Вы находитесь на странице: 1из 2

SITES INDICADOS: Assista ao documentrio ?Uma Histria Severina?, de Debora Diniz e Eliane Brum, no Google Video .

Assista ao documentrio ?Quem so elas??, de Debora Diniz, no Google Video . Saiba tudo sobre anencefalia. Faa o download do dossi Anencefalia: o pensamento brasileiro em sua pluralidade no site da Anis.

Caso Concreto 1 O registro civil de nascimento gratuito para todos os brasileiros, e tambm de graa a primeira certido de nascimento que o cartrio fornece. Apesar disso ainda grande o nmero de brasileiros que no possuem o registro civil de nascimento, por isso o governo federal instituiu A Campanha do Dia Nacional pelo Registro Civil de Nascimento que movimenta centenas de cartrios por todo o pas. MARIA DAS DORES DE SOUSA, 65 anos, portanto, maior e capaz, chegou cedo ao local para garantir a primeira via de sua certido de nascimento. "Nasci em Cuiab e ainda quando criana fui levada para morar no stio. Para minha famlia era difcil vir cidade e ter acesso a este servio, por isso, no tenho a certido at hoje. Tenho uma filha de 18 anos e no pude registr-la at agora. A falta do documento me prejudicou. Tive sempre que trabalhar em casa, lavando roupa ou limpando quintais da vizinhana. Fiquei muito feliz em saber desta ao, que facilitar minha vida", disse emocionada. Pergunta-se: a) O fato de MARIA DAS DORES at os 65 anos de idade no possuir registro civil faz com que no possua personalidade jurdica? Por qu? Resposta:O fato de no possuir registro civil no interfere em sua personalidade jurdica, por que personalidade garantida com o nascimento com vida da pessoa. b) Qual a funo do registro civil das pessoas naturais? Resposta: O registro civil tem como funo provar a situao jurdica do registrado e torn-la conhecida de terceiros. c) Qual a relao entre personalidade jurdica e capacidade jurdica? Resposta: A personalidade jurdica e a capacidade jurdica compem-se, haja visto que a capacidade jurdica a medida da personalidade, considerada a sua universalidade. o direito subjetivo absoluto da personalidade que d a possibilidade de ser sujeito de direito e adquirir novos direitos subjetivos por meio de relaes jurdicas Caso Concreto 2 Personalidade jurdica: aquisio e perda BETO ESCALIBUR JR., playboy milionrio e famoso, frequentador conhecido da noite paulista e de preferncias sexuais peculiares, aos trinta anos de idade, solteiro, sem filhos, descobriu ser portador de mal incurvel e que lhe restavam poucos meses de vida. Em razo desse fato, disps sobre seu valioso patrimnio (um terreno de 10.000 metros quadrados em Bzios/RJ, uma manso no bairro dos Jardins/SP, dois apartamentos na Riviera francesa, uma frota de 30 caminhes e 57 nibus de turismo e um abrigo para alpinistas nos Alpes suos) em testamento pblico, determinando que o mesmo fosse distribudo; sendo um tero para seu co de estimao, da raa chow chow, chamado Good Dick, e os dois teros restantes para seus pais Giovanna e Roberto. Tendo em vista que pouco tempo depois de testar Beto faleceu, pergunta-se: a) Como diagnosticado o evento biolgico (morte) de Beto e quais as consequncias jurdicas desse diagnstico? Resposta: A morte de beto pode se considerar "morte Real", que quando h cesso da atividade cerebral, atestada profissional mdico.

b) O co "Good Dick" pode receber a parte que lhe cabe da herana de Beto sob a forma de cuidados efetuados por pessoal especializado e rao canina de primeira qualidade? Resposta: No , pois animais irracionais e seres inanimados no podem ser herdeiros ou legatrios, de acordo com o novo Cdigo Civil. c) "Good Dick" poderia ser representado por um curador? Resposta: Good Dick no poder ter um curador, porque tal funo s exercida para defender pessoa e administrar bens. QUESTO OBJETIVA Natureza jurdica do nascituro. Assinale a alternativa correta e justifique sua escolha. Em relao a aquisio da personalidade jurdica, no ordenamento jurdico brasileiro, podemos dizer que: (a) para Maria Helena Diniz, o nascituro possui personalidade jurdica material; (b) o registro do nascimento um dos requisitos legais para aquisio da personalidade; (c) o natimorto adquire a personalidade jurdica depois de nascer com vida; (d) a teoria natalista no reconhece os direitos que a lei pe salvo ao nascituro; (e) comea para a pessoa natural, do nascimento com vida, segundo teoria natalista. Resposta: "E"

Вам также может понравиться