Вы находитесь на странице: 1из 1

VITRIA, ES, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARO DE 2013 ATRIBUNA

11

Cidades

Pena alternativa aps tragdia


Rapaz considerado culpado pela morte de duas irms vai prestar servios comunidade e indenizar os pais das vtimas em R$ 33 mil
Andra Nunes
jovem Guilherme Tait Queiroz que dirigia o carro no acidente que causou a morte das jornalistas Joyce Pernambuco de Paula e Jamile Pernambuco de Paula foi condenado a pagar R$ 33 mil de indenizao famlia das vtimas. Alm disso, o rapaz tambm dever prestar servios comunidade durante cinco anos e est proibido de tirar carteira de habilitao durante trs anos e meio. A Justia determinou cinco anos de priso, que foram substitudos por pena alternativa. Guilherme foi condenado por dirigir sob efeito de bebida alcolica, sem carteira de habilitao e pelas vtimas no estarem usando cinto de segurana na hora do acidente. De acordo com o juiz Paulo Sergio Bellucio, da 10 Vara Criminal de Vitria, o rapaz foi triplamente imprudente, causando a morte das jovens, que eram irms. O juiz disse na sentena que o rapaz poderia ter pedido para ou-

tra pessoa habilitada, e sem a influncia de lcool, dirigir o carro, ter chamado um txi ou at mesmo ligado para os pais das jovens, para pedir ajuda. De acordo com o juiz da Vara de Execuo de Penas Alternativas, Carlos Eduardo Ribeiro Lemos, ele j fez diversas solicitaes a rgos do governo do Estado para que condenados em acidentes de trnsito prestem servios comunitrios atendendo s vtimas, mas no teve nenhuma aceitao. No caso de Guilherme, Lemos disse que sero avaliadas suas aptides e ele poder prestar servios em hospitais, asilos ou escolas, cumprindo uma carga horria de 1.825 horas, durante cinco anos. Temos apenados empurrando macas de pacientes em hospitais, trabalhando na limpeza, em setor administrativo, lavanderia, escolas, asilos e instituies de menores. Jamile morreu aos 30 anos e Joyce, aos 27, em novembro de 2010. Guilherme dirigia o carro a pedido das irms, que teriam bebido e no estariam em condies de dirigir, na sada de uma boate em Vitria. Eles haviam se conhecido naquela mesma noite. O rapaz, que na poca era estudante de Direito, perdeu o controle da direo e bateu em um poste na avenida Csar Hilal, na Praia do Su, em Vitria. S ele usava cinto de segurana. Joyce morreu na hora e Jamile, na ambulncia.

ANTONIO MOREIRA - 06/11/2010 E FBIO NUNES - 18/11/2010

CARRO dirigido por Guilherme Queiroz (destaque) ficou totalmente destrudo. Acidente aconteceu em 2010

IZAAS JOS DE PAULA PAI DAS VTIMAS

A vida delas no valia s isso


Mesmo insatisfeito com a pena que Guilherme Tait Queiroz dever cumprir, o pai de Joyce e Jamile Pernambuco, o motorista aposentado Izaas Jos de Paula, 61, disse que j esperava por esse resultado. Segundo Izaas, ele e a mulher, Acyoman Pernambuco, perdoaram o jovem, mas queriam que ele pagasse pelo crime na priso. A TRIBUNA O que o senhor achou da condenao? IZAAS Eu ainda no sabia do resultado, estava at preocupado. J sabia que isso iria acontecer, que preso ele no seria. A nossa Justia infelizmente desse jeito. A gente esperava que ele fosse condenado e lutamos para isso, mas gostaramos que ele ficasse pelo menos um tempo preso. > Achou a pena branda? Sim. S prestar servio muito pouco. Daqui uns dias ele est livre, curtindo a vida, e a gente vai ficar sofrendo o resto da nossa vida.
JUSSARA MARTINS - 18/10/2011

AS IRMS JAMILE E JOYCE estavam em boate antes do acidente

PAIS no concordaram com deciso > O sofrimento ainda muito grande? A cada dia, d vontade de abraar e elas no esto aqui. Ele tem a famlia dele, vai prestar servio e daqui uns dias est livre. Dinheiro no paga, no resolve nada. Acho que a vida delas no valia s isso. A vida no tem preo. Mas fazer o qu? Vamos ter de aceitar.

ENTENDA O CASO

Irms conheceram rapaz em boate


O acidente
> AS IRMS JOYCE Pernambuco de

Paula, 27, e Jamile Pernambuco de Paula, 30, haviam conhecido Guilherme Tait Queiroz em uma boate, em Vitria, na mesma madrugada em que morreram. > SEGUNDO DEPOIMENTOS, as jovens no tinham condies de dirigir, pois
LBUM DE FAMLIA

haviam bebido, e ento pediram para Guilherme dirigir o Fiesta delas e lev-las a Cariacica, onde moravam. > MESMO TENDO bebido duas cervejas e uma tequila e sem carteira de habilitao, Guilherme concordou em dirigir, perdeu o controle da direo e bateu em um poste na avenida Csar Hilal, na Praia do Su. > SEGUNDO testemunhas, antes da batida, o rapaz sequer teria freado o carro. S ele usava cinto de segurana.

> Como voc e sua mulher esto hoje? A gente passa um dia bem, e depois comeam as lembranas novamente, ficamos tristes, com saudade delas, mas acho que vamos conviver com isso pelo resto de nossas vidas, nunca vai passar. > Vocs perdoaram o Guilherme? Sim. Temos de perdoar. Quando ele pediu perdo, eu disse que sim, mas que ele tem de pagar pelos erros. No justifica perdoar e ele sair impune. Ns perdoamos, isso tira a mgoa e melhora um pouco. No temos raiva, mas ele foi irresponsvel e precisa ser punido. > A lei precisa mudar? Com certeza. Ele dirigiu embriagado, sem carteira, deveria ser preso na hora e responder preso. Ele era um estudante de Direito, conhece a lei. Deveria ser punido com pena mais alta, mas infelizmente nossa Justia falha.

Delegado defende priso de rapaz


O titular da Delegacia de Delitos de Trnsito, delegado Fabiano Contarato, disse estar indignado com a sentena dada a Guilherme Tait Queiroz. Para ele, o rapaz deveria ter sido indiciado por duplo homicdio doloso, julgado por jri popular e preso. Ele foi indiciado por homicdio culposo, sendo que estava sem habilitao e alcoolizado. Tinha que ir a jri popular e ser condenado a at 30 anos de cadeia, protestou o delegado, que disse que estava afastado para fazer uma cirurgia na poca do acidente. Para Contarato, Guilherme deveria ter sido indiciado por duplo
ADRIANO HORTA - 23/10/2012

A condenao
> NA SENTENA, o juiz ressaltou que o

JAMILE E JOYCE eram bem unidas

rapaz havia estudado pela manh, trabalhado tarde e ido boate noite, onde conheceu as jovens. > ELE FOI CONDENADO por dirigir sem carteira de habilitao, sob efeito de lcool e sem que as vtimas estivessem usando cinto de segurana. > GUILHERME ALEGOU que exigiu o uso do cinto duas vezes, mas no teria sido atendido pelas jovens.

CONTARATO: Carro foi arma

homicdio doloso. A prpria sentena diz que ele estava sob influncia de lcool. Ele no quis o resultado, mas assumiu o risco e isso dolo. O carro foi usado como arma para matar, justificou Contarato. Porm, o delegado disse que a pena definida pelo juiz est de acordo com o indiciamento. Essa condenao penalizar duas vezes a famlia da vtima. No fui eu que indiciei, mas se fosse comigo ele teria sido indiciado por duplo homicdio doloso e ido a jri popular, podendo ser condenado a at 30 anos de priso. Mas deciso judicial no se questiona, se cumpre.

Вам также может понравиться