Вы находитесь на странице: 1из 2

Adam Smith

Adam Smith foi um importante filsofo e economista escocs do sculo XVIII. Nasceu na cidade escocesa de Kirkcaldy, em 5 de junho de 1723, e faleceu em Edimburgo no dia 17 de julho de 1790. o pai da economia moderna, e considerado o mais importante terico do liberalismo econmico. Autor de "Uma investigao sobre a natureza e a causa da riqueza das naes", a sua obra mais conhecida, e que continua sendo usada como referncia para geraes de economistas, na qual procurou demonstrar que a riqueza das naes resultava da atuao de indivduos que, movidos apenas pelo seu prprio interesse promoviam o crescimento econmico e a inovao tecnolgica. Adam Smith ilustrou bem seu pensamento ao afirmar "no da benevolncia do padeiro, do aougueiro ou do cervejeiro que eu espero que saia o meu jantar, mas sim do empenho deles em promover seu "auto-interesse". Assim acreditava que a iniciativa privada deveria agir livremente, com pouca ou nenhuma interveno governamental. A competio livre entre os diversos fornecedores levaria no s queda do preo das mercadorias, mas tambm a constantes inovaes tecnolgicas, no af de baratear o custo de produo e vencer os competidores.

Teoria
Em plena poca do Iluminismo, Adam Smith tornou-se um dos principais tericos do liberalismo econmico. Sua principal teoria baseava-se na ideia de que deveria haver total liberdade econmica para que a iniciativa privada pudesse se desenvolver, sem a interveno do Estado. A livre concorrncia entre os empresrios regularia o mercado, provocando a queda de preos e as inovaes tecnolgicas necessrias para melhorar a qualidade dos produtos e aumentar o ritmo de produo. As ideias de Adam Smith tiveram uma grande influncia na burguesia europia do sculo XVIII, pois atacavam a poltica econmica mercantilista promovida pelos reis absolutistas, alm de contestar o regime de direitos feudais que ainda persistia em muitas regies rurais da Europa. A teoria de Adam Smith foi de fundamental importncia para o desenvolvimento do capitalismo nos sculos XIX e XX.

A Riqueza das Naes


Sua principal obra foi A Riqueza das Naes escrita em 1776. Nesta obra Adam Smith buscou diferenciar a economia poltica da cincia poltica, a tica e a jurisprudncia. Fez tambm duras crticas a poltica mercantilista e sua interveno irrestrita na economia. Porm, a teoria principal defendida por Adam Smith nesta obra a de que o desenvolvimento e o bem estar de uma nao advm do crescimento econmico e da diviso do trabalho. Esta ltima, garante a reduo dos custos de produo e a queda dos preos das mercadorias. Defende tambm a livre concorrncia econmica e a acumulao de capital como fonte para o desenvolvimento econmico.

Obras principais:
- Teoria dos sentimentos morais (1759) - A Riqueza das Naes (1776)

Вам также может понравиться