Вы находитесь на странице: 1из 5

EGRGIO TRBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO - SEO CRIMINAL.

Cpia

Apelao Criminal 990.09.086864-3 Apelante: Antonio Carlos Souza Del Rei Apelado: Justia Pblica Incltos Julgadores

ANTONIO CARLOS SOUZA DEL REI, por seu advogado que a esta subscreve, vem, reverentemente a presena de Vossa Excelncia, inconformado com o r. acrdo que majorou a pena aplicada na sentena de primeiro grau, interpor Embrgos de Declarao, ante a contradio a seguir apontada:

A r. sentena prolatada pelo Juzo a quo o condenou o Embargante pena final de recluso de, em regime inicial aberto de trs anos cinco meses e dez dias de recluso, em regime inicial fechado, e ao pagamento de 399 idas multa, no mnimo legal, por incurso no artigo 33, pargrafo 4. da Lei 11.343/06 e artigo 333, caput do Cdigo Penal, sem o direito de recorrer em liberdade.

J o r. acrdo prolatado reformou a em patente prejuzo do embargante a sentena de primeiro grau aplicando a pena de 3 anos e 08 de recluso em regime fechado, tendo nela o argumento de ter se havido dado provimento parcial ao apelo a fim de reduzir a pena do recorrente.

Desta forma, contraditria deciso que da provimento para reduzir a pena e aumenta a pena final aplicada em 3 meses.

V-se claramente na sentena a inteno de aplicar a pena de 3 anos e 5 mses, manifestada expressamente por 2 vezes, havendo contradio na deciso que da provimento para reduzir a pena e a aumenta.

O Cdigo de Processo Penal ptrio estabelece, em seu art. 617, que: "O tribunal, cmara ou turma atender nas suas decises ao disposto nos arts. 383, 386 e 387, no que for aplicvel, no podendo, porm, ser agravada a pena, quando somente o ru houver apelado da sentena".

Trata-se do princpio da proibio da reformatio in pejus, o qual significa que no pode haver reforma da deciso para pior. Em outras palavras, havendo apenas recurso da defesa, o juzo ad quem no poder agravar a situao do ru.

Em contrapartida, no houve sequer recurso interposto pela acusao, o que desautoriza totalmente a instncia superior impor gravame maior ao condenado, uma vez que no h pedido nesse sentido.

A vedao da reformatio in pejus em recurso exclusivo da defesa se justifica uma vez que o rgo colegiado ad quem deve se pronunciar em conformidade com o postulado no recurso, ou seja, consagra a proibio do julgamento extra e ultra petitum, a que se refere os arts. 1281 e 460 2 do Cdigo de Processo Civil. A nova deciso no pode extrapolar os limites do que foi pedido no recurso.

Esse postulado busca, tambm, garantir o respeito ao princpio constitucional do contraditrio, tendo em vista que, se houvesse tal permisso, o recorrente no teria a oportunidade de aduzir argumentos no sentido de impedir a imposio de eventual condenao mais gravosa.

Outra causa justificante da existncia da proibio da reformatio in pejus a adoo, pelo ordenamento ptrio, do sistema acusatrio, em que as funes de acusar, defender e julgar so atribudas a rgos distintos. Portanto, de acordo com a mxima latina nemo judex sine actore (ou, ento, ne procedat judex ex officio), o magistrado no pode exercer sua atividade jurisdicional sem que haja sido provocado.

Conclui Tourinho Filho que "...Se no h algum postulando a exasperao da pena pelo contrrio at , como poderia o juzo ad quem

Art. 128. O juiz decidir a lide nos limites em que foi proposta, sendo-lhe defeso conhecer de questes, no suscitadas, a cujo respeito a lei exige a iniciativa da parte. 2 Art. 460. defeso ao juiz proferir sentena, a favor do autor, de natureza diversa da pedida, bem como condenar o ru em quantidade superior ou em objeto diverso do que lhe foi demandado.

faz-lo? Assim, a proibio da reformatio in pejus conseqncia lgica do sistema acusatrio." 3 Por derradeiro, defende o douto professor Mossin
4

que,

havendo modificao da deciso prejudicial ao condenado, por ocasio de interposio de recurso unicamente seu, estar-se-ia diante de uma reviso criminal de ofcio e pro societate, o que vedado pelo legislador (art. 621, CPP). Em que pese a opinio do renomado autor, no h que se falar em reviso criminal nesse contexto, uma vez que h recurso (ainda que exclusivamente da defesa), no existindo ainda deciso transitada em julgado.

E a jurisprudncia ptria dominante assim se manifesta, vejamos:

Tribunal de Alada Criminal de So Paulo Considerao apenas do resultado final da pena. "Pena. Reformatio in pejus: vedao de aumento da reao final e no das etapas da medida da pena" (RJDTACRIM 33/204).

Tribunal de Alada Criminal de So Paulo Considerao apenas do resultado final da pena. " A proibio da reformatio in pejus no vincula o Tribunal aos critrios adotados pelo Juiz de 1. grau nas vrias etapas da concretizao da reprimentda, impedidndo-o to somente agravar a pena final" (JTACRESP 74/219).

TOURINHO FILHO, Fernando da Costa. Processo penal. So Paulo: Saraiva, 2002, vol. 4, p. 404. 4 MOSSIN, Herclito Antnio. op. cit., 1998, vol. 4, p. 219.

Supremo Tribunal Federal Impossibilidade de majorar a pena final. "Habeas Corpus. Recurso da acusao que visa a reforma parcial da sentena quanto ao co-ru. Configura julgamento que, excedendo os limites do recurso interposto, agrava a pena do paciente, com a qual se conformou o Ministrio Publico, tanto que expressamente o excluius do efeitos da apelao pertinente ao co-ru. Aplicao do princpio tantam devolutum quantum appellatum. Habeas Corpus concedido" (JSTF 157/360).

Assim, tendo em vista os gravssimos prejuzos de ordem jurdica e moral que a contradio apontada atravs dos presentes Embargos de Declarao trouxe ao Embargante, so os mesmos para que CORRIGINDO-SE A CONTRADIO APONTADA NO ARESTO, SEJA O MESMO CORRIGIDO LIMITANDO-SE, ESTRITAMENTE, AO SEU OBJETO, QUAL SEJA, APENAS A DIMINUIO DA PENA APLICADA NO ARTIGO 333 DO CDIGO PENAL SEM O AUMENTO DA PENA APLICADA PELO ARTIGO 33, DA LEI 11.343/06, COMO MEDIDA DE JUSTIA!

Pede deferimento.

So Paulo, 19 de outubro de 2009.

MAURICIO DE CAMPOS MENDES PEREIRA OAB/SP N. 189.407

Вам также может понравиться