Вы находитесь на странице: 1из 17

1

HISTRIA DO ROSTO
Por: Jean-jacques Courtine & Claudine Haroche NOTAS Introduo citaes sobre a importncia de se considerar os rostos. (p.7) Manuais de retrica, obras de fisiognomonia, livros de civismo e arte de conversao do sculo XVI ao sculo XVIII lembram incansavelmente: o rosto est no centro das percepes de si, da sensibilidade a outrem, dos rituais da sociedade civil, das formas do poltico. um conhecimento antigo que no entanto se reveste uma tonalidade nova desde o incio do sculo XVI. Todos estes textos dizem e repetem: o rosto fala. (p.7) Preocupao dos autores: Exprimir-se, calar-se; descobrir-se, mascarar-se: estes paradoxos do rosto so os do indivduo e constituem o ponto de partida deste livro. (p.8) PRIMEIRA PARTE A emergncia da expresso Prembulo: A inveno do homem expressivo.

2 civilidade e retrica ligam-se com a emergncia de laos mais estreitos entre os homens e com a constituio de uma sociedade civil. (p.20) a civilidade erasmiana, por exemplo, aprende-se e adquiri-se: Prope uma aprendizagem das boas maneiras e dos comportamentos corporais indissociveis da linguagem: saber viver no pode ser concebido fora do saber falar que assenta em dois talentos essenciais, eloquentia e sapientia, o domnio da linguagem e o domnio de si prprio. (p.19) ao longo da idade clssica h uma sucesso de artes da linguagem. (p.20), Num ambiente em que a linguagem torna-se constitutiva da identidade de cada homem e da ligao dos homens entre si. (p.20) Civilidade e conversao so portanto artes, quer dizer habilidades. Com efeito, na idade clssica, as artes so disciplinas que pressupe um saber, mas que no so verdadeiramente cincias; que reclamam de quem as pratica prudncia e sabedoria, tacto e intuio, uma vez que o saber inseparvel da tica e da conduta pessoal na existncia social: a arte supe o clculo do eu, uma medida do outro, o sentido da circunstncia. (p.20) Civilidade e Tradio Fisiognomnica pela necessidade de observao das posturas exteriores do corpo. (p.21). As duas possuem uma base comum: a conduta e os costumes do homem encontram-se definidos pela equivalncia entre o homem exterior visvel e o homem interior escondido. (p.22) Traos essenciais do projeto fisiognmico: Sobre Marin Cureau de la Chambre 1 - Art de connatre les hommes (1660) - um projeto de histria natural dos homens emque o saber ocupa o primeiro plano, um saber que se destina a fornecer a cada um guia de conduta da vida civil. (ver citao p. 24 e 27) O projeto fisiognmico inscreve-se assim no espao da observao natural do homem, visando estabelecer uma antropologia fsica, mas tambm no espao das prticas civis, desta vez na dependncia de uma antropologia poltica e social. (p.25) A preocupao primordial dos livros de civilidade, o conhecimento e o domnio de si prprio so imperativos dos tratados de fisiognomonia Observar, conhecer, educar, governar os homens; e mais ainda , observar-se, conhecer-se, conduzir-se e dominar-se so uma s e mesma preocupao, um s e mesmo gesto. (p.25). Se as fisiognomonias expem a expresso individual a uma observao detalhada, mesmo desconfiada, as civilidades, quanto a elas, visam codificar e dominar as expresses nos comportamentos. Espera-se assim que a parte ntima do homem venha a conformar-se com o comportamento do seu exterior;... (p. 27)

1 Mdico, corteso e fisionomista, Cureau exercia junto a Louis XIV uma funo divinatria. Conta-se assim que o rei, quando tinha que atribuir uma funo, interrogava Cureau, que apreciava o postulante pela sua fisionomia, maneira de um orculo. (p.25)

3 Captulo 1 O espelho da alma. (origens e renascimento da fisiognomonia no sculo XVI) A edio latina de Le compedion et brief enseignement de la physiognomonie (1504) de B. Cocls formula o renascimento da fisiognomonia do sculo XVI: A fisiognomonia uma cincia real, atravs da qual se conhece plenamente a condio dos homens livres de conjecturas pois o rosto normalmente prediz e indica, (...) de tal forma revela e desnuda o corao, sendo por ele conhecida as vozes dos pensamentos e cogitaes ntimas, coisas que esto todas contidas na verdade fisiognomnica. (p.31) Ainda segundo Cocls: ... a fisiognomonia ambiciona desnudar e revelar o corao, como cincia das paixes naturais da alma e dos acidentes do corpo, mudando e permutando o que envolve uma e o outro. (p.32) como cincia das paixes a fisiognomonia encontra definio em formulaes muito antigas atribudas a Aristteles; seu reaparecimento no sculo XVI, segundo os autores no representa uma ruptura com a tradio, reactualiza, os termos de uma concepo da relao entre o corpo e alma que lentamente se elaborou nas obras antigas. (p.32)

Traos da tradio fisiognmica :

1) O homem dividido em dois: ao mesmo tempo visvel e invisvel. A fisiognomonia antiga faz (...) da relao entra a alma e o corpo uma relao entre o interior e o exterior, o profundo e o superficial, o oculto e o manifesto, o moral e o fsico, o contedo e o que contm, a paixo e a carne, a causa e o efeito. O homem possui duas faces, das quais uma escapa o olhar; a fisiognomonia quer remediar isso tecendo uma rede apertada de equivalncias entre o pormenor das superfcies e as profundezas ocultas do corpo. As cincias das paixes uma cincia do invisvel. (p.32-3)

4 trata-se de uma tcnica de observao das formas naturais uma educao do olhar. 2) A relao entre corpo e alma: d-se como uma linguagem. O corpo exprime a alma, fala a sua linguagem e o prprio objeto da fisiognomonia . A cincia das paixes uma cincia das linguagens da alma. (...) O corpo ao mesmo tempo objeto assinalado e discurso proferido, indcio e palavra da alma. Desde a sua origem que as fisiognomonias so maneiras de dizer e maneiras de ver o corpo humano; traduzem a exterioridade, a aparncia e o invlucro corporal, num conjunto de sinais. (p.33) DESTAQUE proximidade com a cincia mdica sinais e indcios (ver p.33-4) 3) Cincia do olhar, a fisiognomonia ser tambm a cincia do rosto e nesta retomada do sculo XVI uma nova ateno pela rosto ...e por aquilo de que a face teatro: a expresso humana. (p.34-5). Mas retoma a hierarquia dos sinais que a tradio antiga estabelece: Aristteles dava primazia ais indcios que tem por base a cabea a testa e os olhos. (p.35) a inquietao perante a dissimulao e a duplicidade obcecam a fisiognomonia: A alma est coberta de vus, a palavra engana abundantemente e a prpria fisionomia pouco segura. (p.35) ...nela, multiplicam-se os retratos de homens dissimulados, prfidos, mentirosos ou infiis: figuras inquietantes de homens duplos, destinados a enganar e cujos traos se aproximam da morfologia dos macacos, da lngua das vboras, do carter das mulheres, ou, mais ainda, do negro temperamento da melancolia; fisionomias desdobradas, acusando o desvio entre a superfcie aparente e a profundeza oculta... (p.35) Com ela, ...os rostos perdem o seu segredo. (p.35) tradio grega e rabe (p.35-6-7) h uma dualidade em seu estatuto que marca sua histria: cincia natural ou ainda prtica divinatria. (p.37); mas sobretudo possuem uma dimenso essencial: a sua funo prtica. (p.37) Funo que, segundo os autores permite compreender um enigma de sua histria apesar de desqualificada cientificamente nunca submergiu por completo, aparecendo nos ...momentos em que se coloca de maneira crucial a questo da identidade individual em estruturas sociais em plena transformao. (p.38) Viver em sociedade implica, pois, saber decifrar a fisionomia. ver conselhos de Jean Gosselin em sua Phisionomie (1549) a semelhana dos aforismos de Baltazar Gracin em A Arte da Prudncia. (p.38-9) A figura do rosto:

5 o objeto da fisiognomonia no tanto o rosto, mas a figura da rosto; figura que representao (discursiva e icnica) do homem interior (uma natureza, um carter, uma inclinao, paixes, vcios e virtudes, emoes...) atravs de um conjunto de indcios corporais e exteriores (formas, marcas, traos, vestgios, sinais...). (p.39) procura-se no rosto a linguagem das figuras; a expresso de uma relao entre a interioridade do homem e sua aparncia e suas transformaes, relao que sofre um lento e contnuo deslocamento entre os sculos XVI e XVIII. (p.39): 1 no terreno do conhecimento cientfico do homem natural a fisiognomonia separar-se pouco a pouco da medicina; ruptura com analogia entre o corpo e a alma. (p.39-40) 2 no campo das percepes do corpo como forma simblica vai se constituindo um imaginrio do corpo cuja representao vai libertar-se da viso astrobiolgica do mundo, que corresponde a um desencantamento do corpo, e emerge a ...viso de um corpo referido a si prprio, ordenado pela razo, habitado por um ser, individualizado pela expresso. (p.40) 3 e no que diz respeito ao comportamento pblico e privado do indivduo em sociedade, a fisiognomonia que tinha por fim a observao dos outros e a escolha das companhias pela aparncia , visar cada vez mais o conhecimento do e uma maneira de se conduzir na vida civil. (p.40)2 Ver comentrio e anlise deste percurso - p. 40-1 Fisiognomonia na Idade Mdia: as obras so na sua maioria trabalhos de mdicos que apresentam um duplo aspecto: o detalhamento de forma precisa e exaustiva das partes do corpo , segundo o trabalhode anatomia da tradio antiga e; a organizao de tratados segundo um conjunto de classificaes: dos rgos do corpo, dos elementos, dos humores e dos temperamentos o que permite aos mdicos a leitura dos sinais da complexio. (p.41-2) Michel Savonarole Speculum Physionomie (1450): mantm uma leitura dos humores: Um temperamento quente tornar a alma audaciosa e violenta; se domina o frio ela ser medrosa e pusilnime. E a alma pode mudar o corpo: a imaginao modifica-a pondo em movimento os espritos animais. O rosto pois os efeitos das paixes que o temperamento suscita; desenha-lhes os traos, molda-lhe as formas. (p.42) acrescenta algum princpios de anatomia. (p.42) Nos sculos XIV e XV a astronomia domino o pensamento e, os rgos , os humores e os temperamentos remetem para os planetas as fisiognomonias so tomadas das massas dos espritos astrolgicos, onde esto a par com os conjuntos de predies, de manuais de quiromancia ou de oniromncia, ou ainda com as artes esotricas da memria. (p.42-3) O sculo XVI ir reler os autores antigos e reinterpret-los. G. B. della Porta, com seu trabalho Physionomie humaine (1586), dominar a produo do sculo XVI at a primeira metade do sculo XVIII pela sua amplido, sistematicidade, exaustividade e extenso de sua influncia. Seu trabalho incide sobre a tradio antiga, medieval latina e rabe e sobre saberes populares sobre corpo. (p.43)

2 A idia de ruptura no permite ver algumas prticas e buscas como permanncia. Como se fisiognomonia tradicional desaparecesse. Pensar no sentido de troca de mscaras. Origens de algo maior que a prpria fisiognomonia.

6 a analogia entre o microcosmos humano e o macrocosmos natural ou csmico (saber popular e das tradies) onde se pode ver relaes analgicas entre a fisionomia e o carter atribudo aos animais. trata-se do que ...as filosofias da natureza da Idade Mdia e da Renascena teorizam sob o nome de doutrina das assinaturas: cada coisa tem superfcie, impressa no corpo, a assinatura pela qual se apreciaro as propriedades e as foras que em si contm. Estas determinaro, atravs da similaridade das formas, o paradigma das correspondncias entre um ser e uma coisa, as suas mtuas simpatias. O corpo inteiramente habitado pela analogia: por ela que adquire sentido, se liberta da sua opacidade e d a conhecer os seus segredos. um pequeno mundo que, em cada uma das suas partes, das suas formas ou dos seus lugares, se assemelha ao grande mundo da natureza e do cosmos. (p.43-44) Ver citao de R. Saunders - nota 33 - figura 2. E por que o rosto ? ...o rosto o centro: a partir dele todas semelhanas irradiam; para ele, todas as similitudes tornam; nele, todos os tipos de analogias familiares idia de assinaturas se descobrem. (p.44) porque o rosto para o corpo o que o corpo para o mundo: qualquer parte do rosto est ligada a uma parte do corpo; o rosto resume o corpo e, portanto, condensa o mundo. (p.44 e figura 2, p.46) e porque o rosto a parte princeps da cabea e a cabea a morada da alma. (p.44): O rosto assim metonmia da alma, a frgil porta de sua morada, o acesso como uma janela entreaberta por onde contempl-la, mas por onde igualmente pode surgir de repente a via das paixes. (p.45) e ainda, no se trata de uma simples contiguidade: alm de estar prximo da alma, o rosto tambm a sua imagem: o seu espelho. O rosto a metfora da alma, a sua condensao, o seu quadro resumido. E, o renascimento da fisiognomonia, ao inscrever o rosto na ordem da linguagem descobre-lhe as operaes cardinais (principais) - as que so chamadas figuras. neste sentido que o rosto a figura da alma e a fisiognomonia o repertrio de uma linguagem das figuras. (p.45) Mtoposcopie de Jrome Cardan (p.45) (figura 3, p.48) A metoposcopias so, para o rosto, o que a quiromancia para a mo. (p.47) trata-se de um semiologia da marca um indcio superficial, mas que parece incrustrada na carne, gravada na pele e, ter a profundidade de um inciso e assim poder testemunhar do homem interior.(p.47) a etimologia da palavra carter que vem do grego e que significa o sinal gravado, traado ou escrito ilustra bem o que a metoposcopia retm da figura humana. E o fato de serem gravados confere-lhes a propriedade de permanentes e irreversveis (diferente da fisionomia que provoca metamorfoses passageiras, efmeras, das emoes). a marca mergulha a figura num tempo imvel e irreversvel. (ver estudo das linhas da fronte de Cardan.) (p.49) e como todas as concepes do corpo como assinatura as semiologias da marca, supem uma relao ternria entre um indcio externo, a propriedade do homem interior e um poder exterior ao homem Deus, astro, ou natureza gravando em seu rosto as letras do seu destino. (p.49-50)

Fisiognomonia natural no final do sculo XVI crescem as exigncias racionais das representaes do corpo - tanto por um aumento geral da racionalidade, de transformaes na percepo do mundo fsico, quanto por reao da Igreja em relao a Reforma sobre as cincias ocultas condenadas por uma bula papal (Sixto V em 1586) (p.52) e aqui se increve a obra e G. B. della Porta Physionomie humaine, que, segundo os autores, ... possui de fato traos do pensamento mgico dos filsofos da natureza da Renascena, mas sob outros aspectos prepara o advento de uma razo clssica do corpo e do rosto. (p.54) Porta uma homem da Renascena, pelas suas preocupaes de magia natural, que se ocupa mais em desvendar os segredos da natureza humana do que em lhe descobrir as leis. Faz ainda utilizao das comparaes zoomorfas, fiis as doutrinas das assinaturas e das simpatias. Mas nesse universo das semelhanas, Porta extrai um mtodo que estabelece a semiologia da relao entre o homem exterior e interior Esta privilegia a inferncia indireta dos indcios do corpo humano e conserva uma organizao ternria: j no so os astros, mas as formas e os caracteres atribudos aos animais que fazem a ligao entre o homem de fora e o homem de dentro, quer dizer entre o homem e ele mesmo. (p.54) Em Porta a figura humana naturaliza-se, ainda que o saber fique dominado pelo pensamento das analogias e das simpatias, pois com Porta nos vemos confrontados com a racionalizao dos discursos (at pelo cuidado com o mtodo, pela preciso da observao e sistematicidade e amplido do trabalho fololgico que o leva a uma apropriao crtica dos trabalhos antigos e medievais) A fisiognomonia natural parece querer converter este olhar em discurso e mergulhar mais profundamente o corpo no campo da linguagem. (p.54-6) Ele levado a distinguir entre os sinais, a classific-los e a pensar as suas relaes. Organiza uma semiologia da superfcie corporal: indica os sinais comuns e derivados, ensina a localizlos, a hierarquiz-los, a relacion-los uns com os outros no termo de um clculo. Corpo e rosto so recobertos pouco a pouco pela rede de um discurso que estabelece a ligao entre a aparncia e a interioridade. E as percepes da prpria fisionomia transformam-se sob seu efeito: o discurso tende a orden-las numa lista hierarquizada de rgos e de indcios que traduzem e comandam o percurso do olhar sobre o corpo visvel. A figura humana destaca-se pouco a pouco do universo das semelhanas. Um limite mais fraco parece separar o rosto das confuses iniciais com o universo natural; a sua legibilidade torna-se mais rigorosa, mas tambm mais abstrata: como se, insensivelmente, se afastasse, destacando-se das percepes imediatas; como se lentamente se interpusesse entre o rosto e o olhar que o observa o vu silencioso e quase transparente da linguagem. (p.56) Ver seqncia na anlise p.56 - em que a fisiognomia de Porta de molda no espao metonmico da lista e metafrico da imagem. (p.56) Porta consagra o livro ao olho, em que quer agarrar o olhar, apesar de no descuidar de nenhuma observao morfolgica conclui que os olhos so para o rosto o que o rosto para a alma. Os olhos so a alma do rosto: chama-se-lhes ainda as portas da alma, pois pelos olhos que ela se deixa ver de fora. (p.57)

8 com a observao do olhar a fisiognomonia comea a fazer do movimento um sinal: (...) Um tempo novo, mais fugaz, penetra ento a figura: as fisionomias imveis, hierticas, indiferenciadas, animam-se pouco a pouco, ainda que as semelhanas animais as liguem ainda a um universo fechado e imutvel de formas naturais. As figuras so ganhas lentamente por uma dimenso psicolgica que lhes era estranha. (p.59) Ser fisiognomista de si prprio. em Porta a fisiognomia surge como uma disciplina pessoal, em que o olhar deve estender-se ao homem interiror. Um exerccio de olhar para si que se resume a considerar-se como um outro, no qual ...aquele que descobrir nos sinais de seu corpo que a sua alma no de modo algum recomendvel, que se esforce com diligncia por recompensar com o exerccio da virtude os maus sinais do corpo. (della Porta, p.61) Captulo 2 Figuras e Rostos das Paixes (Progressos da fisiognomonias no sculo XVII) Sculo XVII O homem perde o mundo fechado que dava sentido sua existncia e constitua a referncia do seu saber; abre-se um universo infinito, em movimento, apenas perceptvel na linguagem das figuras geomtricas. (p.67) progride a separao entre uma fisiognomonia astrolgica e uma fisiognomonia natural os tratados passam a apoiar-se no somente na observao do invlucro corporal, mas tambm em elementos de anatomia: O olhar atravessa a superfcie do corpo, a anatomia penetra o homem interior.. (p.68) A conferncia de Le Brun. em 1628, o tratado e Harvey sobre a circulao sangnea agita a fisiologia do corpo Sujeito ao direito comum das leis fsicas das foras e dos fludos, este torna-se corpo entre os corpos. Depende de um funcionamento rigorosamente autnomo e desespiritualizado: pura mecnica, um autmato. (p.69) Descartes formula as conseqncias filosficas e morais da nova fisiologia: ...o corpo abandonado mecnica, os direitos da alma so salvaguardados na metafsica e os efeitos da alma sobre o corpo so pensados na ordem das paixes. (p.69) Le Brun:

9 Na exposio e nos esboos de Le Brun, a antiga concepo, que faz do rosto a linguagem da alma perde o sentido que tinha: o rosto vai deixar de ser o espelho da alma para ser a expresso fsica das suas paixes. Nele, a figura humana desfaz-se e recompem-se, em todas as suas dimenses: na sua relao com o mundo, no sinal, no movimento, no tempo; e, finalmente, na sociedade dos homens. (p.69) Sobre o lugar das paixes da alma no corpo glndula pineal: O essencial antes o efeito de tal concepo, uma vez esta admitida no campo da fisiognomonia; o homem espiritual deve ser localizado no corpo humano. O homem interior tambm um homem orgnico e j no simplesmente a imagem no espelho do corpo visvel. (...) um novo personagem entre em cena: o organismo. E com o seu aparecimento o homem-mquina sucede o homem-zodaco. A representao da relao entre a interioridade e aparncia , tal como se pode ler no rosto, ganha ento sentido num outro universo de referncia: o da medicina, da anatomia, da geometria e do clculo. (p.70) ver comentrio sobre a fisiognomonia animal de Le Brun (p.71-3) Da marca ao sinal De modo geral, Le Brun multiplica os relacionamentos de traos morfolgicos: realiza sries de olhos humanos sem rosto, de expresso mutvel; implanta olhares humanos em vrias espcies animais, concebe paradigma de rgos isolados pertencentes a espcies distintas. As regras do que parece uma gramtica visual segmentam, desarticulam e reconfiguram o rosto. Interpe-se entre o olhar e o corpo visvel e transformam as percepes deste ltimo.(p.73) O olhar parece afastar-se do corpo. (...) ...torna-se-lhe necessrio um certo recuo para apreciar a simetria e propores. (p. 73-5) E enquanto o olhar se impregna de uma nova distncia, o indcio parece destacar-se do corpo morfolgico onde se encontrava inscrito como marca. Parece literalmente desencarnar-se : a marca passa a ser sinal e deixa de se confundir com os traos morfolgicos existentes na epiderme. Com o afastamento do olhar e a desencarnao do sinal, todo o regime das percepes e das visibilidades que se modifica; deixa de se ler o corpo a inscrio gravada de um texto, vendo-se em ao as regras articuladas de um cdigo. (p.75) A adio ilimitada das marcas foi substituda por um conjunto fechado de signos. (...) O corpo esfuma-se sob o cdigo; o que tem a ver com a tradio plstica de uma retrica das torres e figuras. Partindo do rosto em repouso, em tranqilidade, espcie de grau zero do sistema, enumera e articula o conjunto das desvios da expresso. (p.75) A relao entre os significantes morfolgicos e os significados psquicos tambm se transformam; ...os sinais adquirem ento uma organizao fundamentalmente binria (no mais ternria) e s tem significado por inferncia direta, quando um conjunto de traos expressivos corresponde sem mediao exterior uma paixo da alma. E deixam de entrar em relao sobre o modo da analogia, mas sobre o da causalidade. O tempo da expresso:

10 Expresso em Le Brun a conseqente manifestao na superfcie do corpo de uma ao mecnica do organismo provocada pelos movimentos da alma. (p.77) Com isso o movimento corporal torna-se um sinal: Sensvel ao movimento, a figura inscreve-se numa nova temporalidade, penetra-a um durao reversvel. Se o rosto ainda fala a linguagem da alma, agora a linguagem de um organismo vivo: destaca-se do tempo eterno das marcar gravadas para dizer nos seus sinais o carter efmero e momentneo da paixo. Como se o corpo deixasse de ganhar sentido num modelo de linguagem escrita para se tornar pouco a pouco o reflexo da volatilidade da palavra. Com o tempo da expresso, uma durao subjetiva que envolve corpo e rosto. (p.78) fisiognomonia e educao: pela primeira vez a classificao elaborada por Le Brun comandada do interior pelas exigncias de uma anlise psicolgica. (p.79) e este conhecimentos do eu cartesiano, tem por fim, alm da familiaridade a respeito de si prprio, o controle individual das paixes. (p.80) a fisiognomonia participa de forma mais necessria do espao social do olhar: Torna-se o guia da conduta na vida civil, a arte de desvendar que ensina a descobrir os desgnios ocultos, as aes secretas e os autores desconhecidos das aes conhecidas, na atmosfera de conspirao e de suspeio engendrada pelas intrigas e rivalidades da sociedade da corte. (p.80-1) (as citaes so de Descartes, ver nota 32) til ao telogo que quer destacar as causas do pecado; indispensvel ao filsofo que reflete sobre a natureza dos homens. Necessria ao mdico da alma, -o igualmente ao do corpo que dela inferir a paixo que est agindo, que humor est em causa e, por conseqncia, o que do corpo deve ser expurgado. ainda benfica ao bom cristo: ...aquele cujo estudo principal consiste em desenraizar o vcio e plantar a virtude (...) Esse homem pode conhecer melhor onde se encontra o ninho de serpentes e basiliscos que sugam o sangue doce de sua alma, podendo ver onde est cravada a espinha que lhe fere o corao (33). (p.81) (Citao de M. Wulson de la Colombire) um trunfo do gentil-homem e do poltico prudente . (p.82)

11 A poltica do olhar. Le Brun participa de uma poltica do olhar estabelecida por Richelieu em proveito do Estado absolutista: ...as Confrences sistematizam o estudo da expresso existente na fisionomia de forma a traduzir sem ambigidade alguma as paixes e os caracteres que intervm nos quadros histricos que cantam louvores a Deus e ao Rei, e dos quais preciso ler claramente as lies para a edificao de todos. (p.83) A pintura como a eloqncia o conhecimento da anatomia pelo pintor como a gramtica para o retrico: a base a arte de persuadir, uma vez que garante a inteligibilidade do discurso. (p.83) E, a analogia com a retrica revela o contedo normativo da pintura de Le Brun, bem como o carter ambguo do termo expresso: que ao mesmo tempo o movimento aparente das paixes no rosto e prescrio das regras que o pintor deve seguir para a imitar. (p.83-4) As prprias Confrences, que querem exprimir toda agitao da alma, prendem, detm e dissecam o movimento. Os esboos naturalizam a paixo, fixam-lhe as espcies. O rosto esfumase por trs da figura, a natureza apaga-se sob a conveno. a preocupao de legibilidade das figuras que leva Le Brun a privilegiar as sobrancelhas em detrimento dos olhos: o trao capta com maior facilidade a disposio e o movimento dos msculos da sobrancelha do que as delicadas tremuras do olhar. (p.84) Ver enfraquecimento da fisiognomonia p.84-7 Captulo 3 A Anatomia do sentimento (rosto orgnico e rosto expressivo no sculo VIII) At por vola de 1770, a fisiognomonia parecer cair em descrdito. (p.91) Morte e ressurreio da fisiognomonia Autores que escreveram contrrios a ela Buffon e Lineu numa recusa da analogia das formas da alma e do corpo. (p.92-3)

12 Johann Gaspar Lavater ressucita a fisiognomonia e o interesse por sua obra se prolongar at a metade do sculo XIX (juntamente com a frenologia de Gall). (p.93) trabalho acompanhado de muits crticas, mas se torna tambm refer~encia para muitos autores. (p.93) 2 tipos de trabalhos fisiognmicos: trabalhos com os de Parsons, Sue e Camper, afastan-se a problemtica da fisiognomonia do campo da histria natural do homem e apoiam-se no desenvolvimento da osteologia, da miologia e da anatomia comparada. (p.94) outros como Pernty, Lavater, Clairier ou Robert prolongam a fisiognomonia tradicional baseada na ida dos sinais exteriores da alma. Afirmam a fisica como uma fisiognomonia da natureza, a astrologia uma fisiognomonia dos cu, a botnica uma fisiognomonia dos vegetais, a histria como uma fisiognomonia do do tempo passado e a prpria poltica uma fisiognomonia do Estado. (p.94) So, trabalhos que iro inscrever-se no aumento constante de racionalidade cientfica e ao mesmo tempo um refgio do racionalismo: sujeitos ordem da razo, vo glorificar a vida dos sentimentos; dedicam-se observao do rosto orgnico e exaltam o rosto expressivo. (p.94-5) Os sinais dos anatomistas Os anatomistas promovem uma mutao do olhar sobre a fisionomia humana (em trabalhos como de Camper destinado aos pintores e ao ensino destes): O olhar que o anatomista lana s camadas superficiais do rosto humano atravessa-as e descobre nas profundezas do corpo uma nova inteligibilidade. E de repente surgem superfcie do rosto os traos de uma estrutura interna do organismo: como se a mutao do olhar fosse uma interveno da sua orientao, como se o olhar do anatomista considerasse a variedade dos traos humanos instalando-se no prprio interior do corpo; nesta mudana de perspectiva existe literalmente uma revoluo do olhar em relao quele que nos havia acostumado a antiga fisiognomonia. O gesto de observar transformou-se profundamente, a observao instrumentalizou-se: desenvolve-se a craniometria. Onde o golpe de vista era um gesto nico e isolado, o olhar comps-se numa complexa cadeia de operaes: dissecar, medir, compara, e classificar. (p.95-6) Tambm se busca outra leitura; L-se ento no rosto j no o temperamento ou os humores, o carcter ou as paixes, mas as ordens subjacentes da espcie, a raa, a nacionalidade, e a idade. (p.96) nesta mudana de olhar e de leitura o sinal construdo de outra forma: abstraiu-se at tornarse uma medida calculada (ver Camper, p.96-7) (p.96) Comentam os autores a respeito do trabalho de Camper:

13 O sinal fisiognmonico era dantes uma marca incrustrada na prpria carne que o olhar ia procurar na superfcie do corpo. Nas descries que Camper produz do rosto humano o realce do sinal em relao aos acidentes da morfologia facial prossegue: o sinal quantificado existe, independentemente do corpo, mas parece ao mesmo tempo inscrever-se mais profunda e completamente na sua estrutura, j no um simples trao de superfcie, mas uma lei orgnica. Uma lei que exprime a unidade e a variabilidade das espcies e o seu lugar na srie ordenada dos organismos. (p.97) Na seio destas preocupaes est o reconhecimento do homem na multido a identificao da sua raa e nacionalidade. Assim comenta os autores a respeito disso: O exemplo de Amsterdan o de uma grande cidade de comrcio cujas multides renem homens de todas as origens. Permite compreender de dar nacionalidade, imagem da raa, a identidade orgnica de que a morfologia facial seja o revelador: o cosmopolitismo das grandes cidades comeou a misturar os homens, surgindo pouco a pouco o risco dos rostos se tornarem indistintos, de se confundirem os traos de sua prpria figura. (p.100) Ver sobre Rousseau (p.101) Crnios expressivos Lavater - considera a morfologia craniana como a base para o estudo do rosto - para se compreender o rosto preciso estudar o crnuio e descurar a carne que , de certo modo, apenas o colorido que reala o desenho (p.103) Com a anulao da carne, a supreso da expresso, desvendando o esqueleto que materializa a silhueta, Lavater aprofunda os traos morfolgicos estveis que, sem erro, iro predizer a alma. A silhueta a sombra do carcter, o claro recorte da natureza, a efgie das inclinaes e tambm o pedestal inaltervel em que a cincia fisiognomnica se enraiza. Perturado pela instabilidade da expresso, volta-se para a observao das fisionomias em repouso... (p. 103) Mas no arcaboio sseo do homem, prossegue uma naturalizao dos caracteres psquicos, no sertido que este termo pode ter para um taxidermista. Est muito prximo, neste sentido, da frenologia de Gall... (p.105) Para os autores a fisiognomonia de Lavater um sintoma da crise da legitimidade do rosto. Nela seus aspectos contraditrios so manifestaes de que para o futuro duas vias divergentes se afastam uma da outra e que o conhecimento do homem seguir o estudo objetivo do homem orgnico que se afastar da escuta subjetiva do homem expressivo uma se faz como cincia, a outra como artes e letras. (p.105-7) Neste sentido, a conferncia Le Brun, seria a ltima formulao geral coerente, por que pode manter a diviso j patente do orgnico e do expressivo sob o imprio da retrica e do domnio do eu. (p.107) Lavater se esfora para manter, no seu tempo elementos j indissociveis o rosto orgnico e o rosto expressivo a facialidade muscular e assuda do homem e a face sensvel do indivduo. (p.107-8)

14 A linguagem do sentimento no sculo XVIII intensifica-se a idia de que a expresso o movimento do rosto, a esttica da mmica e do rosto como gesto facial. (p.108) Na expresso, o rosto no fala maneira da inscrio dantes gravada como um texto imvel, nem como figuras decodificadas como uma retrica, mas antes maneira das expresses sensveis de uma linguagem. (p.110) Assim a linguagem ds expresses tornou-se linguagem do sentimento e instrumento privilegiado so os olhos (nos as sobrancelhas afirmava Le Brun. (p. 110) O tempo do sensvel. A linguagem do sentimento possui uma tonalidade e uma temporalidade que lhe so prprias o tempo do sensvel ... um tempo complexo, que no se reduz a sombra fugitiva do sentimento. No existe pois, na expresso espontnea do olhar, um intervalo, por assim dizer, entre o sentimento e o seu efeito... (p.111) O domnio absoluto do rosto impossvel, pois h na orgnica alguma coisa que escapa ao imprio da vontade. A mscara do homem da corte deteriora-se e cai pouco a pouco em bocados. O rosto por vezes iluminado pela relmpago do movimento interior, numa instantaneidade que no se podeira ainda nomear, mas que j se assinala. Com efeito so vrias as temporalidades que se entrecruzam os seus perodos na fisionomia: tempo fulgurante da agitao involuntria, tempo sbito da emoo, tempo efmero da paixo; e ainda os tempos mais longos da evoluo orgnica, tempo irreversvel das metamorfoses da idade sobre o rosto orgnico que arrasta o corpo para o seu fim. (p. 112) Assim, destacando-se dos tempos imveis, cosmolgicos ou divino, o corpo tomou progressivamente sentido numa durao mais curta, mais efmera e mais complexa: o tempo humano. O tempo do indivduo. (p.112) A expresso ento o prprio indivduo. E no indivduo, a expresso ao mesmo tempo universal e singular. Os autores vem aqui outro paradoxo do sculo XVIII: ...a expresso pensada como irredutivelmente singular, sendo ao mesmo tempo objeto de classificaes que pretendem fix-la. (p.113) Observador de si mesmo.

15 Na importncia que dada ao indivduo, exalta-se um imperativo: o da sinceridade. Lavater afirma: A sinceridade principia quando o nosso corao comea a notar que observado por ele prprio. (p.113) Neste curioso dilogo interior o homem sensvel v-se reconciliado ao homem orgnico - e os progressos da intimidade so tambm inseparveis do desenvolvimento dos autocontroles. (p.114) Os rostos da multido Entra em cena, no final do sculo XVIII, nas grandes cidades a preocupao com as multides e da identificao. (p.115) Comea, ento a ficar sensvel, pela primeira vez com muita clareza o efeito que as condies sociais podem produzir no rosto. (p.116) Ver citaes de Diderot e Mercier (p.115-6-7) - d para fazer relaes com Hardy e M. As classes laboriosas tornam-se pouco a pouco classes perigosas. E esta equivalncia entre o povo e a periculosidade j no simplesmente da ordem dos fatos, mas tambm do da gnese. So as condies sociais que produzem este efeito, que transformam rostos encantadores em fisionomias patibulares, crianas inocentes em adultos brutais e corrompidos. (p.117) A fabricao do rosto virtuoso Da mesma maneira como Buffon atribui as diferentes variedades da espcie humana ao clima, alimentao, aos usos e costumes sociais, mais frequentemente se considera que o rosto e o corpo trazem a marca da educao que receberam. A educao, os exerccios corporais, uma vida regrada, tornam o homem mais belo de rosto e de corpo.(71) (p.117-8) A fisiognomonia do final do sculo XVIII se coloca justamente o papel de dar remdio auma sociedade corrompida e adltera produto da civilizao, e para isso ela desvenda o ser, pe a nu o homem interior. (p.118-9) O ideal de transparncia: Este ideal de transparncia de que a sinceridade e a franqueza devem ser os frutos, desde logo considerado como uma das condies daquilo que as transformaes polticas cedo vo reclamar; a fisiognomonia ser uma das bases da inveso deste homem novo, republicano e virtuoso, um dos instrumentos mais precisos da fabricao do cidado. (p.119)

16 A fisiognomonia ter como tarefa contribuir para a formao das elites da nao. Mais ainda, ela o prprio futura da nao revolucionria porque lhe ensinar a reconhecer e a educar as suas gentes. (p.119) Ver citaes de Clairier (p.119-20) A figura da fisiognomonista confunde-se ento pela primeira vez com a do pedagogo. A fisiognomonia tornou-se um sacerdcio laico, o do pai, do professor, do mestre esclarecido que por meio desta chave que abre a porta dos espritos e dos coraes (Clairier) conhecer a arte de lhes sondar os recndidos. Comenta os autores: Quer seja laica ou impregnada de religiosidade como a de Lavater, a fisiognomonia da alvorada do sculo XIX deriva irresistivelmente para o filantropia amar o outro desmascar-lo. E este espreitado pela eugenia. (p. 120-1) Ver citaes das ideas de purificao de Lavater. (p.120-1)

17 SEGUNDA PARTE O homem sem paixes. Prembulo A domesticao das paixes

Вам также может понравиться