Вы находитесь на странице: 1из 11

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE GOIS Pr-Reitora de Ps-Graduao e Pesquisa Programa de Ps-Graduao Stricto Sensu em Psicologia Doutorado em Psicologia

CONTROLE POR ESTMULOS VERBAIS DO COMPORTAMENTO INTRAVERBAL DO PROFESSOR

Aluna: Marina Rbia Mendona Lbo Prof. Dr. Lauro Eugenio Guimares Nalini

Goinia 2011

CONTROLE POR ESTMULOS VERBAIS DO COMPORTAMENTO INTRAVERBAL DO PROFESSOR Marina Rbia Mendona Lbo1 INTRODUO O presente artigo tem como objetivo estudar e analisar, de forma breve, as variveis controladoras do episdio verbal total, interao esta aqui representada pelas figuras do professor e do aluno em sala de aula. Interessa basicamente a anlise do conjunto de comportamentos verbais emitidos pelos sujeitos envolvidos, dando enfoque, tambm, na topografia utilizada pelo professor como controle de estmulos e na ateno como um comportamento. O tema se mostra relevante por visar o aprofundamento entre trs reas do saber: Direito, Psicologia e Educao. Trata-se de inovao, tendo em vista que embora inter-relacionados por tratarem do comportamento humano, aparentam ser distantes. A aproximao destas reas com a demonstrao da utilidade na interseo de conhecimentos trar uma nova abordagem ao tema Controle por Estmulos Verbais no Comportamento Intraverbal no Desenvolvimento Educacional do Curso de Direito. Potencialmente, o estudo visa compreender os mecanismos de controle de estmulo atravs dos quais os professores conseguem prender a ateno do aluno. Ademais, contribui para que os professores da rea jurdica compreendam a ntima relao entre as reas e a consequente valorizao do conhecimento interdisciplinar. Justifica-se a necessidade de tal estudo, uma vez que vrias Instituies de Ensino Superior, mais proximamente o curso de Direito da Pontifcia Universidade Catlica de Gois, contam com um nmero excessivo de discentes em sala, quais sejam: 60 (sessenta) em turmas de preleo, 25 (vinte e cinco) em turmas de prtica jurdica que so equipadas somente com cinco computadores para este nmero de alunos e 15 (quinze) para o Trabalho de Concluso de Curso.
1

Mestre em Direito, Relaes Internacionais e Desenvolvimento pela PUC-GO e Aluna extraordinria do Doutorado em Psicologia da PUC-GO, em 2011/2 e aprovada na seleo 2012/1 para Efetiva.

Se mostra penoso chamar a ateno desses alunos para a pertinncia do que est sendo colocado pelo professor. Este precisa comportar-se de maneira eficiente para que o processo ensinoaprendizagem seja eficaz. Desse modo, de extrema importncia que o professor se inteire e conhea o comportamento verbal para alcanar seu propsito profissional. O trabalho se valer de anlises bibliogrficas e em busca de uma melhor compreenso ser dividido em sees para se alcanar o objetivo ora pretendido. 1. COMPORTAMENTOS HUMANOS 1.1 Comportamento Verbal e Estmulos O comportamento verbal estuda a interao dos indivduos com o ambiente em que vivem. Contudo, a acepo de ambiente, para a Anlise do Comportamento, bem mais abrangente do que a cotidianamente proposta; o conceito de ambiente abarca o mundo fsico e principalmente o mundo social. Assim, o comportamento verbal se define com aquele reforado pela mediao de outra pessoa, um ouvinte, que pode manter o comportamento do falante dentro de um episdio verbal total. Tanto as variveis antecedentes quanto as supervenientes resposta devem ser consideradas, pois afetam, de forma direta, a emisso de um novo comportamento. O comportamento humano influenciado tanto pelo reforo posterior a resposta quanto pelo contexto antecedente daquele, chamado de controle de estmulos, que pretende fazer com que um estmulo controle o comportamento, at mesmo mudando-o em sua presena, facilmente visvel na Anlise Experimental do Comportamento. O contexto o conjunto de condies fsicas, qumicas, biolgicas e sociais que servem de moldura para a ocorrncia do comportamento (SIMONASSI, 2010, p. 1). Ou seja, o que acontece antes do comportamento altera a probabilidade de ocorrncia da resposta. O contexto pode ser dividido em verbal e no verbal. O primeiro refere-se

aos estmulos verbais, as palavras, as instrues emitidas por um falante, por exemplo. O segundo so os estmulos no verbais, os objetos, as coisas presentes no momento da emisso do operante que podem determinar ou influenciar o comportamento. De acordo com BOCK, FURTADO e TRASSI (2002, p.53) quando a frequncia ou a forma da resposta diferente sob estmulos diferentes, diz-se que o comportamento est sob o controle de estmulos. So chamados de comportamentos operantes discriminados as respostas emitidas em um determinado contexto que produz consequncias reforadoras, contexto este que serve de ocasio para a ocorrncia do comportamento. Segundo Simonassi nas concluses de um dado experimento:
a instruo verbal estabeleceu condio para o tipo de comportamento a ser emitido, evidenciando assim, o controle dessa instruo sobre as emisses de uma mesma ao contextual nas diferentes condies experimentais (2010, p.14)

Ainda, conclui, quando alterava-se o contexto, seja verbal ou no verbal, verificava-se a alterao nas respostas verbais escritas dos participantes (2010, p. 14). Portanto, alguns estmulos se tornam variveis controladoras do comportamento, sendo determinantes para o episdio verbal total. Resta claro aqui que a importncia da anlise do controle do comportamento por estmulos. 1.2 Ateno Hodiernamente, com a tecnologia e mdia, estamos a todo tempo sendo bombardeados por dados, imagens, grficos, sons e se torna cada vez mais difcil acompanhar todas essas informaes. O fluxo de informao nunca se mostrou to veloz e voraz. Desta feita, o que cada indivduo absorver (o que lhe mais aprouver ou lhe parecer interessante) ficar a cargo de seu repertrio de atentar-se frente a determinados assuntos. Para Moreira e Medeiros: Lidamos com estmulos complexos em nosso dia-a-dia e atentaremos a suas determinadas propriedades, dependendo da nossa histria de reforamento e punio (2007, p. 107). Para a Anlise do Comportamento, estar atento um comportamento

emitido sob determinado controle de estmulos dispersos no ambiente, ou seja, prestar ateno nada mais do que estar sendo controlado por algo. Estmulos importantes e reforados no passado tm maior probabilidade de exercerem o controle sobre nosso comportamento hoje pelo fato de estarem presentes no histrico de aprendizagem. 1.3 Comportamento Intraverbal O comportamento intraverbal emitido quando h uma verbalizao encadeada que gera uma unidade sem correspondncia ponto-a-ponto entre o estmulo verbal e a resposta verbal. Ocorre que nem todo elo de uma cadeia de respostas intraverbais est sob o controle exclusivo do elo precedente (SKINNER, 1978, p.97). Esse encadeamento sugere que o comportamento intraverbal est sendo controlado por estmulos verbais.
Adquirindo um repertrio intraverbal fica mais fcil adquirir outros comportamentos verbais e no-verbais. Quando um indivduo adquire um repertorio intraverbal, aumenta a fora de suas respostas verbais, pois estas ficam sob controle de uma diversidade de estmulos verbais que so produzidos pela comunidade. (http://artigos.psicologado.com/abordagens/comportamental/comport amento-verbal-e-os-principais-operantes).

As respostas intraverbais so normalmente bem triviais. Em O Comportamento Verbal, Skinner (1978, p. 96-97) aponta as formulaes sociais como controladores desse tipo de comportamento entre outros exemplos:
Como vai voc? Pode apenas ser um estmulo para Bem, obrigado, na qual a resposta puramente intraverbal. (...) Por qu? frequentemente um estmulo para uma resposta comeada com Porque, no importando o que venha depois. Quando um longo poema recitado, muitas vezes podemos explicar a maior parte dele supondo apenas que uma parte controla a outra de maneira intraverbal. Se interrompemos o falante, o controle pode perder-se; mas um incio rpido restabelece-lo-, recriando o estmulo verbal apropriado. O alfabeto adquirido como uma srie de respostas intraverbais, assim como a contagem dos nmeros, a adio, a multiplicao e a reproduo das tabelas matemticas em geral. Muitos dos "fatos" de histria so adquiridos e retidos como respostas intraverbais. O mesmo ocorre com muitos fatos cientficos, apesar de nesse campo as respostas estarem amide sob outro tipo de controle, que ser discutido no prximo captulo. Um problema constitu muitas vezes o estmulo para uma resposta ampliada sem nenhuma outra varivel controladora importante. A

resposta s questes numa prova objetiva estimula respostas intraverbais mais ou menos da mesma forma. Muitas metforas aparentes e aluses literrias tm frequentemente origem intraverbal (grifo nosso).

Para alguns estudiosos, intraverbalizar pode ser considerada uma habilidade verbal essencial. Admite-se que seja aprendida pelo indivduo na interao que faz com seu meio ambiente natural e em atividades educacionais estruturadas, pdf).
O comportamento intraverbal considerado pr-requisito para habilidades comunicativas mais avanadas, como a conversao (o que o coloca como parte da aprendizagem em programas curriculares para o ensino de indivduos com atraso no desenvolvimento; Sundberg & Partington). (MIGUEL,Caio F.; PETURSDOTTIR, A.I.; & CARR, J.E, 2005) Disponvel em http://professor.ucg.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/4263/mate rial/Apostila_3.pdf).

no

curso

do

seu

desenvolvimento

verbal

(Disponvel

em

http://professor.ucg.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/4263/material/Apostila_3.

Evidencia-se, ento, a presena e importncia do comportamento intraverbal no processo ensino-aprendizagem. 2 CONTROLE POR ESTMULOS VERBAIS DO COMPORTAMENTO

INTRAVERBAL DO PROFESSOR Vimos ento que, o comportamento verbal do falante gera estmulos para o ouvinte e ento o comportamento do ouvinte ocorre em funo destes estmulos. O ouvinte reage a estes estmulos verbais e, o seu comportamento gera condies para que o comportamento do falante ocorra. Mais precisamente, o comportamento do falante, ao estabelecer ocasio para o comportamento do ouvinte, torna-se estmulo discriminativo importante em um episdio verbal total (SIMONASSI, 2010, p.14). Assim sendo, o comportamento do professor em sala de aula um estmulo capaz de determinar a ocorrncia da resposta do aluno. Em sala de aula, de extrema importncia que o comportamento do professor estimule o aluno a atentar-se ao tema que est sendo apresentado. A boa nota na prova ou o prazer de ser elogiado pela comunidade refora o comportamento do aluno de prestar ateno.

Ocorre que bastante foroso para o professor da preleo do curso de Direito, como por exemplo, o da Pontifcia Universidade Catlica de Gois, de encantar seus alunos de forma que, pelo menos, a maioria dos sessenta presentes compreenda a matria. Assim, o docente utiliza-se de recursos vastos para controlar o comportamento do aluno estimulando-o de diferentes formas.
Alunos s prestam ateno a informaes que lhes so relevantes em algum nvel. O fato de ser comum ouvir alunos reclamando sobre o que aprendem e ouvir professores reclamando sobre a falta de ateno e interesse dos alunos aponta para algo alarmante: esto ensinando contedos sem relao com o cotidiano dos estudantes (http://www.psicologiaeciencia.com.br/conceitos-basicos-de-ac-parte7-contexto-controle-de-estimulos/).

Usualmente, o professor do Direito se comporta de duas formas; a) consegue a ateno do discente ao mencionar : a.1) que aquele assunto ser cobrado na prova, momento este que o aluno receia ser reprovado na disciplina, o que poderia custar sua permanncia no curso, v.g., caso fosse o aluno beneficiado com alguma bolsa de estudos da OVG, PROUNI ou mesmo Bolsa Institucional, a que teria direito como filho ou parente em linha reta de funcionrio da PUC-GO; a.2) de forma ainda mais instigante, que o assunto frequentemente visto em provas de exame de ordem da OAB. Este o grande desafio para os recm-graduados, uma vez que para exercer a advocacia, devem ser aprovados no famigerado exame de ordem. Como de conhecimento pblico, o ndice de aprovao dos bacharelandos e bachareis est muito aqum do esperado pelos Conselhos da OAB e das prprias instituies de ensino. Sendo assim, indicar ao aluno que determinado assunto cobrado pela banca examinadora da OAB ou de eventual concurso, serve como um estimulo a mais para que o discente preste maior ateno a aula. Este exame habilita o graduado a exercer a advocacia ou mesmo participar de concurso para magistratura e outras carreiras jurdicas. Mesmo que tenha se tornado lugar comum a prxima afirmao, entendemos que a mesma ainda se mostra contundente e serve de estmulo para os discentes em Direito: atualmente ser apenas bacharel em Direito e no possuir inscrio junto ordem dos advogados o mesmo que no ser bacharel em Direito.

Assim, sob tal prisma, o docente pode usar o argumento de que determinado assunto est em voga no exame de ordem para atrair a ateno do aluno. a.3) que de extrema importncia para a vida do operador do Direito, o advogado, juiz, delegado, procurador, promotor ou docente, uma vez que vrios contedos so novos ou ainda no muito bem definidos e, justamente por isso, a doutrina ainda no os explorou de maneira eficiente; neste momento em que o professor discorre sobre eventual polmica ou posio doutrinria do assunto, o aluno tende a se interessar mais, inclusive cobrando dos outros colegas mais ateno nas explicaes do mestre. b) o professor emite um comportamento intraverbal bastante interessante; passa a citar de cor artigos de cdigos, como o Cdigo Civil Brasileiro (totalizado em 2.046 artigos) ou a Consolidao das Leis do Trabalho (positivada em 922 artigos), entre muitos outros, durante a aula. Este comportamento gera um espcie de encantamento do aluno que fixa toda sua ateno no falante. O estmulo que controla o comportamento do ouvinte aqui resposta intraverbal emitida pelo professor. Falar de cor assuntos jurdicos tem uma conotao especial ao discente, notadamente aos iniciantes do curso, uma vez que o primeiro contato com o ordenamento jurdico ptrio nem sempre de fcil digesto. As centenas de milhares de leis, as divergentes posies doutrinrias e a vasta jurisprudncia, para citar alguns exemplos, acabam por atordoar o calouro universitrio. Desta feita, o docente, ao demonstrar o controle do contedo, principalmente com citaes literais de normas e opinies de respeitveis juristas, esmiuando a matria em frases elucidativas, acaba por determinar a ateno do aluno. Aquele inexperiente aluno, um pouco temeroso frente ao mundo jurdico que se descortina sua frente, diante de um professor que transmite o contedo com total confiana, inclusive com citaes ipsis literis, v no tutor um referencial fidedigno em relao ao Direito. Assim, durante suas aulas, a tendncia de que preste (mais) ateno ao contedo ministrado. O comportamento intraverbal do professor de Direito de fundamental importncia. Sua utilizao se torna uma caracterstica que lhe peculiar e, o fazendo de maneira exitosa, acaba por al-lo ao posto de competente professor,

admirado tanto pelos alunos quanto por seus pares.

CONCLUSO A anlise do comportamento lida com um dos padres comportamentais mais intricados e difceis de serem estudados, o comportamento verbal. Contudo, sua anlise, investigao e aprendizado bastante relevante e talvez necessrio para uma melhor compreenso do comportamento humano complexo. Por que agimos como agimos? Por que achamos que no estamos no controle em determinadas situaes? Talvez porque realmente no estejamos. Ento, quem controla o comportamento? Vimos, anteriormente, que o comportamento controlado tanto pelos estmulos antecedentes quanto pelas consequncias supervenientes a resposta. O que buscamos discutir aqui a utilidade e aplicabilidade de conhecimentos prticos da psicologia por um docente do Direito visando determinar a ocorrncia do comportamento de ateno de seus alunos em sala de aula. O grande objetivo do professor a transmisso de informao e esse s pode ser totalmente atingido se o contedo for eficientemente emitido e se o comportamento de atentar-se do discente esteja presente. A resposta intraverbal do professor de dizer artigos dos nossos ordenamentos jurdicos de cor se mostrou eficaz no controle do comportamento do aluno, contudo, esse intercmbio se mostrou ainda mais proveitoso com audincias de calouros (primeiros perodos de curso) talvez pelo fato do repertrio jurdico destes no estar totalmente completo. iniludvel o fato de que os calouros tm uma predisposio a no se interessar pela matria que lhes est sendo exposta. O intrincado mundo jurdico lhes aparenta ser um lugar estranho e, muita das vezes, hostil e sem graa. Diante desse cenrio, incumbe ao professor o papel de mediador entre o desinteresse do aluno e o fascnio do mundo jurdico. Todavia, para estabelecer ocasio para o comportamento de ateno do aluno, deve o magistrio ser, pelo menos, mais interessante do que os jogos do celular do aluno. Tal tarefa no fcil. E exatamente neste ponto que entra em cena o comportamento intraverbal do professor. Ao lanar mo deste vis,

mormente sob o influxo de citaes de cor e literais, pode o professor, aos olhos dos calouros, se tornar uma fonte confivel de conhecimento jurdico. Por conseguinte, ao assistir as aulas, o aluno ter uma melhor receptividade ao contedo que lhe apresentado. A ateno, aqui como comportamento, ocorre pelo encantamento do aluno em imaginar que seu professor tem total domnio da matria e mais, se algum dia ele tambm saber os artigos do Cdigo Civil de cor. No apenas isso, mas tambm que, diante do constante estudo da matria, podero ser exitosos no apenas nas provas de faculdade, mas tambm no exame da OAB, nas provas de concurso para carreiras jurdicas e, talvez o mais importante, sucesso profissional, independente de qual ramo do Direito tenham optado por seguir. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BOCK, A.M.B.; FURTADO, O; TRASSI TEIXEIRA M.L. Psicologias: Uma introduo ao estudo da psicologia . So Paulo: Saraiva, 2002. CARVALHO, Lucas Couto de. Controle De Estmulos Discriminativos Verbais Sobre O Comportamento De Transcrio . Disponvel em http://www.iesb.br/psicologiaiesb. PSICOLOGIA IESB, 2010, Vol. 2, N. 2, 36-51. CATANIA, A. Charles. Aprendizagem: comportamento, linguagem e cognio . Porto Alegre: Artmed. MIGUEL, Caio F.; PETURSDOTTIR, A.I.; & CARR, J.E. (2005). The effects of multiple-tact and receptive-discrimination training on the acquisitiaon of intraverbal behavior, The analysis of Verbal Behavior, 21 , 27-41. Disponvel em http://professor.ucg.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/4263/material/Apostila_3. pdf. MOREIRA, Mrcio Borges; e MEDEIROS, Carlos Augusto de. Princpios Bsicos de Anlise do Comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2007. SIMONASSI, Lorismario Ernesto. Contexto como Determinantes de Comportamentos Verbais Pblico. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva (2010) Volume: XII, 1 ed, p. 80-91. Apostila. Texto 5. p. 01-15. __________________. O Episdio Verbal e a Anlise de Comportamentos

Verbais Privados. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva. v.5. n.2. So Paulo: dez, 2003. SKINNER, B. F. O Comportamento Verbal. Traduo de Maria da Penha Villalobos. So Paulo: Cultrix, 1978. Disponvel em http://professor.ucg.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/4263/material/BFSkinner_ OComportamentoVerbal_1978.pdf.

Вам также может понравиться