental Requisitos com orientaes para uso a norma que estabelece as diretrizes bsicas para o desenvolvimento de um sistema de gerenciamento ambiental dentro da empresa, ou seja, um sistema de gesto ambiental. a mais conhecida entre todas as normas da srie 14000. Portanto, deve ficar claro que no h certificao ISO 14000, mas, sim, uma certificao baseada na 14001.

Quais so os registros obrigatrios para ISO 14001? Como identificar isso na Norma?
Os registros mnimos obrigatrios so de: Treinamento; Resultados de auditorias; Anlise crtica. Recomenda-se que tambm sejam mantidos os seguintes registros: Informaes sobre a legislao ambiental; Registros de reclamaes; Informaes sobre processos; Informaes sobre produtos; Registros de inspeo, manuteno e calibrao; Informaes pertinentes sobre prestadores de servios e fornecedores; Relatrios de incidentes; Informaes relativas preparao e atendimento a emergncias; Registros de aspectos e impactos significativos;

Para identificar na norma deve-se estar atento quando aparece: os registros devem ser mantidos, ou ainda, os registros devem ser e permanecer legveis.

Em uma empresa que j possui a ISO 9001 e que implantar a ISO 14001 somente na parte de escritrios como deve proceder, o que posso aproveitar da ISO 9001?
Em primeiro lugar, lembre-se que o Sistema de Gesto Ambiental deve ser aplicado em todos os processos da empresa e no somente na parte de escritrio, ainda mais se os processos mais crticos (aspectos e riscos ambientais) forem da parte produtiva. Em segundo lugar, voc pode aproveitar os requisitos que forem comuns entre ISO 9001 e ISO 14001 em sua totalidade, claro que analisando as duas noras e fazendo adaptaes que forem necessrias empresa.

Quais as diferenas e os benefcios entre as certificaes ISO 14000 e ISO 14001?


importante ressaltar ISO 14000 Sistema de Gesto Ambiental Especificaes com Guia para uso, estabelece requisitos para as empresas gerenciarem seus produtos e processos para que eles no agridam o meio ambiente, que a comunidade no sofra com os resduos gerados e que a sociedade seja beneficiada num aspecto amplo. J a ISO 14001 Sistema de Gesto Ambiental Requisitos com orientaes para uso a norma que estabelece as diretrizes bsicas para o desenvolvimento de um sistema de gerenciamento ambiental dentro da empresa, ou seja, um sistema de gesto ambiental. a mais conhecida entre todas as normas da srie 14000 Portanto, deve ficar claro que no h certificao ISO 14000, mas, sim, uma certificao baseada na 14001.

Вам также может понравиться