Вы находитесь на странице: 1из 29

DEG - Decanato de Ensino de Graduao DAIA - Diretoria de Acompanhamento e Integrao Acadmica

Manual de Estgio
CDAP -Coordenadoria de Desenvolvimento Acadmico e Profissional

DEG - Decanato de Ensino de Graduao DAIA - Diretoria de Acompanhamento e Integrao Acadmica

Manual de Estgio
CDAP -Coordenadoria de Desenvolvimento Acadmico e Profissional

Universidade de Braslia setembro de 2009

ndice
Crditos Contatos Apresentao Conceito Objetivos Modalidades do Estgio Supervisionado Campos de estgio Requisitos para Estgio No-Obrigatrio Convnio e Documentos Necessrios Termo de Compromisso de Estgio TCE Durao Desligamento Coordenao dos Estgios Regulamentao do Estgio Formulrios para Download Vagas de Estgios 7 9 11 13 15 17 23 25 37 39 43 45 47 51 53 55

Crditos
Elaborao: Angela Mgda Rodrigues Virgolim (DAIA/CDAP) Coordenao: Mrcia Abraho Moura (DEG) Superviso: Nina Paula Ferreira Laranjeira (DAIA) Projeto Grfico e Diagramao: Tatiana Rodrigues Reitor Jos Geraldo de Sousa Jnior Vice-Reitor Joo Batista de Sousa Decana de Ensino de Graduao Mrcia Abraho Moura Decana de Pesquisa e Ps Graduao Denise Bomtempo Birche de Carvalho Decano de Extenso Wellington Loreno de Almeida Decana de Assuntos Comunitrios Rachel Nunes da Cunha Decano de Administrao Pedro Murrieta Santos Neto Diretoria de Acompanhamento e Integrao Acadmica Nina Paula Ferreira Laranjeira Diretoria Tcnica de Graduao Denise Imbroisi Secretaria de Administrao Acadmica Arnaldo Carlos Alves

Contatos
Coordenadora Geral de Estgios: Profa. Angela Mgda Rodrigues Virgolim (a.virgolim@gmail.com)

Equipe: Zilma Alcntara Lima Moraes (Assistente Administrativo) Elisabete Pinheiro (Assistente da Coordenao) Aliny Cristina Silva Pereira (Estagiria) Juliana Lima de Sousa (Estagiria) Daniel Felipe da Silveira (Bolsista) Mallu Stephanie de Almeida Nunes (Bolsista) Lucileide Nascimento (Estagiria)

Telefones: (61) 3307 2107 e 3307-2777 Telefax: (61) 3272-2356 E-mail institucional: cdap@unb.br Endereo: Prdio da Reitoria Trreo (entrada lateral ao DEG) Horrio de atendimento: 08:00 s 18:00 horas

Apresentao
A Coordenadoria de Desenvolvimento Acadmico e Profissional CDAP um rgo da Diretoria de Acompanhamento e Integrao Acadmica/DAIA, vinculado ao Decanato de Ensino de Graduao DEG. Ao CDAP compete coordenar e acompanhar o desenvolvimento acadmico do estudante em suas atividades de estgio obrigatrio ou no-obrigatrio em empresas conveniadas com a Universidade de Braslia/UnB. A LEI N 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008, que dispe sobre o Estgio dos estudantes, representa uma evoluo na poltica pblica de emprego para jovens no Brasil, ao reconhecer o estgio como um vnculo educativo-profissionalizante, supervisionado e desenvolvido como parte do projeto pedaggico e do itinerrio formativo do educando. A publicao da nova Lei de Estgio (em substituio Lei n. 6.494, de 7 de dezembro de 1977) provocou mudanas substanciais no papel da Universidade, das empresas e das integradoras (empresas intermedirias na contratao de estagirios). Esta Lei veio contribuir para a melhoria da formao dos estudantes, evitando que sejam utilizados como mo de obra de baixo custo, assegurando ao aluno direitos no exerccio da cidadania e da democracia no ambiente de trabalho. Na Universidade de Braslia, cabe Coordenadoria de Desenvolvimento Acadmico e Profissional (CDAP) zelar pelo cumprimento da nova Lei de Estgio e orientar alunos, empresas e supervisores de estgio quanto ao papel de cada um neste processo.

11

10

Manual de Estgio CDAP:Coordenadoria de Desenvolvimento Acadmico e Profissional

Estgio Supervisionado

Conceito
Estgio ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa preparao para o trabalho produtivo de educandos em instituies de educao superior. o componente acadmico determinante da formao profissional e da cidadania dos estudantes universitrios. Realiza-se por um conjunto de atividades de aprendizagem social, profissional e cultural. O Estgio Supervisionado faz parte do projeto poltico-pedaggico de cada curso, sendo atividade de responsabilidade da Instituio de Ensino, qual compete a deciso sobre a matria. Pode ser obrigatrio, oferecido como disciplina para integralizao dos crditos necessrios para formatura no curso; ou no-obrigatrio, envolvendo um Termo de Compromisso entre o aluno, a instituio de trabalho e a instituio de ensino. Pode assumir caractersticas de ensino, pesquisa e extenso, integrando estas funes Universidade. Cabe Universidade zelar para que o estgio represente autntica atividade pedaggica integrada, e no forma oblqua de contratao de mo-de-obra. O estgio no cria vnculo empregatcio de qualquer natureza; Auxlio transporte, seguro sade, recesso remunerado e bolsa so compulsrios nos casos de estgio no-obrigatrio.

13

12

Manual de Estgio CDAP:Coordenadoria de Desenvolvimento Acadmico e Profissional

Estgio Supervisionado

Objetivos
Proporcionar o exerccio da competncia tcnica e o compromisso profissional com a realidade do pas. Propiciar a complementao do ensino e da aprendizagem, devendo ser planejado, executado, acompanhado e avaliado segundo os currculos, os programas e os calendrios escolares, a fim de se constituir em instrumento de integrao, em termos de treinamento prtico, aperfeioamento tcnico cultural, cientfico e de relacionamento humano.

15

14

Manual de Estgio CDAP:Coordenadoria de Desenvolvimento Acadmico e Profissional

Estgio Supervisionado

Modalidades do Estgio Supervisionado


Estgio obrigatrio:
definido no projeto poltico-pedaggico de cada curso e oferecido como disciplina especfica de Estgio Supervisionado, cuja carga horria requisito para aprovao e obteno de diploma. O Estgio realizado com a superviso do orientador docente da Universidade; Os requisitos para o Estgio Supervisionado obrigatrio so regulados pela Unidade Acadmica, sem qualquer participao da DAIA/CDAP. O Estgio obrigatrio no envolve, necessariamente, remunerao. Quando envolver, segue as mesmas regras aplicveis aos estgios noobrigatrios. Recomenda-se ao aluno preencher os Formulrios de Estgio Obrigatrio na DAIA/CDAP para que possa ter a cobertura de seguro-sade pela UnB.

17

16

Manual de Estgio CDAP:Coordenadoria de Desenvolvimento Acadmico e Profissional

Estgio Supervisionado

Modalidades do Estgio Supervisionado


Estgio no obrigatrio:
aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida carga horria regular e obrigatria do curso e envolve remunerao.
A superviso do orientador docente da Universidade obrigatria, com a participao de supervisor tcnico do campo de estgio (empresa), para acompanhamento. Pode ou no integralizar crditos optativos ou de mdulo livre no currculo do curso, segundo critrios e regulamentao especfica da disciplina e do curso. Envolve a celebrao de um Termo de Compromisso de Estgio (TCE) entre o educando, a parte concedente do estgio e a instituio de ensino.

19

18

Manual de Estgio CDAP:Coordenadoria de Desenvolvimento Acadmico e Profissional

Estgio Supervisionado

Modalidades do Estgio Supervisionado


Estgio Licenciatura:
Obedece s mesmas regras que os estgios supervisionados obrigatrios, com a caracterstica de ser orientado para atuao em campos de estgio em que a prtica de docncia requerida. Tem a peculiaridade de envolver o estagirio no contexto escolar (escolas publicas e privadas) e no escolar (ONGs, igrejas, instituies diversas) e, por essa razo, tem rotina de encaminhamento especfica, segundo o calendrio escolar da rede pblica e privada. Recomenda-se ao aluno preencher os Formulrios de Estgio Licenciatura na DAIA para que possa ter a cobertura de seguro-sade pela UnB.

21

20

Manual de Estgio CDAP:Coordenadoria de Desenvolvimento Acadmico e Profissional

Estgio Supervisionado

Campos de estgio
So considerados campos de estgios: Comunidades em geral; Grupos populacionais especficos; reas geogrficas definidas; Instituies: Pessoas de direito jurdico pblico e privado; Ncleos permanentes de extenso da UnB; Setores da Universidade que apresentem possibilidades de atuao relacionadas formao profissional, multiprofissional e interdisciplinar do estudante, com atividades relacionadas formao acadmica do estagirio.

23

22

Manual de Estgio CDAP:Coordenadoria de Desenvolvimento Acadmico e Profissional

Estgio Supervisionado

Requisitos para Estgio No-Obrigatrio


Dos estudantes:
A realizao do estgio no-obrigatrio pelo estudante na Universidade de Braslia est condicionada Lei 11.788, assim como ao seu desempenho acadmico. Desta forma, o aluno: Deve estar regularmente matriculado no curso; Ter os requisitos necessrios estipulados pelos projetos pedaggicos do seu curso, homologados pela Cmara de Ensino de Graduao CEG. A realizao de estgios, nos termos da Lei 11.788, aplica-se aos estudantes estrangeiros regularmente matriculados no curso, observado o prazo do visto temporrio de estudante, na forma da legislao aplicvel. A remunerao vedada ao aluno estrangeiro que recebe auxlio financeiro de rgos brasileiros, como o caso do Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior PROMISAES. O estgio no-obrigatrio vedado ao aluno que: Estiver cursando o primeiro semestre de seu curso; Obtiver ingresso como aluno especial. Estiver em risco de desligamento do curso, de acordo com as resolues 41/2004 do CEPE e 002/2007 do DEG (exceto em casos orientados e supervisionados pelo SOU);

25

24

Manual de Estgio CDAP:Coordenadoria de Desenvolvimento Acadmico e Profissional

Estgio Supervisionado
prerrogativa de cada curso aprovar a realizao de estgio noobrigatrio em seu Plano Poltico Pedaggico, definindo a partir de que semestre ser permitida a realizao deste estgio e como se dar a superviso dos alunos; A prorrogao do estgio est condicionada ao desempenho acadmico, verificado no ato do pedido de renovao pela Coordenadoria de Desenvolvimento Acadmico e Profissional CDAP, nos moldes da Resoluo 002/2007 do DEG.

Requisitos para Estgio No-Obrigatrio


A jornada de trabalho no pode ultrapassar 6 (horas) horas dirias e 30 (trinta) horas semanais; Ter a carga horria do estgio reduzida metade nos perodos de avaliao escolar, devidamente comprovados pela pela coordenao do curso ou pelo supervisor; Receber bolsa ou outra forma de contraprestao de servios que venha a ser acordada com a empresa; Receber auxlio-transporte quando a empresa no oferecer meio de transporte prprio; Receber seguro sade, que pode ser concedido pela empresa ou pela instituio de ensino, conforme contrato; Ter recesso de 30 (trinta) dias, a ser gozado preferencialmente durante suas frias escolares, sempre que o estgio tiver durao igual ou superior a 1 (um) ano; Ter recesso proporcional remunerado, quando o estgio tiver durao inferior a 1 (um) ano; Renovar seu contrato at o perodo mximo de dois anos, na mesma empresa (exceto quando se tratar de estagirio portador de deficincia) e quando houver interesse das partes.

27

dever do estudante:
Apresentar perfil compatvel com os programas e os projetos desenvolvidos pela instituio convenente; Agir de forma tica, cumprindo as normas disciplinares de trabalho e preservando sigilo referente s informaes a que tiver acesso na empresa; Apresentar relatrio das atividades desenvolvidas semestralmente e ao final do estgio ao docente supervisor de estgio de seu curso (Formulrio de Avaliao de Estgio).

direito do estudante:
Ter jornada de estgio compatvel com as atividades escolares, definida de comum acordo com a instituio de ensino;

26

Manual de Estgio CDAP:Coordenadoria de Desenvolvimento Acadmico e Profissional

Estgio Supervisionado

Requisitos para Estgio No-Obrigatrio


Da convenente (empresas):
Os campos de estgios (instituies) devero obedecer s normas que disciplinam o estgio nos diferentes cursos da Universidade, bem como atender aos seguintes requisitos: Autorizar o incio do estgio somente aps a assinatura do Termo de Compromisso de Estgio TCE e seu Anexo I pelas quatro partes envolvidas: empresa; aluno; supervisor de estgio na UnB; e Coordenadora Geral de Estgios da DAIA/CDAP, sempre nesta ordem. As datas constantes nos documentos (tanto no TCE quanto no Anexo I) devem ser as mesmas e nunca posteriores ao incio do estgio do aluno; A DAIA sempre a ltima a assinar o TCE e o Anexo I, ou seja, s o faz quando as outras partes j o fizeram; A DAIA no assina Termos de Compromisso de Estgio com datas retroativas; A empresa que permite ao aluno iniciar o estgio sem as devidas assinaturas do contrato corre o risco de ser autuada por ilegalidade, em termos do disposto na Lei 11.788. Assinar instrumento legal (convnio) que defina a relao entre a Universidade e o campo de estgio; Ofertar instalaes que tenham condies de proporcionar ao educando atividades de aprendizagem social, profissional e cultural;

29

28

Manual de Estgio CDAP:Coordenadoria de Desenvolvimento Acadmico e Profissional

Estgio Supervisionado
Indicar como supervisor de estgio um profissional com formao ou experincia na rea de conhecimento desenvolvida no curso do estagirio, que deve atuar de forma integrada com o docente supervisor da Universidade; Contratar em favor do estagirio seguro contra acidentes pessoais, cuja aplice seja compatvel com valores de mercado, estabelecida no termo de compromisso; O nmero da aplice de seguros deve ser indicado no Termo de Compromisso de Estgio. Oferecer, compulsoriamente, bolsa ou outra forma de contraprestao de servios que venha a ser acordada, bem como auxlio-transporte; Conceder ao aluno reduo de carga horria em perodo de provas escolares, quando devidamente comprovado pela pela coordenao do curso ou pelo supervisor; Conceder ao aluno recesso remunerado de 30 (trinta) dias, a ser gozado preferencialmente durante as frias escolares, a partir de 1 (um) ano de estgio, ou proporcional, quando a durao for inferior a 1 (um) ano; Enviar instituio de ensino, com periodicidade mnima de 6 (seis) meses, relatrio de atividades, com vista obrigatria ao estagirio; O Formulrio de Avaliao de Estgio deve ser preenchido obrigatoriamente pela empresa, pelo aluno e pelo supervisor de estgio na UnB, nesta ordem.

Requisitos para Estgio No-Obrigatrio


Comunicar imediatamente Universidade a interrupo do estgio; O Termo de Compromisso pode ser interrompido unilateralmente a qualquer momento, pela instituio convenente ou pelo estagirio. Aplica-se ao estagirio a legislao relacionada sade e segurana no trabalho, sendo sua implementao de responsabilidade da empresa. A concesso de benefcios relacionados a transporte, alimentao e sade, entre outros, no caracteriza vnculo empregatcio do aluno com a empresa.

31

30

Manual de Estgio CDAP:Coordenadoria de Desenvolvimento Acadmico e Profissional

Estgio Supervisionado

Requisitos para Estgio No-Obrigatrio


Da instituio de ensino:
Na Instituio de Ensino h requisitos a serem observados pelos colegiados de curso, pelo docente supervisor do estgio e pela Coordenadoria de Desenvolvimento Acadmico e Profissional DAIA/CDAP.

33

Cabe aos Colegiados de cursos definir, em seus projetos polticos pedaggicos:


Se admitem ou no estgio no-obrigatrio; Se atribuem ou no crditos no histrico do estudante; A relao entre n de crditos/carga horria do estgio; O semestre a partir do qual o aluno poder realizar o estgio noobrigatrio; As reas em que o aluno poder estagiar. Os professores que podero supervisionar estgio no-obrigatrio e, conseqentemente, assinar o Termo de Compromisso de Estgio (TCE) e o Formulrio de Avaliao de Estgio. So aceitos como responsveis pela assinatura do TCE os coordenadores de graduao, chefes de departamento ou diretores de unidades acadmicas na ausncia do docente supervisor (conforme Memo Circular/DAIA n002/2008).

32

Manual de Estgio CDAP:Coordenadoria de Desenvolvimento Acadmico e Profissional

Estgio Supervisionado
Cabe ao Docente Supervisor de Estgio:
Dar seu parecer no Plano de Atividades (Anexo I), sugerindo ajustes nas atividades quando estas no estiverem adequadas ao perfil do aluno e s habilidades e competncias que julga que o aluno dever adquirir com o estgio; Avaliar as instalaes da parte concedente do estgio e sua adequao formao cultural e profissional do educando; Exigir do estudante a apresentao, a cada seis meses, assim como ao final do estgio, de relatrio das atividades, de acordo com o Formulrio de Avaliao de Estgio, que deve ser preenchido obrigatoriamente pela empresa, pelo aluno e pelo docente orientador de estgio na UnB, nesta ordem; Comunicar parte concedente do estgio, as datas de realizao de avaliaes escolares ou acadmicas; Manter cadastro atualizado junto ao CDAP (fones para contato, e-mail).

Requisitos para Estgio No-Obrigatrio


Zelar pelo cumprimento do Termo de Compromisso de Estgio, reorientando o estagirio para outro local em caso de descumprimento de suas normas; Elaborar normas complementares e instrumentos de avaliao dos estgios de seus educandos, divulgando as aes realizadas e promovendo o aperfeioamento dos processos envolvidos; O CDAP elaborou um Formulrio de Avaliao de Estgio, a ser preenchido semestralmente e ao final do estgio, pela empresa, pelo aluno e pelo supervisor de estgio na UnB; A avaliao feita por cada uma das partes oferecer subsdios para que o CDAP possa: (a) orientar a empresa em caso de descumprimento da nova Lei de Estgio; (b) orientar o aluno em casos de dificuldades na realizao do estgio; (c) dar suporte ao supervisor em casos de dificuldades encontradas com o aluno ou com a empresa; (d) avaliar o papel do estgio com relao s novas habilidades e competncias adquiridas pelo estagirio; (e) avaliar a importncia do estgio para o rendimento acadmico do aluno em seu curso; e (f) coletar informaes que possam subsidiar os programas de preveno evaso e fracasso escolar do aluno em seus respectivos cursos.

35

Cabe Coordenadoria Profissional (CDAP):

de

Desenvolvimento Acadmico

Estimular, por meio dos Estgios, o exerccio da competncia e o compromisso com a realidade scio-poltico-cultural do pas; Agenciar os convnios e Termos de Compromisso de Estgio TCE, exercendo a superviso geral dos estgios;

34

Manual de Estgio CDAP:Coordenadoria de Desenvolvimento Acadmico e Profissional

Estgio Supervisionado

Convnio e Documentos Necessrios


H obrigatoriedade de se firmar convnio com a UnB para constituio de campo de estgio. O convnio uma forma de interao da Universidade com a convenente, para a concesso de vagas para estgio; Tem vigncia mdia de dois anos e pode ser prorrogado at o prazo de cinco anos. Aps esse perodo, novo convnio dever ser firmado; O convnio celebrado pelo representante legal da FUB, o Reitor, e o representante legal da convenente; A formalizao de novos convnios pela Universidade ocorre em um prazo mdio de 30 dias; A empresa se obriga a apresentar os documentos necessrios para a efetivao do convnio. O aluno poder iniciar seu estgio na empresa enquanto tramitam os documentos para a efetivao de convnio.

37

36

Manual de Estgio CDAP:Coordenadoria de Desenvolvimento Acadmico e Profissional

Estgio Supervisionado

Termo de Compromisso de Estgio TCE


O Termo de Compromisso de Estgio (TCE) define o objeto do estgio remunerado realizado pelo estudante na convenente, com base em convnio prvio. O TCE necessrio apenas nos casos de estgio no-obrigatrio. celebrado entre o estudante e a convenente (empresa), com a participao obrigatria da Universidade, representada neste instrumento pela Coordenadora Geral de Estgios da DAIA/CDAP. Tem vigncia semestral ou anual e pode ser renovado at o prazo mximo de quatro semestres, por meio de um Termo Aditivo. O plano de atividades do estagirio deve ser elaborado em comum acordo com a empresa, o estudante e o docente orientador de estgio; e ser incorporado ao Termo de Compromisso por meio de aditivos medida que for avaliado, progressivamente, o desempenho do estudante. A formalizao do Termo de Compromisso de Estgio ou do Termo Aditivo ocorre em um prazo mdio de 3 (trs) dias teis, depois de serem providenciados e enviados DAIA/CDAP todos os documentos necessrios. O Plano de Atividades (Anexo I) ser proposto pela empresa concedente do estgio e analisado pelo professor orientador do curso do estudante, que dar seu parecer; O docente orientador de estgio poder sugerir ajustes ao Plano de Atividades para que se adapte ao perfil do aluno e s habilidades e competncias que julga que o aluno dever adquirir com o estgio;

39

38

Manual de Estgio CDAP:Coordenadoria de Desenvolvimento Acadmico e Profissional

Estgio Supervisionado

Termo de Compromisso de Estgio TCE


A Coordenao Geral de Estgios da DAIA/CDAP analisa a adequao geral do TCE em termos dos requisitos da Lei de Estgios e da pertinncia do Plano de Atividades, verificando se as datas em todos os documentos so consistentes e anteriores ao incio do estgio. Documentos com datas retroativas sero devolvidos ao aluno, com carta para a empresa, sem a assinatura da DAIA/CDAP; Quando o Termo Aditivo no envolver modificaes no Plano de Atividades, no ser necessria a reapresentao deste documento; O nmero da aplice de seguros deve ser indicado no Termo de Compromisso de Estgio; Recomendamos que os Termos de Compromisso, Aditivo, Plano de Atividades e Avaliao sigam os modelos oferecidos pela DAIA/ CDAP, disponibilizados no Portal da UnB.

41

40

Manual de Estgio CDAP:Coordenadoria de Desenvolvimento Acadmico e Profissional

Estgio Supervisionado

Durao
A durao do estgio no pode ser superior a quatro semestres. O estgio na mesma parte concedente no poder exceder 2 (dois) anos, exceto quando se tratar de estagirio portador de deficincia. A carga horria deve ser de, no mximo, 30 horas semanais, distribudas nos horrios de funcionamento da instituio convenente e compatveis com o horrio escolar do aluno. Estgios de 40 horas apenas so permitidos no caso de estgios obrigatrios que alternam prtica e teoria, quando previstos no projeto pedaggico do curso; nestes casos, o aluno no cursa outras disciplinas, apenas o estgio. A carga horria poder ser regulada pelos Colegiados de curso, mantendo a compatibilidade com o turno e com o perodo do curso do aluno. Nos perodos de frias escolares, a jornada e o horrio do estgio podem ser alterados de comum acordo entre o estagirio e a instituio convenente

43

42

Manual de Estgio CDAP:Coordenadoria de Desenvolvimento Acadmico e Profissional

Estgio Supervisionado

Desligamento
O Desligamento ou resciso do estgio se d: Automaticamente, ao trmino do estgio; A qualquer tempo, no interesse da instituio ou a pedido do estagirio; Em descumprimento de qualquer compromisso assumido na oportunidade da assinatura do Termo de Compromisso de Estgio; Em decorrncia de faltas sem motivo justificado, por mais de cinco dias, consecutivos ou no, no perodo de um ms, ou por trinta dias durante todo o perodo do estgio; Em virtude da interrupo do curso na instituio de ensino; A partir da interrupo temporria do curso do aluno por meio de solicitao de TGM (justificado ou no).

45

44

Manual de Estgio CDAP:Coordenadoria de Desenvolvimento Acadmico e Profissional

Estgio Supervisionado

Coordenao dos Estgios


So responsveis pelo Estgio: No caso dos estgios obrigatrios, cabe coordenao especfica de estgio, vinculada a cada curso, as atribuies de programar, desenvolver, supervisionar e avaliar os estgios oferecidos, conforme a legislao vigente e as normas fixadas para cada curso, visando a integrao das reas de ensino, pesquisa e extenso. A superviso de Estgio Supervisionado obrigatrio, em cada curso, dever ser exercida por docentes da Universidade de Braslia, podendo contar com a participao de tcnicos do campo de estgio, para efeito de acompanhamento da atuao do estagirio; As atribuies dos supervisores, a programao dos estgios curriculares, os mtodos e instrumentos de superviso e acompanhamento do estagirio, assim como as atividades congneres sero fixadas pela coordenao especfica de estgios, por meio de normas prprias de cada curso; A matrcula em disciplinas de Estgio Supervisionado dever ser solicitada pelo aluno, de acordo com o calendrio universitrio de graduao, nas respectivas Unidades Acadmicas; A avaliao nas disciplinas de Estgio Supervisionado deve ser realizada obrigatoriamente por docentes da Universidade, podendo contar com a participao de tcnicos do campo de estgio, para efeito da complementao de dados necessrios avaliao;

47

46

Manual de Estgio CDAP:Coordenadoria de Desenvolvimento Acadmico e Profissional

Estgio Supervisionado

Coordenao dos Estgios


O aproveitamento do aluno ser registrado na forma do Regimento Geral. No caso dos estgios no-obrigatrios, so trs os responsveis pelo estgio: o docente supervisor na UnB, o supervisor da empresa e a DAIA/CDAP.

49

Cada curso dever regulamentar seus estgios no-obrigatrios

especficos com aprovao pelos Colegiados dos Cursos de Graduao e com a homologao da Cmara de Ensino de Graduao CEG, com ampla divulgao a seus alunos.

48

Manual de Estgio CDAP:Coordenadoria de Desenvolvimento Acadmico e Profissional

Estgio Supervisionado

Regulamentao do Estgio
A regulamentao de Estgios segue a nova Lei de Estgio (LEI N 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008), que dispe sobre o Estgio dos estudantes e regulamenta a poltica pblica de emprego para jovens no Brasil. Nos casos que envolvem remunerao, o Termo de Compromisso de Estgio TCE dever ser assinado antes do incio das atividades de estgio do aluno. A CDAP/DAIA s se responsabiliza por estagirios (remunerados ou no) quando estes so alunos regularmente matriculados como estudantes de graduao na Universidade de Braslia, que tenham bom desempenho acadmico, e apenas quando os estgios ocorrem em empresas conveniadas com nossa instituio. Estudantes sob condio de desligamento, em fase probatria, apenas podero realizar estgio quando devidamente atendidos e acompanhados pelos psiclogos do Servio de Orientao ao Universitrio SOU e autorizados pela Coordenadora Geral de Estgios e pelo coordenador do curso.

51

Fiscalizao
A manuteno de estagirios em desconformidade com a Lei 11.788 caracteriza vnculo de emprego do educando com a parte concedente do estgio para todos os fins da legislao trabalhista e previdenciria. A instituio privada ou pblica que reincidir na irregularidade de que trata a Lei ficar impedida de receber estagirios por 2 (dois) anos, contados da data da deciso definitiva do processo administrativo correspondente.

50

Manual de Estgio CDAP:Coordenadoria de Desenvolvimento Acadmico e Profissional

Estgio Supervisionado

Formulrios para Download


Os seguintes documentos esto disponveis para download no stio da DAIA/CEDAP, no Portal da UnB: http://www.unb.br/administracao/diretorias/daia/cdap Relao de documentos para Convnios Termo de Compromisso de Estgio TCE Plano de Atividades (Anexo I) Termo Aditivo Formulrio para Avaliao de Estgio Termo de Compromisso de Estgio para a Secretaria de Estado de Educao do DF (Licenciatura) Indicao de Estagirio para a DEMTEC DF Declarao para fins de Estgio Supervisionado para rgos Pblicos e Privados Termos da aplice do Seguro-sade Resoluo do Decano de Ensino de Graduao No 002/2007 Resoluo 41/2004 CEPE OFCIO CIRCULAR/DAIA/N 001 /2008 , de 26 de novembro de 2008 OFCIO CIRCULAR/DAIA/N 001/2009, de 14 de maio de 2009 LEI N 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008, que dispe sobre o Estgio dos estudantes Cartilha do Ministrio do Trabalho sobre a Lei de estgio.

53

52

Manual de Estgio CDAP:Coordenadoria de Desenvolvimento Acadmico e Profissional

Estgio Supervisionado

Vagas de Estgios
Os alunos podero conferir as vagas disponveis para estgios em empresas conveniadas com a UnB no stio da DAIA/CDAP:

55

http://www.unb.b/administacao/diretorias/daia/vagas

54

Manual de Estgio CDAP:Coordenadoria de Desenvolvimento Acadmico e Profissional

Copyright 2009 Universidade de Braslia. Todos os direitos reservados

Вам также может понравиться