Вы находитесь на странице: 1из 61

ANDRA GONALVES MENDES OGUIDO

RESPONSABILIDADE CIVIL NO CASO DO VO 3054 DA TAM E SEUS REFLEXOS NO MUNDO JURDICO

Londrina 2009

ANDRA GONALVES MENDES OGUIDO

RESPONSABILIDADE CIVIL NO CASO DO VO 3054 DA TAM E SEUS REFLEXOS NO MUNDO JURDICO

Trabalho de Concluso de curso apresentado ao Curso de Direito da Universidade Pitgoras - Campus Metropolitana, como requisito parcial para a obteno do ttulo de Bacharel em Direito.

Orientadora: Silvia Regina Tacla Pietraroia

Londrina 2009

ANDRA GONALVES MENDES OGUIDO

RESPONSABILIDADE CIVIL NO CASO DO VO 3054 DA TAM E SEUS REFLEXOS NO MUNDO JURDICO

Trabalho de Concluso de Curso aprovado, apresentado Pitgoras Campus Metropolitana, como requisito parcial para a obteno do ttulo de Bacharel em em Direito, com nota final igual a 10,0, formada pelos professores: conferida pela Banca Examinadora

Prof. Orientador: Silvia Regina Tacla Pietraroia Pitgoras Campus Londrina

Prof. Membro 2: Mirelle Neme Buzalaf Pitgoras Campus Londrina

Prof. Membro 3: Fbio Benfatti Pitgoras Campus Londrina

Londrina, 08 de setembro de 2009.

DEDICATRIA

Dedico esse trabalho a um grande amor e pai biolgico de minha filha, Mrcio Rogrio de Andrade. (in memorian).

AGRADECIMENTOS

A Deus que sempre esteve presente em minha vida e que me deu foras para continuar.

minha orientadora pelos encontros semanais e todo carinho e ateno a mim dedicados, assim como, a todos os professores que me direcionaram nessa conquista.

minha famlia, em especial, minha me, Maria de Lourdes Gonalves Oguido e minha filha, Marcella Oguido, que sempre me apoiaram e entenderam minha ausncia durante o perodo de pesquisa.

Aos meus queridos amigos e companheiros de sala, Andreza Rodrigues Cardoso de Gouva, Luiz Renato Pirolli e Rosane Zonato Pirolli, pela convivncia maravilhosa desses cinco anos.

O mundo um lugar perigoso de se viver, no por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer. Albert Einstein

OGUIDO, Andra Gonalves Mendes. RESPONSABILIDADE CIVIL NO CASO DO VO 3054 DA TAM E SEUS REFLEXOS NO MUNDO JURDICO. 2009. 55p. Monografia (Graduao em Direito) - Faculdade Pitgoras Campus Metropolitana Londrina / PR.

RESUMO

A responsabilidade civil o instrumento jurdico pelo qual o causador de um dano obrigado a compens-lo. Como isso ser possvel quando o dano atingido for a vida? Em 17 de julho de 2007, o Brasil acompanhou o maior acidente areo da histria da aviao. O vo 3054 da TAM com passageiros a bordo derrapou na noite de tera-feira quando pousava no aeroporto de Congonhas e bateu contra um depsito da empresa que fica do lado oposto da Avenida Washington Lus, provocando um incndio de grandes propores. Quase duzentas pessoas morreram nessa tragdia. Assim, o objetivo do presente trabalho recolher informaes possveis sobre este acidente e verificar quais so os seus reflexos no mundo jurdico, principalmente no que tange ao dano moral j que o bem prejudicado foi a vida.

Palavras-Chave: Responsabilidade Compensar, Punir,

Civil,

Indenizao

Moral,

Reparar,

Oguido, Andra Gonalves Mendes. LIABILITY IN CASE OF FLIGHT 3054 TAM AND ITS CONSEQUENCES IN THE LEGAL WORLD. 2009. 55p. Monograph (Law Degree) - Pitgoras University Metropolitana Campus Londrina / PR.

ABSTRACT

The liability is the legal instrument by which the cause of an injury is bound to compensate the victim. How this can be achieved when the damage is life? On July 17, 2007, Brazil followed the greatest crash in the history of aviation. TAM Flight 3054 skid on the evening of Tuesday with passengers on board when lodging at the airport of Congonhas and crashed against a deposit of the company is on the opposite side of Avenida Washington Lus, causing a fire of large proportions. Nearly two hundred people died in that tragedy. The objective of this study is to gather possible information about this accident and determine what are its effect on the legal world, especially regarding the moral as the right to life was jeopardized.

Keywords: Liability, Indemnity Moral, Repair, Compensation, Punishment,

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

AIRBUS 320 - Modelo de Aeronave

ANAC - Agncia Nacional de Aviao Civil

BRA - Transportes Areos

CDC - Cdigo de Defesa do Consumidor

CENIPA - Centro de Investigao e Preveno de Acidentes Areos.

FAB - Fora Area Brasileira

GOL - Linhas Areas Inteligentes

INFRAERO - Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroporturia

TAM - Linhas Areas S/A

TAM EXPRESS - Cargas Rpidas

SUMRIO

INTRODUO 1. RESPONSABILIDADE CIVIL 1.1. Evoluo Histrica da Responsabilidade Civil 1.2. Conceito de Responsabilidade Civil 1.3. Princpios da Responsabilidade Civil 1.3.1. 1.3.2. 1.3.3. 1.3.4. 1.3.5. 1.3.6. Princpio da irrelevncia da culpa Princpio da essencialidade do dano Princpio da preocupao prioritria com a vtima Princpio da reparao integral Princpio da solidariedade entre os causadores do dano Princpio do ajuste da indenizao ao valor suportvel pelo Responsvel 1.4. Espcies de Responsabilidade Civil 1.4.1. 1.4.2. 1.4.3. 1.4.4. 1.4.5. Responsabilidade Civil Subjetiva Responsabilidade Civil Objetiva Responsabilidade Civil Contratual e Extracontratual Responsabilidade Civil nas Relaes de Consumo Responsabilidade Civil e Penal

12 14 15 16 19 19 20 20 20 20

21 21 21 23 24 25 29 31 32 33 34

1. 5. Funes da Responsabilidade Civil 2. INDENIZAES NA ESFERA JURDICA 2.1. Indenizao Material 2.2. Indenizao Moral

3. VO 3054 DA TAM 3.1. Anac, Infraero e Tam 3.2. Airbus 3.3. Pilotos 3.4. O que foi feito at o momento CONCLUSO REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ANEXOS Anexo 1: Tabela do Cenipa Anexo 2: Imagens do acidente e da vtimas da TAM Anexo 3: Pginas 79 e 80 do Inqurito Policial Anexo 4: Termo de ajustamento de conduta Anexo 5: Revista Afavitam criada pelos familiares da vtimas Anexo 6: Informaes sobre o escritrio americano: Masry & Vititoe e reportagem sobre o escritrio Podhurst Orseck. Anexo 7: Questionrios solicitados pelos rus

43 44 48 48 50 53 58

INTRODUO

O transporte areo ainda o mais seguro de todos, todavia, segundo informaes do Centro de Investigao e Preveno de Acidentes Aeronuticos (Cenipa), o Brasil teve, em 2008, o maior nmero de acidentes areos dos ltimos 14 anos, como poder ser observado no decorrer do trabalho. Dois deles de grandes propores.

No dia 29 de setembro de 2006, o Boeing 737-800 da Gol, que fazia o vo 1907, de Manaus para Braslia, se chocou em pleno ar com um jato legacy que seguia de So Paulo rumo aos Estados Unidos, ocasionando um acidente com 154 vtimas a bordo, dentre as quais 149 passageiros e seis tripulantes. Os destroos da aeronave foram localizados 30 km a leste do municpio de Peixoto Azevedo, no Mato Grosso.

Na tera-feira de 17 de julho de 2007, o vo 3054 da TAM, com 187 passageiros a bordo, derrapou quando pousava no aeroporto de Congonhas e bateu contra um depsito da empresa que ficava do lado oposto da Avenida Washington Lus. O choque provocou um incndio de grandes propores, matando quase 200 pessoas entre passageiros e funcionrios da TAM Express. Em menos de um ano, 353 mortes em acidentes areos.

Pais perderam seus filhos, filhos perderam seus pais, outros perderam a famlia inteira. O que provocou o maior acidente do Brasil? Quais os fatores que contriburam para isso? O que tem feito os familiares das vtimas?

O Direito no Brasil, no que tange responsabilidade civil, tem a funo de amenizar e compensar o sofrimento. Ser que o direito consegue amenizar a dor de pessoas que tiveram seqelas irreparveis? A vida tem um preo? Como reparar uma tragdia? Quais os critrios utilizados pelos magistrados? Utiliza-se o Cdigo Civil (CC) ou Cdigo de Defesa do Consumidor (CDC)? Como fazer justia num caso como esse?

O objetivo do presente trabalho, portanto, coletar todas as informaes possveis sobre o acidente do Vo 3054 da TAM e verificar como o instrumento jurdico da responsabilidade civil aplicado em casos como este. Alm disso, investigar como o dano moral poder coibir atos ilcitos e transformar os meios de transportes areos mais seguros.

No

primeiro

captulo,

aprensentar-se-

instituto

da

responsabilidade Civil de acordo com alguns doutrinadores, sempre dando nfase e analisando o acidente em questo. Mesmo que as indenizaes faam parte desse mesmo captulo, optou-se por fazer um segundo, dando nfase ao dano moral, j que tema bastante complexo e muito discutido no mundo jurdico. No terceiro captulo, informar-se-o todos os acontecimentos sobre o vo 3054 que vai desde o relato da tragdia (passando por suas causas) at o que foi feito pelos familiares recentemente, ficando o quarto captulo reservado concluso.

1. RESPONSABILIDADE CIVIL

Segundo o caput do artigo 5 da Constituio Federal de 1988 , todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade (grifo nosso).
1

Assim, a liberdade um direito do ser humano, garantido pela Carta Magna, no entanto, esse direito no absoluto, pois h uma limitao: ser livre desde que no prejudique o outro, caso contrrio, ter que arcar com as conseqncias.

Da mesma forma que a lei protege a liberdade, ela tambm a limita, mostrando at que ponto o interesse de um indivduo pode caminhar sem chocar-se com o do outro. De acordo com Tomas Hobbes2, a lei o exato limite entre o que justo e o que injusto, no havendo nada que seja considerado injusto e no seja ao contrrio a alguma lei.

Dessa forma, todo aquele que causar dano a algum, dever arcar com o prejuzo, a isso o direito denomina responsabilidade civil. Assim, segundo o Cdigo Civil3, aquele que, por ao ou omisso voluntria, negligncia, ou imprudncia, violar direito, ou causar prejuizo a outrem, fica obrigado a reparar o dano.

Ameaada ficaria a segurana social se ficassem impunes aqueles que, no exerccio de atividades de prestao de servio - como transporte areo ou qualquer outro ramo - viessem a causar danos ao patrimnio ou a integridade fsica ou moral de terceiros, no fossem punidos de alguma forma. Responsabilizar as empresas que prestam servios de

1 BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia, DF, 1988. Artigo 5. 2 HOBBES, Thomas. Leviat, Nova Cultural, So Paulo, 1974, Cap. XXVI, "Das leis civis", p. 165. 3 BRASIL. Decreto Lei n. 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Cdigo Civil, Braslia, DF, 2002. Artigo 159

transportes recente, todavia, o instituto da responsabilidade existia desde os primrdios, como poder ser observado a seguir.

1.1. Evoluo Histrica de Responsabilidade Civil

Desde a sua existncia at os dias atuais, o homem cuida daquela pessoa querida ou daquilo que seu de forma a impedir a ocorrncia de qualquer tipo de prejuzo. Todavia, se esse prejuzo j aconteceu, ele busca o retorno ao estado anterior ou uma compensao pelo mal sofrido. Como se percebe, o instituto da reparao antigo, no entanto, a forma de combater o dano sofrido que foi se alterando de acordo o tempo.

Nos tempos primitivos era comum a reparao de um dano pelas prprias mos (instinto), conforme afirma Aguiar Dias, Apud Silvio Neves Baptista4 era uma reao espontnea e natural contra o mal sofrido; soluo comum a todos os povos nas suas origens, para a reparao do mal pelo mal. Aqui bastava ter o dano para que houvesse uma reparao, sem necessariamente haver culpa. Na maioria das vezes, porm, o lesado no podia reagir desde logo, mesmo porque, ele nem sempre estava presente no momento da prtica do ato danoso. Quando isso acontecia, o castigo era posterior.

Surge a necessidade de regulamentao desse castigo com a pena do olho por olho, dente por dente, prevista na Lei de Talio. A justia privada vai, aos poucos, sendo substituda pela autoridade que aplicava o que constava nas Leis das XII Tbuas. Depois surge a composio voluntria pela qual o ofensor pagava ao ofendido uma poena (pena), representada por coisa ou dinheiro, espcie de resgate da culpa 5, como se o ofensor pagasse pelo perdo do outro. Aparece ainda a composio tarifada, com uma pena especfica para cada dano.

4 BAPTISTA, Silvio Neves. Teoria geral do dano. De acordo com o novo cdigo civil brasileiro. So Paulo: Atlas, 2003. p. 21. 5 Id. Ib. p. 22.

No entanto, atravs da Lex Aquilia que os primeiros preceitos delituais foram generalizados, substituindo o caso concreto. Surgindo a idia da culpa (responsabilidade subjetiva). Segundo, ainda, Aguiar Dias Apud Silvio Neves Batista6:
Primeiro captulo regulou o caso da morte dos escravos ou quadrpedes que pastam em rebanho; o segundo captulo tratou do dano causado por um credor acessrio ao principal; e o terceiro captulo, do dano por ferimento causado aos escravos e animais e da destruio ou deteriorao de todas as outras coisas corpreas.

Atualmente, a ferramenta jurdica utilizada para reparar o dano o instituto jurdico da responsabilidade civil que manteve a teoria da culpa como regra, mas tambm consagrou, de forma genrica, a responsabilidade objetiva de acordo com a teoria do risco, ou seja, pelos danos causados pelo exerccio de atividade perigosa como poder ser verificado nos classificaes da responsabilidade civil expostos a seguir. conceitos e

1.2. Conceito de Responsabilidade Civil

A responsabilidade civil, tanto em seu sentido etimolgico como jurdico, exprime a idia de obrigao, contraprestao ou encargo. Sobre a origem do vocbulo responsabilidade, Maria Helena Diniz7, ressalta que o termo provm do verbo latino respondere (responder), designando o fato de ter algum se constitudo garantidor de algo.

No entanto, definir a responsabilidade civil um grande desafio, pois um tema muito abrangente e cheio de detalhes. Por esse motivo e para um melhor entendimento, faz-se necessrio fazer algumas observaes.

O homem deve conduzir-se de acordo com um dever jurdico, ou seja, respeitando as limitaes da Lei sob pena de cometer um ato ilcito. Esse dever jurdico pode ser originrio ou sucessivo. Originrio a limitao que a Lei impe a ele, como, por exemplo, no matar. J o dever
6 Id. Ib. p. 24.

7 DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro. 7 volume. 20 edio. So Paulo: Saraiva, 2006. p.39.

sucessivo a violao (ato ilcito) do dever originrio, como no exemplo anterior, matar, implicando num dever de reparar o dano causado tanto vtima como sociedade. Assim, conforme Srgio Cavalieri Filho8:
A violao de um dever jurdico configura o ilcito, que, quase sempre, acarreta dano para outrem, gerando um novo dever jurdico, qual seja, o de reparar o dano. H assim um dever jurdico originrio, chamados por alguns de primrio, cuja violao gera um dever jurdico sucessivo, tambm chamado de secundrio.

Importante tambm ressaltar que o dever jurdico originrio ser sempre uma obrigao, j o sucessivo um dever responsvel de ressarcir o prejuzo. Desse modo, a responsabilidade civil um vnculo surgido entre pessoas devido a um evento ftico, no que se ope ao conceito de obrigao, que um vnculo oriundo de uma manifestao de vontade. o instrumento jurdico responsvel pela reparao de um dano causado por um ato ilcito ou lcito.

No constituem atos ilcitos os praticados em legtima defesa ou no exerccio regular de um direito reconhecido ou na deteriorao ou destruio da coisa alheia, ou a leso pessoa, a fim de remover perigo iminente, conforme artigo 188 do Cdigo Civil de 2002. Todas as trs modalidades embora lcitas, no excluem o dever de indenizar.

Importante diferencia aqui as causas de excludente de ilicitude (estado de necessidade, legtima defesa e exerccio regular do direito) com as excludentes da responsabilidade civil (caso fortuito, fora maior e culpa exclusiva da vtima). Na primeira (excludente de ilicitude), o ato no considerado ilcito, mas, mesmo assim, o causador do dano dever arcar com o prejuzo. O intuito, neste caso, proteger aquele que sofreu o dano. J a segunda (excludente da responsabilidade civil), refere-se queles casos em que no h o dever de indenizar.

8 CAVALIERI FILHO, Sergio. Programa de responsabilidade civil. 8 ed. So Paulo: Atlas, 2008.p. 2.

Como bem explica Felipe Braga Netto9


As excludentes de ilicitude retiram a contrariedade ao direito da conduta, mas no isentam, de modo absoluto, o responsvel pela reparao dos danos (no estado de necessidade o ato, apesar de lcito, indenizvel; na legtima defesa com erro na execuo, embora lcita, gera o dever de indenizar os terceiros atingidos). J as excludentes de responsabilidade civil, por romperem o nexo de causalidade, afastam o prprio dever de reparar os danos (durante a viagem de nibus, o assalto mo armada, que causa danos aos passageiros, segundo a jurisprudncia, caso fortuito e no gera responsabilidade da empresa de transporte).

A legtima defesa, tratada no Cdigo Civil, a mesma da esfera penal, ou seja, aquela ao utilizada moderadamente para repelir uma agresso, mas para que se constitua causa de excludente, importante atentarse aos requisitos de Damsio de Jesus Apud Silvio Neves Baptista10:
(1) agresso injusta atual ou iminente; (2) direitos do agredido ou de terceiro; (3) repulsa com os meios necessrios; (4) uso moderado de tais meios; (5) conhecimento da agresso e da necessidade da defesa.

O exerccio regular do direito so aqueles atos autorizados por lei, o direito exercido regularmente, normalmente, razoavelmente, de acordo com seu fim econmico, social, a boa-f e os bons costumes
11

. Assim, quem

pratica um dano no exerccio cumprimento da lei tambm est sujeito reparao quando comete ato danoso. Todavia, o Estado quem responder pelo dano, podendo futuramente requerer o prejuzo do causador do dano (direito de regresso), se provada a culpa do agente.

Conforme exemplos de Anbal Bruno, destacados na obra de Silvio Neves Paptista12: No age ilicitamente o carrasco que executa uma sentena de morte, o policial que detm o criminoso, o encarregado da priso que o encarcera, embora sejam fatos delituosos matar e privar a outrem de sua liberdade.

9 BRAGA NETO, Felipe P.. Responsabilidade Civil. So Paulo: Saraiva, 2009. p. 128. 10 Op. Cit. p. 128. 11 CAVALIERI FILHO, Sergio. Programa de responsabilidade civil. 8 ed. So Paulo: Atlas, 2008.p. 19. 12 Id. Ib. 127 e .128.

No estado de necessidade, o causador do dano, ainda que com boa inteno, dever indenizar o outro quando causar dano fsico ou sua imagem. No entanto, se esse dano ocorrer por culpa da vtima - como, por exemplo, uma pessoa que tentando salvar um suicida, quebra sua perna no haver indenizao.

O direito ptrio admite, com reservas, que o caso fortuito e a fora-maior excluem a responsabilidade civil. O Cdigo do Consumidor no estabeleceu como causa excludente de responsabilidade entre as demais causas elencadas; todavia, pode ser causa para impedir o dever de indenizar. Diferente quando for culpa exclusiva da vtima que afasta absolutamente a responsabilidade.

Diante da complexidade do instituto e de suas particularidades, importante se faz entender alguns princpios, j que contribuem para analisar cada caso prtico.

1.3. Princpios

Segundo o conceito de Cretella Junior, citado por Maria Sylvia Zanella Di Pietro,
13

princpios de uma cincia so as proposies bsicas

fundamentais, tpicas que condicionam todas as estruturaes subsequentes. Princpios, neste sentido, so os alicerces da cincia.

Dessa forma, importante destacar alguns princpios especficos da area da responsabilidade civil, citados por Felipe P. Braga Netto14, j que servem para direcionar as decises jurdicas.

1.3.1.

Princpio da irrelevncia da culpa

A responsabilidade civil consiste em indenizar aquele que sofreu com o dano, seja, reparando, seja compensando. Em regra, a culpa no
13 DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 21 ed. So Paulo: Atlas, 2008. p. 61 14 BRAGA NETO, Felipe P.. Responsabilidade Civil. So Paulo: Saraiva, 2009. p. 105.

interfere no valor dessa indenizao, o que se leva em considerao a extenso do dano15.

No entanto, existem excees quando houver desproporo entre a culpa e o dano, dano moral, dolo como fator de aumento do valor indenizatrio e no caso de menor responsvel pelo dano.

1.3.2.

Princpio da essencialidade do dano

O dano na responsabilidade civil essencial, j que sem ele, no h que se falar em responsabilidade civil, muito menos em indenizao.

1.3.3.

Princpio da preocupao prioritria com a vtima

O objetivo desse princpio no deixar a vtima sem a reparao. Deve-se, dentro das possibilidades do caso, buscar restaurar, tanto quanto possvel, a situao que existia anteriormente ao dano.

1.3.4.

Princpio da reparao integral

O princpio da reparao integral direciona o juiz na fixao de uma indenizao justa, de forma que a reparao seja integral, cobrindo, verdadeiramente, os prejuzos havidos moral.
16

, tanto na esfera patrimonial como na

1.3.5.

Princpio da solidariedade entre os causadores do dano

Os causadores do dano respondero solidariamente pela reparao do dano, conforme artigo 942 do Cdigo Civil. Essa solidariedade objetiva, no sendo necessria a prova de que os responsveis tiveram culpa.

15 BRASIL. Lei n. 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Cdigo Civil, Braslia, DF, 2002. Artigo 944.

16 BRAGA NETO, Felipe P.. Responsabilidade Civil. So Paulo: Saraiva, 2008. p. 105.

1.3.6.

Princpio do ajuste da indenizao ao valor suportvel pelo

responsvel

Diferentemente dos outros princpios, esse protege o causador do dano, pois direciona o juiz a fixar um valor razovel de maneira que no provoque a runa do ofensor. 17

1.4. Espcies de Responsabilidade Civil

A Responsabilidade Civil no Direito atual um tema bastante estudado devido a sua importncia e abrangncia na vida cotidiana, mas tambm muito complexo, pois seu conceito ter particularidades diferentes em cada caso, como ser exposto a seguir.

1.4.1.

Responsabilidade Civil Subjetiva

De acordo com a teoria clssica, a responsabilidade civil subjetiva exige a existncia de quatro pressupostos: Conduta (ao ou omisso), dano (leso a um bem jurdico), nexo causal (relao entre a conduta e o dano) e culpa em sentido amplo (Negligncia, impercia, imprudncia ou dolo). A conduta do agente deve ser analisada se agiu com culpa (sentido lato senso). Caso isso no seja possvel, a vtima direta ou indireta no ter como exigir seus direitos. Aqui cada um responde por seus atos.
18

Conforme salienta Srgio Cavalieri Filho

, comparando o

Cdigo Civil de 1916 (artigo 159) com o Cdigo Civil de 2002 (artigo 186), a culpa foi mantida como fundamento da responsabilidade Subjetiva. O autor ainda analisa o artigo 186 do Cdigo Civil de 2002 e destaca os trs pressupostos da responsabilidade Subjetiva:

17 Op. Cit. p. 105. 18 CAVALIERI FILHO, Sergio. Programa de responsabilidade civil. 8 ed. So Paulo: Atlas, 2008. p. 16.

H primeiramente um elemento formal, que a violao de um dever jurdico mediante conduta voluntria; um elemento subjetivo, que pode ser o dolo ou a culpa; e, ainda, um elemento causal-material, que o dano e a respectiva relao de causalidade (grifo nosso).

Assim, aquele que, por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilcito19. Cavalcanti define a

responsabilidade Subjetiva como dever jurdico sucessivo do agente de se submeter sano de reparar o prejuzo causado por sua conduta culposa e, portanto, ilcita.

A regra na responsabilidade subjetiva, portanto, a prova da culpa, cabendo excees, de acordo com o pargrafo nico, do artigo 927, do mesmo cdigo:
Haver obrigao de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem.

As excees dizem respeito queles casos em que, mesmo sem culpa, o agente causador do dano dever arcar com os prejuzos, sejam eles materiais e/ou morais.

O artigo 21 da Constituio Federal de 1988, em seu inciso XIII, alnea c, diz que empresas areas so concessionrias de servios pblicos e, portanto, respondem independente de culpa, quando causarem dano a algum.

Alm

disso,

essas

empresas

transportam

passageiros,

considerada atividade de risco (perigosa) numa relao de consumo (empresa area X passageiros). Dessa maneira, ocorrendo um dano, este ser analisado sob a tica do Cdigo de Defesa do Consumidor, onde a Responsabilidade Objetiva.

19 BRASIL. Lei n. 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Cdigo Civil, Braslia, DF, 2002. Artigo 159 .

1.4.2.

Responsabilidade Civil Objetiva

Com os avanos tecnolgicos e crescimento populacional sugiram situaes que, nem sempre se conseguia provar a culpa, deixando que a vtima arcasse com os prejuzos, o que no era justo.

Assim, surge a necessidade de uma responsabilidade que no exija a prova de culpa como pressuposto para a reparao do dano, portanto, objetiva. O causador arcar com o prejuzo independente de culpa. Ele dever assumir o risco de seu negcio. No entanto, isso no quer dizer que provando depois a culpa de quem deu ensejo ao fato, ele no possa ingressar com uma ao de regresso contra o verdadeiro culpado.

Trata-se de uma responsabilidade civil indireta, em que o elemento culpa no desprezado, mas sim presumido, em funo do dever geral de vigilncia a que est obrigado o ru20. A responsabilidade civil objetiva, portanto, exige apenas os trs primeiros pressupostos: Conduta, dano e nexo causal, sendo essa a regra, conforme artigo 12 do Cdigo de Defesa do Consumidor21:
O fabricante, o produtor, o construtor, nacional ou estrangeiro, e o importador respondem, independentemente da existncia de culpa, pela reparao dos danos causados aos consumidores por defeitos decorrentes de projeto, fabricao, construo, montagem, frmulas, manipulao, apresentao ou acondicionamento de seus produtos, bem como por informaes insuficientes ou inadequadas sobre sua utilizao e riscos.

No caso de acidente areo, a empresa responder pelos danos, independente de culpa, pois conforme 6, do artigo 37, da Constituio Federal22:
As pessoas jurdicas de direito pblico e as de direito privado prestadoras de servios pblicos respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel nos casos de dolo ou culpa.

20 GALIANO, Pablo Stolze. Novo curso de Direito Civil. So Paulo: Saraiva, 200.. p. 15. 21 BRASIL. Lei n. 8.078 de 11/ 11/1990. Cdigo de Defesa do Consumidor. Braslia, DF. 1990. Artigo 12. 22 BRASIL. Constituio 1988. Constituio da Repblica do Brasil. Braslia, DF, 1988. Artigo 37.

Mesmo se no existisse o cdigo de defesa do consumidor, a responsabilidade seria objetiva por se tratar de atividade perigosa, conhecida como Teoria do Risco que surgiu na ps-modernidade como garantia quelas atividades de grande risco. Segundo Slvio de Salvo Venosa23, o que se leva em conta a potencialidade de ocasionar danos; a atividade ou conduta do agente que resulta por si s na exposio a um perigo, noo introduzida pelo Cdigo Civil italiano de 1942 (Art. 2.050).

Nesse caso, tendo algum tipo de relao jurdica com o agente causador do dano, responder indiretamente por ele. Outro fator analisado nesses casos se a responsabilidade civil foi originada por um contrato anterior ou ao acaso, como se verificar a seguir.

1.4.3.

Responsabilidade Civil Contratual ou Extracontratual

A relao existente entre o agente causador e a vtima antes do ato ilcito ou da teoria de risco que vai distinguir se a responsabilidade contratual ou extracontratual. Se houver uma relao jurdica prvia entre ambos ser responsabilidade contratual, mas se um dano acontecer ao acaso, ser extracontratual. No caso do acidente em questo, os passageiros firmaram um contrato com a TAM no momento em que compraram seus bilhetes areos, ou seja, contrataram a empresa de transporte areo para lev-los de Porto Alegre So Paulo com segurana (clusula de incolumidade).

Os passageiros do vo 3054 da TAM tinham uma relao de consumo com a empresa area, que responder objetivamente (independente de culpa), pelos danos causados.

23 VENOSA, Silvio de Salvo. Responsabilidade civil. 8 ed. So Paulo: Atlas, 2008. p. 10.

No apenas os passageiros (responsabilidade contratual) tero a proteo do CDC, como tambm aqueles que no tinham uma relao contratual com a transportadora e sofreram com o dano. Como, por exemplo, o taxista que foi atingido pelo avio (responsabilidade extracontratual).

Isso acontece porque o artigo 17 do CDC equipara a consumidores todas as pessoas que embora no tendo participado diretamente da relao de consumo, vm sofrer as conseqncias do evento danoso, dada a potencial gravidade que pode atingir o fato do produto ou do servio24. Segundo Andr Uchoa Cavalcanti25:
A Responsabilidade civil do transportador areo ser contratual quando o dano, decorrente de sua ao ou omisso, atingir algum com quem tenha uma relao jurdica, anterior ao evento danoso, baseada num contrato (...). Por outro lado, ser extracontratual ou aquiliana nas hipteses em que o seu atuar ilcito lese algum com quem no tenha qualquer relao jurdica anterior ao evento danoso.

Nas relaes de consumo, essa diferenciao passa a no ter muito peso e por esse motivo, pode ser unificadas futuramente. A tendncia caminhar no sentido de reparao integral, desconsiderando filigranas formais, to caras ao passado jurdico.26

1.4.4.

Responsabilidade Civil nas Relaes de Consumo.

Antes de abordar a responsabilidade civil e a responsabilidade nas relaes de consumo, importante entender os conceitos de fornecedor e consumidor de produtos ou servios. O Cdigo de Defesa do Consumidor27 estabelece no seu artigo 3 o conceito de fornecedo r, afirmando:
Fornecedor toda pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que
24 BRAGA NETO, Felipe P. Responsabilidade Civil. So Paulo: Saraiva, 2009. p. 199. 25 CAVALCANTI, Andr Uchoa. Responsabilidade civil do transportador areo. Tratados internacionais, leis especiais e cdigo de defesa do consumidor. Rio de Janeiro: Renovar, 2002.p. 32. 26 BRAGA NETO, Felipe P. Responsabilidade Civil. So Paulo: Saraiva, 2008. p. 199. 27 BRASIL. Lei n. 8.078 de 11 de novembro de 1990. Cdigo de Defesa do Consumidor. Braslia, DF. 1990. Artigo 3.

desenvolvem atividades de produo montagem, criao, construo, transformao, importao, exportao, distribuio ou comercializao de produtos ou prestao de servios.

Assim, se quem lhe forneceu o bem ou servio no se encaixar no conceito de fornecedor, no haver relao de consumo e, por conseguinte, no haver como acionar o Cdigo de Defesa do Consumidor28. O artigo 3, do Cdigo de Defesa do Consumidor29, em seus pargrafos 1 e 2 conceitua respectivamente o que vem a ser produto e servio, estabelecendo:
Produto qualquer bem mvel ou imvel, material ou imaterial. Servio qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remunerao, inclusive as de natureza bancrias, financeiras, de crdito e securitria, salvo as decorrentes das relaes de carter trabalhista.

Observamos assim, que para se identificar a pessoa como sendo fornecedora de servios, indispensvel que a mesma detenha alm da prtica habitual de uma profisso ou comrcio (atividade), tambm fornea o servio mediante remunerao.

J consumidor toda pessoa fsica ou jurdica que adquire ou utiliza produto ou servio como destinatrio final", conforme estabelece o artigo 2 do Cdigo de Defesa do Consumidor30.

O legislador definiu nesse artigo o conceito jurdico de consumidor padro, estabelecendo ser esse qualquer pessoa natural ou jurdica que adquire ou utiliza produto ou servio para seu uso pessoal ou de sua famlia, no comercializando o servio ou produto.

28 KHOURI, Paulo R. Roque A. Direito do consumidor. 2 ed. So Paulo: Atlas, 2005. p. 55. 29 BRASIL. Lei n. 8.078 de 11 de novembro de 1990. Cdigo de Defesa do Consumidor. Braslia, DF. 1990. 30 BRASIL. Lei n. 8.078 de 11 de novembro de 1990. Cdigo de Defesa do Consumidor. Braslia, DF. 1990.

Segundo ainda, Paulo R. Roque A. Khouri31:


Pela leitura do artigo, depreende-se que no basta que o cidado retire o produto do mercado, importa que ele o utilize como destinatrio final. De plano, o comerciante no pode ser considerado consumidor, j que ele adquire o produto para a sua revenda, sendo, portanto, um intermedirio, e no um destinatrio final; destinatrio este que vai ser justamente a pessoa a quem ele vai revender o bem.

Sendo a TAM, uma pessoa jurdica de direito privado, que comercializa o servio de transportes areos regularmente obtendo lucro, enquadra-se na esfera de fornecedora de servios e, considerando que os passageiros (excluindo aqui os tripulantes, pois no o foco do estudo), so pessoas fsicas que pagam pelo servio de transporte, caracteriza-se consumidores.

Dessa forma, os fornecedores podem ser responsabilizados tanto pelo vcio do produto ou servio como pelo fato do produto ou servio tambm conhecido como acidente de consumo. A doutrina manifesta-se dizendo que vcio todo aquele que impede ou reduz a realizao da funo ou do fim a que se destinam o produto ou o servio afetando a utilidade que o consumidor dele espera32.

Vcio do produto est previsto no artigo 18 do CDC:


Os fornecedores de produtos de consumo durveis ou no durveis respondem solidariamente pelos vcios de qualidade ou quantidade que os tornem imprprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com as indicaes constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitria, respeitadas as variaes decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituio das partes viciadas.

J o vcio do servio explicita o artigo 20, tambm, do CDC:


O fornecedor de servios responde pelos vcios de qualidade que os tornem imprprios ao consumo ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade com as indicaes constantes da oferta ou mensagem publicitria, podendo o consumidor exigir, alternativamente e sua escolha:
31 KHOURI, Paulo R. Roque A. Direito do consumidor. 2 ed. So Paulo: Atlas, 2005. p. 45. 32 LBO, Paulo Luiz Neto, Responsabilidade por vcio do produto ou do servio. Braslia: Braslia Jurdica, 1996. p. 52.

O fato do produto ou servio diz respeito ao dano que um ou outro pode causar ao consumidor. Como exemplifica Felipe Braga Netto33, se o consumidor compra lmpada que explode e atinge o rosto de um consumidor, causando-lhe danos morais (estticos) e materiais, haver um fato do produto.

Diante dessas informaes, o acidente ocorrido em 17 de julho de 2007, com o avio da TAM, configura-se tanto como vcio do produto (aeronave), como tambm fato do servio, como poder ser verificado no captulo 3, onde se aponta as causas do acidente.

Alm disso, fica mais fcil entender que, mesmo o Cdigo Civil abordando questes de responsabilidade Civil, tendo como regra a

responsabilidade Subjetiva (prova da culpa pela vtima), no caso desse acidente em questo, prevalece o Cdigo de Defesa do Consumidor, pelo fato de as partes serem consideradas: consumidores e fornecedores, portanto, responsabilidade Objetiva. Havendo excees quando se tratar de profissionais liberais, que respondem apenas quando provada a culpa dos mesmos (artigo 14, pargrafo 4, do CDC).

Existe a possibilidade de se excluir a responsabilidade objetiva quando o fornecedor comprovar que: I - que no colocou o produto no mercado; II - que embora haja colocado o produto no mercado, o defeito inexiste; III - a culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro, conforme pargrafo 3 do artigo 12 do Cdigo de Defesa do Consumidor. Embora no explcito, o caso fortuito ou fora maior, tambm podero ser causa de excludente, como anteriormente destacado.

Alm da responsabilidade civil, o fornecedor poder tambm ser responsabilizado na esfera penal, dependendo dos fatos.

33 BRAGA NETO, Felipe P. Responsabilidade Civil. So Paulo: Saraiva, 2009. p. 203.

1.4.5.

Responsabilidade Civil e Penal

Um ato ilcito poder acarretar sano tanto na esfera civil como na esfera penal. Embora o fundamento de ambas seja a restaurao da ordem e paz social, aquela mais ampla e est mais restrita. As condutas mais graves que atingem bens sociais maiores so punidas com a lei penal e as de menor relevncia com a lei civil. Silvio de Salvo Venosa34 analisa a questo figurando os institutos como dois crculos concntricos:
A esfera do processo criminal um circulo menor, de menor raio, porque a culpa criminal aferida de forma mais restrita e rigorosa, tendo em vista a natureza da punio e ainda porque, para o crime, a pena no pode ir alm do autor da conduta. A esfera da ao civil de indenizao mais ampla porque a aferio da culpa mais aberta, admitindo a culpa grave, leve e levssima, todas acarretando como regra o dever de indenizar.

Sendo assim, a responsabilidade civil marcada pelo dano que ocorre face transgresso de um direito juridicamente tutelado, sem a prtica do crime. Neste caso, haver reparao do dano (moral ou patrimonial) por meio de indenizao ou recomposio do statu quo ante (no estado anterior), podendo ser transfervel aos herdeiros ou sobre pessoas que no so as praticantes do ato ilcito, quando a lei assim determinar (casos de responsabilidade indireta).

A responsabilidade criminal incide face transgresso de um tipo penal, caracterizando um crime ou contraveno. O direito penal cuida dos ilcitos considerados mais graves e lesivos sociedade como um todo. Por isso as normas penais so consideradas de direito pblico.

Neste caso, no haver reparao e sim a aplicao de uma pena pessoal e intransfervel ao transgressor, como j destacado acima, por Silvio de Salvo Venosa, em virtude da gravidade de sua infrao.
34 VENOSA, Silvio de Salvo. Responsabilidade civil. 8 ed. So Paulo: Atlas, 2008. p. 191.

A reparao na esfera penal pode ser a indenizao, o retorno ao estado anterior, compensao, perdas e danos e at mesmo com o cumprimento de uma pena. J na esfera civil feita basicamente atravs da indenizao e da restituio do bem jurdico o tanto quanto possvel ao estado anterior.

Vale ressaltar que uma mesma conduta pode incidir, ao mesmo tempo, nas duas esferas, tanto na civil, como na criminal. De acordo com Srgio Cavalieri Filho
35

, nesse caso h uma dupla ilicitude como aconteceu

com rus do acidente da TAM, vo 3054. No apenas os rgos ou empresas esto respondendo na esfera civil pelo dano, mas tambm seus

representantes, na esfera penal.

Assim sendo, 10 (dez) pessoas esto sendo indiciadas criminalmente por atentado contra a segurana do transporte, conforme pgina 61 do Inqurito Policial de nmero 973/2008:
As condutas acima enunciadas, salvo melhor juzo, tipificam infrao contra a incolumidade pblica, mais especificamente aquela prevista no art. 261, 3, c. c. art. 263, do Cdigo Penal, qualificada pelo legislador como Atentado contra a Segurana de Transporte Areo, no caso em questo, na modalidade culposa. importante destacar que os fatos apurados bem demonstram que havia, na oportunidade, risco vida, integridade fsica e ao patrimnio de um nmero indeterminado de pessoas, na medida em que as aes e omisses culposas atingiram a segurana de importante meio de transporte e de um dos mais movimentados e importantes aerdromos da Amrica Latina. Em razo disso, as cento e noventa e nove mortes, bem como as outras nove leses corporais, so previstas como circunstncias qualificadoras do crime de perigo, luz do que dispe os arts. 263 e 258 do nosso diploma penal. (grifo nosso).

Dessa forma, pode ser verificado que na esfera penal, a responsabilidade mais rigorosa, tendo como fim, punio, enquanto que na esfera civil a funo primordial reparar e compensar. Importante analisar essas funes de acordo com a doutrina e com as decises recentes dos tribunais, j que ferramenta importantssima para se saber como isso se d num caso prtico, quando o que se quer reparar ou compensar a vida.

35 CAVALIERI FILHO, Sergio. Programa de responsabilidade civil. 8 ed. So Paulo: Atlas, 2008. P. 14.

1.5. Funes da Responsabilidade Civil

A responsabilidade civil tem a funo de restaurar o bem jurdico prejudicado (patrimonial ou/e moral), de punir aquele que cometeu o dano e de servir de exemplo para a sociedade para que no acontea novamente interessante uma observao feita por Silvio de Salvo Venosa36, um prejuzo ou dano no reparado um fator de inquietao social. Srgio Cavalieri Filho37, afirma tambm que, o dano causado por ato ilcito rompe o sentimento de justia e cita o Princpio da Restitutio in Integrum (Restituio Integral) que tenta devolver vtima, a coisa ao estado anterior.

Existe

muita

discusso

na

doutrina

se

funo

da

responsabilidade civil reparadora ou punitiva. Alguns autores acreditam ter as duas funes, como no caso de Antunes Varela e Pessoa Jorge citados no livro de Paulo R. Roque A. Khouri38 que tem opinio similar.

Eles afirmam que o instituto da responsabilidade civil tem em primeiro lugar a funo reparadora /punitiva, j que aquele que deve repor o prejuzo causado, de certa forma, ser punido ao perder patrimnio e secundariamente compensatria / punitiva, pois ao mesmo tempo em que tenta compensar a dor da vtima direta ou indireta, ela pune o causador do dano. Paulo R. Roque A. Khouri39 destaca ainda que:
Essas duas funes no se excluem e nem uma tem primazia sobre a outra. Elas esto presentes em todas as condenaes decorrentes do instituto da responsabilidade civil; por vezes, uma est mais flagrante que a outra, ora menos flagrante, mas o certo que elas sempre esto presentes.

Isso se faz atravs de Indenizaes materiais para os danos financeiros e morais para os danos que afetam os direitos personalssimos como intimidade, a honra, a vida entre outros.
36 VENOSA, Silvio de Salvo. Responsabilidade civil. 8 ed. So Paulo: Atlas, 2008.p. 1. 37 CAVALIERI FILHO, Sergio. Programa de responsabilidade civil. 8 ed. So Paulo: Atlas, 2008. P. 13. 38 KHOURI, Paulo R. Roque A. Direito do consumidor. 2 ed. So Paulo: Atlas, 2005.p. 144. 39 Id. IB. 145.

2. INDENIZAES NA ESFERA JURDICA

As indenizaes, em geral, so prestaes em dinheiro destinadas a reparar ou recompensar um dano causado a um bem jurdico. a pedra de toque da responsabilidade civil40. Assim, quem, por ato ou omisso ilcita, violar o direito de algum, causando-lhe prejuzo, fica obrigado a reparar esse dano.

Porm, h casos em que a indenizao no decorre necessariamente de ato ilcito, como as decorrentes de resciso de contrato de trabalho em que o trabalhador perde seu emprego ou nas excludentes de ilicitude (estado de necessidade, legtima defesa e exerccio regular do direito).

Importante tambm salientar que no basta uma conduta ilcita e o nexo causal para que se tenha o dever de indenizar, necessrio que tenha havido decorrente repercusso patrimonial negativa material ou imaterial no acervo de bens, no patrimnio de quem reclama41. Como bem salienta Sergio Cavalieri Filho42, o dano , sem dvida, o grande vilo da responsabilidade civil. No haveria que se falar em indenizao, nem ressarcimento, se no houvesse o dano. Pode haver responsabilidade sem culpa, mas no pode haver responsabilidade sem dano.

Interessante destacar aqui os ensinamentos de Felipe P. Braga Netto43 que chama ateno sobre a tutela repressiva da responsabilidade civil, j que sem o dano no h punio. E afirma que tima seria a tutela preventiva da responsabilidade civil. A tutela repressiva, para os direitos de personalidade (bens de valor extrapatrimonial), no a tutela ideal. A tutela tima seria, no caso, uma tutela que evite que os danos ocorram (tutela preventiva). S assim tais bens jurdicos so devidamente protegidos e resguardados.
40 BRAGA NETO, Felipe P. Responsabilidade Civil. So Paulo: Saraiva, 2008. p. 11. 41 VENOSA, Silvio de Salvo. Responsabilidade civil. 8 ed. So Paulo: Atlas, 2008.p. 287. 42 CAVALIERI FILHO, Sergio. Programa de responsabilidade civil. 8 ed. So Paulo: Atlas, 2008. P. 70. 43 BRAGA NETO, Felipe P. Responsabilidade Civil. So Paulo: Saraiva, 2009. p. 11

A tutela repressiva (indenizao compensatria), para os danos morais, embora necessria, uma tutela subsidiria, pois no faz voltar o que se perdeu.

Arthur Ballen, advogado americano, especialista em acidentes areos, transmite a idia de que cada pessoa tem um valor, conforme transcrio na obra de Felipe Braga Netto44:
Pode parecer frio, mas assim que funciona. A verdade que cada pessoa tem um valor monetrio. Um sujeito de 35 anos, casado, com dois filhos e boas perspectivas de ascenso profissional vale no mnimo 1,5 milhes de dlares. Uma mulher nas mesmas condies vale ainda mais. Em casa caso o valor determinado como a morte afeta a vida de outras pessoas. (grifo nosso).

Assunto de grande relevncia e muito discutido devido a sua complexidade, deixa a cargo dos juizes a fixao do valor indenizatrio, j que no h uma fixao tabelada. Todavia, os magistrados levam em considerao a situao econmica das partes envolvidas para se arbitrar um valor.

2.1. Indenizao Material

A indenizao material, como o prprio vocbulo j diz, tem o intuito de reverter o prejuzo pecunirio causado vtima: busca-se a restituio de tanto aquilo que se perdeu efetivamente em bens materiais (dano emergente), como o que razoavelmente deixou de ganhar por causa do dano (lucros cessantes). Uma vez demonstrado o dano, ele dever ser indenizado. Conforme preceitua o artigo 402 do Cdigo Civil de 200245, as perdas e danos devidas ao credor abrangem, alm do que ele efetivamente perdeu e o que razoavelmente deixou de lucrar.

Dessa forma, se algum invade o sinal vermelho destruindo veculo que era utilizado como meio de trabalho, o agente causador dever

44 BRAGA NETO, Felipe P. Responsabilidade Civil. So Paulo: Saraiva, 2008. p. 357. 45 BRASIL. Lei n. 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Cdigo Civil, Braslia, DF, 2002. Artigo 159 do Cdigo Civil de 2002. Artigo 402.

repor o valor do carro da vtima e ainda o que ela deixou de ganhar com o acidente. Para Silvio Neves Baptista46:
Se o dano consiste unicamente na ofensa contra a pessoa, na perda ou danificao do objeto, sem afetar a atividade do ofendido ou sua possibilidade de ganho, diz-se que o dano emergente ou positivo damnum emergens; se alm do dano emergente (material ou imaterial), a vtima deixar de ganhar ou auferir vantagens em virtude do prejuzo, o dano ser definido como cessante ou negativo lucrum cessans.

A fixao dos danos materiais so ressarcveis, pois abrange o dano patrimonial. Essa tarefa no considerada to complexa j que existem meios de provar os valores gastos em conseqncia do dano e suas conseqncias.

No caso de morte, como o que aconteceu com as vtimas do vo 3054 da TAM, caber aos seus ascendentes e/ou descendentes requerer a indenizao47material, j que foram privados de alimentos, auxlio ou educao (Decreto n. 681/12, art. 20 e 22). Isso se d atravs da apresentao de documentos, como por exemplo, o imposto de renda da vtima ou qualquer outro documento que comprove o valor que ganhava antes do acidente.

Assim, o dano material objetivo. Uma vez demonstrado, deve ser indenizado. At porque a indenizao por danos materiais mede-se, em regra, no pela gravidade da conduta, mas pela extenso do dano48. Complicado mesmo avaliar o dano moral (o quantum indenizatrio), que apesar de ter sido refutado por muitos anos, j tem aceitao plena pela doutrina e jurisprudncia.

2.2. Indenizao Moral

Dano moral aquela ao ou omisso que fere o direito de personalidade da vtima que, conforme classificado por Pontes de Miranda, na

46 BAPTISTA, Silvio Neves. Teoria geral do dano. De acordo com o novo cdigo civil brasileiro. So Paulo: Atlas, 2003. p. 86. 47 BRASIL. Lei n. 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Cdigo Civil, Braslia, DF, 2002. Pargrafo nico do Artigo 20. 48 KHOURI, Paulo R. Roque A. Direito do consumidor. 2 ed. So Paulo: Atlas, 2005.p. 147.

obra de Paulo Roberto Benasse49 so: direito vida, integridade fsica e a psquica, liberdade, verdade, honra, prpria imagem, igualdade, ao nome, intimidade, ao sigilo e ao direito autoral. Dessa forma, torna-se bastante difcil uma avaliao pecuniria para se arbitrar indenizao moral.

Por esse motivo, havia divergncia entre a doutrina e o Supremo Tribunal Federal. Aqueles defendiam a necessidade de indenizao para amenizar o sofrimento, enquanto esses no aceitavam o dano moral, visto que ele no era passvel de valor monetrio. Segundo Silvio de Salvo Venosa 50:
A doutrina nacional majoritria, acompanhado o direito comparado, defendia a indenizao do dano moral, com inmeros e respeitveis seguidores, enquanto a jurisprudncia, em descompasso, liderada pelo Supremo Tribunal Federal, negava essa possibilidade.

No entanto, aps a Constituio Federal de 1988, o dano moral passou a ser norma constitucional. No Artigo 5, inciso V, passou a ser assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, alm da indenizao por dano material, moral ou imagem e ainda, no mesmo artigo, em seu inciso X, passou a ser inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao. Da mesma forma, o Cdigo de Defesa do Consumidor51 destaca em seu artigo 6, incisos VI, que so direitos bsicos do consumidor a efetiva preveno e reparao de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos e no inciso VII:
O acesso aos rgos judicirios e administrativos com vistas preveno ou reparao de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos ou difusos assegurados proteo Jurdica, administrativa e tcnica aos necessitados.
49 BENASSE, Paulo Roberto. A personalidade, os danos morais e sua liquidao de forma mltipla. Rio de Janeiro: Forense, 2003. Pg. 15. 50 VENOSA, Silvio de Salvo. Responsabilidade civil. 8 ed. So Paulo: Atlas, 2008.p. 297. 51 BRASIL. Lei n. 8.078 de 11 de novembro de 1990. Cdigo de Defesa do Consumidor. Braslia, DF. 1990. Artigo 6.

Desde ento, passou a aceitar o dano material cumulado com o dano moral, conforme Smula 37 do Superior Tribunal de Justia52: So cumulveis as indenizaes por dano material e dano moral oriundos do mesmo fato. Conforme Paulo R. Roque.A. Khouri53:
Em matria de danos morais, o ltimo obstculo a ser vencido justamente o valor da indenizao. Ou seja, nos tribunais brasileiros j no se encontram dificuldades com relao ao reconhecimento dos danos que sejam efetivamente morais; o problema o quantun debeatur.

As indenizaes, no que tange ao dano moral, so muito abrangentes: h danos relativos imagem, honra, a integridade fsica entre outros. Por esse motivo, importante frisar que, o objeto de estudo do presente trabalho, est pautado no dano moral causado em virtude de morte, em transporte areo (Vo 3054 da TAM).

Dano, portanto, originado atravs de uma relao de consumo entre o consumidor (hiposuficiente da relao), transportador areo (aquele que comanda a aeronave e tem o poder econmico) e at terceiros envolvidos. Importante deixar claro que o bem protegido aqui no a intimidade ou direitos autorais, mas a vida, que poder correr perigo caso as empresas no tomem as devidas precaues.

Tanto a doutrina, como a jurisprudncia, entende que as indenizaes devem ser baseadas na situao financeira da vtima e do causador do dano tendo como objetivo reparar, compensar (maioria) e punir (minoria). Silvio de Salvo Venosa54 afirma que a indenizao por dano moral possui cunho compensatrio antes do reparatrio somado ao relevante aspecto punitivo que no pode ser marginalizado.
52 BRASIL. Superior Tribunal de Justia. Smula 37 do Superior Tribunal Federal. Braslia, 12 de maro de 1992. 53 KHOURI, Paulo R. Roque A. Direito do consumidor. 2 ed. So Paulo: Atlas, 2005.p. 145.

O autor salienta tambm que:


Um dos pontos que o estabelecimento da indenizao deve levar em conta, e que no est expresso na lei, sem duvida o nvel econmico das partes envolvidas. No porque o ofensor empresa economicamente forte que a indenizao dever ser sistematicamente vultosa em favor de quem, por exemplo, sempre sobreviveu com um salrio mnimo. O bom-senso deve reger as decises, sob pena de gerar enriquecimento ilcito, o que vedado pelo ordenamento jurdico ptrio.

J o ilustre doutrinador Rui Stoco, que, em sua obra, Tratado de Responsabilidade Civil55 ensina que:
Segundo nosso entendimento a indenizao da dor moral, sem descurar desses critrios e circunstncias que o caso concreto exigir, h de buscar, como regra, duplo objetivo: carter compensatrio e funo punitiva da sano (preveno e represso), ou seja: a) condenar o agente causador do dano ao pagamento de certa importncia em dinheiro, de modo a puni-lo e desestimul-lo da prtica futura de atos semelhantes; b) compensar a vtima com uma importncia mais ou menos aleatria, em valor fixo e pago de uma s vez, pela perda que se mostrar irreparvel, ou pela dor e humilhao impostas. (grifo nosso).

Os tribunais tambm tm pautado nesses mesmos fundamentos jurdicos, conforme palavras destacadas nas decises abaixo:
A INDENIZAO REFERENTE AO DANO MORAL. A indenizao referente ao dano moral visa compensar a dor, a mgoa e o sofrimento sentidos pela vtima, possuindo ainda efeito pedaggico para o ofensor, mas deve o seu valor ser fixado sem extrapolar os limites da razoabilidade. Podem-se utilizar, por analogia, para calcular o valor do dano moral, os parmetros estabelecidos pela Lei N 4.117/62 - Cdigo Brasileiro de Telecomunicaes, que adota o critrio de que o montante da reparao no ser inferior a cinco, nem superior a cem vezes o maior salrio mnimo vigente no Pas, variando de acordo com a natureza do dano e as condies sociais e econmicas do ofendido e do ofensor. Recurso Ordinrio Patronal parcialmente provido. Recurso Adesivo Obreiro improvido. (Proc. n TRT RO 5027/01, 1 Turma, Juza Relatora Virgnia Malta Canavarro, DOE/PE 13.07.02) (Grifo nosso). DANOS MORAIS DESEMBARQUE DE MENOR DESACOMPANHADO EM CIDADE ERRADA. Transporte - Ao indenizatria por danos morais - Viagem de menor desacompanhado - Companhia area que desembarca o menor em cidade errada Majorao da verba indenizatria arbitrada em Primeira Instncia. A questo pertinente mensurao dos danos morais remete o julgador a analisar critrios vinculados gravidade da ofensa e
54 VENOSA, Silvio de Salvo. Responsabilidade civil. 8 ed. So Paulo: Atlas, 2008.p. 302. 55 STOCO, Rui. Tratado de Responsabilidade Civil 6. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2004.p. 1709.

a natureza da conduta ilcita, capacidade financeira do ofensor em suportar a condenao e condio socioeconmica das vtimas. Ainda, necessria anlise dos paradigmas relacionados natureza punitiva e reparadora da medida, atravs de efetivo ressarcimento que no represente um enriquecimento sem causa dos ofendidos. O valor arbitrado pelo magistrado singular - R$ 5.250,00 - equivalente a 15 (quinze) salrios mnimos, no suficiente a ressarcir os danos morais provocados nos autores. Pernoitou o menor em cidade estranha, acompanhado por funcionrio da companhia area, longe de seus pais ou conhecidos, quando deveria ter sido entregue ao final da viagem diretamente sua me. Tambm no de pequeno grau a ofensa perpetrada progenitora que, aguardando a chegada de seu filho, recebe a notcia de que ele foi desembarcado em outra localidade e se encontra aos cuidados de pessoa que no de sua confiana pessoal. Todavia, o valor pleiteado pelos recorrentes - 200 salrios mnimos - desarrazoado, superando at mesmo o parmetro utilizado pela Corte para o caso de morte. Parcial provimento do recurso, restando apelada condenada indenizao no equivalente a 30 salrios mnimos. Apelo parcialmente provido. (TJRS - 12 Cm. Cvel; ACi n 70017405184-Porto Alegre-RS; Rel. Des. Naele Ochoa Piazzeta; j. 7/12/20006; v.u.). (grifo nosso). INDENIZAO. Dano moral - Arbitramento que deve ser realizado com moderao - Hiptese em que o quantum deve ser proporcional ao grau de culpa, ao nvel socioeconmico e ao porte da empresa recorrida - Necessidade de o magistrado se orientar pelos critrios de razoabilidade, valendo-se de sua experincia e do bom senso, atento realidade da vida e s peculiaridades de cada caso. (grifo nosso). Ementa oficial: Na fixao da indenizao por danos morais, recomendvel que o arbitramento seja feito com moderao, proporcionalidade ao grau de culpa, ao nvel socioeconmico dos autores, e, ainda, ao porte da empresa recorrida, orientando-se o juiz pelos critrios sugeridos pela doutrina e pela jurisprudncia, com razoabilidade, valendo-se de sua experincia e do bom senso, atento realidade da vida e s peculiaridades de cada caso. OBRIGAO DE FAZER. Mora. Multa diria. Hiptese em que a fixao se faz necessria para compelir o rgo a fazer ou deixar de fazer aquilo que estava obrigado em virtude de sentena judicial. Inteligncia do art. 644 do CPC.Ementa oficial: Nas obrigaes de fazer e no fazer j assente na jurisprudncia o cabimento da fixao de multa diria pela mora injustificvel, a fim de compelir o rgo a fazer ou deixar de fazer aquilo que estava obrigado em virtude de sentena judicial, havendo inclusive previso legal no art. 644 do CPC. (TRF - 2 Regio - 5 T.; AP n 2000.51.10.000340-9-RJ; Rela. Desa. Federal Vera Lcia Lima; j. 18/3/2003; v.u.) RT 816/387. CIVIL E PROCESSUAL CIVIL. ACIDENTE AREO. AO INDENIZATRIA. RESPONSABILIDADE OBJETIVA E SUBJETIVA DA EMPRESA TRANSPORTADORA. PEDIDOS COMPREENDIDOS NA EXORDIAL. FALECIMENTO DE ESPOSA E FILHO MENOR. VTIMA QUE EXERCIA ATIVIDADE REMUNERADA. PENSO DEVIDA. PROMOES. EVENTUALIDADE DO FATO. NO INCLUSO. DEDUO DE VALORES PAGOS PELA PREVIDNCIA PBLICA E PRIVADA. DANO MORAL E MATERIAL. JUROS MORATRIOS. SMULAS NS. 341-STF E 54-STJ. LEI N. 7.565/86 (CBA).

I.

Acidente decorrente de coliso de avio comercial no solo, atingindo fatalmente mulher e filho menor, que trafegavam em automvel na via pblica adjacente ao aeroporto. Compreendendo a exordial da ao tanto o pedido de indenizao pela responsabilidade objetiva da empresa area, com base no art. 268 do Cdigo Brasileiro do Ar, como com fundamento na culpa da transportadora, merece reparo o acrdo estadual que identificou na lide apenas a primeira pretenso, limitando-se a decidir pela condenao exclusivamente pelos parmetros fixados no art. 269 da mesma Lei n. 7.565/86. Ao reconhecer que os autores - esposo e pai, filhos e irmos das vtimas - fazem tambm jus ao ressarcimento pelos danos materiais e morais sofridos, pode o STJ, em face do preceituado no art. 257 do Regimento Interno, aplicar o direito espcie, definindo, de logo, na medida em que possvel, luz dos fatos incontroversos existentes nos autos, a indenizao e/ou seus respectivos, consoante cada uma das postulaes feitas na inicial. Devido o pensionamento dos autores pela perda da contribuio financeira da primeira vtima, bancria, famlia, a ser apurada em liquidao de sentena.

II.

III.

IV.

V.

Impossibilidade de considerao, para efeito do clculo de pensionamento, dos benefcios pagos aos autores pela Previdncia Pblica e Privada (vencido, nesta parte, o relator). Improcede a pretenso relativa incluso de promoes futuras na carreira quando da apurao do valor da penso, em face da eventualidade do fato e no se enquadrar no conceito jurdico de "lucros cessantes". Tratando-se de famlia de razovel poder aquisitivo, no pertinente o pensionamento pelo falecimento do filho menor, de tenra idade, por no se supor que viesse a contribuir para o sustento do grupo at dele se desligar. Precedentes do STJ. Dano moral devido como compensao pela dor da perda e ausncia suportadas pelos autores, no equivalente a 500 (quinhentos) salrios mnimos por cada uma das vtimas, a serem repartidos equitativamente, consideradas as circunstncias dos autos. (grifo nosso). Ressarcimento pelos objetos de uso pessoal danificados ou perdidos no acidente, bem assim das despesas de funeral no cobertas pelas instituies previdencirias, em montante estabelecido na fase de liquidao. Recurso conhecido e parcialmente provido.

VI.

VII.

VIII.

IX.

X.

Como observado nas jurisprudncias anteriores, as decises destacam as funes de compensar a dor e punir o agressor para que o mesmo erro (dano) no ocorra. A responsabilidade civil nos Estados Unidos da

Amrica, no que tange ao dano moral, tem apenas a funo de PuniteDamage (punir o ofensor), devendo esse critrio estar sintonizado com outros trs: o da gravidade da conduta, o da repercusso da ofensa no meio social e o da capacidade econmica do ofensor 56. (grifo nosso).

Esse

tambm

entendimento

de

Paulo

Henrique

Cremoneze57 quando afirma: entender que a indenizao por danos morais deve limitar-se ao carter compensatrio o mesmo que negar a eficcia jurdico-social dos danos morais e ainda acrescenta: mais importante do que compensar a vtima, os danos morais servem, ou deveriam servir, para punir o ofensor.

Alm desses critrios de compensar, punir, situao financeira das partes, fala-se em bom-senso para no configurar enriquecimento ilcito, vedado pelo ordenamento jurdico. Dessa forma, importante acompanhar o relatrio do Ministro Castro Filho no Recurso Especial n. 355.392, de Responsabilidade Civil por danos morais, j que utiliza um termo novo (enriquecimento sem causa) e mais adequado para o caso58:
A qualificao do valor a ser pago a ttulo de reparao por dano moral e, deveras, um dos pontos de maior tormento para o magistrado. Deve agir de modo a no prestigiar o ilcito, fixando importncia aviltante e at atentatria dignidade do ofendido, mas, tambm, de outro lado, deve evitar premi-lo, com o arbitramento de valor to elevado que possa reverter em enriquecimento sem causa justa. (grifo nosso) Nessa matria, com efeito, deve o juiz, valendo-se do bom-senso que imprescindvel ao correto discernimento do julgador, levar em considerao critrios objetivos e subjetivos, tais como o nvel cultural do causador do dano; a condio socioeconmica do ofensor e do ofendido; intensidade do dolo ou grau da culpa (se for o caso) do autor da ofensa; as conseqncias do dano no psiquismo do ofendido; as repercusses do fato na comunidade em que vive a vtima etc.; para, s ento, estabelecer o quantum a ser pago. Ademais, na fixao da reparao, deve o magistrado agir pedagogicamente, estipulando valor que desestimule a prtica de outros ilcitos similares, mas que no sirva a condenao tambm de contributo a enriquecimento injustificado.
56 KHOURI, Paulo R. Roque A. Direito do consumidor. 2 ed. So Paulo: Atlas, 2005.p. 148. 57 CREMONEZE, Paulo Henrique. A introduo da doutrina norte-americana do "punitive damage" no sistema jurdico brasileiro para a avaliao das indenizaes por danos morais. Jus Navegandi, 2001.Disponvel em: < http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=3467> Acesso em 28 de maro de 2009. 58 CASTRO FILHO. Responsabilidade Civil. Dano Moral. Critrios para a fixao do valor. Ministro Castro Filho. RECURSO ESPECIAL n.55.392 RJ. Disponvel em: http://www.parana-online.com.br/colunistas/69/983/ Acesso em 05/05/2009.

Segundo palestra proferida na escola da magistratura do Par, pelo Ministro do Superior Tribunal de Justia, Antonio de Pdua Ribeiro59, os valores arbitrados pelos juizes so bastante diversificados dependendo de cada caso. Catalogando dezenas de julgados, ele afirma que a maioria das sentenas, no caso de acidentes, foi fixada entre 200 e 1.000 salrios mnimos, de acordo com a gravidade do dano.

O dever de responder pela incolumidade do viajante e de conduzi-lo so e salvo ao seu destino, no poder ser afastado por estipulao que exonere o transportador de sua responsabilidade. Nulas sero todas as clusulas que isentarem o transportador de responsabilidade ou que reduzam os limites estabelecidos legalmente, mas tal nulidade no acarretar a do contrato. Conforme Paulo Roberto Benesse60:
Existem os danos morais dos prprios ascendentes e descendentes, quer pela ausncia ocasionada pelo pai ou pela me, agravada quando o filho for menor; bem como pela dor da perda ocasionada no intimo de seus entes queridos.

Alm da discusso sobre indenizar ou no ou dano moral, o que j foi decidido, ainda existe divergncia se deve ou no tarifar (limitar) as indenizaes. O entendimento predominante, assim como o de Paulo Roberto Benasse61, de que, os valores referentes ao dano moral, no devem ser tarifados, mas arbitrado pelo juiz no ato da prpria sentena.

O novo cdigo civil no estabelece critrios de limitao das indenizaes morais, deixando a cargo de cada juiz essa subjetividade, o que poder ter como conseqncias, grandes injustias.

59 RIBEIRO, Antonio de Pdua. Indenizao por danos morais. Ministro do Superior de Justia, a partir da Constituio de 1988. Palestra proferida na escola de magistratura do Par, em 25/05/2001 Belm _ PA. Disponvel em

http://bdjur.stj.gov.br/jspui/bitstream/2011/282/4/Indeniza%C3%A7%C3%A3o_por_Danos_Morais.pdf> Acesso em 06/05/2009. 60 BENASSE, Paulo Roberto. A personalidade, os danos morais e sua liquidao de forma mltipla. Rio de Janeiro: Forense, 2003. Pg. 106. 61 iD. Ib.g. 103.

Felipe Braga Netto62, retira um exemplo, citado no livro de Maria Celina Bodin de Morais63 que comprova falha no judicirio pela ausncia de limitao. Ele compara duas pessoas que morreram no acidente da TAM, provavelmente no acidente de 1996, j que a obra da autora anterior ao ltimo acidente da mesma empresa, que aconteceu em 2007.

A autora Maria Celina relata que dois sujeitos, mortos no mesmo acidente, com idntico nvel socioeconmico, tiveram indenizaes pagas as respectivas famlias com diferena de 2.000%. Enquanto uma ganhou setenta e cinco mil reais pela morte do ente querido, a outra recebeu dois milhes, no mesmo Tribunal de Justia de So Paulo mas com turmas diferentes.

H um projeto de Lei (N. 150/1999) em tramitao no Congresso Nacional para tarifar esses valores em trs esferas: ofensa de natureza leve, mdia e grave. No entanto, o Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justia no tm visto essas limitaes com bons olhos. Conforme Felipe Braga Netto64:
A jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justia, no entanto, tem-se posicionado contrariamente s tarifas legais de reparao, o que indica que o projeto mencionado, ainda que aprovado, poder vir a ter sua inconstitucionalidade declarada nesse ponto.

Diante de tantos detalhes e da dificuldade de aplicar o instituto da responsabilidade civil no caso de acidentes areos quando o bem protegido a vida, partiu o desafio de analisar um caso concreto, qual seja o vo 3054 da TAM. Para isso, importante se faz analisar os detalhes do caso.

62 BRAGA NETO, Felipe P.. Responsabilidade Civil. So Paulo: Saraiva, 2009. p. 29. 63 MORAES, Maria Celina Bodin de. Danos pessoa humana, Rio de Janeiro: Renovar, 2003: p. 38. 64 BRAGA NETO, Felipe P.. Responsabilidade Civil. So Paulo: Saraiva, 2009. p. 32.

3. VO 3054 DA TAM

O Transporte areo ainda considerado o mais seguro de todos. Todavia, nos ltimos anos, o Brasil tem acompanhado um aumento no nmero de tragdias, conforme informaes do Centro de Investigao e Preveno de Acidentes Aeronuticos (Cenipa)65. (Ver anexo 1 - Tabela do Cenipa).

Um desses acidentes aconteceu com o vo 3054, uma linha area de passageiros que ligava as cidades brasileiras de Porto Alegre e So Paulo. Tornou-se conhecido pelo vo do dia 17 de julho de 2007, operado pela aeronave Airbus A320, prefixo PR-MBK, da companhia brasileira TAM Linhas Areas, que se chocou contra um prdio da empresa Tam Express, situado nas proximidades da cabeceira da pista do Aeroporto de Congonhas, do lado oposto da Avenida Washington Lus (ver anexo 2 Fotos do Acidente - para que o leitor possa acompanhar a anlise do caso concreto).

Conforme divulgado pela imprensa e autoridades, alm das 187 (cento e oitenta e sete) pessoas que se encontravam a bordo da aeronave, mais 12 (doze) pessoas em terra faleceram em decorrncia do acidente, totalizando 199 (cento e noventa e nove) pessoas, quatro das quais no foram identificadas porque seus corpos no foram encontrados.

O Cdigo Brasileiro da Aeronutica (Lei 7.565) rege os acidentes no plano interno ou tambm chamado de vos domsticos. J no plano internacional, passa a ser da Conveno de Montreal (unificao de certas regras relativas ao transporte areo internacional).

Todavia, como o Cdigo de Defesa do Consumidor e mais recente e existe a relao de consumo, ele que regula acidentes areos no Brasil, no caso de prestadora de servios.

65 Agncia Brasil. Nmero de acidentes areos foi maior em 14 anos. 45graus. Piau. 19 de janeiro de 2009. Disponvel em <http://www.45graus.com.br/geral/33927/numero_de_acidentes_aereos_foi_maior_em_14_anos.html> Acesso em 20 de maro de 2009.

Importante salienta que, no CDC, as aes prescrevem em cinco anos, tempo maior que no Cdigo Civil que so apenas dois. Alm disso, enquanto aquele a responsabilidade objetiva, nesse tem, como regra, a responsabilidade subjetiva.

Conforme pginas 79 e 80 do inqurito policial (ver anexo 3), elaborado pela Autoridade Policial, Dr. Antonio Carlos Menezes Barbosa, a tragdia que resultou na morte de vrias pessoas e ferimentos em outras, foi resultante de uma somatria de fatores.

Segundo ele, o acidente poderia ter sido evitado, visto que s ocorreu devido ao ou omisso dos rgos e empresas abaixo relacionadas, as quais, embora plenamente conscientes da previsibilidade do evento, agiram com inobservncia do dever de cuidado.

3.1 Anac, Infraero e TAM.

Em janeiro de 2007, o Ministrio Pblico Federal de So Paulo entrou com uma ao civil pblica66contra a Anac e a Infraero fazendo os seguintes pedidos, conforme pgina 63:
1) A Interdio da pista principal do Aeroporto Internacional de Congonhas com a interrupo de todas as operaes de pouso e decolagem, at que a obra de recuperao geomtrica de toda a pista, com a correo das declividades transversais e longitudinais, e a execuo de uma nova capa asfltica com grooving seja concluda. (grifo nosso). 2) realizao das obras necessrias, conforme constatado pela Infraero e tudo o mais que for constatado em percia a ser realizada de forma a garantir a segurana na utilizao da pista principal do Aeroporto. 3) no remanejamento da escala dos vos do Aeroporto de Congonhas para os Aeroportos de Guarulhos e de Viracopos com a conseqente informao aos usurios/consumidores das alteraes efetuadas. 4) determinao s rs que no ampliem o horrio de funcionamento do aeroporto com relao ao uso da pista auxiliar para alm das 23

66 O texto da ao civil pblica est disponvel na ntegra no site da Procuradoria da Repblica no Estado de So Paulo.

horas, bem como o uso desta seja adequado as suas limitaes e condies.

Os motivos que ensejaram essa ao, de acordo com o Ministrio Pblico Federal, foram os quatros incidentes ocorridos em razo de aquaplanagem com o avio da empresa BRA, em maro de 2006, devido ao acmulo de gua e desgaste da pista; com o avio da GOL, em outubro do mesmo ano, por causa da pista molhada em razo de chuvas fracas, entre outros.

A ao Civil Pblica destaca ainda em suas pginas 15 e 16 que a ANAC e a Infraero admitiram as deficincias na pista do Aeroporto de Congonhas, quais sejam: nvel de atrito insatisfatrio, escoamento superficial da gua prejudicado e gerando lmina dgua face deficincia nas declividades transversais e longitudinais.

Alm disso, tambm participaram da deciso de interditar a pista e, conseqente, suspender as operaes em dias de chuvas. Importante destacar alguns trechos da Ao Civil Pblica que demonstra a seriedade e preocupao do Ministrio Pblico Federal com a segurana da sociedade:
O deslizamento das aeronaves gravssimo, pois retira do piloto o controle da aeronave, podendo ensejar acidentes pela impossibilidade de frenagem da mesma. Considerando, ainda, a inexistncia de reas de escape no aeroporto, conforme anteriormente explanado (fls. 62/64 e 126/127), a possibilidade de que uma dessas aeronaves deslize para fora do aeroporto atingindo uma das avenidas que o circundam realmente palpvel. (p. 15) (grifo nosso). (..) mais uma vez pretendem os operadores do Aeroporto priorizar os interesses econmicos das companhias areas em detrimento da segurana dos passageiros, tripulantes e das pessoas que circulam no aeroporto e ao seu redor, tendo em vista que as novas discusses no setor so no sentido de que sejam retomadas as operaes sem que a Recomendao do CENIPA de paralisao para verificao da existncia ou no de lmina dgua seja observada. (p. 17) (grifo nosso). Saliente-se mais uma vez que mesmo com chuva fraca, porm constante, h a formao da lmina de gua, colocando em risco qualquer operao de pouso e arriscando a vida dos passageiros cuja aeronave pode deslizar e cair no meio das Avenidas que circundam o Aeroporto. (p. 17) (grifo nosso)

Quantas vidas mais sero colocadas em risco para que medidas efetivas e satisfatrias sejam tomadas? Quantos incidentes ainda tero que ocorrer para que as autoridades se conscientizem dos valores constitucionais mximos, dentre eles o direito vida e integridade fsica? (p. 24). (grifo nosso).

Essa ao foi extinta em abril de 2007, depois da assinatura de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) entre Ministrio Pblico, a Infraero e a ANAC (Ver anexo 4). Nele os rgos pblicos assumiram o compromisso de reformar a pista principal de Congonhas e fixaram-se horrios de funcionamento do aeroporto at a concluso das obras. A nova pista foi liberada para pousos e decolagens no final de junho sem as ranhuras (grooving) que facilitam a drenagem das guas da pista.

Conforme a pgina de nmero 32 do inqurito policial, de abril a dezembro de 2006, vrias reunies foram feitas com a Tam, Gol e Bra, com intuito de minimizar os riscos da pista curta e sem aderncia.

Conforme o gerente de padro e avaliao de aeronaves da ANAC, Gilberto Pedrosa Schittini, que gerenciava as reunies, os incidentes apontados indicavam a possibilidade de ocorrncias mais graves, com ultrapassagem do final da pista.

Assim sendo, editaram a norma ANAC ISRBHA 121-189 que, conforme o responsvel pelo Inqurito, as empresas areas no mais operariam em Congonhas sem que todos os sistemas de freios estivessem em funcionamento (reversores de empuxo includos), bem como que no seria feito o chamado abastecimento econmico em vos de e para Congonhas.

O abastecimento econmico proibia encher o tanque do avio, pois se por um lado haveria uma economia para a empresa area, por outro, o avio ficaria muito pesado e exigiria maior ateno operacional na hora do pouso.

A interdio da pista foi liberada aps a apresentao da norma ANAC ISRBHA 121-189 Desembargadora do Tribunal Regional Federal, pois

se conclui que se haviam normas para no se pousar em dias de chuva, elas seriam cumpridas. De acordo com o site oficial da Anac67, sua funo fiscalizar e assegurar o cumprimento das normas e procedimentos, no mbito do rgo Regulador, atuando na preveno e correio de prticas de irregularidades e desvios funcionais, bem como buscar permanentemente a transparncia, a moralizao e a eficincia da gesto pblica no campo aviao civil brasileira, no entanto, se omitiu.

J a funo da Infraero proporcionar maior segurana aos vos, atravs de servios de gerenciamento de trfego areo, telecomunicaes e meteorologia, conforme seu site oficial na internet68, mas no interditou a pista naquele dia.

A Tam tambm no cumpriu as normas estabelecidas no acordo sobre pousar com reversos inoperantes em dias de chuva e, mesmo sabendo das queixas de vrios pilotos quanto ao estado da pista no dia do acidente, no recomendou o pouso em outro aeroporto.

Conforme, afirma o delegado Mario Luiz Sarrubbo, nas pginas 37 e 38 do Inqurito Policial:
Se assim , omitiram-se ANAC, INFRAERO e TAM, a primeira porque mesmo diante das inmeras ocorrncias apontadas, no conferiu validade jurdica a uma instruo que se mostrava fundamental para a segurana das operaes em Congonhas, nem tampouco instrumentalizou efetiva fiscalizao para verificao de seu cumprimento. A segunda porque, sendo responsvel pelo gerenciamento do Aeroporto de Congonhas, alm de ter liberado a pista sem a observncia dos padres de segurana mnimos exigidos (macrotextura e grooving conforme item anterior) tambm no tomou qualquer providncia para aumentar o 38 nvel de segurana. A empresa area porque mesmo tendo comparecido a essas reunies, mesmo tendo conhecimento da necessidade de se impor restries, ignorou as recomendaes impostas e permitiu que sua aeronave voasse para Congonhas no dia 17 de julho, sem que

67 BRASIL. Ministrio da Defesa. Anac. Disponvel em < http://www.anac.gov.br/anac/corregedoria.asp.> Acesso em 04/02/2009. 68 BRASIL. Ministrio da Defesa. Infraero. Disponvel em <http://www.infraero.gov.br/item_gera.php?gi=nave&menuid=nave> Acesso em 04/02/2009.

um dos reversores estivesse operando e praticando o abastecimento econmico.

Alm desses fatores, houve tambm irresponsabilidade da Airbus que contribuiu para o acidente.

3.2 Airbus

A Airbus a maior fabricante de avies comerciais no mundo atualmente e nos ltimos anos, suas mquinas estiveram envolvidas em quatro acidentes: Bacoled Filipinas (1988), Phoenix EUA 2002, Moscou Rssia 2003 e Taipei-Taiwan (2004).

Segundo a pgina 80 do inqurito policial, esses acidentes tiveram como fator principal o equivocado posicionamento das manetes de empuxo (reverso). Por conta disso, a AIRBUS desenvolveu um sistema de alerta sonoro e visual, designado como FWC H2 F3, destinado a alertar a tripulao sobre o posicionamento das manetes. Esse sistema, chamado FWC H2F3, foi classificado pela fabricante como um item desejvel, ou seja, sua aquisio e instalao ficariam a critrio do operador. Segundo as palavras do delegado responsvel pelo inqurito69:
inquestionvel que caso o citado dispositivo fosse classificado como MANDATRIO e no DESEJVEL, o mesmo poderia ter evitado o acidente, admitindo-se a hiptese que tenha havido erro por parte do piloto quanto ao posicionamento das manetes. Outrosim, verifica-se que sendo a AIRBUS signatria da Flight Safety Foundation FSF, houve por parte da mesma a no observncia de normas de segurana de vo, no que tange aos fatores envolvidos em traspassamento alm da pista, constantes do ALA 8.1 e aos fatores que afetam a distncia de pouso, constantes do ALAR 8.3, mencionados no laudo final do IC.

3.3 Pilotos

Henrique Stephanini Di Sacco e Kleyber Lima comandavam o vo JJ 3054 da TAM. O delegado Antnio Carlos Menezes Barbosa afirma que,

69 Inqurito Policial, p. 89.

dos 29 pilotos e co-pilotos ouvidos em depoimentos, 27 reclamaram da pista em dias de chuva.

Eles classificam a pista como sabonete e a consideram como o fator principal do acidente, conforme pode ser verificado nas transcries abaixo, retiradas do Inqurito Policial 973/2008:
ELIAS AZEM FILHO, co-piloto TAM vo 3215, que tinha como piloto o Comandante Brosco, que esclareceu que pousou em Congonhas em data de 16/07/07, por volta das 13h20, relatando que a pista estava escorregadia (era um sabo). FABIO MOLINA PIROLLA, piloto vo TAM 3590 que pousou em Congonhas em 17/07/07 S 8H00 e esclareceu que por comentrios de colegas ouviu dizer que a pista estava um sabo; RINALDO PATRICIO BAYMA JR. Que esclareceu que no dia 16/07/2007 vinha de Salvador BA para Congonhas/SP pilotando uma aeronave AIRBUS A-320. Disse que embora autorizado pela Torre a pousar na pista principal de Congonhas, arremeteu e foi para Cumbica/Guarulhos, pois no se sentiu seguro para efetuar o pouso, visto que ao avistar a pista ela estava espelhada. Disse que aps a reforma, pelo fato do asfalto encontrar-se curando a pista ficou mais escorregadia; MARCOS GUIMARES MORAES, piloto GOL -vo 1864 que em data de 17/07/07 por volta das 20h00 partiu de Curitiba/PR, com destino a Fortaleza/CE. Disse que pediu o fechamento de Congonhas, em virtude das condies da pista naquela ocasio, devido s chuvas.

De acordo com as investigaes, os pilotos no so classificados como responsveis pelo acidente, at porque, a transcrio da caixa preta do avio, revela bem a dificuldade que eles tiveram com os manetes:
CAM: [som semelhante ao toque no solo]. HOT-2: reverso nmero um apenas. HOT-2: nada dos spoilers. HOT-1: aaiii [suspiro]. HOT-1: olha isso. HOT-2: desacelere, desacelere. (grifo nosso) HOT-1: no d, no d. (grifo nosso) HOT-1: oh, meu Deus... oh, meu Deus. HOT-2: vai vai vai, vira vira vira vira. HOT-2: vira vira para... no, vira vira. CAM: [sons de batidas] CAM: (oh no) [voz de homem] CAM: [pausa nos sons de batidas] CAM-?: [som de um grito, voz de mulher] CAM: [som de batidas]. (fim da gravao)

Legenda: CAM: voz ou fonte sonora no microfone na rea da cabine HOT: voz ou fonte sonora no painel de udio da equipe da cabine PA: voz ou fonte sonora no sistema de comunicao da cabine com os passageiros FWC: aviso automatizado do sistema de alerta computadorizado do avio RDO: transmisses de rdio do vo 3054 da TAM APP: transmisses de rdio do controle de aproximao TWR: transmisses de rdio da torre de controle de Congonhas CH2: som ouvido no canal 2 do CVR -1: voz identificada como sendo a do capito -2: voz identificada como sendo a do primeiro oficial -3: voz identificada como sendo a da aeromoa -?: voz no-identificada.

3.4 O que foi feito at o momento

No dia 17/07/2008, o airbus 320 da TAM, vo 3054, se chocou com o prdio tambm da mesma empresa, causando vrias vtimas. As famlias, vivendo um momento muito difcil, ainda tiveram que lidar com questes jurdicas e financeiras.

Em conseqncia do acidente, em 21/10/2007 criou-se a AFAVITAM (Associao dos Familiares das Vtimas da TAM) com intuito de reunir e organizar os familiares e amigos das vtimas do acidente do vo TAM JJ3054; lutar pela defesa de todos os direitos e interesses dos que sofreram com a morte de seus entes queridos; exigir a apurao das causas que levaram queda do avio; representar e auxiliar os associados a obter todas as informaes pertinentes ao evento; sensibilizar a populao e autoridades para que se tenha mais segurana, transparncia e responsabilidade no setor areo, contribuindo assim para evitar outros acidentes. Vida, Verdade e justia o seu slogan. (Ver Anexo 5 - revista da Afavitan).

Setenta e sete famlias, desacreditada com o governo brasileiro e com medo da impunidade, ingressou com a ao de indenizao nos Estados Unidos contra vrios rus70: TAM Linhas Areas, a AIRBUS S.A.S, a GOODRICH CORPORATION e outros, atravs dos escritrios americanos

70 Conforme artigo 942 do Cdigo Civil de 2002, se a ofensa tiver mais de um autor, todos respondem solidariamente

Masry & Vititoe71 e Podhurst Orseck (Ver anexo 6 Folder do escritrio Masry & Vititoe e reportagem do escritrio Podhurst Orseck). Alm disso, neste pas as indenizaes so mais altas e mais rpidas comparadas ao Brasil.

No decorrer das investigaes, familiares tiveram que responder a vrios questionrios traduzidos para o portugus, solicitados pela Tam, Airbus e Goodrich Corporation (Ver anexo 7 - questionrios). O intuito deles era afastar a jurisdio americana, j que as indenizaes no Brasil so menores. Essa questo de competncia ainda no foi julgada, ou seja, no se sabe ainda se a jurisdio daquela corte vai aceitar julgar esse caso.

Depois de vrios meses com a ao nos Estados Unidos, a TAM ofereceu acordo a essas famlias com a inteno de sair do plo passivo da ao nos Estados Unidos. A grande maioria aceitou. Dessa forma a ao continua contra os outros rus.

Outras famlias fizeram acordo direto com a Companhia area acompanhadas por uma cmara de indenizao formada pelo Ministrio Pblico do Estado de So Paulo, Defensoria Pblica do Estado de So Paulo, Fundao Procon/SP e o Departamento de Proteo e Defesa do Consumidor da Secretaria de Direito Econmico, pela TAM Linhas Areas S/A e suas seguradoras. Essa cmara tem a finalidade de promover o cumprimento do direito efetiva reparao pelos danos causados em decorrncia do acidente com o Vo 3054, ocorrido no dia 17 de julho de 200772.

Diante das dificuldades financeiras, os familiares conseguiram um termo de compromisso com a TAM, recebendo dela assistncia mdica e psicolgica por dois anos, at outubro de 2009. Termo esse enviado Cmara dos Deputados, na forma de projeto de lei, com o objetivo de que o mesmo sirva de base para amparar outras famlias na mesma situao, caso novos acidentes ocorram.

71 Escritrio de advocacia Marsry & Vititoe, conhecido pelo tema do filme Erin Brockovich por ganhar a maior indenizao dos Estados Unidos. 72 Cmara de Indenizao do Vo 3054. Disponvel em <http://www.camaradeindenizacao3054.com.br/index.php> Acesso em 18 de novembro de 2008.

Os familiares das vtimas do acidente foram obrigados a esperar das 18 horas e 45 minutos, horrio em que ocorreu o acidente, at a 1 hora e 44 minutos do dia 18 de julho de 2007 para serem informados pelo fornecedor se seus entes queridos haviam ou no, embarcado na aeronave acidentada, sendo que os primeiros familiares desesperados chegaram ao Aeroporto Internacional Salgado Filho s 19 horas e 45 minutos.

Conforme artigos o Cdigo de Defesa de Consumidor, a TAM feriu alguns de seus artigos:
Art. 6. So direitos bsicos do consumidor, dentre outros: III - a informao adequada e clara sobre os diferentes produtos e servios, com especificao correta de quantidade, caractersticas, composio, qualidade e preo, bem como sobre os riscos que apresentem; X a adequada e eficaz prestao dos servios pblicos em geral. Art. 7. Os direitos previstos neste Cdigo no excluem outros decorrentes de tratados ou convenes internacionais de que o Brasil seja signatrio, da legislao interna ordinria, de regulamentos expedidos pelas autoridades administrativas competentes, bem como, dos que derivem dos princpios gerais do direito, analogia, costumes e eqidade.

Feriu tambm dispositivo da Instruo de Aviao Civil 2001001 :


3.1.5 Aps a Empresa Area tomar conhecimento de um acidente aeronutico, envolvendo uma de suas aeronaves, dever confeccionar a lista reconciliada dos passageiros e tripulantes a bordo da aeronave acidentada, no prazo de trs horas, para seu prprio uso e para a autoridade aeronutica, caso esta a solicite.
73

Por esse motivo, foi multada em (1 instncia) em quase um milho de reais pelo Procon do Rio Grande do Sul74.

Outra conquista da associao ser a construo de dois memoriais s vitimas. Um em So Paulo no local onde aconteceu o acidente e outro em Porto Alegre, o Memorial Largo da Vida. A Tam doou o prdio onde existia a Tam Express em So Paulo e a prefeitura esta cuidando de
73 BRASIL. Ministrio da Defesa. Anac. Instruo de Aviao Civil. Disponvel em http://www.anac.gov.br/biblioteca/iac/IAC3134.pdf> Acesso em 10/01/2009. 74 Procon multa TAM por falta de informao em cerca de R$ 1 milho. So Paulo: 01/10/2007. Disponvel em:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u332905.shtml> Acesso em 05/05/2009.

desapropriar os terrenos que ficam ao lado75. O projeto tambm foi doado pelo arquiteto Ruy Ohtake.

A associao tem realizado tambm: reunies com diversas autoridades no Rio Grande do Sul, So Paulo e Braslia, dentre eles o governador do Estado de So Paulo, Jos Serra, a governadora do Estado do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, o Ministro da Defesa, Nelson Jobim, Dr. Marcelo Guaranys da Anac; caminhadas pela vida, verdade e justia; eventos Religiosos, ecumnicos e culturais pela valorizao da vida; campanha segurana a nossa praia, por mais segurana nos transportes; plantio de 199 rvores no Largo da VIDA e nas avenidas prximas ao aeroporto, manifestaes em aeroportos para alertar a populao e sensibilizar as companhias e rgos pblicos para que isso no volte a acontecer e atualizao do seguro obrigatrio RETA em conjunto com as Associaes de acidentes anteriores.

CONCLUSO

O Brasil um pas maravilhoso, rico na extenso, na alegria de viver de seu povo, na maneira pacfica como resolve seus conflitos. No entanto, tambm foi contagiado pelo vrus que faz com que as pessoas olhem o que o outro tem e no quem ele . Vrus esse que faz com que as empresas s pensem em lucrar, esquecendo de suas obrigaes e os governos administrem em proveito prprio, deixando de lado a moralidade pblica e o respeito com as pessoas.

No dia 17/07/2007, os brasileiros acompanharam a grande conseqncia desse descaso com o ser humano, com os clientes e com a prpria vida. A aeronave da TAM, o Airbus A320, vo JJ 3054, que partiu de Porto Alegre, s 17h16, com destino ao aeroporto de Congonhas (SP), no
75 Posto e casas sero desapropriados para memorial do vo 3054. So Paulo: 06/08/2007. http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL836905605,00.html

conseguiu parar na pista aps o pouso e se chocou contra o prdio da TAM, que ficava do outro lado da Avenida Washington Lus.

O avio explodiu e quase 200 (duzentas) pessoas morreram, sendo que 187 (cento e oitenta e sete) eram passageiros e 12 (doze) funcionrios da TAM. Famlias sofreram com perdas inestimveis, outras foram extintas por completo. Vrios foram os fatores que contriburam para esse acidente.

Alm de a Infraero no ter interditado a pista, no cumpriu a recomendao que proibia o pouso ou decolagem de aeronaves com reverso inoperante em Congonhas, em dias de chuva.

A Tam participou da reunio em que proibia o pouso de aeronaves com apenas um reverso funcionando. Vrios pilotos tentaram alertar do perigo dizendo que a pista estava um sabonete, no entanto, a Tam no tomou as devidas precaues e pensou apenas no lucro.

A Airbus, mesmo tendo cincia de pelo menos quatro acidentes ocasionados pelo fato de somente um reverso estar funcionando, limitou-se a considerar como desejvel e no obrigatria instalao de um alarme de alerta aos pilotos quando isso acontecesse.

Assim, h que se concluir que a aeronave no parou e ultrapassou os limites da pista por conta do posicionamento irregular das manetes de empuxo, enquanto a da esquerda determinava que a aeronave freasse (estava na posio reverso mximo) a da direita (que no funcionava) determinava que a aeronave acelerasse.

Embora alguns profissionais aleguem ter havido falha humana dos pilotos, no a posio da maioria e tambm das investigaes, j que ambos tinham boas qualificaes profissionais e vrias horas de vos.

Numa das reunies realizadas em So Paulo com os familiares das vtimas, o delegado-titular do 15 Distrito Policial, Antonio Carlos Menezes Barbosa, que preside as investigaes, afirmou no acreditar em falha humana como fator principal do acidente, pois como pde ser analisado na transcrio da caixa preta, um dos spoilers (freio) no funcionou (ver pg. 35).

Diante de tantas vidas perdidas, resta aos familiares buscar o direito para que se faa justia. Isso se faz atravs do instituto jurdico da responsabilidade civil que procura reparar o dano causado atravs de indenizaes materiais e morais. Nas indenizaes materiais calcula-se o valor monetrio afetado e para ressarcir o dano. No entanto, nas indenizaes morais, impossvel calcular o dano e compensar a falta de um ente querido. Essa a grande dificuldade: como calcular o valor de uma vida?

Para estipular esse valor, os magistrados tm levado em conta o tempo mdio de vida que a vtima ainda teria (65 anos), quem ela era na esfera profissional e social. Deixou filhos? Era um empresrio importante? Era apenas um beb? Um eletricista? Quem era a vtima?76. Assim, se determinado empresrio ganhava mais enquanto vivo, seus familiares ganharo uma indenizao maior em detrimento daquele que ganhava menos.

Dessa forma, a indenizao moral ser maior ou menor de acordo com a condio financeira anterior da vtima - j que leva em considerao o dano material - e tambm do agressor. Isso no est de acordo com a dignidade da pessoa humana, pois a vida acaba tendo um preo. A vida de um empresrio vale tanto quanto a vida de uma pessoa de classe baixa, pois o bem jurdico afetado foi o mesmo: a vida. Dano material pode e deve ser levado em considerao o padro de vida de cada um, mas o dano moral jamais.

Acredita-se que a funo do dano moral deve estar pautada em punir o agressor, levando em conta apenas situao financeira dele e no

76 Documento enviado pelos escritrios com o objetivo de conhecer cada vtima e, consequentemente, ter uma noo do dano material.

das vtimas. Na esfera criminal, a vtimas e/ou seus familiares lutam para que o ru tenha a maior pena possvel para que se tenha um sentimento de justia, assim tambm acontece na esfera civil, no caso das indenizaes morais. Quanto maior for a indenizao no caso de acidentes areos, maior ser a punio daqueles que agiram com culpa, inibindo assim incidncia de novos acidentes e protegendo a sociedade.

A doutrina fala em indenizaes no to baixas que os culpados fiquem impunes, mas no to altas que causem enriquecimento ilcito ou enriquecimento sem causa. Ilcito? Ilcito foi o que fizeram com as pessoas que entraram naquele avio e, consequentemente, com suas famlias. Ilcito

desviar verbas de uma escola pblica ou de um hospital. Ilcito roubar dinheiro pblico. Enriquecimento sem causa? Um filho ou uma me dariam todo o dinheiro do mundo para ter seus familiares de volta. Houve sim uma causa e muito grave. O que se busca punio e no enriquecimento.

Se indenizaes morais, no caso de morte em acidentes areos, forem vistas apenas como forma de punir os agentes causadores do dano - j que os danos so impossveis de serem ressarcveis ou compensveis - e, se esses valores tiverem certos parmetros, dependendo de cada caso, acredita-se que no haveria tanta disparidade e,

conseqentemente, injustias.

Como por exemplo, quem foi a empresa causadora do dano? Existem reclamaes judiciais contra ela? Quais tipos de reclamaes? Geralmente culpada pelos danos? Ela tinha condies de evitar o dano? Como? Sem a ao dela ou omisso, o dano teria ocorrido mesmo assim? O que fez ou tem feito para resolver o problema? Qual sua situao financeira? Qual o arrecadamento bruto e lquido anual? Dependendo dessas respostas a empresa seria punida com um valor maior ou menor.

As empresas de aviao e suas segurados tm alta capacidade financeira e, num mundo capitalista como esse, somente uma quantia alta ser passvel de punio, assim como se faz com o meio ambiente. Os tribunais

brasileiros fixam altas quantias no caso de danos ambientais, no entanto, alguns so mais amenos quando tratam da vida. Ambos devem ser protegidos dando ao ofensor a punio que merece de acordo com o dano e sua irresponsabilidade.

Assim, o objetivo do presente trabalho contribuir para que a ferramenta jurdica da responsabilidade civil se torne mais efetiva e justa. No se espera, contudo, encontrar a soluo definitiva para o problema, mas que reflexes sejam feitas e que os meios de transportes passem a ser mais seguros, beneficiando toda a sociedade.

Respondendo s perguntas feita pelo Ministrio Pblico Federal na Ao Civil Pblica (pgina 32 deste trabalho) que ingressou contra a Infraero e Anac, antes do acidente acontecer (Quantas vidas mais sero colocadas em risco para que medidas efetivas e satisfatrias sejam tomadas? Quantos incidentes ainda tero que ocorrer para que as autoridades se conscientizem dos valores constitucionais mximos, dentre eles o direito vida e integridade fsica?): por enquanto, 199 (cento e noventa e nove) vidas precisaram ser tiradas para que houvesse mudana (Ver anexo 8: Reportagem sobre as vtimas).

As ferramentas jurdicas precisam ter fora coercitiva para que novos acidentes no aconteam e para que os meios de transportes fiquem mais seguros trazendo tranqilidade sociedade. No apenas lucrar, mas realmente se preocupar com os passageiros.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia, DF, 1988. Artigo 5. __________ Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia, DF, 1988. Artigo 37. BRASIL. Lei n. 8.078 de 11/ 11/1990. Cdigo de Defesa do Consumidor. Braslia, DF. 1990. Artigo 12. __________ Lei n. 8.078 de 11/ 11/1990. Cdigo de Defesa do Consumidor. Braslia, DF. 1990. Artigo 3. __________ Lei n. 8.078 de 11/ 11/1990. Cdigo de Defesa do Consumidor. Braslia, DF. 1990. Artigo 2. __________ Lei n. 8.078 de 11/ 11/1990. Cdigo de Defesa do Consumidor. Braslia, DF. 1990. Artigo 6. BRASIL. Decreto Lei n. 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Cdigo Civil, Braslia, DF, 2002. Artigo 944. __________ Decreto Lei n. 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Cdigo Civil, Braslia, DF, 2002. Artigo 159. __________ Decreto Lei n. 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Cdigo Civil, Braslia, DF, 2002. Artigo 402. __________ Decreto Lei n. 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Cdigo Civil, Braslia, DF, 2002. Artigo 20. BRASIL. Superior Tribunal de Justia. Smula 37 do Superior Tribunal Federal. Braslia, 12 de maro de 1992. BAPTISTA, Silvio Neves. Teoria geral do dano. De acordo com o novo cdigo civil brasileiro. So Paulo: Atlas, 2003. p. 21. BAPTISTA, Silvio Neves. Teoria geral do dano. De acordo com o novo cdigo civil brasileiro. So Paulo: Atlas, 2003. p. 128. ___________ Teoria geral do dano. De acordo com o novo cdigo civil brasileiro. So Paulo: Atlas, 2003. p. 22 ___________ Teoria geral do dano. De acordo com o novo cdigo civil brasileiro. So Paulo: Atlas, 2003. p. 24

___________ Teoria geral do dano. De acordo com o novo cdigo civil brasileiro. So Paulo: Atlas, 2003. p. 86. BENASSE, Paulo Roberto. A personalidade, os danos morais e sua liquidao de forma mltipla. Rio de Janeiro: Forense, 2003. Pg. 15. ____________ A personalidade, os danos morais e sua liquidao de forma mltipla. Rio de Janeiro: Forense, 2003. Pg. 106. BRAGA NETO, Felipe P.. Responsabilidade Civil. So Paulo: Saraiva, 2009. p. 128. ____________Felipe P.. Responsabilidade Civil. So Paulo: Saraiva, 2009. p. 105. ____________Felipe P.. Responsabilidade Civil. So Paulo: Saraiva, 2009. p. 199. ____________Felipe P.. Responsabilidade Civil. So Paulo: Saraiva, 2009. p. 203. ____________Felipe P.. Responsabilidade Civil. So Paulo: Saraiva, 2009. p. 11. ____________ Felipe P.. Responsabilidade Civil. So Paulo: Saraiva, 2009. p. 29. ____________ Felipe P.. Responsabilidade Civil. So Paulo: Saraiva, 2009. p. 32. CASTRO FILHO. Responsabilidade Civil. Dano Moral. Critrios para a fixao do valor. Ministro Castro Filho. RECURSO ESPECIAL n.55.392 RJ. Disponvel em: http://www.parana-online.com.br/colunistas/69/983/ Acesso em 05/05/2009. CAVALCANTI, Andr Uchoa. Responsabilidade civil do transportador areo. Tratados internacionais, leis especiais e cdigo de defesa do consumidor. Rio de Janeiro: Renovar, 2002.p. 32. CAVALIERI FILHO, Sergio. Programa de responsabilidade civil. 8 ed. So Paulo: Atlas, 2008.p. 2. ____________Programa de responsabilidade civil. 8 ed. So Paulo: Atlas, 2008. p. 19. ____________ Programa de responsabilidade civil. 8 ed. So Paulo: Atlas, 2008. p. 127 e .128. ____________Programa de responsabilidade civil. 8 ed. So Paulo: Atlas, 2008. p. 105.

____________Programa de responsabilidade civil. 8 ed. So Paulo: Atlas, 2008. p. 16. ____________Programa de responsabilidade civil. 8 ed. So Paulo: Atlas, 2008. p. 14. ___________ Programa de responsabilidade civil. 8 ed. So Paulo: Atlas, 2008. p. 13. ___________Programa de responsabilidade civil. 8 ed. So Paulo: Atlas, 2008. p. 70. CREMONEZE, Paulo Henrique. A introduo da doutrina norte-americana do "punitive damage" no sistema jurdico brasileiro para a avaliao das indenizaes por danos morais. Jus Navegandi, 2001.Disponvel em: < http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=3467> Acesso em 28 de maro de 2009. DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro. 7 volume. 20 edio. So Paulo: Saraiva, 2006. p.39. DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 21 ed. So Paulo: Atlas, 2008. p. 61. GALIANO, Pablo Stolze. Novo curso de Direito Civil. So Paulo: Saraiva, 200.. p. 15. HOBBES, Thomas. Leviat, Nova Cultural, So Paulo, 1974, Cap. XXVI, "Das leis civis", p. 165. KHOURI, Paulo R. Roque A. Direito do consumidor. 2 ed. So Paulo: Atlas, 2005. p. 55. ____________ Direito do consumidor. 2 ed. So Paulo: Atlas, 2005. p. 45. ____________ Direito do consumidor. 2 ed. So Paulo: Atlas, 2005. p. 144. ____________ Direito do consumidor. 2 ed. So Paulo: Atlas, 2005. p. 145. ____________ Direito do consumidor. 2 ed. So Paulo: Atlas, 2005. p. 147. ____________ Direito do consumidor. 2 ed. So Paulo: Atlas, 2005. p. 148. LBO, Paulo Luiz Neto, Responsabilidade por vcio do produto ou do servio. Braslia: Braslia Jurdica, 1996. p. 52. MORAES, Maria Celina Bodin de. Danos pessoa humana, Rio de Janeiro: Renovar, 2003: p. 38.

Nmero de acidentes areos foi maior em 14 anos. 45graus. Piau. 19 de janeiro de 2009. Disponvel em http://www.45graus.com.br/geral/33927/numero_de_acidentes_aereos_foi_mai or_em_14_anos.html> Acesso em 20 de maro de 2009. RIBEIRO, Antonio de Pdua. Indenizao por danos morais. Ministro do Superior de Justia, a partir da Constituio de 1988. Palestra proferida na escola de magistratura do Par, em 25/05/2001 Belm _ PA. Disponvel em http://bdjur.stj.gov.br/jspui/bitstream/2011/282/4/Indeniza%C3%A7%C3%A3o_p or_Danos_Morais.pdf> Acesso em 06/05/2009. STOCO, Rui. Tratado de Responsabilidade Civil 6. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2004.p. 1709. VENOSA, Silvio de Salvo. Responsabilidade civil. 8 ed. So Paulo: Atlas, 2008. p. 10. ______________ Responsabilidade civil. 8 ed. So Paulo: Atlas, 2008. p. 191. ______________ Responsabilidade civil. 8 ed. So Paulo: Atlas, 2008. p. 1. ______________ Responsabilidade civil. 8 ed. So Paulo: Atlas, 2008. p. 287. ______________ Responsabilidade civil. 8 ed. So Paulo: Atlas, 2008. p. 297. ______________ Responsabilidade civil. 8 ed. So Paulo: Atlas, 2008. p. 302.

Вам также может понравиться